O que aconselham para um Fiesta 1.3 e Uno 60SX?
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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.
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A concelho do Diamondplus (obrigado mais uma vez ) estive a ler este tópico todo agora repito a pergunta que fiz no outro tópico:
Tenho um Suzuki Liana 1.4 DDiS 2004 (motor PSA) com 71000 Km (aos 75000 Km vai à revisão) e tenho quase a certeza de que nunca mudou o "coolante" do motor devo mudar?
Deve-se mudar de dois em dois anos (como já foi falado)?
Moro na Quinta do Conde e de Inverno atinge temperaturas negativas (-4º C) atendento à tabela do Excalibur qual a melhor % de Glicol a utilizar 20, 30 .... ou 50% e estamos super "protegidos"?
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostOs anticongelantes de origem são muito bons, raramente é necessário mudar.
Deixem passar mais tempo, tipo uns 5 anos e troquem só nessa altura, desde que ele antes disso não comece a ficar sujo.
Abraço.
O meu Suzuki tem 4 anos feitos em Abril secalhar vou esperar mais um anito...
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Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver PostUm carro com pouco uso(uma vez por mês), pode ganhar ferrugem no circuito?
Mas claro que depende de onde está. Se estiver na rua mais sujeito a humidades, as probabilidades são maiores.
Mas estou de acordo com o que se diz aqui: é melhor um anti-congelante de qualidade com 5 anos do que um de hipermercado mudado todos os anos.
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Para que ganhe ferrugem têm de estar reunidas algumas condições.
Uma delas é entrar humidade em demasia no motor.
Partindo do princípio que usas um anti-congelante de qualidade, quando o carro está parado continua a ter anti-congelante (com características anti-corrosão) agarradas às paredes do motor e tubagens.
Se o carro estiver parado numa garagem sem humidade não haveria grande motivo para que ganhe ferrugem.
Comentário
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Manutenção Suzuki Liana
Vou aproveitar este tópico para deixar mais umas perguntas no ar (ontem estive a ler com atenção o manual do carro).
Suzuki Liana 1.4 DDiS (motor PSA) 2004 71000 Km (faz revisões em intervalos de 15000 Km) próxima revisão 75000 Km.
Correia de distribuição 150000 Km ou 120 meses.
É de esperar por este valores ou devo mudar antes lá para os 100000 Km?
Líquido de refigeração do motor 45000 Km (36 meses) 90000 (72 meses)
Como já tinha dito tenho quase a certeza que não foi mudado, espero pelos 90000 Km ou troco já visto não ter sido mudado aos 45000 Km?
Filtro de combustivel 60000 Km (48 meses).
Este mudei e acertei no tempo / km. Mantenho a troca de 60 em 60000 ou muda sim (oléo / filtro) muda não?
Fluido de travões 30000 Km (24 meses)
Acho que nunca mudou e o carro aparentemente trava bem é de mudar ou é jogar dinheiro fora?
Lubrificante de transmissão (manual) 45000 (36 meses)
A mesma pergunta, nunca trocou é de mudar ou € fora?
Os frascos de anti congelante são vendidos quantos L? O meu precisa de 6L.
Comentário
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostPara que ganhe ferrugem têm de estar reunidas algumas condições.
Uma delas é entrar humidade em demasia no motor.
Partindo do princípio que usas um anti-congelante de qualidade, quando o carro está parado continua a ter anti-congelante (com características anti-corrosão) agarradas às paredes do motor e tubagens.
Se o carro estiver parado numa garagem sem humidade não haveria grande motivo para que ganhe ferrugem.
Mas o facto de não aquecer não altera em nada os resultados que se pretende obter?
Comentário
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Originalmente Colocado por Rui dos Santos Ver PostVou aproveitar este tópico para deixar mais umas perguntas no ar (ontem estive a ler com atenção o manual do carro).
Suzuki Liana 1.4 DDiS (motor PSA) 2004 71000 Km (faz revisões em intervalos de 15000 Km) próxima revisão 75000 Km.
Correia de distribuição 150000 Km ou 120 meses.
É de esperar por este valores ou devo mudar antes lá para os 100000 Km?
Líquido de refigeração do motor 45000 Km (36 meses) 90000 (72 meses)
Como já tinha dito tenho quase a certeza que não foi mudado, espero pelos 90000 Km ou troco já visto não ter sido mudado aos 45000 Km?
Filtro de combustivel 60000 Km (48 meses).
Este mudei e acertei no tempo / km. Mantenho a troca de 60 em 60000 ou muda sim (oléo / filtro) muda não?
Fluido de travões 30000 Km (24 meses)
Acho que nunca mudou e o carro aparentemente trava bem é de mudar ou é jogar dinheiro fora?
Lubrificante de transmissão (manual) 45000 (36 meses)
A mesma pergunta, nunca trocou é de mudar ou € fora?
Os frascos de anti congelante são vendidos quantos L? O meu precisa de 6L.
Quanto ao óleo dos travões, toda a gente me dizia que isso nunca se mudava mas eu uma vez para tirar a teima resolvi mudar no meu carro que já tinha 4 anos e meio. Paguei 17eur num Station Marché e notei logo a diferença, travava mais com menos esforço e já não sentia a fadiga quando fazia uma travagem mais prolongada.
Desde essa altura que quando o carro faz 2 anitos e qualquer coisa vou mudar e mesmo assim notei logo a diferença na potência de travagem. Fadiga não sei dizer porque não faço muitas travagens forçadas e também como não pretendo andar a experimentar propositadamente não me posso pronunciar com certezas, apenas afirmar que travagens tipo de 80 km/h para virar de repente numa via à direita não causam qualquer fadiga.
Abraço.
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Originalmente Colocado por Rui dos Santos Ver PostVou aproveitar este tópico para deixar mais umas perguntas no ar (ontem estive a ler com atenção o manual do carro).
Suzuki Liana 1.4 DDiS (motor PSA) 2004 71000 Km (faz revisões em intervalos de 15000 Km) próxima revisão 75000 Km.
Correia de distribuição 150000 Km ou 120 meses.
É de esperar por este valores ou devo mudar antes lá para os 100000 Km?
Líquido de refigeração do motor 45000 Km (36 meses) 90000 (72 meses)
Como já tinha dito tenho quase a certeza que não foi mudado, espero pelos 90000 Km ou troco já visto não ter sido mudado aos 45000 Km?
Filtro de combustivel 60000 Km (48 meses).
Este mudei e acertei no tempo / km. Mantenho a troca de 60 em 60000 ou muda sim (oléo / filtro) muda não?
Fluido de travões 30000 Km (24 meses)
Acho que nunca mudou e o carro aparentemente trava bem é de mudar ou é jogar dinheiro fora?
Lubrificante de transmissão (manual) 45000 (36 meses)
A mesma pergunta, nunca trocou é de mudar ou € fora?
Os frascos de anti congelante são vendidos quantos L? O meu precisa de 6L.
No que diz respeito ao óleo de travões, convém mudar.
O óleo de travões absorve 2% de humidade por ano (em média).
Eu posso dizer-te que no meu civic mudei ao fim de 11 anos e não estava nada mau (a olho) nem notei a mais pequena diferença na travagem.
Mas é natural. Mudar o óleo de travões não vai fazer a travagem melhorar numa condução normal.
O problema de manter o óleo de travões é que ao absorver humidade diminui o ponto de ebulição, o que significa que numa sequência de travagens mais fortes (a descer uma serra, por exemplo) o óleo aquece e pode chegar ao ponto de meteres o pé no travão e o pedal ir até ao fundo, por ter atingido o ponto de ebulição (que chega mais cedo pela presença da àgua). Este ano vi isso acontecer a um amigo meu a descer a serra da estrela.
Numa condução menos exigente não notas rigorosamente nada.
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Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver PostTem lógica
Mas o facto de não aquecer não altera em nada os resultados que se pretende obter?
Pensa neste cenário: quando lavas o carro, se não andares com ele a seguir os discos de travão começam logo a ganhar ferrugem.
Isto acontece porque a àgua fica numa superfície sem tratamento levando a que oxide.
Se lavasses o carro com algo lubrificante, de certeza que não ganharia essa ferrugem.
Um bom anti-congelante tem de servir de certo modo como lubrificante, protegendo as superfícies.
Acho que mais importante do que aquecer ou não é o facto de o líquido circular quando o carro anda, servindo de lubrificação por todo o local onde passa.
Mas ainda assim, mesmo com o carro parado o líquido está a encher a maior parte dos locais por onde passa.
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Tenho o vaso de expansão do meu XSI com lodo lá dentro... só lhe faltam sapos! O radiador em baixo apresenta sinais de ferrugem. Nivelei com água destilada.
A temperatura está ok, mas a minha vontade é sangrar aquilo tudo e colocar líquido em condições mais água destilada tipo 20% + 80%.
Acham que com o liquido novo aquilo poderá estourar de vez?! ou pelo contrário, conservará tudo mais tempo?
Ou então deixo andar e meto um radiador novo mais bomba de água na próxima revisão...
Comentário
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Originalmente Colocado por PDCouto Ver PostTenho o vaso de expansão do meu XSI com lodo lá dentro... só lhe faltam sapos! O radiador em baixo apresenta sinais de ferrugem. Nivelei com água destilada.
A temperatura está ok, mas a minha vontade é sangrar aquilo tudo e colocar líquido em condições mais água destilada tipo 20% + 80%.
Acham que com o liquido novo aquilo poderá estourar de vez?! ou pelo contrário, conservará tudo mais tempo?
Ou então deixo andar e meto um radiador novo mais bomba de água na próxima revisão...
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Originalmente Colocado por PDCouto Ver PostTenho o vaso de expansão do meu XSI com lodo lá dentro... só lhe faltam sapos! O radiador em baixo apresenta sinais de ferrugem. Nivelei com água destilada.
A temperatura está ok, mas a minha vontade é sangrar aquilo tudo e colocar líquido em condições mais água destilada tipo 20% + 80%.
Acham que com o liquido novo aquilo poderá estourar de vez?! ou pelo contrário, conservará tudo mais tempo?
Ou então deixo andar e meto um radiador novo mais bomba de água na próxima revisão...
Deveria ser bem limpo e depois levar anti-congelante bom.
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Passa muita água corrente (mangueira) pelo radiador e pelos tubos para limpares essa porcaria toda.
Toma atenção que sendo um carro mais antigo podes ter de fazer a purga em vários sitios, convém confirmares isso primeiro.
Anticongelante normal e depois, como tu disseste, logo se vê. O mais próvável é teres de limpar várias vezes.
Abraço.
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Quando falam em limpeza, referem-se àqueles líquidos de limpeza de circuito?
Já me lembrei disso mas apesar do circuito não ter fugas tenho medo de as provocar com um produto demasiado "abrasivo".
Ou simplesmente esvasiar tudo, desmontar tubos e limpar por dentro?
É que estou mesmo a apreciar o carrinho e queria que ficasse com boa saúde.
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Originalmente Colocado por PDCouto Ver PostQuando falam em limpeza, referem-se àqueles líquidos de limpeza de circuito?
Já me lembrei disso mas apesar do circuito não ter fugas tenho medo de as provocar com um produto demasiado "abrasivo".
Ou simplesmente esvasiar tudo, desmontar tubos e limpar por dentro?
É que estou mesmo a apreciar o carrinho e queria que ficasse com boa saúde.
Num carro que tive coloquei isso e passado pouco apareceram umas fugas.
O ideal era esvaziares o circuíto, colocares àgua destilada.
Deixas aquecer até ligar a ventoínha, esperas que arrefeça e esvazias.
Repetes isto 2 ou 3 vezes e na última vez metes anti-congelante de qualidade.
Claro que desmontar pode ser um trabalho melhor (excepto nas coisas que não dão para desmontar), mas também é mais complexo.
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por acaso no meu meti um desses produtos, por sorte talvez nada aconteceu, mas estava com receio
o que o rca33 disse também ajuda e tem menos risco!
no meu caso aqueles tubos mais fininhos estavam cheios de lama e o ideal era trocar todos!
de qualquer das formas um bom líquido de refrigeração ajuda bastante a que não exista ferrugem!
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Mais uma pergunta, quando falam em BOM glicol os das gasolineiras (Galp Cepsa etc...) estão neste rol ou só os da marca do concessionário?
Outra: Os anti congelantes têm cores diferentes (o meu é Azul, o dos VAG são cor de rosa) isso deve-se à percentamgem de glicol certo?
É que por exemplo o Glicol da Cepsa (concentrado) é amarelo se o diluir a 10% ou 50% há-de ser sempre amarelo ou estou a ver mal...?
GlicoShell vende-se cá em Portugal? E na Espanha?
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Originalmente Colocado por Rui dos Santos Ver PostMais uma pergunta, quando falam em BOM glicol os das gasolineiras (Galp Cepsa etc...) estão neste rol ou só os da marca do concessionário?
Outra: Os anti congelantes têm cores diferentes (o meu é Azul, o dos VAG são cor de rosa) isso deve-se à percentamgem de glicol certo?
É que por exemplo o Glicol da Cepsa (concentrado) é amarelo se o diluir a 10% ou 50% há-de ser sempre amarelo ou estou a ver mal...?
GlicoShell vende-se cá em Portugal? E na Espanha?
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Originalmente Colocado por J.Garcia Ver PostAtenção que não se deve fazer misturas de anticongelantes com diferentes cores!
Neste caso ao falares em misturas (cores) refereste a acertos de nivel?
Eu quando mudar mudo tudo o liquido de refrigeração (pois ainda não foi trocado).
Neste caso posso optar por um anticongelante de cor diferente (desde que mantenha uma boa percentagem de Glicol) do que trazia ou devo manter o azul?
Só falei no Cepsa (amarelo) Galp (azul) pois vendem em concentrado.
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Ou metes da mesma cor ou então se necessitas mesmo urgentemente e não tens igual, mete água só para desenrascar!
Não convem meter mesmo em atesto diferentes cores porque nalgumas embalagens ou manuais dos carros vem lá a dizer que pode criar "perturbações" no sistema!
No manual do meu carro diz lá isso!
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Originalmente Colocado por J.Garcia Ver PostOu metes da mesma cor ou então se necessitas mesmo urgentemente e não tens igual, mete água só para desenrascar!
Não convem meter mesmo em atesto diferentes cores porque nalgumas embalagens ou manuais dos carros vem lá a dizer que pode criar "perturbações" no sistema!
No manual do meu carro diz lá isso!
A Shell ainda está presente em Espanha?
É que vou de férias e até perdia um tempo à procura...
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Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver PostEm que oficina se pode efectuar a troca do liquido de refrigeração velho por um novo? aquelas de serviço rápido parece que não mudam..... Agradecia ajuda
Também é coisa relativamente barata em concessionários / reparadores autorizados. E aqui tem obrigação de ficar bem feito, utilizando os produtos mais aconselhados e na concentração preconizada pelo fabricante da viatura.
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Originalmente Colocado por DL Ver PostQualquer Oficina a sério faz isso. Centros Bosch, por exemplo.
Também é coisa relativamente barata em concessionários / reparadores autorizados. E aqui tem obrigação de ficar bem feito, utilizando os produtos mais aconselhados e na concentração preconizada pelo fabricante da viatura.
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