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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.
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Nem a autopa...... nem a texol....... vendem estes que mostras! Nos sites apresentam opções em que nenhuma refere a norma Renault!
Tens o Original Renault,Motul Inugel G12 50%,Valeo Anticongelante 50% G12 amarelo.
Todos estes com a norma da Renault.
E ainda podes usar o Motul Autocool Optimal que cobre as especificações,à condição de limpar o circuito previamente.
Aliás mesmo quando se muda de anticongelante mesmo que seja exatamente o mesmo,ou de oitra marca que cubra a norma,por principio devia-se sempre lavar o circuito para eliminar o velho anticongelante que por lá anda... .
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Originalmente Colocado por PSoares Ver PostNa Autopa...
Tens o Original Renault,Motul Inugel G12 50%,Valeo Anticongelante 50% G12 amarelo.
Todos estes com a norma da Renault.
E ainda podes usar o Motul Autocool Optimal que cobre as especificações,à condição de limpar o circuito previamente.
Aliás mesmo quando se muda de anticongelante mesmo que seja exatamente o mesmo,ou de oitra marca que cubra a norma,por principio devia-se sempre lavar o circuito para eliminar o velho anticongelante que por lá anda... .
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Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
A negrito, vai lá ver as normas e vais ver que nenhum refere a TYPE D da Renault, é isto que estou a dizer desde o inicio!!
Esse da Valeo cobre e bem as necessidades do teu motor.
Simplesmente postei onque ooderias utilizar no teu motor pelo que encontrei nessas duas lojas online.
Se estás com tanta coisa,e queres utilizar a norma em questão simplesmemte compra o original da RN,fabricado na Bélgica,numa das subsidiárias da BASF,mas responsabilidade de fabricação da Bardahl europa.
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Boas malta, o meu fiesta mk8 1.0 ecoboost está me a aparecer que está a aquecer um pouco mais que o que devia, muitas vezes o motor atingue 100/105 no liquido de refrigeraçao .
O liquido tambem já tem 4 anos , estava a pensar em trocar, o que aconselham?
Já agora o aditivo motul mocool , pode ser usado?Faz alguma coisa ?
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostE procurar a causa do aquecimento invés de mézinhas?
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Originalmente Colocado por PSoares Ver PostParaflu UP.
Ou qualquer G12+.
pergunto isto pois ando no dilema de desistir do UP mas ainda não consegui perceber quais as opções mais acertadas e se esses híbridos são ou não compatíveis e melhores.
estava inclinado para o motul autocool optimal que tambem é OAT como o UP, consta é que alteraram a coloração de rosa para laranja.
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Originalmente Colocado por Master7 Ver PostBoas malta, o meu fiesta mk8 1.0 ecoboost está me a aparecer que está a aquecer um pouco mais que o que devia, muitas vezes o motor atingue 100/105 no liquido de refrigeraçao .
O liquido tambem já tem 4 anos , estava a pensar em trocar, o que aconselham?
Já agora o aditivo motul mocool , pode ser usado?Faz alguma coisa ?
Aponto mais para um termostato a dar as ultimas, uma bomba de água pelo mesmo caminho... Ou pior ainda, uma junta de cabeça a dar sinais.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
o mais equivalente ao UP não seria o G12 em vez do Plus devido a este ultimo já ser um híbrido??
pergunto isto pois ando no dilema de desistir do UP mas ainda não consegui perceber quais as opções mais acertadas e se esses híbridos são ou não compatíveis e melhores.
estava inclinado para o motul autocool optimal que tambem é OAT como o UP, consta é que alteraram a coloração de rosa para laranja.
O Paraflu anda esgotado em todo o lado, quase. Onde há, o preço é absurdo.
image.png
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Ainda sobre o anticongelante Fiat, podem usar um AntiCongelante Si-OAT em motores até 2005 e de 2005 em diante, OAT.
Si-OAT - Normais mais conhecidas (VW G11)
OAT - Normas mais conhecidas (VW G12+ ou G12++)
Contudo, não misturar as cores quando é renovado o anticongelante e ter em conta o tipo de AC e normas.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
essas coisas acabam por me baralhar ainda mais.
pelo que percebo esse protect C12+ (ravenol) é OAT sem silicas tal como o UP e o G12, mas o G12+ diz que é OAT mas com mistura de silicas dai eu dizer que é um hibrido.
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Se quiserem ler mais um pouco sobre o FABRICANTE que produz os anticongelantes ORIGINAIS Stellantis(Peugeot, Citroen, ..):
- https://www.arteco-coolants.com/en/s..._english_0.pdf
ou
- Brugarolas Bradol 497
Normas:
PSA B71 5110
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostQual o anticongelante indicado para um Volvo S60 D5 de 2005?
Alguma norma a respeitar?
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostSe quiserem ler mais um pouco sobre o FABRICANTE que produz os anticongelantes ORIGINAIS Stellantis(Peugeot, Citroen, ..):
- https://www.arteco-coolants.com/en/s..._english_0.pdf
ou
- Brugarolas Bradol 497
Normas:
PSA B71 5110
Esse tal fornecedor do grupo stellantis tambem refere OAT com isenção de silicas, sendo essa a especificação do paraflu Up e do G12.
continuo na duvida se os G12+ ( com adição de silicas ao OAT) é compativel ou superior.?
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Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
O teu problema não está no liquido de refrigeração.
Aponto mais para um termostato a dar as ultimas, uma bomba de água pelo mesmo caminho... Ou pior ainda, uma junta de cabeça a dar sinais.
coolant.png?1695638823.png
Ficheiros anexados
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostE qual é o problema mesmo? Há motores que andam a 105 mas marcam 90. Outros que marcam 90 e andam a 75.
O mais engraçado e que o ponteiro do 308 marca 80° mas anda sempre acima de 90°(controlo pela ECU). Aquilo foi erro de design ou de marcação de temperatura.
E sempre que há essa essa variação de temperatura de funcionamento 94°ate aos 104° o ponteiro nem mexe sempre fixo nos 80° +/- a meio.
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