Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Consegue-se saber se o carro tem FAP através do modelo e do ano?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por pmmsilva Ver Post
      E de seat leons 2 " 2008 " ouvem falar mal das FAPS ?

      O meu todos dias puxo por ele, concerteza vai ter dificuldade em se intupir
      Não me parece que andar todos os dias a fundo prolonge a vida do FAP, pelo contrário. Nem 8 nem 80.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
        E no 1.3 JTD da Fiat? Alguém tem comentários sobre o FAP neste motor?
        Até agora não me tem dado chatice, mas o carro ainda só tem 18000 km. Se a substituição e manutenção for exageradamente cara mais vale remover.
        Pelo menos das Dobló tem sido famosos pelos problemas da luz do FAP acender

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
          Não me parece que andar todos os dias a fundo prolonge a vida do FAP, pelo contrário. Nem 8 nem 80.
          Tambem nao ando sempre a fundo....Mas quando me lembro puxo bem.

          Comentário


            #95
            Há aqui malta para quem os engenheiros da marca devem ser Deuses que nunca se enganam.

            Sim, muitas vezes as equipas de engenheiros fazem borrada.
            Porque é que depois corrigem? Porque não funcionava como devia, talvez?

            A EGR dos JTD dava problemas, solução; Um chapa rectangular a estrangular o fluxo de gases. Puxa, mas será que os engenheiros não souberam calcula os fluxos de gases e prever entupimentos.
            E é que não foram mesmo engenheiros a "inventarem" uma chapa quadrada com quatro furos, um em cada extremidade, porque será que não colocaram a tal chapinha à saída da fábrica?

            Não sei, mas com as voltinhas que tenho de dar ao carro e com outros gases, porventura mais nocivos ao meio ambiente, que são libertados em maiores quantidades, não sei se as Faps são assim tão ecológicas.
            É como aquela conversa dos carros eléctricos, só que as pessoas esquecem o acréscimo de poluição para os produzir e aos seus componentes e depois a poluição causada por estes veículo em fim de vida.

            Aqui não há verdades absolutas nem engenheiros infalíveis.

            Se a FAP é engraçada, lá isso é, até podem encostar o nariz ao escape que não cheira a nada. Mas quanto à sua fiabilidade, rotinas/processos de funcionamento e custos de manutenção, ainda é um dipositivo que tem de evoluir muito. Eu pelo menos, que não tenho cão, para não ter que o ir passear, arranjei agora um carro que tenho de levar a passear, obrigatóriamente quando está a regenerar, ou prega-me uma conta astronómica em problemas na FAP ou motor.

            Imaginem agora que aparecia um dispositivo informático para poupar energia que os obrigava a antes de desligar o computador, escrever uns textos em word durante 30 minutos.

            Cumps
            Editado pela última vez por campos1; 12 December 2011, 15:31.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
              Há aqui malta para quem os engenheiros da marca devem ser Deuses que nunca se enganam.

              Sim, muitas vezes as equipas de engenheiros fazem borrada.
              Porque é que depois corrigem? Porque não funcionava como devia, talvez?

              A EGR dos JTD dava problemas, solução; Um chapa rectangular a estrangular o fluxo de gases. Puxa, mas será que os engenheiros não souberam calcula os fluxos de gases e prever entupimentos.
              E é que não foram mesmo engenheiros a "inventarem" uma chapa quadrada com quatro furos, um em cada extremidade, porque será que não colocaram a tal chapinha à saída da fábrica?

              Não sei, mas com as voltinhas que tenho de dar ao carro e com outros gases, porventura mais nocivos ao meio ambiente, que são libertados em maiores quantidades, não sei se as Faps são assim tão ecológicas.
              É como aquela conversa dos carros eléctricos, só que as pessoas esquecem o acréscimo de poluição para os produzir e aos seus componentes e depois a poluição causada por estes veículo em fim de vida.

              Aqui não há verdades absolutas nem engenheiros infalíveis.

              Se a FAP é engraçada, lá isso é, até podem encostar o nariz ao escape que não cheira a nada. Mas quanto à sua fiabilidade, rotinas/processos de funcionamento e custos de manutenção, ainda é um dipositivo que tem de evoluir muito. Eu pelo menos, que não tenho cão, para não ter que o ir passear, arranjei agora um carro que tenho de levar a passear, obrigatóriamente quando está a regenerar, ou prega-me uma conta astronómica em problemas na FAP ou motor.

              Imaginem agora que aparecia um dispositivo informático para poupar energia que os obrigava a antes de desligar o computador, escrever uns textos em word durante 30 minutos.

              Cumps
              Foi assim que o Bill gaitas e o gajo da Gm se embrulharam aqui há uns anos atrás.
              Mas o que é certo é que cada vez mais conduzimos computadores, onde em breve não duvido que apareça qualquer coisa em word (pronto, parceido ao word ou Excell) para pôr o carro a trabalhar

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                Eu pelo menos, que não tenho cão, para não ter que o ir passear, arranjei agora um carro que tenho de levar a passear, obrigatóriamente quando está a regenerar, ou prega-me uma conta astronómica em problemas na FAP ou motor.

                De facto é caricato, mas é mesmo isso.

                É o novo animal de estimação.

                Comentário


                  #98
                  Então a pergunta óbvia depois de ler isto tudo é... ao comprar um bolinha novo, a diesel, devo evitar o famoso filtro FAP FAP ou mais conhecido por FDP?

                  Estou a falar nisto porque actualmente todos os modelos Megane por exemplo, estão com "FAP":
                  "MÉGANE COUPÉ

                  Bose Edition 1.5 dCi 110cv FAP ECO2 Cx. Aut. EDC Champion CO2"

                  Ora cá está. "FAP", o filtro das farpas.

                  Segunda questão, já sei demasiado debatida, mas relativamente a estes filtros, os a gasolina não indicam nada de FAP. Há algum truque aqui ou simplesmente não usam nada disso?

                  Grato.

                  nota mental: bolas, pra andar com ***** destas e fazer 15k milenas por ano, mais me vale um a gasolina nem que o pitrolio vá pros 400 escudos...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por apollomission19 Ver Post
                    Então a pergunta óbvia depois de ler isto tudo é... ao comprar um bolinha novo, a diesel, devo evitar o famoso filtro FAP FAP ou mais conhecido por FDP?

                    Estou a falar nisto porque actualmente todos os modelos Megane por exemplo, estão com "FAP":
                    "MÉGANE COUPÉ

                    Bose Edition 1.5 dCi 110cv FAP ECO2 Cx. Aut. EDC Champion CO2"

                    Ora cá está. "FAP", o filtro das farpas.

                    Segunda questão, já sei demasiado debatida, mas relativamente a estes filtros, os a gasolina não indicam nada de FAP. Há algum truque aqui ou simplesmente não usam nada disso?

                    Grato.

                    nota mental: bolas, pra andar com ***** destas e fazer 15k milenas por ano, mais me vale um a gasolina nem que o pitrolio vá pros 400 escudos...
                    Neste momento, todos os motores a diesel de carros novos, já terão o filtro de párticulas.

                    Quanto aos carros a gasolina, este não usam, porque não emitem certos gases que os diesel emitem, daí não necessitarem dos mesmos.

                    Comentário


                      Obrigado pela tua resposta. A questão basea-se agora na verificação caso a caso sobre a questão da auto-regeneração do filtro. Se for tudo automático, tipo a Renault li que tem o "5º injector" e não precisa de manutenção. Qualquer outra marca dirá se tem ou não manutenção. Já li por cá gente a dizer que Qashqai... ai ai. Mas tudo depende se a manutenção não existir, não vejo problema numa viatura FAPíssima.
                      Quanto ao gasolina, está dentro da equação ainda mais pelo custo de manutenção geral, já que a FAP está resolvido.

                      Abraço

                      Comentário


                        tenho um Qashqai e ate agora após um ano de uso o Filtro é como se...não existisse. Pelo menos ate agora.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por pmmsilva Ver Post
                          Tambem nao ando sempre a fundo....Mas quando me lembro puxo bem.

                          Em vez de puxar bem lê o manual do teu carro e verifica a quantas rotações é que o filtro faz a regeneração normalmente creio que não ultrapassara as 2000 2200 rpm.
                          Não é preciso ir a 200 nem a 180 nem a 150 nem a 130 km por hora para o filtro fazer a regeneração correctamente acho eu.

                          Comentário


                            Quando a viatura tem FAP tem de se usar um oleo proprio ou recomendado se nao se usar esse oleo e usar-se um que nao tenha as caracteristicas para FAP o que pode acontecer? Gasta-se mais oleo?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por renault03 Ver Post
                              Quando a viatura tem FAP tem de se usar um oleo proprio ou recomendado se nao se usar esse oleo e usar-se um que nao tenha as caracteristicas para FAP o que pode acontecer? Gasta-se mais oleo?
                              Ou compra-se um FAP novo

                              Comentário


                                Exactamente.

                                Para o grupo VW . Tem que ser um 5w30 507.00.

                                Comentário


                                  Bom, os carros a gasolina têm catalizador !

                                  Penso que os novos FAP já estarão a um nível de utilização mais "pacificado", mas como é notória, a falta de informação é grande, especialmente por parte dos vendedores.

                                  Como se vê por este tópico, se fosse para falar do MB xpto ou do VW abcd ou de outro qualquer, andavam aqui os vendedores todos a mandar as suas postas, agora para esclarecer o FAP, põe-se ao fresco que o sol está pesado.

                                  Eu para já, carros com FAP adoro vê-los e que os outros os usem, eu não. A minha carteira agradece.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                    Bom, os carros a gasolina têm catalizador !

                                    Penso que os novos FAP já estarão a um nível de utilização mais "pacificado", mas como é notória, a falta de informação é grande, especialmente por parte dos vendedores.

                                    Como se vê por este tópico, se fosse para falar do MB xpto ou do VW abcd ou de outro qualquer, andavam aqui os vendedores todos a mandar as suas postas, agora para esclarecer o FAP, põe-se ao fresco que o sol está pesado.

                                    Eu para já, carros com FAP adoro vê-los e que os outros os usem, eu não. A minha carteira agradece.
                                    LOL



                                    Cumps!

                                    Comentário


                                      Olá a todos,

                                      Andei a ler este tópico atentamente, porque vou fazer a "minha" primeira muda de óleo (50000Kms) ao meu Lancia Musa 1.3 Multijet de 2008, e não sei se tem ou não FAP, e em consequencia não sei que óleo usar... e entretanto fiquei com uma dúvida... o que é a regeneração do FAP e como sabemos que está a ser efectuada... alguem aqui disse que não interrompe a regeneração... como é que se sabe? Já agora, mesmo que o meu Musa não tenha, fiquei curioso com isto.

                                      Se puderam ajudar, agradecia.

                                      Comentário


                                        Metade das postas deste tópico seriam evitadas se lessem os manuais dos vossos automóveis. Está tudo explicito, deste o tipo de óleo que devem usar nos motores, assim como funciona a FAP e que cuidados têm a ter quando aparece o tal aviso.

                                        Pelo que percebi não vale a pena andar a puxar pelo carro para forçar a regeneração da FAP. A regeneração só entra em funcionamento quando o "chip" der ordem de tal trabalho. Corrijam-me se estiver errado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por covas Ver Post
                                          Metade das postas deste tópico seriam evitadas se lessem os manuais dos vossos automóveis. Está tudo explicito, deste o tipo de óleo que devem usar nos motores, assim como funciona a FAP e que cuidados têm a ter quando aparece o tal aviso.

                                          Pelo que percebi não vale a pena andar a puxar pelo carro para forçar a regeneração da FAP. A regeneração só entra em funcionamento quando o "chip" der ordem de tal trabalho. Corrijam-me se estiver errado.

                                          Pois é desculpa... vamos todos ler o manual dos nossos carros fechados em casa e não vamos falar mais acerca disso com ninguem... nem mesmo num forum que é o local onde se trocam impressões. Discussões sobre opiniões acerca do que será melhor para o nosso carro são inúteis... ... estes foruns nem devia existir.

                                          NOT!!!!!!!!!!!!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                            todos os Astras H Diesel versão 2008 têm FAP (ou DPF em inglês)


                                            uma bela bosta... 2,5 l\h em regeneração
                                            e então um Astra H de FEV/2006 1.3 de 90 CV, será que tem FAP ? o motor diz lá ECO

                                            * EDIT *

                                            contactei a Opel e eis o que disseram :

                                            -----------
                                            No entanto passamos a informar que essa viatura está numa fase de transição, pelo que terá de ver na chapa (preta) de identificação, onde está o número de chassis. Nessa chapa terá desenhado um pequeno quadrado, se dentro desse quadrado estiver o nº 5 é porque tem DPF se não é porque não tem.

                                            A chapa de identificação está situada no pilar B do lado direito da viatura.

                                            ------------

                                            quando chegar a casa já vou ver, espero que não tenha
                                            Editado pela última vez por Altar; 06 March 2012, 12:58.

                                            Comentário


                                              Como se sabe que está a fazer regeneração?
                                              Um Focus tdci tb faz, daquelas que tem de continuar a trabalhar, ou é outro sistema?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                Como se sabe que está a fazer regeneração?
                                                Um Focus tdci tb faz, daquelas que tem de continuar a trabalhar, ou é outro sistema?
                                                Provavelmente consegues verificar pelo consumo instantâneo, sendo que com o carro parado o consumo está nos 0,3/0,4 litros/h, mas se estiver a regenerar a FAP (DPF para a Ford) o consumo deverá subir consideravelmente.

                                                Digo isto sem grande conhecimento de causa, pois no meu Focus, com 1 ano e 8 meses e 60.000 quilómetros em cima, nunca dei pela FAP.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                  Provavelmente consegues verificar pelo consumo instantâneo, sendo que com o carro parado o consumo está nos 0,3/0,4 litros/h, mas se estiver a regenerar a FAP (DPF para a Ford) o consumo deverá subir consideravelmente.

                                                  Digo isto sem grande conhecimento de causa, pois no meu Focus, com 1 ano e 8 meses e 60.000 quilómetros em cima, nunca dei pela FAP.

                                                  Eu tb nunca dei, mas a propósito de outro tópico fiquei com isto na cabeça. Tb sei que há sistemas diferentes, creio.

                                                  E fiquei a pensar que se não dou conta, qts vezes devo ter interrompido? E isso fará mal, certamente. Principalmente se a carroça só faz nem 10 kms por dia, durante a semana.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                    Eu tb nunca dei, mas a propósito de outro tópico fiquei com isto na cabeça. Tb sei que há sistemas diferentes, creio.

                                                    E fiquei a pensar que se não dou conta, qts vezes devo ter interrompido? E isso fará mal, certamente. Principalmente se a carroça só faz nem 10 kms por dia, durante a semana.
                                                    Sim, acho que antigamente os Focus tinham FAP com manutenção, e depois passou a ter FAP sem manutenção. Não me perguntes a diferença, apenas julgo que a FAP com manutenção tinha de ser intervencionada aos xxx mil quilómetros, coisa que já não acontece com a FAP sem manutenção. Portanto, vai depender do ano do carro.

                                                    Epá, se nunca desde por ela é porque estás a fazer tudo bem, digo eu.

                                                    O facto de andares poucos kms durante a semana, pode ser compensado por alguns quilómetros ao fim de semana.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                      Sim, acho que antigamente os Focus tinham FAP com manutenção, e depois passou a ter FAP sem manutenção. Não me perguntes a diferença, apenas julgo que a FAP com manutenção tinha de ser intervencionada aos xxx mil quilómetros, coisa que já não acontece com a FAP sem manutenção. Portanto, vai depender do ano do carro.

                                                      Epá, se nunca desde por ela é porque estás a fazer tudo bem, digo eu.

                                                      O facto de andares poucos kms durante a semana, pode ser compensado por alguns quilómetros ao fim de semana.
                                                      Eu tive um FOCUS (1.6 TDCI 110 - ZETEC DE 07/07) e tinha manutenção da FAP. A cada 60.000Km ou antes (se o pedisse) levava o aditivo. A partir dos 120.000Km tinha de se ir pensando na troca da FAP. Como circulava quase sempre pelo menos uma hora seguida, a FAP nunca deu chatices. Quando chegava à garagem e dava conta da ventoinha a trabalhar, esperava ou circulava mais um pouco. O consumo instantâneo subia +/- 0,4L. Quando o vendi o escape estava menos sujo que qualquer carro a gasolina.

                                                      Comentário


                                                        Li este tópico e confesso que fiquei parvo com alguns comentários.

                                                        Desde quando é que remover o filtro de particulas é solução? Isso para mim é uma tremenda irresponsabilidade. O que eu vou dizer a seguir já sei que posso levar com a resposta "lol estudos", mas se encontrarem estudos a contrariar o que estou a dizer, terei todo o gosto em vê-los.

                                                        Existem estudos que referem que a exposição prolongada aos fumos dos carros a diesel está ligada ao cancro do pulmão.

                                                        Se fazem poucos kms por ano ou andam muito em cidade, tem bom remédio. Comprem um carro a gasolina de baixa cilindrada. Por algum motivo os citadinos que estão a sair só têm motorizações a gasolina.

                                                        Comentário


                                                          Encontrei este artigo na revista L'automobile, achei esclarecedor, traduzi e vou por aqui.


                                                          Filtro de partículas
                                                          Eles não gostam da cidade.
                                                          Desde 1 de Janeiro de 2011, o FAP é necessário nos novos diesel. Este benefício para o meio ambiente pode se tornar uma armadilha para você se tem uma utilização maioritariamente urbana. Explicação,

                                                          FAP ou DPF foi concebido para armazenar partículas tóxicas resultantes da combustão incompleta do gasóleo e queima-las quando estiver cheio.
                                                          A esse processo dão o nome de regeneração. Para fazer isso, os fabricantes fazem desencadear uma injecção adicional muito tarde no ciclo de combustão.
                                                          Esse combustível vai queimar-se no filtro, eliminando, assim as partículas. Este processo leva apenas 20 minutos.
                                                          Mas na cidade, a baixas velocidades, o escape apenas atinge a 400 ° C, ao passo que são necessários pelo menos 600 ° C para queimar as partículas.
                                                          Neste caso, quando a DPF está cheio, a electrónica multiplica injecções tardios para tentar regenerar o filtro. Além de aumentar o consumo, o diesel adicional injectado pode acabar por condensar nos cilindros e terminar no óleo, o que reduz a sua lubricidade.
                                                          Se você quase nunca deixar a cidade vai precisar de reduzir os intervalos - às vezes a cada 1500 km -. Entre mudanças de óleo (entre 60 e 100 €)
                                                          Na pior das hipóteses, o diesel pode causar o aumento significativo do nível de óleo o que pode levar ao motor a entrar autocombustão o que pode levar a sua destruição. (custo de mais de € 5.000).
                                                          Para evitar esses problemas quando o computador do motor não é capaz de regenerar o filtro de partículas, acende uma luz indicadora simbolizando o filtro no painel.
                                                          Neste caso, não desliguem o seu motor, tentem circular a uma velocidade alta, a cerca de 100 km / h, a 2.000 r / min, até à extinção da luz, o que significa o fim da regeneração.
                                                          Se a luz não se desligar, vá ao seu concessionário para uma regeneração forçada (70 €) ou limpeza "mecânica" (remoção e limpeza de pressão, 150 €), ou uma mudança na FAP (500 a € 3.000) serão os custos de manutenção e reparação pois elas serão sempre da sua responsabilidade, ainda que o carro esteja na garantia pois a maioria dos fabricantes considera que você não cumpriu as suas recomendações e instruções.
                                                          Nos motores HDi, a PSA utiliza um aditivo que, adicionado ao combustível, reduz a temperatura de combustão da fuligem de 650 a cerca de 400 ° C, o que elimina este problema da utilização em cidade mas o seu preço é alto e não se admire de gastar 250€ para atestar o depósito do aditivo.
                                                          Outra solução adoptada por alguns fabricantes é usar um injector adicional dedicado às injecções finais, localizado directamente na linha de escape (dCi Renault, Ford 2.0 TDCi). Se isso não resolver o problema de temperaturas muito baixas, pelo menos não há contaminação do óleo com diesel.

                                                          Comentário


                                                            Está aqui uma boa explicação, mas há valores de tempo, de € e afins que não se aplicam a todas as marcas, ou diferem de caso para caso. Mas isso são pormenores. Fico contente por ter esta noção acerca do FAP, e este artigo confirmou-a.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                              Na pior das hipóteses, o diesel pode causar o aumento significativo do nível de óleo o que pode levar ao motor a entrar autocombustão o que pode levar a sua destruição.
                                                              O que tem acontecido ultimamente em alguns táxis.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X