Consegue-se saber se o carro tem FAP através do modelo e do ano?
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FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção
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Originalmente Colocado por Cunhao Ver PostE no 1.3 JTD da Fiat? Alguém tem comentários sobre o FAP neste motor?
Até agora não me tem dado chatice, mas o carro ainda só tem 18000 km. Se a substituição e manutenção for exageradamente cara mais vale remover.
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Há aqui malta para quem os engenheiros da marca devem ser Deuses que nunca se enganam.
Sim, muitas vezes as equipas de engenheiros fazem borrada.
Porque é que depois corrigem? Porque não funcionava como devia, talvez?
A EGR dos JTD dava problemas, solução; Um chapa rectangular a estrangular o fluxo de gases. Puxa, mas será que os engenheiros não souberam calcula os fluxos de gases e prever entupimentos.
E é que não foram mesmo engenheiros a "inventarem" uma chapa quadrada com quatro furos, um em cada extremidade, porque será que não colocaram a tal chapinha à saída da fábrica?
Não sei, mas com as voltinhas que tenho de dar ao carro e com outros gases, porventura mais nocivos ao meio ambiente, que são libertados em maiores quantidades, não sei se as Faps são assim tão ecológicas.
É como aquela conversa dos carros eléctricos, só que as pessoas esquecem o acréscimo de poluição para os produzir e aos seus componentes e depois a poluição causada por estes veículo em fim de vida.
Aqui não há verdades absolutas nem engenheiros infalíveis.
Se a FAP é engraçada, lá isso é, até podem encostar o nariz ao escape que não cheira a nada. Mas quanto à sua fiabilidade, rotinas/processos de funcionamento e custos de manutenção, ainda é um dipositivo que tem de evoluir muito. Eu pelo menos, que não tenho cão, para não ter que o ir passear, arranjei agora um carro que tenho de levar a passear, obrigatóriamente quando está a regenerar, ou prega-me uma conta astronómica em problemas na FAP ou motor.
Imaginem agora que aparecia um dispositivo informático para poupar energia que os obrigava a antes de desligar o computador, escrever uns textos em word durante 30 minutos.
CumpsEditado pela última vez por campos1; 12 December 2011, 15:31.
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Originalmente Colocado por campos1 Ver PostHá aqui malta para quem os engenheiros da marca devem ser Deuses que nunca se enganam.
Sim, muitas vezes as equipas de engenheiros fazem borrada.
Porque é que depois corrigem? Porque não funcionava como devia, talvez?
A EGR dos JTD dava problemas, solução; Um chapa rectangular a estrangular o fluxo de gases. Puxa, mas será que os engenheiros não souberam calcula os fluxos de gases e prever entupimentos.
E é que não foram mesmo engenheiros a "inventarem" uma chapa quadrada com quatro furos, um em cada extremidade, porque será que não colocaram a tal chapinha à saída da fábrica?
Não sei, mas com as voltinhas que tenho de dar ao carro e com outros gases, porventura mais nocivos ao meio ambiente, que são libertados em maiores quantidades, não sei se as Faps são assim tão ecológicas.
É como aquela conversa dos carros eléctricos, só que as pessoas esquecem o acréscimo de poluição para os produzir e aos seus componentes e depois a poluição causada por estes veículo em fim de vida.
Aqui não há verdades absolutas nem engenheiros infalíveis.
Se a FAP é engraçada, lá isso é, até podem encostar o nariz ao escape que não cheira a nada. Mas quanto à sua fiabilidade, rotinas/processos de funcionamento e custos de manutenção, ainda é um dipositivo que tem de evoluir muito. Eu pelo menos, que não tenho cão, para não ter que o ir passear, arranjei agora um carro que tenho de levar a passear, obrigatóriamente quando está a regenerar, ou prega-me uma conta astronómica em problemas na FAP ou motor.
Imaginem agora que aparecia um dispositivo informático para poupar energia que os obrigava a antes de desligar o computador, escrever uns textos em word durante 30 minutos.
Cumps
Mas o que é certo é que cada vez mais conduzimos computadores, onde em breve não duvido que apareça qualquer coisa em word (pronto, parceido ao word ou Excell) para pôr o carro a trabalhar
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Originalmente Colocado por campos1 Ver PostEu pelo menos, que não tenho cão, para não ter que o ir passear, arranjei agora um carro que tenho de levar a passear, obrigatóriamente quando está a regenerar, ou prega-me uma conta astronómica em problemas na FAP ou motor.
De facto é caricato, mas é mesmo isso.
É o novo animal de estimação.
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Então a pergunta óbvia depois de ler isto tudo é... ao comprar um bolinha novo, a diesel, devo evitar o famoso filtro FAP FAP ou mais conhecido por FDP?
Estou a falar nisto porque actualmente todos os modelos Megane por exemplo, estão com "FAP":
"MÉGANE COUPÉ
Bose Edition 1.5 dCi 110cv FAP ECO2 Cx. Aut. EDC Champion CO2"
Ora cá está. "FAP", o filtro das farpas.
Segunda questão, já sei demasiado debatida, mas relativamente a estes filtros, os a gasolina não indicam nada de FAP. Há algum truque aqui ou simplesmente não usam nada disso?
Grato.
nota mental: bolas, pra andar com ***** destas e fazer 15k milenas por ano, mais me vale um a gasolina nem que o pitrolio vá pros 400 escudos...
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Originalmente Colocado por apollomission19 Ver PostEntão a pergunta óbvia depois de ler isto tudo é... ao comprar um bolinha novo, a diesel, devo evitar o famoso filtro FAP FAP ou mais conhecido por FDP?
Estou a falar nisto porque actualmente todos os modelos Megane por exemplo, estão com "FAP":
"MÉGANE COUPÉ
Bose Edition 1.5 dCi 110cv FAP ECO2 Cx. Aut. EDC Champion CO2"
Ora cá está. "FAP", o filtro das farpas.
Segunda questão, já sei demasiado debatida, mas relativamente a estes filtros, os a gasolina não indicam nada de FAP. Há algum truque aqui ou simplesmente não usam nada disso?
Grato.
nota mental: bolas, pra andar com ***** destas e fazer 15k milenas por ano, mais me vale um a gasolina nem que o pitrolio vá pros 400 escudos...
Quanto aos carros a gasolina, este não usam, porque não emitem certos gases que os diesel emitem, daí não necessitarem dos mesmos.
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Obrigado pela tua resposta. A questão basea-se agora na verificação caso a caso sobre a questão da auto-regeneração do filtro. Se for tudo automático, tipo a Renault li que tem o "5º injector" e não precisa de manutenção. Qualquer outra marca dirá se tem ou não manutenção. Já li por cá gente a dizer que Qashqai... ai ai. Mas tudo depende se a manutenção não existir, não vejo problema numa viatura FAPíssima.
Quanto ao gasolina, está dentro da equação ainda mais pelo custo de manutenção geral, já que a FAP está resolvido.
Abraço
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Originalmente Colocado por pmmsilva Ver PostTambem nao ando sempre a fundo....Mas quando me lembro puxo bem.
Em vez de puxar bem lê o manual do teu carro e verifica a quantas rotações é que o filtro faz a regeneração normalmente creio que não ultrapassara as 2000 2200 rpm.
Não é preciso ir a 200 nem a 180 nem a 150 nem a 130 km por hora para o filtro fazer a regeneração correctamente acho eu.
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Bom, os carros a gasolina têm catalizador !
Penso que os novos FAP já estarão a um nível de utilização mais "pacificado", mas como é notória, a falta de informação é grande, especialmente por parte dos vendedores.
Como se vê por este tópico, se fosse para falar do MB xpto ou do VW abcd ou de outro qualquer, andavam aqui os vendedores todos a mandar as suas postas, agora para esclarecer o FAP, põe-se ao fresco que o sol está pesado.
Eu para já, carros com FAP adoro vê-los e que os outros os usem, eu não. A minha carteira agradece.
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Originalmente Colocado por guisas Ver PostBom, os carros a gasolina têm catalizador !
Penso que os novos FAP já estarão a um nível de utilização mais "pacificado", mas como é notória, a falta de informação é grande, especialmente por parte dos vendedores.
Como se vê por este tópico, se fosse para falar do MB xpto ou do VW abcd ou de outro qualquer, andavam aqui os vendedores todos a mandar as suas postas, agora para esclarecer o FAP, põe-se ao fresco que o sol está pesado.
Eu para já, carros com FAP adoro vê-los e que os outros os usem, eu não. A minha carteira agradece.
Cumps!
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Olá a todos,
Andei a ler este tópico atentamente, porque vou fazer a "minha" primeira muda de óleo (50000Kms) ao meu Lancia Musa 1.3 Multijet de 2008, e não sei se tem ou não FAP, e em consequencia não sei que óleo usar... e entretanto fiquei com uma dúvida... o que é a regeneração do FAP e como sabemos que está a ser efectuada... alguem aqui disse que não interrompe a regeneração... como é que se sabe? Já agora, mesmo que o meu Musa não tenha, fiquei curioso com isto.
Se puderam ajudar, agradecia.
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Metade das postas deste tópico seriam evitadas se lessem os manuais dos vossos automóveis. Está tudo explicito, deste o tipo de óleo que devem usar nos motores, assim como funciona a FAP e que cuidados têm a ter quando aparece o tal aviso.
Pelo que percebi não vale a pena andar a puxar pelo carro para forçar a regeneração da FAP. A regeneração só entra em funcionamento quando o "chip" der ordem de tal trabalho. Corrijam-me se estiver errado.
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Originalmente Colocado por covas Ver PostMetade das postas deste tópico seriam evitadas se lessem os manuais dos vossos automóveis. Está tudo explicito, deste o tipo de óleo que devem usar nos motores, assim como funciona a FAP e que cuidados têm a ter quando aparece o tal aviso.
Pelo que percebi não vale a pena andar a puxar pelo carro para forçar a regeneração da FAP. A regeneração só entra em funcionamento quando o "chip" der ordem de tal trabalho. Corrijam-me se estiver errado.
Pois é desculpa... vamos todos ler o manual dos nossos carros fechados em casa e não vamos falar mais acerca disso com ninguem... nem mesmo num forum que é o local onde se trocam impressões. Discussões sobre opiniões acerca do que será melhor para o nosso carro são inúteis... ... estes foruns nem devia existir.
NOT!!!!!!!!!!!!
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Originalmente Colocado por panpipe Ver Posttodos os Astras H Diesel versão 2008 têm FAP (ou DPF em inglês)
uma bela bosta... 2,5 l\h em regeneração
* EDIT *
contactei a Opel e eis o que disseram :
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No entanto passamos a informar que essa viatura está numa fase de transição, pelo que terá de ver na chapa (preta) de identificação, onde está o número de chassis. Nessa chapa terá desenhado um pequeno quadrado, se dentro desse quadrado estiver o nº 5 é porque tem DPF se não é porque não tem.
A chapa de identificação está situada no pilar B do lado direito da viatura.
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quando chegar a casa já vou ver, espero que não tenhaEditado pela última vez por Altar; 06 March 2012, 12:58.
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Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver PostComo se sabe que está a fazer regeneração?
Um Focus tdci tb faz, daquelas que tem de continuar a trabalhar, ou é outro sistema?
Digo isto sem grande conhecimento de causa, pois no meu Focus, com 1 ano e 8 meses e 60.000 quilómetros em cima, nunca dei pela FAP.
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostProvavelmente consegues verificar pelo consumo instantâneo, sendo que com o carro parado o consumo está nos 0,3/0,4 litros/h, mas se estiver a regenerar a FAP (DPF para a Ford) o consumo deverá subir consideravelmente.
Digo isto sem grande conhecimento de causa, pois no meu Focus, com 1 ano e 8 meses e 60.000 quilómetros em cima, nunca dei pela FAP.
Eu tb nunca dei, mas a propósito de outro tópico fiquei com isto na cabeça. Tb sei que há sistemas diferentes, creio.
E fiquei a pensar que se não dou conta, qts vezes devo ter interrompido? E isso fará mal, certamente. Principalmente se a carroça só faz nem 10 kms por dia, durante a semana.
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Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver PostEu tb nunca dei, mas a propósito de outro tópico fiquei com isto na cabeça. Tb sei que há sistemas diferentes, creio.
E fiquei a pensar que se não dou conta, qts vezes devo ter interrompido? E isso fará mal, certamente. Principalmente se a carroça só faz nem 10 kms por dia, durante a semana.
Epá, se nunca desde por ela é porque estás a fazer tudo bem, digo eu.
O facto de andares poucos kms durante a semana, pode ser compensado por alguns quilómetros ao fim de semana.
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostSim, acho que antigamente os Focus tinham FAP com manutenção, e depois passou a ter FAP sem manutenção. Não me perguntes a diferença, apenas julgo que a FAP com manutenção tinha de ser intervencionada aos xxx mil quilómetros, coisa que já não acontece com a FAP sem manutenção. Portanto, vai depender do ano do carro.
Epá, se nunca desde por ela é porque estás a fazer tudo bem, digo eu.
O facto de andares poucos kms durante a semana, pode ser compensado por alguns quilómetros ao fim de semana.
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Li este tópico e confesso que fiquei parvo com alguns comentários.
Desde quando é que remover o filtro de particulas é solução? Isso para mim é uma tremenda irresponsabilidade. O que eu vou dizer a seguir já sei que posso levar com a resposta "lol estudos", mas se encontrarem estudos a contrariar o que estou a dizer, terei todo o gosto em vê-los.
Existem estudos que referem que a exposição prolongada aos fumos dos carros a diesel está ligada ao cancro do pulmão.
Se fazem poucos kms por ano ou andam muito em cidade, tem bom remédio. Comprem um carro a gasolina de baixa cilindrada. Por algum motivo os citadinos que estão a sair só têm motorizações a gasolina.
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Encontrei este artigo na revista L'automobile, achei esclarecedor, traduzi e vou por aqui.
Filtro de partículas
Eles não gostam da cidade.
Desde 1 de Janeiro de 2011, o FAP é necessário nos novos diesel. Este benefício para o meio ambiente pode se tornar uma armadilha para você se tem uma utilização maioritariamente urbana. Explicação,
FAP ou DPF foi concebido para armazenar partículas tóxicas resultantes da combustão incompleta do gasóleo e queima-las quando estiver cheio.
A esse processo dão o nome de regeneração. Para fazer isso, os fabricantes fazem desencadear uma injecção adicional muito tarde no ciclo de combustão.
Esse combustível vai queimar-se no filtro, eliminando, assim as partículas. Este processo leva apenas 20 minutos.
Mas na cidade, a baixas velocidades, o escape apenas atinge a 400 ° C, ao passo que são necessários pelo menos 600 ° C para queimar as partículas.
Neste caso, quando a DPF está cheio, a electrónica multiplica injecções tardios para tentar regenerar o filtro. Além de aumentar o consumo, o diesel adicional injectado pode acabar por condensar nos cilindros e terminar no óleo, o que reduz a sua lubricidade.
Se você quase nunca deixar a cidade vai precisar de reduzir os intervalos - às vezes a cada 1500 km -. Entre mudanças de óleo (entre 60 e 100 €)
Na pior das hipóteses, o diesel pode causar o aumento significativo do nível de óleo o que pode levar ao motor a entrar autocombustão o que pode levar a sua destruição. (custo de mais de € 5.000).
Para evitar esses problemas quando o computador do motor não é capaz de regenerar o filtro de partículas, acende uma luz indicadora simbolizando o filtro no painel.
Neste caso, não desliguem o seu motor, tentem circular a uma velocidade alta, a cerca de 100 km / h, a 2.000 r / min, até à extinção da luz, o que significa o fim da regeneração.
Se a luz não se desligar, vá ao seu concessionário para uma regeneração forçada (70 €) ou limpeza "mecânica" (remoção e limpeza de pressão, 150 €), ou uma mudança na FAP (500 a € 3.000) serão os custos de manutenção e reparação pois elas serão sempre da sua responsabilidade, ainda que o carro esteja na garantia pois a maioria dos fabricantes considera que você não cumpriu as suas recomendações e instruções.
Nos motores HDi, a PSA utiliza um aditivo que, adicionado ao combustível, reduz a temperatura de combustão da fuligem de 650 a cerca de 400 ° C, o que elimina este problema da utilização em cidade mas o seu preço é alto e não se admire de gastar 250€ para atestar o depósito do aditivo.
Outra solução adoptada por alguns fabricantes é usar um injector adicional dedicado às injecções finais, localizado directamente na linha de escape (dCi Renault, Ford 2.0 TDCi). Se isso não resolver o problema de temperaturas muito baixas, pelo menos não há contaminação do óleo com diesel.
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