Já escrevi imensas vezes sobre os DPF/FAP e existe muito fatalismo acerca deles
Mas resumindo:
Se fazem trajectos curtos e/ou ligar e desligar muitas vezes, esqueçam um carro diesel!
Se fazem poucos Km´s anuais, comprem carro a gasolina
Se comprarem um carro diesel FAP/DPF, certifiquem-se que conhecem bem os sintomas das regenerações e que se informam previamente se o DPF é problemático ou não.
Se derem uma utilização "normal" ao carro nem sequer vão notar que o FAP existe, por isso, não stressem com isso.
E por fim a regra de Ouro! NUNCA (salvo extrema necessidade claro) interrompam as regenerações!
Boa maneira de saber a saude do carro/FAP/Óleo (meramente indicativo OK):
Se o carro tiver um contador de KM´s que faz contagem decrescente para a revisão (em CB), reparem se os Km´s batem certo com os feitos, isto é , se os KM´s são iguais (em diferencial), menores ou superiores.
Se forem iguais, tudo OK, se forem mais (acontece) , excelente, o carro está a ser bem tratado!
Agora se os KM´s estiverem a diminuir mais do que os KM´s reais entre intervalos, está a existir degradação da qualidade de óleo e isto (geralmente e grosso modo) indica que existiram regenerações interrompidas (e outros "pequenos" maus tratos).
Mas resumindo:
Se fazem trajectos curtos e/ou ligar e desligar muitas vezes, esqueçam um carro diesel!
Se fazem poucos Km´s anuais, comprem carro a gasolina
Se comprarem um carro diesel FAP/DPF, certifiquem-se que conhecem bem os sintomas das regenerações e que se informam previamente se o DPF é problemático ou não.
Se derem uma utilização "normal" ao carro nem sequer vão notar que o FAP existe, por isso, não stressem com isso.
E por fim a regra de Ouro! NUNCA (salvo extrema necessidade claro) interrompam as regenerações!
Boa maneira de saber a saude do carro/FAP/Óleo (meramente indicativo OK):
Se o carro tiver um contador de KM´s que faz contagem decrescente para a revisão (em CB), reparem se os Km´s batem certo com os feitos, isto é , se os KM´s são iguais (em diferencial), menores ou superiores.
Se forem iguais, tudo OK, se forem mais (acontece) , excelente, o carro está a ser bem tratado!
Agora se os KM´s estiverem a diminuir mais do que os KM´s reais entre intervalos, está a existir degradação da qualidade de óleo e isto (geralmente e grosso modo) indica que existiram regenerações interrompidas (e outros "pequenos" maus tratos).
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