Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Já escrevi imensas vezes sobre os DPF/FAP e existe muito fatalismo acerca deles

    Mas resumindo:

    Se fazem trajectos curtos e/ou ligar e desligar muitas vezes, esqueçam um carro diesel!

    Se fazem poucos Km´s anuais, comprem carro a gasolina

    Se comprarem um carro diesel FAP/DPF, certifiquem-se que conhecem bem os sintomas das regenerações e que se informam previamente se o DPF é problemático ou não.

    Se derem uma utilização "normal" ao carro nem sequer vão notar que o FAP existe, por isso, não stressem com isso.

    E por fim a regra de Ouro! NUNCA (salvo extrema necessidade claro) interrompam as regenerações!

    Boa maneira de saber a saude do carro/FAP/Óleo (meramente indicativo OK):


    Se o carro tiver um contador de KM´s que faz contagem decrescente para a revisão (em CB), reparem se os Km´s batem certo com os feitos, isto é , se os KM´s são iguais (em diferencial), menores ou superiores.

    Se forem iguais, tudo OK, se forem mais (acontece) , excelente, o carro está a ser bem tratado!

    Agora se os KM´s estiverem a diminuir mais do que os KM´s reais entre intervalos, está a existir degradação da qualidade de óleo e isto (geralmente e grosso modo) indica que existiram regenerações interrompidas (e outros "pequenos" maus tratos).

    Comentário


      O FAP não tem culpa nenhuma, ainda que haja margem para ser melhorado!

      Culpa têm os vendedores/marcas que não informam os clientes das condições e requisitos do dito e os consumidores finais que por ignorância, desmazelo... cometem as atrocidades que sabemos!

      Estamos a chegar a um ponto em que para diminuir a poluição até há que aumentar os consumos! Pode parecer (e talvez seja) um contrasenso, mas não há volta a dar!

      Da minha parte fico contente por saber que o diesel lá de casa que tem uso mais citadino ainda é pré fap, mas isso é outra história!

      Comentário


        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
        Já escrevi imensas vezes sobre os DPF/FAP e existe muito fatalismo acerca deles

        Mas resumindo:

        Se fazem trajectos curtos e/ou ligar e desligar muitas vezes, esqueçam um carro diesel!

        Se fazem poucos Km´s anuais, comprem carro a gasolina

        Se comprarem um carro diesel FAP/DPF, certifiquem-se que conhecem bem os sintomas das regenerações e que se informam previamente se o DPF é problemático ou não.

        Se derem uma utilização "normal" ao carro nem sequer vão notar que o FAP existe, por isso, não stressem com isso.

        E por fim a regra de Ouro! NUNCA (salvo extrema necessidade claro) interrompam as regenerações!

        Boa maneira de saber a saude do carro/FAP/Óleo (meramente indicativo OK):


        Se o carro tiver um contador de KM´s que faz contagem decrescente para a revisão (em CB), reparem se os Km´s batem certo com os feitos, isto é , se os KM´s são iguais (em diferencial), menores ou superiores.

        Se forem iguais, tudo OK, se forem mais (acontece) , excelente, o carro está a ser bem tratado!

        Agora se os KM´s estiverem a diminuir mais do que os KM´s reais entre intervalos, está a existir degradação da qualidade de óleo e isto (geralmente e grosso modo) indica que existiram regenerações interrompidas (e outros "pequenos" maus tratos).
        Não diria melhor

        Comentário


          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
          O FAP não tem culpa nenhuma, ainda que haja margem para ser melhorado!

          Culpa têm os vendedores/marcas que não informam os clientes das condições e requisitos do dito e os consumidores finais que por ignorância, desmazelo... cometem as atrocidades que sabemos!

          Estamos a chegar a um ponto em que para diminuir a poluição até há que aumentar os consumos! Pode parecer (e talvez seja) um contrasenso, mas não há volta a dar!

          Da minha parte fico contente por saber que o diesel lá de casa que tem uso mais citadino ainda é pré fap, mas isso é outra história!
          Também tenho esta opinião, ainda que ache que muitos compradores gostem de comprar o que querem sem ouvir o que os outros têm para lhes dizer.

          Comentário


            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
            O FAP não tem culpa nenhuma, ainda que haja margem para ser melhorado!

            Culpa têm os vendedores/marcas que não informam os clientes das condições e requisitos do dito e os consumidores finais que por ignorância, desmazelo... cometem as atrocidades que sabemos!

            Estamos a chegar a um ponto em que para diminuir a poluição até há que aumentar os consumos! Pode parecer (e talvez seja) um contrasenso, mas não há volta a dar!

            Da minha parte fico contente por saber que o diesel lá de casa que tem uso mais citadino ainda é pré fap, mas isso é outra história!
            Pode parecer estranho, mas o manual de instruções vem de série com um veiculo e não se paga para o utilizar

            Comentário


              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              Assistencia FORD é uma treta ... para alem da incompetência geral ... os preços praticados são por ex mais caros que a Mercedes.

              Uma muda de oleo sintetico, filtro de ar, filtro de oleo e habitaculo ... fica mais cara na Ford M Coutinho Areosa do que na Mercedes C Santos Aeroporto.

              Tenho ambos e tenho o caso pratico.
              Usa a Ford - Daro em Santo Tirso ;). Têm sido 5 estrela e não esfolam! Até agora muito competentes e acertam sempre no problema à primeira.

              Comentário


                Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                Pode parecer estranho, mas o manual de instruções vem de série com um veiculo e não se paga para o utilizar
                Tenho sérias dúvidas que os manuais do carro tenham lá as condições mais favoráveis para o FAP. Sei que o meu não.

                Mas a questão não é essa, até porque o manual vem com o carro.....depois de comprado. E devia ser o vendedor uns dos elementos informativos na compra, não só discutir números ou extras a colocar. Esta questão é muito complicada, porque mexe com muita coisa (€).

                Comentário


                  Boas! Tenho um Ford Focus 1.6 tDCI de 2008. Como posso saber se o carro está a fazer dita regeneração do FAP/DPF ?
                  Alguem com este mesmo carro, deste mesmo ano, já teve algum problema no FAP? Alguma recomendação extra?

                  Comentário


                    O Manual do meu 308 HDI 112CV FAP tem tudo bem explicado sobre o FAP mas também é verdade que o vendedor nem se deu ao trabalho de explicar o que era e muito menos que existia semelhante coisa.
                    Diz também que a alteração/verificação é feita aos 300K KM's face aos FAP mais antigos (de anos anteriores e outros modelos).

                    E já agora, cuidado para quem manuseia com FAP's ou quem pretende fazer a verificação em casa porque o liquido presente é altamente carcinogénico.

                    Originalmente Colocado por Cu5co Ver Post
                    Boas! Tenho um Ford Focus 1.6 tDCI de 2008. Como posso saber se o carro está a fazer dita regeneração do FAP/DPF ?
                    Alguem com este mesmo carro, deste mesmo ano, já teve algum problema no FAP? Alguma recomendação extra?
                    Normalmente penso que não dá para saber, mas sei que quando interrompes, no caso do 308, a luz do óleo acende.
                    Editado pela última vez por Nbz; 05 November 2012, 17:48.

                    Comentário


                      Por acaso é um defeito que devia ser corrigido.
                      Os carros deviam ter algo que sinalizasse quando o motor está a fazer a regeneração, para evitar desligar o carro enquanto esta a regenerar a fap

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                        E já agora, cuidado para quem manuseia com FAP's ou quem pretende fazer a verificação em casa porque o liquido presente é altamente carcinogénico.
                        Altamente irónico, um filtro usado para reduzir a dimensão de partículas poluentes e supostamente cancerígenas usar um líquido com tal propriedade....

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                          Já escrevi imensas vezes sobre os DPF/FAP e existe muito fatalismo acerca deles

                          Mas resumindo:

                          Se fazem trajectos curtos e/ou ligar e desligar muitas vezes, esqueçam um carro diesel!

                          Se fazem poucos Km´s anuais, comprem carro a gasolina

                          Se comprarem um carro diesel FAP/DPF, certifiquem-se que conhecem bem os sintomas das regenerações e que se informam previamente se o DPF é problemático ou não.

                          Se derem uma utilização "normal" ao carro nem sequer vão notar que o FAP existe, por isso, não stressem com isso.

                          E por fim a regra de Ouro! NUNCA (salvo extrema necessidade claro) interrompam as regenerações!

                          Boa maneira de saber a saude do carro/FAP/Óleo (meramente indicativo OK):


                          Se o carro tiver um contador de KM´s que faz contagem decrescente para a revisão (em CB), reparem se os Km´s batem certo com os feitos, isto é , se os KM´s são iguais (em diferencial), menores ou superiores.

                          Se forem iguais, tudo OK, se forem mais (acontece) , excelente, o carro está a ser bem tratado!

                          Agora se os KM´s estiverem a diminuir mais do que os KM´s reais entre intervalos, está a existir degradação da qualidade de óleo e isto (geralmente e grosso modo) indica que existiram regenerações interrompidas (e outros "pequenos" maus tratos).
                          Estive a ver no meu e tenho um saldo positivo de 18 km

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por AECM Ver Post
                            Estive a ver no meu e tenho um saldo positivo de 18 km
                            Excelente Qual e a motorizaçao?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              Excelente Qual e a motorizaçao?
                              1.6 TDI 105 cv

                              Comentário


                                Mas deve ser devido aos arredondamentos porque a contagem dos km até à revisão varia a cada 100 km por isso o meu deve estar na média

                                Comentário


                                  No meu 308 tenho manutenção aos 15K KM's e vou com 11.2K. Tenho saldo negativo de 100KM supostamente de acordo com o CB.
                                  308 HDI 112CV

                                  EDIT. pelos vistos é saldo negativo de 50KM's :P
                                  Editado pela última vez por Nbz; 10 November 2012, 16:10.

                                  Comentário


                                    No meu caso, esses Kms decrescentes são uma ponderação entre os Kms feitos e o tempo para 1 ano (suposta revisão independente dos Kms), pelo que dá para ter uma indicação, mas apenas isso. Também costumo controlar por aí.

                                    Comentário


                                      Allo a Todos,

                                      Virá a luz com este produto? Opinem..

                                      Liqui Moly desenvolve aditivo limpeza para DPF | Jornal das Oficinas - Jornal independente de peças, acessórios e equipamentos auto.

                                      Abraços!

                                      PeteISEL

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                        Se fizer o que anuncia, parece algo de positivo. Acho que o tempo fará justiça ao produto (boa ou má).

                                        Comentário


                                          Tenho um Mazda 3 1.6 de 2010. Já o tenho 'apanhado' a regenerar várias vezes, já deve estar a dar sinal, já tive a necessidade de o desligar enquanto estava a regenerar porque não tinha tempo para estar à espera, faltam 700 km para a revisão dos 60 mil e lá vou levar uma porrada na carteira por causa desta porcaria.

                                          Uma ou duas vezes por mês vou a Lisboa por autoestrada de modos a ver se aquela porcaria vai limpando mais ou menos. Já tive a necessidade de ir passear o carro como alguns aqui referem para ele regenerar o que é um grande inconveniente. Outra coisa que se deve fazer sempre é atestar o carro, assim evita-se que o liquido se gaste mais depressa, eu não o tenho feito mas logo vejo depois desta revisão dos 60 mil.

                                          Uma maneira muito fácil de verem se o carro está a regenerar ou não, o arranque fica mais pesado, gasta mais e se forem a descer e tirarem os pés dos pedais com o carro engatado o consumo instantâneo não vai a zero.

                                          Comentário


                                            True. Sofri com o FAP no 206, especialmente por ser o único modelo equipado com o 1.6HDi FAP que tem o filtro "mal" montado: está junto ao radiador e engana a electrónica do carro, fazendo-o assumir que o motor está quente. Disparava a ventoínha quando o carro se imobilizava e, ao desligarmos o motor com ele em regeneração, a ventoínha continuava por 10 a 15 minutos. 7 anos, 4 baterias...

                                            Por outro lado, e fugindo aos valores praticados para a revisão do FAP aos 120.000km entre os 600 e 800 e tal euros, fiz a revisão por 160 ;)

                                            Agora no Bravo, que também tem FAP, parece que o processo é diferente e usa o óleo do motor (para arrefecer, deduzo) e não faz referência a aditivos. Aliás, tenho que me informar da manutenção do FAP nos Multijet.

                                            Comentário


                                              Fica explicação de como se processa em algumas viaturas:

                                              http://www1.eere.energy.gov/vehicles...macaudiere.pdf

                                              Comentário


                                                Mais de como funciona em certos modelos e porquê de alguns nem se darem por ela:

                                                Filtre à particules

                                                Il n'aime pas la ville

                                                Depuis le 1er janvier 2011, le FAP est obligatoire sur les diesels neufs. Cette aubaine pour l’environnement peut se transformer en piège pour vous si vous faites principalement des parcours urbains. Explication.

                                                Le FAP est conçu pour stocker les particules toxiques résultant de la combustion incomplète du gazole, puis les brûler lorsqu’il est plein. C’est le processus de régénération. Pour ce faire, les constructeurs déclenchent une injection supplémentaire de gazole très tard dans le cycle de combustion. Ce carburant finit de se consumer jusque dans le filtre, éliminant ainsi les particules. Ce processus ne prend qu'une vingtaine de minutes. Mais en ville, donc aux bas régimes, les gaz d'échappement dépassent à peine les 400°C, alors qu'il faut au moins 600°C pour brûler les particules. Dans ce cas, quand le FAP est plein, l'électronique multiplie les injections tardives afin de tenter de régénérer le filtre. Outre l’augmentation de la consommation, ce gazole supplémentaire injecté peut finir par couler le long des cylindres pour terminer dans l’huile, dont il diminue le pouvoir lubrifiant. Vous devrez donc réduire les intervalles - parfois tous les 1.500 km - entre les vidanges (entre 60 et 100 €).

                                                Dans le pire des cas, si vous ne quittez quasiment jamais la ville, ce gazole provoquera l’élévation du niveau d’huile, pouvant conduire le moteur à entrer en autocombustion, avec un emballement de régime qui provoquera sa destruction (coût : plus de 5.000 €). Pour éviter ces soucis quand le calculateur moteur ne parvient pas à régénérer le FAP, un voyant symbolisant le filtre s’allume au tableau de bord. Dans ce cas, ne coupez pas votre moteur, roulez à un régime supérieur à 2.000 tr/mn, autour de 100 km/h, jusqu’à l’extinction du voyant qui signifie la fin de la régénération. Si le voyant ne s’éteint pas, allez chez votre concessionnaire pour une régénération forcée (70 €) ou un nettoyage “mécanique” (démontage et nettoyage sous pression, 150 €), voire un changement du FAP (de 500 à 3.000 €).


                                                Les frais d’entretien et de réparation seront à votre charge, même sous garantie. La plupart des constructeurs considéreront que vous n’avez pas respecté les préconisations de leur notice d’utilisation. Hors, certains (Renault et Dacia notamment) et d’autres sur des modèles plus anciens (Twingo, 207, Zafira…) ne font pas mention de ces dangers ni d’éventuelles recommandations. Un manquement à l’obligation d’information inadmissible et annonciateur de batailles juridiques entre automobilistes et SAV. À noter que sur ses HDi, PSA utilise un additif qui, ajouté au carburant, abaisse la température de combustion des suies de 650 à environ 400 °C, ce qui limite ce problème en usage ville. En outre, quelques constructeurs utilisent un injecteur supplémentaire, dédié aux injections tardives, situé directement dans la ligne d’échappement (Renault dCi, Ford 2.0 TDCi, Toyota sauf 1.4 D-4D). Si cela ne règle pas le problème des températures trop basses, au moins le gazole ne coule pas dans l’huile.

                                                in: Filtre à particules - Il n'aime pas la ville - Actualités - L'Automobile Magazine

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Por acaso é um defeito que devia ser corrigido.
                                                  Os carros deviam ter algo que sinalizasse quando o motor está a fazer a regeneração, para evitar desligar o carro enquanto esta a regenerar a fap
                                                  Uma luzita não custava nada. Podia ter o desenho de um cão com trela....

                                                  Comentário


                                                    Comentário


                                                      Mais ainda:

                                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post


                                                      in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1065788948

                                                      Comentário


                                                        O que é referido em certos manuais:

                                                        Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                                        O que afirmaste não me parece que seja necessário numa oficina. Manual de um 2.0 TDI mas Seat Leon :







                                                        O que acontece é que em andamento o carro faz a regeneração sozinho, desde que atinja X graus. Se tal não acontecer teremos de seguir essas instruções.

                                                        O aviso serve para nos avisar que ele não conseguiu "auto-regenerar-se" e precisa de "ajuda do público" , ou seja, precisa que "nós" tomemos acções, tal como indica na imagem,
                                                        para que tenhamos a contribuição necessária para a sua regeneração.

                                                        in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063523544

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                          Pode parecer estranho, mas o manual de instruções vem de série com um veiculo e não se paga para o utilizar
                                                          Tenho um carro com filtro de particulas, cujo manual nao refere uma unica vez que o motor o possui, e, imagine-se, inclusive na descriçao das luzes do quadrante, apesar de existir uma luz "DPF", a mesma nao vem inscrita no manual, nem tao pouco existe referencia a ela!!

                                                          E porque sei isto? Porque a mesma acendeu... e fui ler o manual

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                            Tenho um carro com filtro de particulas, cujo manual nao refere uma unica vez que o motor o possui, e, imagine-se, inclusive na descriçao das luzes do quadrante, apesar de existir uma luz "DPF", a mesma nao vem inscrita no manual, nem tao pouco existe referencia a ela!!

                                                            E porque sei isto? Porque a mesma acendeu... e fui ler o manual
                                                            E qual é o carro, qual é?

                                                            Comentário


                                                              Mazda 5

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X