Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

    Bom dia,

    Espero que este tópico esclareça alguma duvidas que tenho relativamente a este dispositivo.

    Tenho um colega meu com um Peugeot com FAP e que por volta dos 160.000km teve a surpresa de ter de gastar 900€ para a operação de substituição deste elemento.

    Entretanto, soube que nos Série 1 da BMW, esta operação era por volta dos 100.000km e tinha um custo de aprox 1300€ + MO.

    Estes valores são "normais"?

    Então e no Mazda 3 1.6 MZ-CD, existe Filtro de Particulas? Com que custos?

    E no Ford Focus 1.6 TDCI?

    E no Golf 1.6 TDI?

    E no Renault Megane 1.5dci?

    #2
    Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
    Bom dia,

    Espero que este tópico esclareça alguma duvidas que tenho relativamente a este dispositivo.

    Tenho um colega meu com um Peugeot com FAP e que por volta dos 160.000km teve a surpresa de ter de gastar 900€ para a operação de substituição deste elemento.

    Entretanto, soube que nos Série 1 da BMW, esta operação era por volta dos 100.000km e tinha um custo de aprox 1300€ + MO.

    Estes valores são "normais"?

    Então e no Mazda 3 1.6 MZ-CD, existe Filtro de Particulas? Com que custos? sim tem e o preço devera rondar os da peugeot visto o motor e FAP ser o mesmo

    E no Ford Focus 1.6 TDCI? sim tem e o preço devera rondar os da peugeot visto o motor e FAP ser o mesmo (depende se for o de 90cv ou 110cv, o de 90cv nao tem fap)

    E no Golf 1.6 TDI? possui fap mas kt a volores nao sei, mas devera ser identico aos da peugeot, visto os preços dos fap em portugal rondarem esses preços.

    E no Renault Megane 1.5dci? - depende do ano e da cavalagem, alguns possuem outros nao.
    a verde

    P.S - nem todos os PSA apesar de ser 1.6hdi de 110cv tem FAP

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JohnnT Ver Post


      E no Renault Megane 1.5dci? - depende do ano e da cavalagem, alguns possuem outros nao.

      Neste caso, estaria a falar do 1.5dci de 105cv, novo.

      Alguém já trocou isto e tem preços indicativos?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
        Neste caso, estaria a falar do 1.5dci de 105cv, novo.

        Alguém já trocou isto e tem preços indicativos?
        pois kt ao preço dos renault isso ja nao sei, nem aos kts km muda.

        Comentário


          #5
          No 1.6 TDI da VW faz-se a verificação aos 150.000 km.
          Se o filtro tiver uma concentração de cinzas muito elevada é para trocar.

          Depois dos 150.000km é a cada 30.000km.

          Custo - ???

          Comentário


            #6
            Há alguma maneira clara e simples de ver se um motor tem FAP ?

            Comentário


              #7
              Boas!
              Por consultares o manual da viatura, nas especificações deve constar essa informação.
              Fiquem bem.

              Comentário


                #8
                O 1.5 DCi de 105 cv não tem FAP, o motor equipado com FAP já conta com 110 cv's.

                1 abraço

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Blackus Ver Post
                  Boas!
                  Por consultares o manual da viatura, nas especificações deve constar essa informação.
                  Fiquem bem.
                  nao deve ser assim tao facil, no caso dos psa existem uns que tem outros que nao tem, e a maneira de ver isso e pelo chassis, agora em outras marcas temo que nao seja assim tao simples.

                  Comentário


                    #10
                    Já é o segundo tópico que aparece no Fórum sobre isto e estranhamente não teve grande adesão.
                    Falaram que os filtros dos novos mercedes não têm manutenção? Existe mais alguma marca assim?

                    Eu estou para comprar carro novo em breve, já tinha praticamente escolhido 1 diesel e com na história das FAP's desisti do diesel.
                    A gasolina não é opção por ser mais cara e gastar mais.
                    Estou tentado a experimentar GPL, mas os novos a gasolina é tudo injecção directa. E para dificultar ainda mais, tem que ser automático.
                    Editado pela última vez por cpgt; 22 March 2010, 12:41.

                    Comentário


                      #11
                      Pelo que sei o FAP do 1.5 dci de 110 cv não tem manutenção. Existe um 5.º injector que manda gasóleo para o FAP de x em x tempo e esse processo de queima limpa o mesmo.

                      De qualquer modo, uma pesquisa sobre o assunto pode ajudar, mas não tenho tempo agora!

                      Comentário


                        #12
                        No caso do meu Astra tb tem Filtro de particulas regeneravel.
                        Pode é avariar e já ouvi dizer k é caro.
                        Pode-se sempre retirar. Mais 1 vez no caso do Astra, sei quem tenha tirado, mas continua a regenerar electronicamente. Porque ainda nao se descobriu como desligar.

                        Comentário


                          #13
                          Para saberes se um 1.6 Hdi tem FAP tens 2 hipoteses.

                          - Abres o motor e ves se nos 2 tubos do intercooler tem uma especie de sensor que parece que junta os 2.

                          - Metes o carro num elevador e espreitas. A frente da roda traseira esquerda tens lá o deposito de Eolys (ceranina)

                          É esse Eolys que tem que ser adicionado que custa muito Euro!!

                          Comentário


                            #14
                            Os primeiros 1.6 tdci/hdi não têm filtro. Nos ford, pelo menos, esse líquido só é verificado aos 60.000, e atestado se pedir. Mas aos 120 e para trocar. 1200€.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                              No caso do meu Astra tb tem Filtro de particulas regeneravel.
                              Pode é avariar e já ouvi dizer k é caro.
                              Pode-se sempre retirar. Mais 1 vez no caso do Astra, sei quem tenha tirado, mas continua a regenerar electronicamente. Porque ainda nao se descobriu como desligar.
                              Qual o teu astra?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                                Qual o teu astra?
                                todos os Astras H Diesel versão 2008 têm FAP (ou DPF em inglês)


                                uma bela bosta... 2,5 l\h em regeneração

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas

                                  Já li na net em varios sites os probelmas dos FAP da Ford(no meu caso) e fiquei preocupado! Fui perguntar a uma oficina do representante da Ford e qual foi o meu espanto quando me dizem que este filtro não tem manutenção! Fui comfirmar e no manual e confirma o que foi dito pelo mecanico!
                                  Mas pelo que fiquei a saber o filtro realmente não tem manutenção... pois muda-se quando é preciso! É estupido mas foi a essa a conclusão que cheguei!
                                  O pior é que nem tinha conhecimento da existência do liquido(que por sinal é bem caro) que se tem que se adicionar(ou nivelar) aos 60000km!
                                  Já agora o meu carro é o Fiesta Mk7 TDCI de 90cv e sim tem FAP!
                                  La vou ter de fazer umas poupanças para quando la chegar ja estar prevenido!

                                  Abraços

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda bem que ainda apanhei um Auris dos que nem correias, nem FAP. É "só" manutenção regular e andar

                                    Comentário


                                      #19
                                      e eu tenho uma mazda 6 e é só ver o nivel do oleo subir devido á mistura de gasoleo com oleo de motor
                                      dfp é só bom para nos sacarem massa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por galuxo Ver Post
                                        e eu tenho uma mazda 6 e é só ver o nivel do oleo subir devido á mistura de gasoleo com oleo de motor
                                        dfp é só bom para nos sacarem massa
                                        viva o ambiente

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                          Para saberes se um 1.6 Hdi tem FAP tens 2 hipoteses.

                                          - Abres o motor e ves se nos 2 tubos do intercooler tem uma especie de sensor que parece que junta os 2.

                                          - Metes o carro num elevador e espreitas. A frente da roda traseira esquerda tens lá o deposito de Eolys (ceranina)

                                          É esse Eolys que tem que ser adicionado que custa muito Euro!!

                                          Amanhã vou ver se consigo tirar uma foto ao motor. Mas no manual vem lá a mencionar as séries que tem ou não FAP. Tudo depende das lectras que inicia-se o "código" do carro.

                                          Foi assim que vi na minha. E estou ciente que ela não tem FAP, apesar de ser de 2006 e com 110 cv.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                            Amanhã vou ver se consigo tirar uma foto ao motor. Mas no manual vem lá a mencionar as séries que tem ou não FAP. Tudo depende das lectras que inicia-se o "código" do carro.

                                            Foi assim que vi na minha. E estou ciente que ela não tem FAP, apesar de ser de 2006 e com 110 cv.
                                            Sim ele com o VIN do carro consegue saber se o motor tras FAP. Tem a ver com os códigos das letras salvo erro na zona do H9 qualquer coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              já encontrei


                                              "Pelo número do chassis é possível saber se o carro tem ou não FAP (Filtro Activo de Particulas). O número do chassis (ou Vehicle Identification Number - VIN) é composto por 17 caracteres, cujos 3 primeiros identificam a marca. No caso que nos interessa, a Peugeot é VF3 (já agora, para os primos Citroën, é VF7). Seguem-se os atributos do carro, e é aqui que as coisas se diferenciam. No caso do Peugeot 307 1.6 HDi 110CV, têm FAP todos os carros cujo VIN começa por VF33A9HZC, VF33C9HZC, VF33E9HZC ou VF33G9HZC. Nenhum modelo de 90CV com o mesmo motor tem FAP."

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vinheiras Ver Post
                                                Boas

                                                Já li na net em varios sites os probelmas dos FAP da Ford(no meu caso) e fiquei preocupado! Fui perguntar a uma oficina do representante da Ford e qual foi o meu espanto quando me dizem que este filtro não tem manutenção! Fui comfirmar e no manual e confirma o que foi dito pelo mecanico!
                                                Mas pelo que fiquei a saber o filtro realmente não tem manutenção... pois muda-se quando é preciso! É estupido mas foi a essa a conclusão que cheguei!
                                                O pior é que nem tinha conhecimento da existência do liquido(que por sinal é bem caro) que se tem que se adicionar(ou nivelar) aos 60000km!
                                                Já agora o meu carro é o Fiesta Mk7 TDCI de 90cv e sim tem FAP!
                                                La vou ter de fazer umas poupanças para quando la chegar ja estar prevenido!

                                                Abraços
                                                Bem-vindo ao clube! Eu tenho um focus com fap ou, se quiserem, dpf e desde o princípio que tenho vindo a questionar vários concessionários sobre a manutenção. Então é assim:

                                                - aos 60000Km leva o líquido (quantidade variável, mas comum é o custo astronómico);
                                                - depois disso, aos 120.000Km, para uns troca por um recondicionado (~1200,00), para outros é lavado, para outros nada acontece (leva líquido se precisar).

                                                E é assim que sentimos a diferença de ser clientes ford.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                                  Sim ele com o VIN do carro consegue saber se o motor tras FAP. Tem a ver com os códigos das letras salvo erro na zona do H9 qualquer coisa.

                                                  Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                                  já encontrei


                                                  "Pelo número do chassis é possível saber se o carro tem ou não FAP (Filtro Activo de Particulas). O número do chassis (ou Vehicle Identification Number - VIN) é composto por 17 caracteres, cujos 3 primeiros identificam a marca. No caso que nos interessa, a Peugeot é VF3 (já agora, para os primos Citroën, é VF7). Seguem-se os atributos do carro, e é aqui que as coisas se diferenciam. No caso do Peugeot 307 1.6 HDi 110CV, têm FAP todos os carros cujo VIN começa por VF33A9HZC, VF33C9HZC, VF33E9HZC ou VF33G9HZC. Nenhum modelo de 90CV com o mesmo motor tem FAP."
                                                  É isso mesmo. Foi assim que cheguei a saber que a minha 307 não tem FAP e ainda bem. Por isso é que não compro outro carro. Não tem FAP e tem o antigo IUC.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
                                                    Bem-vindo ao clube! Eu tenho um focus com fap ou, se quiserem, dpf e desde o princípio que tenho vindo a questionar vários concessionários sobre a manutenção. Então é assim:

                                                    - aos 60000Km leva o líquido (quantidade variável, mas comum é o custo astronómico);
                                                    - depois disso, aos 120.000Km, para uns troca por um recondicionado (~1200,00), para outros é lavado, para outros nada acontece (leva líquido se precisar).

                                                    E é assim que sentimos a diferença de ser clientes ford.
                                                    60.000Kms.....Livra ! As 308 fazem aos 120.000 verificação de liquido e mudança aos 180.000kms

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
                                                      Bem-vindo ao clube! Eu tenho um focus com fap ou, se quiserem, dpf e desde o princípio que tenho vindo a questionar vários concessionários sobre a manutenção. Então é assim:

                                                      - aos 60000Km leva o líquido (quantidade variável, mas comum é o custo astronómico);
                                                      - depois disso, aos 120.000Km, para uns troca por um recondicionado (~1200,00), para outros é lavado, para outros nada acontece (leva líquido se precisar).

                                                      E é assim que sentimos a diferença de ser clientes ford.
                                                      Até conheço um concessionário Ford que simplesmente parte a cerâmica e siga para bingo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        disseram-me que uma boa maneira de saber se o carro tem FAP ou não é olhar para o escape.

                                                        Por norma os Diesel actuais com escape a direito ... têm FAP os com escape com a pilinha para baixo não têm ...

                                                        confirma-se ou nem por isso ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          nem por isso

                                                          o meu tem o escape para baixo e tem FAP. (Astra H)

                                                          notas se tem FAP se não deitar fumo quando o puxas

                                                          como tive as duas versões, reparei nisso

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A melhor maneira de evitar os altos custos de manutenção das FAP's é de vez em quando ir á estrada e dar uma "esfrega" para limpar a acumulação de particulas no filtro.

                                                            Não há nada pior que o para-arranca e o transito de cidade

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X