Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema estranho no arranque de um Peugeot 206

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema estranho no arranque de um Peugeot 206

    Viva experts

    Tenho um problema estranho no meu 206, não sei se poderá ser da bateria. Aconteceu duas vezes:

    Há uns 6 meses. Depois de ter estado a trocar uma lâmpada o carro não arrancava, os ponteiros mexiam para cima e para baixo, piscava e apitava. A parte "estranha" é que lá pegou de empurrão e depois daí para a frente sempre que ia ao ralenti o motor ia-se abaixo.

    Posso dizer-vos que perceber num cruzamento que ao ralenti o motor vai-se abaixo não é muito divertido... Consegui levá-lo a oficina onde não foi detectado nada.

    Hoje o carro não pegou depois de ter estado uns 20m parado (com o rádio ligado, mas não entrou em modo ECO). Fez reset ao relógio e os 2 ponteiros mexiam-se um pouco para cima e depois encostavam logo a baixo. As vezes o motor de arranque soluçava um pouco e o conta quilómetros piscava.

    Tentei pegar de empurrão mas sem sucesso. Decidi que o melhor era estacionar e tratar do assunto no dia seguinte. Ora, após 10m a empurrar tentámos dar à chave e pegou. Consegui vir para casa sem o motor ir abaixo.

    O que pode provocar isto? A bateria tem 4 ou 5 anos e parece-me estar na hora de a trocar, mas o motor ir-se abaixo ao ralenti é meio preocupante, porque essencialmente estamos à espera que o motor quando o carro pega de empurrão se mantenha a trabalhar enquanto houver gasolina...

    Viatura: Peugeot 206 1.1 gasolina de 2002

    #2
    Os bornes da bateria estão livres de oxidação e bem apertados?

    Comentário


      #3
      Os 206 têm esses sintomas quando a bateria está nas últimas, menos a parte do ralenti. Ponteiros a mexer, estalidos dos relés e avisos malucos no CB. A bateria desse tem que ser trocada, mas o problema de ir abaixo... é pior quando travas?

      Comentário


        #4
        Ui! Isso de ir abaixo ao ralenti acontece também com o meu 206, mas é de nóias e ainda não percebi bem a razão exacta porque o faz, só que o faz quando desacelero, travo e meto o pé na embraiagem para parar. Volta e meia lá vai acusando alguns erros que são periodicamente apagados. Mas já reparei que se colocar sempre s/ch 98 o ralenti se torna mais estável e se aguenta muito mais tempo sem ir abaixo. Quando, mesmo com 98, se lembra de ir abaixo, leva com um depósito de BP Ultimate 98 (não me perguntem porquê... só sei que faz maravilhas ao carro! )

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
          Ui! Isso de ir abaixo ao ralenti acontece também com o meu 206, mas é de nóias e ainda não percebi bem a razão exacta porque o faz, só que o faz quando desacelero, travo e meto o pé na embraiagem para parar. Volta e meia lá vai acusando alguns erros que são periodicamente apagados. Mas já reparei que se colocar sempre s/ch 98 o ralenti se torna mais estável e se aguenta muito mais tempo sem ir abaixo. Quando, mesmo com 98, se lembra de ir abaixo, leva com um depósito de BP Ultimate 98 (não me perguntem porquê... só sei que faz maravilhas ao carro! )
          Dizem que "revigora" o motor do carro....

          Por acaso com o meu bolinhas novo, tem levado sempre BP mas só pq é novo e ao fds com uns descontos consigo meter BP (diesel) a menos 1 cêntimo que no Intermarché.
          O meu 307, andou 4 anos a levar com diesel do Jumbo e ainda hoje anda como andava em novo, pouco pois é o 1.4 Hdi

          Quanto ao tópico em si. O que vou dizer não é num carro a gasolina, mas poderá ajudar. (Atenção que a mecânica para mim é quase como chinês, vou vendo a pressão dos pneus, o óleo, sei mudar umas luzes, e uns fusíveis (a olhar pó mapa) e fico-me por aí.)

          O dito 307 que ainda anda cá por casa (mas anda mesmo muito pouco hoje em dia, pois é o carro da minha cara metade que o deixa parado a semana toda, e só pega ao fds), teve 15 dias em Agosto de 2011 na oficina para descobrirem o porquê de o carro umas vezes pegar, e outras não. Aparentemente era random, e era mesmo. A primeira vez que isso aconteceu, estava eu à espera do meu carro novo, e como tive que ir ter com a cara metade a Lx no fds, levei o 307 (que é dela hoje em dia). Domingo ao fim do dia, dirijo-me ao carro, dou à chave, engreno a marcha a trás, saio do estacionamento, meto a primeira, vou a começar a arrancar e o carro vai a baixo... Ainda pensei, será que o deixei ir a baixo? Não foi isso que aconteceu, mas um gajo mete logo tudo em causa. Bem dei à chave, e o motro de arranque lá tentava ligar o motor mas nada...

          Vem o reboque para ver se "desempanavam" o carro, ou para o trazer para cima. Chega o gajo cheio da pinta, "há isso é da bateria...", e eu epah veja lá que não deve ser pois dou à chave e ele tenta ligar, tem luz, a bateria tem um ano por isso bateria n pode ser. Pronto ele senta-se no carro, dá à chave e o carro pega... Vim logo para cima com ele...
          Entretanto chega o meu carro, e o 307, voltou a ficar parado durante as semanas. Quando a minha cara metade voltou ao uso normal, volta e meia o carro não pegava... Levou bateria nova (ela mandou meter, se bem que eu dizia que bateria era impossível), ficou igual.

          Quando lhe dava estas manias, também não pegava de empurrão.... O que para mim era estranho!

          Bem quando fomos de férias o carro ficou num mecânico da Peugeout que andou, andou, andou. Chegou até a telefonar um dia a dizer que estava arranjado, mas que se desse para o carro ficar mais um dia ou dois para ir vendo se esta mesmo arranjado. Telefona no dia a seguir a dizer que afinal não tava arranjado.

          Conclusão, pelos visto andava lá um tubo (que não te sei dizer qual era não de onde era nem para o que servia, grande ajuda dizes tu hehehehehe) que com o tempo (7 anos) rompeu, e as vezes estava com pressão e o buraco "ficava tapado" e o carro funcionava normalmente. Outras vezes com as paragens durante a semana, perdia a pressão, e depois para pegar e andar era um 31...

          É um texto grande, mas pode ser que ajude alguma coisa.

          Comentário


            #6
            Viva!

            Obrigado pelas respostas!

            Quando chegar a casa vou checkar o estado dos bornes. Chateia-me porque o carro teve na oficina há dias para fazer aquela revisão miníma para a inspecção e não é nada simpático haver problemas quando ele sai da garagem.

            Queria só colocar 2 questões adicionais:

            Vale a pena levá-lo a uma oficina que consiga fazer um diagnóstico à ECU do carro? Isto tem que ser na peugeot, certo ?
            Vale a pena fazer reset à ECU ? Vi pela internet algumas receitas para fazer reset à coisa

            Comentário


              #7
              Fiquei com a sensação que ele se desligava quando as RPM's baixavam de um certo ponto. Tinha que desengatá-lo e dar gás muito rapidamente para o motor não se ir abaixo. Mas estava a andar em cidade e encontrei imensas passadeiras e sinais vermelhos, portanto travava sempre antes...

              Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
              Os 206 têm esses sintomas quando a bateria está nas últimas, menos a parte do ralenti. Ponteiros a mexer, estalidos dos relés e avisos malucos no CB. A bateria desse tem que ser trocada, mas o problema de ir abaixo... é pior quando travas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tggm Ver Post
                Viva!

                Obrigado pelas respostas!

                Quando chegar a casa vou checkar o estado dos bornes. Chateia-me porque o carro teve na oficina há dias para fazer aquela revisão miníma para a inspecção e não é nada simpático haver problemas quando ele sai da garagem.

                Queria só colocar 2 questões adicionais:

                Vale a pena levá-lo a uma oficina que consiga fazer um diagnóstico à ECU do carro? Isto tem que ser na peugeot, certo ?
                Vale a pena fazer reset à ECU ? Vi pela internet algumas receitas para fazer reset à coisa
                Não, não tem mesmo que ir à Peugeot. Pode ir a outra oficina desde que esta tenha meios de ligar à centralina.

                No meu carro, quando ele se está a ir abaixo, um dos truques é mexer o volante. A direcção assistida obriga a rotação a subir.

                Comentário


                  #9
                  De qualquer maneira troca a bateria, ao que parece já é feitio desses carros.
                  Se não resolver o problema de ir abaixo, eu desconfiaria da borboleta do ralenti...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    De qualquer maneira troca a bateria, ao que parece já é feitio desses carros.
                    Se não resolver o problema de ir abaixo, eu desconfiaria da borboleta do ralenti...
                    É uma hipótese. No meu caso, been there, done that. Melhorou um pouco, voltou rapidamente ao mesmo, o que indicia que não seja dali.

                    Quanto à bateria, sem dúvida, o ideal é trocá-la.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                      É uma hipótese. No meu caso, been there, done that. Melhorou um pouco, voltou rapidamente ao mesmo, o que indicia que não seja dali.

                      Quanto à bateria, sem dúvida, o ideal é trocá-la.
                      Sensor de temperatura, sensor de rotação (captor de ponto morto superior), sensor de vácuo?
                      Tudo isto influencia no ralenti.

                      Comentário


                        #12
                        É relacionado com os travões e com o vácuo que eles vão buscar ao motor para ajudar ao esforço necessário. Com o motor perto do ralenti, essa força que o travão "rouba" ao motor fá-lo ir abaixo porque o tal tubo está lixado. Pelo menos já me aconteceu o mesmo noutro carro e era disso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Sensor de temperatura, sensor de rotação (captor de ponto morto superior), sensor de vácuo?
                          Tudo isto influencia no ralenti.
                          Agora com essa entalaste-me Não sei...

                          A verdade é que de há uns 2 meses para cá, só se desligou umas 2 vezes. Por isso acabo por não me preocupar muito... já vi que o 206 é propício a questiúnculas eléctricas. A última moda foi ficar sem velocímetro de forma intermitente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                            É relacionado com os travões e com o vácuo que eles vão buscar ao motor para ajudar ao esforço necessário. Com o motor perto do ralenti, essa força que o travão "rouba" ao motor fá-lo ir abaixo porque o tal tubo está lixado. Pelo menos já me aconteceu o mesmo noutro carro e era disso.
                            E quando se vai abaixo sem que estejas a travar?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Sensor de temperatura, sensor de rotação (captor de ponto morto superior), sensor de vácuo?
                              Tudo isto influencia no ralenti.
                              Acrescento que poderá ser também fugas de vácuo na admissão, sensor de ralenti ou de velocidade de ralenti, sensor da posição da borboleta ou até mesmo o corpo da borboleta sujo.

                              Quanto ao restante problema, o mal deverá estar mesmo na bateria.


                              Sent from my Racer using Tapatalk
                              Editado pela última vez por AndreEmidio; 28 February 2012, 15:05.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                E quando se vai abaixo sem que estejas a travar?
                                Com essa entalaste-me tu ;)

                                Mas se realmente for abaixo sem travar, pode ser a centralina que não mantém o valor certo do ralenti. Acontecia muito nos antigos Puntos, mas nenhuma marca é imune a isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                  Com essa entalaste-me tu ;)

                                  Mas se realmente for abaixo sem travar, pode ser a centralina que não mantém o valor certo do ralenti. Acontecia muito nos antigos Puntos, mas nenhuma marca é imune a isso.
                                  O carro já esteve uns tempos no mecânico e o rapaz já matou a cabeça com este problema. Quando sai de lá parece ficar impec, mas passado algum tempo volta sempre ao mesmo (com maior ou menor frequência). Colocando de vez em quando BP Ultimate a coisa tem corrido muito bem e por isso já nem mato muito a cabeça. De resto leva com 98 do Jumbo. Se puser 95 (normal ou aditivada) é que já sei que dá caca.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                    O carro já esteve uns tempos no mecânico e o rapaz já matou a cabeça com este problema. Quando sai de lá parece ficar impec, mas passado algum tempo volta sempre ao mesmo (com maior ou menor frequência). Colocando de vez em quando BP Ultimate a coisa tem corrido muito bem e por isso já nem mato muito a cabeça. De resto leva com 98 do Jumbo. Se puser 95 (normal ou aditivada) é que já sei que dá caca.
                                    E o trabalhar do motor tem alguma coisa diferente, em termos de barulho e isso? Porque a ser afectado assim pela octanagem pode ter a ver com avanço da ignição (que também julgo ser controlado pela centralina) ou compressão nos cilindros, ainda que ache isto menos provável.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                      E o trabalhar do motor tem alguma coisa diferente, em termos de barulho e isso? Porque a ser afectado assim pela octanagem pode ter a ver com avanço da ignição (que também julgo ser controlado pela centralina) ou compressão nos cilindros, ainda que ache isto menos provável.
                                      Com 98 parece mais certinho que com 95.

                                      Um erro recorrente que a centralina regista nestas alturas é no sensor de detonação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Com 98 parece mais certinho que com 95.

                                        Um erro recorrente que a centralina regista nestas alturas é no sensor de detonação.
                                        Pois, está ligado àa octanas e, digo eu, ao avanço. Possivelmente parâmetros controlados pela centralina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Agora com essa entalaste-me Não sei...

                                          A verdade é que de há uns 2 meses para cá, só se desligou umas 2 vezes. Por isso acabo por não me preocupar muito... já vi que o 206 é propício a questiúnculas eléctricas. A última moda foi ficar sem velocímetro de forma intermitente.

                                          uiiiiii..... eléctricas e electrónicas e outras não detectaveis!!!

                                          Que aventura que foram 5 anos com um 206! (mas até tenho saudades!)

                                          Mas por incrivel que pareça esta de se ir abaixo nunca foi um problema. Só aconteceu parar por duas vezes: a primeira tinha 15 dias e morreu pura e simplesmente, a segunda foi bateria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                            Pois, está ligado àa octanas e, digo eu, ao avanço. Possivelmente parâmetros controlados pela centralina.
                                            Bom... eu tenho resolvido o assunto depenando a carteira com gasolina mais cara. Haverá outra solução que não me leve à falência?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                              uiiiiii..... eléctricas e electrónicas e outras não detectaveis!!!

                                              Que aventura que foram 5 anos com um 206! (mas até tenho saudades!)

                                              Mas por incrivel que pareça esta de se ir abaixo nunca foi um problema. Só aconteceu parar por duas vezes: a primeira tinha 15 dias e morreu pura e simplesmente, a segunda foi bateria.
                                              Olha, tu não venhas destabilizar :p
                                              Tiveste azar, ru tive um 206 durante 7 anos e zero problemas, tirando um filtro entupido (não foi culpa do carro).

                                              A bateria é que durava pouco por causa do FAP e das regenerações encalhadas e a treta da ventoínha que disparava quando se desligava o motor...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                Bom... eu tenho resolvido o assunto depenando a carteira com gasolina mais cara. Haverá outra solução que não me leve à falência?
                                                Não sei se dá para corrigir com software (um update na Peugeot), ou se tem que levar nova. Isto, claro, se for mesmo da centralina. Mas nova é coisa para deixar lá as calças :p e sabe deus que mais

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                  Não sei se dá para corrigir com software (um update na Peugeot), ou se tem que levar nova. Isto, claro, se for mesmo da centralina. Mas nova é coisa para deixar lá as calças :p e sabe deus que mais
                                                  Ahahah é melhor não fazer isso que o mecânico é amigo do Mr X

                                                  Bom... a fazer isso metia a do RC! Eheheh

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                    Ahahah é melhor não fazer isso que o mecânico é amigo do Mr X

                                                    Bom... a fazer isso metia a do RC! Eheheh
                                                    Pois, sendo assim é melhor não te meteres em despesas :p

                                                    A centealina do RC precisa do motor do RC para fazer o que tu queres ;) mas vê se na Peugeot não te fazem um acerto do software. Vale a pena tentar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                      Pois, sendo assim é melhor não te meteres em despesas :p

                                                      A centealina do RC precisa do motor do RC para fazer o que tu queres ;) mas vê se na Peugeot não te fazem um acerto do software. Vale a pena tentar.
                                                      Eu sei! Infelizmente não há guita para isso mas felizmente é possível brincar de outra forma. Tenho que mexer uns cordelinhos na Peugeot pa ver se não me sai caro o "servicinho".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                        Eu sei! Infelizmente não há guita para isso mas felizmente é possível brincar de outra forma. Tenho que mexer uns cordelinhos na Peugeot pa ver se não me sai caro o "servicinho".
                                                        O carro nem precisa de grande motor para ser divertido. Eu diverti-me bué durante 7 anos com os 110 cavalitos do meu ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                          O carro nem precisa de grande motor para ser divertido. Eu diverti-me bué durante 7 anos com os 110 cavalitos do meu ;)
                                                          Os 136 burros do meu chegam perfeitamente (embora admita que às vezes sejam curtos! ). Mas nem me referia apenas a motor. Há ali margem para alguns ajustes... haja vontade (e mais uma vez... dinheiro!).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Os 136 burros do meu chegam perfeitamente (embora admita que às vezes sejam curtos! ). Mas nem me referia apenas a motor. Há ali margem para alguns ajustes... haja vontade (e mais uma vez... dinheiro!).
                                                            Esse 2.0 tem muito potencial, tem. Eu só lhe mexia na admissão e, havendo t€mpo, mudava-lhe as cames ou mandava-as para o UK para "reperfilar". Mas também pensava em resolver esse problema de má vontade :p

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X