Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Óleo de fritar batatas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Óleo de fritar batatas...

    Já á muito tempo que não visitava o forum tuning online, e eis que me deparo com um tópico sobre o "bio-diesel caseiro" e com muita gente a experimentar!!

    Daqui, já alguém experimentou?

    O tópico está em:
    Tuning.online.pt Forum Index » Tuning Motor Diesel » Oleo vegetal como combustível


    #2
    Eu vi a peça num dos telejornais há uns 3 dias atrás.

    Naturalmente que é uma opção rentável para quem a faz, até porque os restaurantes (maior fonte) não vão deixar de cozinhar com a crise petrolífera e consequente aumento do preço do combustível.

    Enquanto ligado à área do Ambiente, colocam-se-me outras questões, que tento reflectir: - Em termos poluentes, e após o óleo ter servido para o funcionamento do motor (falando bem e depressa), que tipo de emissão gasosa, leia-se gás, vou obter no final do tubo de escape? Que deterioração ou mutação sofreu o óleo, inicialmente vegetal, e em que se transformou? Foi isso que não foi ainda explicado.

    É isso que interessa reter, porque assim não sendo, está-se a trocar apenas de um problema...ganhando outro.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      isso já se fala aos anos...

      Comentário


        #4
        Depois saem batatas fritas pelo escape...hehehe

        Comentário


          #5
          Conheço, quem, cá por Guimaraes, meta (por exemplo) 30 litros de Gasóleo + 20 Litros do óleo vegetal mais rafeiros que possa haver no LIDL...e anda aí...

          Comentário


            #6
            tenho um familiar meu q faz isso ha anos.e ainda junta um bocado de petroleo e 2 boas d naftalina pa dar mais octanas ao gasoleo....diz ele...mas q funciona funciona...e nunca avariou... [8)]

            mas é um cheiro a batatas fritas quando se vai atras dele...:D

            Comentário


              #7
              Qualquer dia fazemos dos nossos carros autênticas frigideiras!

              Comentário


                #8
                Repost.

                http://forum.autohoje.com/topic.asp?...erms=biodiesel

                ;)

                Comentário


                  #9
                  citação:--------------------------------------------------------------------------------

                  Faça voçê mesmo:
                  Ingredientes:

                  Óleo vegetal - usado ou novo, se quiseres

                  Soda caustica - encontras à venda no AKI, é barato.

                  Metanol - à venda no AKI, também, cerca de €1,40 litro.



                  Proporções da mistura:

                  1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol

                  (Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)



                  Método:

                  Aqueces o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, á venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)

                  Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.

                  Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).

                  Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.

                  No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIODIESEL.

                  Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.

                  USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X