Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A minha ferramenta...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A minha ferramenta...

    Não resisti. Consegui meter a mão ao conjunto abaixo (mais 4 alicates que não estão nas fotos, 1 para velas e cabos e 3 para molas de travões...) por 100€... Tendo em conta que o conjunto de roquete custa mais de 150€ novo, e que os preços de ferramenta de precisão é proíbitivo, não acho que fiz o negócio duma vida devido aos valores envolvidos, mas tenho aqui uma possibilidade de lucrar e bem. De qualquer maneira, espero que isto me de é €€€ a ganhar e pelo uso que lhe irei dar...
    Aqui vai:


    Caixa Roquete pequena:


    Micrometro e refractometro:


    Comparador:


    Com tempo vou postando aqui mais umas coisas... Há ferramenta bem engraçada e eu adoro estas coisas. Decididamente, não posso estar fechado num escritório. Onde estou tem que haver cheiro de escape/ferodo/óleo/valvulina tudo misturado. Heaven!

    #2
    Por momentos pensei que eras um voyer a abrir a gabardine

    A tua "ferramenta" tem bom aspecto, tem ar de ter algum uso.

    Comentário


      #3
      É tudo material de qualidade, mas o comparador e o refactrometro não sei para que servem.

      Se quiseres explicar para que serve estás à vontade.

      Olha que pensando bem este tópico até pode ser interessante para o pessoal mostrar as ferramentas/ equipamento que usa para as reparações nas maxines.
      Eu que sou um adepto do "DIY" (faça você mesmo) acho que terei alguma coisa a aprender com este tópico.

      Já agora deixo aqui uma opinião que já há muito tempo me anda na cabeça que é a ideia de criar um tópico do DIY no que respeita a trabalhos de manutenção, reparação, etc... visto que o fórum é gigante aposto que haverá users suficientes para alimentar um tópico destes.

      Comentário


        #4
        Beta é Beta ! ...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
          É tudo material de qualidade, mas o comparador e o refactrometro não sei para que servem.

          Se quiseres explicar para que serve estás à vontade.

          Olha que pensando bem este tópico até pode ser interessante para o pessoal mostrar as ferramentas/ equipamento que usa para as reparações nas maxines.
          Eu que sou um adepto do "DIY" (faça você mesmo) acho que terei alguma coisa a aprender com este tópico.

          Já agora deixo aqui uma opinião que já há muito tempo me anda na cabeça que é a ideia de criar um tópico do DIY no que respeita a trabalhos de manutenção, reparação, etc... visto que o fórum é gigante aposto que haverá users suficientes para alimentar um tópico destes.
          O tópico foi criado com essa intenção. Relativamente às questões:
          O comparador não está completo. Falta a armação. Serve para medir empenos, p.ex, na cabeça do motor, discos de travão, volante de motor, entre outras.
          O refractometro serve para verificar o estado (a que temperatura congela) o liquido de refrigeração e para verificar a acidez do liquido da bateria, a fim de aferir se esta ainda esta capaz de receber carga...

          Comentário


            #6
            Já são ferramentas que não uso, mas é sempre bom saber.

            Comentário


              #7
              Tens aí boa ferramenta.

              Em minha casa o meu pai tem um arsenal de ferramenta mas é mais Facon e Stahlwille embora tenha por lá outras marcas que não me vêm agora à memória.

              Acho que é uma lacuna enorme neste fórum não existir uma secção DYI. Os tópicos tinham era que começar todos com <Marca-Modelo-Motorização-Ano-Tipo de intervenção> de forma a facilitar a pesquisa. A secção Boxes acabaria por ser mais um consultório.

              Comentário


                #8
                Ja agora, para quem anda à procura de ferramentas de qualidade:

                Facom Tools 1/2 Drive Socket Set With Ratchet + Extensions Tool Set 10mm TO 32mm | eBay

                Comentário


                  #9
                  Eu com a Facom tenho tido más experiências. Desde ferramentas que partem, outras que empenam, os roquetes que deixam de funcionar... Tá bem que levam muita porrada até se queixarem, mas a Beta aguenta ainda mais (não estou a dizer que a Facom não presta, os outros é que fazem melhor, IMHO)
                  Mas lá está, se me oferecessem o mesmo conjunto pelo mesmo preço, da Facom, comprava igual... É também bom, mas não tanto.
                  Tenho é algumas coisas da Teng Tools. Bom compromisso preço/qualidade, mas se fores para a série profissional fica ela por ela com a Facom...

                  Esta tarde vou mudar o óleo e filtro ao w202. Vou fazer um post aqui. Depois logo vejo se vale a pena criar um tópico ou não. Tenho ainda um Corolla que tem IPO daqui a mês e meio. Esse não está a precisar da revisão, mas vou fazer-lhe uma vistoria "visual" e meter aqui umas fotos sobre o que se consegue ver sem ter que levantar o carro ou deitar-se por baixo do mesmo...

                  Comentário


                    #10
                    Encontrei uma marca recentemente: Hazet
                    É o que as equipas da porsche usam, e tinha achado estranho não encontram uma marca de Ferramentas alemã!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                      Encontrei uma marca recentemente: Hazet
                      É o que as equipas da porsche usam, e tinha achado estranho não encontram uma marca de Ferramentas alemã!
                      do melhor que vi ate hoje ,tenho uma caixa hazet e uma facom, mas prefiro hazet

                      Comentário


                        #12
                        Eu então devo ser muito mauzinho,porque adoro ver alguém de volta do meu carro a gemer,a suar e a *****-se todo de óleo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                          Eu então devo ser muito mauzinho,porque adoro ver alguém de volta do meu carro a gemer,a suar e a *****-se todo de óleo.
                          por existirem tipos como tu , e que tenho essas terramentas , sou mecanico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            Eu então devo ser muito mauzinho,porque adoro ver alguém de volta do meu carro a gemer,a suar e a *****-se todo de óleo.
                            tou com o vitorbarbosa nesta. Ainda bem que há cada vez menos gente a "atrever-se" a mexer no que quer que seja. E a não querer sujar as mãos . É fie cobrar 15€ para trocar uma lâmpada só porque, e passo a citar: "tenho que meter o braço na cava da roda e vou sujar-me". Fixe, melhor para mim!

                            Comentário


                              #15
                              O que eu disse é verdade,mas também é verdade que em novo gostaria de seguir mecânica,e não segui,e hoje as minhas articulações e vista não me premitem trabalhar com as mãos o que eu desejaria,mas mudar uma lâmpada no carro ainda mudo.

                              Comentário


                                #16
                                A &quot;rebisaom&quot; dos 190.000 Kms.

                                Como prometido, aqui fica:
                                10l de óleo sintético 10w40 Total;
                                Filtro de óleo;
                                Fitro de ar/habitáculo e de gasóleo foram trocados na revisão anterior. Depois de verificar os mesmo, decidi que não haveria necessidade dos trocar (data de fabrico do filtro de gasóleo é 04/2011, sendo que foi trocado aos 177.000 em 09/2011. Não há necessidade de o trocar, fica mais 10.000Kms que está bem assim. Com um bocado de sorte vai acabar por ser trocado quando trocar os tubos de retorno (que estão a perder um pouco de gasóleo)...

                                O nível antes da troca:

                                Carro acabado de parar, motor desligado há cerca de 30s, tempo suficiente para ver o nível, dado a temperatura do motor.
                                Devo explicar que fiz mais 3.000km do que é suposto, para bater certo com os 190mil kms.

                                Tirando a tampa do óleo e a ver as correntes e polias das árvores de cames (2, 16v, coisa rara em diesel na altura em que saiu para o mercado):


                                O(s) tubo(s) de retorno com fuga:

                                Já sabia que estavam assim. Já tenho o tubo e tal, mas esqueci-me dele no outro carro, que ficou à porta de casa.

                                Vamos lá desapertar o filtro:






                                Como não tenho nenhuma 32 (só uso de quando a quando, ainda não se justificou a compra duma chave com este tamanho), nem nenhum daqueles conjuntos de chaves de filtros, saiu com a bela chave de cinta. Pensei que fosse br*ch€, mas o mecânico anterior foi simpático e deixou o filtro apertado como deve ser. Uma vez descolado, saiu à mão.
                                Como vêm, tive que tirar o tubo de ar da admissão, que está neste lindo estado:



                                Vivam as EGR. Estão a imaginar a nhaca que vai dentro da admissão de um turbinado? É que um turbo, quer queiram quer não, deixa sempre passar óleo. Este misturado com o carvão dos gases escape, cria uma massa pegajosa que chega a roubar metade do volume do colector de admissão. Quando trocar os tubos, vou desmontar o colector e dar-lhe uma boa limpeza. Parecendo que não, aquele tubo deve estar com quase menos 5mm de diametro. Acreditem, uma boa limpeza ao sistema de admissão de ar a cada 100kKm não faz mal nenhum, pelo contrário.

                                Depois de tirar 4 parafusos de 8mm, cheguei ao cárter, que está com este aspecto:

                                Eh páh, não pinga para o chão, mas sou comichoso com estas coisas. O meu pai tem um carro com mais 100kKm que este e não tem uma fuga visivel (tem uma invisivel que, dado a localização e M.O. envolvida, por enquanto, não vale a pena lá ir mexer: retentor da cambota, lado da cxa de velovidades.)
                                Outra, o bujão estava apertado até mais não. Pah, o mecânico fez bem no filtro, mal no bujão. Ainda por cima o cárter é em aluminio..


                                Como um gajo prevenido vale por dois, já tava a contar com isto (é daquelas coisas que um gajo, depois de uns anos a mexer, já sabe que é assim):

                                Da próxima, se não o conseguir tirar, own fault!

                                Comentário


                                  #17
                                  Continuando, o escolhido:

                                  Comprei 10l, quase 60€, ainda fiquei com 3.5l. Dá para os reatestos e, para a próxima, só compro 5l. O barulho do carro ficou logo outro. A suavidade do motor também.

                                  5l foram duma vez, logo à bruta, verificando o nível novamente:

                                  Ainda falta para ficar a nível, mas já trabalha. Assim fiz, trabalhou um minutinho, assentou mais um minuto e levou com mais um litro...
                                  Quando cheguei a casa:

                                  Levou mais 0.5l e ficou no ponto.
                                  Já agora, a cor desse óleo, que fez pouco mais de 10kms, é uma das coisas que me irritam em carros a gasóleo. De aspecto já parece queimado. Bah, tractores...

                                  Material:
                                  Chaves de caixa: 13mm; 8mm, 32mm;
                                  Roquete pequeno e médio;
                                  Chaves de fendas (para retirar os vedantes do filtro velho);
                                  Chave phillips, para remover as abraçadeiras do tubo de admissão;
                                  Macaco de rodas de 2t;
                                  1 perguiça;
                                  1 recepiente para o óleo velho (eu tenho um bidão de 200l que mando vazar quando está a cerca de 80% da capacidade. Tenho um amigo que trabalha no sitio certo, portanto 0 problemas ambientais;
                                  luvas de latex (eu meto sempre o primeiro par, depois esqueço-me e, quando dou por mim, tenho as mãos todas c@g@d@s...
                                  óleo qb e, é claro, o filtro. Comprei Framm.

                                  A próxima serão os tubos de retorno, talvez ainda esta semana... Depois posto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom trabalho e bem documentado.

                                    Uma dica: esse óleo não é sintético mas sim semi sintético, e na texoleo custa 44€ 10l, podes poupar uns trocos na próxima.

                                    Também acho boa ideia usar as 2 preguiças de maneira a nivelar mais o carro na hora de trocar o óleo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                      Bom trabalho e bem documentado.

                                      Uma dica: esse óleo não é sintético mas sim semi sintético, e na texoleo custa 44€ 10l, podes poupar uns trocos na próxima.

                                      Também acho boa ideia usar as 2 preguiças de maneira a nivelar mais o carro na hora de trocar o óleo.
                                      Na embalagem: 100% synthetic,(minto diz base sintética) . Onde comprei, ao lado estava o "semi", também 10w40 -- confirmei agora com o gajo onde comprei o óleo que é mesmo semi. Existem é, pelo que ele me disse, embalagens diferentes do Classic. Umas dizem semi-sintético, outras dizem base sintética (o que pode induzir em erro e eu, aqui estou, a dar o braço a torcer. De qq forma a norma era o que interessava)
                                      A preguiça foi só por segurança. Levanto o carro, preguiça primeiro, depois eu. Faço o que tenho a fazer e baixo novamente o carro enquanto o óleo escorre, portanto está nivelado.
                                      Editado pela última vez por Fadjadjas; 03 January 2013, 22:28. Razão: incorreção corrigida / Edit: têm razão

                                      Comentário


                                        #20
                                        O total classic 10w40 é semi-sintético:

                                        http://www.total.pt/pt/content/NT00021736.pdf

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bom trabalho

                                          Como já disseram por aqui, na Texoleo arranjavas isso mais em conta.

                                          Admins. Para quando uma secção DIY?????

                                          Se for tudo colocado aqui é uma salganhado brutal pois pode ficar com um tamanho gigantesco em pouco tempo e com tudo misturado, desde tipo de intervenções, viaturas, etc...

                                          Por outro lado, como se fala de ferramenta que procurar apenas pelos tópicos isto passa completamente ao lado.

                                          Basicamente era uma secção DIY com 2 stickys: 1 era o Index por marca, modelo, ano e intervenção e um segundo era só sobre ferramenta para o pessoal colocar dúvidas sobre ferramenta e colocar a sua "caixa de sobrevivência"
                                          Editado pela última vez por chicolaranja; 04 January 2013, 12:44.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Belo trabalho esse!
                                            Já agora como limpar essa caca da admissão? Começar por raspar e depois algum detergente (da louça servirá!?)?

                                            Há pouco tempo comprei uma caixa de ferramentas (roquetes, chave bocas, lunetas, fendas, várias pontas, etc) no Aldi. Vão servir para os mini-serviços cá de casa nos carros e mota. Não serão state of the art mas espero que não se partam à primeira.

                                            Aproveito para perguntar quando uma pessoa não tem uma daquelas chaves específicas para os filtros de óleo se esta "cinta" serve:



                                            É que vi isto à venda nos supermercados e fiquei na dúvida se é eficaz. Estive com aquilo nas mãos e pensei que se for preciso fazer força e não se pegar com jeito ainda é capaz de "cortar"!
                                            Editado pela última vez por Macavenco; 04 January 2013, 13:04.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                              Belo trabalho esse!
                                              Já agora como limpar essa caca da admissão? Começar por raspar e depois algum detergente (da louça servirá!?)?

                                              Há pouco tempo comprei uma caixa de ferramentas (roquetes, chave bocas, lunetas, fendas, várias pontas, etc) no Aldi. Vão servir para os mini-serviços cá de casa nos carros e mota. Não serão state of the art mas espero que não se partam à primeira.

                                              Aproveito para perguntar quando uma pessoa não tem uma daquelas chaves específicas para os filtros de óleo se esta "cinta" serve:



                                              É que vi isto à venda nos supermercados e fiquei na dúvida se é eficaz. Estive com aquilo nas mãos e pensei que se for preciso fazer força e não se pegar com jeito ainda é capaz de "cortar"!
                                              Foi precisamente uma dessas que usei (vê-se algures nas fotos). O problema com essa chave são os filtros de dificil acesso (clio dci, toyota 2.d, corsa td, só para dar exemplos) Os filtros de cartucho, por norma, são mais fáceis de tirar, pois permitem o uso de chaves de caixa, se bem que às vezes com dimensões exageradas, não usadas em mais lado nenhum no carro (o meu w202, por ex, é uma 32mm... phod@-se, isso já é medida para pesados, à excepção talvez dos cubos das rodas, e mesmo aí costuma andar pelos 27mm/30mm )

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu para tirar filtros de cartucho tenho um kit da expert ,marca do grupo facom mas mais barata ,aquilo tem copos para todas as medidas , aquilo tem 30 peças

                                                ps custou 110€ numa loja fisica , estava em promoçao.
                                                Editado pela última vez por vitorbarbosa; 04 January 2013, 15:17.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
                                                  eu para tirar filtros de cartucho tenho um kit da expert ,marca do grupo facom mas mais barata ,aquilo tem copos para todas as medidas , aquilo tem 30 peças

                                                  ps custou 110€ numa loja fisica , estava em promoçao.
                                                  Tenho que andar atento a isso. No outro dia apareceu aqui na feira mensal, mas tava liso .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Excelente relatório devidamente fotografado. Continua.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se fosses de lisboa essa farramenta ia me dar jeito
                                                      Pois tenho mais um "fret" para fazer,radiador de sofagem do punto da minha mãe para mudar

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aproveitando o tópico deixo aqui umas fotos do meu espaço para as bricolas e da ferramenta/ máquinas que tenho por cá:

                                                        No que toca a ferramentas isto anda sempre em actualizações, quando me faz falta alguma coisa que não tenha, prefiro comprar logo que andar a pedir emprestado.

                                                        As minhas rampas e preguiças homemade:



                                                        Aparelho de soldar, rebarbadora, máquina de furar pedra e máquina de furar ferro, aspirador, conjunto de roquete:



                                                        Quadro de ferramentas manuais:



                                                        Uma vista do cantinho da garagem:






                                                        Tenho também um compressor de ar, que uso para pintar, ver pressão dos pneus, etc... uma seringa para trocar valvolina nas caixas de velocidades, eixos do jipe, etc... e uma série de material que agora não me lembro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                                          Aproveitando o tópico deixo aqui umas fotos do meu espaço para as bricolas e da ferramenta/ máquinas que tenho por cá:

                                                          No que toca a ferramentas isto anda sempre em actualizações, quando me faz falta alguma coisa que não tenha, prefiro comprar logo que andar a pedir emprestado.

                                                          As minhas rampas e preguiças homemade:



                                                          Aparelho de soldar, rebarbadora, máquina de furar pedra e máquina de furar ferro, aspirador, conjunto de roquete:



                                                          Quadro de ferramentas manuais:



                                                          Uma vista do cantinho da garagem:






                                                          Tenho também um compressor de ar, que uso para pintar, ver pressão dos pneus, etc... uma seringa para trocar valvolina nas caixas de velocidades, eixos do jipe, etc... e uma série de material que agora não me lembro.
                                                          Espectaculo. Ferramenta até tenho, precisava era de um espaço como o teu. É um dos meus sonhos. Como se quer uma "oficina" limpa e arrumada no final do serviço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A caixa de ferramentas que adquiri foi esta:



                                                            Só tinha algumas chaves avulsas, esta caixa completa bastante o meu pequeno "arsenal" para fazer as coisinhas mais básicas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X