Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Campeonato Nacional de Todo Terreno - Edição 2016

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Campeonato Nacional de Todo Terreno - Edição 2016

    Calendário (provisório) do CNTT 2016:
    Data Prova
    18 / 19 Março Baja Rota do Douro
    29 / 30 Abril Baja Reguengos
    28 / 29 Maio Baja Algarve
    17 / 18 Junho
    Baja Oleir / Pro. / Maç
    09 / 10 Setembro
    Baja Idanha
    27 / 29 Outubro Baja Portalegre
    Editado pela última vez por Pneucareca; 02 January 2016, 14:29.

    #2
    Artigo interessante do Rui Sousa.


    Em Portugal o período entre 2000 e 2005 é geralmente apontado como a época áurea do TT nacional, com muitos carros, muitos pilotos de grande valia e também um forte investimento de marcas com presença a nível oficial. Depois disso a modalidade sofreu um quebra e hoje, paulatinamente, tem vindo a revigorar-se, ainda assim, não o suficiente, na opinião de Rui Sousa.
    Para Rui Sousa: “Faz falta uma marca ou alguém que desenvolva um troféu, uma iniciação, para trazer novos valores, algo semelhante ao Challenge DS3 R1 nos ralis. Porque hoje em dia são sempre as mesmas caras nas provas. A modalidade devia reinventar-se.”
    Neste capítulo Portugal devia pôr os olhos no passado: “Já tivemos o Troféu UMM, Nissan Terrano II, mesmo o Tomaz Mello Breyner. Nos anos áureos do TT o Troféu Nissan Terrano II chegou a ter 18 carros, igual a listas de algumas provas de hoje. Faz falta uma iniciação e o T8 não é a fórmula certa porque há carros de T8 que são bons T1. Não é por aí que se consegue aferir os dotes de pilotagem, enquanto se tivermos todos carros iguais, já é diferente.”
    Por outro lado, “a nível dos traçados há situações inconcebíveis com organizações a fazerem muitas vezes um prólogo no mesmo sitio. Há que inovar, fazer-se chegar as corridas às populações. Este ano a Baja Portalegre 500 teve o parque fechado em Ponte de Sor e funcionou, acho que é esse o caminho. Este ano fizemos algumas corridas em Espanha. Lá é feita uma partida simbólica dentro da localidade na noite anterior à corrida. Em Lorca, por exemplo, houve um aparato de gente à noite espetacular. Uma pessoa passa pela cidade, as pessoas veem os carros, o que dá visibilidade aos patrocinadores, e isso cria apetência para que queiram ir ver a corrida no dia seguinte.”
    Por outro lado, ”a FPAK devia tentar cativar mais os meios de comunicação social, criar novas categorias e não ter inscrições tão caras. A panóplia de equipamento que hoje é necessária é um disparate, só para participarmos temos logo uma fatura de cerca de 5 mil euros. Não se devia profissionalizar tanto as coisas.”
    http://www.autosport.pt/todooterreno...ara-rui-sousa/
    Um trofeo Cross Panda a volta dos 20 mil euros seria uma ideia bem interessante!

    Comentário


      #3
      O Trofeu TerranoII foi o que mais dinamizou esta vertente do TT. Infelizmente uma vez mais o exagerados impostos aplicados aos jipes fizeram com que fosse impossível manter uma aposta séria na modalidade pois o retorno é quase zero.

      Comentário


        #4
        Pois, os únicos que se safaram foram as pick-ups, mas penso que não demorará muito a levarem mais impostos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
          Pois, os únicos que se safaram foram as pick-ups, mas penso que não demorará muito a levarem mais impostos.
          As de 5 lugares novas são quase também inatingíveis.
          Seja como for continua a existir muito aficion por esta modalidade e a mesma na vertente tanto desportiva como mais amadora revela-se bem mais dinâmica que na velocidade por exemplo onde chega a ser ridículo ver meia dúzia de carros a correr em pista, tirando lá está o Trofeu Kia Super Seven. Mas acho que nem tudo é da crise. Com o institucionalizar de muitos eventos perde-se aquela "carolice" que chamava muita gente que ia só para participar...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            O Trofeu TerranoII foi o que mais dinamizou esta vertente do TT. Infelizmente uma vez mais o exagerados impostos aplicados aos jipes fizeram com que fosse impossível manter uma aposta séria na modalidade pois o retorno é quase zero.
            "(...)Este ano a Baja Portalegre 500 teve o parque fechado em Ponte de Sor e funcionou, acho que é esse o caminho. Este ano fizemos algumas corridas em Espanha. Lá é feita uma partida simbólica dentro da localidade na noite anterior à corrida. Em Lorca, por exemplo, houve um aparato de gente à noite espetacular. Uma pessoa passa pela cidade, as pessoas veem os carros, o que dá visibilidade aos patrocinadores, e isso cria apetência para que queiram ir ver a corrida no dia seguinte.”

            Por outro lado, ”a FPAK devia tentar cativar mais os meios de comunicação social, criar novas categorias e não ter inscrições tão caras(...)"

            Devia haver um projecto piloto (no mínimo), de competição de TT em que as provas fossem disputadas tanto em Espanha como aqui, fazer escala de negócio do desporto motorizado, maximizar provas de TT na raia alentejana, captar patrocínios e público externo.

            Haver oportunidade de maior exposição mediática com a imprensa motorizada espanhola.

            Comentário


              #7
              O desporto motorizado em Portugal não tem cobertura nenhuma.
              Se analisarem bem encontram referencias, por exemplo, ao campeonato do mundo de ralis em horário nobre no mesmo dia em que há uma prova do campeonato nacional de ralis, que não tem qualquer referencia.
              A Baja de Portalegre tem cobertura porque mete ACP e outras instancias. Que outra prova do campeonato teve referencia nas noticias? Nenhuma. Aparece uma reportagem umas semanas depois no Desporto 2. E na maioria são pilotos portugueses e equipas portuguesas.

              Por mim não passava um minuto de Dakar na nossa televisão, depois da vergonha que foi a saída do sítio onde ele devia estar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nmpiscas Ver Post
                O desporto motorizado em Portugal não tem cobertura nenhuma.
                Se analisarem bem encontram referencias, por exemplo, ao campeonato do mundo de ralis em horário nobre no mesmo dia em que há uma prova do campeonato nacional de ralis, que não tem qualquer referencia.
                A Baja de Portalegre tem cobertura porque mete ACP e outras instancias. Que outra prova do campeonato teve referencia nas noticias? Nenhuma. Aparece uma reportagem umas semanas depois no Desporto 2. E na maioria são pilotos portugueses e equipas portuguesas.

                Por mim não passava um minuto de Dakar na nossa televisão, depois da vergonha que foi a saída do sítio onde ele devia estar.
                Concordo, é que nenhuma, só quando acontece algum acidente com feridos graves ou mortes.
                Mas quero ver se consigo mudar isso até ao final deste ano, usando varias medidas.
                Mesmo quando dão essas noticias de Rallys do calendário mundial, são noticias com uma duração média de meio minuto...
                Agora não concordo contigo em dois pontos, o primeiro é em relação ao Desporto 2, porque o Desporto 2 é tambem um programas com outros assuntos a abordar, com tambem pouca relevancia em Portugal, como modalidades secundárias, o Desporto escolar e as modalidades para pessoas de mobilidade reduzida, e só passado algum tempo é que conseguem enquadrar no tempo disponivel.
                O segundo é que prefiro ver o DAKAR (que deveria ter outro nome, e se o teu comentário for nesse sentido concordo) vivo do que cancelado devido aos perigo que se assiste nos paises do norte de Africa e à possibilidade de atentados.

                Comentário


                  #9
                  Com a mudança do campeonissimo Helder Barbosa, o campeonato tornae-se-à muito mais competitivo!
                  E aparecem tambem novos nomes.
                  Tiago Reis, troca o CNM pelo CNTT, e vai utilizar uma Navara Proto.

                  http://www.autosport.pt/todooterreno...ia-se-no-cntt/


                  Campeão Nacional de Montanha na categoria 3 em 2015, Tiago Reis vai estrear-se no Campeonato Nacional de Todo-o-terreno em 2016. O piloto nortenho testou hoje a Nissan Navara de Paulo Rui Ferreira, carro com que irá realizar a temporada do nacional de TT. O português irá integrar a MRacing, equipa que deu assistência a nomes como Hélder Oliveira e Alejandro Martins na temporada passada.

                  Comentário


                    #10
                    Alexandre Franco confirma presença no CNTT de 2016


                    A dupla Alexandre e Rui Franco vai alinhar no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de 2016 ao volante do BMW que utilizaram em 2015, primeiro ano em que competiram em T1. Os pilotos da Scuderia Goldentrans/DURA têm também assegurada a presença na Taça Ibérica de Todo-o-Terreno. Segundo Alexandre Franco: “Depois de um ano de aprendizagem na categoria T1, quer a nível de pilotagem, quer ao nível do desenvolvimento do carro, as nossas expectativas agora são mais altas. Fomos desenvolvendo o carro a vários níveis ao longo da época passada e na fase final da mesma, o carro já estava num nível aceitável. Restava-nos tratar de alguns problemas ao nível do arrefecimento do motor, algo que só neste defeso poderia ser trabalhado, pelo que dentro de três semanas esperamos já poder fazer os primeiros quilómetros com o carro, de forma a também ganharmos ritmo para a nova temporada”. Em relação às competições em que irão marcar presença, a dupla dá particular atenção à Taça Ibérica. “A competição vai contar com duas provas da Taça do Mundo, o que torna este desafio ainda mais interessante”, explicou Alexandre Franco que frisou: “Os objectivos passam por continuar a aprender ao nível do T1 e tentar estar junto dos melhores, de forma a podermos lutar por pódios nas duas competições”. O Campeonato Nacional de Todo o Terreno e Taça Ibérica de Todo o Terreno arrancam nos dias 18 e 19 de Março, com a realização da Baja TT Rota do Douro.

                    Comentário


                      #11
                      http://www.autosport.pt/todooterreno...artir-de-2016/

                      STELLA obrigatório em todas as provas do CNTT a partir de 2016


                      Após divulgado o regulamento do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de 2016 sabe-se que a medida vai mesmo avançar e, por isso, em todas as provas do CNTT os pilotos irão ter nos seus carros o sistema STELLA, o qual será disponibilizado e controlado pela ANUBESPORT, sob a jurisdição do diretor de prova.
                      De recordar que ao longo da temporada de 2015 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno várias foram as situações em que os pilotos aludiram à necessidade de se implementar nas provas nacionais o Sentinel – sistema que é acionado pelos pilotos para avisar os concorrentes que seguem à sua frente de que estão mais lentos e que, por isso, são obrigados a ceder a passagem aos seus perseguidores.
                      Até aqui a Baja Portalegre 500, por fazer parte da Taça do Mundo FIA de Bajas, era a única prova portuguesa em que a utilização do Sentinel era obrigatória. Depois de várias situações e solicitações, a FPAK decidiu testar, na Baja TT de Idanha-a-Nova de 2015, o mesmo equipamento utilizado no campeonato de Espanha, e que é um equivalente ao Sentinel, mas com outro nome, chama-se STELLA.
                      Na altura, Luís Carlos Santos, da direção da FPAK, explicou que “estamos a testar a questão da aproximação aos carros. O sistema pode ser ativado a partir do momento que um carro está pelo menos a 200m de distância do carro da frente. Quando ativado aparece um sinal sonoro e luminoso no carro da frente. Estamos a testar o sistema para ver se é viável. Depois desta prova vamos tirar ilações para vermos o que faremos no próximo ano”.

                      Comentário


                        #12
                        Nuno Matos: “Não tenho a certeza, mas devemos fazer o campeonato completo”

                        Em 2015 Nuno Matos alcançou o seu melhor resultado na geral no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, ao ser vice-campeão, terminando a época a 17 pontos do vencedor Miguel Barbosa.Numa altura em que pilotos e equipas preparam a nova temporada, que irá começar com a Baja TT Rota do Douro a 18 e 19 de março, o piloto alentejano revelou ao AutoSport que deverá voltar a realizar a temporada completa, sendo novamente navegado por Filipe Serra. “Ainda não tenho a certeza absoluta, mas à partida tudo aponta para que façamos o campeonato completo. Não vou definir como objetivo ser campeão, mas sim terminar as corridas dentro dos primeiros lugares.”Para 2016 o Opel Mokka Proto voltará a ser a aposta. “Estamos a fazer a revisão ao carro para podermos, em principio, ir à Baja TT Rota do Douro. Não vai sofrer alterações, acreditamos que demos um bom passo em frente com as alterações realizadas no último ano. Por isso, nesse aspeto vai manter-se tudo na mesma.”
                        http://www.autosport.pt/todooterreno...nato-completo/

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                          Com a mudança do campeonissimo Helder Barbosa, o campeonato tornae-se-à muito mais competitivo!
                          E aparecem tambem novos nomes.
                          Tiago Reis, troca o CNM pelo CNTT, e vai utilizar uma Navara Proto.

                          http://www.autosport.pt/todooterreno...ia-se-no-cntt/
                          Espero é que seja humilde porque € não lhe falta.

                          Comentário


                            #14
                            Algue sabe que destino terá o Racing Lancer do Miguel Barbosa?

                            Comentário


                              #15
                              Pedro Ferreira no T1 com uma Amarok.

                              http://www.autosport.pt/todooterreno...-no-cntt-2016/

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X