Voltando à conversa das motas da juventude, era esta que eu gostava...
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Brilhante vitória do Rins. Uma despedida em grande da Suzuki (o Mir ficou em 6º). a mostrar que os inline 4 ainda se batem com os V4.
Bela corrida das duas KTM's oficiais. Muito bem o Binder a terminar num excelente 2º lugar. O Miguel, que partiu de 14º, conseguiu acabar em 5º. Muito boa recuperação do português. Os 4 primeiros ficararm distantes, era dificil fazer melhor que 5º.
Bagnaia fez apenas o suficiente para ser campeão. Quartararo fez o que pôde mas não deu para mais que um 4º llugar no final.Editado pela última vez por PauloRaposo; 06 November 2022, 13:15.
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Que final cheio de emoções por todos os lados, não me lembro de um final assim. Tantas despedidas.
Sinceramente com este final sinto que o Peco além de ter sido justo campeão não tem ainda uma mentalidade de campeão. Acho que esteve extremamente nervoso.
Grande corrida do Binder e o Miguel muito bem também.
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Que grande prova de Rins, hello Suzuki! Para mim Rins acabou por ser uma das grandes surpresas da época.
Já que ninguém o refere, grande prova do MO, sem quadros especiais e afins, de 14 para 5, não está mal.
Bagnaia ganhou, mereceu, mas ver o Fábio com esta moto levar a decisão para a última prova, não é para todos.
Venha a próxima.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
Podes resumir o que ele disse?
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Grande corrida do Binder, a partir de determinado momento claramente o melhor piloto em pista, pena ter saído tão de trás, senão vencia a corrida.
O Quartararo a ser o salvador da Yamaha, é um grande piloto, se a Yamaha dá um passo em frente vai ser o piloto a bater para o ano.
Boa recuperação do Oliveira na despedida da Ktm, vamos ver se a mudança lhe vai fazer bem, mas é preciso que a Aprilia seja competitiva para o ano.
Bagnaia a ser o justo campeão, é claramente o piloto com mais vitórias.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Podes estar certo, e podes estar errado. A verdade ninguém sabe ao certo.
Este é o meu ponto de vista, e do porquê eu achar que o quadro/suspensão não é problema
-A Ducati só foi campeã com quadro de aço, está há 12 anos a tentar fazer o quadro de aluminio funcionar.Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
-A Ducati quando entrou no MotoGP, com o seu primeiro protótipo ganhou logo corridas na época de "rookie"
A KTM fez mais depressa o quadro de aço funcionar do que a Ducati fez o de Aluminio. À quarta época a começar do zero, a KTM estava a ganhar provas e regularmente no pódio com "Zé Ninguéns" como o Miguel, Binder e Pol.
Mas repara, quando o Rossi saiu da Ducati, porque raio é que não voltaram às treliças?
Porque é que as suas motas de série pata negra têm quadros de alumino?
-Ducati ao fim de 5 anos com quadro de alumino não tinha uma vitória, com pilotos comprovados como Valentino Rossi, Nicky Hayden e Andrea Dovizioso.
-Vejam a HRC. A equipa com mais budget, a equipa mais experiente, com pilotos de qualidade, com ohlins e quadro de aluminio, e é a pior mota da grelha, inferior à KTM, a equipa com menos experiencia do paddock e com pilotos menos experientes.
-As vitórias da KTM não são caídas do céu, a KTM ganhou corridas a seco onde eclispou o resto das motas, tanto o Miguel como o Brad.
Eu acho que a época de 2020 provou que o quadro e a suspensão WP podem ser igualmente competitivos, a mota era muito boa nas mãos de todos os pilotos menos o Hafiz que é claramente um piloto mediocre. Miguel ganhou, Binder ganhou (como rookie!), e o Pol não ganhou por azar, mas fez 5 pódios, e o Pol não é nenhum suprasumo. A mota de 2020 era muito boa, no mínimo a terceira melhor da grelha.
Depois existe uma coisa que me faz confusão, que é chamarem o quadro de aço antiquado... O quadro de aço é tão antiquado como o de aluminio. O atual quadro de alumínio usa a mesma tecnologia e desenho do quadro desta velha VFR750 com 30 anos, nesta altura já levavam um atesto das Ducati com quadro tubular. (linda de morrer BTW....)
A RC30 (faltou-te colocar o R no fim do 750, e tomara eu ter essa velha na minha garagem) ganhou os 2 primeiros títulos de Superbike. Em termos de chassis, era bem superior às 851/888 da altura, para não falar a tudo o resto. Recorda-te que as regras dessa altura favoreciam os bicilíndricos (mais tarde a Honda teve de fabricar a VTR para poder dar caça às Ducati). A única coisa que a Ducati era superior, era em motor, e em suporte de fábrica, a Honda só com a RC45 correu de forma ofivial em SBK;
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
Eu sou um bocado conspiranoico, acho que os pneus ditam muito quem ganha e quem perde;
A RC30 (faltou-te colocar o R no fim do 750, e tomara eu ter essa velha na minha garagem) ganhou os 2 primeiros títulos de Superbike. Em termos de chassis, era bem superior às 851/888 da altura, para não falar a tudo o resto. Recorda-te que as regras dessa altura favoreciam os bicilíndricos (mais tarde a Honda teve de fabricar a VTR para poder dar caça às Ducati). A única coisa que a Ducati era superior, era em motor, e em suporte de fábrica, a Honda só com a RC45 correu de forma ofivial em SBK;
Eu esta época era muito novo para aprecisar as diferenças (tenho 34), eu comecei a conseguir ver com mais olhos de ver as Superbikes quando chegou a 999. E lembro que no tempo da 999 a Ducati era superior em tudo menos no motor, era claramente mais lenta que a concorrencia, fazia-se valer pelo chassis, e por supostamente ser muito facil de pilotar, uma mota que nunca enganava o piloto. Tanto foi que depois a Ducati teve de pedir à Dorna para os deixarem aumentar a cilindrada (de onde vieram as 1098R e 1198R), uma vez que para fazer o bicilindro ser competitivo face aos 4 cilindros, tinham de estourar uma pipa de massa. Um bicilindrico nunca vai conseguir ter a potencia de um 4 cilindros para a mesma cilindrada. E ver que as RC45 que eram motas de homolgação, levaram muitos anos de abada das 916, que embora tenham versões especiais de homolgação, eram baseadas em motas "normais". Ainda hoje muita gente pega numa 916 com 30 anos, e gabam como a mota ainda tem um comportamento muito atual.
Por cuirosidade fui desenterrar aqui uma corrida em Monza de 1996.
Em potencia pura, honestamente parece-me muito equilibrado. Realmente a 996 ou 998 parecem ter algo mais a sair das curvas, mas em ponta, não há ali nada a separar, quem tiver o slipstream passa à frente. Neste momento se não estou em erro era a RC45, sei que não foi tão boa como a RC30 comparativamente à concorrencia. Tanto não pode ser só motor que em pistas como Phillip island que o motor tem pouca importancia, as Ducatis era muito fortes (ajuda também ter australianos rápidos a pilotar).
Pré anos 2000 não sei posso estar enganado, mas pelos menos as gerações que assisti já com alguma idade, com as 999, 1098, 1198 e Panigales bicilindricas, não me lembro de ver Ducatis a fugir nas retas como fogem agora. Tanto foi que as Panigales foram um fiasco nas corridas porque eram mais lentas nas partes sinuosas que as anteriores 999 e 10/1198. Criaram 10 anos de jejum, que vão ser quebrados este ano com as V4, essas sim tem muito mais motor que a concorrencia, e só ganham por isso, em termos de comportamento no miolo da pista, não ficam a dever nada às já velhas Yamaha e Kawasaki. Eu estou muito convencido que a Ducati se tivesse mantido os quadros tubulares, tinha bem mais campeonatos de WSBK do que tem agora.
O gabado handling dos quadros de treliça feitos em Bolonha com esta besta deste V4, creio que ia ser uma lavagem completa da grelha.
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Originalmente Colocado por Two Ver PostJá li por aí que a Yamaha podia propor à Suzuki comprar as suas motas. Assim como assim a cor de base está lá e tudo... 😁
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostE não estás errado.
É verdade, mas a RC30 era uma mota de homolgação desenvolvida para as Superbikes, a 888 era uma mota mais "normal". E depois a Honda também é o maior fabricante do mundo, a Ducati na altura, eram uns minorcas.
Eu esta época era muito novo para aprecisar as diferenças (tenho 34), eu comecei a conseguir ver com mais olhos de ver as Superbikes quando chegou a 999. E lembro que no tempo da 999 a Ducati era superior em tudo menos no motor, era claramente mais lenta que a concorrencia, fazia-se valer pelo chassis, e por supostamente ser muito facil de pilotar, uma mota que nunca enganava o piloto. Tanto foi que depois a Ducati teve de pedir à Dorna para os deixarem aumentar a cilindrada (de onde vieram as 1098R e 1198R), uma vez que para fazer o bicilindro ser competitivo face aos 4 cilindros, tinham de estourar uma pipa de massa. Um bicilindrico nunca vai conseguir ter a potencia de um 4 cilindros para a mesma cilindrada. E ver que as RC45 que eram motas de homolgação, levaram muitos anos de abada das 916, que embora tenham versões especiais de homolgação, eram baseadas em motas "normais". Ainda hoje muita gente pega numa 916 com 30 anos, e gabam como a mota ainda tem um comportamento muito atual.
Por cuirosidade fui desenterrar aqui uma corrida em Monza de 1996.
Em potencia pura, honestamente parece-me muito equilibrado. Realmente a 996 ou 998 parecem ter algo mais a sair das curvas, mas em ponta, não há ali nada a separar, quem tiver o slipstream passa à frente. Neste momento se não estou em erro era a RC45, sei que não foi tão boa como a RC30 comparativamente à concorrencia. Tanto não pode ser só motor que em pistas como Phillip island que o motor tem pouca importancia, as Ducatis era muito fortes (ajuda também ter australianos rápidos a pilotar).
Pré anos 2000 não sei posso estar enganado, mas pelos menos as gerações que assisti já com alguma idade, com as 999, 1098, 1198 e Panigales bicilindricas, não me lembro de ver Ducatis a fugir nas retas como fogem agora. Tanto foi que as Panigales foram um fiasco nas corridas porque eram mais lentas nas partes sinuosas que as anteriores 999 e 10/1198. Criaram 10 anos de jejum, que vão ser quebrados este ano com as V4, essas sim tem muito mais motor que a concorrencia, e só ganham por isso, em termos de comportamento no miolo da pista, não ficam a dever nada às já velhas Yamaha e Kawasaki. Eu estou muito convencido que a Ducati se tivesse mantido os quadros tubulares, tinha bem mais campeonatos de WSBK do que tem agora.
O gabado handling dos quadros de treliça feitos em Bolonha com esta besta deste V4, creio que ia ser uma lavagem completa da grelha.
Relativamente às SBK:
Enquanto reinou a fórmula 750cc tertacilindricas VS 1000 bicilindricas, a Ducati arrasou.
Durante esses anos, apenas por 4 vezes ganharam tertracilindricas. Honda ganhou 3 vezes ( 2 RC30, 1 RC45) e a Kawasaki 1 vez. Todos os outros títulos foram para as Ducati bicilindricas, que tinham também o bónus do peso, que por regulamento, podiam ser mais leves;
As tertacilindricas só tinham um pouco mais de velocidade de ponta, em tudo o resto eram piores: Menos aceleração, mais pesadas, mais largas, mais desgaste de pneus;
O regulamento era tão inclinado para essa configuração, que a Honda fez uma moto bicilindrica para poder fazer jogo igual com a Ducati, depois de ter metido rios de dinheiro no projecto da RC45...
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
Bom dia Oliveira!
Relativamente às SBK:
Enquanto reinou a fórmula 750cc tertacilindricas VS 1000 bicilindricas, a Ducati arrasou.
Durante esses anos, apenas por 4 vezes ganharam tertracilindricas. Honda ganhou 3 vezes ( 2 RC30, 1 RC45) e a Kawasaki 1 vez. Todos os outros títulos foram para as Ducati bicilindricas, que tinham também o bónus do peso, que por regulamento, podiam ser mais leves;
As tertacilindricas só tinham um pouco mais de velocidade de ponta, em tudo o resto eram piores: Menos aceleração, mais pesadas, mais largas, mais desgaste de pneus;
O regulamento era tão inclinado para essa configuração, que a Honda fez uma moto bicilindrica para poder fazer jogo igual com a Ducati, depois de ter metido rios de dinheiro no projecto da RC45...
Partir de 2003 o regulamento permitiu as tetracilindricas passarem para 1000cc, que supostamente as colocaria sob grande vantagem face ás bicilindricas de igual cilindrada. No entanto de 2003 até 2006, a Ducati 999R bicilindrica dominou os circuitos, sendo campeã em 2003, 2004 e 2006, mesmo com a desvantagem de correr contra tetracilindricas de 1000cc. A estética era controversa, mas aquela ciclistica era extremamente eficáz em pista.
A Ducati depois pede para deixarem correr com cilindrada acima porque os custos de fazer um bicilindrico correr contra tetracilindricos de igual cilindrada, estava a ficar muito dispoendioso, o que não acho que seja assim tão insensato, as 1098 não eram mais rápidas nas retas, e a Ducati na altura era uma marca bem mais pequena do que é agora.
Mesmo as posteriores 1198, 1199 e 1299, nunca senti que o motor fosse grande vantagem, pelo contrário, fiquei sempre na ideia que a insistencia da ducati de correr com o V-twin era uma desvantagem. V4 1000cc de 2019 era muitissimo mais rápida em reta que a 1299 v2 de 2018, o que só me leva mesmo a querer que desde 2003 que a Ducati andou em desvantagem a correr com bicilindricas, mesmo com a ajuda na cilindrada.
Mas é como tu dizes, pneus fazem muita diferença, pilotos também, o motor é só uma parte da equação.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Com todo o respeito pelas opiniões dos outros, e admitindo ser um pouco fanboy da marca de bolonha, nunca partilhei muito do favorecimento que atribuiam à Ducati, e de só ganharem por ter mais motor. Até acho que as WSBK sempre foram até bastante competentes a equilibrar as diferentes arquiteturas de motor. As posteriores VTR1000 que substituiram as RC45 não eram muito mais competitivas que as anteriores
Partir de 2003 o regulamento permitiu as tetracilindricas passarem para 1000cc, que supostamente as colocaria sob grande vantagem face ás bicilindricas de igual cilindrada. No entanto de 2003 até 2006, a Ducati 999R bicilindrica dominou os circuitos, sendo campeã em 2003, 2004 e 2006, mesmo com a desvantagem de correr contra tetracilindricas de 1000cc. A estética era controversa, mas aquela ciclistica era extremamente eficáz em pista.
A Ducati depois pede para deixarem correr com cilindrada acima porque os custos de fazer um bicilindrico correr contra tetracilindricos de igual cilindrada, estava a ficar muito dispoendioso, o que não acho que seja assim tão insensato, as 1098 não eram mais rápidas nas retas, e a Ducati na altura era uma marca bem mais pequena do que é agora.
Mesmo as posteriores 1198, 1199 e 1299, nunca senti que o motor fosse grande vantagem, pelo contrário, fiquei sempre na ideia que a insistencia da ducati de correr com o V-twin era uma desvantagem. V4 1000cc de 2019 era muitissimo mais rápida em reta que a 1299 v2 de 2018, o que só me leva mesmo a querer que desde 2003 que a Ducati andou em desvantagem a correr com bicilindricas, mesmo com a ajuda na cilindrada.
Mas é como tu dizes, pneus fazem muita diferença, pilotos também, o motor é só uma parte da equação.
A Ducati não tem culpa de todas as japonesas manterem o tetracilindrico de 750cc;
A VTR em 3 anos conquistou 2 campeonatos, pelo que é assim, bastante mais competitiva do que a RC45, que só ganhou 1 e in extremis;
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver PostNão esquecer que nessa altura andava lá um extraterrestre chamado Fogarty que fazia o que queria com a Duc.
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
Até 2002, as regras de SBK favoreciam a configuração bicilindrico;
A Ducati não tem culpa de todas as japonesas manterem o tetracilindrico de 750cc;
A VTR em 3 anos conquistou 2 campeonatos, pelo que é assim, bastante mais competitiva do que a RC45, que só ganhou 1 e in extremis;
No que toca ás corridas, a VTR apareceu já numa fase muito madura das 916/996/998, não sei se a VTR tinha "feito salame" com a 999 que fez com as anteriores. Quero acreditar que trocaram as CBR pelas VTR por questões de competitividade, e as CBR não tinham andamento para as 999.
Mas lá está, são opiniões da nossa imaginação. Na minha cabeça uma 999 com um V4 de 1000cc era ainda mais competitiva, mas se calhar até nem era, talvez a competitividade da 999 seja pela distribuição de peso e forma do V-twin entregar a potencia. 😀
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Verdade, mas a Ducati tem um bom leque de campeões do mundo. com ou sem ajudas, um gajo minimamente decente sentava lá o cu e era candidato ao título. Foggy, Bayliss, Corser, Toseland, Hodgeson, Checa e mais uns que não me vem à cabeça. Foggy e Bayliss era aliens, mas o resto eram pilotos bons, não extraordinários. A mota devia ser muito fácil de conduzir, pelo menos tem fama de ser dócil, quem nem sempre se traduz em bons tempos por volta.
Isto atesta bem a superioridade que a Ducati tinha nessa altura nas SBK;
Só foi posta em causa quando a Honda lançou a VTR;
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Tenho grande soft spot pelas VTR, lindas, mas já começam a ficar a preços proibitivos.
No que toca ás corridas, a VTR apareceu já numa fase muito madura das 916/996/998, não sei se a VTR tinha "feito salame" com a 999 que fez com as anteriores. Quero acreditar que trocaram as CBR pelas VTR por questões de competitividade, e as CBR não tinham andamento para as 999.
Mas lá está, são opiniões da nossa imaginação. Na minha cabeça uma 999 com um V4 de 1000cc era ainda mais competitiva, mas se calhar até nem era, talvez a competitividade da 999 seja pela distribuição de peso e forma do V-twin entregar a potencia. 😀
Com certeza que aproveitou a mudança no regulamento para capitalizar o nome CBR e um produto com alguma tradição na marca;
Mas as tetracilindricas continuaram a ser mais pesadas, o que fez que o bicilindrico ainda compensasse à Ducati;
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