Anúncio

Collapse
No announcement yet.

MotoGP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A corrida ao vivo vale a pena se tiveres um ecrã gigante para acompanhar, ou se tiveres um stream e o livetiming no telemovel ou tablet.

    O resto é a "festa", é ouvir ao vivo (que em nada se assemelha à televisão)..

    É como ir ao futebol, um gajo não consegue ver ao pormenor, nem repetições, nem mais devagar, mas a emoção vale a pena!

    Comentário


      Eu fui ver o MotoGP ao Estoril (ainda pré-Oliveira) e gostei muito. Fui para uma bancada no miolo do circuito, não me lembro já de qual.
      Não tive qualquer problema com bebida e comida, havia tendas e não perdias muito tempo nas filas, ou quase nada...
      E WCs não me lembro, mas acho que não tive necessidade de ir...no entanto nós homens resolvemos essa necessidade facilmente, caso dê para adotar a postura de pé;

      Comentário


        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post



        Esse comentário é mesmo de quem não entende como o mundo funciona... desculpa, mas é o oposto!
        Peço desculpa por viver num mundo mais reles
        Se queres experiência de conforto num GP tens de comprar o bilhete de paddock, e não pode ser dos mais baratos.
        Já vi motoGP no Estoril, já vi em Jerez, já vi F1 no AIA e não me queixo nem uma décima do que vejo por aí. Para já, não vou para um evento desses para encher a barriga, nem quero saber de comida, desde que tenha água para beber. E a festa que há e o convívio anulam tudo o que é de menos bom num evento assim. Cheguei a ir ver o motogp ao Estoril em que a malta até leitão e frango assado levava para o circuito, isso era o que me interessava menos.
        Tal e qual como ir ver a bola. Deve ser verdade eu ir ao estádio da Luz e no intervalo ir para a fila da bifana, espera aí que já vais

        Comentário


          Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
          A corrida ao vivo vale a pena se tiveres um ecrã gigante para acompanhar, ou se tiveres um stream e o livetiming no telemovel ou tablet.

          O resto é a "festa", é ouvir ao vivo (que em nada se assemelha à televisão)..

          É como ir ao futebol, um gajo não consegue ver ao pormenor, nem repetições, nem mais devagar, mas a emoção vale a pena!

          No AIA tens dois míseros ecrãs na bancada principal, que mal dão para ver, pequenos e de má qualidade, e no resto do circuito não há nada.

          Devia ser obrigatório ecrãs gigantes em cada bancada, para se poder acompanhar a corrida, a experiência seria logo outra, e trazia muito mais gente aos autódromos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post


            No AIA tens dois míseros ecrãs na bancada principal, que mal dão para ver, pequenos e de má qualidade, e no resto do circuito não há nada.

            Devia ser obrigatório ecrãs gigantes em cada bancada, para se poder acompanhar a corrida, a experiência seria logo outra, e trazia muito mais gente aos autódromos.
            Quando fui ver a F1 tinha um ecrã gigante virado para cada bancada. Não era do melhor que se podia ver, mas serviu para desenrascar.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post


              No AIA tens dois míseros ecrãs na bancada principal, que mal dão para ver, pequenos e de má qualidade, e no resto do circuito não há nada.

              Devia ser obrigatório ecrãs gigantes em cada bancada, para se poder acompanhar a corrida, a experiência seria logo outra, e trazia muito mais gente aos autódromos.
              No ano em que fui a bancada Solverde tinha um ecrã desses, com emissão da SportTv. Infelizmente com o sol a incidir a visibilidade ficava muito prejudicada.

              Comentário


                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                no ano passado o Lecuona já não andava lá.

                Mas não podes comparar o incomparável, o Lecuona era um piloto muito jovem, enquanto o Marc Márquez é um dos mais velhos e experientes do plantel.
                Depois o Lecuona andava sempre na traseira do pelotão que é "tudo ao molho", enquanto este acidente ontem aconteceu na frente da corrida devido a claro excesso de um piloto, que por sinal já tinha causado problemas ao Martin logo desde o início.

                Derrubar um colega por azar, pode acontecer a qualquer um, derrubar um colega de forma recorrente e ter já vários incidentes em 2 voltas de corrida, já é um problema de conduta inapropriada para o caso!
                Então e o Pol com o Oliveira? O Pol não é um dos mais experientes? No entanto...

                Acidentes acontecem, muita sorte teve o Oliveira de não se lesionar à séria com a pancada que levou.

                E no entanto até parece que o Marquez agora é um Kamikaze que só tem acidentes contra outros pilotos, os grandes acidentes que ele teve foi sozinho, que é um pouco diferente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post

                  Peço desculpa por viver num mundo mais reles
                  Se queres experiência de conforto num GP tens de comprar o bilhete de paddock, e não pode ser dos mais baratos.
                  Já vi motoGP no Estoril, já vi em Jerez, já vi F1 no AIA e não me queixo nem uma décima do que vejo por aí. Para já, não vou para um evento desses para encher a barriga, nem quero saber de comida, desde que tenha água para beber. E a festa que há e o convívio anulam tudo o que é de menos bom num evento assim. Cheguei a ir ver o motogp ao Estoril em que a malta até leitão e frango assado levava para o circuito, isso era o que me interessava menos.
                  Tal e qual como ir ver a bola. Deve ser verdade eu ir ao estádio da Luz e no intervalo ir para a fila da bifana, espera aí que já vais

                  Não é viver num mundo mais reles, é criar valor acrescentado para aumentar a experiência de quem vai a um evento destes. Ou só oiço cobras e lagartos de quem lá vai, é porque algo está muito errado! E se está errado, deve ser melhorado, não chutar para canto com "sejam menos finórios"...

                  Tal como não é comparável uma ida a um estádio que é coisa para 2h, ou passar um dia inteiro fechado num circuito sem condições.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
                    Oh malta venham para os ralis, podem levar litros de cerveja com alcool, toneladas de carne para fazer churrasco e não faltam zonas com umas boas árvores para estarem à sombra E ainda podem levar uma cama de rede para se estenderem
                    Saudades de ver os treinos em estrada aberta (diurnos e nocturnos) e depois a prova, em que não havia cá troços interrompidos porque o XYZ saiu de estrada. Até os ralis estão a ficar "mimimi" 😂

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post

                      Quando fui ver a F1 tinha um ecrã gigante virado para cada bancada. Não era do melhor que se podia ver, mas serviu para desenrascar.
                      Mas na MotoGP julgo que só têm os dois fixos da Bancada Principal, não metem mais.

                      Na F1 tens ecrãs enormes nos circuitos Giles Villeneuve e Red Bull Ring, aí sim a experiência é de outro nível.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


                        Não é viver num mundo mais reles, é criar valor acrescentado para aumentar a experiência de quem vai a um evento destes. Ou só oiço cobras e lagartos de quem lá vai, é porque algo está muito errado! E se está errado, deve ser melhorado, não chutar para canto com "sejam menos finórios"...

                        Tal como não é comparável uma ida a um estádio que é coisa para 2h, ou passar um dia inteiro fechado num circuito sem condições.
                        É impossível teres infra-estruturas para dezenas de milhares pessoas que sejam infalíveis. Há filas em todos os autodromos, claro que só ouves falar no AIA neste tópico, é onde a malta vai.
                        Um amigo meu foi a Barcelona e disse igualmente cobras e lagartos, eu fui a Jerez e apesar de achar muito bem organizado esperei 1h para sair do parque. Não há hipótese, nem acessos tens para tamanha afluência quanto mais barracas de sandes. A única coisa que podes não apanhar filha é para WC. E se for na das mulheres já se apanha de certeza.
                        A única coisa que eu critico quando fui ver a F1 foi o barramento à entrada de comida. Mas pelo que percebi desta vez não foram tão severos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post

                          É impossível teres infra-estruturas para dezenas de milhares pessoas que sejam infalíveis. Há filas em todos os autodromos, claro que só ouves falar no AIA neste tópico, é onde a malta vai.
                          Um amigo meu foi a Barcelona e disse igualmente cobras e lagartos, eu fui a Jerez e apesar de achar muito bem organizado esperei 1h para sair do parque. Não há hipótese, nem acessos tens para tamanha afluência quanto mais barracas de sandes. A única coisa que podes não apanhar filha é para WC. E se for na das mulheres já se apanha de certeza.
                          A única coisa que eu critico quando fui ver a F1 foi o barramento à entrada de comida. Mas pelo que percebi desta vez não foram tão severos.
                          Quantos espectadores estiveram ontem?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                            Quais as dificuldades que sentiste?
                            Maioritariamente as filas. De repente vais menos preparado e precisas de uma água (como eu precisei), estive 45 mins na fila das batatas fritas (era a mais pequena). 8.75€ 2 pacotes de batata frita pequena e 1 agua, mas nem é por aí, fui noutras ocasiões e nunca levei comida de casa, apenas levo algo para tapar a cabeça e já entro bem barrado de protector. Lá se aguenta, preocupa-me mais a canalha e os velhotes / doentes.

                            Para a barraca dos hamburgers, pizzas, etc, ouvi malta sentada dizer que esteve 1:30h e desistiu para poder assistir ao GP.

                            Depois, a situação dos parques de estacionamento, critério infeliz de ir enchendo os parques conforme o tráfego em vez de distribuir pela localização das bancadas (como faziam antes)??? O estacionamento que me calhou ficava precisamente no lado oposto à minha entrada, na ida ainda fui de autocarro mas na vinda era praticamente impossível, ainda foi uma boa esticada de 3 ou 4 km a pé + as inclinações. O acesso mais directo ao estacionamento era uma picada íngreme empedrada, ainda vi lá um velhote a escorregar e mandar com a testa no chão.
                            Mais uma vez, fiz aquilo tranquilamente, mas vi alguns sofrerem bem.

                            E ainda, desviar o acesso por 6km de filas caminhos de cabras por causa de 500m de asfalto em frente ao autódromo que não podíamos circular? Não percebi. Demorei cerca de 1h e meia a conseguir chegar a um bocado de estrada que não fosse controlado para onde ir por polícia, apesar de poderem ter escoado o trânsito por 2 ou 3 outras saídas que existem para lados opostos.


                            Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post

                            A única coisa que podes não apanhar filha é para WC. E se for na das mulheres já se apanha de certeza.
                            Eram mistas desta vez, pelo menos na minha zona.​
                            Editado pela última vez por LuisPedro; 27 March 2023, 17:12.

                            Comentário


                              Afinal houve arremessos de objectos ao Marquez... tuga futebolês no seu melhor...

                              Vale a pena ler:

                              Inimigo Público nº 1

                              Por Rui "Wazard" Matias

                              Mais calmos, mais serenos e mais tranquilos. Sinceramente dei por mim sem saber como começar este artigo que sinto ser de uma importância extrema dado o momento, mas que me deixa ainda um pouco sem palavras…

                              O ambiente que se vivia no AIA no dia de ontem era absolutamente frenético: casa praticamente cheia, muito apoio a ser sentido, um ambiente no ar de pura expectativa (e as expectativas estavam demasiado altas acreditem) e a crença de 11 milhões de portugueses atrás de um único piloto, um único piloto que no motociclismo conseguiu colocar Portugal num lugar nunca antes visto e que ontem tinha grandes e fortes probabilidades de vencer.

                              Mas com o português a sair do 1º lugar da 2ª fila da grelha teria assim de enfrentar, logo de inicio, 3 dos favoritos à conquista do campeonato: o campeão em título Pecco Bagnaia, Jorge Martín e a sair da pole, o “alien” e 8x campeão mundial Marc Márquez (e por esta altura também o inimigo público nº 1 em Portugal).

                              Clima de tensão com os pilotos a chegarem à grelha depois da volta de aquecimento, ouve-se um burburinho vindo das bancadas, que iam sustendo a respiração à medida que as luzes do semáforo estavam vermelhas e a bandeira verde era mostrada cá atrás…

                              Luzes apagadas e é o arranque do mundial de 2023, com Miguel a vencer no holeshot! Arranque canhão do falcão do Pragal que rapidamente se coloca na liderança e vê o AIA a ir completamente abaixo! Estamos todos a empurrar o português que continua em luta com Pecco, Martín e claro, nunca descartar o 8x campeão mundial que se apresentou aqui em Portimão renovado!

                              Continua a luta quando saímos da última curva e entramos na reta da meta, Pecco consegue ultrapassar Jorge Martín no cone de aspiração e Oliveira permanece assim na liderança, desta vez perseguido por Pecco que começa a pressionar o português na descida da montanha russa e antes da entrada em Craig Jones

                              Curva 13 e um ataque do italiano coloca-o na liderança da corrida e claro, na descida pela 15 e entrada na reta é praticamente impossível bater as Ducati, mas o falcão não desiste e vai com tudo atrás de Pecco até à descida para a curva 1, passagem pela curva 2 com Oliveira ainda no 2º lugar e Marc, que depois de sair da pole roda no 4º lugar, tenta atacar Jorge Martín na entrada para a curva 3 mas falha a travagem, toca no Espanhol, perde o controlo e depois…

                              …depois destruiu as esperanças de 11 milhões de portugueses.

                              Uma falha nos travões que leva ao bloqueio da roda da frente do Espanhol não lhe permite travar no momento certo e com isso tenta desviar-se de Jorge Martín (que ainda leva um toque do Espanhol da Honda) e depois o toque com Miguel é inevitável, é apenas isso: inevitável e um azar.

                              Se pararmos para analisar com mais calma e mais friamente (ontem era simplesmente impossível, eu percebo isso acreditem…) Marc não tem intenção nenhuma em primeiro lugar de falhar a travagem: quem conhece o AIA sabe que a distância entre os limites de pista e o muro é pouca. Apesar da loucura conhecida do Espanhol, nem o próprio arriscaria tal coisa sabendo que os danos poderiam ser muito graves.

                              Em segundo lugar Márquez, e isto é muito importante de referir, apenas atinge Oliveira como um dano colateral! Depois do primeiro embate com Martín nada poderia fazer o Espanhol para controlar a Honda, é um mero infortúnio encontrar Miguel Oliveira pelo caminho.



                              Agora entramos naquela que da minha parte é a questão central que me leva a este texto: há coisa de 1 ou 2 anos (desculpa Salviano) o VFF1 fez um podcast sobre a “Futebolização da F1” e ontem (e talvez a minha narração tenha também contribuído muito para isso e daí escrever apenas agora, com cabeça fria e centenas de replays depois) tivemos o pico máximo da futebolização no desporto motorizado em Portugal.

                              Não se engane, também, quem acha que em Espanha, Itália, França ou outro país não fosse igual mas como eu sou português, e quero um GP em Portugal por muitos anos, apenas posso falar do que vi e do que sinto.

                              Ontem assistimos a uma autêntica rixa de “claques” no AIA e pela internet fora: foram desde insultos de toda uma panóplia de escolha, ameaças de agressão ou até de morte e, para mim, o pico dos picos foi claramente a quantidade de coisas atiradas ao piloto Espanhol por parte do público presente no AIA (desde latas, lixo, garrafas de água, etc…) e ainda o comportamento menos correto de vários comissários que, têm de ser os 1ª’s a serem isentos!

                              E agora pergunto-vos: qual é a imagem que acham que se passa lá para fora? Qual é a imagem que vocês pensam que no final do dia a Dorna e a FIM levam? Depois vamos voltar a queixar-nos porque estamos quase 10 anos sem um GP por terras lusas? É isso que queremos? Se o for meus senhores, não contem comigo para isso! Isto é desporto motorizado, não futebol!

                              Alguém reparou como no final do dia as coisas entre os pilotos estavam mais que resolvidas? Porque no final do dia têm consciência que mais erro, menos erro, são apenas e só situações de corrida, e que nada daquilo foi premeditado.

                              Agora pergunto uma coisa: onde estava esta malta no acidente do Darryn Binder em 2020? Onde estava esta malta quando o Simoncelli tirou Pedrosa vários meses da competição? Agora a melhor, e quando Rossi “viu a sua ambição a superar o seu talento” e colocou Stoner de fora?

                              E sim, houve criticas como irá sempre haver, mas ontem foi realmente mau e deveria realmente deixar-nos a pensar no que queremos para o desporto que tanto amamos. Deveria realmente deixar-nos a pensar se o que gostamos é do desporto ou apenas de ter um português lá, e deveria deixar-nos a refletir sobre o que não fazer, nem ser, neste desporto.

                              Márquez, claro, foi de imediato até à box da RNF para pedir desculpa e deu a cara e corpo às armas apontadas diretamente da bancada principal para também pedir desculpa aos portugueses presentes, foi completamente vaiado, como já tinha sido anteriormente!

                              Depois de se aperceber que Miguel estava no centro médico o mesmo dirigiu-se para lá e ao encontrar o português mais uma vez pediu desculpa e deu o seu lado da história, aquela que ninguém melhor que ele sabe.

                              Depois disso não teve problemas de enfrentar a comunicação social (mesmo podendo faltar aos compromissos pois tinha sido declarado inapto com suspeitas de fratura no 1º metacarpo da mão direita, que o retira também do GP da Argentina esta semana) e assumir mais uma vez que se tratou de uma falha nos travões, e a dar a cara para pedir desculpa mais uma vez quer a Miguel, quer aos portugueses e a dizer que iria aceitar qualquer penalização (Aleix defendeu inclusive o banimento de 1 corrida para o Espanhol), mas a verdade é que, tal como já era esperado, Márquez foi penalizado com uma dupla long-lap na Argentina, que não irá ser cumprida já que o Espanhol não vai estar presente depois da operação à lesão acima referida.

                              Sim, são vários os erros de Márquez ao longo da carreira devido à sua agressividade e estilo de pilotagem, mas quantos títulos já lhe valeu ser assim? Quantos momentos arrepiantes Márquez nos proporcionou, e nós fomos à loucura com o Espanhol, por ser assim? Quantos que ontem o insultavam não se tornaram mega fãs do próprio por ele ser assim?

                              Por isso, e no final do dia a única coisa que vos peço é que como sempre respeitem não o piloto mas o ser-humano que está dentro do fato e do capacete, que respeitem a família do mesmo e que não se deixem futebolizar por completo quando situações de corrida acontecem, isso será a machadada final neste desporto, acreditem…

                              ​​



                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                Quantos espectadores estiveram ontem?
                                123 mil nos dias todos, por isso calculo que aí uns 60/70 mil no Domingo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                  Afinal houve arremessos de objectos ao Marquez... tuga futebolês no seu melhor...

                                  Vale a pena ler:

                                  Inimigo Público nº 1

                                  Por Rui "Wazard" Matias






                                  É por tudo aquilo que está escrito no artigo do Rui Matias que eu cada vez mais, quero lá saber, que o Miguel ganhe ou não ganhe, que Portugal ( no futebol, ou até mesmo em tudo o resto) ganhe ou não ganhe, que o "meu" club ganhe ou não ganhe......

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post

                                    123 mil nos dias todos, por isso calculo que aí uns 60/70 mil no Domingo.
                                    Ou seja, 60 a 70% da capacidade máxima do recinto. Se assim não conseguem evitar filas medonhas, fica a dúvida como será com números " a sério".

                                    Comentário




                                      F@ck!🤬🤬

                                      Comentário


                                        Estava com receio disso.

                                        Em contrapartida prefiro sempre q eles recuperem a 100% antes de voltarem à batalha.

                                        Entretanto ao fim da primeira prova temos 4 pilotos no estaleiro, todos de construtores diferentes.

                                        Comentário


                                          Com a pancada que levou, imagino como deve estar aquele corpo, para já nesta 2ª feira anunciar a desistência do GP da Argentina, nem sequer vai tentar alguma coisa.

                                          Comentário


                                            Uma pancada forte como aquela, difícilmente estaria bom de uma semana para a outra.

                                            Comentário


                                              Muita "sorte" teve em nao partir nada depois de uma pancada daquelas.

                                              Comentário


                                                Ver se fica bom è para a outra….coitado.

                                                Comentário


                                                  https://twitter.com/MotoGP/status/16...709010944?s=19

                                                  Comentário


                                                    Tudo indica que nenhuma equipa vai ter piloto de substituição no GP da Argentina, ou seja, 4 pilotos a menos na categoria máxima, representa 20% a menos...

                                                    Comentário


                                                      <A amlta conhecida que foi ao GP, pouco tempo depois do acidente foram embora. Parece que foram uns bons milhares a bazar.

                                                      Comentário


                                                        A ressonância magnética marcada para hoje em Lisboa veio confirmar as suspeitas que tínhamos ontem após avaliação médica no circuito. Foram verificadas lesões tendinosas dos rotadores externos da perna direita, que não apenas impede de caminhar, assim como montar na moto e inclinar para as curvas. É uma lesão que não é passível de cirurgia e que apenas o descanso ajuda na recuperação. Por esta razão, não estarei presente no GP da Argentina.
                                                        Quero enviar um grande abraço a todos os meus fãs amigos e patrocinadores e agradecer o incondicional apoio!

                                                        MO
                                                        .
                                                        .
                                                        .

                                                        Comentário


                                                          Sem comentários...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                            Afinal houve arremessos de objectos ao Marquez... tuga futebolês no seu melhor...

                                                            Vale a pena ler:

                                                            Inimigo Público nº 1

                                                            Por Rui "Wazard" Matias


                                                            não concordo nada com o rapaz

                                                            marc marquez e martin favoritos a ganhar o campeonato - 9º e 13º no ano passado

                                                            casa praticamente cheia - nem de perto

                                                            miguel ganha no holeshot - não, os 4 primeiros arrancam todos bem mas o marquez espreme o bangnaia contra o martin fazendo-os perder aceleração, o que permite que o miguel fuja por dentro e trave mais tarde.

                                                            falha de travões do marquez provocam acidente -

                                                            Marc não tem intenção nenhuma em primeiro lugar de falhar a travagem - Não sabia que há pilotos com intenção de falhar a travagem.

                                                            uem conhece o AIA sabe que a distância entre os limites de pista e o muro é pouca - Falta distancia entre a gravilha e o muro na curva mais lenta da pista? queres mais espaço para quê?

                                                            Apesar da loucura conhecida do Espanhol, nem o próprio arriscaria tal coisa sabendo que os danos poderiam ser muito graves." nasceste ontem?

                                                            rixas de claques? Não vi nada de físico, vi pessoal possuído, aos gritos e assobiar, mas nada de arremessos nem de perturbar o público espanhol. Pelo contrário, no fim andavam lá uns motoqueiros equipados à MM93 aos gritos a ver se arranjavam alguma coisa, sem sucesso (até achei estranho).

                                                            Agora pergunto uma coisa: onde estava esta malta no acidente do Darryn Binder em 2020? Onde estava esta malta quando o Simoncelli tirou Pedrosa vários meses da competição? Agora a melhor, e quando Rossi “viu a sua ambição a superar o seu talento” e colocou Stoner de fora?​ - mais uma vez, este jovem nasceu ontem? Então o binder não foi criticado na altura, apesar de ser extremamente jovem? O simoncelli era odiado pela maior parte dos pilotos rivais. O rossi precisa mesmo de mais haters / criticos???


                                                            Em relação ao resto, é para encher chouriços.
                                                            Editado pela última vez por LuisPedro; 28 March 2023, 00:26.

                                                            Comentário


                                                            • Clubman1d
                                                              Clubman1d commented
                                                              Editing a comment
                                                              Até parece um artigo encomendado para tentar limpar a imagem do MM.

                                                            Já emendaram, afinal o Marquez vai penalizar na mesma no próximo GP que correr, que será em principio nos Estados Unidos.

                                                            https://mcusercontent.com/828d05dc5f...ding_1_.01.pdf

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X