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Estão a brincar com a segurança nos ralis...

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    Estão a brincar com a segurança nos ralis...

    No passado rali do Nacional, do campeonato Regional da Madeira...houve um acontecimento (acidente) em que esta a por a credibilidade das organizações dos ralis, devido ao serem ineficazes em resolver um caso de acidente...a dupla do Sierra R.Cro\P.Freitas que foi a mais prejudicada pede justiça, mas os membros da organização do rally e o próprio Dr. Paulo Fontes assim não entende...culpado alias a dupla..
    Parece que a muita gente a brincar com a segurança e credibilidade dos ralis....
    Aqui fiquem os relatos para perceberem melhor e tirar a vossas conclusões...

    http://www.ralismadeira.com/?p=385#more-385
    http://www.ralismadeira.com/?p=345#more-345

    Video: http://www.ralismadeira.com/wp-conte...cidentecro.wmv

    #2
    :D

    até nos ralis se foge com o rabo à seringa...

    perfeitamente evitavel.

    Comentário


      #3
      A minha conclusão é que o sierra vinha tb perdido e ia bater na mesma arvore onde já estava o Yaris.

      Cenas destas acontecem desde sempre.

      Já nada digo dos mirones e comissários que tinha obrigação de avisar pq a filmagem não apanha a zona onde devriam estar a avisar.

      Comentário


        #4
        Se é para mostrar tudo, mostre também aquele vídeo de 50Mb que já anda a circular onde se mostra que após o embate do Yaris passam ainda umas quantas equipas por dentro da curva antes de se dar esse segundo acidente.

        Havia público a indicar aos pilotos para abrandar e tomar a trajectória interior. O que sucedeu dá para ver, entrou rápido e por largo. Até poderiamos especular pelas imagens o que sucederia se não estivesse ali o Yaris.

        Creio que o João Dias faria uma animação sobre isso. Ou não porque o Sierra ia em velocidade excessiva...

        Houve falhas dos comissários? Houve. Houve uma tentativa de desresponsabilização por parte da organização com argumentos impróprios? Houve.

        Agora não venha a equipa do Sierra im****r TODAS as culpas á organização, porque isto são rallyes e está-se sujeito.


        PS: Os comissários estavam com as raparigas do Yaris porque ambas sairam bastante combalidas da viatura... [8)]

        Comentário


          #5
          Dá toda a ideia que o Sierra se falhasse a árvore era por muito pouco.

          Comentário


            #6
            Depois de ver o video só tenho a lementar que as pessoas não assumam os seus erros e tentem sacudir as culpas para cima dos outros.

            Como diz a noticia do link depois de o yaris se despistar passaram 9 carros e nenhum bateu, o yaris está quase completamente fora de estrada, só a roda de tras do lado direito está meia duzia de centimetros no asfalto.

            A equipa do Sierra se não está lá o Yaris ia direitinho para fora de estrada e depois iam culpar quem, o gajo que 50 anos atras plantou lá arvore ou iriam culpar a organização por não ter mandado curtar a arvore antes do rally começar.




            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por MagPower

              Se é para mostrar tudo, mostre também aquele vídeo de 50Mb que já anda a circular onde se mostra que após o embate do Yaris passam ainda umas quantas equipas por dentro da curva antes de se dar esse segundo acidente.

              Havia público a indicar aos pilotos para abrandar e tomar a trajectória interior. O que sucedeu dá para ver, entrou rápido e por largo. Até poderiamos especular pelas imagens o que sucederia se não estivesse ali o Yaris.

              Creio que o João Dias faria uma animação sobre isso. Ou não porque o Sierra ia em velocidade excessiva...

              Houve falhas dos comissários? Houve. Houve uma tentativa de desresponsabilização por parte da organização com argumentos impróprios? Houve.

              Agora não venha a equipa do Sierra im****r TODAS as culpas á organização, porque isto são rallyes e está-se sujeito.


              PS: Os comissários estavam com as raparigas do Yaris porque ambas sairam bastante combalidas da viatura... [8)]
              Eu tb já vi o vídeo completo, e se alguns passaram devagar, ainda houve alguns que vinham ali depressa...

              Comentário


                #8
                citação:Eu tb já vi o vídeo completo, e se alguns passaram devagar, ainda houve alguns que vinham ali depressa...
                È normal, eles vem com o cronometro contra eles, e pelo k sei o troço n foi anulado, ou pelo menos nao li nada sobre isso, apesar de perto do fim do video ver la alguns carros a frente parados, tipo o fiat 127, mas ainda ninguem sabia o k se ia passar por isso ali podiam perder segundos k podem fazer a diferença no final do troco.
                Esta e a minha opiniao!

                Cumprimentos
                Antonio Santos

                Comentário


                  #9
                  Se já leram o comunicado da equipa facilmente percebem que quem tem culpa é a organização. Para além de não haver bandeiras amarelas, o carro estava numa posição perigosíssima e não foram feitos todos os possíveis para evitar acidentes.
                  O piloto vinha depressa? Claro que sim. Está em competição e não havia bandeiras amarelas que são o instrumento que serve para avisar os pilotos de que há algum incidente e devem, por isso, reduzir a velocidade.
                  Mas é como vos digo, no comunicado da equipa está tudo dito.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por tism

                    Se já leram o comunicado da equipa facilmente percebem que quem tem culpa é a organização. Para além de não haver bandeiras amarelas, o carro estava numa posição perigosíssima e não foram feitos todos os possíveis para evitar acidentes.
                    O piloto vinha depressa? Claro que sim. Está em competição e não havia bandeiras amarelas que são o instrumento que serve para avisar os pilotos de que há algum incidente e devem, por isso, reduzir a velocidade.
                    Mas é como vos digo, no comunicado da equipa está tudo dito.

                    [img] uploaded/manuel barbosa/200631623738_acidentecro 001.JPG [/img]

                    Como é que um carro que está só um bocadito dentro do asfalto pode estar assim numa situação tão perigosa, o sierra quando lhe bate, acerta-lhe mesmo a meio da traseira, ou seja quando se dá o embate o sierra já está com a roda da frente do lado esquerdo fora de estrada, se não bate-se no Yaris batia na arvore.
                    Porque é que os outros passaram sem bater? Adivinharam que estava lá o carro?

                    Onde está o traço preto é onde acaba o asfalto e o traço vermelho é onde o Sierra acerta no Yaris.
                    [img]uploaded/manuel barbosa/200631625024_acidentecro 002.jpg [/img]

                    Comentário


                      #11
                      Desculpa lá mas isso não está em questão. Aquele carro não pode ficar ali e os comissários têm que ter bandeiras amarelas. O Sierra acerta no Yaris e se o Yaris não estivesse lá acertava na árvore, mas acertando no Yaris quem é que paga o arranjo?
                      Deixar ali o carro foi muita irresponsabilidade...
                      E não percebo a insistência em dizer que o Yaris só estava um bocadinho dentro da estrada! É uma curva apertada e aquele "bocadinho" faz parte da trajectória!
                      Atrevo-me a dizer que quem defende a organização neste caso nunca esteve ao volante numa competição, pois se tivesse estado sabia que com a segurança não se brinca e foi isso que estes senhores fizeram.

                      Comentário


                        #12
                        Isto é um rally e não uma prova de circuito.

                        Comentário


                          #13
                          o que é certo é que o sierra bloqueou rodas, o que forçou a ida em frente.

                          nao é preciso pensar muito para se saber que, se um piloto define uma tranjectoria, uma velocidade e modo de "ataque", ao cortarem essa tranjectoria (seja um obstaculo inesperado, seja oleo, seja o que for) sem aviso, é quase impossivel alterar a tranjectoria.

                          o que é faicl de ver é que as rodas so bloquearam quando o yaris ficou visivel, foi ai que o piloto percebeu que a "sua" tranjectoria estava obstruida.
                          claro, com rodas bloqueadas, mesmo que em parte, vai em frente ou alarga a tranjectoria.
                          ou seja, se o yaris nao estivesse lá (ou estivesse BEM sinalizado), ele teria feito a curva.

                          cabe à organizaçao avisar os pilotos atempadamente, e isso NAO FEZ. como nao fez, o piloto fez o que podia para evitar o acidente, nao chegou.

                          quanto a quem paga os estragos, nos ralis como em qualquer competiçao, cada um paga o seu. pode é haver "acordo de cavalheiros", ou eventualmente algum seguro para competiçoes (os que conheço cobrem apenas os estragos no carro, independentemente do tipo de acidente e de quem está envolvido)

                          em caso de duvidas, vão ver um rali in loco, ou falem com quem participa. as coisas nao sao bem como alguns estao a querer passar

                          citação:Porque é que os outros passaram sem bater? Adivinharam que estava lá o carro?
                          porque, tal como se vê quando passa o BMW, a situaçao já está devidamente avisada.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus
                            citação:Porque é que os outros passaram sem bater? Adivinharam que estava lá o carro?
                            porque, tal como se vê quando passa o BMW, a situaçao já está devidamente avisada.
                            E os que passaram antes do Sierra???

                            Comentário


                              #15
                              Quem quiser ver o vídeo completo, pode ver aqui: http://193.126.231.120/pls/sportmoto...20CroJoana.wmv

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por tism

                                Se já leram o comunicado da equipa facilmente percebem que quem tem culpa é a organização. Para além de:D não haver bandeiras amarelas,[}] o carro estava numa posição perigosíssima e não foram feitos todos os possíveis para evitar acidentes.
                                O piloto vinha depressa? Claro que sim. Está em competição e não havia bandeiras amarelas que são o instrumento que serve para avisar os pilotos de que há algum incidente e devem, por isso, reduzir a velocidade.
                                Mas é como vos digo, no comunicado da equipa está tudo dito.
                                Desde quando é que há bandeiras amarelas nos rallies????

                                Pelas imagens pode-se ver que mesmo que não houvesse lá nenhum carro o Sierra ia bater na arvore na mesma [8]

                                Comentário


                                  #17
                                  bandeiras amarelas em ralis? :D agora se calhar querem um posto de comissários a cada 100 metros de prova.. cada posto com 2 comissários, bandeiras e extintores :D ora num troço de 20km isso dá uns 400 comissários :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para os dois últimos espertalhões que se riem do que os outros dizem (devem ser detentores do conhecimento absoluto...):

                                    Nos regulamentos disponíveis no site da FPAK (www.fpak.pt) no ponto número 14.3.2.3 do Anexo “H” ao Código Desportivo Internacional pode-se ler o seguinte:
                                    14.3.2.3 Os postos de comissários de estrada serão dispostos no percurso para:
                                    – Fazer respeitar os locais interditos aos espectadores com recurso a painéis, barreiras ou cordas, apitos e altifalantes.
                                    – Na medida do possível, advertir as equipas de qualquer obstrução na especial, por intermédio de bandeiras amarelas.

                                    Realmente os fóruns estão com um nível cada vez mais baixo. Não se consegue discutir nada sem baixar o nível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para mim o erro é da equipa do sierra porque passou na lomba muito depressa o carro perdeu aderencia e foi em frente, se não estivesse lá o yaris acertavam na arvore.
                                      Não foi por estar lá o Yaris que se deu o acidente, até porque quando o sierra bate já está fora de estrada.
                                      Queriam que a organização tira-se o yaris, como? só se cancela-se a qualificativa para poder entrar um reboque.
                                      E se o acidente fosse num sitio onde não houve comissarios, que eu saiba nos rallys não há comissarios em todas as curvas.

                                      Pelo que vi no vi video fiz o seguinte desenho, ta um bocado tosco, mas acho que da para perceber.

                                      [img]uploaded/manuel barbosa/2006316223951_sierra.jpg [/img]






                                      Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] sierra.jpg
                                      18.52KB

                                      Comentário


                                        #20
                                        19.19 - Segurança dos Concorrentes

                                        19.19.1 – Cada Road Book deverá conter como contracapa, e em tamanho A4 (dobrado), um sinal “SOS” em cor vermelha e no reverso um sinal “OK” de cor verde.

                                        19.19.2 – Em caso de acidente em que haja necessidade de intervenção médica de emergência, e sempre que possível, o sinal “SOS” vermelho deverá ser imediatamente exibido aos carros que passarem a seguir; e se for o caso, a algum helicóptero da organização que esteja a prestar assistência.

                                        19.19.3 – Qualquer equipa a quem haja sido mostrado o sinal vermelho “SOS” ou que veja um carro que tenha sofrido um acidente grave e em que ambos os membros da equipa sejam vistos dentro do carro acidentado mas não estão a exibir o sinal vermelho “SOS”, deverá, sem qualquer excepção, parar de imediato para lhes prestar assistência. Todos os carros que se lhe seguirem deverão igualmente parar. O segundo carro a chegar ao local do acidente deverá prosseguir pelo percurso da prova para informar da situação no ponto “rádio” mais próximo. Os carros que se lhe seguirem deverão deixar a estrada desimpedida para o acesso de viaturas de emergência.

                                        19.19.4 – Qualquer equipa que o possa efectuar mas deixe de cumprir com esta regulamentação, será objecto de comunicação ao Colégio de Comissários Desportivos que lhe poderá aplicar penalidades de acordo com o CDI.

                                        19.19.5. - Em caso de acidente que não tenha provocado nenhum ferido que necessite de assistência médica imediata, o sinal “OK” verde do caderno de itinerário (Road Book) deve ser claramente exibido, a no mínimo, às três viaturas que passem a seguir, bem como a qualquer helicóptero que tente prestar-lhe assistência.

                                        19.19.6 – Se a equipa abandonar o veículo, o sinal verde “OK” deve ser colocado de tal forma na viatura acidentada, que seja perfeitamente visível pelos restantes concorrentes.

                                        19.19.7 - Cada viatura Concorrente deve transportar um triângulo vermelho reflector, que em caso de paragem da viatura durante uma Prova Especial, deverá ser colocado por um dos membros da equipa, em local visível, a no mínimo 50 metros antes da viatura imobilizada, a fim de avisar os Condutores seguintes. Toda a equipa que não respeite esta regra receberá uma penalidade à discrição dos Comissários Desportivos.

                                        19.19.8 – Este triângulo deverá ser colocado mesmo que o carro esteja parado fora da estrada.

                                        19.19.9 – Os Road Book deverão conter uma página com as instruções a respeitar em caso de acidente.

                                        19.19.10 – Qualquer equipa que abandone um Rali, deve disso informar tão urgentemente quanto possível os Organizadores da prova. Salvo em casos de força maior, qualquer equipa que não respeite esta regra ficará sujeita à aplicação de uma penalidade à discrição dos Comissários Desportivos.

                                        19.20 – A presença de veículos não autorizados estacionados junto ao percurso de uma Prova Especial é considerada como perigosa e poderá resultar no cancelamento da Prova Especial em questão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ;)Estes procedimentos só são aplicáveis a rallies internacionais

                                          Pelo que é dado perceber o local também não era nenhum posto rádio

                                          e muito menos interdito ao publico

                                          de qualquer das maneiras não invalida tudo isto de chegar-mos á conclusão que o mestre do Sierra é o chamado na giria automobilistica o verdadeiro pésudo[8][8][8]

                                          3.2.3 Os postos de Comissários de estrada serão espalhados ao longo do percurso para:

                                          - Fazer respeitar os locais interditos aos espectadores, com a ajuda de painéis, barreiras, cordas, apitos ou altifalantes

                                          - Advertir as equipas na medida do possível, por meio de bandeiras amarelas de todo o obstáculo existente no percurso da Prova Especial.

                                          3.2.4 Se for necessária a utilização de bandeiras amarelas será adoptado o seguinte procedimento

                                          (a) As bandeiras amarelas só podem ser utilizadas nos pontos rádio

                                          (b) elas só podem ser utilizadas por um Comissário de percurso que tenha um colete amarelo facilmente identificável no qual deve estar inscrito o símbolo de ponto de rádio.

                                          (c) Todo o Condutor a quem for mostrada uma bandeira amarela tem de reduzir a velocidade. Nesse caso, os Comissários Desportivos podem determinar um tempo especifico na Prova Especial para a equipa, aplicando os princípios do Artigo 19.16.

                                          (d) Se um Condutor não reduzir a velocidade como exige esta regra, os Comissários Desportivos podem impor uma penalização que poderá ir até à exclusão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            No que a rallies do nacional diz respeito só isto é valido


                                            6. SEGURANÇA NOS RALIS NACIONAIS

                                            Obrigatoriamente, deverão todos os Clubes Organizadores de provas de Ralis que integrem o Calendário Desportivo Nacional, implementar as seguintes medidas adicionais de segurança:

                                            6.1 Criação de um número telefónico de emergência – que deverá estar única e exclusivamente adstrito à segurança da prova e que não poderá ter qualquer outra utilização além deste serviço de emergência permanente – para o qual, qualquer participante na prova ou espectador, possa ligar em caso de acidente ocorrido durante o decorrer da prova.

                                            6.2 Tal número de telefone de emergência – designado como “SOS” – deverá ser previamente divulgado através da Comunicação Social, bem como impresso sobre toda a documentação distribuída, quer aos Concorrentes, quer aos representantes da Comunicação Social que fazem a cobertura da prova.

                                            6.3 Deverá ainda ser disponibilizado um autocolante (modelo-tipo), onde conste o nome da prova, e impresso em caracteres destacados, o número desse posto telefónico de emergência.

                                            6.4 Tal autocolante, será obrigatoriamente afixado em todas as viaturas participantes na prova, em local que seja simultaneamente visível, quer no interior, quer do exterior da viatura (ex. parte superior do tablier).

                                            6.5 A correcta afixação desse autocolante, deverá ser confirmada durante as Verificações Técnicas iniciais, sendo da total e exclusiva

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                                              #23
                                              Tenho a ligeira impressão que o nível foi elevado ultimamente[^][^].

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                                                #24
                                                Obrigado pela exposição. Assim já dá gosto discutir opiniões.
                                                Mas, podes dizer-me onde é que está escrito que as normas do ponto 3 não se aplicam aos ralis nacionais?

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por tism

                                                  Obrigado pela exposição. Assim já dá gosto discutir opiniões.
                                                  Mas, podes dizer-me onde é que está escrito que as normas do ponto 3 não se aplicam aos ralis nacionais?
                                                  Eu confesso que nem sabia da existência de bandeiras amarelas nos ralis.
                                                  Pelo que percebi só são facultativas nos pontos rádio.

                                                  Especulação minha:
                                                  Como um rally é algo longo bastava um malandro agitar uma bandeira amarela em qq ponto da classificativa para logo o concorrente levantar o pé.
                                                  Assim, só nos Ptos rádios, conhecidos à priori.
                                                  Será que existem Ptos rádio no Nacional???
                                                  Parece que não mas...

                                                  esperemos por melhor explicação de mais entendidos.

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por tism

                                                    Obrigado pela exposição. Assim já dá gosto discutir opiniões.
                                                    Mas, podes dizer-me onde é que está escrito que as normas do ponto 3 não se aplicam aos ralis nacionais?
                                                    Simples não se aplicam nos rallies do nacional porque no regulamento do nacional não fazem menção a esses pontos e depois mais á frente no regulamento vem o tal anexo em que diz que para os rallies internacionais .... e lá vêm então a falar nas tais bandeiras amarelas que eu muito sinceramente há cerca de 30 anos que acompanho rallies quer do nacional quer alguns internacionais e nunca me apercebi aquando de algum acidente e já presenciei alguns que houvessem comissarios com bandeiras mas como o regulamento manda só nos postos rádio tal é exigido e normalmente esses postos ficam no inicio ou fim das classificativas salvo raras excepções quando as classificativas sejam muito extensas o que já não é o caso dos rallies de hoje.;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ok, obrigado pelo esclarecimento ;).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus
                                                        citação:Porque é que os outros passaram sem bater? Adivinharam que estava lá o carro?
                                                        porque, tal como se vê quando passa o BMW, a situaçao já está devidamente avisada.
                                                        E os que passaram antes do Sierra???
                                                        nao faço ideia. advinharam? foram avisados?

                                                        podia-se aproveitar estas situaçoes para se melhorar as organizaçoes de ralis, e assim melhorar a segurança, mas a saida facil é realmente culpar a equipa do sierra e deixar andar[^]

                                                        caso encerrado.

                                                        Comentário

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