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      "Simply the Best" by Tina Turner. Duas estrelas quue já não vemos....



      https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv...5PfhLIJ7OvzLsg

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        imagem.png

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              o ultimo pódio

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                australia, 1993, antes de subirem ao pódio para a foto em cima

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                  https://twitter.com/nuvolaritazio1/s...372274690?s=46

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                    https://open.spotify.com/playlist/37...irjNAO9N7sSImU

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                      Sebastian Vettel gets behind the wheel of Ayrton Senna's 1993 McLaren MP4/8A at the Goodwood Festival of Speed 2023:





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                        O McLaren de '93 acabou por ficar na história pela volta de Donington Park, e pelas últimas vitórias do ídolo.

                        O de '92 foi sem dúvida aquele com menos história e interesse.

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                            💤


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                                      É quando revisitamos esta época que nos lembramos de como este piloto foi unico e incomparável. O 1º Campeonato foi ganho na ultima corrida depois de recuperar 16 posições, ultrapassar Prost e terminar 13s (!) à sua frente.

                                      Uma das performances mais incriveis e badaladas da precisão milimétrica das trajectórias e condução do Senna foi naquele GP do Monaco em que se dispistou quando tinha 56 segundos de avanço sobre Prost. Um jornalista que estava atrás do Rail esquerdo externo à saida da curva que antecede a entrada no Tunel, tirou dezenas de fotografias à roda traseira que passava sistemáticamente com a precisão de uma relógio suiço a escassos dois centimetros do rail, volta sobre volta.

                                      E assim foi durante todas as voltas anteriores, até à volta em que perde a concentração, e os dois centimetros foram excedidos...

                                      Com carros que chegavam aos 1200cv em treinos, (antes da FIA intervir na regulação dos motores turbo 1.5L vs os atmosféricos 3.5L) e sem ajudas electronicas, à chuva, ou ao sol. Hoje os motores voltam a ter potencias na ordem dos 1000cv, mas os carros estão carregados de electronica.


                                      PS. Essa imagem que o Observador colocou com Senna em plena meditação, era um ritual dele antes de partir para uma volta de qualificação

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                                          Não há dúvida que o Senna é um dos grandes pilotos da história da F1. Mas é salutar reconhecer a história, a importância da tecnologia e a importância das equipas nos confrontos individuais.

                                          Quem é o melhor piloto? E mais importante, qual o melhor carro (motor, chassis, caixa) e a melhor equipa?

                                          Costuma-se dizer que o pior adversário de um piloto de F1 é o seu companheiro de equipa. Não há desculpas, ambos tem o mesmo carro e a mesma estrutura. Se um piloto de outra equipa de qualifica com melhor tempo pode-se sempre desculpar que a "culpa" é do carro do outro que é melhor.

                                          Neste contexto, sempre apreciei (também!) o valor do Alain Prost.
                                          Com o mesmo carro que o Senna conseguiu batê-lo inúmeras vezes e acumulou um registo de vitórias e exibições extraordinário. Muitos não gostam do estilo nem da personalidade.
                                          Tranquilo, eu também não gosto do estilo e personalidade de muita gente. Mas o Prost (quando equipado com o mesmo material) demonstrou paridade com o Senna.

                                          Nos dois campeonatos que fizeram juntos na Mclaren (1988 e 1989) o equilíbrio é notável;

                                          1988 - Senna - 94 pontos, 8 vitórias
                                          1988 - Prost - 105 pontos, 7 vitórias
                                          1989 - Senna - 60 pontos, 6 vitórias
                                          1989 - Prost - 81 pontos, 4 vitórias

                                          Deixo-vos com a melhor foto destes dois mestres;

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                                            Originalmente Colocado por Icterio Ver Post
                                            Não há dúvida que o Senna é um dos grandes pilotos da história da F1. Mas é salutar reconhecer a história, a importância da tecnologia e a importância das equipas nos confrontos individuais.

                                            Quem é o melhor piloto? E mais importante, qual o melhor carro (motor, chassis, caixa) e a melhor equipa?

                                            Costuma-se dizer que o pior adversário de um piloto de F1 é o seu companheiro de equipa. Não há desculpas, ambos tem o mesmo carro e a mesma estrutura. Se um piloto de outra equipa de qualifica com melhor tempo pode-se sempre desculpar que a "culpa" é do carro do outro que é melhor.

                                            Neste contexto, sempre apreciei (também!) o valor do Alain Prost.
                                            Com o mesmo carro que o Senna conseguiu batê-lo inúmeras vezes e acumulou um registo de vitórias e exibições extraordinário. Muitos não gostam do estilo nem da personalidade.
                                            Tranquilo, eu também não gosto do estilo e personalidade de muita gente. Mas o Prost (quando equipado com o mesmo material) demonstrou paridade com o Senna.

                                            Nos dois campeonatos que fizeram juntos na Mclaren (1988 e 1989) o equilíbrio é notável;

                                            1988 - Senna - 94 pontos, 8 vitórias
                                            1988 - Prost - 105 pontos, 7 vitórias
                                            1989 - Senna - 60 pontos, 6 vitórias
                                            1989 - Prost - 81 pontos, 4 vitórias

                                            Deixo-vos com a melhor foto destes dois mestres;

                                            eu ainda tinha só 9-10 anos mas a ideia que eu tenho desse tempo é que o Prost era favorecido dentro da equipa e pela própria FIA...

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                                              Originalmente Colocado por Sparrow1979 Ver Post

                                              eu ainda tinha só 9-10 anos mas a ideia que eu tenho desse tempo é que o Prost era favorecido dentro da equipa e pela própria FIA...
                                              Tal e qual como eu! Também ouvi isso sempre que o Prost ficava á frente do Senna. (Curioso que quando o Senna ganhava...nada)

                                              Mas será que a McLaren ia se prejudicar por impedir ou dificultar a vida ao Senna? Faz algum sentido? O Senna era um talento natural, campeão do mundo, a McLaren (e patrocinadores) pagava-lhe rios de dinheiro e depois ia criar dificuldades ao homem?

                                              Não faz sentido nenhum. Infelizmente, vai de encontro ao que escrevi acima - o companheiro de equipa é o "pior" adversário. Como o carro é o mesmo as "narrativas" de que e equipa beneficia um em detrimento do outro é a única desculpa pláusivel.

                                              Lembro-me de outro caso, o do Mario Andretti. Foi o campanheiro de equipa do Senna em 1993. Um fracasso completo.
                                              Também dizia (ainda hoje diz) que a McLaren favorecia o Senna... A desculpa de sempre.
                                              Para substituir o Andretti chegou um jovem desconhecido... Hakkinen, e o resto é história.

                                              Faz algum sentido as marcas gastarem milhões em contratações para depois prejudicarem os pilotos?
                                              Ou, (pensando para os nossos botões) será apenas uma desculpa para afagar egos inchados?.....
                                              Vocês conhecem muitos pilotos que reconhecam que os companheiros de equipa eram mais rápidos que eles?

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                                                Originalmente Colocado por Icterio Ver Post
                                                Não há dúvida que o Senna é um dos grandes pilotos da história da F1. Mas é salutar reconhecer a história, a importância da tecnologia e a importância das equipas nos confrontos individuais.

                                                Quem é o melhor piloto? E mais importante, qual o melhor carro (motor, chassis, caixa) e a melhor equipa?

                                                Costuma-se dizer que o pior adversário de um piloto de F1 é o seu companheiro de equipa. Não há desculpas, ambos tem o mesmo carro e a mesma estrutura. Se um piloto de outra equipa de qualifica com melhor tempo pode-se sempre desculpar que a "culpa" é do carro do outro que é melhor.

                                                Neste contexto, sempre apreciei (também!) o valor do Alain Prost.
                                                Com o mesmo carro que o Senna conseguiu batê-lo inúmeras vezes e acumulou um registo de vitórias e exibições extraordinário. Muitos não gostam do estilo nem da personalidade.
                                                Tranquilo, eu também não gosto do estilo e personalidade de muita gente. Mas o Prost (quando equipado com o mesmo material) demonstrou paridade com o Senna.

                                                Nos dois campeonatos que fizeram juntos na Mclaren (1988 e 1989) o equilíbrio é notável;

                                                1988 - Senna - 94 pontos, 8 vitórias
                                                1988 - Prost - 105 pontos, 7 vitórias
                                                1989 - Senna - 60 pontos, 6 vitórias
                                                1989 - Prost - 81 pontos, 4 vitórias

                                                Deixo-vos com a melhor foto destes dois mestres;

                                                O Senna era mais rápido que o Prost, mas para mim o Prost é o segundo melhor piloto da história da F1, se não fosse o Prost provavelmente o Senna não seria considerado o melhor piloto de todos os tempos, o francês foi a alavanca para as performances extraordinárias do Senna.

                                                Comentário


                                                  A rivalidade Ayrton - Prost, tem milhares de versões e de histórias de bastidores, a maioria delas falsas e de imaginação fértil. Havia imenso respeito e admiração entre eles, nomeadamente nos ultimos dois anos de corridas deles e na aproximação que fizeram depois de Prost abandonar

                                                  Vejam este video do GP do Mónaco de 92 da luta entrea Ayrton e Mansel nas ultimas voltas, vejam como o lema "let them race" fixava as pessoas às corridas, e comparem com os mariquinhas que hoje se queixam por tudo e por nada:

                                                  Ah e tal; "he push me out", "the cars is a peace of shit", "too much porposing".... blá... blá.. blá

                                                  https://www.facebook.com/watch/?exti...48754972136078

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                                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post

                                                    O Senna era mais rápido que o Prost, mas para mim o Prost é o segundo melhor piloto da história da F1, se não fosse o Prost provavelmente o Senna não seria considerado o melhor piloto de todos os tempos, o francês foi a alavanca para as performances extraordinárias do Senna.
                                                    Lá está, quando se afirma que um piloto "é mais rápido" que outro estamos a dizer, por outras palavras, que um piloto é melhor que outro.

                                                    E é uma boa métrica. O problema é quando analisamos os números. Vejamos 1988.

                                                    O Prost rubricou a volta mais rápida em 7 circuitos (San Marino, Mexico, Detroit, França, Hungria, Espanha e Austrália), um valor impressionante.
                                                    O Senna apenas 3 (Mónaco, Canadá e Japão). O Senna era sempre muito bom no Mónaco e Japão.

                                                    Onde o Senna se destacava era nas pole-positions; 13 em 16 corridas!!

                                                    O que se pode concluir é que o Senna era especialmente bom em intensidade e concentração em voltas de qualificação mas o Prost tinha maior ritmo de corrida.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

                                                      Lá está, quando se afirma que um piloto "é mais rápido" que outro estamos a dizer, por outras palavras, que um piloto é melhor que outro.

                                                      E é uma boa métrica. O problema é quando analisamos os números. Vejamos 1988.

                                                      O Prost rubricou a volta mais rápida em 7 circuitos (San Marino, Mexico, Detroit, França, Hungria, Espanha e Austrália), um valor impressionante.
                                                      O Senna apenas 3 (Mónaco, Canadá e Japão). O Senna era sempre muito bom no Mónaco e Japão.

                                                      Onde o Senna se destacava era nas pole-positions; 13 em 16 corridas!!

                                                      O que se pode concluir é que o Senna era especialmente bom em intensidade e concentração em voltas de qualificação mas o Prost tinha maior ritmo de corrida.
                                                      O Prost passava o fim‑de‑semana a afinar o monolugar para a corrida, o Senna tinha aquela fogosidade de extrair o máximo do monolugar numa volta rápida em qualificação.

                                                      Mas o Senna também era implacável na corrida, só para se ter uma ideia, no Brasil na sua estreia com a Williams chegou a dar 1 volta de avanço ao Hill, seu colega de equipa, várias voltas antes do final da corrida, que nem chegou a acabar porque se despistou. Lembro que o Hill terminou em 2º...

                                                      Onde e quem consegue dar 1 volta de avanço ao colega de equipa, em condições de pista seca e sem este ter problemas?

                                                      O que o Senna fazia era inacreditável mesmo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post

                                                        O Prost passava o fim‑de‑semana a afinar o monolugar para a corrida, o Senna tinha aquela fogosidade de extrair o máximo do monolugar numa volta rápida em qualificação.

                                                        Mas o Senna também era implacável na corrida, só para se ter uma ideia, no Brasil na sua estreia com a Williams chegou a dar 1 volta de avanço ao Hill, seu colega de equipa, várias voltas antes do final da corrida, que nem chegou a acabar porque se despistou. Lembro que o Hill terminou em 2º...

                                                        Onde e quem consegue dar 1 volta de avanço ao colega de equipa, em condições de pista seca e sem este ter problemas?

                                                        O que o Senna fazia era inacreditável mesmo.
                                                        Exemplos individuais extraordinários são sempre outro bom critério.

                                                        O Schumacher em Silverstone em 1993, qualificou-se á frente do Senna (McLaren MP4/8), durante a corrida ultrapassou-o e acabou em 2º lugar ( Prost ganhou).
                                                        Nada mau, tendo em contra que o Schumacher conduzia um Benetton de 2ª categoria.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

                                                          Exemplos individuais extraordinários são sempre outro bom critério.

                                                          O Schumacher em Silverstone em 1993, qualificou-se á frente do Senna (McLaren MP4/8), durante a corrida ultrapassou-o e acabou em 2º lugar ( Prost ganhou).
                                                          Nada mau, tendo em contra que o Schumacher conduzia um Benetton de 2ª categoria.
                                                          Estás enganado, o Benetton era motorizado pela Ford e era a primeira cliente, a McLaren tinha sempre a unidade mais antiga, que era cerca de 35cv mais fraca.

                                                          Comentário


                                                            2ª categoria em relação á "nave espacial" Williams FW15C.

                                                            Mas sim, o Benetton e o McLaren eram equilibrados, o B193 tinha um pouco mais de potência mas também não teve controlo de tracção em várias corridas.
                                                            E a McLaren, a partir de certa altura do campeonato (tinha de pesquisar para saber ao certo) também recebeu motores Ford mais potentes.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Icterio Ver Post
                                                              2ª categoria em relação á "nave espacial" Williams FW15C.

                                                              Mas sim, o Benetton e o McLaren eram equilibrados, o B193 tinha um pouco mais de potência mas também não teve controlo de tracção em várias corridas.
                                                              E a McLaren, a partir de certa altura do campeonato (tinha de pesquisar para saber ao certo) também recebeu motores Ford mais potentes.
                                                              Ah sim, os Williams eram imbatíveis, estavam muito à frente da concorrência com o seu sistema de suspensão activa.

                                                              Comentário

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