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Tópico do Michele Alboreto

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    Tópico do Michele Alboreto

    Um piloto que recordo com especial carinho é sem dúvida Michele Alboreto.

    Talvez este video seja um exemplo daquele que era de facto um piloto especial.

    http://www.youtube.com/watch?v=DMRRKr-vGRs

    Editado pela última vez por Omega; 03 January 2009, 00:57.

    #2
    O início da carreira

    Filho de uma família apaixonada por automobilismo, começou a freqüentar Monza aos 12 anos. Além dos automóveis, sua outra paixão era jogar futebol. "Desisti, mas continuo correndo: faço jogging e corro com minha Ferrari", brincava. Reservado e introspectivo, iniciou no automobilismo em 1977 ao volante de um Fórmula Monza da "Scuderia Salvati", cujo protótipo era equipado com um motor Fiat 500 de dois cilindros. Alboreto aproveitou aquela oportunidade única e mostrou paixão ao conduzir aquele carro. No ano seguinte (1978) se transferiu para a Fórmula Itália, categoria que contava com monopostos mais potentes.
    Após conquistar os títulos da Fórmula 3 Italiana em 1979 e o Campeonato Europeu de F3 em 1980, Michele Alboreto demonstrou versatilidade ao disputar o Mundial de Protótipos com a Lancia. Junto de seu compatriota Riccardo Patrese, conquista sua primeira vitória nas 6 horas de Watkins Glen de 1981. Em seu último ano com carros de "Endurance", na temporada de 1982, vence às 6 horas de Silverstone (com Patrese), os 1000 km de Nürburgring (com Teo Fabi e novamente Patrese) e os 1000 km de Mugello (em dupla com Piercarlo Ghinzani).

    Testes com a Tyrrell e vitória com a Minardi na F-2

    Com o apoio da Ceramica Imola, Alboreto é convidado para um teste com a equipe Tyrrell, em 1981. Completou algumas voltas e logo foi contratado para substituir Ricardo Zunino no Grande Prêmio de San Marino. Foram dez corridas e um nono lugar no Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort, como melhor resultado. Naquele mesmo ano, conquista a única vitória da história da Minardi em uma prova da Fórmula 2.

    A passagem pela Tyrrell

    O estilo do italiano agradou Ken Tyrrell e Alboreto permanece no time em 1982. A primeira vitória foi conquistada nesta conturbada temporada, marcada pelos acidentes fatais de Gilles Villeneuve e Riccardo Paletti. Revelação daquele mundial, Michele, com 25 anos na ocasião, venceu o difícil Grande Prêmio de Las Vegas. A corrida foi muito disputada entre ele e o norte-irlandês John Watson da McLaren, que brigava pelo título na oportunidade com o finlandês Keke Rosberg da Williams. As cores azul e amarela de seu capacete, homenagem ao seu grande herói Ronnie Peterson, passaram a ser conhecidas por todos na F-1.

    Perseguição

    Alboreto passou a ser sondado pelas grandes equipes da Fórmula 1, mas não podia se desvencilhar do contrato com a Tyrrell. Enzo Ferrari, que procurava um substituto para Gilles Villeneuve, convidou o piloto, mas Ken Tyrrell exigiu um motor turbo da Ferrari em troca da liberação do piloto. "Os italianos me criticam por não assinar com Alboreto para o próximo ano, mas o que muitos não sabem é que o convidei no meio desta temporada. Alboreto não optou por reincidir seu contrato com a Tyrrell. Em resposta, mandou-me uma carta muito educada, que mostrou seu grande caráter. Quando Alboreto estiver livre de qualquer tipo de contrato, haverá uma Ferrari à sua disposição", declarou, à época, o velho comendador.
    A segunda vitória na Fórmula 1 aconteceu em Detroit, na temporada seguinte (1983). O brasileiro da Brabham, Nelson Piquet, liderava a corrida e conseguia abrir facilmente do Tyrrell de Alboreto. Há nove voltas do fim, Piquet teve um pneu furado e foi obrigado a fazer um pit-stop. O italiano assumiu a ponta e administrou sua vantagem para o finlandês Keke Rosberg, da Williams, estabelecendo a última vitória do clássico motor Cosworth DFV de oito cilindros na F-1 e o domínio. Foi uma corrida que do 1º ao 6º, apenas o 4º colocado era Turbo. Acabou sendo a última vitória da equipe do "Tio Ken" na categoria.

    Alboreto na Ferrari

    Enzo Ferrari contrata Alboreto para a temporada de 1984. Pilotar para o time de Maranello era seu grande sonho e a primeira vitória com a Ferrari acontece no Grande Prêmio da Bélgica, em Zolder. Michele Alboreto termina a temporada na quarta colocação, passando a ser muito popular na Itália.
    Entretanto, seu último grande ano na Ferrari aconteceu na temporada de 1985, quando se tornou vice-campeão da Fórmula 1. Alboreto realizava grande campanha e havia vencido no Canadá e na Alemanha. Os "tifosi" lotaram as arquibancadas de Monza para acompanhar o Grande Prêmio da Itália. Todos tinham esperança na vitória da máquina e do piloto da casa, que não acontecia desde a vitória de Ludovico Scarfiotti em 1966. O sonho durou 45 voltas e Alboreto abandonou a corrida com problemas no motor. No Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps, abandonou na 3ª volta com problemas na embreagem. Era hora de reagir, já que não pontuou em duas provas e a diferença para o líder Alain Prost ia para 16 pontos. No Grande Prêmio da Europa, em Brands Hatch, na Inglaterra, o piloto italiano largou na 15ª posição. Completa a primeira volta em 9º lugar. Chegou a estar em 6º por duas voltas, mas nas voltas seguintes começou a perder várias posições. O Turbo do motor Ferrari não agüentou, chegando a sair fogo na parte traseira do aerofólio. A torcida que estava no autódromo e em seus lares não acredita no que estava vendo. O piloto consegue levar o seu carro em chamas até os boxes. Os bombeiros com seus extintores consegue apagá-lo. O francês Alain Prost, sem nenhum problema, consegue terminar a corrida em 4º lugar conquistando o campeonato. A chance de ser o segundo piloto campeão pela Ferrari acabou; a última aconteceu em 1953 com Alberto Ascari, além de ser o terceiro piloto como o de Giuseppe Farina em 1950 e os dois do próprio Ascari em 1952-53 e o quarto título pela Itália. Nas últimas duas provas do campeonato, Alboreto não terminou.

    Sondagem pela Williams, volta à Tyrrell e "micos" na Larrousse

    Disputou mais três temporadas pelo time de Maranello e nunca mais venceu na Fórmula 1. Foi sondado pela Williams, mas as negociações não progrediram e o piloto italiano voltou para a Tyrrell em 1989. Apesar dos problemas, conseguiu o quinto lugar em Mônaco e a terceira colocação no México. Fazia grande apresentação nos Estados Unidos e foi obrigado a abandonar a corrida com problemas na transmissão. Alboreto saiu no meio da temporada com problemas envolvendo a equipe e seu patrocinador. "Antes do Grande Prêmio da França, Ken Tyrrell aceitou o patrocínio da Camel. Não gosto de quebrar contratos e pedi para a Tyrrell conversar com a Marlboro. Mas Ken disse que o problema era meu." - revelou Alboreto, que aceita o convite da Larrousse-Lamborghini para disputar a pré-classificação no final do ano.

    1990-1994: o desgaste na Footwork, fracassos na Scuderia Italia e volta à Minardi

    Em um esporte marcado pelas repentinas mudanças de rumo, o piloto esperava reviver a melhor fase de sua carreira, em 1990, na Footwork Arrows. A equipe desenvolve uma parceria com a Porsche para a temporada seguinte, mas o conjunto era desastroso. Depois de três temporadas de poucos resultados, o piloto acerta com a Scuderia Italia. O time italiano usava motores Ferrari e chassis Lola, mas depois de 1993, uniu forças com a Minardi. Assim, Alboreto disputou sua última temporada na Fórmula 1 pela equipe de Faenza e marcou o último ponto no Grande Prêmio de Mônaco de 1994, saindo aos 37 anos de idade.

    DTM e Le Mans

    No ano seguinte (1995), Michele disputou a DTM com um Alfa Romeo 155 V6, porém não obteve sucesso na categoria alemã. Naquele mesmo ano, correu na IRL e retomou sua carreira nas provas de Endurance. Depois de poucos resultados positivos, Alboreto vence a tradicional 24 horas de Le Mans de 1997 e revive seus dias de glória no automobilismo. O piloto italiano dividiu o TWR-Porsche da equipe Joest Racing, com o sueco Stefan Johansson (seu ex-companheiro de equipe na Ferrari), e o dinamarquês Tom Kristensen.
    A vitória em Le Mans abre novos caminhos para Alboreto. A partir de 1998, ele disputa a "ALMS" (American Le Mans Series) pela TWR-Porsche. Em 1999, Alboreto se torna peça importante no desenvolvimento da Audi. O último triunfo do piloto acontece nas 12 Horas de Sebring de 2001 com o italiano Rinaldo Capello e o francês Laurent Aïello, com o Audi R8.

    Morte trágica

    Quando tudo indicava mais uma vitória em Le Mans, o mundo é pego de surpresa com uma triste notícia. Em 25 de abril de 2001, Alboreto morre após sofrer um acidente fatal testando o novo Audi R8, que seria usado na tradicional prova francesa. A batida aconteceu no momento em que o protótipo cruzava a reta do circuito alemão de Lausitzring, na Alemanha, a 300 km/h. O carro levantou vôo e capotou por várias vezes até bater no guard-rail. Segundo a investigação, o acidente aconteceu por um rasgo no pneu, provocado por um objeto cortante. Terminava assim a carreira de um piloto que trabalhou duro para superar tantas adversidades.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Michele_Alboreto

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            #6
            Excelente tópico Omega.

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              #7
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              Um piloto que recordo com especial carinho é sem dúvida Michele Alboreto.

              Talvez este video seja um exemplo daquele que era de facto um piloto especial.

              http://www.youtube.com/watch?v=DMRRKr-vGRs
              Desculpa, mas não entendi o q tem de especial este video?

              Eu lembro-me perfeitamente do Alboreti na Ferrari!

              Para Ferrari ou aos Tifoses não há nada melhor q um Ferrari ganhar e ainda por cima com um piloto italiano

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                #8
                Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                Desculpa, mas não entendi o q tem de especial este video?

                Eu lembro-me perfeitamente do Alboreti na Ferrari!

                Para Ferrari ou aos Tifoses não há nada melhor q um Ferrari ganhar e ainda por cima com um piloto italiano
                Do Alboreti não me lembro ..... lembro-me sim do Alboreto.

                O que é que o vídeo tem de especial ? Descobre ....

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                                #16
                                O mes passado vi em Italia o Ivan Capelli e o Alex Zanardi e já nem os reconhecia

                                O Zanardi é um poço de pura força de vontade. Alem de não poder fazer uso das suas pernas, continua a competir ao mais alto nivel no WTCC.

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                                          #21

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                                            #22

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                                              #23
                                              Os carros, publicidade, pilotos, modalidade em si, tudo diferente mais competição, diversão, em total oposto da actualidade desportiva/organizacional da F1, (subjectivo para cada espectador da modalidade).

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                Os carros, publicidade, pilotos, modalidade em si, tudo diferente mais competição, diversão, em total oposto da actualidade desportiva/organizacional da F1, (subjectivo para cada espectador da modalidade).

                                                Que saudades desse tempo!

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                                                  #25
                                                  Esse é que era o tempo em que tudo era mais divertido.Ficavamos colados á RTP a ver a F1, e era sempre emocionante.Agora nem sequer é livre se quiseres acompanhar tens que pagar, e nem competitivo é ganham sempre os mesmos, não tem emoção nenhuma. bahhh.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Viva Omega, parabéns pelo tópico, pessoalmente diz-me bastante, pois o Alboreto era em meados dos anos 80 quando era adolescente, o meu piloto de F1 favorito. Lembro-me de uma visita que ele fez a um dos primeiros salões do automóvel realizados na Exponor em 1986, acompanhado do Domingos Piedade, penso que era na altura o seu Manager, na altura para mim isso foi um acontecimento pois passei a ser o único miudo lá da escola que tinha um autografo do seu piloto preferido.

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                                                      #27
                                                      É um dos vários pilotos que pelo seu carácter marcaram a F1 dos anos 80.
                                                      Ivan Capelli, Berger, Patrese, Mansell, o Grande Senna e tantos outros.
                                                      É sempre bom recordar.

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                                                        #28
                                                        Monza-Itália 1988 - Uma corrida fenomenal

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                                                          #29
                                                          Formula Monza 1976

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                                                            #30


                                                            Michele Alboreto was at the wheel on a straight section when his car went off the track, hit a fence and flipped over.

                                                            "Some 400 meters from the south bend his car went off to the right and left the track for reasons as yet unknown," local police spokesman Berndt Fleischer was quoted as saying in Thursday's Bild newspaper.

                                                            "His car hit a metal fence and flew in the air for some 100 meters. He was killed instantly. The car was destroyed."

                                                            Local police and state prosecutors were investigating the cause of the crash and asked for the car to be left on the track, one of the most modern circuits in Europe and situated some 145 km south of Berlin.

                                                            Audi said the car involved in the accident had already completed thousands of kilometers on many circuits in preparation for the 2001 season without any problems.

                                                            An engineer and an expert from Audi were sent to the Lausitzring to assist the investigators.

                                                            "I regret that we have nothing to add to our statement from Wednesday night," said Audi spokesman Rainer Nistel. "We have no new fact on the cause of the accident."

                                                            Lausitzring security adviser Klaus Steinmetz was quoted as saying a tire burst might have caused the crash.

                                                            "I don't want to go any faster than the investigation but all the known details suggest that," Steinmetz was quoted as saying by daily Tagesspiegel in an interview to be published on Friday.

                                                            Steinmetz told the newspaper that the left-rear tire might have exploded, which would explain why the car suddenly went off to the right.

                                                            The adviser, who did not witness the crash, added that from what he knew, he thought neither the driver nor the track were responsible for the accident.

                                                            Lausitzring manager Hans-Joerg Fischer said ambulances stationed at the track had taken two minutes to reach the scene of the accident.

                                                            A helicopter arrived three minutes later but the doctors said they could do nothing to save the driver, he added.

                                                            Fischer said the accident had nothing to do with the track.

                                                            "It could have happened on any circuit," he said, adding the section of the track where the accident occurred would be named after Alboreto in a tribute to the late driver.



                                                            www.endurancesportscar.com/audiaccident.htm

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