Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

    Pelo que sei, cerca de 1600km. Neste caso fica mais caro que andar com um carro diesel a consumir 6l/100.
    Eu por acaso estava a fazer essas contas, e sem entrar em fundamentalismos de que A é melhor ou pior que B, essa fatura representa o que o cidadão normal vai fazer, carregar nos postos que vai encontrando por aí, já que nem todos vamos conseguir carregar numa garagem.

    Nunca tinha visto uma fatura dessas (porque não tenho electrico) e para já o que tiro de conclusão principal, é que tal como os impostos nos combustiveis, nos carregamentos também há taxas e taxinhas e o diabo a sete.

    Não sei porque se complica uma coisa que pode ser bem simples!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
      Eu por acaso estava a fazer essas contas, e sem entrar em fundamentalismos de que A é melhor ou pior que B, essa fatura representa o que o cidadão normal vai fazer, carregar nos postos que vai encontrando por aí, já que nem todos vamos conseguir carregar numa garagem.
      Aqui o problema não é tanto do posto, é mais do cartão.

      Só tive 3 cartões até agora, o da Mobi.e quando os carregamentos ainda eram grátis e depois quando passou a ser a pagar o da EDP e da Miio.

      A Miio sempre foi mais cara que a EDP, mas até usava porque a diferença num carregamento era de cêntimos e poder acompanhar o estado da carga na app justificava bem esse valor. Agora a diferença chega a ser de 3€ por carregamento e só uso EDP.

      O cartão da Prio nunca percebi o interesse, no meu caso a carregar a 7kW o que iria pagar à Prio por minuto fica a perto de 0,65€/kWh, com EDP num posto perto de mim já com taxas de activação e pagamento ao OPC pago 0,60€/kWh.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Varycela Ver Post

        Eu por acaso estava a fazer essas contas, e sem entrar em fundamentalismos de que A é melhor ou pior que B, essa fatura representa o que o cidadão normal vai fazer, carregar nos postos que vai encontrando por aí, já que nem todos vamos conseguir carregar numa garagem.

        Nunca tinha visto uma fatura dessas (porque não tenho electrico) e para já o que tiro de conclusão principal, é que tal como os impostos nos combustiveis, nos carregamentos também há taxas e taxinhas e o diabo a sete.

        Não sei porque se complica uma coisa que pode ser bem simples!
        Obviamente que basta carregar metade dessa distância em casa que já representa uma descida brutal no preço por km.

        Além disso, no caso das empresas, esse iva da electricidade é 100% dedutível (gasóleo é só em 50%), não leva com tributação autónoma (no caso de 100% elétrico), entre outros benefícios. Numa situação de aquisição de viatura nova, preço por preço, representa uma poupança brutal em relação ao carro com motor a combustão.


        O problema das faturas dos carregamentos elétricos não aparecerem por aqui, na minha opinião, acontece porque a malta não quer dar o braço a torcer em alguns aspectos.

        A mesma coisa com as manutenções que dizem que não existentem ou são baratas, e depois me aparecem aqui (tenho à minha frente) uma troca de bateria agm de um i3 por cerca de 300€, em que a BMW cobra 7.3658 € + IVA por cada UT de mão de obra (1 UT = 5 mins). O que é que isto quer dizer? Muito simplesmente, a bmw cobrou 108,72€ por hora para uma simples intervenção numa viatura elétrica. Fatura da primeira manutenção dos 2 anos, 261.39, com desconto, diagnóstico (check up), um filtro de habitáculo e troca de fluido de travões.

        Comentário


          E já que o assunto são carregamentos

          https://www.mobie.pt/w/ano-de-2022-f...ca-em-portugal

          Comentário


            Pois, isso da manutenção é simples, em vez de ir à marca vai a outra oficina, no meu caso tenho EV à 5 anos e tenho pago 67€ por revisão, falta uma para acabar o plafond de manutenções e apartir daí não coloca lá mais o pés, com o i4 são 4 revisões depois será o mesmo, estas até ficaram mais barato, foram oferecidas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

              Sim, eu uso a app da miio à 5 anos, e sei perfeitamente que os preços da Prio são ao minuto e nunca chegaram a valores da EDP com 20% de desconto que usei na maioria das vezes, os preços que variam muito são os da propria miio, os outros operadores nem por isso.
              Atualmente uso o cartão BMW em que pago 6 centimos por minuto independentemente do carregador (excluindo os ionity), ou seja, fica mais barato do que carregar em casa.
              Os outros também variam bastante, talvez os da Miio variem mais do que os outros. É perfeitamente possível preços muito baixos em determinadas alturas do dia. Esta discussão é absurda.

              Comentário


                Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post

                Os outros também variam bastante, talvez os da Miio variem mais do que os outros. É perfeitamente possível preços muito baixos em determinadas alturas do dia. Esta discussão é absurda.
                Não acho nada absurda, os preços podem variar entre postos, agora no mesmo posto e com o mesmo operador isso não varia tanto assim.
                Penso que a miio é o unico operador com a energia indexada ao mercado diario de energia.

                Exemplo para a EDP.

                https://www.uve.pt/page/blueauto-53-...100-km-num-ve/
                Editado pela última vez por Afcivic; 05 January 2023, 17:07.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Varycela Ver Post

                  Eu por acaso estava a fazer essas contas, e sem entrar em fundamentalismos de que A é melhor ou pior que B, essa fatura representa o que o cidadão normal vai fazer, carregar nos postos que vai encontrando por aí, já que nem todos vamos conseguir carregar numa garagem.

                  Nunca tinha visto uma fatura dessas (porque não tenho electrico) e para já o que tiro de conclusão principal, é que tal como os impostos nos combustiveis, nos carregamentos também há taxas e taxinhas e o diabo a sete.

                  Não sei porque se complica uma coisa que pode ser bem simples!
                  Não, essa fatura representa o que o cidadão que não sabe utilizar os cartões e a App vai fazer. Basta usar vários cartões saber escolher os carregadores para se poupar 50%.

                  Para uma pessoa gastar em carregamento o mesmo do que para um carro a combustível é porque ainda não sabe usar as ferramentas que existem à sua disposição.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                    Não acho nada absurda, os preços podem variar entre postos, agora no mesmo posto e com o mesmo operador isso não varia tanto assim.

                    Exemplo para a EDP.

                    https://www.uve.pt/page/blueauto-53-...100-km-num-ve/
                    Tu vives onde? Só há um posto na zona onde vives?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post

                      Tu vives onde? Só há um posto na zona onde vives?
                      Não, tenho 135 000kms num EV feito em menos de 5 anos, usei centenas de postos. E as variações que vês na miio não existem em mais nenhum operador, pois é o unico indexado ao mercado diario de energia.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                        Não, tenho 135 000kms num EV feito em menos de 5 anos, usei centenas de postos. E as variações que vês na miio não existem em mais nenhum operador, pois é o unico indexado ao mercado diario de energia.
                        Mas os outros operadores também variam de preço. E sim podem ter preços muitos bons dependendo do posto e da altura do dia. De madrugada os preços costumam ser mais baixos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post

                          Não, essa fatura representa o que o cidadão que não sabe utilizar os cartões e a App vai fazer. Basta usar vários cartões saber escolher os carregadores para se poupar 50%.

                          Para uma pessoa gastar em carregamento o mesmo do que para um carro a combustível é porque ainda não sabe usar as ferramentas que existem à sua disposição.
                          Ora isso acontece porque o sistema ainda é complicado, é verdade, temos descontos cruzados nos combustiveis, mas parecem mais simples.

                          Sem experiência própria, mas pelo que vejo, quem vai carregar o electrico tem de ter vários fatores em consideração, o que para já ainda é complexo!

                          Espero que quando chegar a minha vez (e espero que não seja assim tãããõ longe) que os carregamentos sejam muito mais simples e quiçá multibanco/cartão de crédito seja suficiente!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post

                            Mas os outros operadores também variam de preço. E sim podem ter preços muitos bons dependendo do posto e da altura do dia. De madrugada os preços costumam ser mais baixos.
                            Quais são esses operadores que variam o preço durante o dia? Sem contar com a tarifa bi-horaria, obviamente.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                              Quais são esses operadores que variam o preço durante o dia? Sem contar com a tarifa bi-horaria, obviamente.
                              Mas tu tens a app da Miio? Clica nos postos e vê o preço de dia e noite.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post

                                Toda a gente que usa a App da Miio sabe que os preços variam muito!

                                Mas os users civic, mrpoofy, etc usam a App da Miio?

                                Conforme o cartão e a hora do dia os preços podem variar mais de 50%. Mas sim a Prio de facto este ano está um pouco mais cara.
                                Tenho vários fornecedores, desde Via Verde, EDP, PRIO, EVCE e MIIO. O ano passado fiz praticamente todos os carregamentos com a EDP uma vez que tinha e ainda tenho o desconto por ser cliente em casa. E em 90% das vezes ficava mais barato, também usei MIIO quando tinha preços mesmo mesmo baixos. Mas nunca usei a Via Verde, PRIO e EVCE. Este ano estou a ver que vou ter que mudar para a Via Verde que parece ter os preços mais baixos a qualquer hora do dia dos que tenho acesso e nos carregadores que normalmente uso.

                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                O problema das faturas dos carregamentos elétricos não aparecerem por aqui, na minha opinião, acontece porque a malta não quer dar o braço a torcer em alguns aspectos.

                                A mesma coisa com as manutenções que dizem que não existentem ou são baratas, e depois me aparecem aqui (tenho à minha frente) uma troca de bateria agm de um i3 por cerca de 300€, em que a BMW cobra 7.3658 € + IVA por cada UT de mão de obra (1 UT = 5 mins). O que é que isto quer dizer? Muito simplesmente, a bmw cobrou 108,72€ por hora para uma simples intervenção numa viatura elétrica. Fatura da primeira manutenção dos 2 anos, 261.39, com desconto, diagnóstico (check up), um filtro de habitáculo e troca de fluido de travões.
                                Eu bem que quero ver as minhas a ver se realmente as estimativas da MIIO batem certo e com o que está descriminado na app da EDP Recharge. Mas desde Outubro quando comecei a fazer carregamentos que ainda não me deram facturas para pagar, por isso sim já ando à dois meses a carregar e ainda não paguei um cêntimo XD

                                Quanto a manutenções ainda fui neste passado mês de Dezembro fazer a primeira (https://forum.motorguia.net/forum/mo...1#post14198021) e foi só mesmo mudar um filtro de resto foram campanhas da marca, e ficou-me a 97€, pelo que percebi da factura só me levaram 57 por cada hora de mão de obra. A ver quando for para mudar a bateria de 12v.

                                Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post
                                Não, essa fatura representa o que o cidadão que não sabe utilizar os cartões e a App vai fazer. Basta usar vários cartões saber escolher os carregadores para se poupar 50%.

                                Para uma pessoa gastar em carregamento o mesmo do que para um carro a combustível é porque ainda não sabe usar as ferramentas que existem à sua disposição.
                                Na minha experiencia não sei se vale a pena mudar sempre de cartões/apps dependendo da hora/dia. Consegues poupar é certo, mas não diria que poupas até 50%. Claro isto na minha experiencia. O ano passado para mim com o desconto da EDP, como tinha dito em cima, fiz todos os carregamentos pela EDP pois era a que me dava melhor estimativa na MIIO. E batia sempre certo com o que era depois reportado na APP da EDP Recharge, tirando um ou outro cêntimos porque posso não ter tirado no minuto certo ou tirado mais cedo do que o que simulei na MIIO. Este ano pelo que vejo na APP da MIIO a qualquer hora do dia parece-me que é a Via Verde a ter sempre melhores preços, e a própria MIIO a ter, claro dependendo da altura do dia, melhores preços que a PRIO por exemplo.

                                Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post
                                Mas os outros operadores também variam de preço. E sim podem ter preços muitos bons dependendo do posto e da altura do dia. De madrugada os preços costumam ser mais baixos.
                                Não há mais nenhum operador que mude de preços como a MIIO. Normalmente eles atualizam todos ao final do ano, agora tens operadores que discriminam em bi-horário como a EVCE por exemplo, ou operadores como a PRIO que descriminam por bi-horário por posto e ainda pagas ao minuto em vez de kWh. Agora operador a mudar preços ao "minuto" como a MIIO não tens mais nenhum.

                                Editado pela última vez por MrPoofy; 05 January 2023, 17:58.

                                Comentário


                                  Estão a falar de coisas diferentes.

                                  O RSR27 está a falar de tarifários bi-horarios, com um preço durante o dia e outro á noite, mas o preço que tens hoje as 18H é igual ao que tens amanha ás 18H, por outro lado o Afcivic está a falar da MIIO em que os preços variam não só durante o dia, mas tambem de um dia para o outro, o preço que pagas hoje as 18H, pode não ser igual ao que pagas amanha as 18H.

                                  Comentário


                                    Existe algum cartão da viaverde para carregamentos?

                                    Hoje a app não me funcionou em dois carregadores diferentes, tive que recorrer ao cartão da miio

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                                      Existe algum cartão da viaverde para carregamentos?

                                      Hoje a app não me funcionou em dois carregadores diferentes, tive que recorrer ao cartão da miio
                                      Não, para a via verde só mesmo pela APP.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                        Estão a falar de coisas diferentes.

                                        O RSR27 está a falar de tarifários bi-horarios, com um preço durante o dia e outro á noite, mas o preço que tens hoje as 18H é igual ao que tens amanha ás 18H, por outro lado o Afcivic está a falar da MIIO em que os preços variam não só durante o dia, mas tambem de um dia para o outro, o preço que pagas hoje as 18H, pode não ser igual ao que pagas amanha as 18H.
                                        Os preços de todos os operadores mudam ao longo do dia. Alguns mudam mais do que outros. Qualquer pessoa com a app da Miio sabe isto.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post
                                          Os preços de todos os operadores mudam ao longo do dia. Alguns mudam mais do que outros. Qualquer pessoa com a app da Miio sabe isto.
                                          Estás errado, só os preços da MIIO é que mudam ao longo do dia. Todos os outros são fixos tendo em conta se são tarifas simples ou bi-horário.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                            Estás errado, só os preços da MIIO é que mudam ao longo do dia. Todos os outros são fixos tendo em conta se são tarifas simples ou bi-horário.
                                            Todos os dias os preços variam. Então estás a dizer que a app da Miio anda a enganar as pessoas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post
                                              Todos os dias os preços variam. Então estás a dizer que a app da Miio anda a enganar as pessoas.
                                              Atenção, os preços que a MIIO pratica sim mudam de hora a hora ou uma coisa assim, não sei ao certo quando atualizam. E além de mudarem de hora a hora também mudam de dia para dia, hoje às 16h podes pagar mais ou menos do que o dia de ontem à mesma hora.
                                              Agora todo os outros CEMEs têm preços fixos, o que têm tarifas simples cobram sempre o mesmo preço, os que têm bi-horário vão te cobrar o mesmo à mesma hora independentemente do dia.
                                              Claro que quando digo isto apenas falo nos preços que os CEMEs cobram, o preço do posto claro que vai mudar de posto para posto e tem que ser adicionado ao preço cobrado pelo CEME.
                                              Não estarás a confundir o preço da MIIO com a estimativa de outros CEMES?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post
                                                Atenção, os preços que a MIIO pratica sim mudam de hora a hora ou uma coisa assim, não sei ao certo quando atualizam. E além de mudarem de hora a hora também mudam de dia para dia, hoje às 16h podes pagar mais ou menos do que o dia de ontem à mesma hora.
                                                Agora todo os outros CEMEs têm preços fixos, o que têm tarifas simples cobram sempre o mesmo preço, os que têm bi-horário vão te cobrar o mesmo à mesma hora independentemente do dia.
                                                Claro que quando digo isto apenas falo nos preços que os CEMEs cobram, o preço do posto claro que vai mudar de posto para posto e tem que ser adicionado ao preço cobrado pelo CEME.
                                                Não estarás a confundir o preço da MIIO com a estimativa de outros CEMES?
                                                Tu usas a app da Miio? A app dá-te o preços tanto da própria Miio como de outros operadores.

                                                Vai à app, clica num posto qualquere e clica nos preços.
                                                Editado pela última vez por RSR27; 05 January 2023, 19:02.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post
                                                  Tu usas a app da Miio? A app dá-te o preços tanto da própria Miio como de outros operadores.
                                                  Vais-me desculpar mas isso sou eu que te vou perguntar. Nunca vi nenhuma estimativa de qualquer outro CEME, que não a Miio, a mudar ao longo do dia a não ser aqueles CEMEs que têm tarifas bi-horárias onde sim esses mudam durante o dia e a noite. No entanto mesmo essas o preço é igual todos os dias, o que vais pagar hoje a uma certa hora, pagas no dia a seguir à mesma hora.

                                                  Tens algum exemplo onde isso aconteça?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post
                                                    Vais-me desculpar mas isso sou eu que te vou perguntar. Nunca vi nenhuma estimativa de qualquer outro CEME, que não a Miio, a mudar ao longo do dia a não ser aqueles CEMEs que têm tarifas bi-horárias onde sim esses mudam durante o dia e a noite. No entanto mesmo essas o preço é igual todos os dias, o que vais pagar hoje a uma certa hora, pagas no dia a seguir à mesma hora.

                                                    Tens algum exemplo onde isso aconteça?
                                                    Então ou andas aqui a gozar com as pessoas ou a Miio anda a enganar os seus utilizadores.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post
                                                      Então ou andas aqui a gozar com as pessoas ou a Miio anda a enganar os seus utilizadores.
                                                      Eu não estou aqui a enganar ninguém, eu sinceramente nunca vi preços a mudar constantemente a não ser os preços da Miio. Se me conseguires dar um exemplo de um CEME que tenha que deixar debaixo de olho com um carregador à tua escolha eu posso ficar a ver durante hoje e até amanhã a ver se noto diferenças.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por RSR27 Ver Post

                                                        Então ou andas aqui a gozar com as pessoas ou a Miio anda a enganar os seus utilizadores.
                                                        Eu tenho cartão da GALP, EDP, PRIO, EVAZ, GALP e MIIO, e destes só a miio altera os preços durante o dia, os outros sempre que alteram o preço mandam um email com a tabela atualizada, alguns deles atualizam uma vez por ano.
                                                        E toda a gente aqui conhece a aplicaçºão da miio e toda a gente sabe colocar os diversos planos de deiferentes operadores, deves estar a fazer confusão com os valores da miio.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                          Pelo que sei, cerca de 1600km. Neste caso fica mais caro que andar com um carro diesel a consumir 6l/100.
                                                          Wow isso ficou-te caro, eu em Dezembro fiz 2443km e só gastei 140€

                                                          Comentário


                                                            Já fiz a volta de 3200 km e ainda não utilizei o cartão/aplicação da miio, tenho 30 euros para gastar quando for necessário, nesta altura do ano com temperaturas entre os 0 a 4 graus, fiz 185 km e gastou 55 por cento da bateria, nada de autoestrada, 45 km via rápida, 120 km estrada nacional o restante cidade.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                                              Não, para a via verde só mesmo pela APP.
                                                              A Ecochoice - que tem cartão físico - não é a mesma coisa que a ViaVerde?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X