Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para mim o aspecto financeiro de gastar 16 kWh ou gastar 19kWh é negligenciável quando os valores do kWh andam nos 0,09-0,20€ (conforme o tarifário que cada um tenha em casa).

    O problema é o impacto que essa diferença de consumo tem no range. Num carro com uma bateria enorme essa questão fica atenuada. Já em carros com baterias mais comedidas o assunto já ganha alguma importância.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      O avenger começa nos 37.800 euros e o tm3 começa agora nos 44.990.

      Qual o sentido da comparação?
      O sentido da comparação é o mais equipado de um com a versão de base do outro.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

        para empresas sem IVA, fica a 36.500+iva e com incentivo do estado fica ao preço de preço de qualquer segmento c a diesel e a lutar de igual para igual com os PHEV
        isto a 120kmh em AE quantos km faz? o LR é mais caro mas sempre são mais 100km de autonomia(no papel)

        Comentário


          Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

          É incontestável. Aliás, se olharmos para a Noruega nalguns dos vídeos mais antigos do Bjørn ele dizia que das pessoas que encontrava a conduzir o EQC e e-tron eram pessoas que já tinham tido um Tesla e mudaram.

          Quem andava a comprar Teslas em 2015 e 2016 por cá era malta mais ligada às tecnologias, que não liga muito a carros. Ainda me lembro de uma entrevista na TV numa reportagem sobre eléctricos que o dono de um Model S disse muito satisfeito que foi buscar o carro ao norte e a primeira viagem que fez foi com o carro a conduzir sozinho.

          Eu estou num fórum de carros porque gosto de carros, gosto de conduzir e ligo mais ao interior do que ao exterior porque é onde vou sentado. O toque, os barulhos (ou ausência deles) o ambiente, tudo isso faz parte do envolvente. É certo que os carros de hoje em dia já não são o que eram, principalmente com estas direcções assistidas eléctricas em que temos pouca noção do que se passa lá à frente, mas comprar um carro com um tablet colado ao tablier que se conduz sozinho não, para isso ando de Uber.

          A Tesla até pode ter os motores mais eficientes e melhor autonomia comparando com outras ofertas, mas um carro é muito mais do que isso.
          Claro que é, mas não podes exigir o mesmo nível que qualidade final de produto a uma empresa que começou a montar carros à 10 anos com outras que já o fazem à mais de 50 anos, basta pensar o que era a Kia na década de 90 e o que é agora.

          Do que tenho lido a Tesla tem melhorado constantemente a qualidade dos seus carros, comentário de quem trocou Model S e X mais antigos (primeiros modelos construidos pela Tesla), pela versão refresh referem melhorias substancias na qualidade final do produto, rapidamente a qualidade final será idêntica.

          Depois tens é uma filosofia base que podes não gostar, que é um carro com um interior já virado para a condução autónoma, aqui já não é "problema" do produto, mas sim não ir ao encontro das nossas necessidades, eu por exemplo dificilmente compraria um Porsche, são bons carros (ninguém duvida disso), mas o design a mim não me atrai minimamente, e por razões idênticas dificilmente compraria um Model 3/Y, devido a opção de ecra unico, mas já facilmente ia para um Model S/X.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DMA Ver Post

            Por outro lado, numa análise isenta tens que ponderar que não faz distribuição de dividendos. Ok pode-se argumentar que é tudo reinvestido e que a longo prazo isso é benéfico para o acionista.
            São pontos de vista; de certeza que se eu fosse acionista gostaria que uma parte dos lucros fosse para R&D, novas fabricas, melhoria das "antigas", etc ... mas que uma parte fosse distribuída.
            No caso da Tesla nao faz sentido distribuir dividendos pelas seguintes razoes:

            1- como dizes reinvestir em CAPEX e R&D e de particular importancia numa empresa relativamente nova
            2-a natureza especulativa nas accoes da Tesla (valor abusrdo) os investidores procuram ganhos atraves do aumento de valor em bolsa (5X superior em relacao a 2020)
            3- no caso de distribuicao de dividendos teria um valor irrisorio em comparacao com os ganhos nos ultimos 2 anos no valor de accao e limitaria a capacidade de expansao que a Tesla tem actualmente

            Comentário


              eu não tenho dinheiro para comprar nenhum...

              mas elétrico em carroçaria Sedan o meu favorito é o BMW i4... a versão e40 para mim seria top. o carro para mim está muito bom.

              já em carroçaria SUV a minha escolha seria o Volvo XC40 recharge. Esteticamente está no ponto para mim.

              Se tivesse dinheiro para comprar qualquer um deles.... provavelmente não comprava e comprava o Tesla Model Y.

              Contrariado... mas era o que comprava. o Tesla Model Y SR+ é a escolha acertada! (já era a semana passada mas depois da baixa de preço... ui!) melhor relação carro/preço!

              Comentário


                Originalmente Colocado por Sparrow1979 Ver Post
                eu não tenho dinheiro para comprar nenhum...

                mas elétrico em carroçaria Sedan o meu favorito é o BMW i4... a versão e40 para mim seria top. o carro para mim está muito bom.

                já em carroçaria SUV a minha escolha seria o Volvo XC40 recharge. Esteticamente está no ponto para mim.

                Se tivesse dinheiro para comprar qualquer um deles.... provavelmente não comprava e comprava o Tesla Model Y.

                Contrariado... mas era o que comprava. o Tesla Model Y SR+ é a escolha acertada! (já era a semana passada mas depois da baixa de preço... ui!) melhor relação carro/preço!
                Percebo-te perfeitamente, eu fiz isso toda a minha vida, comprei sempre contrariado, desta vez comprei mesmo o que gostei mais.😉

                Comentário


                  eu agora não vou comprar nada contrariado!

                  vou rezar para o konauai e o i3 irem dando para os gastos sem darem problemas!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por sat Ver Post

                    isto a 120kmh em AE quantos km faz? o LR é mais caro mas sempre são mais 100km de autonomia(no papel)
                    Deve fazer uns 310km.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                      Deve fazer uns 310km.
                      310km 100 a 0%? ou com alguma reserva?

                      O LR consegue 410km?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por sat Ver Post

                        310km 100 a 0%? ou com alguma reserva?

                        O LR consegue 410km?
                        Será a gastar 100% da bateria seguramente, o que não acontece.

                        A faixa normal de utilização é de 20 a 80%, o que significa 310 kms x 0,6 = 186 kms. Claro que saindo a 100% daria para uns 248kms, mas não é aconselhável carregar a 100%.

                        Ou seja, mesmo em modo esticado em viagem de 10 a 90% falamos dos mesmos 248kms, que poderão variar, especialmente para baixo, com frio, chuva, ventos, maior consumo de aquecimento, etc.

                        Comentário


                          Não enganem as pessoas, claro que os carros dão para usar dos 100% até 0%.

                          Agora isto é uma situação que coloca a bateria em stress dai haver directivas para as pessoas terem cuidado e não fazerem disso norma (no caso dos tesla com LFP até é ao contrario aconselham a carregar pelo menos 1 vez por semana até aos 100% ).

                          O que é mais stressante para uma bateria é deixa-la ficar longos períodos ou com a carga muito alta ou muito baixa.

                          Dai não ser aconselhável carregar diariamente até aos 100% porque a malta mete a carregar à noite e depois ás 4 da manhã acaba e fica a vegetar até o pessoal sair de casa de manhã.

                          Por causa dos comodistas depois pagam todos, quantas pessoas tem o rigor de carregar a 100% e sair logo? nunca ouviram dizer que não vivem para o carro?

                          Por causa desses, há as directivas para não carregarem a 100% a não ser em viagem.

                          Há sempre um idiota que estraga tudo, temos o caso do Chines que carregou o seus Model S até ao 100% e deixou-o ficar num parque quente e húmido em Hong Kong e foi de ferias... teve azar e ardeu o carro.

                          Os carros podem ser usados na sua plenitude, agora há regras, se não respeitam...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                            Não enganem as pessoas, claro que os carros dão para usar dos 100% até 0%.

                            Agora isto é uma situação que coloca a bateria em stress dai haver directivas para as pessoas terem cuidado e não fazerem disso norma (no caso dos tesla com LFP até é ao contrario aconselham a carregar pelo menos 1 vez por semana até aos 100% ).

                            O que é mais stressante para uma bateria é deixa-la ficar longos períodos ou com a carga muito alta ou muito baixa.

                            Dai não ser aconselhável carregar diariamente até aos 100% porque a malta mete a carregar à noite e depois ás 4 da manhã acaba e fica a vegetar até o pessoal sair de casa de manhã.

                            Por causa dos comodistas depois pagam todos, quantas pessoas tem o rigor de carregar a 100% e sair logo? nunca ouviram dizer que não vivem para o carro?

                            Por causa desses, há as directivas para não carregarem a 100% a não ser em viagem.

                            Há sempre um idiota que estraga tudo, temos o caso do Chines que carregou o seus Model S até ao 100% e deixou-o ficar num parque quente e húmido em Hong Kong e foi de ferias... teve azar e ardeu o carro.

                            Os carros podem ser usados na sua plenitude, agora há regras, se não respeitam...
                            Claro que pode ser usado até 0%. Agora não digam é que isso não é para stressar a bateria, quando na verdade é para não stressar o condutor?

                            Mas faz sentido alguém andar até 0%? Nem nos ice isso acontece. Alguém anda até 0 kms de autonomia?

                            Quem faz isso são os tipos dos testes de youtube, em experimentos limite.

                            A vida real é outra.

                            Comentário


                              Tenho carregado quase sempre até os 100 por cento e só desligo o cabo quando chego a garagem, às vezes, está 3 a 4 horas ligado sem estar a carregar.

                              Cumps

                              Comentário


                                isso de ir a 0 ou perto é muito mais frequente do que as pessoas pensam, a razão é simples, o carro avisa a % de bateria com que se vai chegar ao destino.

                                Em viagem sempre que se regressa a casa, dá para gerir facilmente (há carros que nisso são uma m**** porque a estimativa não é linear e é mais difícil "acertar") mas nos outros é na boa, quando a estimativa passa para negativo é altura de aliviar o pé, fácil, sem stress.

                                Depois em termos de brincadeira podemos sempre imaginar que as pessoas mais cagadas não compram electricos, os cagaditos não vão para longe e sobra os outros que muitas vezes o eléctrico é o único carro.

                                Assim dá para ver o perfil dos gajos que levam a bateria a zero ou perto disso.

                                p.s. há carros que depois do 0% ainda tens mais uns kms de autonomia.

                                Comentário



                                  Há poucos postos onde só se paga a electricidade mas quando há é mais barato do que carregar em casa (a estas hora).
                                  Aqui dá 5cts o kWh

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post

                                    Há poucos postos onde só se paga a electricidade mas quando há é mais barato do que carregar em casa (a estas hora).
                                    Aqui dá 5cts o kWh
                                    Muito bom.
                                    No fim de semana da passagem de ano esses postos estiveram a 0,01€/kWh…
                                    Mesmo durante o dia no horário normal, os postos rápidos tem estado abaixo dos 0,20€/kWh na Miio


                                    Edit: a partir das 3h, energia a 0,02€/kWh
                                    Com estes preços os elétricos gastam 0,30€/100km carregados na rede pública

                                    Editado pela última vez por marcopns; 16 January 2023, 23:09.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                                      para empresas sem IVA, fica a 36.500+iva e com incentivo do estado fica ao preço de preço de qualquer segmento c a diesel e a lutar de igual para igual com os PHEV
                                      Os incentivos do estado são para empresas ou só para particulares?

                                      Comentário


                                        Só para particulares, as empresas tem direito a 6 mil euros na compra de comerciais eléctricos.

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          Alguém aqui com "contactos internos" na Miio me sabe dizer se eles costumam actualizar os dados/informações dos outros CEME na app?

                                          É que, no meu caso, quando quero adicionar o CEME Iberdrola mas sem ser cliente de casa, não aparece a opção.

                                          Obrigado 😉

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                            Alguém aqui com "contactos internos" na Miio me sabe dizer se eles costumam actualizar os dados/informações dos outros CEME na app?

                                            É que, no meu caso, quando quero adicionar o CEME Iberdrola mas sem ser cliente de casa, não aparece a opção.

                                            Obrigado 😉
                                            Contacta o apoio ao cliente a pedir para adicionar esse plano, se tiveres manda-lhes um link com o preçário que queres. Eles não devem ter problemas nenhuns em adicionar. Ainda à uns dias pedi para adicionar o charge2go mas não conseguiam porque a miio não está a descriminar preços diferentes para baixa e média tensão, mas deixaram nota que iam falar com a equipa de desenvolvimento a ver se seria possível adicionar essa diferenciação.

                                            https://forum.motorguia.net/forum/mo...5#post14211456
                                            Editado pela última vez por MrPoofy; 17 January 2023, 08:40.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Será a gastar 100% da bateria seguramente, o que não acontece.

                                              A faixa normal de utilização é de 20 a 80%, o que significa 310 kms x 0,6 = 186 kms. Claro que saindo a 100% daria para uns 248kms, mas não é aconselhável carregar a 100%.

                                              Ou seja, mesmo em modo esticado em viagem de 10 a 90% falamos dos mesmos 248kms, que poderão variar, especialmente para baixo, com frio, chuva, ventos, maior consumo de aquecimento, etc.
                                              Se vais fazer uma viagem de auto-estrada longa, carregas de antemão até aos 100% e levas até aos 10%.
                                              No dia a dia convém não carregar acima dos 80% da carga total nem abaixo dos 20%. Calculando com a reserva de bateria que os fabricantes não disponibilizam que costuma ser á volta de 5%-10% da capacidade total da bateria, metes o limite de carregamento para o dia a dia nos 85%.

                                              Para baterias LFP, como a do Tesla de entrada de gama, deves carregar até aos 100% uma vez por semana. Isto para o carro te poder dar estimativas adequadas da autonomia. Mas mesmo que carregues mais frequentemente até 100% não acredito que será muito dramático, porque as baterias LFP funcionam a voltagens mais baixas (logo menos degradação) e aguentam até 100,000 ciclos de carregamento. As NCM (como as do iX3 e i4) têm um tempo de vida de 4000 ciclos de carregamento.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Claro que pode ser usado até 0%. Agora não digam é que isso não é para stressar a bateria, quando na verdade é para não stressar o condutor?

                                                Mas faz sentido alguém andar até 0%? Nem nos ice isso acontece. Alguém anda até 0 kms de autonomia?

                                                Quem faz isso são os tipos dos testes de youtube, em experimentos limite.

                                                A vida real é outra.
                                                Com o último gasolina que tive por acaso tive uma vez que andar até á reserva com ele. Foi uma situação em 20 anos de condução (probabilidade de acontecer de 0,0001%).
                                                Francamente, com postos de carregamento ultra-rápido ninguém deve ir até aos 0%. Acho que o receio que levanta estas questões é derivado de não haver postos ultra-rápidos em todas as estações de serviço em auto-estradas. Deviam existir mas as gasolineiras arrastam os pés.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                  Se vais fazer uma viagem de auto-estrada longa, carregas de antemão até aos 100% e levas até aos 10%.
                                                  No dia a dia convém não carregar acima dos 80% da carga total nem abaixo dos 20%. Calculando com a reserva de bateria que os fabricantes não disponibilizam que costuma ser á volta de 5%-10% da capacidade total da bateria, metes o limite de carregamento para o dia a dia nos 85%.

                                                  Para baterias LFP, como a do Tesla de entrada de gama, deves carregar até aos 100% uma vez por semana. Isto para o carro te poder dar estimativas adequadas da autonomia. Mas mesmo que carregues mais frequentemente até 100% não acredito que será muito dramático, porque as baterias LFP funcionam a voltagens mais baixas (logo menos degradação) e aguentam até 100,000 ciclos de carregamento. As NCM (como as do iX3 e i4) têm um tempo de vida de 4000 ciclos de carregamento.
                                                  Onde viste tal coisa de 100 000 ciclos? Eu tenho lido 3 a 4X mais que as NMC com a temperatura muito controlada...

                                                  EDIT: Já vi que está nesse link mas não são as LFP, são as LTO, o que não vai nada de encontro ao que tenho lido.

                                                  https://batteryuniversity.com/articl...of-lithium-ion
                                                  Editado pela última vez por Afcivic; 17 January 2023, 13:10.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                    isso de ir a 0 ou perto é muito mais frequente do que as pessoas pensam, a razão é simples, o carro avisa a % de bateria com que se vai chegar ao destino.
                                                    Em 6 anos disto só cheguei uma vez a casa com 2%, nunca nenhum foi aos 0. Se não tenho 10% no destino carrego sempre, imprevistos acontecem.

                                                    A mesma coisa com carros a combustão, uma vez apenas que o carro deixou de apresentar autonomia e foi por erro meu que estava a contar com menos distância no percurso.
                                                    Editado pela última vez por wetlook; 17 January 2023, 09:25.

                                                    Comentário


                                                      E parece que finalmente estoirou o esquema dos alugueres de baterias nos Zoe importados.

                                                      https://observador.pt/2023/01/17/bur...-para-o-outro/

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                                                        E parece que finalmente estoirou o esquema dos alugueres de baterias nos Zoe importados.

                                                        https://observador.pt/2023/01/17/bur...-para-o-outro/
                                                        Finalmente…
                                                        Há uns tempos o Filipe fez um vídeo sobre isso

                                                        https://youtu.be/IEaThch_GnQ

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                          Em 6 anos disto só cheguei uma vez a casa com 2%, nunca nenhum foi aos 0. Se não tenho 10% no destino carrego sempre, imprevistos acontecem.

                                                          A mesma coisa com carros a combustão, uma vez apenas que o carro deixou de apresentar autonomia e foi por erro meu que estava a contar com menos distância no percurso.
                                                          O meu minimo no LEAF foram 6%, e foi apenas uma vez de resto os 10% era o minimo, a utilização em viagem era sempre em torno dos 90% da capacidade da bateria.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                            Com o último gasolina que tive por acaso tive uma vez que andar até á reserva com ele. Foi uma situação em 20 anos de condução (probabilidade de acontecer de 0,0001%).
                                                            Francamente, com postos de carregamento ultra-rápido ninguém deve ir até aos 0%. Acho que o receio que levanta estas questões é derivado de não haver postos ultra-rápidos em todas as estações de serviço em auto-estradas. Deviam existir mas as gasolineiras arrastam os pés.
                                                            Dado que a maioria dos VE na estrada são de 400v(e nem vou falar nas curvas de carga de alguns que são bem conservadoras) e os PCUR nesses casos não dão(na maioria) mais que uns 60 a 80kW o ganho de tempo para a generalidade dos VE entre um PCR de 50/60kW ou um PCUR de 100 ou mais são minimos se é que existem sequer, junte-se a isso o preço por norma mais elevado deles e não vejo assim tanta necessidade de PCUR para o imediato. Se for numa questão de pensar no futuro(soluções de 800v, etc) ok aí percebo

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                              Os incentivos do estado são para empresas ou só para particulares?
                                                              São para ambos, mas ligeiros de passageiros só para particulares e até 62500€ (iva incluído).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X