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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Duvido que um Tesla com baterias descartaveis seja um grande value for money no futuro, mas o facto de plataforma de 800v não abona nada para os Coreanos?
A BMW ja anunciou que vai mudar para um pack cilindrico estrutural (800V) como a Tesla possivelmente com celulas 4680.
Apenas Posche Taycan (Audi GT), Lucid e Hummer conseguem ter potencia de carga semelhante aos coreanos, sao e muito mais caros.
Editado pela última vez por Prelude; 25 January 2023, 16:44.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
Já foste ver os preços em mercados a sério sem ser o português? Em Espanha está a começar nos 26,000€. Em França nos 29,000€. Bélgica nos 30,000€. Reino Unido 26,000£. 29,000€ na Alemanha. E em muitos destes países tens apoio á compra de eléctricos que ainda diminuem mais os preços.
O preço das baterias não caiu porque o abastecimento de lítio leva tempo a aumentar. E ainda não tiveste o aumento de fábricas de baterias que vai acontecer nos próximos anos. É um pouco ingénuo pensar que as coisas não vão mudar apenas porque levam 4-5 anos a mudar em vez de 6 meses ou um ano.
E não, muita gente não vai ficar de fora porque os carros a combustão, incluindo híbridos não vão deixar de ser vendidos do dia para a noite.
Quanto á Tesla e VW, faz-me o favor de lembrar á quantos anos foi proposto o Model 3 de $35,000? Vai ver a inflação desde que essa promessa foi feita até aos dias de hoje e calcula quanto $35,000 então seriam hoje e depois fala comigo. Mesma razão porque a VW também não faz o euro car eléctrico de 25k (embora a Stellantis ande lá perto por acaso).
Já a Tesla, diminui o preço brutalmente num contexto de inflação de 10%. Tu é que andas com perspetivas completamente irrealistas.
a indústria, ainda hoje, não consegue colocar nenhum eléctrico com uma bateria de pelo menos 50kWh (que dá uma autonomia nada de especial fora de urbano/AE) por muito menos que 35k.
isto está longe de ser preços adequados para a classe média pode aceder com facilidade a um automóvel eléctrico.
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostTodos vao ter baterias estruturais alguns prismaticas outros cilindricas com polyurethano e invevitavel a nivel de packaging, custo e peso.
A BMW ja anunciou que vai mudar para um pack cilindrico estrutural (800V) como a Tesla possivelmente com celulas 4680.
Apenas Posche Taycan (Audi GT), Lucid e Hummer conseguem ter potencia de carga semelhante aos coreanos, sao e muito mais caros.
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Originalmente Colocado por Andre Ver Post
esses preços são com apoios estatais BRUTAIS.
a indústria, ainda hoje, não consegue colocar nenhum eléctrico com uma bateria de pelo menos 50kWh (que dá uma autonomia nada de especial fora de urbano/AE) por muito menos que 35k.
isto está longe de ser preços adequados para a classe média pode aceder com facilidade a um automóvel eléctrico.
Claro que consegue, ja o faz. Vejam o mercado Chines (2X mercado europeu em vendas)
Vcs continuam miupes, nao olhem para o mercado Portugues (ou europeu) como referencia.
Um amigo meu em Beijing comprou ha pouco tempo este por cerca de 30 000 euros.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Todos é uma grande força de expressão, para já só a Tesla o faz, quando os outros o fizerem cá estaremos para falar.
E sim vao todos uns mais rapido outros menos, unica hipotese para serem competitivos.
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostNao a BYD tambem o faz e a CATL ja vai comecar a fornecer estes packs.
E sim vao todos uns mais rapido outros menos, unica hipotese para serem competitivos.
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La esta, estas sempre a olhar para o espelho retrovisor....
Futuro BMW:
- Cilindricas
- Estruturais
- 800V
- inevitavel
- modelos actuais sao obsoletos, nem no iX conseguiram estar onde deviam, vao corrigir no facelift
"BMW has announced it will opt for cylindrical battery cells on its electric vehicles (EVs) for a new generation of vehicles to be made from 2025.
The decision to choose cylindrical cells means that BMW is following Tesla, with its 4680 cylindrical battery. The new generation batteries are optimised for the new vehicle architecture ('NEUE KLASSE') and BMW claims increased energy density of more than 20% for performance enhancements that include faster charging (up to 30% faster) and longer range (up to 30% more).
The battery system plays a key role in the body structure of the NEUE KLASSE. Depending on the model, it can be flexibly integrated into the installation space to save space (“pack to open body”). The cell module level is thus eliminated.
The battery, drive train and charging technology in the NEUE KLASSE will also have a higher voltage of 800 volts. Among other things, this will optimise how energy is supplied to direct current high-power charging stations, which can achieve a much higher charging capacity with a current of up to 500 amperes – thus reducing the time it takes to charge the vehicle from 10 to 80 percent by up to 30 percent."
"BMW is also planning to integrate the batteries into the installation space, which the company is calling “pack to open body”. This is also like Tesla’s “structural batteries”. Because battery cells are by nature rigid, you can use them as part of the chassis itself. The faster charging will be facilitated by BMW switching to an 800V drive train, like Hyundai’s E-GMP. This should enable 80% recharges in under 20 minutes with a 350kW supply."
"Batteries currently take up around 40% of the price of a BMW EV (according to the company, basing this figure on the cost of the i4), which is on par with the rest of the industry. With the Gen6 platform, BMW is aiming to halve the price of its battery packs, which would enable its EVs to compete directly on price with its internal combustion engine (ICE) vehicles. Alongside this, energy density will be increased by 20% (putting more energy in the same pack size), charging time will be reduced by 30%, and the new cells will enable BMW’s top vehicles to offer 30% more range."
https://www.just-auto.com/news/compa...ical%20battery.
https://www.forbes.com/sites/jamesmo...h=534a51513248
Editado pela última vez por Prelude; 25 January 2023, 18:42.
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Originalmente Colocado por Andre Ver Post
esses preços são com apoios estatais BRUTAIS.
a indústria, ainda hoje, não consegue colocar nenhum eléctrico com uma bateria de pelo menos 50kWh (que dá uma autonomia nada de especial fora de urbano/AE) por muito menos que 35k.
isto está longe de ser preços adequados para a classe média pode aceder com facilidade a um automóvel eléctrico.
Com os apoios estatais BRUTAIS fica ainda MAIS BARATO.
Eu sei que é tramado dar a mão á palmatória mas engole lá o sapo e mete a viola no saco.
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostLa esta, estas sempre a olhar para o espelho retrovisor....
Futuro BMW:
- Cilindricas
- Estruturais
- 800V
- inevitavel
- modelos actuais sao obsoletos, nem no iX conseguiram estar onde deviam, vao corrigir no facelift
"BMW has announced it will opt for cylindrical battery cells on its electric vehicles (EVs) for a new generation of vehicles to be made from 2025.
The decision to choose cylindrical cells means that BMW is following Tesla, with its 4680 cylindrical battery. The new generation batteries are optimised for the new vehicle architecture ('NEUE KLASSE') and BMW claims increased energy density of more than 20% for performance enhancements that include faster charging (up to 30% faster) and longer range (up to 30% more).
The battery system plays a key role in the body structure of the NEUE KLASSE. Depending on the model, it can be flexibly integrated into the installation space to save space (“pack to open body”). The cell module level is thus eliminated.
The battery, drive train and charging technology in the NEUE KLASSE will also have a higher voltage of 800 volts. Among other things, this will optimise how energy is supplied to direct current high-power charging stations, which can achieve a much higher charging capacity with a current of up to 500 amperes – thus reducing the time it takes to charge the vehicle from 10 to 80 percent by up to 30 percent."
"BMW is also planning to integrate the batteries into the installation space, which the company is calling “pack to open body”. This is also like Tesla’s “structural batteries”. Because battery cells are by nature rigid, you can use them as part of the chassis itself. The faster charging will be facilitated by BMW switching to an 800V drive train, like Hyundai’s E-GMP. This should enable 80% recharges in under 20 minutes with a 350kW supply."
"Batteries currently take up around 40% of the price of a BMW EV (according to the company, basing this figure on the cost of the i4), which is on par with the rest of the industry. With the Gen6 platform, BMW is aiming to halve the price of its battery packs, which would enable its EVs to compete directly on price with its internal combustion engine (ICE) vehicles. Alongside this, energy density will be increased by 20% (putting more energy in the same pack size), charging time will be reduced by 30%, and the new cells will enable BMW’s top vehicles to offer 30% more range."
https://www.just-auto.com/news/compa...ical%20battery.
https://www.forbes.com/sites/jamesmo...h=534a51513248
O facto aqui é que se o uso de baterias descartáveis é o futuro, vai haver muita gente a querer estar no passado, não devo ser só eu, mas como estamos a falar do presente e só tens esta opção na Tesla por cá, é essa que tem essa desvantagem, mesmo que digas que não o é, tal e qual a BMW ou outra marca tiver igual vai ter que se haver com o mercado de novos e usados.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
Não estou para ver em todos os países, mas pelo menos em França é sem os apoios estatais BRUTAIS.
Com os apoios estatais BRUTAIS fica ainda MAIS BARATO.
Eu sei que é tramado dar a mão á palmatória mas engole lá o sapo e mete a viola no saco.
Genericamente a maioria dos países europeus isenta os eléctricos de imposto automóvel específico (quando o há). Não é por aí que encontras diferenças quando comparas preços nos diferentes mercados.
As diferenças são totalmente justificadas pelas diferentes ajudas estatais associadas e, um pouco, pelo IVA (aqui a maioria dos países da UE anda numa média de 21%, nós estamos 2 pontos acima disso, há umas excepções com 17% mas também chegas aos 27% noutros).
Em relação às ajudas, em alguns países estas são directas no acto da compra (pelo que muitas vezes os preços anunciados reflectem directamente essa ajuda, não podes ir adicionar depois outra vez o subsídio que é exactamente o que estás fazer ). Noutros são créditos fiscais. E noutros, como é o nosso caso, dependem de um subsídio limitado a um número de candidaturas via fundo ambiental (dinheiro da UE) pelo que nunca o preço poderá ser anunciado directamente com algo incerto, limitado e que nem sequer sabes pois o programa só é anunciado próximo a Março com as condições de candidatura para esse ano.
Sem subsidiação, não compras nenhum eléctrico do segmento C com uma bateria em torno dos 50 kWh (que, repito, não é nada de extraordinário em autonomia para uma utilização em AE, isto é uma bateria com a capacidade do Zoe para se ter uma noção comparativa) por menos de 35k neste momento.
Se no final disso achas que isso não afasta famílias da compra do automóvel, só posso lamentar a falta de noção que isso revela pois claramente não fazes ideia do histórico do preço médio de um automóvel novo na maioria dos países da UE.Editado pela última vez por Andre; 25 January 2023, 19:05.
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Andre,
Em 2023 a industria automovel ja e capaz de produzir VE competitivos com os CE a nivel de custo de producao, apenas visivel na europa com a Tesla e alguns modelos chineses que estao a entrar no mercado.
No entando a industria automovel europeia esta numa situacao muito complicada porque esta atrasada alguns anos na capacidade instalada e a nivel de custos (se quiseres podsso-te enviar o modelo de custo de baterias por PM)
Uma vez que a procura excede largamente a oferta no mercado europeu (em parte procura devido a vantagens fiscais) nao ha razao para hoje baixarem os precos uma vez que podem escoar sem problemas a sua producao.
Vendem ao preco que querem (exagero)
No entanto ja se comeca avaliar a que sejam os CE a financiar a venda dos EV (reducao de preco ate margem negativa) com aumento de preco dos CE, vamos ver se tal nao sera mesmo uma necessidade com a entrada dos fabricantes Chineses em forca e com a capacidade produtiva da Tesla.
Presta atencao ao que se passa no mercado Chines, neste momento eles estao alguns anos a frente do mercado europeu e sao de facto um risco enorme para os legacy automakers.
Com o batery structural packs, as LFP e vamos a ver se ainda este ano com as baterias de Sodio o mercado vai mudar muito.
Olhar para o mercado europeu e redutor, esta atrasado e nao e competivo. Esse e o problema do CT, e a VW mudou de CEO pq pos o dedo na ferida e as mudancas iam (vao) ser dolorosas.
Os legacy automakers (e Tier 1 suppliers) vao ter de fazer um restruturacao brutal, muita fabrica vai fechar e criar muito desemprego, senao acontece o mesmo que a Kodac
CumprimentosEditado pela última vez por Prelude; 25 January 2023, 20:02.
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Estou a falar do presente.
Essa conversa da equiparação a um ICE acontece, neste momento, por via das normas CO2 que condicionam os fabricantes a colocar preços absurdos nos ICE para reduzirem as médias de emissões da gama (quando têm eléctricos). Tens exemplos muito concretos. Vê quanto custa hoje um Mini a gasolina vs quanto custava o mesmo modelo antes (2019 foi o ano em que tudo mudou). Foram só 10k de aumento. A Mini o que te está a dizer é que perde dinheiro com cada Mini não-eléctrico que vende (porque tem que pagar multa) e desvia-te para soluções que não lhe custam pagamentos à UE.
E no final tu concluis: ah e tal, já há equiparação. Pois há. Mas à custa de quê? ;)
No final do dia, o que interessa para o consumidor é o preço médio de venda no mercado europeu.
Actualmente, um segmento C eléctrico (com autonomia de cidade), anda pelos 35k, é isso que os consumidores são confrontados e num cenário onde estes veículos estão isentos de impostos específicos sobre o automóvel. Para uma autonomia mais confortável fora de cidade, atiram-se para cima dos 40-45k. Isto é a realidade do que vemos na Europa, com mais ou menos subsídios pelo meio decididos ad hoc.
Tudo o resto é andarmos aqui a evitar o elefante cor de rosa.
E isto não quer dizer que não mude.
Olhando contudo para a estagnação (e até subida) do custo médio do kWh nos últimos 2 anos, percebemos que com a tecnologia actual não dá para fazer muito melhor que isto. Além de que os construtores vão levar anos a amortizar os enormes investimentos numa tecnologia "nova".
Se nos pusermos a fazer comparações com produtos finais de indústrias altamente subsidiadas como é a chinesa no que diz respeito à tecnologia eléctrica só estamos a adicionar entropia à discussão com algo muito irrealista sobre como de facto a indústria consegue colocar no mercado o produto a preço X.
Mas, repito, isto é o agora.
O amanhã pode ser diferente. Na minha opinião, não no futuro próximo.
Vais ter agora uma nova onda de baterias LFP a chegar. E talvez as primeiras sólidas lá para depois de 2030. Novamente, mesmo que custos de produção mais baixos, as indústrias vão ter que recuperar os investimentos. E vê como as LFP não trouxeram preços mais baixos aos Tesla e como continua uma completa ilusão o prometido TM3 de 35 mil dólares.
Isto traduz-se pela simples coisa: ou os Estados subsidiam -e bem- durante mais de 1 década toda esta transição, ou o que vai acontecer é uma progressiva elitização do automóvel.
Não é qualquer família, ou até pequeno negócio, que tem a capacidade de adquirir veículos que começam em torno dos 35k à saída do stand.Editado pela última vez por Andre; 25 January 2023, 20:28.
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Está bom de ver que o EV a valores médios do nosso mercado será muito possivelmente um carro em chapa de aço inox quinada, sem pintura, megacast única, bateria estrutural, química da bateria com minérios mais baratos e abundantes.
Aí é que os suicídios disparam.
O Carlos Tavares em vez de chorar podia já estar a fazer uma fábrica eficiente para fabricar um carro destes mas não, vais continuar a chorar.
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Andre,
Nao te foques no mercado europeu nem no Mini nem em nada do que es tas a ver. Repara que o que tu ves hoje no mercado e o resultado de algo que ja aconteceu ha no minimo 3/5 anos atras.
(ha cerca de 6 anos atras numa reuniao com um OEM alemao disseram-me , este vai ser o ultimo desenvolvimento de motor de combustao. acabou)
O custo do pack de baterias mesmo com o aumento brutal especulativo do Litio manteve-se estavel, o que e sintomatico tendo em conta que ainda ha muita capacidade que esta a ser instalada. O preco do Litio esta em alta especulacao nao e minimamente racional.
Mas repara que o preco deixou de subir no momento em que a CATL comunitou o lancamente este ano das baterias de Sodio.
Le os artigos que coloquei sobre as baterias da BMW, eles estao no minimo 3 anos atrasados mas pelo menos ja tem direccao.
Em relacao a industria EV Chinesa ser subsidiada ou nao, partilha os dados e o que o WTO tem a dizer sobre o assunto, agora o que eu sei e que eles controlam a producao e a materia prima (baterias, magnetos e electrical steel).
E neste caso a Europa esta encurralada compra 90% destas materias/componentes aos Chineses.
E um dos principais factores da falta de competividade da industria europeia, nao tem materia prima e nao tem capacidade de a processar.
Depois e sumar a tipica letargia dos europeus e falta de agilidade (ex.laboral) e esta ai uma grande tempestade no horizonte.
Os precos dos EV vai baixar de uma forma drastica, incluindo na Europa mal comecem a chegar aos portos os EV chineses em forca.
Ou a EU entra em acordo com a China para limitar a invasao ou entao vai ser complicado.
Editado pela última vez por Prelude; 25 January 2023, 21:13.
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Originalmente Colocado por Andre Ver Post
....
Sem subsidiação, não compras nenhum eléctrico do segmento C com uma bateria em torno dos 50 kWh (que, repito, não é nada de extraordinário em autonomia para uma utilização em AE, isto é uma bateria com a capacidade do Zoe para se ter uma noção comparativa) por menos de 35k neste momento.
Se no final disso achas que isso não afasta famílias da compra do automóvel, só posso lamentar a falta de noção que isso revela pois claramente não fazes ideia do histórico do preço médio de um automóvel novo na maioria dos países da UE.
nissan qasqhai , peugeot 3008 e toyota corolla encolheram os ombros depois de verem a sua tabela de precos.Editado pela última vez por Ccorreia; 25 January 2023, 21:49.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
O Fiat 500e mais barato é suposto começar nos 23,800€. Duvido que esteja disopnível. Não percebo onde vi o preço do e-2008 a 32,000€. Só se me encaminhou para o site belga da peugeot e não reparei?
Os preços nos próximos anos sofrerão grandes flutuações inevitávelmente, e com a entrada em força dos chineses vai haver uma re-avaliação de preços por parte dos fabricantes europeus.
o Dacia mais barato no SV - versao 65 acess a tal sem radio/ac , custa 15.500€ e é de 2021 com menos de 500kms, os restantes custam 18-19-20K de 2022
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostAndre,
Em 2023 a industria automovel ja e capaz de produzir VE competitivos com os CE a nivel de custo de producao, apenas visivel na europa com a Tesla e alguns modelos chineses que estao a entrar no mercado.
No entando a industria automovel europeia esta numa situacao muito complicada porque esta atrasada alguns anos na capacidade instalada e a nivel de custos (se quiseres podsso-te enviar o modelo de custo de baterias por PM)
Uma vez que a procura excede largamente a oferta no mercado europeu (em parte procura devido a vantagens fiscais) nao ha razao para hoje baixarem os precos uma vez que podem escoar sem problemas a sua producao.
Vendem ao preco que querem (exagero)
No entanto ja se comeca avaliar a que sejam os CE a financiar a venda dos EV (reducao de preco ate margem negativa) com aumento de preco dos CE, vamos ver se tal nao sera mesmo uma necessidade com a entrada dos fabricantes Chineses em forca e com a capacidade produtiva da Tesla.
Presta atencao ao que se passa no mercado Chines, neste momento eles estao alguns anos a frente do mercado europeu e sao de facto um risco enorme para os legacy automakers.
Com o batery structural packs, as LFP e vamos a ver se ainda este ano com as baterias de Sodio o mercado vai mudar muito.
Olhar para o mercado europeu e redutor, esta atrasado e nao e competivo. Esse e o problema do CT, e a VW mudou de CEO pq pos o dedo na ferida e as mudancas iam (vao) ser dolorosas.
Os legacy automakers (e Tier 1 suppliers) vao ter de fazer um restruturacao brutal, muita fabrica vai fechar e criar muito desemprego, senao acontece o mesmo que a Kodac
Cumprimentos
Mas se falarmos de em vez se se gastar 5k numa bateria de 50kwh num carro médio, aí sim, reduzir para 50% o preço, ajuda. Mas mesmo num carro de 25k, falamos em descer para 22,5k.
Não invalidando a evolução das baterias, penso que será mais no sentido de aumentarem capacidade e reduzirem peso, do que propriamente grande evolução de preço.
Mas o mercado de tudo o que fornecedores, como dizes, isso sim fará grande diferença e a revolução em curso se não for bem acompanhada na europa, estamos tramados.
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Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
Claro que qualquer empresa que possa vender todo o stock do seu produto por 50k vai ser amigo do cliente e vender por 40k, ganhando assim menos dinheiro ! (mesmo que ele fique mais barato de produzir 5k)
Para além do mais, penso que a Tesla seja líder de mercado em todos os países da UE com mais do dobro do 2º classificado e também nos EUA
(e o Elon Musk também é conhecido por ser muito "burro", pois agora não vai conseguir lançar o tesla 2 a custa mais de 35-40k , pois vai colidir com o tesla 3. Já para não falar nos inumero clientes que compraram em 2022 o mesmo carro mais caro 10k)
cá para mim, a abertura da fabrica na Alemanha em 2022 capaz de produzir 2.000 carros por semana deve ter alguma influencia
Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
É como eu disse, é descartar carros com packs descartáveis, por enquanto é a Tesla, esses que dizes nao não se vendem por cá, portanto ainda não são um problema.
Existe um Model S em Portugal com mais de 400.000km com uma degradação abaixo dos 20% e nem é das baterias mais recentes.
Depois tens as baterias LFP que aguentam entre 3.000 a 6.000 ciclos, os 3.000 ciclos a 300km cada ciclo estamos a falar de baterias a durarem mais de 900.000km, uma bateria que dure tanto o ser descartavel ou não passa a ser secundário, ou achas que existem assim tantos carros a fazerem números tão elevados de km?
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
Acho que percebeste mail o que queria dizer, claro que não baixaram por serem simpaticos, mas apenas baixaram porque tinham margens para isso, se não as tivessem não podiam ter baixado, ou pelo menos nunca teriam baixado tanto, um Model 3 nos EUA com o subsidio estatal ficou 30% mais barato, é um baixa para o cliente final brutal.
Acho que estas a ver mal a situação dos packs descartáveis, é um problema real quando as baterias têm degradação grande, mas nas baterias mais modernas, com melhores químicas e melhores sistemas de refrigeração, a quantidade de baterias a precisarem de serem trocadas vão ser residuais.
Existe um Model S em Portugal com mais de 400.000km com uma degradação abaixo dos 20% e nem é das baterias mais recentes.
Depois tens as baterias LFP que aguentam entre 3.000 a 6.000 ciclos, os 3.000 ciclos a 300km cada ciclo estamos a falar de baterias a durarem mais de 900.000km, uma bateria que dure tanto o ser descartavel ou não passa a ser secundário, ou achas que existem assim tantos carros a fazerem números tão elevados de km?
O que é certo é que há milhares de Teslas que já levaram modulos de baterias, nestes novos é a bateria completa.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostEm baterias mais antigas sim, mas com o melhoramento vão sendo casos cada vez mais raros (felizmente), eu acho que as baterias deveriam ter hipóteses de ser reparadas, mas se a durabilidade das mesmas for superior á durabilidade do carro, deixa de ser um problema.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostEstou a falar do presente.
Essa conversa da equiparação a um ICE acontece, neste momento, por via das normas CO2 que condicionam os fabricantes a colocar preços absurdos nos ICE para reduzirem as médias de emissões da gama (quando têm eléctricos). Tens exemplos muito concretos. Vê quanto custa hoje um Mini a gasolina vs quanto custava o mesmo modelo antes (2019 foi o ano em que tudo mudou). Foram só 10k de aumento. A Mini o que te está a dizer é que perde dinheiro com cada Mini não-eléctrico que vende (porque tem que pagar multa) e desvia-te para soluções que não lhe custam pagamentos à UE.
E no final tu concluis: ah e tal, já há equiparação. Pois há. Mas à custa de quê? ;)
No final do dia, o que interessa para o consumidor é o preço médio de venda no mercado europeu.
Actualmente, um segmento C eléctrico (com autonomia de cidade), anda pelos 35k, é isso que os consumidores são confrontados e num cenário onde estes veículos estão isentos de impostos específicos sobre o automóvel. Para uma autonomia mais confortável fora de cidade, atiram-se para cima dos 40-45k. Isto é a realidade do que vemos na Europa, com mais ou menos subsídios pelo meio decididos ad hoc.
Tudo o resto é andarmos aqui a evitar o elefante cor de rosa.
E isto não quer dizer que não mude.
Olhando contudo para a estagnação (e até subida) do custo médio do kWh nos últimos 2 anos, percebemos que com a tecnologia actual não dá para fazer muito melhor que isto. Além de que os construtores vão levar anos a amortizar os enormes investimentos numa tecnologia "nova".
Se nos pusermos a fazer comparações com produtos finais de indústrias altamente subsidiadas como é a chinesa no que diz respeito à tecnologia eléctrica só estamos a adicionar entropia à discussão com algo muito irrealista sobre como de facto a indústria consegue colocar no mercado o produto a preço X.
Mas, repito, isto é o agora.
O amanhã pode ser diferente. Na minha opinião, não no futuro próximo.
Vais ter agora uma nova onda de baterias LFP a chegar. E talvez as primeiras sólidas lá para depois de 2030. Novamente, mesmo que custos de produção mais baixos, as indústrias vão ter que recuperar os investimentos. E vê como as LFP não trouxeram preços mais baixos aos Tesla e como continua uma completa ilusão o prometido TM3 de 35 mil dólares.
Isto traduz-se pela simples coisa: ou os Estados subsidiam -e bem- durante mais de 1 década toda esta transição, ou o que vai acontecer é uma progressiva elitização do automóvel.
Não é qualquer família, ou até pequeno negócio, que tem a capacidade de adquirir veículos que começam em torno dos 35k à saída do stand.
O problema é muito simples, a maioria das pessoas não sabe fazer contas básicas. Um VE a médio/longo prazo fica mais barato do que um ICE. Tu compras a bateria mas vais poupar muito ao longo da vida útil do veículo. Um ICE em combustível e manutenções fica mais caro do que um VE em 10 anos.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Uma coisa é a sua duração, outra é as avarias, podes ter um acidente, uma raspadela por baixo em que danificas o pack, uma falha no circuito de refrigeração, uma fuga,...muitas coisa podem acontecer na estrada, é muito redutor dizer que nunca vão avariar, isso não existe...
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