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    Originalmente Colocado por sat Ver Post

    Dependo do que foi projectado e aprovado! Agora um projeto de 1980..onde todos fugiam ao projecto... não garanto nada, e depois de 40 anos vais pedir responsabilidades a quem?Não é fácil
    Penso que tanto em 1980 como em 2023 o requisito de peso para um estacionamento de ligeiro tenha de ser os 3.500 kgs. Se não cumprem, isso é outra história, e tanto iriam abaixo com ou sem VE.

    Se jogam numa questão de "fé" com pesos médios de viaturas ligeiras, mais grave ainda se torna, porque não existe qualquer controlo de pesos em tempo real, sendo apenas possível aferir o peso limite legal de cada veículo.

    Mas os especialistas da construção é que poderão indicar se é prática comum facilitarem nestas construções (espero bem que não, que sou utilizador de vários estacionamentos em altura).

    Encontrei esta lei de 71 que já falava em capacidade de carga mínima de 300kg por m2 e 1.000kg em cargas concentradas. Ora um estacionamento de 2,5x5m = 12,5m2 = 3.750kg peso máximo E como seguramente darão margem de segurança, mesmo que sejam apenas 10%, e já falamos em 4.000kg por lugar de estacionamento.

    https://files.dre.pt/1s/1971/12/29900/19921993.pdf

    Comentário


      Ainda bem. Os construtores europeus devem estar pior que estragados porque agora não há cá mais concertação de preços.
      Aposto contigo que ainda vão tentar processar a Tesla por dumping. 😂

      Vão ter que começar a vendar os EVs com prejuízo no próximo ano e meio para aguentarem.

      Comentário




        O primeiro vw golf pesava 750 kg, agora um golf mesmo a combustão pesa 1250 kg.
        São mais 500 kg e nada tem a haver com baterias e essas tretas de anti EVs.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
          Ainda bem. Os construtores europeus devem estar pior que estragados porque agora não há cá mais concertação de preços.
          Aposto contigo que ainda vão tentar processar a Tesla por dumping. 😂

          Vão ter que começar a vendar os EVs com prejuízo no próximo ano e meio para aguentarem.
          Já estão a vender com prejuízo. Os ice subsidiam os ev.

          A Ford até decidiu autonomizar contabilisticamente a divisão de EV portanto os próximos resultados devem ser giros.

          Comentário


            https://thedriven.io/2023/04/21/worl...ttery-density/


            In one of the most significant battery breakthroughs in recent years, the world’s largest battery manufacturer CATL has announced a new “condensed” battery with 500 Wh/kg which it says will go into mass production this year.

            “The launch of condensed batteries will usher in an era of universal electrification of sea, land and air transportation, open up more possibilities of the development of the industry, and promote the achieving of the global carbon neutrality goals at an earlier date,” the company said in a presentation at Auto Shanghai on Thursday.

            CATL’s new condensed battery will have almost double the energy intensity of Tesla’s 4680 cells, whose rating of 272-296 Wh/kg are considered very high by current standards.
            ​…

            Comentário


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post

              Penso que tanto em 1980 como em 2023 o requisito de peso para um estacionamento de ligeiro tenha de ser os 3.500 kgs. Se não cumprem, isso é outra história, e tanto iriam abaixo com ou sem VE.

              Se jogam numa questão de "fé" com pesos médios de viaturas ligeiras, mais grave ainda se torna, porque não existe qualquer controlo de pesos em tempo real, sendo apenas possível aferir o peso limite legal de cada veículo.

              Mas os especialistas da construção é que poderão indicar se é prática comum facilitarem nestas construções (espero bem que não, que sou utilizador de vários estacionamentos em altura).

              Encontrei esta lei de 71 que já falava em capacidade de carga mínima de 300kg por m2 e 1.000kg em cargas concentradas. Ora um estacionamento de 2,5x5m = 12,5m2 = 3.750kg peso máximo E como seguramente darão margem de segurança, mesmo que sejam apenas 10%, e já falamos em 4.000kg por lugar de estacionamento.

              https://files.dre.pt/1s/1971/12/29900/19921993.pdf

              Seria engraçado ter um eng civil a dar a sua opinião! E neste caso não se pode contar apenas com os carros estacionados, eles também se movimentam

              "Penso que tanto em 1980 como em 2023 o requisito de peso para um estacionamento de ligeiro tenha de ser os 3.500 kgs. Se não cumprem, isso é outra história, e tanto iriam abaixo com ou sem VE." Onde viste isso?

              Comentário


                Originalmente Colocado por sat Ver Post

                Quantos CX vias na estrada(nem faço ideia do peso dele)? É claro que pelo menos em PT os carros dos anos 80/90 e inicio dos 00 a maioria que circulava tinham entre 700/1000kg

                Um peugeot 106 770kg
                e208 1560kg

                é só mais do dobro...
                Um bmw s3 ou equilavalente pesa quanto? 2t?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                  Um bmw s3 ou equilavalente pesa quanto? 2t?
                  bmw I4 2125 kg
                  https://www.ultimatespecs.com/pt/car...-eDrive40.html

                  BMW E30 3 Series 316 990 Kg
                  https://www.ultimatespecs.com/pt/car...eries-316.html

                  os silos feitos na decada de 80 não estão preparados para uma ocupação 100% elétrica(com valores dos dias de hoje), ainda por cima a decada de 80 não primava pela qualidade construtiva(pelo que ouvi dizer)

                  Editado pela última vez por sat; 22 April 2023, 11:30.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                    Um bmw s3 ou equilavalente pesa quanto? 2t?


                    Série 3 1980s - 1090kg
                    bmw i4 35 - 2100kg, i4 50m 2300kg.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post



                      Série 3 1980s - 1090kg
                      bmw i4 35 - 2100kg, i4 50m 2300kg.
                      Comparação justa:

                      420d 1550kg
                      i4 35 2100kg

                      Isto é o que temos hoje, não foram só os EVs que ficaram mais pesados.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                        Comparação justa:

                        420d 1550kg
                        i4 35 2100kg

                        Isto é o que temos hoje, não foram só os EVs que ficaram mais pesados.
                        Não sei se leste mas está a ser falado carros dos anos 80 vs carros actuais equivalentes elétricos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                          Não sei se leste mas está a ser falado carros dos anos 80 vs carros actuais equivalentes elétricos.
                          Claro que está, mas até parece que só os elétricos é que ganharam peso.

                          Comentário


                            Não sejam assim, todos sabemos que o Golf, etc pesam exactamente o .ramo hoje que pesava o Golf 1 ou 2... Aliás até aposto que o Polo também.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                              Claro que está, mas até parece que só os elétricos é que ganharam peso.
                              Vou responder a isto com a tua resposta anterior

                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post



                              420d 1550kg
                              i4 35 2100kg

                              Comentário












                                Comentário


                                  Francês não é o meu forte mas deduzo que a última coluna seja tempo até parar? Quem diria que o mal "parido"(por ter travões de tambor) como dizem por aí estaria tão bem colocado...
                                  Além de que com menos 2kWh de bateria e faz quase o mesmo que o primeiro diria que não está assim tão atrasado como o pintavam... Aliás os vídeos do Bjorn dizem o mesmo, em eficiência os MEB estão muito bons.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post



                                    Série 3 1980s - 1090kg
                                    bmw i4 35 - 2100kg, i4 50m 2300kg.
                                    Ahah. Nada tendencioso.

                                    Comentário


                                      Duvido muito desses dados dessa revista Francesa, também não percebi se andaram mesmo com os carros em circuito real ou estimaram essas autonomias mas os testes que a carwow tem feito, em que andam mesmo com os carros até 0% mostram resultados bem diferentes.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                        Ahah. Nada tendencioso.
                                        Não percebi. Não perguntaste pelo peso do serie 3 dos anos 80 para comparação com atual equivalente elétrico, no seguimento do tema relativo à diferença de pesos nos carros da década de 80 em relação às viaturas elétricas atuais?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                          Não percebi. Não perguntaste pelo peso do serie 3 dos anos 80 para comparação com atual equivalente elétrico, no seguimento do tema relativo à diferença de pesos nos carros da década de 80 em relação às viaturas elétricas atuais?
                                          Os silos auto não vão cair por causa dos eletricos.

                                          Comentário


                                            Extremamente interessante video.

                                            Comentário


                                              bem, depois dos teslas e do comparativo da página anterior, há bocado descobri este... vá, pirolito!

                                              https://www.motor24.pt/noticias/luvl...-casa/1596876/

                                              Comentário


                                                A coisa a mexer.

                                                https://automais.autosport.pt/notici...evolucionaria/

                                                Neste momento, a CATL diz estar a cooperar com parceiros no desenvolvimento de aviões de passageiros elétricos e na prática de normas e testes ao nível da aviação de acordo com os requisitos de segurança e qualidade da aviação, mas confirma que a versão de baterias condensadas para automóveis deverá ser colocadas em produção ainda este ano.

                                                Comentário


                                                  Nada disso, essa última coluna é o tempo que demora a percorrer os 1000 m, não tem nada a ver com travões. Resposta ao post na página anterior, esqueci me de citar, do user
                                                  Neruson.
                                                  Cumps
                                                  Editado pela última vez por 1975; 23 April 2023, 11:37.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                    Nada disso, essa última coluna é o tempo que demora a percorrer os 1000 m, não tem nada a ver com travões. Resposta ao post na página anterior, esqueci me de citar, do user
                                                    Neruson.
                                                    Cumps
                                                    Ok. Agora fiquei curioso como seria a travagem então.

                                                    Ainda assim se é o tempo até aos 1000m para um carro com menos cavalos e mais 68kg de peso que o Megane 220 é interessante

                                                    Comentário


                                                      Vindo dos que fazem vida a contar os podres dos chineses, começa a aparecer vários relatos de problemas com as baterias dos carros chineses, estou a falar de pegar fogo, incluindo as de última geração.

                                                      Vamos ver se os chineses não se entalam com a soberba…

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                        Ok. Agora fiquei curioso como seria a travagem então.

                                                        Ainda assim se é o tempo até aos 1000m para um carro com menos cavalos e mais 68kg de peso que o Megane 220 é interessante
                                                        A diferença de potencia é pouca tal como o peso e o problema do Megane tal como o meu é serem tração a frente e não conseguem colocar o binário instantâneo no chão , tem que se dosear bem o acelerador.

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          vi este artigo publicado hoje. convém ler as explicações primeiro. tem alguns carros que não são europeus, mas dá uma ideia. valores utilizados em AE a 130km/h e a duração das baterias em relação a um ciclo dito normal (máximo de kms anunciados pelos contrutores).

                                                          https://automais.autosport.pt/notici...m-autoestrada/

                                                          image.png

                                                          Comentário


                                                            Incentivo do Estado à compra de elétricos em 2023 continua parado – ECO (sapo.pt)

                                                            Comentário


                                                              Pelo que percebi o estado quer tirar algum daí para tornar os carregamentos mais baratos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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