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    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

    se funcionar, coisa que duvido


    Primeira estrada que carrega os veículos elétricos enquanto circulam

    Comentário


      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

      se funcionar, coisa que duvido
      Funcionar funciona, as perdas é que podem ser muitas, mas isso são outros quinhentos.
      Para os camiões já estão a ser construidos lances com carregamento via cabos aereos, aí o abastecimento pode facilmente ser feito em andamento o que torna os EVs melhores do que os CIs nesse capitulo.

      Comentário


        Perdas e custos de implementação. Carga por indução nem para casa é bom…

        Comentário


          Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

          Perdas e custos de implementação. Carga por indução nem para casa é bom…
          E qual será a melhor solução?

          Comentário


            In Norway, the Electric Vehicle Future Has Already Arrived

            About 80 percent of new cars sold in Norway are battery-powered. As a result, the air is cleaner, the streets are quieter and the grid hasn’t collapsed. But problems with unreliable chargers persist.

            https://www.nytimes.com/2023/05/08/b...-vehicles.html

            Comentário


              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

              E qual será a melhor solução?
              Na minha opinião as químicas das baterias vão continuar a evoluir no sentido de permitir maiores potências de carga.
              Há carregadores de 350kw instalados. Imagina um carro que conseguisse absorver essa potência. São cerca de 100km a cada 2 minutos.

              Comentário


                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                Na minha opinião as químicas das baterias vão continuar a evoluir no sentido de permitir maiores potências de carga.
                Há carregadores de 350kw instalados. Imagina um carro que conseguisse absorver essa potência. São cerca de 100km a cada 2 minutos.
                A questão aqui é que há boas e más notícias:

                As boas é que as baterias estão a evoluir;
                As más é que a evolução é demasiadamente lenta...

                Entretanto, continua a "inundação" do mercado com cada vez mais EV sem que se veja aquele problema resolvido. Ou seja, uma evolução convincente das baterias só irá estar razoavelmente pronta a servir aqueles veículos cujas peças de que serão compostos ainda nem fabricadas estão, quanto mais nas prateleiras dos armazéns de onde irão sair para as linhas de montagem.

                E há que, entretanto, resolver (atamancar?) a real pecha das ridículas autonomias dos EV que aí estão, no dia a dia, eventualmente com outra solução complementar que permita obviar à paragem de pelo menos uma hora (...) para reabastecer um carro que viaje em férias carregado de gente e bagagens...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                  A questão aqui é que há boas e más notícias:

                  As boas é que as baterias estão a evoluir;
                  As más é que a evolução é demasiadamente lenta...

                  Entretanto, continua a "inundação" do mercado com cada vez mais EV sem que se veja aquele problema resolvido. Ou seja, uma evolução convincente das baterias só irá estar razoavelmente pronta a servir aqueles veículos cujas peças de que serão compostos ainda nem fabricadas estão, quanto mais nas prateleiras dos armazéns de onde irão sair para as linhas de montagem.

                  E há que, entretanto, resolver (atamancar?) a real pecha das ridículas autonomias dos EV que aí estão, no dia a dia, eventualmente com outra solução complementar que permita obviar à paragem de pelo menos uma hora (...) para reabastecer um carro que viaje em férias carregado de gente e bagagens...
                  Tens noção que as autonomias atuais dos EVs chegam para muito boa parte da população, diria que para a maioria.

                  Comentário


                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                  E qual será a melhor solução?
                  Usar o que dá mais jeito e parar de sofrer com cenas que não interessam a ninguém.

                  Comentário


                    Os carros que estão a ser lançados hoje começaram a ser planeados e lançados há quatro ou cinco anos. É normal que vejas limitações nas baterias e capacidades. Andaram todos os fabricantes tradicionais a papar sono até então.
                    Daqui a 2 anos terás produtos mais evoluídos e daqui a 4/5 já vais ver modelos com maiores capacidade de bateria no mercado.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                      Na minha opinião as químicas das baterias vão continuar a evoluir no sentido de permitir maiores potências de carga.
                      Há carregadores de 350kw instalados. Imagina um carro que conseguisse absorver essa potência. São cerca de 100km a cada 2 minutos.
                      E juntar a isso uma melhor rede de carregadores. E melhor em todos os sentidos, seja na usabilidade/facilidade de utilização, seja na quantidade disposta ao longo de todo o território.

                      Comentário




                        Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                        Na minha opinião as químicas das baterias vão continuar a evoluir no sentido de permitir maiores potências de carga.
                        Há carregadores de 350kw instalados. Imagina um carro que conseguisse absorver essa potência. São cerca de 100km a cada 2 minutos.
                        Não e preciso imaginar, já existe.
                        100km a cada 2 minutos, mostra lá essas contas, não faz qualquer sentido.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                          E qual será a melhor solução?
                          Para pesados de passageiros e mercadoria - Trolleys.

                          Para ligeiros de passageiros e mercadorias - O sistema actual ou evolução do mesmo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Prelude Ver Post



                            Não e preciso imaginar, já existe.
                            100km a cada 2 minutos, mostra lá essas contas, não faz qualquer sentido.
                            Carregadores dessa potência já existem. Carros que carreguem a 350kw é que não…
                            Tens vários carros que fazem 220kw durante uns minutos.
                            Contas simples, 350kw de potência carrega 5,8kwh por minuto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                              Carregadores dessa potência já existem. Carros que carreguem a 350kw é que não…
                              Tens vários carros que fazem 220kw durante uns minutos.
                              Contas simples, 350kw de potência carrega 5,8kwh por minuto.
                              Lucid e Hummer EV atingem potência de carregamento de 350kW.
                              As contas não são assim tão simples tens perdas de entre a potência de entrega e a carga que é armazenada na bateria.
                              No caso do Lucid consegues em 5 min de carregamento 160 km de autonomia ou 500 km em 20 minutos.

                              De qualquer das formas já existe e vai existir mais mas apenas com arquitetura de 800V para cima.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                                Carregadores dessa potência já existem. Carros que carreguem a 350kw é que não…
                                Tens vários carros que fazem 220kw durante uns minutos.
                                Contas simples, 350kw de potência carrega 5,8kwh por minuto.
                                É um preciosismo meu, mas 11.6 a cada 100 kms só andar muito devagar. Apontava para 4/5 minutos para carregar 100 kms, para usar num registo normal (120/140) e dando alguma margem para carros menos eficientes.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                  A questão aqui é que há boas e más notícias:

                                  As boas é que as baterias estão a evoluir;
                                  As más é que a evolução é demasiadamente lenta...

                                  Entretanto, continua a "inundação" do mercado com cada vez mais EV sem que se veja aquele problema resolvido. Ou seja, uma evolução convincente das baterias só irá estar razoavelmente pronta a servir aqueles veículos cujas peças de que serão compostos ainda nem fabricadas estão, quanto mais nas prateleiras dos armazéns de onde irão sair para as linhas de montagem.

                                  E há que, entretanto, resolver (atamancar?) a real pecha das ridículas autonomias dos EV que aí estão, no dia a dia, eventualmente com outra solução complementar que permita obviar à paragem de pelo menos uma hora (...) para reabastecer um carro que viaje em férias carregado de gente e bagagens...
                                  Mas lembras como estávamos em 2010 e como estamos agora? A evolução foi enorme nestes últimos 13 anos. Todos gostaríamos que fosse mais rápido, mas acredita que será muito mais rápido e barato que reconstruir Auto-estradas com sistema de indução.


                                  Quanto aos preciosismos, é verdade. As cargas tem perdas, os carros a 120kmh gastam mais de 11kwh/100km. Mas o ponto principal é que já andamos próximos 100km em 3 minutos. O Lucid carrega 10kwh em 2 minutos.
                                  É um valor que serve para quebrar barreiras, muitas delas apenas psicológicas

                                  Comentário


                                    Novas medidas para carregamentos para toda a Europa.

                                    https://fb.watch/krMiW02fRU/

                                    De forma resumida e mais interessante para nós.
                                    1. Carregadores abaixo dos 50kW têm que oferecer um modo de pagamento para uso ad-hoc no minimo com um QR code para um site/app que possa ser utilizado para realizar o pagamento;
                                    2. Carregadores iguais ou acima de 50kW têm que oferecer no minimo um modo de pagamento ad-hoc com utilização de um modo de pagamento "universal", neste caso fica o pressuposto que seja cartão de crédito/débito não necessariamente multibanco porque tem que dar compatibilidade com cartões Visa/Mastercard estrangeiros;
                                    3. Preços têm que ser visíveis e preço final tem que ser apresentado ao utilizador.
                                    Em suma, e acho que não me enganei em nada por favor façam uma validação por vocês que existe muito mais informação no video, isto é o que me parece mais interessante para a transparência e a acessibilidade na utilização dos postos.

                                    Comentário


                                      Os amiguinhos estavam todos contentes com o AFIR, mas não sei se a Europa vai deixar eles manterem o sistema em exclusivo (Mobi.e).

                                      O AFIR permite pagar só com cartão de credito sem estar ligado a "redes", nesse caso só há obrigação de comunicar dados a um "ponto nacional".

                                      Há também um ponto que me parece ridículo e não faz sentido como é apresentado, nos postos de 50kW ou mais o preço é por kW mas pode ser cobrado um valor por ocupação do posto, aqui devia dizer que esse valor seria depois do carregamento terminar, caso contrario nem faz sentido falar nisso, era intensão da Comunidade o valor a cobrar ser por kW, com o que lá está escrito dá a entender que dá para "fugir" a isso, um ponto a acompanhar.

                                      Todos os carregadores (espaço publico e privado, de acesso publico) tem que ser de acesso universal (Tesla ou outra rede não podem ter carregadores exclusivos).

                                      Mas ninguém falou no elefante na sala, em Portugal é proibido ao comum dos mortais vender eletricidade, talvez um puxão de orelhas à nossa lei, ontem já era tarde.

                                      Comentário


                                        E vão ter que acabar com a cobrança de taxas e taxinhas

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                                          Mas lembras como estávamos em 2010 e como estamos agora? A evolução foi enorme nestes últimos 13 anos. Todos gostaríamos que fosse mais rápido, mas acredita que será muito mais rápido e barato que reconstruir Auto-estradas com sistema de indução.


                                          Quanto aos preciosismos, é verdade. As cargas tem perdas, os carros a 120kmh gastam mais de 11kwh/100km. Mas o ponto principal é que já andamos próximos 100km em 3 minutos. O Lucid carrega 10kwh em 2 minutos.
                                          É um valor que serve para quebrar barreiras, muitas delas apenas psicológicas
                                          Tem sido a minha referência e expectativa, se houver tempo (...) e implementação, nem que seja por referência, de valores dessa ordem de rapidez / referência / autonomia...

                                          Comentário


                                            Eu acho que as duas tecnologias vão coexistir mas o carregamento por indução vai ser o futuro tanto nos carregadores como nas estradas.

                                            Num futuro longo quando os carros tiverem condução autónoma é ver viagens daqui a Berlim. Enquanto o carro está a conduzir o passageiro está a dormir ou a trabalhar

                                            Comentário


                                            • whereagles
                                              whereagles commented
                                              Editing a comment
                                              as perdas por indução são imensas. esquece lá isso

                                            alguma informação:

                                            vendas.jpg

                                            Comentário


                                              BYD arranca em PT com aqueles preços ???????
                                              não percebo a estrategeia e/ou margens do importador nacional !

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                alguma informação:

                                                vendas.jpg
                                                Não contava ver a VW tão alta dado que tem havido falta de carros... E vejo bem mais 208/2008 EV que VW na estrada

                                                Comentário


                                                  Acho piada ao usarem "Eléctricos recarregáveis".

                                                  Comentário


                                                    Ou seja, já se vendem mais VE em Portugal que carro a gasóleo, era giro irmos ler os comentários aqui no fórum com 3/4 anos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                      Tens noção que as autonomias atuais dos EVs chegam para muito boa parte da população, diria que para a maioria.
                                                      De acordo com os autores deste artigo

                                                      https://www.sciencedirect.com/scienc...61920922003716

                                                      40 kWh são suficientes para 95% dos trajetos, inclusive em climas frios.

                                                      Isto não é só blá blá.. eu analisei as contas que os fulanos fizeram.​

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post
                                                        Novas medidas para carregamentos para toda a Europa.

                                                        https://fb.watch/krMiW02fRU/

                                                        De forma resumida e mais interessante para nós.
                                                        1. Carregadores abaixo dos 50kW têm que oferecer um modo de pagamento para uso ad-hoc no minimo com um QR code para um site/app que possa ser utilizado para realizar o pagamento;
                                                        2. Carregadores iguais ou acima de 50kW têm que oferecer no minimo um modo de pagamento ad-hoc com utilização de um modo de pagamento "universal", neste caso fica o pressuposto que seja cartão de crédito/débito não necessariamente multibanco porque tem que dar compatibilidade com cartões Visa/Mastercard estrangeiros;
                                                        3. Preços têm que ser visíveis e preço final tem que ser apresentado ao utilizador.
                                                        Em suma, e acho que não me enganei em nada por favor façam uma validação por vocês que existe muito mais informação no video, isto é o que me parece mais interessante para a transparência e a acessibilidade na utilização dos postos.
                                                        O óbvio começa a fazer luz...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                          Ou seja, já se vendem mais VE em Portugal que carro a gasóleo, era giro irmos ler os comentários aqui no fórum com 3/4 anos.
                                                          Nesta altura deveriam estar a oferecer os diesel...

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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