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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostPois, mas... apenas 3% do níquel é usado para fazer baterias.
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Lê o artigo e vê bem de que de potencias estão a falar para fazer aqueles carregamentos mágicos.
Originalmente Colocado por Clubman1d Ver PostA revolução está a acontecer, agora que ninguém espere que seja isso que vai salvar o planeta.
O marketing diz que sim, mas a realidade mostra outra coisa.
"Fomos" com demasiada sede ao pote.
Originalmente Colocado por Clubman1d Ver PostA mudança devia ser mais progressiva, primeiro híbridos, depois plug-ins e depois eléctricos, deixando que a tecnologia e infrastrutura se fosse adaptando.
Infraestrutura outra vez?...Está a crescer e, tirando pequenos períodos específicos, como as férias, não se veem filas para carregar...
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
Não serão o único elemento usado para produzir elétricos e outros equipamentos, todas as minas que vivem para este mercado sofrem do mesmo mal, os metais raros têm cada vez mais procura.
Não será normal numa economia cada vez mais tecnológica esses materiais raros terem mais procura?...Solução: parar no tempo?...ou...seguir em frente?...afinar processos...investigar alternativas...trabalhar para um planeta e futuro melhor...
Pareces um gatinho com os olhos fechados...
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
Não serão o único elemento usado para produzir elétricos e outros equipamentos, todas as minas que vivem para este mercado sofrem do mesmo mal, os metais raros têm cada vez mais procura.
Todos os elementos eram explorados antes de surgirem os carros elétricos. Até o tão falado Cobalto é usado na refinação de combustível.
A transição implica abandonar alguns materiais que deixam de ser necessários e passam a ser usados outros.
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Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
Claro que não, mas o artigo citado falava apenas do Níquel.
Todos os elementos eram explorados antes de surgirem os carros elétricos. Até o tão falado Cobalto é usado na refinação de combustível.
A transição implica abandonar alguns materiais que deixam de ser necessários e passam a ser usados outros.
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
Mas concordamos que com o aparecimento de um mercado de carros eléctricos que muitos desses elementos passaram a ter mais procura?
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
Pesados eléctricos são daquelas coisas que me fazem comichão.
Perder capacidade de carga para ter baterias? É um contra-senso enorme do ponto de vista ambiental.
Há certas coisa que não deviam sair do papel.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
Será nos pesados que eventualmente o uso de hidrogénio poderá fazer mais sentido. Menos peso e maior autonomia.
Eu tanto em pesados como em autocarros, gostava de ver mais desenvolvimento do "conceito" trolley.
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Posthttps://jalopnik.com/chinas-booming-...-th-1849828366
O outro lado da ecologia dos EVs, não há almoços grátis.
Não percebo esta caça às bruxas com as baterias dos EVs. As baterias dos EVs não ficam depois um aterro, estão a ter uma segunda vida para conversões de outros carros para EV ou para armazenamento de energia doméstico. Já as baterias dos telemóveis que trocamos todos os anos, as pilhas que usamos nas chaves dos nossos carros, essas duvido que vão todas para reciclar.
Lítio sempre foi usado em cerâmica, medicina e lubrificantes, Portugal até é o maior explorador de lítio da Europa.
Cobalto a industria que mais usa é a petrolífera para remover enxofre da gasolina e gasóleo.
Níquel a maioria é usado para produção de inox e até é usado nas nossas moedas de 1 e 2 Eur.
Quanto mais depressa perceberem que os EVs não são mágicos e um mundo sem emissões não existe, melhor. Mesmo que com um estalar de dedos todos os carros, barcos e aviões mudassem para EV a exploração e consumo de petróleo não ia parar que continua a ser necessária para outras industrias.
Agora que os EVs vão resolver o problema do ruído e emissões directas na população, especialmente nas grandes cidades isso vão. E com as novas fábricas que estão a ser construídas para os EV cheias de painéis solares, armazenamento de energia e mais eficientes faz com que os EV tenham um impacto cada vez menor na sua produção.
Depois temos a rede eléctrica que tem vindo a ser cada vez mais limpa, vejam em Portugal a diferença em apenas 4 anos, que faz com que as emissões de carros já produzidos, a circular, reduzam. Isso não acontece num CI, bem pelo contrário!
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
Será nos pesados que eventualmente o uso de hidrogénio poderá fazer mais sentido. Menos peso e maior autonomia.
Mesmo que o hidrogénio baixe os custos de produção nunca vai acompanhar o preço da eletricidade, primeiro porque para produzir hidrogénio é necessário eletricidade e portanto o preço vai estar sempre indexado ao valor da eletricidade. Inevitavelmente, o combustível que vai ganhar vai ser sempre o mais económico.
Nos navios e aviões acredito que o hidrogénio tenha hipótese, pois não há alternativa.
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qual a razão para os preços da gasolina/gasoleo voltarem "a estabilizar" +/- em baixa ?
pois, estamos +/- com valores parecidos ao 2020/21
será que a escassez de stock e de ofertas dos electricos acalmou a escalada de preços ?
será que o Euro7 vai influenciar o preços dos combustiveis ?
se e quando acabarem os incentivos aos electricos, os PARTICULARES continuam a comprar?
o que vai acontecer daqui a 2-3 anos quando as empresas começarem a renovar as suas frotas e entregarem os seus electricos comprados em 21/22 ?
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Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Postqual a razão para os preços da gasolina/gasoleo voltarem "a estabilizar" +/- em baixa ?
pois, estamos +/- com valores parecidos ao 2020/21
será que a escassez de stock e de ofertas dos electricos acalmou a escalada de preços ?
será que o Euro7 vai influenciar o preços dos combustiveis ?
se e quando acabarem os incentivos aos electricos, os PARTICULARES continuam a comprar?
o que vai acontecer daqui a 2-3 anos quando as empresas começarem a renovar as suas frotas e entregarem os seus electricos comprados em 21/22 ?
Eu quando comprei o meu o ano passado também diziam o mesmo e se quisesse comprar agora não arranjava nada igual sem pagar mais 5mil€, isso de andar sempre a adiar a espera que o mercado mude é wishful thinking. Tenho um amigo há anos numa casa alugada à espera que os preços baixem para comprar, já lhe disse que se vai reformar sem ter casa própria. Nos carros é igual.
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Originalmente Colocado por WildChild Ver PostO hidrogénio tem um grande problema, o preço por "litro" que é muito superior ao preço atual dos combustíveis fósseis. Se o pessoal já se queixa do gasóleo a 2€ o litro e acha que o hidrogénio é o futuro vai ter uma desilusão.
Mesmo que o hidrogénio baixe os custos de produção nunca vai acompanhar o preço da eletricidade, primeiro porque para produzir hidrogénio é necessário eletricidade e portanto o preço vai estar sempre indexado ao valor da eletricidade. Inevitavelmente, o combustível que vai ganhar vai ser sempre o mais económico.
Nos navios e aviões acredito que o hidrogénio tenha hipótese, pois não há alternativa.
Um camião tesla precisa de baterias de 1.000kwh para ter uma autonomia minimamente decente. E para carregar, mesmo num posto ionity de 350kw demoraria 3h e com curva de carregamento sempre no topo. Basicamente estaria metade do tempo a andar e metade parado a carregar, o que é completamente inviável em muitos casos. Estar parado tem custos.
Para ter esses mesmos 1.000kwh bastam 30kgs de hidrogénio. E o carregamento será sempre muito mais rápido.
Diria que neste tipo de utilização o preço do combustível é uma variável que poderá nem ser a mais relevante.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostO problema ultrapassa a mera questão de preço de combustível.
Um camião tesla precisa de baterias de 1.000kwh para ter uma autonomia minimamente decente. E para carregar, mesmo num posto ionity de 350kw demoraria 3h e com curva de carregamento sempre no topo. Basicamente estaria metade do tempo a andar e metade parado a carregar, o que é completamente inviável em muitos casos. Estar parado tem custos.
Para ter esses mesmos 1.000kwh bastam 30kgs de hidrogénio. E o carregamento será sempre muito mais rápido.
Diria que neste tipo de utilização o preço do combustível é uma variável que poderá nem ser a mais relevante.
Um camião do tamanho do Semi a hidrogénio vai gastar cerca de 10kg/100km... vazio. Não tem grande influência no tempo de carga, mas tem influência no custo por km e no volume dos tanques.
O problema do hidrogénio nos transportes pesados parece não ser o peso, mas sim o volume. Os actuais camiões usados no transporte de hidrogénio carregam apenas 350kg.
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Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
Os Tesla Megacharger têm potência de 1 MW.
Um camião do tamanho do Semi a hidrogénio vai gastar cerca de 10kg/100km... vazio. Não tem grande influência no tempo de carga, mas tem influência no custo por km e no volume dos tanques.
O problema do hidrogénio nos transportes pesados parece não ser o peso, mas sim o volume. Os actuais camiões usados no transporte de hidrogénio carregam apenas 350kg.
Os exemplos já existem e parecem em evolução e pensonque a ideia será sempre que possível o abastecimento perto do local de produção. Se vai ser uma solução a vingar? Não sei, mas tal como existe a dificuldade de armazenamento de hidrogénio também existirá dificuldade em em ter duas dúzias de camiões a abastecerem em 24 x 1MW, multiplicado pelas inúmeras estações de serviço. Aguardemos o futuro.
https://h2energy.ch/en/2020/07/08/wo...ommercial-use/
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
Não falamos de transporte massivo de hidrogénio mas de veículos que o usam como combustível. E como é óbvio não previsam transportar 3,5ton.
Os exemplos já existem e parecem em evolução e pensonque a ideia será sempre que possível o abastecimento perto do local de produção. Se vai ser uma solução a vingar? Não sei, mas tal como existe a dificuldade de armazenamento de hidrogénio também existirá dificuldade em em ter duas dúzias de camiões a abastecerem em 24 x 1MW, multiplicado pelas inúmeras estações de serviço. Aguardemos o futuro.
https://h2energy.ch/en/2020/07/08/wo...ommercial-use/
O link que indicas é um bom exemplo disso mesmo. 400km de autonomia anunciada, que já sabemos que na realidade serão menos, com enormes depósitos que armazenam 32kg de hidrogénio + um pack de baterias convencionais de 72kwh.
Falam nos 1000km de autonomia no futuro. Só será possível com hidrogénio líquido, que tem de ser mantido a -253°.
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostEu sei. Eu falei do transporte apenas para se ter a noção que actualmente há um limite muito baixo daquilo que um camião pode transportar, indiferente se o hidrogénio é usado no próprio camião para o locomover ou outro fim qualquer. (350kg e não 3.5 toneladas)
O link que indicas é um bom exemplo disso mesmo. 400km de autonomia anunciada, que já sabemos que na realidade serão menos, com enormes depósitos que armazenam 32kg de hidrogénio + um pack de baterias convencionais de 72kwh.
Falam nos 1000km de autonomia no futuro. Só será possível com hidrogénio líquido, que tem de ser mantido a -253°.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Em termos de eletricidade qualquer corredor de carregamento em andamento resolve esse problema para o camião EV, muito mais simples do que prodizir, tranportar e armazenar H2, para depois o colocar num deposito outra vez.
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Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
"Back to the future"
Ao contrário dos elétricos como o da foto, os camiões poderão sair da faixa passando a funcionar com a bateria normal.
Numa primeira fase irão ser colocados em vias de longo curso, conforme a massificação dessas infraestruturas deixa de haver necessidade de baterias grandes e parar para carregar, falamos em autonomia infinita que em conjunto com condução autónoma, um camião pode fazer Lisboa - Berlim direto.
Essa tecnologia é muito eficiente, próximo dos 100%, pode ser implementada em VE já existentes e já existe fora do YouTube, num troço de 6km num país nórdico (não me lembro qual) em autocarros de passageiros que ligam o aeroporto à cidade mais próxima.
A eletricidade é mais segura que o hidrogénio, mais barata que hidrogénio, mais fácil de transportar que hidrogénio, mais fácil de produzir que hidrogénio
Editado pela última vez por WildChild; 02 December 2022, 07:17.
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Back to the future, esta tecnologia é muito diferente de qualquer trolley de cidade, os camiões podem andar nessa via apenas se quisserem, podem carregar e andar ou podem andar apenas com a eletricidade que captam sem usar as baterias ou usar apenas a carga das baterias, já existe em diversos paises, Alemanha, Suecia, Noruega, França,... Comparar isto com Hidrogénio é apenas um exercicio, pois as vantagens deste modo de carga são enormes, até mesmo em relação aos combustiveis fosseis, simplesmente não se perde tempo a carregar.
Alem de ter outra vantagem, estes corredores podem servir para o transporte de eletricidade entre locais, não apenas para carregar veiculos.
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Originalmente Colocado por WildChild Ver PostAo contrário dos elétricos como o da foto, os camiões poderão sair da faixa passando a funcionar com a bateria normal.Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post, esta tecnologia é muito diferente de qualquer trolley de cidade, os camiões podem andar nessa via apenas se quisserem, podem carregar e andar ou podem andar apenas com a eletricidade que captam sem usar as baterias ou usar apenas a carga das baterias, já existe em diversos paises, Alemanha, Suecia, Noruega, França,...
Pelo contrário, os combustíveis baratos e não se ver inconveniente nas emissões levaram ao abandono dos trolleys eléctricos há cinquenta ou sessenta anos. Ainda houve cidades portuguesas com alguma rede de trolleys, penso que Coimbra e talvez Porto.
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Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
Certo, tinha percebido isso, o post original falava em "corredor de carregamento". Só achei interessante que - à parte computadores - a tecnologia essencial estava lá toda, e até as baterias (de chumbo) podiam ter sido acrescentadas se não se importassem de um alcance mais reduzido.
Pelo contrário, os combustíveis baratos e não se ver inconveniente nas emissões levaram ao abandono dos trolleys eléctricos há cinquenta ou sessenta anos. Ainda houve cidades portuguesas com alguma rede de trolleys, penso que Coimbra e talvez Porto.
Hoje a tecnologia é muito mais do que isso, um carro não é apenas um caixote com 4 rodas, uma bateria hoje tem um desenvolvimento enorme, lembro-me de quando começaram os hibridos (Toyota e Honda) não se conseguir usar a tecnologia litio devido a esta ser muito instavel em termos de limites de carga, isto foi à menos de 15 anos, hoje isso está mais do que ultrapassado e já se testam tecnologias bem mais à frente, tal como os CI os EVs vão evoluir em toda a sua tecnologia, não só nas baterias, como também nos motores, hoje já se produzem motores sem recursos a terras raras, entre outras evoluções.
Mesmo nos carregamentos vamos ter os aereos para os pesados e os de solo para os ligeiros, não vejo como a tecnologia do H2 consiga vencer isto, só mesmo com muito subsidio à mistura.
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Já é a segunda vez (que me lembre) que voltam a fazer um vídeo dos problemas dos motores+transmissão nos Hyundai/Kia (mencionam Soul, Ioniq, Niro e Kona), mas já fizeram o mesmo com os Zoe.
Ele comenta que o feedback que tem da Hyundai Portugal é que estão a tratar +/- bem do assunto (mas que em Espanha é horrível). E de casos de taxistas que já trocaram 3x de motor em 100 mil quilómetros.
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostInteressante 2 problemas de fácil resolução, mas o segundo não deveria acontecer nunca, muito estranho, pelo menos duas normas não foram seguidas.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Sim, o problema dos rolamentos é de facil resolução, piora é que com falha de isolamento elétrico no motor o carro continua a funcionar, esse é o verdadeir o problema aqui.
Oo que achas que e a causa do problema dos rolamentos e como resolverias o problema.
Em relacao ao segundo ponto do curto a massa, qual a solucao de um problema que acho muito estranho poder acontecer, mesmo tendo em conta a idade do projecto e haver uma constancte actualizao de normas.
Editado pela última vez por Prelude; 03 December 2022, 18:23.
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostO root cause do problema ea falha do rolamento dando origem a falha de isolamento do winding.
Oo que achas que e a causa do problema dos rolamentos e como resolverias o problema.
Em relacao ao segundo ponto do curto a massa, qual a solucao de um problema que acho muito estranho poder acontecer, mesmo tendo em conta a idade do projecto e haver uma constancte actualizao de normas.
O problema dos rolamentos terá a ver com rolamentos defeituosos, 70 000 kms não é nada para um rolamento, eu iria ponderar colocar rolamentos ceramicos nessa possivel substituição, alias, isto é igual para qualquer carro que eu tenha que fazer essa manutenção.
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