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    Sobre a descida de preços nos Teslas e saber se eles continuam a ganhar dinheiro ou não, é ver este video do Sandy Monroe, um especialista e perito da industria automobilistica.

    A empresa dele efetua análise aos custos de fabrico de carros e formas de construção. É impressionante ver os videos da desmontagem de um Tesla Y, para ele, dos melhores carros atualmente a serem construidos.

    https://youtu.be/G4ZcxeRq2Io

    Comentário


      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
      Sobre a descida de preços nos Teslas e saber se eles continuam a ganhar dinheiro ou não, é ver este video do Sandy Monroe, um especialista e perito da industria automobilistica.

      A empresa dele efetua análise aos custos de fabrico de carros e formas de construção. É impressionante ver os videos da desmontagem de um Tesla Y, para ele, dos melhores carros atualmente a serem construidos.

      https://youtu.be/G4ZcxeRq2Io
      Por acaso vi um video do Sandy a desmontar a bateria de um Y e ele tece muitos elogios em termos de construção, a questão é que em termos de reparação é impossivel, ou seja, descartável, não sei se será esse o caminho que se deve seguir em termos de longevidade de um equipamento.

      Comentário


        Originalmente Colocado por 330i Ver Post

        Estás a fazer juizos precipitados e a falar do que não conheces bem....

        CT nunca foi contra a eletrificação da industria, apenas afirmou e afirma que esta solução não é a preferida dele, (e não está sozinho nisto) mas sim a preferida da "industria automóvel de Bruxelas"
        Esse senhor o que faz é chorar constantemente para ver se pingam mais subsídios para ajudar á produção.
        Especialmente porque a Stellantis foi apanhada com as calças na mão e está a passar uma travessia no deserto em que não consegue ter EVs competitivos com um ID3, MG4, ID4, Eniaq e afins. Isto porque como o sr. CT é obcecado só com cortar custos adiou ao máximo esses desenvolvimentos. Mesmo os veículos em CMP só são competitivos porque competem em segmentos mais baixos e os chineses ainda não entraram em força!

        E os futuros e-308 e Astra-e apenas com uma bateria de 54kWh? O problema dele é que não vai poder cobrar preços rídiculos por versões de autonomia comprometida e não consegue oferecer mais nada.

        Comentário


          A psa foi um dos primeiros grupos que apostou em plataformas multi-energia, nao me parece que o Carlos Tavares tenha sido apanhado de calças na mão.

          o que ele sempre disse é que os custos da electrificação são grandes e há um preço a pagar por estas decisões.

          e o preço é que acabaram carros familiares a 20k ou até a 30k e a classe média e baixa vai-se ver grega para conseguir aceder a um automóvel novo.

          automóvel que esta a ficar um bem inacessível e so ao alcance de famílias com rendimentos mais elevados.

          As vezes esquecemo-nos que um Model 3 a 45k continua a ser um carro MUITO caro para uma esmagadora maioria.
          Editado pela última vez por Andre; 24 January 2023, 12:53.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
            A psa foi um dos primeiros grupos que apostou em plataformas multi-energia, nao me parece que o Carlos Tavares tenha sido apanhado de calças na mão.

            o que ele sempre disse é que os custos da electrificação são grandes e há um preço a pagar por estas decisões.

            e o preço é que acabaram carros familiares a 20k ou até a 30k e a classe média e baixa vai-se ver grega para conseguir aceder a um automóvel novo.

            automóvel que esta a ficar um bem inacessível e so ao alcance de famílias com rendimentos mais elevados.

            As vezes esquecemo-nos que um Model 3 a 45k continua a ser um carro MUITO caro para uma esmagadora maioria.
            Na China os EV em 2023 ja estao em paridade com os de combustao, e ja tem uma serie de vehiculos na casa dos 10 000/20 000 euros bastante acessiveis.
            Com o mercado europeu aberto, vai ser um gigante problema para os fabicantes, esse e o receio do CT. Ja este ano uma serie de fabricantes Chineses vao entrar no mercado europeu, o unico entrave e a capacidade de producao de baterias.
            A juntar a sua capacidade industrial a China controla a producao de baterias, do electric steel e magnetos para os motores electricos.

            "China has a 10,000 euro cost advantage in small EVs, auto supplier says

            While the average price of electric cars has risen in Europe since 2015 from 48,942 euros to 55,821 euros and 53,038-to-63,864 in the United States, it has dropped in China to 31,829 from 66,819 euros, taking it below the price of gasoline cars, according to a study by JATO Dynamics, which provides analysis on industry trends."


            https://www.reuters.com/business/aut...ys-2023-01-05/


            Editado pela última vez por Prelude; 24 January 2023, 14:08.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
              A psa foi um dos primeiros grupos que apostou em plataformas multi-energia, nao me parece que o Carlos Tavares tenha sido apanhado de calças na mão.

              o que ele sempre disse é que os custos da electrificação são grandes e há um preço a pagar por estas decisões.

              e o preço é que acabaram carros familiares a 20k ou até a 30k e a classe média e baixa vai-se ver grega para conseguir aceder a um automóvel novo.

              automóvel que esta a ficar um bem inacessível e so ao alcance de famílias com rendimentos mais elevados.

              As vezes esquecemo-nos que um Model 3 a 45k continua a ser um carro MUITO caro para uma esmagadora maioria.
              Acabaram? Da última vez continuo a poder comprar Dacias.
              E se te referes a eléctricos a MG está aí para provar que consegues ter EVs com boa autonomia a competir com VW Golfs diesel. A própria PSA oferece o e-2008 a 32,000€ em Portugal.

              Comentário


                É mandar vir o electrico mais vendido na China. Acho que tem mais de 25% do mercado chinês de electricos.

                https://www.alibaba.com/product-deta...231194031.html


                Não deixa de parecer uma mata-velhos, mas sempre custaria +-6000€.


                Continuem a desvalorizar a perda do poder de compra da classe média no que automóveis diz respeito.


                Em 2010-2012 comprava-se um concorrente do Golf por 16000€, versão despedida, 17000€ versão normal.

                Agora compra-se um inferior Dacia Spring por 20000€ e semelhante MG-4 por 33000€ sem mais nenhuma concorrência lá perto, à excepção do Leaf que acho a melhor relação qualidade/preço.

                Mas a Nissan não os tem para venda. Têm de esperar.
                Editado pela última vez por Kopien; 24 January 2023, 14:41.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                  Acabaram? Da última vez continuo a poder comprar Dacias.
                  E se te referes a eléctricos a MG está aí para provar que consegues ter EVs com boa autonomia a competir com VW Golfs diesel. A própria PSA oferece o e-2008 a 32,000€ em Portugal.
                  Isso nao e um Dacia, e um Dongfeng (vender-se na China por 10 000 euros) com o simbolo da Dacia.
                  Ha muito fabricante Chines a vender EV por precos abaixo dos 20 000.
                  Tal como aconteceu com os telemoveis, ha um enorme risco de a industria automovel chinesa levar muitos fabricantes ao desaparecimento.

                  Editado pela última vez por Prelude; 24 January 2023, 16:56.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                    Acabaram? Da última vez continuo a poder comprar Dacias.
                    E se te referes a eléctricos a MG está aí para provar que consegues ter EVs com boa autonomia a competir com VW Golfs diesel. A própria PSA oferece o e-2008 a 32,000€ em Portugal.
                    32k por um e-2008? Onde?
                    Quando estive à procura, nem esses valores eram possíveis para um e-208.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                      É mandar vir o electrico mais vendido na China. Acho que tem mais de 25% do mercado chinês de electricos.

                      https://www.alibaba.com/product-deta...231194031.html


                      Não deixa de parecer uma mata-velhos, mas sempre custaria +-6000€.


                      Continuem a desvalorizar a perda do poder de compra da classe média no que automóveis diz respeito.


                      Em 2010-2012 comprava-se um concorrente do Golf por 16000€, versão despedida, 17000€ versão normal.

                      Agora compra-se um inferior Dacia Spring por 20000€ e semelhante MG-4 por 33000€ sem mais nenhuma concorrência lá perto, à excepção do Leaf que acho a melhor relação qualidade/preço.

                      Mas a Nissan não os tem para venda. Têm de esperar.
                      O problema da inflação é preocupante. E ainda vais levar mais uns aninhos a ter muitos EVs com a autonomia do MG 4 e preços mais acessíveis.
                      Isto porque ainda não tens produção de baterias em escala para diminuir os preços. Não esquecer que estas cadeias de abastecimento levam uns anos a ser erigidas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por danielofc Ver Post
                        32k por um e-2008? Onde?
                        Quando estive à procura, nem esses valores eram possíveis para um e-208.
                        Eu estive para comprar um e-208 GT, tinha reserva até Novembro do Ano passado e ia-me ficar pelos 35k€

                        image.png

                        Não são os 32k€ que estavam a falar, mas eu também estava a pedir um carro cheio de extras. Se fosse pelo Allure já os encontravas pelos 32k€

                        Comentário


                          Ao ponto que chegámos...

                          Ainda me lembro o 208 gti, full extras, custar abaixo de 25 mil€ novo
                          Agora, uma carripana sem jeito nenhum que nem do porto a lisboa consegue ir sem ter que parar a meio, custa 35 mil€ com desconto

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                            Ao ponto que chegámos...
                            Ainda me lembro o 208 gti, full extras, custar abaixo de 25 mil€ novo
                            Agora, uma carripana sem jeito nenhum que nem do porto a lisboa consegue ir sem ter que parar a meio, custa 35 mil€ com desconto
                            Continuas a poder comprar o 208 GT a gasolina por esses 25k€, eles continuam a ser vendidos.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                              Continuas a poder comprar o 208 GT a gasolina por esses 25k€, eles continuam a ser vendidos.
                              Só lhe falta metade da potência.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                Por acaso vi um video do Sandy a desmontar a bateria de um Y e ele tece muitos elogios em termos de construção, a questão é que em termos de reparação é impossivel, ou seja, descartável, não sei se será esse o caminho que se deve seguir em termos de longevidade de um equipamento.
                                pois.......... o ideal seria a bateria ser robusta e fácil de reparar (p.ex., trocar módulos).

                                bem, se a bateria for descartável mas reciclável (mesmo que seja difícil) já não era nada mau

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                  Só lhe falta metade da potência.
                                  Um carro não é só cavalos, mas se queres tanto um 208GTI já os consegues arranjar a 20k€ agora usados

                                  Comentário




                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                    Ao ponto que chegámos...

                                    Ainda me lembro o 208 gti, full extras, custar abaixo de 25 mil€ novo
                                    Agora, uma carripana sem jeito nenhum que nem do porto a lisboa consegue ir sem ter que parar a meio, custa 35 mil€ com desconto
                                    Carripana essa que ainda assim vem com mais extras que a versão ICE.
                                    Mas sim os 208 estão demasiado caros já que depois se arranjavam EV de segmento acima pelo mesmo valor ou próximo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                      pois.......... o ideal seria a bateria ser robusta e fácil de reparar (p.ex., trocar módulos).

                                      bem, se a bateria for descartável mas reciclável (mesmo que seja difícil) já não era nada mau
                                      Pois, nesse aspeto só continua a ser mau para o cliente.

                                      Comentário


                                        Escusam ficar amuados.

                                        35 mil € por um 208 é demencial.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                          Escusam ficar amuados.

                                          35 mil € por um 208 é demencial.
                                          Por isso é que não os dei. Gostei muito do carro no geral mas não aquele preço(a versão GT Line na altura até ficava a 37mil)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                            Escusam ficar amuados.

                                            35 mil € por um 208 é demencial.
                                            35k custa o novo 408 de 130cv !!! apenas para colocar as coisas em perspectiva !

                                            (para mim) neste momento a compra de elétricos só faz sentido para as empresas.
                                            para um particular a falta de opções de quase todas as marcas faz com que os preços sejam disparatados. Pura e simplesmente não existe concorrência (nem stocks)
                                            (é o preço a pagar pelos "early adopters/innovators")

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                              Eu estive para comprar um e-208 GT, tinha reserva até Novembro do Ano passado e ia-me ficar pelos 35k€

                                              image.png

                                              Não são os 32k€ que estavam a falar, mas eu também estava a pedir um carro cheio de extras. Se fosse pelo Allure já os encontravas pelos 32k€
                                              Certo. Em 05/22 até consegui uma proposta pouco melhor para um GT.
                                              No entanto, foi referido que seria possível um e-2008 que custa uns milhares a mais que o e-208 (não sei ao certo mas talvez 2-3k eur). Acho impossível esse valor, independentemente da versão.
                                              A não ser que os preços tenham levado com um corte considerável, claro.

                                              edit: Fui verificar e o preço está ainda mais caro em configurador.
                                              o e-208 GT está por volta dos 37k, o mesmo em relação ao e-2008 mais barato, o Active.
                                              Portanto os valores estão ainda mais altos, havendo uma diferença de 5k entre o e-208 Active e o e-2008 com o mesmo pack.
                                              Honestamente acho impossível comprar um e-2008 por 32k.
                                              Editado pela última vez por danielofc; 24 January 2023, 19:04.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                Por acaso vi um video do Sandy a desmontar a bateria de um Y e ele tece muitos elogios em termos de construção, a questão é que em termos de reparação é impossivel, ou seja, descartável, não sei se será esse o caminho que se deve seguir em termos de longevidade de um equipamento.
                                                Isso, de facto, inquieta-me, confesso. Tenho que explorar essa situação.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por danielofc Ver Post
                                                  Certo. Em 05/22 até consegui uma proposta pouco melhor para um GT.
                                                  No entanto, foi referido que seria possível um e-2008 que custa uns milhares a mais que o e-208 (não sei ao certo mas talvez 2-3k eur). Acho impossível esse valor, independentemente da versão.
                                                  A não ser que os preços tenham levado com um corte considerável, claro.

                                                  edit: Fui verificar e o preço está ainda mais caro em configurador.
                                                  o e-208 GT está por volta dos 37k, o mesmo em relação ao e-2008 mais barato, o Active.
                                                  Portanto os valores estão ainda mais altos, havendo uma diferença de 5k entre o e-208 Active e o e-2008 com o mesmo pack.
                                                  Honestamente acho impossível comprar um e-2008 por 32k.
                                                  Em 2021 um familiar meu comprou, através da sua empresa com uma frota considerável, um e208 GT por 29k€ (preço com IVA), o qual ficará uns bons milhares mais barato depois de recuperar o IVA. Agora calculo que fosse bem mais caro...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                    Acabaram? Da última vez continuo a poder comprar Dacias.
                                                    E se te referes a eléctricos a MG está aí para provar que consegues ter EVs com boa autonomia a competir com VW Golfs diesel. A própria PSA oferece o e-2008 a 32,000€ em Portugal.
                                                    Tens o dacia base que começa nos 10.900 euros, mas algo do mesmo segmento eléctrico custa 3x mais. E não acredito que este cenário altere. O que irá acontecer é os ice morrerem e quem quiser carro vai ter de pagar 2x mais para ter um segmento A como o spring e afins, no mínimo.

                                                    Se bem que tenho visto uns papa reformas eléctricos que até andam bem. Não sei o custo mas podem ser o futuro, em substituição da casal boss, da sachs v5 ou da famel xf 17.

                                                    Comentário




                                                      https://www.motor.no/aktuelt/det-kos...-380000/241248



                                                      Editado pela última vez por jmf; 24 January 2023, 23:04.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                        É mandar vir o electrico mais vendido na China. Acho que tem mais de 25% do mercado chinês de electricos.

                                                        https://www.alibaba.com/product-deta...231194031.html


                                                        Não deixa de parecer uma mata-velhos, mas sempre custaria +-6000€.


                                                        Continuem a desvalorizar a perda do poder de compra da classe média no que automóveis diz respeito.


                                                        Em 2010-2012 comprava-se um concorrente do Golf por 16000€, versão despedida, 17000€ versão normal.

                                                        Agora compra-se um inferior Dacia Spring por 20000€ e semelhante MG-4 por 33000€ sem mais nenhuma concorrência lá perto, à excepção do Leaf que acho a melhor relação qualidade/preço.

                                                        Mas a Nissan não os tem para venda. Têm de esperar.
                                                        Um leaf 62 equipado penso que passa os 40k. Já não será para uma carteira média...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por danielofc Ver Post

                                                          32k por um e-2008? Onde?
                                                          Quando estive à procura, nem esses valores eram possíveis para um e-208.
                                                          O ano passado tive propostas para o e208 por 32k e pouco mais de 34k para o e2008.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                                            pois.......... o ideal seria a bateria ser robusta e fácil de reparar (p.ex., trocar módulos).

                                                            bem, se a bateria for descartável mas reciclável (mesmo que seja difícil) já não era nada mau
                                                            A filosofia do grupo VW foi de apostar em baterias por módulos. Mas atendendo a recente introdução no mercado penso que ainda teremos de esperar para ver casos reais de problemas e soluções.
                                                            Editado pela última vez por Obtuso; 25 January 2023, 09:54.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                              Acabaram? Da última vez continuo a poder comprar Dacias.
                                                              E se te referes a eléctricos a MG está aí para provar que consegues ter EVs com boa autonomia a competir com VW Golfs diesel. A própria PSA oferece o e-2008 a 32,000€ em Portugal.
                                                              O novo MG4 custa 25k?

                                                              Aliás, custa sequer 30k? Começa nos 33k, mas que revolução.

                                                              25 e certamente <30k era o custo de um Golf Diesel até há bem pouco tempo.

                                                              até ao momento e num futuro próximo a electrificação tornou inacessíveis veículos novos a muita gente, isto é mais que evidente porque a indústria, apesar de todas as ajudas, subsídios e até vantagens fiscais, não consegue produzir VE ao custo que conseguia produzir ICE.

                                                              E se há coisa que os últimos tempos mostraram...é que é uma completa utopia achar que vai ser diferente nos próximos, pelo menos, 5 ou até 10 anos. O preço das baterias está estagnado nos 90 a 100 dólares por kWh, contrariamente a tudo o que se dizia (aliás, até aumentou de há 2 anos para cá).

                                                              Pelo meio muita gente vai ficar de fora e o automóvel torna-se um bem menos popular.

                                                              Com todo o seu aumento da capacidade industrial e eficiências de margem...6 anos depois do lançamento, a Tesla não consegue fazer o Model 3 de 35 mil dólares.

                                                              A VW já veio dizer que dificilmente consegue fazer o 25k euro car eléctrico que prometeu há 2 anos, o "polo" eléctrico.

                                                              Talvez...talvez as baterias de estado sólido venham alterar isto. E, pelo meio, vai ter que ser tecnologia com investimento para amortizar, logo não será imediato tal como não estás a ver grandes poupanças com as LFP- que são bastante mais baratas para produzir- e nem assim o Model 3 não deixou de ver o preço aumentar de forma absurda nos últimos 2 anos. Esta descida é apenas colocá-lo a valores de 2020, o pessoal desconhece e/ou tem memória curta.

                                                              Comentário

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