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    Originalmente Colocado por Andre Ver Post

    basta olhares para o capot
    No capot consigo ver se um PA tem bateria de 45, 58 ou 77? Olha é uma novidade...


    Brincadeira à parte(até porque sei bem quais as diferenças entre um ID3 de 2020 e o agora PA de 2023 em diante) não era isso que estava em causa, mas sim como saber qual a capacidade da bateria nos PA agora.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

      ???
      Novo paradigma? ...

      Se tiveres um EV que te garante 250km-300km em auto-estrada a 120-130km/h de média e com carregamento ultra-rápido que te enche a bateria até aos 80% em 30 minutos não tens que te ralar com ansiedades ou perdas de tempo em viagens até aos 900km num dia. O teu corpo e dos teus acompanhantes pede paragem pelo mesmo tempo que o carro precisa.
      ....
      Os postos ultra-rápidos da Fastned são muito porreiros.

      ... estes EV que te garante 250km-300km em auto-estrada a 120-130km/h de média e com carregamento ultra-rápido ...

      Quais são esses EV e quanto custam ?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post


        ... estes EV que te garante 250km-300km em auto-estrada a 120-130km/h de média e com carregamento ultra-rápido ...

        Quais são esses EV e quanto custam ?
        Um LEAF 62kWh por 40 K€, isto em carros novos, depois tens montes de carros com esta capacidade usados.

        Comentário


          O responsável pela engenharia e desenvolvimento do Renault Zoe diz que Portugal é dos melhores países na UE em termos de infraestrutura e facilidade em carregar VE na Europa, e muito à frente da Alemanha, achei curioso o comentário dele.

          https://www.youtube.com/watch?v=31Ww40am_r4&t=3490s

          Comentário


            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

            Um LEAF 62kWh por 40 K€, isto em carros novos, depois tens montes de carros com esta capacidade usados.
            com consumo real acima dos 18 esse Leaf vai dar para os tais 300km, mas sem muita folga para faze-lo a 130km/h de média ....
            (e esperemos que não seja preciso ligar o AC ou ir com mais pessoas e bagagem no carro)

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

              com consumo real acima dos 18 esse Leaf vai dar para os tais 300km, mas sem muita folga para faze-lo a 130km/h de média ....
              (e esperemos que não seja preciso ligar o AC ou ir com mais pessoas e bagagem no carro)
              Certo, depois ainda tens o mercado de usados.

              Comentário


                Para quem faz muitos km em auto estrada um VE não é a melhor opção, mesmo os Tesla que são os melhores têm dificuldades.

                Eu sou fã VEs mas não sou cego como alguns que por aqui andam.

                Comentário


                  Para mim um EV estaria completamente fora de hipótese, tendo em contas as autonomias VS custo de aquisição.

                  Para conseguir um EV que faça 400km sem limitações (Peso/velocidade/AC) é preciso gastar 60k para cima!!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post


                    ... estes EV que te garante 250km-300km em auto-estrada a 120-130km/h de média e com carregamento ultra-rápido ...

                    Quais são esses EV e quanto custam ?
                    Toma lá uma lista. O mais difícil é não arranjares um.

                    image.png
                    Ficheiros anexados

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                      Toma lá uma lista. O mais difícil é não arranjares um.

                      image.png
                      Só faltava os precos em PT de cada um deles...

                      claro que carros de 50 ou 60k ou mais aguentam fazer 300kms a 130km/h (tal como um dacia sandero 100cv com 1 depósito)

                      Comentário


                        Novo VOLVO EX30 a custar 38k, pode competir com BYD a 42k ?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                          Novo VOLVO EX30 a custar 38k, pode competir com BYD a 42k ?
                          Quanto a mim só pelo espaço interior o BYD bate o Volvo de longe.

                          Comentário


                            [mention]https://visao.pt/volt/2023-06-06-powerdot-e-miio-lancam-sistema-de-carregamento-automatico-para-veiculos-eletricos/ [/mention]

                            Claro que este é o sistema mais prático, não é preciso fazer nada, é só ligar o cabo e ele começa a carregar (como nos supercharger).

                            Neste caso é preciso fazer primeiro um carregamento “manual” depois a rede “fixa” que carro é e os seus dados.

                            Pode levar tempo mas vai ser tudo assim.

                            Comentário


                              https://visao.pt/volt/2023-03-01-mii...to-em-espanha/

                              "A empresa portuguesa precisou de menos de um ano para passar de 120 para mais de 4500 postos de carregamento para veículos elétricos no mercado espanhol.

                              A Miio comunicou ter passado os 4500 postos de carregamento para veículos elétricos em Espanha. A empresa portuguesa conta assim com uma cobertura global de quase 100 mil postos entre Portugal, Espanha e França."
                              Editado pela última vez por DMA; 08 June 2023, 09:05.

                              Comentário


                                Basta uma empresa não ter sede em Lisboa para ser automaticamente competente.

                                A diferença que é trabalhar com uma Prio/Miio que estão sediadas no Centro/Norte em comparação com os inúteis da galp/edp. É da noite para o dia.

                                Comentário


                                  imagem.png

                                  Comentário


                                    Vem aí a conversão de charutos diesel em híbridos plug-in:

                                    Quaisquer charutos. Vão empestar menos, queimar menos gasóleo, estragar-se muito menos e durar muito mais. Basta o facto de não terem de fazer para-arranca com o motor de combustão ligado. E até sai em conta!
                                    Quem se vai mandar ao ar de raiva são os traficantes de eléctricos: cada diesel convertido é um a menos que eles vendem. A ver vamos o tipo de obstrução que vão armar.
                                     

                                    Comentário


                                      O problema dessa solução é a homologação, o que em Portugal é um terror.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        O problema dessa solução é a homologação, o que em Portugal é um terror.
                                        O preço deve ser simpatico.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post
                                          Para quem faz muitos km em auto estrada um VE não é a melhor opção, mesmo os Tesla que são os melhores têm dificuldades.

                                          Eu sou fã VEs mas não sou cego como alguns que por aqui andam.
                                          Podia ser a melhor opção se os carregamentos, além de mais rápidos, não saíssem ao preço de gasóleo ou gasolina, ou mesmo mais caros.

                                          Comentário


                                            Curiosamente é possível carregar na rua mais barato que o diesel mas esses exemplos não interessam, curiosamente para quem esses exemplos interessam, esse andam por ai a fazer km com um custo ridículo

                                            Comentário


                                              https://www.instagram.com/reel/Csube...M1YmI2Ng%3D%3D

                                              Comentário


                                                Um dia destes vou fazer isso num CRX.

                                                Comentário


                                                  https://electrek.co/2023/06/08/calif...pilot-driving/

                                                  Mercedes-Benz DRIVE PILOT is the world’s only SAE Level 3 system with internationally valid type approval. It builds on a very robust foundation, setting new industry standards. DRIVE PILOT uses a highly sophisticated vehicle architecture based on redundancy with a multitude of sensors enabling comfortable and safe conditionally automated driving. The certification by the authorities in California and in Nevada once again confirms that redundancy is the safe and thus the right approach.

                                                  ... That is not the case for DRIVE PILOT. This Level 3 technology still uses the existing surround sensors of the Mercedes’ Driving Assistance Package in an EQS, for example, but also utilizes additional sensors, including LiDAR and a camera in the rear window.

                                                  DRIVE PILOT even uses microphones to detect approaching emergency vehicles along with a road wetness sensor in the wheel well. Throw in redundant steering, braking actuators, and an onboard electrical system, and Mercedes EVs equipped with DRIVE PILOT are loaded with fail-safes in case one system struggles.

                                                  Afinal se calhar é preciso ter mais que umas câmaras e um software fixe. 😏

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                    Toma lá uma lista. O mais difícil é não arranjares um.

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                                                    É bom fazermo-nos de desentendidos mas só funciona quando ninguém repara...

                                                    Agora fazes 80% dos valores que encontras nessa tabela. Mas esses 80% até são só indicativos até à primeira paragem, apenas essa. Coloquemos o ponto de referência de ir até aos 20% (seja para optimização do recarregamento seja realisticamente pela ansiedade que descer abaixo desses valores provocará no condutor comum e humano e não no automata que vive para um carro).

                                                    Porque depois tens que fazer 60% do valor da tabela para o que consegues fazer a seguir, na mesma viagem, nos "250-300km" seguintes e assim sucessivamente, carregando 20-80% em cada paragem.

                                                    Depois no final arranja aí os modelos em que possas fazer realisticamente 300km entre paragens na AE a...130 km/h (um ritmo elevadíssimo como sabemos) e que custem menos de 50k.

                                                    Estamos à espera.

                                                    E vamos ficar à espera muito tempo porque NÃO EXISTEM. Mal existem gastando o dobro disso, quanto mais.
                                                    Editado pela última vez por Andre; 09 June 2023, 13:53.

                                                    Comentário


                                                      Há mais uma questão, os postos nas AEs nem sempre estão disponíveis ou a funcionar.

                                                      Sou grande defensor de VEs mas para quem faz muita AE não recomendo. Mas se tiver mesmo que ser um Tesla é a opção menos má.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post

                                                        É bom fazermo-nos de desentendidos mas só funciona quando ninguém repara...

                                                        Agora fazes 80% dos valores que encontras nessa tabela. Mas esses 80% até são só indicativos até à primeira paragem, apenas essa. Coloquemos o ponto de referência de ir até aos 20% (seja para optimização do recarregamento seja realisticamente pela ansiedade que descer abaixo desses valores provocará no condutor comum e humano e não no automata que vive para um carro).

                                                        Porque depois tens que fazer 60% do valor da tabela para o que consegues fazer a seguir, na mesma viagem, nos "250-300km" seguintes e assim sucessivamente, carregando 20-80% em cada paragem.

                                                        Depois no final arranja aí os modelos em que possas fazer realisticamente 300km entre paragens na AE a...130 km/h (um ritmo elevadíssimo como sabemos) e que custem menos de 50k.

                                                        Estamos à espera.

                                                        E vamos ficar à espera muito tempo porque NÃO EXISTEM. Mal existem gastando o dobro disso, quanto mais.
                                                        É diferente fazer 300kms e fazer 300kms de cada vez, penso que a questão inicial era relativa à primeira abordagem.

                                                        Comentário


                                                          Não existem só teslas... O bmw i4 e40 ou o mercedes eqe 300/350 fazem cerca de 500kms reais. O que significa uma autonomia na ordem dos 400kms para AE.

                                                          E mesmo sem grande stress, facilmente se usa a baterias dos 15-90% em viagem, o significa 75% dos 400kms, ou seja, cerca de 300kms sem grande preocupações em AE. A 130kmh falamos de uma paragem a cada 2h30.

                                                          Não custam é abaixo de 50k...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Não existem só teslas... O bmw i4 e40 ou o mercedes eqe 300/350 fazem cerca de 500kms reais. O que significa uma autonomia na ordem dos 400kms para AE.

                                                            E mesmo sem grande stress, facilmente se usa a baterias dos 15-90% em viagem, o significa 75% dos 400kms, ou seja, cerca de 300kms sem grande preocupações em AE. A 130kmh falamos de uma paragem a cada 2h30.

                                                            Não custam é abaixo de 50k...
                                                            Sim, mas os Teslas racionalmente são a melhor opção neste caso por várias razões, porque existem os Superchargers, pela eficiência superior e pelo preço justo. Um Mercedes ou um BMW com a bateria e o equipamento de um Tesla custam facilmente 20% a mais, e os Teslas 3 e Y já aparecem nos Tops de fiabilidade ao contrário dos alemães, em relação aos Mercedes até tenho ouvido falar de casos muito maus, carros parados com problemas durante semanas principalmente nos EQS. A fazer lembrar os Teslas S e X há 6 ou 7 anos atrás.

                                                            Os BMW parecem ser os VE alemães mais fiáveis.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                              É diferente fazer 300kms e fazer 300kms de cada vez, penso que a questão inicial era relativa à primeira abordagem.
                                                              Claro que é diferente.

                                                              E são poucos os que cumprem a primeira premissa à vontade e são praticamente nenhuns os que cumprem a segunda. E se pusermos uma barreira de 50k, ainda complicamos mais isto.

                                                              Mas basta nos lembrarmos que a primeira é um simples e banal Lisboa-Porto. A segunda é um Braga//Porto-Algarve ou Lisboa-Trás-os-Montes.

                                                              Coisas raras e impensáveis como sabemos.

                                                              E isto num país enorme como é o nosso.

                                                              Só estou a fazer notar o óbvio porque andar a vender a ideia que esse problema está ultrapassado é uma ilusão.

                                                              Não está e estamos longe de estar, sobretudo fazendo-o em carros acessíveis e passíveis de serem adquiridos pela maioria.
                                                              Editado pela última vez por Andre; 09 June 2023, 16:02.

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                                                              AD fim dos posts Desktop

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