Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar um carro a pronto ou a prestações?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comprar um carro a pronto ou a prestações?

    Ontem disseram-me que era uma má ideia comprar um carro a pronto.

    Sempre pensei o contrário. Quais são as vantagens e as desvantagens de se comprar um carro a prestações?

    Sent from my MI 5 using Tapatalk

    #2
    Má ideia? Mas porque? Quem te disse isso não te disse as razões por tal opção?

    Comentário


      #3
      A prestações tens de pagar juros, tornando o carro muito mais caro do que pago a pronto. Pagar a pronto não tens nenhuma dor de cabeça. Está pago, é teu, não deves nada a ninguém. Se amanhã ficares sem trabalho, vendes e ficas com a totalidade do valor da venda.

      Lembra o Sócrates quando disse que a dívida não é para ser paga, é para ser gerida.

      Comentário


        #4
        Em carro novo pode ser um erro. Hoje em dia as marcas têm várias parcerias com instituições bancárias que podem significar bons descontos se comprado a crédito.
        Tens é que ver se esse mesmo crédito pode ser liquidado no mês seguinte na totalidade sem penalizações, se o permitir então o melhor a fazer é comprar a crédito, aproveitar o desconto e a seguir liquidas o mesmo. O meu cunhado fez isto na compra de um Kia Ceed poupou 5000€.

        Comentário


          #5
          Pois é assim que penso. Estão a tentar convencer-me que a opção leasing de um novo é melhor que a compra de um usado. Ontem usaram essa lógica dizendo que depois tiveram problemas no carro e etc. Mesmo assim acho que compra a pronto de um usado a melhor opção.

          Sent from my MI 5 using Tapatalk

          Comentário


            #6
            Ia precisamente referir isso, campanhas apenas disponíveis em compras com recurso a crédito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por adrijobecq Ver Post
              Pois é assim que penso. Estão a tentar convencer-me que a opção leasing de um novo é melhor que a compra de um usado. Ontem usaram essa lógica dizendo que depois tiveram problemas no carro e etc. Mesmo assim acho que compra a pronto de um usado a melhor opção.

              Sent from my MI 5 using Tapatalk
              Sendo usado sem dúvida que a pronto é a melhor opção, até porque os juros na compra de carros usados são mais elevados que na compra de um novo.

              Comentário


                #8
                Depende da reserva do dinheiro que tens. Se tiveres 100mil € no banco a ganhar pó e mantiveres bons rendimentos, faz sentido gastar 20 ou 30k num carro. Porque ainda ficas com uma boa poupança acumulada para fazer face ao que for preciso. Se tiveres 20 já faz pouco sentido derrete-los num carro.

                EDIT: Sendo que a maioria das pessoas mesmo que queira não tem dinheiro para comprar um carro a pronto portanto é mesmo obrigada a contrair crédito se quiser andar de carro novo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por adrijobecq Ver Post
                  Pois é assim que penso. Estão a tentar convencer-me que a opção leasing de um novo é melhor que a compra de um usado. Ontem usaram essa lógica dizendo que depois tiveram problemas no carro e etc. Mesmo assim acho que compra a pronto de um usado a melhor opção.

                  Sent from my MI 5 using Tapatalk
                  Não há propriamente melhor ou pior, até porque o valor do novo dá, regra geral, para um usado de maior qualidade.

                  Depende muito do teu orçamento, do plano a médio prazo, do número de quilómetros que contas fazer, etc.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Não há propriamente melhor ou pior, até porque o valor do novo dá, regra geral, para um usado de maior qualidade.

                    Depende muito do teu orçamento, do plano a médio prazo, do número de quilómetros que contas fazer, etc.
                    O meu orçamento é 12 mil. Estou a pensar comprar um Clio de 2015, versão 90cv, 1.5 diesel, dynamic, com 95 mil Km.

                    Estão a tentar convencer-me a optar por um Yaris Híbrido em leasing. As condições são 7 mil de entrada e €170/mês durante 5 anos. A cena é que no fim dos 5 anos para o carro ser meu tenho que pagar mais 7500. No total o Yaris custar-me-ia 24 mil. Não vejo como é que isto seria um bom negócio.

                    Sent from my MI 5 using Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Seria um bom negócio mas não para ti

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                        Seria um bom negócio mas não para ti
                        Para o concessionário portanto? [emoji14]

                        Sent from my MI 5 using Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Agora mais a sério, tens que pensar nos teus planos para o futuro, se queres comprar outro no futuro próximo etc.
                          Esse clio com 2 anos e meio tem quase 100000km, ainda que seja a gasóleo, é uma quantidade considerável tendo em conta a sua idade, depende sempre do valor que estejam a pedir. Também não sou apologista dos leasings, basicamente estás a alugar um carro, não é propriamente teu.

                          Mas isto é o meu ponto de vista, nada melhor do que comprar a pronto e ficares descansado com prestações, juros etc... Procura bem que com 12000€ já arranjas algo fiável e estimado ;)

                          Comentário


                            #14
                            eu sou daqueles que é chegar lá pagar a pronto e não me chateio mais, créditos auto nem pensar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                              eu sou daqueles que é chegar lá pagar a pronto e não me chateio mais, créditos auto nem pensar...
                              já somos dois, e se não tiver o dinheiro a pronto, não compro. Simples! Acho que das piores coisas que se pode fazer é contrair créditos auto

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por adrijobecq Ver Post
                                O meu orçamento é 12 mil. Estou a pensar comprar um Clio de 2015, versão 90cv, 1.5 diesel, dynamic, com 95 mil Km.

                                Estão a tentar convencer-me a optar por um Yaris Híbrido em leasing. As condições são 7 mil de entrada e €170/mês durante 5 anos. A cena é que no fim dos 5 anos para o carro ser meu tenho que pagar mais 7500. No total o Yaris custar-me-ia 24 mil. Não vejo como é que isto seria um bom negócio.

                                Sent from my MI 5 using Tapatalk
                                Esquece lá isso. Isso serve para empresas que estão sempre a trocar de carro e o valor residual é facilmente abatido com o valor do carro. Como particular é péssimo negocio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só compro a pronto e em dinheiro. Os créditos são bonitos mas nunca dá para prever o futuro. Cá em casa perdeu-se um bom automóvel a três meses do crédito finalizar. Aquando das crises de 2008 e 2011. Foi um estalo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 318 Ver Post
                                    Só compro a pronto e em dinheiro. Os créditos são bonitos mas nunca dá para prever o futuro. Cá em casa perdeu-se um bom automóvel a três meses do crédito finalizar. Aquando das crises de 2008 e 2011. Foi um estalo.
                                    Quem tem possibilidade de comprar a pronto, por vezes consegue fazer isto com o crédito:

                                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                    Em carro novo pode ser um erro. Hoje em dia as marcas têm várias parcerias com instituições bancárias que podem significar bons descontos se comprado a crédito.
                                    Tens é que ver se esse mesmo crédito pode ser liquidado no mês seguinte na totalidade sem penalizações, se o permitir então o melhor a fazer é comprar a crédito, aproveitar o desconto e a seguir liquidas o mesmo. O meu cunhado fez isto na compra de um Kia Ceed poupou 5000€.
                                    Estive quase a fazer isso...

                                    Preço promocional (com crédito): 9.900€
                                    Preço a PP: 12.xxx€
                                    Ideia: Fazer crédito, pagar 3 meses e depois abater o restante pagando a "taxa". Mesmo assim, ia poupar uns trocos. Imagino num carro de valor mais elevado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Quem tem possibilidade de comprar a pronto, por vezes consegue fazer isto com o crédito:



                                      Estive quase a fazer isso...

                                      Preço promocional (com crédito): 9.900€
                                      Preço a PP: 12.xxx€
                                      Ideia: Fazer crédito, pagar 3 meses e depois abater o restante pagando a "taxa". Mesmo assim, ia poupar uns trocos. Imagino num carro de valor mais elevado.
                                      Sim, quem pode fazer isto é mesmo uma excelente ideia.
                                      Já sei como fazer na próxima compra.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E isso é assim tão simples de se fazer? Só o stress de ter que fazer um seguro de vida, mais os restantes custos fazem-me pensar que seria um processo com bastantes dores de cabeça associadas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                          EDIT: Sendo que a maioria das pessoas mesmo que queira não tem dinheiro para comprar um carro a pronto portanto é mesmo obrigada a contrair crédito se quiser andar de carro novo.
                                          ... se quiser andar de carro novo, semi novo, usado e muito usado, muita gente pede crédito, seja 3000 ou 30 mil euros...


                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                          eu sou daqueles que é chegar lá pagar a pronto e não me chateio mais, créditos auto nem pensar...
                                          sorte a tua!


                                          Originalmente Colocado por 318 Ver Post
                                          Só compro a pronto e em dinheiro. Os créditos são bonitos mas nunca dá para prever o futuro. Cá em casa perdeu-se um bom automóvel a três meses do crédito finalizar. Aquando das crises de 2008 e 2011. Foi um estalo.
                                          não querendo ser cusco, mas ficaste sem o carro? o banco veio buscá-lo? ou vendeste-o para acabar de pagar o crétido? ou será ainda que bateste e ficaste sem o carro?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que não há uma resposta, mas é um facto que muita gente faz empréstimos que os apertam imenso no orçamento mensal num carro muito mais caro do que o que necessitam, até porque hoje em dia o mercado de usados é muito grande é possivel encontrar carros baratos em excelente estado. Pessoalmente prefiro comprar a pronto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu sempre fui da ideia de comprar a pronto e qualquer outra opção a crédito seria sempre muito mais onerosa e por isso, nem pensar. Mas depois de ver bem opções no último ano troquei os meus 2 carros por novos a crédito. Senão vejamos: o primeiro carro: crédito zero % juros, então porquê pagar a ponto??? O 2o carro mais pequeno: Taxa normal de juros mas com a campanha a crédito o PVP ficava bem mais barato e quase compensa os juros a mais que vou pagar. Neste caso também então porquê tirar o dinheiro da aplicação e pagar a pronto? Neste segundo caso nem seguro de danos próprios exigiram.
                                              Editado pela última vez por CES; 25 April 2018, 02:00.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post

                                                não querendo ser cusco, mas ficaste sem o carro? o banco veio buscá-lo? ou vendeste-o para acabar de pagar o crétido? ou será ainda que bateste e ficaste sem o carro?
                                                Foi entregue à credora.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 318 Ver Post
                                                  Foi entregue à credora.
                                                  Pior do que isso só mesmo estar a pagar um carro perdido num acidente ou roubado e sem seguro...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como em tudo na vida, comprar a crédito ou comprar a pronto pode ser bom como pode ser um negócio ruinoso. Tudo depende do dinheiro que se vai gastar em relação ao que se pode gastar, por isso nunca ponham de parte um cenário que desconhecem mas que rotulam à partida como mau.
                                                    Depois ainda há a parte do chico-espertismo ou do "ganda negócio" típico do português, que para poupar uns trocos muitas vezes não se salvaguardam com seguros, garantias ou afins...

                                                    Para o user que colocou a questão, diria que o caso nem é comparável, pois reflecte o dobro de dinheiro investido, e por essa razão a compra do yaris parece pior negócio. Mas nem sempre é assim.

                                                    Por norma, acho que em usados raramente compensa outra forma de pagamento que não a pronto, nos novos o cenário já é diferente, com várias formas de crédito/leasing e todas as condicionantes que envolvem.
                                                    Importante é não apertar o orçamento familiar por causa de um carro, seja a crédito ou às prestações, e preferencialmente ter margem para abater o empréstimo antes de acabar, despachar o carro em caso de avarias sucessivas, ou não ficar aflito em casos de roubo/acidente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por adrijobecq Ver Post
                                                      Ontem disseram-me que era uma má ideia comprar um carro a pronto.

                                                      Sempre pensei o contrário. Quais são as vantagens e as desvantagens de se comprar um carro a prestações?

                                                      Sent from my MI 5 using Tapatalk
                                                      Depende. Há quem ache boa ideia investir o dinheiro em vez de o empatar logo num carro a pronto.
                                                      Outras pessoas acham que só os pobres é que pagam carros a crédito.

                                                      A verdade é que quem tem dinheiro para comprar carros de várias centenas de milhares de euros, os compra a crédito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post

                                                        sorte a tua!

                                                        não é uma questão de sorte, é saber gerir a carteira, como não troco de carro com frequência, aguento o dito até justificar a troca, quando o penso em trocar já tenho o investimento mais que recuperado(e com muita margem financeira), do que se tivesse recorrido a um crédito e andar a pagar juros, cada um sabe no que se mete e na sua disponibilidade financeira...

                                                        eu prefiro andar descansado e sem apertos, está pago e não me chateio-o mais, tudo o resto é apenas as despesas anuais do carro...

                                                        basicamente não faço vida acima das minhas possibilidades...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                          não é uma questão de sorte, é saber gerir a carteira, como não troco de carro com frequência, aguento o dito até justificar a troca, quando o penso em trocar já tenho o investimento mais que recuperado(e com muita margem financeira), do que se tivesse recorrido a um crédito e andar a pagar juros, cada um sabe no que se mete e na sua disponibilidade financeira...

                                                          eu prefiro andar descansado e sem apertos, está pago e não me chateio-o mais, tudo o resto é apenas as despesas anuais do carro...

                                                          basicamente não faço vida acima das minhas possibilidades...
                                                          Então para ti quem compra a crédito é para se meter em apertos, e para fazer vida acima das possibilidades, é isso?

                                                          Num carro nunca se recupera o investimento, quanto muito perde-se mais ou menos dinheiro, mas isso nunca tem uma correlação concreta com a forma de pagamento.

                                                          Comprar a crédito pode ser uma forma de gestão da carteira, quanto mais não seja porque um carro não é um objecto barato, e na maioria dos casos as pessoas não têm o dinheiro logo ali todo disponível, ou porque não podem, ou porque não querem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mais importante do que a crédito ou a pronto é comprarmos um carro de acordo com a nossa carteira.
                                                            Estou a espera de carro novo e optei por crédito. No entanto fui para um carro de 16000 euros aliado a uma entrada de 4000 euros assim sei que consigo aguentar as prestações com conforto.
                                                            Se gostava de ter escolhido outra motorização? Sim tlv! Outros extras tbm.. mas na hora de fazer a compra o mais importante é o bom senso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X