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Carros modernos - onde houve estagnação ou mesmo regressão?

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    [Mercado] Carros modernos - onde houve estagnação ou mesmo regressão?

    O discurso é sempre o mesmo, sobretudo por parte dos marketeiros das marcas, para quem um modelo lançado é sempre melhor/superior/ainda mais perfeito que o modelo que o antecede! No entanto, há aspectos que possivelmente já atingiram o seu desenvolvimento máximo em gerações anteriores e que já não é possível melhorar mais, havendo então uma estagnação a esse nível, senão mesmo regressão!

    Podemos estar a falar de aspectos tão diferentes como qualidade, fiabilidade, segurança activa, conforto, equipamento, etc.

    Então, em vossa opinião, quais os modelos em que se registou esse fenómeno e porquê? Ou, se não vos ocorrer nenhum modelo, em que aspectos a nível geral na indústria automóvel?

    #2
    Nissan Micra K12 -> K13.

    Comentário


      #3
      Ok, mas houve estagnação/regressão em quê?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        O discurso é sempre o mesmo, sobretudo por parte dos marketeiros das marcas, para quem um modelo lançado é sempre melhor/superior/ainda mais perfeito que o modelo que o antecede! No entanto, há aspectos que possivelmente já atingiram o seu desenvolvimento máximo em gerações anteriores e que já não é possível melhorar mais, havendo então uma estagnação a esse nível, senão mesmo regressão!

        Podemos estar a falar de aspectos tão diferentes como qualidade, fiabilidade, segurança activa, conforto, equipamento, etc.

        Então, em vossa opinião, quais os modelos em que se registou esse fenómeno e porquê? Ou, se não vos ocorrer nenhum modelo, em que aspectos a nível geral na indústria automóvel?
        No todo o terreno ao sobra o Range Rover o Mercedes G e pouco mais
        quase tudo obreiro são berlinda altas

        Comentário


          #5
          Outro coisa que está a acabar e a diversidade
          esta próximo do tempo em que a escolha de um carro se assemelba a escolha de uma placa de uma placa de vitroceramica para a cozinha

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Nissan Micra K12 -> K13.
            Esse exemplo não pode ser dado assim nem se aplica bem aqui porque um não substitui diretamente o outro.

            Ainda que o nome se tenha mantido, essas duas gerações têm posicionamentos distintos. O K12 é um utilitário e o K13 um citadino com o objetivo de ser low-cost. Ou seja, segmento abaixo é feito para ser barato.




            Quanto ao assunto do tópico, não conheço nenhum carro que tenha piorado face à geração anterior. No geral, quanto mais recente, melhor.

            Concordo que as evoluções são cada vez mais ténues, mas daí até haver regressão vai uma distância grande.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

              Esse exemplo não pode ser dado assim nem se aplica bem aqui porque um não substitui diretamente o outro.

              Ainda que o nome se tenha mantido, essas duas gerações têm posicionamentos distintos. O K12 é um utilitário e o K13 um citadino com o objetivo de ser low-cost. Ou seja, segmento abaixo é feito para ser barato.




              Quanto ao assunto do tópico, não conheço nenhum carro que tenha piorado face à geração anterior. No geral, quanto mais recente, melhor.

              Concordo que as evoluções são cada vez mais ténues, mas daí até haver regressão vai uma distância grande.
              O K13 era mais comprido e com maior distância entre eixos do que o K12. O K13 nunca foi publicitado ou comercializado na Europa como sendo low cost, tendo até obtido 4 estrelas no euroncap.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                Esse exemplo não pode ser dado assim nem se aplica bem aqui porque um não substitui diretamente o outro.

                Ainda que o nome se tenha mantido, essas duas gerações têm posicionamentos distintos. O K12 é um utilitário e o K13 um citadino com o objetivo de ser low-cost. Ou seja, segmento abaixo é feito para ser barato.




                Quanto ao assunto do tópico, não conheço nenhum carro que tenha piorado face à geração anterior. No geral, quanto mais recente, melhor.

                Concordo que as evoluções são cada vez mais ténues, mas daí até haver regressão vai uma distância grande.
                Podem até ser melhores em termos gerais, mas depois pode haver e há aspectos isolados que não evoluíram. No conforto, por exemplo, verifica-se frequentemente a geração mais recente ser pior que a anterior. O reverso da medalha é um melhor comportamento dinâmico, mas lá está: melhoria evidente seria pelo menos manter o conforto, ao mesmo tempo que se melhora o comportamento.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post

                  O K13 era mais comprido e com maior distância entre eixos do que o K12. O K13 nunca foi publicitado ou comercializado na Europa como sendo low cost, tendo até obtido 4 estrelas no euroncap.
                  O Micra K12 nasceu já da aliança com a Renault e era um Clio nipónico.
                  O K13 não era um projecto partilhado. Era um carro nascido e pensado para os mercados emergentes.

                  Era uma base do segmento A, mas com mais espaço, e que tinha muito equipamento para se tornar apelativo. De resto, era um carro onde se notava facilmente o desenvolvimento low-cost.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                    Podem até ser melhores em termos gerais, mas depois pode haver e há aspectos isolados que não evoluíram. No conforto, por exemplo, verifica-se frequentemente a geração mais recente ser pior que a anterior. O reverso da medalha é um melhor comportamento dinâmico, mas lá está: melhoria evidente seria pelo menos manter o conforto, ao mesmo tempo que se melhora o comportamento.
                    Se melhoras a dinâmica pioras o conforto, e a lei da fisica
                    sw queres curvar depressa tens de ter uma suspensão rija
                    se queres grip tens de aumentar a área de contacto do pneu com o solo em anos os casos o conforto perde.
                    mãe queres um carro com boa distribuição de peso vais perder espaço pois tens de trazer para traz peso
                    se queres uma posição de condução elevada vais perder dinâmica.
                    não há muito a fazer, as leis da física não se mudam por decreto

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                      Se melhoras a dinâmica pioras o conforto, e a lei da fisica
                      sw queres curvar depressa tens de ter uma suspensão rija
                      se queres grip tens de aumentar a área de contacto do pneu com o solo em anos os casos o conforto perde.
                      mãe queres um carro com boa distribuição de peso vais perder espaço pois tens de trazer para traz peso
                      se queres uma posição de condução elevada vais perder dinâmica.
                      não há muito a fazer, as leis da física não se mudam por decreto
                      Não só, mas também.

                      No entanto acho que bastou a fase das suspensões S-Line da Audi dos anos 2000, bem como os "E" da BMW do mesmo período, para perceber que uma suspensão rija como cornos não faz tudo.

                      Comentário


                        #12
                        De uma forma geral tem-se perdido usabilidade em prol de mostrar tecnologia para show off. Exemplo disso, é a passagem de comandos (exemplo: ventilação) para ecrãs tateis que são cada vez mais extensão dos nossos smartphones.

                        Principalmente nos veículos eléctricos, e apesar do elevado preço, os construtores têm optado por materiais menos bons nos interiores. E a forma que arranjam de mascarar isso, é dizer que se utilizam materiais sustentáveis e reciclados.

                        De uma forma geral, os veículos estão mais caros, mais complexos, com pior usabilidade e mais complicados na interface homem-máquina, mesmo que a mensagem seja contrária. A excepção, são todas as evoluções de segurança e de apoio a condução em segurança que me parece terem um efeito positivo.


                        Comentário


                          #13
                          Não podia concordar mais!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                            Podem até ser melhores em termos gerais, mas depois pode haver e há aspectos isolados que não evoluíram. No conforto, por exemplo, verifica-se frequentemente a geração mais recente ser pior que a anterior. O reverso da medalha é um melhor comportamento dinâmico, mas lá está: melhoria evidente seria pelo menos manter o conforto, ao mesmo tempo que se melhora o comportamento.
                            Pode haver situações concretas em que regridem, claro. Mas, no geral, não conheço nenhum caso em que isso tenha acontecido. No caso do conforto também não me recordo.

                            Agora é que se tem vindo a assistir a alguns retrocessos com a obsessão por transmitir que mais tecnologia é igual a mais moderno. Painéis de instrumentos digitais confusos, sistemas de climatizaçao controlados apenas em ecrãs, botões do volante com painéis táteis, etc.

                            Comentário


                              #15
                              Eu diria Golf 7 > Golf 8

                              Do que tenho lido, houve algum retrocesso na qualidade de materiais/montagem, principalmente nos plásticos do interior.
                              E o já conhecido amortecedor de capot que deixou de existir.

                              Comentário


                                #16
                                Clio 3 -> Clio 4
                                Mitsubishi Space Star 🤣

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                  Clio 3 -> Clio 4
                                  Vinha indicar precisamente esse, a qualidade interior de um e de outro é bem notoria, negativamente para o 4.
                                  Esteticamente também vale? Se sim, do Disco 4 para o 5 mas cheira até que talvez não seja apenas pela estetica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                                    Se melhoras a dinâmica pioras o conforto, e a lei da fisica
                                    sw queres curvar depressa tens de ter uma suspensão rija
                                    se queres grip tens de aumentar a área de contacto do pneu com o solo em anos os casos o conforto perde.
                                    mãe queres um carro com boa distribuição de peso vais perder espaço pois tens de trazer para traz peso
                                    se queres uma posição de condução elevada vais perder dinâmica.
                                    não há muito a fazer, as leis da física não se mudam por decreto
                                    Errado, basta ver o focus mk1. Curvava nas horas, com jante 16, e pneus Michelin energy

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                      Vinha indicar precisamente esse, a qualidade interior de um e de outro é bem notoria, negativamente para o 4.
                                      Esteticamente também vale? Se sim, do Disco 4 para o 5 mas cheira até que talvez não seja apenas pela estetica.
                                      A tua última frase não faz sentido, senão o Clio 3 seria melhor que o 5. E isso não é verdade.

                                      De resto, não me ocorre nenhum modelo que, mantendo-se no mesmo segmento, seja globalmente pior que o antecessor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho que nos segmentos C, D, E houve uma clara regressão em alguns sentidos e obviamente progressão noutros.
                                        A progressão é na solidez do conjunto, na rigidez das carrocerias, nota-se ao conduzir que são muito mais solidoz que os equivalentes de há 15, 20 anos atras.
                                        A regressão é nos materiais utilizados e o recurso em larga escala ao plastico de bacia da roupa.
                                        Se entrarem num Alfa 156, num A4 B5 ou B6, num BMW E46,num Golf 4 vão encontrar tablieres e forras de portas moles e enponjados de cima a baixo, vão encontrar os compartimentos de objetos forrados a alcatifa ou veludo, se forem mais fundo e desmontarem o interior do carro vão encontrar uma estupidez em isolamento acústicos... Se fizerem o mesmo nos atuais representantes desses modelos vão ver tablieres e forras de porta apenas de esponja no 1/4 superior que é onde a vista e a mão alcança e o resto é o tal plastico duro que até faz barulho a passar as unhas, vão encontrar os compartimentos em plastico nu, o isolamento resume-se a umas esponjas de 5mm por baixo das alcatifas etc...
                                        Eles cortaram pesado na qualidade nesses items.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          A tua última frase não faz sentido, senão o Clio 3 seria melhor que o 5. E isso não é verdade.

                                          De resto, não me ocorre nenhum modelo que, mantendo-se no mesmo segmento, seja globalmente pior que o antecessor.
                                          O 5 voltou a estar num bom nível no que diz respeito ao interior. Embora não tenha conhecimento suficiente para avaliar com precisão, creio que estará novamente no topo do segmento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
                                            De uma forma geral tem-se perdido usabilidade em prol de mostrar tecnologia para show off. Exemplo disso, é a passagem de comandos (exemplo: ventilação) para ecrãs tateis que são cada vez mais extensão dos nossos smartphones.

                                            Principalmente nos veículos eléctricos, e apesar do elevado preço, os construtores têm optado por materiais menos bons nos interiores. E a forma que arranjam de mascarar isso, é dizer que se utilizam materiais sustentáveis e reciclados.

                                            De uma forma geral, os veículos estão mais caros, mais complexos, com pior usabilidade e mais complicados na interface homem-máquina, mesmo que a mensagem seja contrária. A excepção, são todas as evoluções de segurança e de apoio a condução em segurança que me parece terem um efeito positivo.



                                            Nem mais.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              A tua última frase não faz sentido, senão o Clio 3 seria melhor que o 5. E isso não é verdade.

                                              De resto, não me ocorre nenhum modelo que, mantendo-se no mesmo segmento, seja globalmente pior que o antecessor.
                                              A ultima frase não era sobre o Clio mas sim do Land Rover Discovery.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Houve uma clara regressão. Quando bastavam 6/7 € para trocar uma lâmpada, agora não chegam 400/500 € para trocar uma óptica inteira. Chamem a isto evolução ou o que quiserem. Nem que se passassem a usar lâmpadas de leds substituíveis. Agora ópticas seladas directamente para o lixo...deve ser ambientalmente mais favorável...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                  No entanto acho que bastou a fase das suspensões S-Line da Audi dos anos 2000, bem como os "E" da BMW do mesmo período, para perceber que uma suspensão rija como cornos não faz tudo.
                                                  Alguma vez andaste numa sline b6 com suspensão original?

                                                  É que pelo teu comentário dá a entender que não.



                                                  Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                  Eu acho que nos segmentos C, D, E houve uma clara regressão em alguns sentidos e obviamente progressão noutros.
                                                  A progressão é na solidez do conjunto, na rigidez das carrocerias, nota-se ao conduzir que são muito mais solidoz que os equivalentes de há 15, 20 anos atras.
                                                  A regressão é nos materiais utilizados e o recurso em larga escala ao plastico de bacia da roupa.
                                                  Se entrarem num Alfa 156, num A4 B5 ou B6, num BMW E46,num Golf 4 vão encontrar tablieres e forras de portas moles e enponjados de cima a baixo, vão encontrar os compartimentos de objetos forrados a alcatifa ou veludo, se forem mais fundo e desmontarem o interior do carro vão encontrar uma estupidez em isolamento acústicos... Se fizerem o mesmo nos atuais representantes desses modelos vão ver tablieres e forras de porta apenas de esponja no 1/4 superior que é onde a vista e a mão alcança e o resto é o tal plastico duro que até faz barulho a passar as unhas, vão encontrar os compartimentos em plastico nu, o isolamento resume-se a umas esponjas de 5mm por baixo das alcatifas etc...
                                                  Eles cortaram pesado na qualidade nesses items.
                                                  Te garanto que um b8 ou b9 tem melhor isolamento.
                                                  Mais e melhores produtos atras de quartelas, isolamentos entre transições de peças. até os parafusos de aperto rápido são melhores.

                                                  Mas sem falar em coisas que estão escondidas, diz-me quantos tabliers ou portas de um B6 que esteja em condições....houve uma evolução, até para a organização de objetos.

                                                  Agora se pegares num tesla por exemplo (mas aqui é o ridículo do corte) não tem ponta que se compare. Basta andar num para perceber o quão desconfortável é andar em AE. Eles ainda melhoraram com a inclusão de vidro duplo (antes do pilar B), mas mesmo assim...
                                                  PS --> Podem ver por aqui, o model3 foi alvo de melhorias na geração pos 2021. Duplo vidro à frente, bomba de calor, tecido em determinados locais no interior e mais algumas coisitas...

                                                  Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                  Houve uma clara regressão. Quando bastavam 6/7 € para trocar uma lâmpada, agora não chegam 400/500 € para trocar uma óptica inteira. Chamem a isto evolução ou o que quiserem. Nem que se passassem a usar lâmpadas de leds substituíveis. Agora ópticas seladas directamente para o lixo...deve ser ambientalmente mais favorável...
                                                  Depende de onde a compras.
                                                  existe uma cadeia. Podes comprar directamente na magneti marelli a 1/3 do preço invés de comprar na marca (o símbolo quer de um ou outro lado é sempre o mesmo - AL).
                                                  E deitar ao lixo porquê? Ela tem imensos componentes que são reutilizaveis (dependendo da avaria ou acidente dá para voltar a ou arranjar ou revender).
                                                  Editado pela última vez por blackibiza; 28 November 2022, 16:34.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O que eu acho que está a acontecer claramente dos últimos 20 anos a esta parte é um aumento descarado da dimensão dos carros em geral e em particular dos citadinos/segmento B. Nalguns aspetos como a segurança representa uma progressão, mas no que era a génese destes carros, serem pequenos e facilmente manuseáveis, pode ser visto como uma regressão.

                                                    Exemplo: Yaris.




                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por blackibiza Ver Post


                                                      Depende de onde a compras.
                                                      existe uma cadeia. Podes comprar directamente na magneti marelli a 1/3 do preço invés de comprar na marca (o símbolo quer de um ou outro lado é sempre o mesmo - AL).
                                                      E deitar ao lixo porquê? Ela tem imensos componentes que são reutilizaveis (dependendo da avaria ou acidente dá para voltar a ou arranjar ou revender)
                                                      .
                                                      Isso não é linear. Há n modelos em que a óptica não é reparável. É lixo directo. E 400/500 € pode não chegar. Há ópticas bem mais caras. O ridículo disto tudo é que se passa desde os segmentos mais baixos.

                                                      É ridículo ter de desembolsar montantes desta magnitude para trocar um farol. Porque não usam lampadas led substituíveis? É assim tão complicado? Claro que não...todos sabemos porquê.
                                                      Editado pela última vez por DonJuan1; 28 November 2022, 17:06.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Outro aspecto em que tem havido uma clara regressão é no aumento da complexidade de qualquer tipo de manutenção/reparação. Nota-se que em termos de engenharia não são prestados cuidados no que toca a manutenções ou reparações futuras. Ninguém pensa nisso. Também não admira... vem em linha com a obsolencência programada...o ambiente agradece.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          55DC1B2C-C8A9-42F5-9692-9B925DED7687.jpg Acho que isto fica bem aqui

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                                                            O que eu acho que está a acontecer claramente dos últimos 20 anos a esta parte é um aumento descarado da dimensão dos carros em geral e em particular dos citadinos/segmento B. Nalguns aspetos como a segurança representa uma progressão, mas no que era a génese destes carros, serem pequenos e facilmente manuseáveis, pode ser visto como uma regressão.

                                                            Exemplo: Yaris.



                                                            Esse debaixo é o Yaris Cross.
                                                            O Yaris normal tem 3.94 e continua a ser dos segmento B mais pequenos, tal como o 1o.
                                                            File:Toyota Yaris Ascent, 2021 front.jpg

                                                            Comentário

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