Os veículos elétricos baixam as emissões de CO2, mas não resolvem o problema da congestão das grandes cidades (engarrafamentos e estacionamento). Isso resolve-se com uma boa rede de transportes públicos e incentivos para uso dos modos ativos. Quem já esteve em Nova Iorque ou Paris sabe que em grande medida essas cidades dispensam o carro. Em Paris p.ex., nunca esperei mais do que um minuto pelo metro.
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O que acham que vai acontecer aos combustíveis fosséis, nomeadamente à Gasolina?
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostE tu achas que a receita de IUC e ISV vai deixar de ser cobrada?
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostOs veículos elétricos baixam as emissões de CO2, mas não resolvem o problema da congestão das grandes cidades (engarrafamentos e estacionamento). Isso resolve-se com uma boa rede de transportes públicos e incentivos para uso dos modos ativos. Quem já esteve em Nova Iorque ou Paris sabe que em grande medida essas cidades dispensam o carro. Em Paris p.ex., nunca esperei mais do que um minuto pelo metro.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
Se carregados com energia verde
Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.
Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
mesmo com um mix de 50-50.
Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.
Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostOs veículos elétricos baixam as emissões de CO2, mas não resolvem o problema da congestão das grandes cidades (engarrafamentos e estacionamento). Isso resolve-se com uma boa rede de transportes públicos e incentivos para uso dos modos ativos. Quem já esteve em Nova Iorque ou Paris sabe que em grande medida essas cidades dispensam o carro. Em Paris p.ex., nunca esperei mais do que um minuto pelo metro.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
mesmo com um mix de 50-50.
Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.
Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
Ah, melhor, nas cidades com muita poluicao um carro com filtro de partículas Euro6D para a frente até ajuda a limpar o ar. No joke.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
E já agora deixar de fumar, que emite mais que um Euro6Dtemp
Aliás, o objetivo primordial de vida de todos os seres humanos é ganhar mais dinheiro, para poder consumir mais, mais consumo, mais poluição.
-Uma casa maior gasta mais recursos a contruir
-Quem ganha mais faz férias mais caras pra mais longe, anda mais de avião, e polui mais
-Quem ganha mais consome mais produtos biológicos que são menos eficientes na sua produção
Para poluir significativamente menos, temos mesmo de viver pior, não é por acaso que o grau de desenvolvimento de um país está bastante relacionado com o nível de poluição per capita.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Mas é um bocado isto... Continuo a achar que não é com carros elétricos ou palhinhas de papel em vez de plástico que vai haver um impacto significativo no ambiente. Acho que para haver esse impacto, vai ter de haver redução na qualidade de vida das pessoas, algo que elas não estão dispostas a fazer.
Aliás, o objetivo primordial de vida de todos os seres humanos é ganhar mais dinheiro, para poder consumir mais, mais consumo, mais poluição.
-Uma casa maior gasta mais recursos a contruir
-Quem ganha mais faz férias mais caras pra mais longe, anda mais de avião, e polui mais
-Quem ganha mais consome mais produtos biológicos que são menos eficientes na sua produção
Para poluir significativamente menos, temos mesmo de viver pior, não é por acaso que o grau de desenvolvimento de um país está bastante relacionado com o nível de poluição per capita.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Isso é sempre aquele argumento arbitrário do "o que é poluição". Remove umas partículas mas emite outras (CO2). Ainda há muita gente que por exemplo afirma que diesel polui menos que gasolina porque produz menos CO2, e defensores de gasolina dizer que os deles poluem menos porque produzem mais CO2 mas menos de outras partículas 😛
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Continua a ser completamente arbitrário por quem interpreta... Para os governos por exemplo, só o CO2 é poluição...
Não deve haver grandes dúvidas quanto aos gases que entram e os que saem na admissão, agora a forma como cada um interpreta é que é diferente.
É como a poluição nos EV vs ICE, as pessoas arbitram como querem e lhes apetecem, encontram-se 101 estudos feitos de forma diferente.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Então é melhor não fazer nada, é isso? Vamos manter tudo como está? Não vamos mexer nos carros porque os barcos emitem muito?
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostContinuar com os actuais motores a combustão ou não, no cenário que existe, é irrelevante. Achas que estás a fazer grande coisa, mas não estás. Em 20 anos mais tardar veremos isso
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Não acho nada irrelevante, tendo em conta relatorios de saude publica o que mais prejudica os humanos nos grandes centros urbanos são as particulas e os oxidos de azoto, neste aspeto resolves 100% do problema com a mudança para EVs.
E não há estudos, há correlações a implicar o que dizes.
Não resolves 100% o problema porque os carros não são, de longe, o único problema.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostMetes Euro 3 e Euro 6D no mesmo saco.
E não há estudos, há correlações a implicar o que dizes.
Não resolves 100% o problema porque os carros não são, de longe, o único problema.
Nas cidades não estou a ver qual o outro grande emissor de particulas e oxidos de azoto, claro que são correlações, bastou ver o que aconteceu no tempo covid que serviu para tirar algumas conclusões em relação a isso, é trocares os escapes por algo não que tem emissões de todo enquanto circula, dizer que não tem impacto significativo é no minimo discutivel.
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Sempre a repetir o mesmo, já sei.
Apenas referi que os novos motores não emitem virtualmente nada, o que também é fácil de comprovar. Pelo que proibir a venda destes é uma decisão puramente política. As opiniões que dai derivam são outros 500.
Repito, não se esqueçam de proibir os cigarros e etc.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostSempre a repetir o mesmo, já sei.
Apenas referi que os novos motores não emitem virtualmente nada, o que também é fácil de comprovar. Pelo que proibir a venda destes é uma decisão puramente política. As opiniões que dai derivam são outros 500.
Repito, não se esqueçam de proibir os cigarros e etc.
Ninguém aqui diz que os EVs não poluem, mas falar de norma euro6 e esquecer que estes carros para poluirem menos têm, FAP, catalizadores, adblue,... Coisas que aumentaram e muito as emissões na construção destes caros, a utilização de cobalto na refinação de combustiveis para reduzir o enxofre, são coisas que o pessoal se esquece nestas discussões.Editado pela última vez por Afcivic; 07 December 2022, 13:17.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostSempre a repetir o mesmo, já sei.
Apenas referi que os novos motores não emitem virtualmente nada, o que também é fácil de comprovar. Pelo que proibir a venda destes é uma decisão puramente política. As opiniões que dai derivam são outros 500.
Repito, não se esqueçam de proibir os cigarros e etc.
Mas o ICE é alvo a abater. A televisão/media assim o diz.
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
Basta acabar com um navio cruzeiro para aliviar a poluição de "dezenas" de milhar de carros Euro6.
Mas o ICE é alvo a abater. A televisão/media assim o diz.
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Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
Basta acabar com um navio cruzeiro para aliviar a poluição de "dezenas" de milhar de carros Euro6.
Mas o ICE é alvo a abater. A televisão/media assim o diz.
Onde é que já se viu a política proibir o uso de tecnologias, se uma tecnologia é melhor irá vingar por aí sozinha. E a melhor forma de se atingir a neutralidade de CO2 é com competição aberta em que cada um escolhe o que for melhor para SI.
Anyway, já sabemos isto tudo. Não é preciso transformar isto no tópico dos elétricos.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
esquecer que estes carros para poluirem menos têm, FAP, catalizadores, adblue,... Coisas que aumentaram e muito as emissões na construção destes caros,
Tipo aqui. A produção de componentes de um ICE está quase toda já hoje próxima de CO2 neutral. Em 2025 julga-se que o processo irá estar concluído na Europa para a grande maioria das OEM. Pelo que não há emissão acrescida.
Claro que nas refinarias se passa tudo e mais alguma coisa, são outros 500, mas não tentes justificar maior número de componentes com maior poluição. Há CENTENAS de projectos on-going para redução de CO2 para ontem, e a supply chain está a trabalhar toda fortemente nisso (são obrigadas pelas OEM também).
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostO teu problema é que falas muitas vezes de assuntos que não sabes, o que para mim afecta imensamente a tua credibilidade e fico sem saber se o que dizes é fidedigno ou não.
Tipo aqui. A produção de componentes de um ICE está quase toda já hoje próxima de CO2 neutral. Em 2025 julga-se que o processo irá estar concluído na Europa para a grande maioria das OEM. Pelo que não há emissão acrescida.
Claro que nas refinarias se passa tudo e mais alguma coisa, são outros 500, mas não tentes justificar maior número de componentes com maior poluição. Há CENTENAS de projectos on-going para redução de CO2 para ontem, e a supply chain está a trabalhar toda fortemente nisso (são obrigadas pelas OEM também).
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Abateres um navio de cruzeiro vai fazer alguma alteração em relação a particulas e oxidos de azoto no centro de Lisboa, por exemplo? E porque abater um navio de cruzeiro e não abater um petroleiro que transporta o combustivel para o ICE?
Mas hey, o que interessa, são os centros das cidades bem limpinhos e puros!Ficheiros anexados
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Originalmente Colocado por DavidN88 Ver PostUps
Mas hey, o que interessa, são os centros das cidades bem limpinhos e puros!
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Originalmente Colocado por GT_racing Ver PostNa industria, o preço do gás (e ainda pior, os cortes de fornecimento) está a levar à aceleração da implementação em massa do hidrogénio. Há projetos aprovados nas grandes vidreiras, cerâmicas,... (industrias que a eletricidade não vhega para aquecimento dos fornos), fundos canalizados e muitas pessoas e empresas a trabalhar nisso.
É também devido a isso que penso que a redução de consumo de combustíveis nomeadamente gasóleo, gasolina e gás, vai ser mais rápida que provavelmente as metas estabelecidas.
Isto já não volta atrás, se tivessem colocado as termoeléctricas novamente em funcionamento neste período complicado, ainda me faziam vacilar... mas tudo indica que isto é para seguir assim.
É que neste momento, na Europa, não vejo excedente energético para produzir esse H2.
Mesmo o carvão está a ter novo pico no preço, e anda novamente acima dos 400 USD/tonelada (uma tonelada em contas de sapateiro consegue gerar 1,8-2,4MWh dependendo da central).
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Originalmente Colocado por guisas Ver PostMais uma vez aqui venho dizer, é atualmente um enorme erro queimar petróleo seja para aquecimento seja para mobilidade.
Sem duvida que motores a combustão ainda vão existir durante muitas décadas, até porque a cadeia de hidrocarbonetos pode ser quimicamente obtida (como já foi no passado), em vez de a ir buscar diretamente ao petróleo. Vai é ser mais caro ter este tipo de combustíveis. Não é novidade,
Agora com os EV vamos lá ver é se não começam a vandalizá-los para tirar o cobre e o litio.....como fazem com os catalizadores.....
Agora neste momento não há hipótese.
Vê o caso da Alemanha: tem praticamente 130GW de capacidade de produção solar + eólica; o problema é que há alturas em que a produção colapsa e passas horas e horas em que nem sequer 5GW consegues produzir.
Para a tua visão ser real, tinhas de ter energia para suportar toda a rede (+ picos e falhas) e capacidade extra para produzir todos os substitutos sintéticos dos HCs que deixaste de consumir na indústria e mobilidade.
É uma tarefa gigantesca.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
mesmo com um mix de 50-50.
Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.
Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.
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Andamos aqui às voltas mas é preciso perceber que não se descarboniza sem nuclear.
Enquanto parte da Europa continuar a ignorar isto, pode ter toda a capacidade instalada de renováveis que queira, sonhos molhados de baterias para armazenar energia a utilizar nas alturas de não produção dessas renováveis, hidrogénio para isto e aquilo...que vai continuar a faltar energia -e sobretudo energia a preços não usurários- para as necessidades industriais, comerciais e pessoais.
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