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O que acham que vai acontecer aos combustíveis fosséis, nomeadamente à Gasolina?

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    #91
    Os veículos elétricos baixam as emissões de CO2, mas não resolvem o problema da congestão das grandes cidades (engarrafamentos e estacionamento). Isso resolve-se com uma boa rede de transportes públicos e incentivos para uso dos modos ativos. Quem já esteve em Nova Iorque ou Paris sabe que em grande medida essas cidades dispensam o carro. Em Paris p.ex., nunca esperei mais do que um minuto pelo metro.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
      E tu achas que a receita de IUC e ISV vai deixar de ser cobrada?
      Acho que toda a gente percebe que a taxação de IUC/ISV nos elétricos é só uma questão de tempo. Até porque, como disse no post acima, os automóveis particulares têm um custo societal em termos de espaço e tempo maior do que outras formas de transporte. E esse custo terá de ser suportado pelo automobilista.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
        Os veículos elétricos baixam as emissões de CO2,
        Se carregados com energia verde

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
          Os veículos elétricos baixam as emissões de CO2, mas não resolvem o problema da congestão das grandes cidades (engarrafamentos e estacionamento). Isso resolve-se com uma boa rede de transportes públicos e incentivos para uso dos modos ativos. Quem já esteve em Nova Iorque ou Paris sabe que em grande medida essas cidades dispensam o carro. Em Paris p.ex., nunca esperei mais do que um minuto pelo metro.
          Nem precisas ir tão longe. Eu quando vou ao porto ainda deixo o carro à porta da casa da minha falecida avó e apanho o metro quando quero ir à baixa.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

            Se carregados com energia verde
            mesmo com um mix de 50-50.

            Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.

            Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

              mesmo com um mix de 50-50.

              Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.

              Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.
              E já agora deixar de fumar, que emite mais que um Euro6Dtemp

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                Os veículos elétricos baixam as emissões de CO2, mas não resolvem o problema da congestão das grandes cidades (engarrafamentos e estacionamento). Isso resolve-se com uma boa rede de transportes públicos e incentivos para uso dos modos ativos. Quem já esteve em Nova Iorque ou Paris sabe que em grande medida essas cidades dispensam o carro. Em Paris p.ex., nunca esperei mais do que um minuto pelo metro.
                Faltam mesmo os incentivos, os transportes públicos em Lisboa já existem, só precisam melhorar o serviço.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                  mesmo com um mix de 50-50.

                  Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.

                  Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.
                  Ah, melhor, nas cidades com muita poluicao um carro com filtro de partículas Euro6D para a frente até ajuda a limpar o ar. No joke.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

                    Ah, melhor, nas cidades com muita poluicao um carro com filtro de partículas Euro6D para a frente até ajuda a limpar o ar. No joke.
                    Isso é sempre aquele argumento arbitrário do "o que é poluição". Remove umas partículas mas emite outras (CO2). Ainda há muita gente que por exemplo afirma que diesel polui menos que gasolina porque produz menos CO2, e defensores de gasolina dizer que os deles poluem menos porque produzem mais CO2 mas menos de outras partículas 😛

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

                      E já agora deixar de fumar, que emite mais que um Euro6Dtemp
                      Mas é um bocado isto... Continuo a achar que não é com carros elétricos ou palhinhas de papel em vez de plástico que vai haver um impacto significativo no ambiente. Acho que para haver esse impacto, vai ter de haver redução na qualidade de vida das pessoas, algo que elas não estão dispostas a fazer.

                      Aliás, o objetivo primordial de vida de todos os seres humanos é ganhar mais dinheiro, para poder consumir mais, mais consumo, mais poluição.

                      -Uma casa maior gasta mais recursos a contruir
                      -Quem ganha mais faz férias mais caras pra mais longe, anda mais de avião, e polui mais
                      -Quem ganha mais consome mais produtos biológicos que são menos eficientes na sua produção

                      Para poluir significativamente menos, temos mesmo de viver pior, não é por acaso que o grau de desenvolvimento de um país está bastante relacionado com o nível de poluição per capita.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                        Mas é um bocado isto... Continuo a achar que não é com carros elétricos ou palhinhas de papel em vez de plástico que vai haver um impacto significativo no ambiente. Acho que para haver esse impacto, vai ter de haver redução na qualidade de vida das pessoas, algo que elas não estão dispostas a fazer.

                        Aliás, o objetivo primordial de vida de todos os seres humanos é ganhar mais dinheiro, para poder consumir mais, mais consumo, mais poluição.

                        -Uma casa maior gasta mais recursos a contruir
                        -Quem ganha mais faz férias mais caras pra mais longe, anda mais de avião, e polui mais
                        -Quem ganha mais consome mais produtos biológicos que são menos eficientes na sua produção

                        Para poluir significativamente menos, temos mesmo de viver pior, não é por acaso que o grau de desenvolvimento de um país está bastante relacionado com o nível de poluição per capita.
                        Então é melhor não fazer nada, é isso? Vamos manter tudo como está? Não vamos mexer nos carros porque os barcos emitem muito?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                          Isso é sempre aquele argumento arbitrário do "o que é poluição". Remove umas partículas mas emite outras (CO2). Ainda há muita gente que por exemplo afirma que diesel polui menos que gasolina porque produz menos CO2, e defensores de gasolina dizer que os deles poluem menos porque produzem mais CO2 mas menos de outras partículas 😛
                          Não tem nada de arbitrário. Tenho em mente um estudo feito em Stuttgart pela AMuS. Reduz a quantidade de partículas nocivas

                          Comentário


                          • Oliveiraz33
                            Oliveiraz33 commented
                            Editing a comment
                            Continua a ser completamente arbitrário por quem interpreta... Para os governos por exemplo, só o CO2 é poluição...

                            Não deve haver grandes dúvidas quanto aos gases que entram e os que saem na admissão, agora a forma como cada um interpreta é que é diferente.

                            É como a poluição nos EV vs ICE, as pessoas arbitram como querem e lhes apetecem, encontram-se 101 estudos feitos de forma diferente.

                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                          Então é melhor não fazer nada, é isso? Vamos manter tudo como está? Não vamos mexer nos carros porque os barcos emitem muito?
                          Continuar com os actuais motores a combustão ou não, no cenário que existe, é irrelevante. Achas que estás a fazer grande coisa, mas não estás. Em 20 anos mais tardar veremos isso

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                            Continuar com os actuais motores a combustão ou não, no cenário que existe, é irrelevante. Achas que estás a fazer grande coisa, mas não estás. Em 20 anos mais tardar veremos isso
                            Não acho nada irrelevante, tendo em conta relatorios de saude publica o que mais prejudica os humanos nos grandes centros urbanos são as particulas e os oxidos de azoto, neste aspeto resolves 100% do problema com a mudança para EVs.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                              Não acho nada irrelevante, tendo em conta relatorios de saude publica o que mais prejudica os humanos nos grandes centros urbanos são as particulas e os oxidos de azoto, neste aspeto resolves 100% do problema com a mudança para EVs.
                              Metes Euro 3 e Euro 6D no mesmo saco.

                              E não há estudos, há correlações a implicar o que dizes.

                              Não resolves 100% o problema porque os carros não são, de longe, o único problema.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                Metes Euro 3 e Euro 6D no mesmo saco.

                                E não há estudos, há correlações a implicar o que dizes.

                                Não resolves 100% o problema porque os carros não são, de longe, o único problema.
                                Posso meter no mesmo saco porque eles circulam na mesma, até mesmo as emissões medidas nessas normas são em relação a veiculos novos, nunca vi a sua degradação no papel, porque é obvio que ela existe. É como as emissões da exploração, transporte e refinação dos ocmbustiveis fosseis, onde estão os valores de cada empresa?
                                Nas cidades não estou a ver qual o outro grande emissor de particulas e oxidos de azoto, claro que são correlações, bastou ver o que aconteceu no tempo covid que serviu para tirar algumas conclusões em relação a isso, é trocares os escapes por algo não que tem emissões de todo enquanto circula, dizer que não tem impacto significativo é no minimo discutivel.

                                Comentário


                                  Sempre a repetir o mesmo, já sei.

                                  Apenas referi que os novos motores não emitem virtualmente nada, o que também é fácil de comprovar. Pelo que proibir a venda destes é uma decisão puramente política. As opiniões que dai derivam são outros 500.

                                  Repito, não se esqueçam de proibir os cigarros e etc.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

                                    Ah, melhor, nas cidades com muita poluicao um carro com filtro de partículas Euro6D para a frente até ajuda a limpar o ar. No joke.
                                    Se for substituir um carro euro 3 ajuda a melhorar.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                      Sempre a repetir o mesmo, já sei.

                                      Apenas referi que os novos motores não emitem virtualmente nada, o que também é fácil de comprovar. Pelo que proibir a venda destes é uma decisão puramente política. As opiniões que dai derivam são outros 500.

                                      Repito, não se esqueçam de proibir os cigarros e etc.
                                      Claro que repito, pois nestas discussões o pessoal gosta de deixar de falar na grande questão dos CIs que é o que eles emitem na fase de exploração, transporte e refinação do combustivel, e então é preciso repetir isto, pois não se pode comparar o tamanho de uma coisa com outra que não fazemos ideia da dimensão.
                                      Ninguém aqui diz que os EVs não poluem, mas falar de norma euro6 e esquecer que estes carros para poluirem menos têm, FAP, catalizadores, adblue,... Coisas que aumentaram e muito as emissões na construção destes caros, a utilização de cobalto na refinação de combustiveis para reduzir o enxofre, são coisas que o pessoal se esquece nestas discussões.
                                      Editado pela última vez por Afcivic; 07 December 2022, 13:17.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                        Sempre a repetir o mesmo, já sei.

                                        Apenas referi que os novos motores não emitem virtualmente nada, o que também é fácil de comprovar. Pelo que proibir a venda destes é uma decisão puramente política. As opiniões que dai derivam são outros 500.

                                        Repito, não se esqueçam de proibir os cigarros e etc.
                                        Basta acabar com um navio cruzeiro para aliviar a poluição de "dezenas" de milhar de carros Euro6.
                                        Mas o ICE é alvo a abater. A televisão/media assim o diz.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post

                                          Basta acabar com um navio cruzeiro para aliviar a poluição de "dezenas" de milhar de carros Euro6.
                                          Mas o ICE é alvo a abater. A televisão/media assim o diz.
                                          Abateres um navio de cruzeiro vai fazer alguma alteração em relação a particulas e oxidos de azoto no centro de Lisboa, por exemplo? E porque abater um navio de cruzeiro e não abater um petroleiro que transporta o combustivel para o ICE?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post

                                            Basta acabar com um navio cruzeiro para aliviar a poluição de "dezenas" de milhar de carros Euro6.
                                            Mas o ICE é alvo a abater. A televisão/media assim o diz.
                                            Pois, eu quando vejo os políticos já a dizerem que afinal provavelmente não vão poder banir a comercialização de ICE em 2035 ganho alguma esperança. Já falam em activar a cláusula de verificação em 2026, com a qual podem cancelar o que foi decidido.

                                            Onde é que já se viu a política proibir o uso de tecnologias, se uma tecnologia é melhor irá vingar por aí sozinha. E a melhor forma de se atingir a neutralidade de CO2 é com competição aberta em que cada um escolhe o que for melhor para SI.

                                            Anyway, já sabemos isto tudo. Não é preciso transformar isto no tópico dos elétricos.

                                            Comentário


                                            • bg2
                                              bg2 commented
                                              Editing a comment
                                              Os mesmos politicos que vêm pedir para a industria europeia não deixar de produzir motores de combustão? :D

                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                            esquecer que estes carros para poluirem menos têm, FAP, catalizadores, adblue,... Coisas que aumentaram e muito as emissões na construção destes caros,
                                            O teu problema é que falas muitas vezes de assuntos que não sabes, o que para mim afecta imensamente a tua credibilidade e fico sem saber se o que dizes é fidedigno ou não.

                                            Tipo aqui. A produção de componentes de um ICE está quase toda já hoje próxima de CO2 neutral. Em 2025 julga-se que o processo irá estar concluído na Europa para a grande maioria das OEM. Pelo que não há emissão acrescida.

                                            Claro que nas refinarias se passa tudo e mais alguma coisa, são outros 500, mas não tentes justificar maior número de componentes com maior poluição. Há CENTENAS de projectos on-going para redução de CO2 para ontem, e a supply chain está a trabalhar toda fortemente nisso (são obrigadas pelas OEM também).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                              O teu problema é que falas muitas vezes de assuntos que não sabes, o que para mim afecta imensamente a tua credibilidade e fico sem saber se o que dizes é fidedigno ou não.

                                              Tipo aqui. A produção de componentes de um ICE está quase toda já hoje próxima de CO2 neutral. Em 2025 julga-se que o processo irá estar concluído na Europa para a grande maioria das OEM. Pelo que não há emissão acrescida.

                                              Claro que nas refinarias se passa tudo e mais alguma coisa, são outros 500, mas não tentes justificar maior número de componentes com maior poluição. Há CENTENAS de projectos on-going para redução de CO2 para ontem, e a supply chain está a trabalhar toda fortemente nisso (são obrigadas pelas OEM também).
                                              Bom resumo do tópico

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                Abateres um navio de cruzeiro vai fazer alguma alteração em relação a particulas e oxidos de azoto no centro de Lisboa, por exemplo? E porque abater um navio de cruzeiro e não abater um petroleiro que transporta o combustivel para o ICE?
                                                Ups


                                                Mas hey, o que interessa, são os centros das cidades bem limpinhos e puros!
                                                Ficheiros anexados

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por DavidN88 Ver Post
                                                  Ups


                                                  Mas hey, o que interessa, são os centros das cidades bem limpinhos e puros!
                                                  Comentário desnecessário.

                                                  Comentário


                                                  • DavidN88
                                                    DavidN88 commented
                                                    Editing a comment
                                                    Desnecessário porque contradiz o que o outro user anda a tentar proclamar?

                                                  Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                                  Na industria, o preço do gás (e ainda pior, os cortes de fornecimento) está a levar à aceleração da implementação em massa do hidrogénio. Há projetos aprovados nas grandes vidreiras, cerâmicas,... (industrias que a eletricidade não vhega para aquecimento dos fornos), fundos canalizados e muitas pessoas e empresas a trabalhar nisso.

                                                  É também devido a isso que penso que a redução de consumo de combustíveis nomeadamente gasóleo, gasolina e gás, vai ser mais rápida que provavelmente as metas estabelecidas.

                                                  Isto já não volta atrás, se tivessem colocado as termoeléctricas novamente em funcionamento neste período complicado, ainda me faziam vacilar... mas tudo indica que isto é para seguir assim.
                                                  A questão é produz-se H2, mas a que custo?

                                                  É que neste momento, na Europa, não vejo excedente energético para produzir esse H2.

                                                  Mesmo o carvão está a ter novo pico no preço, e anda novamente acima dos 400 USD/tonelada (uma tonelada em contas de sapateiro consegue gerar 1,8-2,4MWh dependendo da central).

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                    Mais uma vez aqui venho dizer, é atualmente um enorme erro queimar petróleo seja para aquecimento seja para mobilidade.

                                                    Sem duvida que motores a combustão ainda vão existir durante muitas décadas, até porque a cadeia de hidrocarbonetos pode ser quimicamente obtida (como já foi no passado), em vez de a ir buscar diretamente ao petróleo. Vai é ser mais caro ter este tipo de combustíveis. Não é novidade,

                                                    Agora com os EV vamos lá ver é se não começam a vandalizá-los para tirar o cobre e o litio.....como fazem com os catalizadores.....
                                                    Posso concordar que no futuro seja um erro queimar HC para energia e mobilidade; numa fase em que haja outra estrutura, melhores tecnologias, etc.

                                                    Agora neste momento não há hipótese.

                                                    Vê o caso da Alemanha: tem praticamente 130GW de capacidade de produção solar + eólica; o problema é que há alturas em que a produção colapsa e passas horas e horas em que nem sequer 5GW consegues produzir.

                                                    Para a tua visão ser real, tinhas de ter energia para suportar toda a rede (+ picos e falhas) e capacidade extra para produzir todos os substitutos sintéticos dos HCs que deixaste de consumir na indústria e mobilidade.

                                                    É uma tarefa gigantesca.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                                      mesmo com um mix de 50-50.

                                                      Agora é aquela coisa, a real diferença em termos ambientais não é produtos substitutos, é realmente deixar de consumir/utilizar o produto.

                                                      Quem realmente quer contribuir para o ambiente através dos transportes, é minimizar o uso de automóvel e não ir de férias de avião pra longe, sim, porque comprar um carro elétrico ou andar de tranposrtes publicos mas depois ir de avião para o Bali no verão, lá se vai a pegada ecológica.
                                                      Emoldurar este post sff 😎

                                                      Comentário


                                                        Andamos aqui às voltas mas é preciso perceber que não se descarboniza sem nuclear.

                                                        Enquanto parte da Europa continuar a ignorar isto, pode ter toda a capacidade instalada de renováveis que queira, sonhos molhados de baterias para armazenar energia a utilizar nas alturas de não produção dessas renováveis, hidrogénio para isto e aquilo...que vai continuar a faltar energia -e sobretudo energia a preços não usurários- para as necessidades industriais, comerciais e pessoais.

                                                        Comentário

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