Olá pessoal.
Gostaria de obter umas opiniões, especialmente se houver alguém no fórum que trabalhe num stand de vendas de carros, sobre uma situação.
Aconteceu que no final do ano, em Dezembro, efectuei uma transferência de um montante (o valor penso não ser relevante mas imaginemos, a título de exemplo, 1000€), por engano, para uma conta de um stand de vendas de automóveis.
Acontece que após trocas de informações, pedidos de documentos do ordenante, para comprovarem que a minha conta de origem corresponde à pessoa que está a pedir a devolução do dinheiro de volta, dizem que geraram as notas de crédito para eu assinar e ficar tudo bem.
E eu disse tudo bem, para ficar tudo registado, a contabilidade do stand toda ok, tudo direito, por mim concordo que fique tudo registado.
Enviaram-me agora três documentos, correspondentes a:
. Uma fatura de venda de um veículo, pelo valor de 1000€ (valor + IVA), referindo uma rubrica de "Adiantamento";
. Uma nota de crédito da venda, com os mesmos valores, referindo como rubrica "Adiantamento";
. Um recibo referente à fatura de venda inicial.
E, claro, querem que assine estes documentos.
Posso perceber que a empresa sendo um stand de automóveis faça a movimentação com os movimentos normais da sua actividade, a venda de veículos.
No entanto faz-me confusão que para a devolução de uma transferência por engano (para a qual estão a inventar uma venda de um veículo, descriminação de valores com IVA, etc), se tenha de registar esta venda que não existiu.
É certo que possivelmente (digo eu que não percebo nada de contabilidade e das contas de empresas) contabilisticamente é indiferente ter sido por engano ou não, mas não sendo referente a um negócio de venda não haveria outra forma de fazer o registro para devolverem o valor?
Sem ser através de um movimento inventado de uma venda?
Estarão a aproveitar para "aumentar" de alguma forma as vendas do ano?
No fundo estou a perguntar se será prática comum esta forma de registar uma saída de dinheiro?
Não haverá uma forma mais simples, de devolver o dinheiro?
Mas não sendo uma venda, pode ser está a única forma?
Obrigado desde já a quem puder dar alguma opinião.
Gostaria de obter umas opiniões, especialmente se houver alguém no fórum que trabalhe num stand de vendas de carros, sobre uma situação.
Aconteceu que no final do ano, em Dezembro, efectuei uma transferência de um montante (o valor penso não ser relevante mas imaginemos, a título de exemplo, 1000€), por engano, para uma conta de um stand de vendas de automóveis.
Acontece que após trocas de informações, pedidos de documentos do ordenante, para comprovarem que a minha conta de origem corresponde à pessoa que está a pedir a devolução do dinheiro de volta, dizem que geraram as notas de crédito para eu assinar e ficar tudo bem.
E eu disse tudo bem, para ficar tudo registado, a contabilidade do stand toda ok, tudo direito, por mim concordo que fique tudo registado.
Enviaram-me agora três documentos, correspondentes a:
. Uma fatura de venda de um veículo, pelo valor de 1000€ (valor + IVA), referindo uma rubrica de "Adiantamento";
. Uma nota de crédito da venda, com os mesmos valores, referindo como rubrica "Adiantamento";
. Um recibo referente à fatura de venda inicial.
E, claro, querem que assine estes documentos.
Posso perceber que a empresa sendo um stand de automóveis faça a movimentação com os movimentos normais da sua actividade, a venda de veículos.
No entanto faz-me confusão que para a devolução de uma transferência por engano (para a qual estão a inventar uma venda de um veículo, descriminação de valores com IVA, etc), se tenha de registar esta venda que não existiu.
É certo que possivelmente (digo eu que não percebo nada de contabilidade e das contas de empresas) contabilisticamente é indiferente ter sido por engano ou não, mas não sendo referente a um negócio de venda não haveria outra forma de fazer o registro para devolverem o valor?
Sem ser através de um movimento inventado de uma venda?
Estarão a aproveitar para "aumentar" de alguma forma as vendas do ano?
No fundo estou a perguntar se será prática comum esta forma de registar uma saída de dinheiro?
Não haverá uma forma mais simples, de devolver o dinheiro?
Mas não sendo uma venda, pode ser está a única forma?
Obrigado desde já a quem puder dar alguma opinião.
Comentário