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Smart para oferecer á Maria (até 3500€)

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    Smart para oferecer á Maria (até 3500€)

    Boas a Todos...
    A minha esposa tem necessidade de se deslocar pela cidade nas suas voltas para as compras, trabalho, miúdo, etc..

    E anda-me já á algum tempo a dizer que gostava de ter um smart para lhe facilitar a vida...
    Actualmente sou eu que asseguro algumas dessas situações, visto apenas termos um carro por cá.

    Ela queria um carro simples de usar (caixa automática portanto), que fosse pequeno e que fosse o mais prático possível.
    Eu andei a ver e de facto os Smart parecem-me ser uma razoável escolha.

    No entanto eu pouco ou nada conheço desses carros, tirando os ver passar na rua e até achar piada á coisa.

    Gostava de obter uma ajuda aqui do pessoal mais entendido do fórum para não ser enganado na altura de escolher avançar por essa solução.
    Sei que estes carros até são caros nas suas versões mais recentes, mas o dinheiro também não abunda...

    Vi no site de venda de carros usados qualquer coisa "virtual", que existem muitos carros desses mas não sei por onde começar...

    Gasolina? Gasóleo? 40cv? 60cv? Mais recente ou menos recente? Sei que os 3500€ são apertados... eventualmente poderia ir aos 4000€ mas estava a pensar menos, para poder fazer alguma intervenção caso seja necessário (estava a pensar meter os sensores dianteiros e traseiros no carro... Porque... pois...) hehehe...

    Fico desde já grato pela ajuda que me possam dar nesta situação.

    Um abraço a todos!

    LPC

    #2
    Um smart para, compras?
    Se for como a minha mulher, que faz compras para a semana o smart vai ser curto.
    Seria preferível um polo, ibiza, fiesta.
    Editado pela última vez por MRFxpto; 20 March 2023, 07:50.

    Comentário


      #3
      Depende de como se definir "Compras" ! Um Smart pode ser suficiente, assim como uma carrinha Mercedes Classe E pode ser insuficiente.

      Comentário


        #4
        A manutenção não é metade do que um carro normal custa..

        Comentário


          #5


          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Depende de como se definir "Compras" ! Um Smart pode ser suficiente, assim como uma carrinha Mercedes Classe E pode ser insuficiente.
          Exacto, mas foi por isso é que eu mencionei que se forem compras para a semana.
          O user mencionado "miudo" e nem que sejam três em casa, fazer compras se for um vez por semana um smart parece ser curto.

          Comentário


            #6
            Boas!
            Ela pretende que seja mesmo o Smart e quer caixa automática.

            Pelo que sendo mulher já analisou bem as suas necessidades para o dia a dia... (não serão compras semanais).

            Obrigado pelas ajudas.

            Com os meus melhores cumprimentos,

            LPC

            Comentário


              #7
              Sim, é uma boa solução para a utilização que pretendem. Esquece os outros comentários e segue em frente.

              Não vais precisar de sensores nem traseiros nem dianteiros...com o hábito o carro é muito indicativo das suas extremidades.

              Dada a idade dos que vais ver para o teu orçamento, dou-te 2 conselhos:

              1- Procura o que tiver melhor aspeto e menos aspetos desagradáveis quando o fores experimentar.
              2- Escolhe o que tiver o melhor historial de manutenção documentado e que tenha sido mais bem tratado.

              Neste 2º aspeto, por vezes um cliente particular se contar bem a história do carro pode ser mais interessante que o de um stand que está lá para ganhar dinheiro...o teu dinheiro !

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
                (estava a pensar meter os sensores dianteiros e traseiros no carro... Porque... pois...) hehehe...
                Se precisa de sensores numa caixa de sapatos dessas eu ficava quieto e oferecia uma trotinete, pelo menos ela vê TUDO à volta.

                Comentário


                  #9
                  Aqui por casa já vou no terceiro Smart fortwo. Tive o 450 e o já dois 451. Para esse orçamento terás que ver o 450 se for já o restyling melhor. . Tive o a gasóleo e digo que aquilo faz consumos de uma mota 125cc. Super economico. podes contar com 3L/100.

                  Pontos a ter em atenção, a caixa automatica é de uma lentidão digna de uma preguiça, nas reduçoes e por exemplo ao entrar em rotundas, se for em cidades mais mexidas convem reduzir manualmente de antemão, senão tá sujeito a arranjar um berbicacho porque a caixa é mesmo muito má.
                  Na compra ter em atenção a fugas de oleo que o motor possa ter. se cheirar muito a queimado (gases e oleo) dentro do carro segue para outra.
                  Ao fazer o test drive passar propositadamente por buracos para atestar se as suspensoes ainda estão boas. O carro é muit rijo e as suspenões por serem muita limitadas vão a vida num instante.
                  Regra geral este tipo de carros cá em portugal são importados, logo ter muita atenção a isso. Seja nos kms martelados, 90% estão martelados, seja nas corrosões que o carro possa ter. O que eu tive tinha a particularidade, de alem de a sofagem cheirar mal, a bafio e humidades, só reparei nesse fator depois de o ter comprado, logo mais uma coisa a testar, tambem aconteceu por o carro ser importado, tinha a particularidade de haver dias que não pegava. Descobri que tinha a cabulagem eletrica toda roida, e vestigios de ninhos de rato, porque nas alemanhas, para fugirem ao frio metiam-se nas partes mais quentes do carro.

                  Quanto ao espaço, não te preocupes. aquilo tem mais espaço de bagageira que muitos carros de segmento B. No meu cheguei a levar dois cães de 30Kg cada um. Como tem duas portas na traseira que abrem (a de vidro e a outra que abre para baixo, o acesso é muito bom, e com volumes maiores, basta tirar a pala, que separa dos bancos e habitaculo, que é muito facilmente desmontavel, e ficas com muito espaço na mala para o que for preciso. Tenho atualmente o 451, varia pouco no espaço interior de modelos, e levo e vou buscar o meu garoto a escola todos os dias. Super Prático. E sim tambem vou as compras e as voltinhas com ele, e aquilo estaciona em todo o lado. Quanto aos sensores de estacionamento, não acho que seja preciso o carro é mesmo muito pequeno. Em ultimo caso, se houver necessidade, é preferivel talvez arranjares então uma camara para por na traseira ligada a um radio 2DIN, ou até basta um ecrã para esse efeito. Para a frente não vale a pena absolutamente nada. è só ela pensar que se olhar para os pés o carro tem para ai mais 30 cms de comprimento até bater!

                  Comentário


                    #10
                    Boas!
                    Obrigado a todos pelos vossos comentários...

                    Tenho visto alguns 450 e 451 no Qualquer Coisa Virtual, dentro dos preços que procuro... Mas sinceramente não sei ver se são 100% automáticos ou semi-automáticos...
                    Outra situação que eu procuro é o AC, pois isto é para o Alentejo e o calor aperta no verão...

                    Os sensores seria mais algo deste género:

                    - https://www.norauto.pt/p/8-sensores-...py-763222.html

                    Custa 50€ e a montagem acho que é também baratita...

                    Pode parecer parvo, mas a mulher já não conduz á alguns anos e já está fora de prática!

                    Sempre o ano do carro a comprar?... 2007 até 2008 por causa do IUC ou é melhor tentar mais recente?

                    Cumprimentos,

                    LPC
                    Editado pela última vez por LPCobris; 20 March 2023, 20:20.

                    Comentário


                      #11
                      Também tenho andado a ver smarts (até aos 2k), com 3500€, já quase consegues um 451, que é mais carro que a primeira geração e mais seguro, não tão economico mas a diferença não é muito grande.
                      Sobre o IUC, se conseguires até 06/2007 melhor, penso eu, o carro continua a ser o mesmo mas pagas mais.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                        Também tenho andado a ver smarts (até aos 2k), com 3500€, já quase consegues um 451, que é mais carro que a primeira geração e mais seguro, não tão economico mas a diferença não é muito grande.
                        Sobre o IUC, se conseguires até 06/2007 melhor, penso eu, o carro continua a ser o mesmo mas pagas mais.
                        Sem ser carros a gasolina, infelizmente não se apanha os 451 pelos 3500€... Apanhas alguns básicos sem caixa automática...

                        Ando ainda a ver mas não está fácil...

                        Cumprimentos,

                        LPC

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post

                          Pontos a ter em atenção, a caixa automatica é de uma lentidão digna de uma preguiça, nas reduçoes e por exemplo ao entrar em rotundas, se for em cidades mais mexidas convem reduzir manualmente de antemão, senão tá sujeito a arranjar um berbicacho porque a caixa é mesmo muito má.
                          Deixa-me reforçar este ponto. Há para aí uns dez anos dei uma volta à pendura num Smart automático, na altura novo. O dono queixava-se exactamente disto: entrar numa rotunda era mais excitante do que o necessário, porque quando o carro decidia mexer-se já podia vir outro lançado para cima dele ... Tive uma amostra

                          É experimentar.

                          Comentário


                          • guisas
                            guisas commented
                            Editing a comment
                            Muito provavelmente porque esse condutor será um daqueles que devia andar era de passe ou de uber...

                            Sim a caixa em modo automático é lenta....mas estamos a falar de um projeto com mais de 25 anos....é usar a manete e pronto !

                          #14
                          Boas!
                          Obrigado a todos pelos vossos comentários...

                          Quando falam que é lenta... é lenta em que sentido? A mudar de mudanças? A acelerar? Quantas mudanças tem o carro?

                          Obrigado desde já...

                          LPC

                          Comentário


                            #15
                            Não faz de mim especialista nenhum, mas andei cerca de 80 mil km num smart a diesel dos primeiros. Vendi-o com 160 mil e pelo que sei circulou vários anos depois disso. Sempre houve muitos criticos do carro, mas é um pouco como comprar um EV, tens que saber ao que vais. Se for para uma utilização citadina e a baixas velocidades, sobretudo quando é dificil estacionar, o smart é uma boa escolha. Dessa fase lembro-me que os motores a gasolina davam muita raia ao chegar aos 120-150 mil km.
                            Aconselho muito a dar uma volta para perceber as particularidades da caixa, pode demorar quase um segundo entre mudanças e numa rotunda isto pode realmente apanhar alguém pouco habituado desprevenido. É tudo uma questão de hábito e fazer uma redução mesmo antes de entrar, mas é uma coisa a que ninguem esta familiarizado. Não acho que faça diferença a caixa automatica ou a "manual" (é robotizada), ele até reduz sozinho se for preciso, a unica diferença é que para subir a mudança é só dar um toque para a frente. Eu nunca fazia reduções, tirando nas tais situações de rotundas e interseções. A caixa é uma manete em que só se empurra para a frente ou para trás. Eram 6 mudanças. Aceleração muito lenta, tipo 16-19 segundos.
                            Acho mais importante pensares no AC como extra pois em sitios quentes o carro ferve no verão.
                            Outra coisa, como carro peculiar que é, não é qualquer mecanico que mexa naquilo e facilmente o barato sai caro. Carros com essa idade podem estar muito mal mantidos pq a manutençao não era barata e com defeitos difíceis de perceber para quem não esteja familiarizado com o smart. Agora não sei, mas já na altura as peças eram caras, e os pneus também, porque não partilhava componentes com quase mais nenhum modelo. Pagava facilmente 200-400 euros nas revisões anuais na marca até encontrar um mecanico de confiança. Isto era parcialmente compensado pelos consumos de cerca de 3-3.5/100km.

                            Para finalizar, é um citadino e como tal no test drive é importante levar o carro aos 120kmh para ter noção da limitação do carro. Não que isto impeça viagens, cheguei a fazer trechos de 400km com ele. Eu gostei de o ter, tinha muita piada, mas isto porque aceitava as limitações do smart . As queixas que muitas vezes vês é de quem não fez o trabalho de casa "peças caras, instabilidade em autoestrada, caixa lenta", tudo coisas que tem que se aceitar à partida.
                            Editado pela última vez por Maumaria; 23 March 2023, 07:48.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post
                              Não faz de mim especialista nenhum, mas andei cerca de 80 mil km num smart a diesel dos primeiros. Vendi-o com 160 mil e pelo que sei circulou vários anos depois disso. Sempre houve muitos criticos do carro, mas é um pouco como comprar um EV, tens que saber ao que vais. Se for para uma utilização citadina e a baixas velocidades, sobretudo quando é dificil estacionar, o smart é uma boa escolha. Dessa fase lembro-me que os motores a gasolina davam muita raia ao chegar aos 120-150 mil km.
                              Aconselho muito a dar uma volta para perceber as particularidades da caixa, pode demorar quase um segundo entre mudanças e numa rotunda isto pode realmente apanhar alguém pouco habituado desprevenido. É tudo uma questão de hábito e fazer uma redução mesmo antes de entrar, mas é uma coisa a que ninguem esta familiarizado. Não acho que faça diferença a caixa automatica ou a "manual" (é robotizada), ele até reduz sozinho se for preciso, a unica diferença é que para subir a mudança é só dar um toque para a frente. Eu nunca fazia reduções, tirando nas tais situações de rotundas e interseções. A caixa é uma manete em que só se empurra para a frente ou para trás. Eram 6 mudanças. Aceleração muito lenta, tipo 16-19 segundos.
                              Acho mais importante pensares no AC como extra pois em sitios quentes o carro ferve no verão.
                              Outra coisa, como carro peculiar que é, não é qualquer mecanico que mexa naquilo e facilmente o barato sai caro. Carros com essa idade podem estar muito mal mantidos pq a manutençao não era barata e com defeitos difíceis de perceber para quem não esteja familiarizado com o smart. Agora não sei, mas já na altura as peças eram caras, e os pneus também, porque não partilhava componentes com quase mais nenhum modelo. Pagava facilmente 200-400 euros nas revisões anuais na marca até encontrar um mecanico de confiança. Isto era parcialmente compensado pelos consumos de cerca de 3-3.5/100km.

                              Para finalizar, é um citadino e como tal no test drive é importante levar o carro aos 120kmh para ter noção da limitação do carro. Não que isto impeça viagens, cheguei a fazer trechos de 400km com ele. Eu gostei de o ter, tinha muita piada, mas isto porque aceitava as limitações do smart . As queixas que muitas vezes vês é de quem não fez o trabalho de casa "peças caras, instabilidade em autoestrada, caixa lenta", tudo coisas que tem que se aceitar à partida.
                              Boa Noite,
                              Obrigado desde já pela sua resposta e explicações...

                              Vou então ver o que eu consigo a gasóleo até esse valor...
                              Sim eu moro no Alentejo pelo que o AC é um must necessário para um gajo não torrar dentro do carro.

                              Obrigado mais uma vez...

                              Cumprimentos,

                              LPC

                              Comentário


                                #17
                                o problema aqui é a caixa automática, na minha modesta opinião. se não fosse isso, se calhar conseguirias algo pequenino, segmento A a gasolina e com sorte mais recente que esses smarts. a oferta pelo menos seria maior. agora automático deve ser mesmo raro encontrares algo, seja a gasolina ou gasoleo e por esse valor, além de ser um segmento A ou B.

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  o problema aqui é a caixa automática, na minha modesta opinião. se não fosse isso, se calhar conseguirias algo pequenino, segmento A a gasolina e com sorte mais recente que esses smarts. a oferta pelo menos seria maior. agora automático deve ser mesmo raro encontrares algo, seja a gasolina ou gasoleo e por esse valor, além de ser um segmento A ou B.
                                  Boas!
                                  Exactamente... A questão é que não encontro nada pequeno com caixa automática com as dimensões dos smarts...

                                  Ainda pensei naqueles EV pequenos... mas é para esquecer... São os mata-velhos da nova geração... AMI´s e companhia por preços ridículos...

                                  Não me parece que consiga grande escolha neste campo...

                                  ;(

                                  Cumprimentos,

                                  LPC

                                  Comentário


                                    #19
                                    e terá que ser obrigatoriamente automático? ou é mais por ela nao ter experiência? assim abririas todo um mundo de carros...

                                    Comentário


                                      #20
                                      A questão é até que ponto é preciso uma automática em pleno Alentejo a não ser que viva numa das cidades maiores.

                                      Enquanto não rebentar a bolha da inflação do mercado automovel, 3500 euros não dão para muita coisa quanto mais para certas exigências.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Ainda assim do que eu tenho visto, os primeiros F2, devem ser dos carros que menos subiram com a inflação.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          e terá que ser obrigatoriamente automático? ou é mais por ela nao ter experiência? assim abririas todo um mundo de carros...
                                          Boas!
                                          Exactamente, ela não conduz á bastante tempo e das vezes que eu lhe meti um carro com mudanças nas mãos... digamos que a experiencia não correu lá muito bem...
                                          Já fez aulas de reforço, mas garantidamente o conjunto caixa de velocidades e pedal de embraiagem, não foram feitos para ela.

                                          Depois é a questão motivacional... ela sempre quis um smart... via-os passar e dizia-me sempre isso... Pelo que se lhe compro outra coisa... esqueçam...

                                          Cumprimentos,

                                          LPC

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                            A questão é até que ponto é preciso uma automática em pleno Alentejo a não ser que viva numa das cidades maiores.

                                            Enquanto não rebentar a bolha da inflação do mercado automovel, 3500 euros não dão para muita coisa quanto mais para certas exigências.
                                            Boas!
                                            Eu vivo em Elvas... Não é uma "grande" cidade como Évora ou Portalegre por exemplo, mas tem ainda o seu quê de transito (e maus condutores)...
                                            Entre Velhos, Mulheres, Velhas e Espanhois é o salve-se quem puder... em especial nas rotundas... (que aqui parece ninguém saber como se circula)...

                                            De facto está tudo uma loucura especulativa nos preços dos carros novos e usados...
                                            Até nem parece que Portugal é um país miserável ao nível do 3º Mundo a nível de parque automóvel...

                                            Cumprimentos,

                                            LPC

                                            Comentário


                                              #24
                                              LPCobris​ o ideal seria comprar um 451 cdi pulse ou passion (caixa automática e semiautomática), o pure é caixa semiautomática. Compra nacional (evita os importados) matriculado até Junho de 2007, paga cerca de 20€ de IUC, a partir de Julho o IUC ronda os 110€. O grande problema é arranjar um 451 cdi pelo preço que pretendes, aliás por 3500€ dificilmente conseguirás um 450 cdi nacional em bom estado.

                                              Eu tenho um 451 cdi Pulse de 2010 com quase 220k km comprei-o com um ano e meio com 37k km e até ao momento 5 estrelas, só tive uns stresses com os sensores fap e com um sensor do turbo de resto é só fazer as revisões e meter pneus. O deposito cheio (33L) faz cerca de 700 km na boa, mas já consegui fazer mil.

                                              Ao preço que estão os 451 cdi qualquer dia vendo o meu e nem perco muito dinheiro. Só ainda não o vendi porque é um carro muito prático e fiável.

                                              Em relação ao espaço para compras, é tudo uma questão de organização .

                                              334703909_1291300101794789_7109099193926699709_n.jpg
                                              Editado pela última vez por rmesquita; 28 March 2023, 04:58.

                                              Comentário


                                                #25
                                                e ficámos a saber que tens um gato.

                                                bem, realmente é tudo uma questão de organização. se pretenderes levar uma coisita maior e fores sozinho, é meter também aos pés do banco do pendura... um caixote de morangos ou assim e vai bem até casa.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por rmesquita Ver Post
                                                  LPCobris​ o ideal seria comprar um 451 cdi pulse ou passion (caixa automática e semiautomática), o pure é caixa semiautomática. Compra nacional (evita os importados) matriculado até Junho de 2007, paga cerca de 20€ de IUC, a partir de Julho o IUC ronda os 110€. O grande problema é arranjar um 451 cdi pelo preço que pretendes, aliás por 3500€ dificilmente conseguirás um 450 cdi nacional em bom estado.

                                                  Eu tenho um 451 cdi Pulse de 2010 com quase 220k km comprei-o com um ano e meio com 37k km e até ao momento 5 estrelas, só tive uns stresses com os sensores fap e com um sensor do turbo de resto é só fazer as revisões e meter pneus. O deposito cheio (33L) faz cerca de 700 km na boa, mas já consegui fazer mil.

                                                  Ao preço que estão os 451 cdi qualquer dia vendo o meu e nem perco muito dinheiro. Só ainda não o vendi porque é um carro muito prático e fiável.

                                                  Em relação ao espaço para compras, é tudo uma questão de organização .

                                                  334703909_1291300101794789_7109099193926699709_n.jpg
                                                  Boas!
                                                  Obrigado desde já pela resposta.

                                                  Existe muita diferença entre o 450 e o 451 que justifique pagar mais por ele? Visualmente são semelhantes por fora, por dentro já são diferentes...

                                                  O Problema é o preço...

                                                  Obrigado e cumprimentos,

                                                  LPC

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    e ficámos a saber que tens um gato.

                                                    bem, realmente é tudo uma questão de organização. se pretenderes levar uma coisita maior e fores sozinho, é meter também aos pés do banco do pendura... um caixote de morangos ou assim e vai bem até casa.
                                                    Sim tenho um gato .
                                                    O Smart nunca me deixou ficar "apeado" por falta de espaço para compras. Por opção levo-o sempre nas férias, somos 2 mais o gato, cabe tudo no carrito. Se tirar a chapeleira, pode parecer mentira, mas tem mais espaço de arrumação que um corsa ou um clio (sem rebater os bancos, é claro ).​

                                                    Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post

                                                    Boas!
                                                    Obrigado desde já pela resposta.

                                                    Existe muita diferença entre o 450 e o 451 que justifique pagar mais por ele? Visualmente são semelhantes por fora, por dentro já são diferentes...

                                                    O Problema é o preço...

                                                    Obrigado e cumprimentos,

                                                    LPC
                                                    Sim justifica a diferença de preço, o 451 é mais comprido e mais largo, a caixa é melhor, é mais potente e mais rápido (o meu é de 54 cv), entre outras vantagens.

                                                    Cumprimentos.
                                                    Editado pela última vez por rmesquita; 30 March 2023, 04:55.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Boas!
                                                      Obrigado pela resposta...

                                                      Infelizmente o salto de um para o outro é bastante grande o que no meu caso é impossível o fazer...
                                                      Terei que me contentar com o de 1º Geração.

                                                      Agora é ver qual estará em MENOR PIOR ESTADO... já que são todos carros com quase 20 anos!

                                                      Cumprimentos,

                                                      LPC

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        hoje vi um nacional, de 2007, anterior ao imposto atual. nao conseguirás um destes? penso que era diesel, pelo matraquear.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          hoje vi um nacional, de 2007, anterior ao imposto atual. nao conseguirás um destes? penso que era diesel, pelo matraquear.
                                                          Boas!
                                                          Consigo os 450, no Stand Virtual os 451 começam já bastante acima do valor dos 450... Logo para mim é fora de questão...

                                                          Cumprimentos,

                                                          LPC

                                                          Comentário

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