Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal na aliança contra o fim dos ICE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portugal na aliança contra o fim dos ICE

    Portugal em conjunto com a Alemanha, Republica Checa, Polónia, Itália, Eslováquia, Roménia, e Hungria juntos em discussões sobre o Euro 7 e o fim dos ICE.
    https://www.lepoint.fr/automobile/hu...956_646.php#11

    #2
    Boas!
    Isso é tudo muito bonito... mas falta duas coisas importantes...

    Rede de carregamentos universal e rápida...
    Democratização dos carros electricos

    Cumprimentos,

    LPC

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
      Boas!
      Isso é tudo muito bonito... mas falta duas coisas importantes...

      Rede de carregamentos universal e rápida...
      Democratização dos carros electricos

      Cumprimentos,

      LPC
      Vê/lê de novo.

      Comentário


      • petrus
        petrus commented
        Editing a comment
        A malta num lê e depois...

      #4
      Proibir a venda de carros a combustão não faz sentido. Deixem o mercado funcionar, também não se proibiu a venda de carros a gasóleo e existiu uma quebra significativa nas vendas. O consumidor decide com a carteira, só é preciso fazer o eléctrico mais apelativo que um carro a combustão.

      A infra-estrutura para carregamentos continua a melhorar, os carros agora têm autonomias decentes para grandes viagens, o preço já é competitivo e fica mais barato a longo prazo. Com o tempo e esta descida recente de preços nos novos o mercado de usados também vai sofrer um ajuste e já se voltam a ver carros elétricos usados abaixo dos 10.000€. Eventualmente a grande maioria dos consumidores vai optar pelo EV.

      Percebo perfeitamente a pressão e o voltar atrás de certos países, principalmente para nichos de mercado. Faz todo o sentido um 911 continuar a funcionar a gasolina, nem que seja sintética. Carros de fim-de-semana, brinquedos, alguns nem 3000km por ano fazem, têm um impacto muito diminuto nas emissões globais.

      Comentário


        #5
        Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
        Proibir a venda de carros a combustão não faz sentido. Deixem o mercado funcionar, também não se proibiu a venda de carros a gasóleo e existiu uma quebra significativa nas vendas. O consumidor decide com a carteira, só é preciso fazer o eléctrico mais apelativo que um carro a combustão.

        A infra-estrutura para carregamentos continua a melhorar, os carros agora têm autonomias decentes para grandes viagens, o preço já é competitivo e fica mais barato a longo prazo. Com o tempo e esta descida recente de preços nos novos o mercado de usados também vai sofrer um ajuste e já se voltam a ver carros elétricos usados abaixo dos 10.000€. Eventualmente a grande maioria dos consumidores vai optar pelo EV.

        Percebo perfeitamente a pressão e o voltar atrás de certos países, principalmente para nichos de mercado. Faz todo o sentido um 911 continuar a funcionar a gasolina, nem que seja sintética. Carros de fim-de-semana, brinquedos, alguns nem 3000km por ano fazem, têm um impacto muito diminuto nas emissões globais.
        Não se proibiu, mas obrigou-se a colocação de sistemas para baixar as emissões que fizeram encarecer os carros, aumentaram os custos de manutenção e também os custos de reparação.
        O facto de sós se proibir dentro de mais de 10 anos, da tempo ao sector para meter mais quase duas gerações automóveis até a proibição, alem de tempo para fazerem a transição, estamos a falar de 12 anos, alem de que é uma medida que já se fala à algum tempo.

        Comentário


          #6
          Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
          Boas!
          Isso é tudo muito bonito... mas falta duas coisas importantes...

          Rede de carregamentos universal e rápida...
          Democratização dos carros electricos

          Cumprimentos,

          LPC
          E também faltam condomínios que não sejam chico espertos e deixem quem tem um VE instalar um carregador no seu parqueamento de garagem. Esse é quanto a mim o maior problema. Até neste fórum tens users como os Ecoflex que conhecendo a lei proibem os seus vizinhos de meter um simples carregador no seu lugar de parqueamento, algo que a lei diz que é um direito desde que o utilizador de VE avise o condomínio com 30 de antecedência.

          Muitas pessos não compram um VE devido aos entraves colocados pelos administradores de condomínio. Carregando em casa gastariam 5x menos do que a andar num ICE.

          É o que temos, é a mentalidade tuga.

          Comentário


            #7
            Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post

            E também faltam condomínios que não sejam chico espertos e deixem quem tem um VE instalar um carregador no seu parqueamento de garagem. Esse é quanto a mim o maior problema. Até neste fórum tens users como os Ecoflex que conhecendo a lei proibem os seus vizinhos de meter um simples carregador no seu lugar de parqueamento, algo que a lei diz que é um direito desde que o utilizador de VE avise o condomínio com 30 de antecedência.

            Muitas pessos não compram um VE devido aos entraves colocados pelos administradores de condomínio. Carregando em casa gastariam 5x menos do que a andar num ICE.

            É o que temos, é a mentalidade tuga.
            Proibem como? É preciso justificar bem essa razão, eu instalei no meu parqueamento, o condomínio inicialmente não aprovou, mas apenas existem senão me engano 3 situações que efetivamente bloqueiam essa instalação, ou já tem postos de carregamento, vai ter no prazo 90 dias ou por em risco a segurança do prédio, no meu caso tiveram de deixar...

            Comentário


              #8
              Acho que deviam obrigar os táxis e ubers citadinos a fazer a mudança imediatamente.
              Afinal de contas andam o dia todo dentro das cidades às voltas a poluir e têm empresas podem deduzir impostos, faz sentido, trocar e mandar os carros para quem atue fora das cidades...

              Time to move on...

              Comentário


                #9
                Aqui no prédio, muito antes de haver "candidatos", foram apresentadas propostas para fazer a coisa como deve de ser, planeada de raiz para todos os condóminos com garagem, ficando apenas a faltar o contador para cada lugar que cada um instala quando precisar.
                Era caro, ninguém quis e na altura ninguém precisava.

                Quando finalmente foi preciso, optou-se por fazer puxadas, que apenas precisam do tal preaviso desde que sejam seguras. Eu opus-me, dei as minhas razões e fundamentei.
                a 1ª correu bem, a 2ª idem, a 3ª causou um principio de incêndio que causou danos nas partes comuns, na conduta do prédio e nas outras 2 instalações.
                A seguradora descartou-se, porque não há fatura da instalação, logo não há garantia de que foi bem feita.
                O condómino é pessoa de bem, está-se nas tintas.
                Sobra para quem? para o condominio, que somos todos, excepto os que não pagam por prazer

                De certeza que, quando voltar a haver acidentes, vai tudo ficar muito chocado e dizer que não sabia. Os diversos avisos estão em acta. Ups...

                Enfim, voltando ao tema, é obvio que a proibição é estúpida e foi feita por politicos que mal sabem o que é um carro, muito menos o que é a realidade em geral.
                Nenhum teve o cuidado de ir ver se havia alternativas
                Os combustíveis sintéticos já são usados com bastante sucesso, e todos os dias dá-se mais um passo de gigante para a sua expansão.
                Idem para o hidrogénio.

                Com a evolução das baterias, eu acho que o futuro passa pela convivência destas 3 tecnologias. Ainda vamos a tempo de recuar na decisão, era pior se se lembrassem disto lá para 2040

                Comentário


                  #10
                  Eu acho muito bem que a EU não seja o farol deste tipo de abolição de forma solitária. Porque na verdade quem sofre são os europeus.

                  Ainda para mais somos uma gota no oceano de veículos que circulam pelo mundo.

                  No meio haverá de estar a virtude, como alguém falou acima deixe-se o mercado amadurecer e funcionar.

                  Na minha opinião obrigar que a venda de veículos novos seja obrigatoriamente de VE iria destruir completamente a industria e abrir ainda mais caminho à chinesice!

                  Simplesmente não é possível construir na europa a preços que uma grande maioria dos europeus possam comprar em comparação com veículos a combustão.

                  É fácil ver...um Tesla Model 3 base custa 44k no mínimo. um básico ZOE custa quase 30k...um clio básico (melhor em tudo) custa 19k (e aposto que com maior margem de lucro).

                  Para quem, como eu, tem uma garagem individual e com eletricidade ligada diretamente ao contador de casa é fácil carregar um elétrico, mas imaginem aquela enorme quantidade de pessoas que nem sequer têm garagem para o carro...há muita gente nos centros das cidades e não só, que não tem hipótese de carregar o carro em casa.

                  Ainda estamos muito longe mas mesmo muito longe de uma situação aceitável quanto aos VE.

                  Para mim o melhor compromisso são os híbridas, principalmente os Plug In, sejam a gasolina ou a diesel, que permitem cada vez mais autonomia elétrica e que para a maioria das pessoas chegaria para um uso diário quase se uso de combustível fóssil.

                  Comentário


                    #11
                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                    Não se proibiu, mas obrigou-se a colocação de sistemas para baixar as emissões que fizeram encarecer os carros, aumentaram os custos de manutenção e também os custos de reparação.
                    O facto de sós se proibir dentro de mais de 10 anos, da tempo ao sector para meter mais quase duas gerações automóveis até a proibição, alem de tempo para fazerem a transição, estamos a falar de 12 anos, alem de que é uma medida que já se fala à algum tempo.
                    Nos carros a gasolina também aconteceu exactamente o mesmo e continuam a vender bem. Até os eléctricos que são mais caros que as versões a gasóleo no mês passado venderam mais em Portugal do que carros a gasóleo.

                    Deixa de ser competitivo, desaparece do mapa. Mas não se proíbe.

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                      Eu acho muito bem que a EU não seja o farol deste tipo de abolição de forma solitária. Porque na verdade quem sofre são os europeus.

                      Ainda para mais somos uma gota no oceano de veículos que circulam pelo mundo.

                      No meio haverá de estar a virtude, como alguém falou acima deixe-se o mercado amadurecer e funcionar.

                      Na minha opinião obrigar que a venda de veículos novos seja obrigatoriamente de VE iria destruir completamente a industria e abrir ainda mais caminho à chinesice!

                      Simplesmente não é possível construir na europa a preços que uma grande maioria dos europeus possam comprar em comparação com veículos a combustão.

                      É fácil ver...um Tesla Model 3 base custa 44k no mínimo. um básico ZOE custa quase 30k...um clio básico (melhor em tudo) custa 19k (e aposto que com maior margem de lucro).

                      Para quem, como eu, tem uma garagem individual e com eletricidade ligada diretamente ao contador de casa é fácil carregar um elétrico, mas imaginem aquela enorme quantidade de pessoas que nem sequer têm garagem para o carro...há muita gente nos centros das cidades e não só, que não tem hipótese de carregar o carro em casa.

                      Ainda estamos muito longe mas mesmo muito longe de uma situação aceitável quanto aos VE.

                      Para mim o melhor compromisso são os híbridas, principalmente os Plug In, sejam a gasolina ou a diesel, que permitem cada vez mais autonomia elétrica e que para a maioria das pessoas chegaria para um uso diário quase se uso de combustível fóssil.

                      Como assim? Então não estamos a ajudar o mundo comprando carripanas EV sobrevalorizadas enquanto 90% da restante poluição mundial proveniente do consumo de combustíveis fósseis continua a existir sem qualquer consequência? "AlGuÉm TeM De DaR O eXeMpLo"

                      Latas chinesas feitas às 3 pancadas a inundar o mercado europeu e a levar dezenas de milhar ao desemprego em portugal, centenas de milhar no resto da europa é coisa que não entra no caco destes wokezinhos ocos que por cá andam...

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post

                        Proibem como? É preciso justificar bem essa razão, eu instalei no meu parqueamento, o condomínio inicialmente não aprovou, mas apenas existem senão me engano 3 situações que efetivamente bloqueiam essa instalação, ou já tem postos de carregamento, vai ter no prazo 90 dias ou por em risco a segurança do prédio, no meu caso tiveram de deixar...
                        Sim, muitos proibem porque sim inventam uma razão qualquer ou que é perigoso ou que deita o quadro do prédio abaixo quando já há carregadores que contornam esse problema basta terem a função de Dynamic Power Sharing, as pessoas como não querem ter chatices com os vizinhos simplesmente desistem da ideia de ter um VE por causa desta desinformação e chico espertice típica deste país. Há outra opção que é fazer uma obra para ligar individualmente cada lugar de estacionamento ao quadro de casa, é a talvez a opção mais lógica mas esta além de ter que ser aprovada por 2/3 dos condóminos ainda muitos continuam a dizer que é ilegal. Enfim, neste país anda 50% do povo a enganar a outra 50%. Todas as famílias que têm dois carros, se pelo menos um desses carros fosse elétrico poupariam milhares de Euros no final do ano. É uma diferença abrupta entre meter combustível ou carregar um VE em casa.

                        Comentário


                          #14
                          Medida racional, a seguir a lógica.

                          Vai resultar num bolo de carros maioritariamente EVs, especialmente citadinos, deixando espaco para segmentos elevados, desportivos e exóticos usarem eFuels. Assim há soluções para todos e cada um pode escolher conforme queira. win-win-win

                          Comentário


                            #15
                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                            Medida racional, a seguir a lógica.

                            Vai resultar num bolo de carros maioritariamente EVs, especialmente citadinos, deixando espaco para segmentos elevados, desportivos e exóticos usarem eFuels. Assim há soluções para todos e cada um pode escolher conforme queira. win-win-win
                            Se o eFuel vier a ser acessivel, era importante aparecerem soluções para citadinos e utilitários pois com os EV's estão a escassear e a ficar muito caros para o comum dos mortais.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post

                              Se o eFuel vier a ser acessivel, era importante aparecerem soluções para citadinos e utilitários pois com os EV's estão a escassear e a ficar muito caros para o comum dos mortais.
                              Isso é o primeiro "se". Por outro lado, o EV é para a grande maioria o carro mais apropriado e mesmo prático, tem é, logicamente, de ficar muito mais barato.

                              Além disso, as OEM já pararam os desenvolvimentos dos motores ICE convencionais, pelo que, mesmo que se venda alguma coisa ICE para citadinos em 2035, a oferta vai ser pequeníssima.

                              Comentário


                                #17


                                Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post

                                Se o eFuel vier a ser acessivel, era importante aparecerem soluções para citadinos e utilitários pois com os EV's estão a escassear e a ficar muito caros para o comum dos mortais.
                                O problema nem deverá ser o combustível sintético, mas sim os automóveis.
                                Se já com a norma EURO 7 que querem implementar a partir de 2025 é difícil de cumprir então a partir de 2035 devem apertar mais, que só quem tiver dinheiro para um Ferrari vai poder comprar um a combustão.

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post

                                  Proibem como? É preciso justificar bem essa razão, eu instalei no meu parqueamento, o condomínio inicialmente não aprovou, mas apenas existem senão me engano 3 situações que efetivamente bloqueiam essa instalação, ou já tem postos de carregamento, vai ter no prazo 90 dias ou por em risco a segurança do prédio, no meu caso tiveram de deixar...
                                  Ninguém proibiu nada. O homem sonha de noite para contar de dia ou então anda muito baralhado. Eu já não tenho paciência para lhe responder, mas parece que teima em provocar a discussão quando eu nem era para aqui chamado. Por mim fica a falar sozinho. Agora pensando nisso, nem me lembro da última vez que trocámos um post, por isso podes ver ao tempo que houve essa tal discussão dos condomínios.

                                  Basicamente no meu prédio só temos parqueamentos e a nível legal não se podem fazer puxadas dos contadores das casas para espaços comuns. É uma questão legal, não é a vontade de ninguém. Aliás, ponderou-se isso mesmo no condomínio e abortou-se essa solução de uma forma unânime (para que não haja dúvidas). A solução de recurso são as puxadas do quadro de serviços comuns da garagem, que é exequivel, mas há limitações várias (que não interessa agora discutir). Como neste momento há obras mais importantes no prédio e a questão dos carros eléctricos não é essencial (hoje, p.e., já não há 1 carro a carregar, quando em tempos já tivemos 3), decidiu-se em AG esperar por outras soluções que achamos todos que vão aparecer entretanto.

                                  Como podes ver, eu sou um grande sacana e um hater de VE ao ponto de proibir qualquer condómino de carregar na garagem...

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                                    Ninguém proibiu nada. O homem sonha de noite para contar de dia ou então anda muito baralhado. Eu já não tenho paciência para lhe responder, mas parece que teima em provocar a discussão quando eu nem era para aqui chamado. Por mim fica a falar sozinho. Agora pensando nisso, nem me lembro da última vez que trocámos um post, por isso podes ver ao tempo que houve essa tal discussão dos condomínios.

                                    Basicamente no meu prédio só temos parqueamentos e a nível legal não se podem fazer puxadas dos contadores das casas para espaços comuns. É uma questão legal, não é a vontade de ninguém. Aliás, ponderou-se isso mesmo no condomínio e abortou-se essa solução de uma forma unânime (para que não haja dúvidas). A solução de recurso são as puxadas do quadro de serviços comuns da garagem, que é exequivel, mas há limitações várias (que não interessa agora discutir). Como neste momento há obras mais importantes no prédio e a questão dos carros eléctricos não é essencial (hoje, p.e., já não há 1 carro a carregar, quando em tempos já tivemos 3), decidiu-se em AG esperar por outras soluções que achamos todos que vão aparecer entretanto.

                                    Como podes ver, eu sou um grande sacana e um hater de VE ao ponto de proibir qualquer condómino de carregar na garagem...
                                    Não se podem fazer puxadas dos contadores comuns porquê? Porque um técnico te disse? E que tal tentares informar-te melhor com um advogado que esteja dentro do assunto?

                                    Tu estás a tentar proibir os teus vizinhos de carregarem o seu VE no seu lugar de parqueamento por isso tu é que tens de explicar a proibição com factos concretos fundamentados pela legislação em vigor.

                                    Tu é que tens um problema com os outros, não te estejas a vitimizar. Ninguém te está a perseguir, tu é que queres impor a tua vontade sem demonstrares um fundamento legal. Repara, tu até podes ter razão mas para proibires os teus vizinhos de fazerem algo tens de ter fundamento para isso.

                                    A obra comum para fazer a ligação dos quadros de cada apartamento ao lugar da garagem é a melhor solução a todos os níveis e é o que muitos condomínios estão a fazer. Gostaria de saber do ponto de vista legal onde está essa proibição mas com uma explicação de alguém formado para saber interpretar leis e não de um técnico de instalação de carregadores.

                                    Se és uma pessoa séria e honesta tens de procurar saber o que a lei diz sobre este assunto com alguém formado na área, e quando tiveres essa explicação partilha connosco. Muito obrigado.
                                    Editado pela última vez por Deutsch; 24 March 2023, 02:52.

                                    Comentário


                                      #20
                                      No meu prédio as puxadas dos apartamentos não seriam simplesmente viável, estamos a falar de 60 apartamentos a coluna central simplesmente não teria capacidade para tanto cabo. A solução foi puxar do quadro da garagem, no meu caso colocou-se um contador no quadro central para a minha viatura. Entretanto como posteriormente houve mais interesse o condomínio teve de se chegar à frente e temos cerca de 30 viaturas já com carregadores nos seus lugares, tudo ligado a um novo quadro nas garagens especifico para este efeito...

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                        No meu prédio as puxadas dos apartamentos não seriam simplesmente viável, estamos a falar de 60 apartamentos a coluna central simplesmente não teria capacidade para tanto cabo. A solução foi puxar do quadro da garagem, no meu caso colocou-se um contador no quadro central para a minha viatura. Entretanto como posteriormente houve mais interesse o condomínio teve de se chegar à frente e temos cerca de 30 viaturas já com carregadores nos seus lugares, tudo ligado a um novo quadro nas garagens especifico para este efeito...
                                        No teu caso são mesmo carregadores ou só tomadas normais com ligação ao quadro dedicado aos carregamentos?

                                        Comentário


                                        • BlackKnight
                                          BlackKnight commented
                                          Editing a comment
                                          A minha é um carregador Type 2 (Posto Carga Charge ZEEV SLIM). Os restantes que foram montados com o apoio do condomínio são Green'UP da Legrand.
                                          Editado pela última vez por BlackKnight; 24 March 2023, 12:09.

                                        #22
                                        Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                        A minha é um carregador Type 2 (Posto Carga Charge ZEEV SLIM). Os restantes que foram montados com o apoio do condomínio são Green'UP da Legrand.
                                        Fantástico. Para isso, no meu condomínio, teria que puxar um ramal ao PT com custos muito elevados. Ainda por cima somos apenas 16. Eu estaria ok com essa despesa, mas a larga maioria não está interessada (nesta altura) em investir nisso, até porque, como disse anteriormente, não há necessidade.

                                        Comentário


                                          #23
                                          Em 2030 a especulação do preço do combustível sintético.
                                          https://pplware.sapo.pt/motores/quan...rpreender/amp/

                                          Comentário


                                            #24
                                            Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                            Em 2030 a especulação do preço do combustível sintético.
                                            https://pplware.sapo.pt/motores/quan...rpreender/amp/
                                            Pouco se fala é da poluição gerada por estes combustiveis, em alguns casos pior do que a gasolina tradicional.

                                            Comentário


                                              #25
                                              Alemanha e UE chegam a acordo. Motor de combustão continua pós-2035
                                              https://www.razaoautomovel.com/notic...is-sinteticos/

                                              Comentário


                                                #26
                                                Apesar dos combustíveis sintéticos não serem o oásis que muitos querem que seja (esqueçam serem usados em carros mundanos), acho uma medida sensata, no sentido, que várias marcas vão continuar a ter carros a combustão para entusiastas.

                                                Comentário


                                                  #27
                                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                  Pouco se fala é da poluição gerada por estes combustiveis, em alguns casos pior do que a gasolina tradicional.
                                                  Essa poluição de que falas é causada na produção ou na utilização dos mesmos?

                                                  Comentário


                                                    #28
                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    Apesar dos combustíveis sintéticos não serem o oásis que muitos querem que seja (esqueçam serem usados em carros mundanos), acho uma medida sensata, no sentido, que várias marcas vão continuar a ter carros a combustão para entusiastas.

                                                    Os combustíveis sintéticos só fazem sentido se puderem ser acessíveis a todos os donos de carros a combustão, de outra maneira não fazem sentido.


                                                    Não nos podemos esquecer que mesmo que os eléctricos consigam dominar as vendas de carros novos no futuro, continuarão a existir milhões de carros a gasolina/gasóleo na estrada que continuarão à precisar de combustível para continuarem a circular.

                                                    Comentário


                                                      #29


                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Apesar dos combustíveis sintéticos não serem o oásis que muitos querem que seja (esqueçam serem usados em carros mundanos), acho uma medida sensata, no sentido, que várias marcas vão continuar a ter carros a combustão para entusiastas.
                                                      Certamente que vão carregar nos impostos para esses automóveis novos que só os fabricantes de carros de luxo e desportivos tipo Ferrari e afins compensará o seu fabrico.

                                                      Comentário


                                                        #30


                                                        Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                        Não nos podemos esquecer que mesmo que os eléctricos consigam dominar as vendas de carros novos no futuro, continuarão a existir milhões de carros a gasolina/gasóleo na estrada que continuarão à precisar de combustível para continuarem a circular.
                                                        Nunca foi a intenção de acabar com os combustíveis petrolíferos.
                                                        O que estava em causa era a venda de automóveis NOVOS a partir de 2035.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X