Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquisição Nissan Leaf

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquisição Nissan Leaf

    Boa tarde colegas,

    A família vai crescer e já há algum tempo que a minha mulher diz que "precisa" de um carro automático.

    Apesar do VW Polo estar como novo (4 anos e 22.000 kms, feitos hoje, com revisão feita na marca há uma semana), fazer bons consumos....acho que pode fazer sentido a troca por um eléctrico, até porque os Polos andam com valores simpáticos no OLX e estava a pensar num Leaf.

    A utilização a dar será casa -trabalho-casa, cerca de 20-30 kms por dia e a autonomia do Leaf 40KW dará perfeitamente, dado que tenho box e carrego em casa; naturalmente, depois será o "carro" para todas as voltas aqui na zona, ficando a Golf para viagens maiores.

    Gostava de começar por um de 2019-2020. já se encontram a bom preço.

    Tenho estes dois em vista:

    Nissan leaf 2019 n connecta Leiria, Pousos, Barreira E Cortes • OLX Portugal

    Nissan Leaf Tekna - IVA Dedutível Mafamude E Vilar Do Paraíso • OLX Portugal

    O tekna enche mais o olho, naturalmente, mas tem um pouco mais de KMS.

    Que conselhos podem dar, principalmente pela questão das baterias? como verificar se nao me estão a enganar?

    Algo que vos salte à vista?

    Obrigado desde já.

    #2
    Bump

    Comentário


      #3
      No caso dos eléctricos, e apesar destes leaf terem garantia de 8 anos, penso, tentaria obter um relatório de estado da bateria.

      Não sei se a própria nissan o faz, ou oficina independente, mas daria uma ideia do estado actual e também do possível tratamento que ela tenha tido anteriormente.

      De resto é apenas escolher a unidade mais agradável e a bom preço. O leaf é robusto e tem uma condução interessante, e nos usados a preços mais comedidos também me parece o melhor negócio.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        No caso dos eléctricos, e apesar destes leaf terem garantia de 8 anos, penso, tentaria obter um relatório de estado da bateria.

        Não sei se a própria nissan o faz, ou oficina independente, mas daria uma ideia do estado actual e também do possível tratamento que ela tenha tido anteriormente.

        De resto é apenas escolher a unidade mais agradável e a bom preço. O leaf é robusto e tem uma condução interessante, e nos usados a preços mais comedidos também me parece o melhor negócio.
        Isto a bold é crucial, pois como é sabido vão perdendo autonomia com o tempo e segundo consta, substituir uma bateria destas não é propriamente barato.

        E (não sei se é o caso), mas ter atenção aquela situação que saiu nas notícias recentemente:
        Alguns 'stands' estão a vender o carro eléctrico, mas a bateria do mesmo tem uma taxa de aluguer que cobram ao dono ... ou seja, no total os custos de um carro destes podem ficar um abuso.

        Comentário


        • caditonuno
          caditonuno commented
          Editing a comment
          posso estar errado, mas nos leaf nunca houve baterias em modo de aluguer. pelo menos nunca ouvi falar de tal coisa, nem dos da primeira geração. já agora, encontrar um leaf de primeira geração ali dos dois primeiros anos hoje em dia deve ser quase uma miragem. ou então é por ser aqui na zona...

        #5
        Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post

        Isto a bold é crucial, pois como é sabido vão perdendo autonomia com o tempo e segundo consta, substituir uma bateria destas não é propriamente barato.

        E (não sei se é o caso), mas ter atenção aquela situação que saiu nas notícias recentemente:
        Alguns 'stands' estão a vender o carro eléctrico, mas a bateria do mesmo tem uma taxa de aluguer que cobram ao dono ... ou seja, no total os custos de um carro destes podem ficar um abuso.
        Penso que isso era aplicável aos zoe. Os leaf têm sempre baterias próprias.

        Comentário


          #6
          Daquilo que tenho acompanhado há quase 2 anos, eu apostaria antes nisto - https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PpEuj.html

          Apesar da menor capacidade de bateria, os kms que faz não são muito diferentes e a garantia é, ou pode ser, superior.

          Entra nos grupos do Facebook do Leaf e dos ioniq (Kauai também, mas é mais caro), e tira as tuas próprias conclusões.

          Atenção também a quem compras.

          Outro exemplo, este de 38kWh - https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PprO6.html

          A garantia europeia é de 5 anos sem limite de kms, podendo ser estendida por mais 2 anos por mais 355€.

          A garantia das baterias é de 8 anos ou 160000kms, e nalguns casos 200000kms.

          Tens aqui um user com um ioniq e um Leaf, embora seja da primeira geração - https://forum.motorguia.net/forum/mo...9#post14247178
          Editado pela última vez por Vanquish; 26 March 2023, 11:51.

          Comentário


            #7
            este ioniq é de particular, mas se for comprovada a questão da bateria e da gfarantia, será de aproveitar, pois tem pouquíssimos kms e é de 2019.

            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pr3b8.html

            Comentário


              #8
              Estou a prever trocar o Ioniq por um Tesla M3 após o verão… lá para Outubro vou despedir-me dele. E não sei se estou a escolher melhor 😂

              Sim, é grande máquina. 160 000km, a bateria continua a mostrar SOH de 100%, não se nota perda de autonomia. Ainda tem garantia geral até 04/2024 e bateria até 04/2025 ou 200 000km.
              Fiz viagens ao Algarve de 450km com apenas 2 ou 3 paragens de 20- 30 minutos.


              Problemas frequentes nos 2 modelos:
              Ioniq são os rolamentos do motor / caixa redutora.

              Leaf 2 é a bateria. Segundo um expert de baterias e amigo, o carro não devia ter mais de 90cv. As células trabalham demasiado próximo dos seus limites, incham e dão o famoso erro de falha de isolamento.

              Leaf 1 que eu tenho, bateria de 24kwh que saiu a partir 7/2013 é um tanque de guerra 😁.
              Mas a versão de 30kwh é de evitar…

              Vou trocar o Ioniq e não o Leaf 1 porque o Ioniq tem um excelente valor no mercado mesmo com elevado número de kms. Já o Leaf, é carro para a vida, porque ninguém o quer 😂
              Editado pela última vez por marcopns; 26 March 2023, 23:15.

              Comentário


                #9
                Eu tenho um leaf 40 e uma pessoa próxima tem um ioniq 28 e de facto as autonomias são semelhantes mas na altura que eu comprei o Hyundai era bastante mais caro e tinha muito menos equipamento pelo que nem foi opção, não se continua igual mas imagino que sim. Outra questão, já que dizes que a família vai crescer, a mala do leaf é maior, não muito mas com crianças todo o litro a mais conta. O meu conselho se fores para o leaf é comprares um adaptador obd e instalares o leafspy para veres o estado real da bateria e o número de cargas rápidas que foram feitas.

                Comentário


                  #10
                  Boas malta dos leaf.

                  Agora fiquei com uma duvida forte, então o Leaf 24Kwh é preferível ao de 30KWh ? Julgava que fosse o contrário....

                  Comentário


                  • edununo
                    edununo commented
                    Editing a comment
                    Já somos 2. Pensava que as baterias de 30kwh já eram um pouco mais robustas.

                  #11
                  Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                  Boas malta dos leaf.

                  Agora fiquei com uma duvida forte, então o Leaf 24Kwh é preferível ao de 30KWh ? Julgava que fosse o contrário....
                  O pack de 30kwh da Nissan deve ser dos piores packs de baterias do mercado… O pack de 24kwh que saiu depois de 7/2013 é mais resistente. Com 30kwh começas com uma autonomia de 220km que começa a degradar muito rápido. Com 24kwh começas com uma autonomia de 150km que degrada lentamente. Por exemplo o meu Leaf com 9 anos tem 150 000km, perdeu 2 barras e mantém uma autonomia de 120km. Grande parte dos Leaf 30kwh tiveram direito a bateria nova pela garantia porque perderam as 4 barras prematuramente.

                  Comentário


                    #12
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    No caso dos eléctricos, e apesar destes leaf terem garantia de 8 anos, penso, tentaria obter um relatório de estado da bateria.

                    Não sei se a própria nissan o faz, ou oficina independente, mas daria uma ideia do estado actual e também do possível tratamento que ela tenha tido anteriormente.

                    De resto é apenas escolher a unidade mais agradável e a bom preço. O leaf é robusto e tem uma condução interessante, e nos usados a preços mais comedidos também me parece o melhor negócio.
                    Não sei a que te referes (no sentido da definição), mas não me parece que o Leaf 2 tenha tenha uma condução interessante. Quando o experimentei foi um ponto que não gostei mesmo. Se tivesse gostado, muito provavelmente teria comprado um.

                    Quanto ao tópico, se gostas e se conseguires a um bom preço, não vejo porque não. Atenção aos kms (ver bem o historial completo) por causa dos ex-TVDE (conselho de um colega do fórum quando andei à procura de um).

                    Comentário


                      #13
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                      Não sei a que te referes (no sentido da definição), mas não me parece que o Leaf 2 tenha tenha uma condução interessante. Quando o experimentei foi um ponto que não gostei mesmo. Se tivesse gostado, muito provavelmente teria comprado um.

                      Quanto ao tópico, se gostas e se conseguires a um bom preço, não vejo porque não. Atenção aos kms (ver bem o historial completo) por causa dos ex-TVDE (conselho de um colega do fórum quando andei à procura de um).
                      O que é que não gostaste na condução do leaf? É que eu fiquei convencido no primeiro cruzamento, também estava habituado a carros de baixa cc diesel, mas a resposta ao acelerador, volante, e-pedal em cidade... Eu não vejo muita coisa para não gostar e já deixei muita gente conduzir e ficaram todos com a mesma sensação. E depois no que toca a preço/equipamento não há muito melhor, até o Acenta que era o base na altura já trazia bomba de calor, já para não falar na carrada sensores que traz de série.

                      Comentário


                        #14
                        Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post

                        O que é que não gostaste na condução do leaf? É que eu fiquei convencido no primeiro cruzamento, também estava habituado a carros de baixa cc diesel, mas a resposta ao acelerador, volante, e-pedal em cidade... Eu não vejo muita coisa para não gostar e já deixei muita gente conduzir e ficaram todos com a mesma sensação. E depois no que toca a preço/equipamento não há muito melhor, até o Acenta que era o base na altura já trazia bomba de calor, já para não falar na carrada sensores que traz de série.
                        Basicamente o comportamento da suspensão muito focado no conforto. Qualquer curva, mesmo a baixa velocidade, o carro adorna muito. Rotundas então nota-se muito. Essa foi a grande crítica que lhe encontrei. Há outra, que poderia dar de barato (uma vez que não tive ali a explorar tudo), que é a posição de condução. Não encontrei propriamente algo que me satisfizesse, muito por culpa do volante não ter a regulação em profundidade. Depois tendo em conta isto, e seria carro para fazer 25-30 mil kms/ano acabou por ser um no go. Dito de outra forma, se fosse um 2º carro até que nem me preocupava, mas andar 500/600 kms por semana num carro com suspensão muito soft para o meu gosto e sem a posição de condução ideal...meh. E olha que 33400 € por um Leaf novo e-62 N-Connecta com full led era uma proposta muito boa. Ainda me deixou umas noites a pensar nisso.

                        Comentário


                        • pm2lp
                          pm2lp commented
                          Editing a comment
                          Compreendido e até percebo a questão da suspensão, pode não agradar a toda a gente. E esse preço era mesmo imbatível.

                        #15
                        Eu sempre achei a condução do LEAF muito asuvalhada, posição muito alta, o que a curvar ainda se nota mais o adornar, mas claro, há quem prefira esta posição a uma mais baixa.
                        Quanto a durabilidade, o meu está a chegar aos 140 000 kms e 5 anos e não se nota nada em relação a perda de autonomia, sem problemas de maior, apenas teve a questão dos apertos das transmissões quando era novo.
                        Aconselho a comprar um OBD para verificar o comportamento das celulas, o LeafSpy é uma otima ferramenta para esse fim, mostra tudo.

                        Comentário


                          #16
                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          Eu sempre achei a condução do LEAF muito asuvalhada, posição muito alta, o que a curvar ainda se nota mais o adornar, mas claro, há quem prefira esta posição a uma mais baixa.
                          Quanto a durabilidade, o meu está a chegar aos 140 000 kms e 5 anos e não se nota nada em relação a perda de autonomia, sem problemas de maior, apenas teve a questão dos apertos das transmissões quando era novo.
                          Aconselho a comprar um OBD para verificar o comportamento das celulas, o LeafSpy é uma otima ferramenta para esse fim, mostra tudo.
                          À frente nem me apercebi disso, mas os lugares de trás parece que estão no 1º andar (aí sem stress algum).

                          Comentário


                            #17
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                            À frente nem me apercebi disso, mas os lugares de trás parece que estão no 1º andar (aí sem stress algum).
                            Agora com outro para comparar parece que ando no tejadilho quando ando de LEAF.😂

                            Comentário


                              #18
                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                              Eu sempre achei a condução do LEAF muito asuvalhada, posição muito alta, o que a curvar ainda se nota mais o adornar, mas claro, há quem prefira esta posição a uma mais baixa.
                              Quanto a durabilidade, o meu está a chegar aos 140 000 kms e 5 anos e não se nota nada em relação a perda de autonomia, sem problemas de maior, apenas teve a questão dos apertos das transmissões quando era novo.
                              Aconselho a comprar um OBD para verificar o comportamento das celulas, o LeafSpy é uma otima ferramenta para esse fim, mostra tudo.
                              O Leaf é muito alto… é mais alto que o pequeno SUV do meu pai.

                              Não deves notar perda de autonomia. O problema é a resistência interna.
                              Começa a interferir com a utilização do carro quando a queda de tensão é tão grande que activa a “tartaruga” e desaparecem kms de autonomia. Quando a tensão volta a subir, o BMS volta a calcular corretamente o SOC.

                              No LeafSpy no Leaf 2 devemos dar mais atenção ao Hx e não ligar tanto ao SOH.

                              Comentário


                                #19
                                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                                O Leaf é muito alto… é mais alto que o pequeno SUV do meu pai.

                                Não deves notar perda de autonomia. O problema é a resistência interna.
                                Começa a interferir com a utilização do carro quando a queda de tensão é tão grande que activa a “tartaruga” e desaparecem kms de autonomia. Quando a tensão volta a subir, o BMS volta a calcular corretamente o SOC.

                                No LeafSpy no Leaf 2 devemos dar mais atenção ao Hx e não ligar tanto ao SOH.
                                O Hx no LeafSpy é uma treta, agora que ele tem andado muito menos, apenas por aqui pela cidade, caiu de 100% para 92% em cerca de 1 mês, bastou fazer uma viagem a Aveiro e lá voltou para os 100%, agora está a cair de novo, os unicos numeros que dou importância ao LeafSpy são mesmo os valores reais de cada celula.
                                A autonomia é mesmo pelo real, como ir a Averio e voltar e ficar +/- com a mesma autonomia de sempre para essa viagem.

                                Comentário


                                  #20
                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  Eu sempre achei a condução do LEAF muito asuvalhada, posição muito alta, o que a curvar ainda se nota mais o adornar, mas claro, há quem prefira esta posição a uma mais baixa.
                                  Quanto a durabilidade, o meu está a chegar aos 140 000 kms e 5 anos e não se nota nada em relação a perda de autonomia, sem problemas de maior, apenas teve a questão dos apertos das transmissões quando era novo.
                                  Aconselho a comprar um OBD para verificar o comportamento das celulas, o LeafSpy é uma otima ferramenta para esse fim, mostra tudo.
                                  Mas para isso é preciso saber interpretar os dados que ali são apresentados. Podes ajudar pff?

                                  Continuas contente com o teu ou nem por isso?

                                  Comentário


                                    #21
                                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                    Mas para isso é preciso saber interpretar os dados que ali são apresentados. Podes ajudar pff?

                                    Continuas contente com o teu ou nem por isso?
                                    Os dados são muito simples para quem perceba um pouco de eletricidade, o que deves saber é que a tensão das celulas deve andar o mais junta possivel, não pode ter muitas diferenças entre elas, isto vê-se levando-o a niveis baixos da capacidade da bateria, aí é que se vêem as mais fracas, a tensão delas cai mais depressa, deve ser feito em tempo real, pois se esperares algum tempo o BMS repõe os niveis de tensão.

                                    Sim, continuo satisfeito com ele, agora anda só pela cidade mas continua a servir bem, sem problemas.

                                    Comentário


                                      #22
                                      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                      Mas para isso é preciso saber interpretar os dados que ali são apresentados. Podes ajudar pff?

                                      Continuas contente com o teu ou nem por isso?
                                      Só precisas saber que, por volta dos 20 a 30% de Hx começas a sentir limitações na utilização do carro, isto é, falta de potência em subidas mais longas.

                                      O SOH é a percentagem de degradação da bateria. Muito fácil interpretar, uma bateria de 40kwh com um SOH de 50% significa que já só consegue armazenar 20kwh e a autonomia já caiu para metade.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X