Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Está a poluição automóvel a aumentar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Está a poluição automóvel a aumentar?

    Tenho-me apercebido recentemente de um grande número de automóveis extremamente poluentes em idades acima dos 10 anos. A maior parte são da "era dourada" do diesel e estão agora "maduros". Como o parque automóvel está a envelhecer e esses veículos estão em linha com a idade média, não vos parece que, a curto e médio prazo, a poluição automóvel terá tendência a pior em Portugal?

    Sent from my SM-A526B using Tapatalk


    #2
    CatOFF
    FapOFF
    EgrOFF
    AdblueOFF
    InjectoresXXL
    ...

    Comentário


      #3
      sem pesquisa é tudo bitaite

      mas prontos, é para isso que cá estamos lol

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
        sem pesquisa é tudo bitaite

        mas prontos, é para isso que cá estamos lol
        A minha questão surge de uma percepção pessoal. É apenas uma questão.

        eblase eu nem me referia aos carros adulterados porque esses não são surpresa. Aliás, tendo em conta o meu carro que está 100% original, sinto que ando a poluir bem mais...

        Comentário


          #5
          Tendo em conta o estado do nosso pais e as dificuldades que as famílias estão a passar, ainda muito carro recente que não polui tanto se vê a andar por ai.
          Não me admira que continuem a circular durante muitos mais anos os carritos antigos poluentes porque são baratos de manter, diria que a prioridade da maior parte das famílias não é propriamente mudar de carro nem muitos menos se preocuparem se estão a poluir com o carro ou não.
          Quanto aos elétricos que supostamente não poluem não são para o bolso de toda a gente, na minha opinião estão feitos para os donos de empresas comprarem com descontos e depois andarem com eles a titulo pessoal.

          É a minha opinião vale o que vale...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post

            A minha questão surge de uma percepção pessoal. É apenas uma questão.

            eblase eu nem me referia aos carros adulterados porque esses não são surpresa. Aliás, tendo em conta o meu carro que está 100% original, sinto que ando a poluir bem mais...
            Qualquer carro, mesmo que bem estimado e com a manutenção em dia, vai sempre ter emissões superiores a quando era novo. O material desgasta, não dura para sempre.

            Depois temos a quantidade de carros que circulam sem FAP, sem EGR, sem Adblue. Sai mais barato anular do que reparar.

            Os EV's são bons nisso, mesmo que sejam todos alimentados a combustível fóssil, é mais fácil fiscalizar e manter 50 ou 100 centrais eléctricas (passo o exagero) do que os 6 ou 7 milhões de carros matriculados em Portugal.

            Comentário


              #7
              Alguns andam com carros poluidores porque querem (a malta do tunning), outros porque não têm dinheiro para carros menos poluidores (ou para que os seus carros poluam menos).

              Alguns já não poluem nada (em circulação) (os que têm dinheiro para isso).

              Depois o resto (diria a vasta maioria) anda com carros que poluem alguma coisa, mas que (tirando os Dieselgate e afins) poluem o que os construtores dizem e estão dentro das normas à altura da venda.

              Nos próximos anos (como já tem vindo a acontecer nos últimos anos) muitos dos poluidores vão trocar de carro e passar a deixar de poluir (em circulação), o que vai anular a poluição extra feita pelos do tunning e pelos pobretanas .

              Resolbido!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                Qualquer carro, mesmo que bem estimado e com a manutenção em dia, vai sempre ter emissões superiores a quando era novo. O material desgasta, não dura para sempre.

                Depois temos a quantidade de carros que circulam sem FAP, sem EGR, sem Adblue. Sai mais barato anular do que reparar.

                Os EV's são bons nisso, mesmo que sejam todos alimentados a combustível fóssil, é mais fácil fiscalizar e manter 50 ou 100 centrais eléctricas (passo o exagero) do que os 6 ou 7 milhões de carros matriculados em Portugal.
                Se na inspeção nem um mero filtro de particulas são capazes de controlar... Quanto mais o resto.

                Comentário


                  #9
                  Todos os dias de manhã faço uns 100m a pé em direção á escola do meu filho mais novo, para não ir com o carro para o meio da confusão. Ao caminhar no passeio ao lado da fila de carros parados, por vezes o ar é bem pesado...

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso o meu diesel com pouco mais de 7 anos e menos de 300mil km está a largar um pivete pelo escape e quando era novo pouco se sentia! Está completamente original

                    A coisa melhora quando coloco um aditivo de limpeza, mas acabando o deposito com o aditivo aquilo volta logo como antes

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sat Ver Post
                      Por acaso o meu diesel com pouco mais de 7 anos e menos de 300mil km está a largar um pivete pelo escape e quando era novo pouco se sentia! Está completamente original

                      A coisa melhora quando coloco um aditivo de limpeza, mas acabando o deposito com o aditivo aquilo volta logo como antes
                      Tal e qual o que sinto no meu, mas com mais 10 anos em cima. Até há uns 2 ou 3 anos não sentia grande problemas na garagem ou fumo em acelerações, hoje não posso dizer o mesmo. Precisamente por causa disto e do envelhecimento do parque automóvel, tenho a sensação que, antes de melhorarmos a qualidade do ar, ainda vamos piorar.

                      Comentário


                        #12
                        Mas piorar como se temos cada vez mais carros eléctricos, cada vez menos carros a gasóleo e a grande parte dos ditos têm start and stop.

                        Por vezes nem parece que estou parado no trânsito tal é o silêncio que se "ouve".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Todos os dias de manhã faço uns 100m a pé em direção á escola do meu filho mais novo, para não ir com o carro para o meio da confusão. Ao caminhar no passeio ao lado da fila de carros parados, por vezes o ar é bem pesado...
                          Agora imagina de mota ou ter que regenerar carros todos os dias 🤬

                          Comentário


                            #14
                            Sinto o mesmo.

                            Para além dos carros alterados, há muita falta de manutenção por aí, a crise assim obriga.

                            Mas os grandes poluidores, na minha opinião, são os diesel de injecção directa da primeira década deste século. Até de olhos fechados uma pessoa topa. Não eram apenas os do dieselgate, a maiora dos carros desses anos fede. Andei com um de 2007 muitos anos e sei o cheiro que ficava na garagem e nunca deitou fumo negro, tinha manutenção a tempo e horas e andava bem puxado na AE, e mesmo assim...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Erva Ver Post
                              Mas piorar como se temos cada vez mais carros eléctricos, cada vez menos carros a gasóleo e a grande parte dos ditos têm start and stop.

                              Por vezes nem parece que estou parado no trânsito tal é o silêncio que se "ouve".
                              É verdade que há cada vez mais eléctricos, mas os de combustão também estão, em média, cada vez mais velhos. Dado os preços atuais dos automóveis, não me parece que haja uma reversão em breve.

                              Sent from my SM-A526B using Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Podia dizer que é inadmissível, mas não é, é simplesmente a maior palhaçada alguma vez vista, as ipo's todas ainda não estarem munidas de equipamento para reprovar carros sem filtro de partículas, egr,... Estamos a falar de tecnologias inseridas nos carros há uns 15 anos no caso do filtro de partículas, e bem mais no caso da egr.

                                ​​​​​A Polícia devia também já estar a multar condutores por nível de ruído superior ao homologado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Além da idade das viaturas, o volume de carros e motas que anda nos centros das cidades continua a aumentar, em parte alimentado pelos serviços TVDE e Uber Eats/Glovo.

                                  Se no passado as pessoas tinham alguma resistência a usar os taxis devido à maior dificuldade em chamar um e optavam pelo metro ou autocarro, agora com 2 toques no telemóvel têm um carro à porta, sendo grande parte ainda a combustão.

                                  O mesmo para as entregas de comida. Dantes para entrega em casa estava disponível pizza e pouco mais, agora pode-se pedir tudo e mais alguma coisa, e as motas também poluem.

                                  Em zonas com maior pressão turistica juntam-se os tuk-tuk vindos de um qualquer país asiático ainda com motores a combustão, autocarros de turismo em loop todo o dia, e qualquer outra forma de circular que esteja na moda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                    Podia dizer que é inadmissível, mas não é, é simplesmente a maior palhaçada alguma vez vista, as ipo's todas ainda não estarem munidas de equipamento para reprovar carros sem filtro de partículas, egr,... Estamos a falar de tecnologias inseridas nos carros há uns 15 anos no caso do filtro de partículas, e bem mais no caso da egr.

                                    ​​​​​A Polícia devia também já estar a multar condutores por nível de ruído superior ao homologado.
                                    Em Portugal as IPOs são para levar a sério? Tantos carros que andam por aí e que nos questionamos como é possível passarem...

                                    Sent from my SM-A526B using Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Entendo o que estão a dizer. O meu carro de 2007 com tudo original (não tem FAP de origem), sinto que faz mais fumo do que quando tinha poucos kms/anos. Agora com 300k certamente que ja existem folgas no motor, injeção cansada, etc quem fazem o carro gerar mais fumo.

                                      Infelizmente o mercado de usados está louco e não tenho vontade de trocar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Agora imagina de mota ou ter que regenerar carros todos os dias 🤬
                                        Tendo tirado a carta de moto no ano passado, nestes ultimos meses tenho vindo trabalhar quase sempre de moto. Moro em aldeia, e tudo em estradas relativamente secundárias, entre Paços de Ferreira e arredores de Braga. Não apanho engarrafamentos. O capacete ao fim de uma semana tem alguns frisos que simplesmente ficam pretos de fuligem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois mas quando os carros estão a poluir demais o carro deveria chumbar e obrigarem a reparação.
                                          Há e tal, não podemos impedir as pessoas de circular... Why not?
                                          Ficam em casa a receber o RSI... Também é o que a Europa quer é isto, pagar pouco e reduzir o preço do pão pra meter a malta a pão e água.

                                          Até acaba por ser boa forma de subir os ordenados, e acabar com a poluição, acabar com os trabalhos que obrigam a deslocação de carro mas que nem pagam a prestação de um...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com o aumento "incrível" da venda de elétricos em Portugal... a poluição era para estar a diminuir e bem... ou está a escapar-me alguma coisa?🙄

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Com o aumento "incrível" da venda de elétricos em Portugal... a poluição era para estar a diminuir e bem... ou está a escapar-me alguma coisa?🙄
                                              Não foi feito nenhum estudo, estamos a falar apenas com base naquilo que vamos vendo, e alguns com experiência dos próprios carros.

                                              Acredito que um carro a gasolina com 15 anos, esteja com niveis de poluição mais semelhantes quando era novo, que um diesel nas mesmas condições, mas atenção é apenas uma suposição minha

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                Com o aumento "incrível" da venda de elétricos em Portugal... a poluição era para estar a diminuir e bem... ou está a escapar-me alguma coisa?🙄
                                                Nunca tivemos tantos carros na estrada como hoje, atirando para o ar..secalhar nem 5% dos veiculos em PT deve ser electrico

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  Com o aumento "incrível" da venda de elétricos em Portugal... a poluição era para estar a diminuir e bem... ou está a escapar-me alguma coisa?🙄
                                                  Estão-se a vender tantos carros agora por ano como se vendiam nos anos 90. O pico de vendas foi entre 96 e 2002.

                                                  Este aumento de venda de eléctricos só vai ter impacto significativo dentro de uma década. São 7 milhões de carros matriculados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                    Em Portugal as IPOs são para levar a sério? Tantos carros que andam por aí e que nos questionamos como é possível passarem...
                                                    Agora é que disseste tudo! Ainda ontem vi um carro com os faróis já "cor de leite" e a mandar fumo como no tempo das locomotivas a vapor e anda por aí a circular, tendo feito anos há 1 mês. A não ser que ande sem IPO...
                                                    Editado pela última vez por LinoMarques; 29 March 2023, 18:34.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vê-se sim muito carro a poluir, sim. Carros mal mantidos, e muito carro com pneus carecas ou pneus de inverno, importados ao preço da chuva e vendidos aos desgraçados.
                                                      Mas também vejo muita fila para as agências Abreu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                        Estão-se a vender tantos carros agora por ano como se vendiam nos anos 90. O pico de vendas foi entre 96 e 2002.

                                                        Este aumento de venda de eléctricos só vai ter impacto significativo dentro de uma década. São 7 milhões de carros matriculados.
                                                        Fui "ver" e só tem dados desde 2010 em que tinha 6milhoes de ligeiros..em 2021 já tinha mais 1milhão em cima

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          é muito difícil falar com exatidão sem ter estatísticas.. se por um lado há carros que vão poluindo mais por falta de manutenção ou aumento de vendas, por outro está a haver uma renovação de frotas com EVs

                                                          em todo o caso o meu feeling diz-me que a diminuição por renovação é maior do que os aumentos por outras vias.. eu arriscava dizer que estamos a poluir menos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                                                            Agora é que disseste tudo! Ainda ontem vi um carro com os faróis já "cor de leite" e a mandar fumo como no tempo das locomotivas e vapor e anda por aí a circular, tendo feto anos há 1 mês. A não ser que ande sem IPO...
                                                            No dia em que me reprovarem o carro numa IPO têm que apresentar uma justificação muito válida. Carro sempre assistido a horas e na marca, não adulterado e conduzido com cuidado, terei todo o gosto em questiona-los sobre alguns dos carros que andam por aí, mesmo tendo noção que as emissões estão longe das que fazia até há uns anos.

                                                            Estou a ponderar pedir uma análise aos injetores, mas não sei se valerá a pena.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X