Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por xicos perto

    Uma ultrapassagem é considerada como tal, qdo temos que fazer um desvio do carro que nos precede.
    Um exemplo:

    A situação A é considerada uma ultrapassagem, na situação B não.
    Poderia ainda haver uma situação C, no caso de o condutor da viatura simbolizada com rectangulo verde fazer o desvio pela direita e regressar a esquerda, que tambem seria considerada uma ultrapassgem.

    Mas, claro que como andamos centenas nas estrada e nem todos tem a mesma maneira de ver as coisas, o ideal é olhar sempre e varias vezes para os espelhos e jogar a defesa, é preferivel não mudar de faixa de rodagem do que arriscar um choque, o que é exactamente o contrario do que se vê por essas estradas fora.
    Mtas vezes vamos perto do carro da frente em trafego compacto e mesmo assim de vez em quando aparece alguem que se mete, isso é arriscar uma batidela por trás.
    está a falhar qualquer coisa nesse teu esquema. se na segunda situação o carro verde vai mas depressa que o outro, vai ter de obrigatoriamente ir à faixa da direita para ultrapassar, porque como vai MAIS depressa, vai ULTRAPASSAR. O outro está a cometer uma irregularidade, mas isso nao significa que tu a faças. Se alguem se atirasse a um poço, tu ias atrás?

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por joao

      Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

      O que é triste é que a polícia não fiscalize as pessoas que não circulam encostadas à direita. Este é um excelente exemplo de como esse tipo de atitudes pode causar acidentes. E sim causar, porque se logo de início ele tivesse retomado a direita nada aconteceria muito provavelmente!

      É pena é que continuem a haver pensamentos de que a faixa da direita é para carros lentos ou camiões, ou de que é perigoso fazer mudanças de fila.
      joao, eu não defendo que as ultrapassagens em circulação a velocidades mais elevadas e com transito fluido sejam feitas no meu anterior exemplo B, eu nunca as faço, mesmo que muitas vezes me irrite ter que fazer conforme o Ex. A, (nessa situação os Srs que insistem em circular no meio não se safam de um bom sinal de luzes em forma de protesto)
      Acho é que se um carro já se encontrar na fila mais á esquerda e ao passar, por um da do meio, os que circulam nessa via é que tem que ter a atenção de não mudar de faixa de rodagem (isto com transito mais intenso e mais lento).

      Agora uma situação que acho que é desprezivel e que vejo quase todos os dias é a situação do exemplo C


      Non lugar de haver paciencia e aguardar que a viatura mais á esquerda passe, não.....passam da via do meio para a direita, passam pelo pequeno intervalo que hexiste nessa via e voltam á do meio[xx(]

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por joao

        Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

        O que é triste é que a polícia não fiscalize as pessoas que não circulam encostadas à direita. Este é um excelente exemplo de como esse tipo de atitudes pode causar acidentes. E sim causar, porque se logo de início ele tivesse retomado a direita nada aconteceria muito provavelmente!

        É pena é que continuem a haver pensamentos de que a faixa da direita é para carros lentos ou camiões, ou de que é perigoso fazer mudanças de fila.
        Realmente tambem tenho ideia que as situações que o jcpr e o xicos perto descreveram não tem validade legal.

        Eu acho que o cerne da questão não é tanto a ultrapassagem pela direita e digo isto porque muitas vezes vou na faixa da esquerda e as pessoas atiram-se literalmente para cima, sem calcular nada, já tive varias situações em que quase me encostaram ao separador!! Sem piscas sem nada e em dias de visibilidade ideal.. Pode não ter sido o que aconteceu neste caso, mas para mim é dos comportamentos mais perigosos.

        As ultrapassgens pela direita confesso que faço.. é quase impossivel circular sem o fazer. Especialmente quando se vai na faixa do meio tipo a 110, vao gajos na faixa da esquerda a 130 ou 140, e vai alguem na faixa do meio a 80. Diga-se de passagem que tambem só ando em AE quando estou com pressa.

        Como disse o v7, condução relaxada não existe, tem que se andar sempre com 100% de atenção..

        A historia dá que pensar..

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Movyk

          citação:Originalmente colocada por xicos perto

          Uma ultrapassagem é considerada como tal, qdo temos que fazer um desvio do carro que nos precede.
          Um exemplo:

          A situação A é considerada uma ultrapassagem, na situação B não.
          Poderia ainda haver uma situação C, no caso de o condutor da viatura simbolizada com rectangulo verde fazer o desvio pela direita e regressar a esquerda, que tambem seria considerada uma ultrapassgem.

          Mas, claro que como andamos centenas nas estrada e nem todos tem a mesma maneira de ver as coisas, o ideal é olhar sempre e varias vezes para os espelhos e jogar a defesa, é preferivel não mudar de faixa de rodagem do que arriscar um choque, o que é exactamente o contrario do que se vê por essas estradas fora.
          Mtas vezes vamos perto do carro da frente em trafego compacto e mesmo assim de vez em quando aparece alguem que se mete, isso é arriscar uma batidela por trás.
          está a falhar qualquer coisa nesse teu esquema. se na segunda situação o carro verde vai mas depressa que o outro, vai ter de obrigatoriamente ir à faixa da direita para ultrapassar, porque como vai MAIS depressa, vai ULTRAPASSAR. O outro está a cometer uma irregularidade, mas isso nao significa que tu a faças. Se alguem se atirasse a um poço, tu ias atrás?
          Exacto tens razão.
          Mas o que eu queria demonstrar era duas situações com que nos deparamos no dia a dia e sublinhar que a situação A é a ideal para fazer uma ultrapassagem, mesmo que na situação B haja a responsabilidade da viatura vermelha de verificar o que se passa a sua volta e num caso de choque entre as duas devido a mudança de direcção sua, ache que a responsabilidade é da vermelha e não da verde.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

            O uso correcto dos espelhos também dá bons resultados... Ainda assim nunca confiando e espreita-se sempre...

            Lamento o sucedido.
            x2

            Comentário


              #36
              segundo o código da estrada, em AE só se pode passar pela direita quando há situação de transito compacto e a fila da direita anda mais depressa que a da esquerda.
              tudo o que fugir a esta situação é ilegal.

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                segundo o código da estrada, em AE só se pode passar pela direita quando há situação de transito compacto e a fila da direita anda mais depressa que a da esquerda.
                tudo o que fugir a esta situação é ilegal.
                Exactamente, e nesse caso não é considerada uma ultrapassagem.

                Bem acho que anda aqui uma grande confusão.

                Comentário


                  #38
                  Passar para a frente do carro da frente é ultrapassagem a não ser que haja congestionamento ou que as filas de sentido tenham destinos diferentes!

                  Passar pela direita se não houver transito compacto é ultrapassagem ilegal!

                  Comentário


                    #39
                    só é considerado ultrapassagem quando para passar um carro o outro tenha-se que mudar para uma faixa á esquerda e retomar á faixa anterior de pois de a ultrapassagem ter sido conssumada.

                    Comentário


                      #40
                      É pena o fim.. Não olhando a culpas bastava um dos condutores ter tido bom senso. O que teve o acidente devia ter-se chegado logo à direita. O que ultrapassou devia ter tido mais calma e nem que se metesse atrás a buzinar como já foi dito. . Um condutor experiente também como fez uma manobra de maneira a despistar-se? É tudo uma situação estranha..

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por air

                        É pena o fim.. Não olhando a culpas bastava um dos condutores ter tido bom senso. O que teve o acidente devia ter-se chegado logo à direita. O que ultrapassou devia ter tido mais calma e nem que se metesse atrás a buzinar como já foi dito. . Um condutor experiente também como fez uma manobra de maneira a despistar-se? É tudo uma situação estranha..
                        Concordo contigo plenamente, e já disse que tinha pena, mas não estar aqui a desresponsabilizar pessoas não é o caminho, ou esqueçem que tal não teria sucediro caso tivesse à partida cumprido o código da estrada? E mais não é preciso dizer, foi uma sucessão de infelicidades que levaram a um desfecho trágico, agora não esqueçam que esse desfecho trágico teve dois culpados e não apenas um, e um desses culpados pagou com a vida.

                        Já aqui o disseram inúmeras vezes, usem os espelhos! Antigamente nem todos os carros tinham retrovisores exteriores, hoje em dia não há desculpas.

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                          Carlos.L se virmos de um ponto de vista legal.

                          Os teus conhecidos infringiram 2 regras... O outro apenas uma...

                          É obrigatório circular na via mais á direita, e só se pode mudar de faixa com a devida sinalização e com os devidos cuidados.

                          Não desculpa a atitude de ultrapassagem pela direita, mas a ultrapassagem tb não desculpa o acidente!

                          Não me parece que a situação relatada, seja o tradicional circular na faixa da esquerda. Segundo o que percebi, o veiculo tinha acabado de realizar uma ultrapassagem legal. Pode ter demorado um pouco a retomar a faixa da direita, o que pode ter motivado a ultrapassagem do outro veículo. De qualquer forma, a manobra de ultrapassagem pela direita, ainda para mais nestas condições, é muito mais gravosa do que as infracções que possam ter sido cometidas pelo outro veículo ;)

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                            Carlos.L se virmos de um ponto de vista legal.

                            Os teus conhecidos infringiram 2 regras... O outro apenas uma...

                            É obrigatório circular na via mais á direita, e só se pode mudar de faixa com a devida sinalização e com os devidos cuidados.

                            Não desculpa a atitude de ultrapassagem pela direita, mas a ultrapassagem tb não desculpa o acidente!

                            Não me parece que a situação relatada, seja o tradicional circular na faixa da esquerda. Segundo o que percebi, o veiculo tinha acabado de realizar uma ultrapassagem legal. Pode ter demorado um pouco a retomar a faixa da direita, o que pode ter motivado a ultrapassagem do outro veículo. De qualquer forma, a manobra de ultrapassagem pela direita, ainda para mais nestas condições, é muito mais gravosa do que as infracções que possam ter sido cometidas pelo outro veículo ;)
                            Isso é o pão nosso de cada dia nas cidades, mesmo estando no nosso direito, se não dermos o jeitinho, quem se lixa somos nós, é muito bonito dizer que o outro é que teve culpa, mas o nosso carro também lá ficou, é preciso muita atençao!!!

                            Comentário


                              #44
                              É óbvio que se existe um acidente porque alguém mudou de faixa, a culpa é sempre de quem mudou!

                              Agora não venham é dizer que não é proibido ultrapassar (ou passar para os mais espirituosos) pela direita.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por joao

                                É óbvio que se existe um acidente porque alguém mudou de faixa, a culpa é sempre de quem mudou!

                                Agora não venham é dizer que não é proibido ultrapassar (ou passar para os mais espirituosos) pela direita.
                                Pessoalmente nunca o fiz, até porque me dá um certo medo, nunca sabemos qual será a atitude do chico esperto, mas estava convencidíssimo que uma ultrapassagem presopunha mudança de faixa.

                                Comentário


                                  #46
                                  não, não pressupõe. aliás, até podes ultrapassar pela direita um carro que vai na mesma faixa que tu, sem mudar de faixa. essa situação, prevista no código, acontece quando alguém pára junto ao eixo da via para virar à esquerda...

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por joao

                                    É óbvio que se existe um acidente porque alguém mudou de faixa, a culpa é sempre de quem mudou!

                                    Agora não venham é dizer que não é proibido ultrapassar (ou passar para os mais espirituosos) pela direita.
                                    Não sei até que ponto possa ser assim.
                                    Imaginemos: vou retomar a faixa, dou pisca e realmente não me apercebo que me estão a ultrapassar "à matador". Acho que as culpas são, pelo menos repartidas. E moralmente até do veículo que faz a ultrapassagem.

                                    Comentário


                                      #48
                                      SUBSECÇÃO II
                                      Ultrapassagem
                                      Artigo 36.º
                                      Regra geral
                                      1 A ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda.
                                      2 Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 120 a
                                      600 euros.
                                      Artigo 37.º
                                      Excepções
                                      1 Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo
                                      condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda mudar de
                                      direcção para a esquerda ou, numa via de sentido único, parar ou estacionar à
                                      esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à
                                      direita da faixa de rodagem.
                                      2 Pode fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos que transitem sobre
                                      carris desde que estes não utilizem esse lado da faixa de rodagem e:
                                      a) Não estejam parados para a entrada ou saída de passageiros;
                                      b) Estando parados para a entrada ou saída de passageiros, exista placa
                                      de refúgio para peões.
                                      3 Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de 120 a 600 euros.

                                      Artigo 38.º
                                      Realização da manobra
                                      1 O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de
                                      que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo
                                      sentido ou em sentido contrário.
                                      2 O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
                                      a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias
                                      à realização da manobra com segurança;
                                      b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
                                      c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa
                                      imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
                                      d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de
                                      ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo.
                                      3 O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
                                      4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                                      120 a 600 euros.

                                      --------------------------

                                      Artigo 41.º
                                      Ultrapassagens proibidas
                                      1 É proibida a ultrapassagem:
                                      a) Nas lombas;
                                      b) Imediatamente antes e nas passagens de nível;
                                      c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos;
                                      d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de
                                      peões;
                                      e) Nas curvas de visibilidade reduzida;
                                      f) Em todos os locais de visibilidade insuficiente.
                                      2 É proibida a ultrapassagem de um veículo que esteja a ultrapassar um terceiro.
                                      3 Não é aplicável o disposto nas alíneas a) a c) e e) do n.º 1 e no n.º 2 sempre
                                      que na faixa de rodagem sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito norodagem destinada ao trânsito em sentido oposto.
                                      4 Não é, igualmente, aplicável o disposto na alínea c) do n.º 1 sempre que:
                                      a) O condutor transite em via que lhe confira prioridade nos cruzamentos e
                                      entroncamentos e tal esteja devidamente assinalado;
                                      b) A ultrapassagem se faça pela direita nos termos do n.º 1 do artigo 37.º.
                                      5 Quem infringir o disposto nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de 120 a 600
                                      euros.

                                      ------------------------

                                      Artigo 42.º
                                      Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
                                      Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de
                                      uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado
                                      ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.



                                      Comentário


                                        #49
                                        concideram ultrapassar a direita quando em que situaçao, é que nao compreendo entao se o carro q vai na do meu lhe apetece ir a 50 nós temos de ir a 40 na faixa da direita so para nao ser considerado ultrapassagem? nao compreendo, desculpem mas ninguem é obrigado a ir a passo de caracol so pq o outro n faz nada..

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sinceramente, o código da estrada não me esclareceu, é difícil interpretar aquilo, até porque há muitas alíneas e saber qual é a correcta...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Vocês têm consciência de que o CE apenas contempla uma (e única) situação onde é possível ultrapassar pela direita, não sabem [?]

                                            Comentário


                                              #52
                                              quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!

                                              Comentário


                                                #53
                                                explica te

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por gemeop

                                                  quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                                  Mas diz-me lá, com 13 anos, conduzes o quê?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por gemeop

                                                    quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                                    entretanto a pessoa que vai no meio manda-te uma panada e prontos, passas normalmente [8)] [xx(][|)]

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por Garrett

                                                      A ultrapassagem é quando mudas de faixa certo? nesse caso teria de o passar pela direita e depois retornar á faixa do meio.. eu por norma faço isso vou na minha faixa e nela continuo.. ou tenho de mudar DUAS faixas para ultrapassar alguém que vai a passear na faixo do meio?
                                                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                      Carlos.L se virmos de um ponto de vista legal.

                                                      Os teus conhecidos infringiram 2 regras... O outro apenas uma...

                                                      É obrigatório circular na via mais á direita, e só se pode mudar de faixa com a devida sinalização e com os devidos cuidados.

                                                      Não desculpa a atitude de ultrapassagem pela direita, mas a ultrapassagem tb não desculpa o acidente!

                                                      Outra vez o mesmo cenário? Então não está mais do que concluído que sim, deverias mudar duas faixas para fazer a ultrapassagem?
                                                      Antes de lançarmos este tópico na mesma discussão de há umas semanas, procurem tópicos sobre ultrapassagens e opinem lá.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        entretanto o que vai no meio n pode ser azelha, senao azar

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                          Vocês têm consciência de que o CE apenas contempla uma (e única) situação onde é possível ultrapassar pela direita, não sabem [?]

                                                          Quando o veículo que vai à nossa frente, vai virar à esquerda, se chega ao eixo da via (coisa rara...) e deixa espaço suficiente para que o veículo que vem atrás possa... Ultrapassar. Certo?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            este topico n vale nada, cada um faz como quer está visto!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por arct

                                                              ...é um facto..essas "ultrapassagens" são realmente um perigo...

                                                              infelizmente ainda se veem bastantes casos desses...
                                                              Mais triste é ver as pessoas circular constantemente na faixa do meio e na da esquerda.
                                                              Não estou a dizer que foi o caso aqui relatado.

                                                              Mas o facto é que as pessoas teimam em conduzir à inglês.
                                                              E quem circula regularmente na A1, entre sobretudo o Carregado e Santarém percebe perfeitamente o que estou a dizer.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X