Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    eu só sei é que, quer no caso das rotundas, quer nesta situação aqui referida não consigo seguir o que está referido no código. Ou ele é alterado em alguns pontos ou espero nunca vir a ter problemas derivado desse facto ;)

    Comentário


      #92
      Eu penso que a maioria deve pensar que o Código de Estrada é apenas um manual de boa conduta.

      Não, é a Lei.

      E lá, está tudo o que é necessário saber para se cumprir a lei.

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

        Eu penso que a maioria deve pensar que o Código de Estrada é apenas um manual de boa conduta.

        Não, é a Lei.

        E lá, está tudo o que é necessário saber para se cumprir a lei.
        E há aqui pessoal que achas que há infracções de primeira e infracções de segunda.

        Comentário


          #94
          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

          Eu penso que a maioria deve pensar que o Código de Estrada é apenas um manual de boa conduta.

          Não, é a Lei.

          E lá, está tudo o que é necessário saber para se cumprir a lei.
          só agora reparei que eras o autor deste tópico e li a historia relatada por ti no inicio (pensava que se tratava de um outro topico em que isto ja tinha sido discutido). Lamento a morte do senhor e o sofrimento da família mas a verdade é que nao tens que ver quem ia na direita como o mau da fita.
          Vê isto por outra perspectiva. Imagina que um carro vai na via do meio a 70 km/h, tu vais a 100 na via da direita. Vês o carro no meio e para cumprir o código passas duas faixas com a devida precaução para te mteres na esquerda. De repente, vês um maluco - e não são tão poucos quanto isso - a circular a 200 à hora atrás de ti e a pressionar-te. O que é que fazes? Tentas acelerar o ritmo da ultrapassagem e se te assustares demasiado (isso depende da pessoa tb) pode resultar daí até um acidente semelhante ao que contas no inicio, com iguais ou mais vitimas.
          Com isto não quero dizer que ando a 100 km/h, isso nao interessa para o caso, mas expus a pior situação para veres no quão arriscado se pode tornar tb uma ultrapassagem pela esquerda nessas condições. Já sabemos que nas auto-estradas o maior perigo está na diferença de velocidades, por isso quanto menos complicarmos nas situações melhor.
          Espero que tenha feito ver o meu ponto de vista e o outro lado da questão...

          Comentário


            #95
            portanto devemos ultrapassar pela direita porque pode vir um maluco a 200 pela esquerda? :D

            Comentário


              #96
              cada um age como achar mais prudente.
              Hoje em dia na estrada todo o cuidado é pouco, não te esqueças

              Comentário


                #97
                exactamente por ter cuidado é que devemos ter precaução a fazer as manobras... se vier um gajo a 200 ou 250 (que nem estava visivel quando iniciámos a ultrapassagem), não interessa se vamos a passar pela esquerda ou direita, ele há-de passar por um lado qualquer, acredita.

                mas pensando bem, não vá aparecer um carro em contra-mão, é melhor ir de comboio :D

                Comentário


                  #98
                  epah, eu já expus o meu ponto de vista, até podiamos ficar aqui a discutir a noite toda mas nao ia dar a lado nenhum.
                  Quando eu digo 200, até pode ser menos, depende da diferença de velocidades entre os dois veículos. E, já o disse, não é uma situação tão improvável quanto isso, se mesmo a 130 km/h quando vamos a ultrapassar na faixa da esquerda, já apanhamos pessoal a 180 logo a pressionar que não estava la quando iniciamos a ultrapassagem.
                  Daí achar que é mais seguro permanecer na via da direita, mesmo nessas circnstancias ;)

                  Comentário


                    #99
                    prefiro ter um cromo a pressionar-me na traseira (não lhes ligo nenhum, só saio da frente quando PUDER, não faço o carro desaparecer por artes mágicas), do que passar um gajo pela direita, que pode lembrar-se de ir para a direita porque supostamente não está lá ninguém... e também posso ser multado (pouco provável, já que policia nas estradas = zero).

                    Comentário


                      pois, mas lá está, na estrada não se pode partir de suposições. Os carros têm retrovisores do lado direito tambem por alguma razão. Eu, por exemplo, quando efectuo uma ultrapassagem, antes de me meter novamente na via onde ia olho sempre pelo retrovisor direito de modo a verificar se tenho distancia suficiente do veiculo ultrapassado para me meter, não fosse assustar alguem por causa disso. Não custa nada confirmar as coisas, é quase instintivo aliás.
                      O triste disto tudo, no entanto, é alguém, por um simples descuido como esse ter ficado sem a propria vida

                      Comentário


                        sabes lá se foi assim tão descuidado?

                        - olhas para o espelho e não vem ninguém.
                        - inicias a manobra
                        - nessa altura aparece um carro a alta velocidade a ultrapassar pela direita o carro que está atras. como vinha também pela faixa do meio, não era visivel no espelho.
                        - desvias-te para evitar o acidente e despistas-te.

                        pode ter sido azelhice ou não. mas há um principio base que se fosse respeitado, não teria havido acidente. é proibido passar pela direita!

                        Comentário


                          mas atenção, essa situação é muito mais grave. Isso eu nunca faço, é uma "verdadeira" ultrapassagem pela direita. É pôr de facto a vida dos outros em perigo.

                          pensem é nisto: mudar para uma via à direita é sempre mais fácil e seguro que para uma à esquerda... Depois abordem esta questão como quiserem...

                          E agora vou dormir qe já passa bastante da hora [:P]

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                            sabes lá se foi assim tão descuidado?

                            - olhas para o espelho e não vem ninguém.
                            - inicias a manobra
                            - nessa altura aparece um carro a alta velocidade a ultrapassar pela direita o carro que está atras. como vinha também pela faixa do meio, não era visivel no espelho.
                            - desvias-te para evitar o acidente e despistas-te.

                            pode ter sido azelhice ou não. mas há um principio base que se fosse respeitado, não teria havido acidente. é proibido passar pela direita!
                            Ainda hoje passei por uma situação de "ia sendo mas não fondo" acidente... O c***** à minha frente (não tem outro nome, ou se tiver só pode ser pior) na faixa da esquerda na A2 vinha a 90 com as 2 faixas + à direita livres!!!! [8][8][8][8] (devia ser alergia às faixas mais à dtª) Aproximei-me dele, reduzi para os tais 90 e andei um bocado atrás dele (não sou de dar cortes de luzes). Quando me fartei lá lhe dei um toque de máximos. Ele apercebeu-se e tá de desviar para a direita, sem piscas (esse acessório que se faz pagar ao peso do ouro... DASSE USEM ESSA m****!!!) e no momento em que ele se começa a desviar aparece um lançado pela faixa do meio (O nome a dar a este é FDP, a mãezinha dele que me perdoe,mas pessoas assim não merecem que lhes chamem outra coisa). Nem eu dei por ele. Lá teve o homemzinho (ou mulherzita, não vi pq era noite) de puxar o carro para a esquerda outra vez. Mas acham que ele se limitou a corrigir a trajectória do carro??? NÃÃÃÃ... Nada disso... Teve que pregar o pedal do travão ao chão do carro. Conclusão, deixei metade do rasto dos Uniroyal no piso da A2... Se pudesse, matava-o ali (a ele e ao outro que o passou pela dtª), mas graças a bons reflexos meus (e do outro que vinha atrás) não passou de um susto mesmo...

                            E são assim, os condutores deste país (onde eu me incluo e duvido muito que ninguém por aqui faça asneiras, se bem que é essa a ideia que passa a quem lê o fórum)....

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por xicos perto



                              Epa... eu na situação 2 continuo... não vou dar a volta ao bilhar grande só para ultrapassar...

                              Se estou na faixa da direita, mas a andar mais rapido que o gajo da esquerda, continuo na direita... eu vou bem, ele é que não. Eu vou a "passar" não vou a ultrapassar ninguem pois não estou a alterar o meu comportamento em nada para poder passar por ele, eu vou apenas mais rapido.

                              Não considero isso uma ultrapassagem, mas sim, apenas "passar por".

                              Agora no caso dos amigos do carlos... o carro ia a "passar" ou a "ultrapassar"? Acho que ninguem sabe responder a isso agora e não vale a pena estar a dissecar o assunto R.I.P

                              Comentário


                                deleted

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por joao

                                  Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

                                  O que é triste é que a polícia não fiscalize as pessoas que não circulam encostadas à direita. Este é um excelente exemplo de como esse tipo de atitudes pode causar acidentes. E sim causar, porque se logo de início ele tivesse retomado a direita nada aconteceria muito provavelmente!

                                  É pena é que continuem a haver pensamentos de que a faixa da direita é para carros lentos ou camiões, ou de que é perigoso fazer mudanças de fila.
                                  Não é uma questão de imaginação, mas de interpretar a lei.;)

                                  Se estiveres a circular numa estrada paralela a uma outra, e se fores mais rápido que os carros que circulam nessa segunda estrada, estás a ultrapassar alguém?

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                    segundo o código da estrada, em AE só se pode passar pela direita quando há situação de transito compacto e a fila da direita anda mais depressa que a da esquerda.
                                    tudo o que fugir a esta situação é ilegal.
                                    Talvez fosse interessante esclarecer o que é trânsito compacto, porque pode estar sujeito a inumeras interpretações.;)

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por jcpr

                                      citação:Originalmente colocada por joao

                                      Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

                                      O que é triste é que a polícia não fiscalize as pessoas que não circulam encostadas à direita. Este é um excelente exemplo de como esse tipo de atitudes pode causar acidentes. E sim causar, porque se logo de início ele tivesse retomado a direita nada aconteceria muito provavelmente!

                                      É pena é que continuem a haver pensamentos de que a faixa da direita é para carros lentos ou camiões, ou de que é perigoso fazer mudanças de fila.
                                      Não é uma questão de imaginação, mas de interpretar a lei.;)

                                      Se estiveres a circular numa estrada paralela a uma outra, e se fores mais rápido que os carros que circulam nessa segunda estrada, estás a ultrapassar alguém?
                                      Obviamente que estás a ultrapassar... ainda não consegui compreender como é que o pessoal que afirma que para ultrapassar é necessário ficar mesmo à frente do veículo ultrapassado pensa que é essa a correcta interpretação de ultrapassagem.
                                      Ultrapassar é passar à frente de alguém, não é ficar perfeitamente alinhado à frente de alguém! Então se o veículo A depois de ultrapassar o veículo B nunca ficar 100% alinhado com o veículo B, segundo a vossa teoria ele nunca ultrapassou, porque para todos os efeitos não ficou colocado mesmo à frente de B.
                                      Seja como for, não vejo a necessidade de debatermos este assunto mais vezes... como um colega forunista já disse há umas mensagens atrás, o outro tópico tem excertos do código, recomendações da DGV e da PSP (ou GNR, já não me recordo) e todas indicam uma verdade incondicional: esta manobra que tentam desculpar dizendo que não é ultrapassagem é na realidade ultrapassagem!

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                        citação:Originalmente colocada por joao

                                        Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

                                        (...)
                                        E disse tudo! [^]
                                        Uma coisa é "ultrapassagem" outra é "execução da manobra de ultrapassagem".
                                        Gostava de ver um destes colegas a contestar uma coima por ultrapassagem pela direita... Com os argumentos que apresentam, voltavam para um escola de condução rapidinho!

                                        Obrigação de frequência de acções de formação rodoviária de x em x anos precisa-se! [|)]
                                        Se experimentasse ler o código antes de opinar, talvez fizesse melhor.

                                        Concordo plenamente com a ultima afirmação.

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por gemeop

                                          quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                          x2

                                          E ainda passo por eles, olho, e encolho os ombros como quem diz: entao? és parvo ou que? [8]

                                          E nas rotundas qd circulo por dentro e quero sair, mas tenho la o parvito a circular por fora, buzino sempre com antecedencia(depois de ja ter topado que n vou conseguir sair) para ficarem todos a olhar para aquele mer**.

                                          Nem me chateio, so gosto de chamar a atenção para as porcarias que fazem e ver se a pessoa se envergonha...

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por nfh

                                            citação:Originalmente colocada por jcpr

                                            citação:Originalmente colocada por joao

                                            Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

                                            O que é triste é que a polícia não fiscalize as pessoas que não circulam encostadas à direita. Este é um excelente exemplo de como esse tipo de atitudes pode causar acidentes. E sim causar, porque se logo de início ele tivesse retomado a direita nada aconteceria muito provavelmente!

                                            É pena é que continuem a haver pensamentos de que a faixa da direita é para carros lentos ou camiões, ou de que é perigoso fazer mudanças de fila.
                                            Não é uma questão de imaginação, mas de interpretar a lei.;)

                                            Se estiveres a circular numa estrada paralela a uma outra, e se fores mais rápido que os carros que circulam nessa segunda estrada, estás a ultrapassar alguém?
                                            Obviamente que estás a ultrapassar... ainda não consegui compreender como é que o pessoal que afirma que para ultrapassar é necessário ficar mesmo à frente do veículo ultrapassado pensa que é essa a correcta interpretação de ultrapassagem.
                                            Ultrapassar é passar à frente de alguém, não é ficar perfeitamente alinhado à frente de alguém! Então se o veículo A depois de ultrapassar o veículo B nunca ficar 100% alinhado com o veículo B, segundo a vossa teoria ele nunca ultrapassou, porque para todos os efeitos não ficou colocado mesmo à frente de B.
                                            Seja como for, não vejo a necessidade de debatermos este assunto mais vezes... como um colega forunista já disse há umas mensagens atrás, o outro tópico tem excertos do código, recomendações da DGV e da PSP (ou GNR, já não me recordo) e todas indicam uma verdade incondicional: esta manobra que tentam desculpar dizendo que não é ultrapassagem é na realidade ultrapassagem!
                                            nfh,

                                            por favor lê o que eu escrevi. Eu falei em duas estradas, não duas faixas.;)

                                            Duas estradas paralelas. Eu se for na A1 na zona de santa iria, estou a ultrapassar o pessoal todo da nacional 10?

                                            Comentário


                                              Na minha opinião, trânsito compacto é o estipulado pelo Artº 15 do código de estrada.

                                              "1—Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito
                                              no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade
                                              da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem
                                              destinada a esse sentido, estando a velocidade de
                                              cada um dependente da marcha dos que o precedem"

                                              Estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem...

                                              Tomando como exemplo o caso da situação B no boneco do xicos perto



                                              Temos duas hipóteses:

                                              Hip 1 - Considera-se ultrapassagem.
                                              Hip 2 - Não se considera ultrapassagem.

                                              Se a Hip 2 fosse a correcta, não havia infracção.

                                              Caso contrário, como se parte da hipótese de que o carro verde ultrapassa o vermelho, podemos afirmar que o carro verde vai mais rápido que o vermelho.

                                              Pois bem, dado que a ultrapassagem pela direita é uma infracção, o carro verde teria que abrandar, vendo a sua velocidade dependente da marcha do veículo que o precede. Isto é a definição de trânsito compacto.

                                              Pelo artigo 42 do código de estrada

                                              "Nos casos previstos nos n.os 2 e 3 do artigo 14.o e
                                              no artigo 15.o, o facto de os veículos de uma fila circularem
                                              mais rapidamente que os de outra não é considerado
                                              ultrapassagem para os efeitos previstos neste
                                              Código.
                                              "


                                              É assim que eu vejo estas situações. E espero que as pessoas continuem este tópico num clima de harmonia e saudavel convivencia, sem comentários infelizes sobre a imaginação ou inteligência dos outros membros, como se fossem donos da verdade.

                                              Exprimam a vossa opinião de maneira salutar.;)

                                              Comentário


                                                detesto ultrapassar pela direita, mas por vezes tem mesmo de ser. chateia-me qd as pessoas vao na faixa do meio (no caso de vias rapidas com 3 faixas) e eu ser obrigado a ultrapassar pela esquerda pra dp voltar a direita. é mesmo chato isso, e pode originar acidente por incrivel k pareça.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                                  citação:Originalmente colocada por tonyV

                                                  citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                                  citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                                  citação:Originalmente colocada por gemeop

                                                  quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                                  [:0][8]

                                                  Sem comentários possíveis![8)]
                                                  n sejas parvo...
                                                  O que se pode fazer a gente que pensa assim... realmente é impossível fazer um comentário sério!![8][8]
                                                  Vocês desculpem lá, mas não estou a ver onde está o espanto nesta afirmação. Eu sempre que ando na A25 direcção Aveiro-Viseu, apanho várias subidas com 3 faixas e é muito raro aparecer alguém à direita (só os camiões), os poucos carros que vejo andam quase todos no meio. Eu entendo que não devo andar a saltar 2 faixas para lá e outras 2 para voltar à mão, considero isso mais perigoso do que continuar na faixa da direita, tendo sempre em mente que o indivíduo no preciso momento em vamos a passar/ultrapassar pode resolver encostar à direita (este fenómeno devia ser estudado; é que nem é antes nem depois de passarmos é no momento em estamos a passar/ultrapassar). Agora há aquelas pessoas que teimam em andar no meio, eu teimo em andar o mais à direita possível, é uma mania como outra qualquer.
                                                  Se todos fossemos a pensar assim então vais valia queimar o Código da Estrada e cada um fazia o que lhe parecia bem... Eu acho o meu carro muito seguro então posso andar a 250km/h, como nas bermas não circulam carros eu acho por bem ultrapassar por aí, entre outras....
                                                  Se existem regras temos de segui-las e não andar a inventar e a fazer o que nos parece bem!

                                                  É claro que se toda a gente cumprisse o que está estipulado sobre circular na faixa mais à direita a questão nem se punha, mas esses também devem pensar que é mais seguro circular na faixa do meio ou na da esquerda....

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Asterix

                                                    só agora reparei que eras o autor deste tópico e li a historia relatada por ti no inicio (pensava que se tratava de um outro topico em que isto ja tinha sido discutido). Lamento a morte do senhor e o sofrimento da família mas a verdade é que nao tens que ver quem ia na direita como o mau da fita.
                                                    Vê isto por outra perspectiva. Imagina que um carro vai na via do meio a 70 km/h, tu vais a 100 na via da direita. Vês o carro no meio e para cumprir o código passas duas faixas com a devida precaução para te mteres na esquerda. De repente, vês um maluco - e não são tão poucos quanto isso - a circular a 200 à hora atrás de ti e a pressionar-te. O que é que fazes? Tentas acelerar o ritmo da ultrapassagem e se te assustares demasiado (isso depende da pessoa tb) pode resultar daí até um acidente semelhante ao que contas no inicio, com iguais ou mais vitimas.
                                                    Com isto não quero dizer que ando a 100 km/h, isso nao interessa para o caso, mas expus a pior situação para veres no quão arriscado se pode tornar tb uma ultrapassagem pela esquerda nessas condições. Já sabemos que nas auto-estradas o maior perigo está na diferença de velocidades, por isso quanto menos complicarmos nas situações melhor.
                                                    Espero que tenha feito ver o meu ponto de vista e o outro lado da questão...
                                                    Repara, eu coloquei no tópico a situação tal como ele se passou, de modo isento. Mais para chamar a situação para situações em que às vezes os que transgredimos (eu incluído) pode ter consequências nefastas, independentemente de quem é a culpa.

                                                    Especialmente porque os cemitérios estão cheios de gajos com razão.

                                                    Reagi na página anterior ao post de um user que além de emitir juizos de valor sobre uma situação trágica, o faz de um modo descuidado, diria mesmo e sem objectivo de o ofender, ignorante.

                                                    Basta ler o que ele escreveu para se ficar boquiaberto...

                                                    Bom, mas quanto ao resto, claro que temos de saber reagir de acordo com as circunstâncias. AGora ando mais calminho, e apanho com os gajos que vêm na broa e eu a ultrapassar. Travam em cima de um gajo, acendem os faróis, mas pronto não podemos partir do princípio de que iremos dar lições a todos. Um dia as coisas correm mal...

                                                    Claro que já apanhei gajos a mais de 200 nas costas... Claro que já reagi, claro que já fiz burradas, e já fiz coisas divertidas.

                                                    Mas é preciso ter muito cuidado. É só isso que quero transmitir.

                                                    Comentário


                                                      o que eu acho é que ha gente que insiste em não usar os espelhos, mas continua a passar por optimo condutor.

                                                      independentemente de se mudar de faixa para a direita ou esquerda, o espelho está lá para ser usado e quem circula na outra faixa, mesmo que vá a cometer 5000 ilegalidades, continua a ter prioridade.

                                                      o facto de um condutor ir a cometer 1, 2 ou 50 ilegalidades não nos dá direito ou dever de cometer SEQUER UMA! é controverso mas é mesmo a realidade.

                                                      Comentário


                                                        Como este caso vai a tribunal para processar criminalmente o autor desta situação, que entretanto foi identificado, e como sei que o Juiz se irá cingir à lei, acho que nem vale a pena andarmos aqui a falar de bugalhos.

                                                        Já agora, quem é que falou em 3 faixas? [8D]

                                                        Comentário


                                                          Já agora pessoal,

                                                          Que raio de rails temos, que cedem ao impacto e que não conseguem impedir que o veículo invada a outra faixa?

                                                          É normal isso acontecer nos rails?

                                                          Comentário


                                                            2, 3 ou 50. quando se muda de faixa em AE, seja para onde for e seja qual for a faixa de origem, perde-se [u]SEMPRE</u> prioridade.

                                                            quando se termina uma ultrapassagem, olha-se SEMPRE para o espelho para verificar que o espaço que vamos ocupar está vazio. são alguns dos habitos que se ensinam nas escolas de conduçao, mesmo nas portuguesas.

                                                            se ultrapassou pela direita, pois bem, é ilegal, pagará a multa em conformidade. a causa do acidente foi outra.

                                                            Comentário


                                                              Depende da força do impacto.

                                                              Força essa determinada pela velocidade, peso da viatura e incidência do impacto.

                                                              Noutro dia, vinha na A3 para o Porto e um barreira de rails toda destruída e pelos carros presentes nem deu para perceber como. Ainda espreitei para ver quem é que tinha saído da AE, mas não vi nada.

                                                              A má/deficiente manutenção das mesmas em caso de acidentes também deve ajudar. Quantas vezes vemos as equipas de manutenção a substituir as partes horizontais, sem fazer nada em relação às estacas de suporte.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X