Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por jcpr

    Já agora pessoal,

    Que raio de rails temos, que cedem ao impacto e que não conseguem impedir que o veículo invada a outra faixa?

    É normal isso acontecer nos rails?
    as estradas sao boas, os espelhos até deveriam ser opçao ja que nao servem para nada, o problema é a ultrapassagem pela direita.

    é uma prova em como ha ai muita gente a brincar com esta coisa da sinistralidade. um rail adequado, bem montado e mantido, tem capacidade para impedir que um veiculo a velocidade legal passe para a faixa contraria. mas disso é melhor não falar, dá azia a alguns[8)]

    Comentário


      Carlos L., aposto que ele não foi a 120kmh contra o rail a um angulo proximo de 90º em relaçao ao rail;) nessa situaçao provavelmente nem as barreiras de cimento conseguem evitar.

      talvez seja do interesse da familia determinar as causas da quebra do rail. uma morte e 3 feridos muito provavelmente teriam sido salvos caso o rail tivesse cumprido a sua funçao.
      é um bocado incerto, porque poderiam ser abalroados por outro que vinha atras e morrido todos...da mesma forma que poderiam não bater em mais nada e sair do carro pelo proprio pé.
      de qualquer das formas, ha que lutar para que acidentes destes não se repitam! seja pelas ultrapassagens pela direita, seja pela incapacidade de usar espelhos, seja pela ineficacia dos rails.

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por xicos perto

        Uma ultrapassagem é considerada como tal, qdo temos que fazer um desvio do carro que nos precede.
        Um exemplo:

        A situação A é considerada uma ultrapassagem, na situação B não.
        Poderia ainda haver uma situação C, no caso de o condutor da viatura simbolizada com rectangulo verde fazer o desvio pela direita e regressar a esquerda, que tambem seria considerada uma ultrapassgem.

        Mas, claro que como andamos centenas nas estrada e nem todos tem a mesma maneira de ver as coisas, o ideal é olhar sempre e varias vezes para os espelhos e jogar a defesa, é preferivel não mudar de faixa de rodagem do que arriscar um choque, o que é exactamente o contrario do que se vê por essas estradas fora.
        Mtas vezes vamos perto do carro da frente em trafego compacto e mesmo assim de vez em quando aparece alguem que se mete, isso é arriscar uma batidela por trás.
        o carro vermelho so vai a infringir se for a cima do limite de velocidade 120km/h logo se não for quem vai a infringir é o verde que deveria circular na faixa da direita, pois não está a ultrapassar ninguem, nem o transito está condicionado...

        Comentário


          n tas a ver o desenho ao contrario? o transito na figura é no sentido para cima.

          Comentário


            Elise, repara no post inicial. E na intenção do mesmo.

            Como é hábito por aqui, e podes ver ao longo destas 4 páginas, muita gente opina sem estar dentro do objectivo do tópico e muito menos do seu conteúdo mais próximo.

            Não sei, nem faço a mínima idéia quanto tempo permaneceu na faixa da esquerda depois de ter feito a ultrapassagem. Não faço idéia, tu também não a não ser que tenhas outros dotes, se ele olhou pelos espelhos para se certificar se podia regressar à faixa de origem. Eu não sei se os rails estavam bons ou maus, ou sequer se existiam, ou se acertou no último bocadinho de rail que existe na A2 a separar as vias, ou porque não ficou dentro da vala.

            Sei que uma pessoa morreu porque se assustou ao deparar-se com alguém que o estava a ultrapassar pela direita. Não sei se estava ao lado, à frente, atrás, muito atrás. As testemunhas, segundo a família, indicaram que o outro estava a praticar uma condução agressiva e como indício é suficiente.

            Se vens falar de coisas que sabes, por mim tudo bem. É bom as pessoas aprenderem mais um pouco. Agora se estás a fazer as afirmações que fazes em suposições, já sabes o que penso sobre isso.

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por jcpr

              citação:Originalmente colocada por joao

              Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

              O que é triste é que a polícia não fiscalize as pessoas que não circulam encostadas à direita. Este é um excelente exemplo de como esse tipo de atitudes pode causar acidentes. E sim causar, porque se logo de início ele tivesse retomado a direita nada aconteceria muito provavelmente!

              É pena é que continuem a haver pensamentos de que a faixa da direita é para carros lentos ou camiões, ou de que é perigoso fazer mudanças de fila.
              Não é uma questão de imaginação, mas de interpretar a lei.;)

              Se estiveres a circular numa estrada paralela a uma outra, e se fores mais rápido que os carros que circulam nessa segunda estrada, estás a ultrapassar alguém?
              MAs queres dizer estradas ou faixas??

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                Elise, repara no post inicial. E na intenção do mesmo.

                Como é hábito por aqui, e podes ver ao longo destas 4 páginas, muita gente opina sem estar dentro do objectivo do tópico e muito menos do seu conteúdo mais próximo.

                Não sei, nem faço a mínima idéia quanto tempo permaneceu na faixa da esquerda depois de ter feito a ultrapassagem. Não faço idéia, tu também não a não ser que tenhas outros dotes, se ele olhou pelos espelhos para se certificar se podia regressar à faixa de origem. Eu não sei se os rails estavam bons ou maus, ou sequer se existiam, ou se acertou no último bocadinho de rail que existe na A2 a separar as vias, ou porque não ficou dentro da vala.

                Sei que uma pessoa morreu porque se assustou ao deparar-se com alguém que o estava a ultrapassar pela direita. Não sei se estava ao lado, à frente, atrás, muito atrás. As testemunhas, segundo a família, indicaram que o outro estava a praticar uma condução agressiva e como indício é suficiente.

                Se vens falar de coisas que sabes, por mim tudo bem. É bom as pessoas aprenderem mais um pouco. Agora se estás a fazer as afirmações que fazes em suposições, já sabes o que penso sobre isso.
                Portanto acabas de confesar que sabes tanto do sucedido como nós? Ou seja, acabas de dizer mal nem mais nem menos do que aquilo que tens dito e feito? É que pelos vistos tens "assumido" tanto ou mais como qualquer outro, e como o caso te é próximo e provavelmente estarás revoltado e negas-te a reconhecer que existe tantas probabilidades de o acidente ter tido origem no outro condutor como no teu amigo.

                É que temos de ser sérios, estas coisas não são para brincadeiras, se:

                - O teu amigo estava a acabar uma ultrapassagem e de repente vem um lançado a alta velocidade na faixa da direita.
                - O teu amigo ía na boa na faixa da esquerda por ser mais cómodo e um impaciente lembrou-se de passar pela direita.

                faças as contas que fizeres, as situações não são as mesmas, numa das situações o culpado é um, noutra das situações, o culpado é outro.

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por jcpr

                  Na minha opinião, trânsito compacto é o estipulado pelo Artº 15 do código de estrada.

                  "1—Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito
                  no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade
                  da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem
                  destinada a esse sentido, estando a velocidade de
                  cada um dependente da marcha dos que o precedem"

                  Estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem...

                  Tomando como exemplo o caso da situação B no boneco do xicos perto


                  Temos duas hipóteses:

                  Hip 1 - Considera-se ultrapassagem.
                  Hip 2 - Não se considera ultrapassagem.

                  Se a Hip 2 fosse a correcta, não havia infracção.

                  Caso contrário, como se parte da hipótese de que o carro verde ultrapassa o vermelho, podemos afirmar que o carro verde vai mais rápido que o vermelho.

                  Pois bem, dado que a ultrapassagem pela direita é uma infracção, o carro verde teria que abrandar, vendo a sua velocidade dependente da marcha do veículo que o precede. Isto é a definição de trânsito compacto.
                  Em que te baseias para fazer essa afirmação?

                  Comentário


                    eu nao ultrappasso pela direita,apenas circulo nessa via. se aparecer um carro àminha frente entao sim.agora ultrapassar nao. mas há muita gente que anda a passear e a fazer corridas pelos dois lados opostos das vias.

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                      Elise, repara no post inicial. E na intenção do mesmo.

                      Como é hábito por aqui, e podes ver ao longo destas 4 páginas, muita gente opina sem estar dentro do objectivo do tópico e muito menos do seu conteúdo mais próximo.

                      Não sei, nem faço a mínima idéia quanto tempo permaneceu na faixa da esquerda depois de ter feito a ultrapassagem. Não faço idéia, tu também não a não ser que tenhas outros dotes, se ele olhou pelos espelhos para se certificar se podia regressar à faixa de origem. Eu não sei se os rails estavam bons ou maus, ou sequer se existiam, ou se acertou no último bocadinho de rail que existe na A2 a separar as vias, ou porque não ficou dentro da vala.

                      Sei que uma pessoa morreu porque se assustou ao deparar-se com alguém que o estava a ultrapassar pela direita. Não sei se estava ao lado, à frente, atrás, muito atrás. As testemunhas, segundo a família, indicaram que o outro estava a praticar uma condução agressiva e como indício é suficiente.

                      Se vens falar de coisas que sabes, por mim tudo bem. É bom as pessoas aprenderem mais um pouco. Agora se estás a fazer as afirmações que fazes em suposições, já sabes o que penso sobre isso.
                      eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.

                      o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.

                      de facto não sei quanto tempo esteve no campo de visao dele, nem sei se ele olhou ou nao, mas é um facto inegavel que um veiculo só se torna "invisivel" se vier de tal forma rapido que os outros, dentro de um intervalo de tempo aceitavel, não é capaz de o ver.

                      entre o olhar para o espelho, por pisca, olhar de novo e efectuar a manobra decorrem, para um condutor habilitado, até 5s.
                      se ele efectuou a manobra desta forma, ha um intervalo bem pequeno entre a 2ª vez que ele olha para o espelho (não vê carro) e inicia a manobra! 1 ou 2s...ok, va la, os tais 5s. qual a velocidade a que o outro teria que circular para, em 5s, passar de "invisivel" aos olhos do teu conhecido a estar lado a lado com ele?

                      os carros que conheço que fazem isso, ao utilizar performances desse gabarito, fazem barulho suficiente para serem bem audiveis.

                      se dizes que ele se assustou, so ha mesmo 3 hipoteses:
                      - olhou e o carro não estava lá
                      - olhou, estava lá, e ele não reparou
                      - não olhou
                      qualquer outra hipotese não está ligada a uma situaçao de susto.

                      só a 1ª é que implica responsabilidade para o outro condutor, embora seja dificil de provar.

                      não assisti ao acidente, tu ja confessaste que tb nao, por isso estamos a jogar no desconhecido. eu tenho o habito de deixar TODAS as hipoteses em aberto e "pensar" um pouco sobre todas elas, [u]sem preconceitos</u>. sao hipoteses, foi uma delas, como pode ser outra que nenhum de nós está a "ver".

                      uma investigaçao SERIA E ISENTA ao acidente permite, na maioria dos casos, chegar a uma conclusao sobre QUASE TODOS os factos (rails, eficiencia dos sistemas de protecçao do veiculo, falha tecnica de algum veiculo, etc). Portugal ja tem meios para fazer essa investigaçao. foi feita? foi MESMO isenta?

                      é do interesse dos teus conhecidos EXIGIR que ela seja feita, apesar de agora ja ser bastante tarde.

                      a A2 está toda (ou quase) protegida por rails. sao novos. se um carro mesmo assim passou para o lado contrario e chocou de frente com outro, alguem será responsavel por isso...e não é nenhum dos condutores.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                        Elise, repara no post inicial. E na intenção do mesmo.

                        Como é hábito por aqui, e podes ver ao longo destas 4 páginas, muita gente opina sem estar dentro do objectivo do tópico e muito menos do seu conteúdo mais próximo.

                        Não sei, nem faço a mínima idéia quanto tempo permaneceu na faixa da esquerda depois de ter feito a ultrapassagem. Não faço idéia, tu também não a não ser que tenhas outros dotes, se ele olhou pelos espelhos para se certificar se podia regressar à faixa de origem. Eu não sei se os rails estavam bons ou maus, ou sequer se existiam, ou se acertou no último bocadinho de rail que existe na A2 a separar as vias, ou porque não ficou dentro da vala.

                        Sei que uma pessoa morreu porque se assustou ao deparar-se com alguém que o estava a ultrapassar pela direita. Não sei se estava ao lado, à frente, atrás, muito atrás. As testemunhas, segundo a família, indicaram que o outro estava a praticar uma condução agressiva e como indício é suficiente.

                        Se vens falar de coisas que sabes, por mim tudo bem. É bom as pessoas aprenderem mais um pouco. Agora se estás a fazer as afirmações que fazes em suposições, já sabes o que penso sobre isso.
                        eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.

                        o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.
                        nesta tenho de concordar com o elise. usar os espelhos correctamente nao é usar de vez em quando para fazer manobras ou mudar de faixa. quem usa os espelhos principalmente em AE esta sempre a olhar para os mesmos e a ver carros q se aproximam mesmo a varias centenas de metros para tentar prever algum imprevisto. costumo dizer q em AE quase olho mais para os tres espelhos q para o vidro da frente.

                        Comentário


                          deleted

                          Comentário


                            [8][8]Isso acontece muitas vezes e nunca vai acabar, depois coitado das pessoas k sofrem com isto, enfim é triste.[8][8][8][8][8]

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por jcpr
                              [...]
                              nfh,

                              por favor lê o que eu escrevi. Eu falei em duas estradas, não duas faixas.;)

                              Duas estradas paralelas. Eu se for na A1 na zona de santa iria, estou a ultrapassar o pessoal todo da nacional 10?
                              Ooops, já percebi . Bem, esse caso é completamente diferente, pois não faz sentido sequer falar em ultrapassagem quando são estradas diferentes.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                Este assunto já foi mais do que debatido num outro tópico onde constam recomendações da DGV, artigos do Código da Estrada e respectiva explicação é como seria de esperar não é permitido ultrapassar pela direita!

                                A teoria do " é passar, não ultrapassar", desculpem lá meus amigos, mas isso do passar simplesm,ente não existe no Código!!!

                                Infelizmente este caso demonstra perfeitamente porque é proibido ultrapassar pela direita. É claro que se originalmente o teu conhecido tivesse cumprido o Código e efectuasse uma correcta ultrapassagem possivelmente tal desgraça não teria acontecido, mas isso são suposições e não interessam...

                                Moral desta triste história.... Cumpram o Código!!!!!!!

                                1-Ultrapassar é pela esquerda!!

                                2- Circular sempre pela faixa mais à direita, usando apenas as faixas da esquerda para ultrapassar e retornar de imediato à faixa mais à direita!

                                Talvez assim se possam evitar este tipo de tragédias
                                Eu recordo-me desse tópico e coloquei lá uma questão que curiosamente ninguém me respodeu pelo que faço-o novamente aqui:

                                Porque é que uma ultrapassagem pela direita é mais perigosa do que uma ultrapassagem pela esquerda?

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                  citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                  Este assunto já foi mais do que debatido num outro tópico onde constam recomendações da DGV, artigos do Código da Estrada e respectiva explicação é como seria de esperar não é permitido ultrapassar pela direita!

                                  A teoria do " é passar, não ultrapassar", desculpem lá meus amigos, mas isso do passar simplesm,ente não existe no Código!!!

                                  Infelizmente este caso demonstra perfeitamente porque é proibido ultrapassar pela direita. É claro que se originalmente o teu conhecido tivesse cumprido o Código e efectuasse uma correcta ultrapassagem possivelmente tal desgraça não teria acontecido, mas isso são suposições e não interessam...

                                  Moral desta triste história.... Cumpram o Código!!!!!!!

                                  1-Ultrapassar é pela esquerda!!

                                  2- Circular sempre pela faixa mais à direita, usando apenas as faixas da esquerda para ultrapassar e retornar de imediato à faixa mais à direita!

                                  Talvez assim se possam evitar este tipo de tragédias
                                  Eu recordo-me desse tópico e coloquei lá uma questão que curiosamente ninguém me respodeu pelo que faço-o novamente aqui:

                                  Porque é que uma ultrapassagem pela direita é mais perigosa do que uma ultrapassagem pela esquerda?


                                  Essa questão não se coloca porque a legislação simplesmente proibe ultrapassagens pela direita, é taõ simples quanto isso.

                                  Por esse ponto de vista acabariamos por questionar o Código todo, por exemplo, porque é que são os que se apresentam pela direita que têm prioridade e não os da esquerda?

                                  É claro que se estabeleceram algumas excepções com destaque para a situação em que circulamos numa situação de trânsito compacto, que obviamente não é o que já aqui disseram que se seguires atrás de outro carro que circula mais devagar já é trânsito compacto....

                                  Comentário


                                    Nuno, isso é resposta de político, falaste e não disseste nada.:D

                                    A minha pergunta não é retórica, é apenas a procura de algum pormenor que me tenha escapado nas reflexões que faço sobre esta velha questão das ultrapassagens pela direita, espero (e reafirmo que estou a ser sincero, não é ironia de modo algum) que algum dia alguém me convença que uma ultrapassagem pela direita é mais perigosa do que pela esquerda, nesse dia mudo a minha forma de actuar nessas situações e em vez de seguir na minha vidinha na faixa da direita como manda o CE passo a fazer slalom de duas faixas para a esquerda e outras tantas para a direita.

                                    Em relação ao questionar o CE, eu acho que se deve questionar, as leis devem mudar com a sociedade, leis que eram ajustadas há 20 anos são desajustadas agora e as de hoje que nos parecem boas estarão obsoletas daqui a 20 anos. É por isso que se fazem referendos sobre o aborto, a eutanásia, a pena de morte por esse mundo fora.

                                    Há 20 ou 30 anos atrás ainda existiam muitos carros a circular sem retrovisor no lado direito, hoje como sabes isso já não é verdade, o que me leva precisamente a questionar o CE e a achar pertinente uma alteração dessa lei. Puna-se os infractores que não circulam pela direita e que quando mudam de faixa não usam os espelhos de forma a precaver uma situação de acidente. Como já foi dito por outros users neste tópico, a ultrapassagem pela direita é resultado de uma primeira infracção de quem vai no meio com a direita livre.

                                    Comentário


                                      Se fosse permitido ultrapassar por qualquer um dos lados já imaginaste a confusão que não era?? Daí a ultrapassagem só ser permitida pela esquerda.

                                      Além do que se todos cumprissem a regra de circular na faixa mais à esquerda a questão nem se colocava.

                                      Infelizmente todos conhecemos aqueles chicos espertos que circulam pela faixa do meio ou agarrados à esquerda, mas isso não é desculpa para quebrar mais uma regra e ultrapassar pela direita, até porque muitas vezes esses condutores que circulam no meio vão apenas distraidos e depois o resultado pode ser o relatado neste tópico.

                                      Além disso essa teoria de ser perigoso ultrapassar esses carros pela esquerda para mim não cola. Faço imensa vezes essa manobra e apesar de exigir atenção e cuidado não é necessariamente perigosa. Será tão perigosa como qualquer ultrapassagem normal em autoestrada.

                                      Mas mais uma vez repito que tudo isto seria evitado se houvesse civismo e todos circulassem na faixa mais à direita possível.

                                      Comentário


                                        Eu ontem vi este tópico e era pra responder, depois achei que nao e agora onde isto já vai....

                                        Em primeiro lugar lamento as vitimas, quer tenham culpa ou nao pagam um preço demasiado alto por um erro. Mas a estrada é assim, implacável e sem margem para falhas.

                                        Eu confesso-me praticante da ultrapassagem pela direita em certas circunstâncias, sei que nao será legal mas quando nao há outra alternativa.... como medida de segurança e talvez para apaziguar o meu próprio espírito ultrapasso com um diferencial de velocidade pequeno em relação aos outros automóveis para que no caso de por inspiração divina se lembrarem de mudar de faixa possam ver-me com antecedencia e nao serem de todo surpreendidos. Claro que se forem a dormir e a pensar na morte da bezerra, nem dao conta que estou ali mas pronto...

                                        Admitindo que é errado esse tipo de manobra, numa AE com duas faixas, nao vou ficar a "pastar" na faixa da direita porque algum tipo se lembra de ir a 100 na esquerda durante 50 kms e abrandando para os 90 quando passa por um TIR. Mantenho-me na direita na minha velocidade estável e uso a da esquerda para passar por outros mais lentos, voltando à direita quando possível.

                                        Quando fôr multado logo se vê como argumentarei a defesa. :D Ainda ontem fiz muito isto, já sabia que ia acontecer, é um problema crónico em certos sítios, todos juntinhos na esquerda e a direita completamente livre...


                                        Agora respondendo a isto:

                                        citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                        Porque é que uma ultrapassagem pela direita é mais perigosa do que uma ultrapassagem pela esquerda?
                                        A ultrapassagem pela direita é mais perigosa porque muita gente quando muda de faixa da esquerda-direita nao olha para os espelhos e/ou por cima do ombro. Parte-se do princípio que nao está lá ninguém entao o único que fazem é girar o volante. Depois sao apanhados de surpresa e assustam-se.

                                        No caso de mudar de faixa direita-esquerda todos (vá lá, quase todos [8]) olham pelos espelhos antes de iniciar a manobra e até colocam o pisca, sendo portanto mais fácil evitar acidentes nessa situação.

                                        Comentário


                                          Portanto a ultrapassagem pela direita só é perigosa porque muita gente conduz por presunção e não sabe o que anda a fazer na estrada. No fundo, não é uma manobra mais perigosa do que a ultrapassagem pela esquerda, as estradas é que andam cheias de autistas que só usam o espelho esquerdo, quando o usam. Não me parece que o problema seja da manobra em si.

                                          Já agora, ultrapassar pela esquerda um carro com volante á direita também será perigoso? [8)]

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                            Portanto a ultrapassagem pela direita só é perigosa porque muita gente conduz por presunção e não sabe o que anda a fazer na estrada. No fundo, não é uma manobra mais perigosa do que a ultrapassagem pela esquerda, as estradas é que andam cheias de autistas que só usam o espelho esquerdo, quando o usam. Não me parece que o problema seja da manobra em si.

                                            Já agora, ultrapassar pela esquerda um carro com volante á direita também será perigoso? [8)]
                                            epá nao compliques ;) tu perguntaste porquê. eu respondi :D:D. se é por causa dos erros dos outros condutores nao interessa, o facto é que é mais perigoso... nao pela dificuldade técnica da manobra mas pelo hábito ;)

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Duro

                                              citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                              Portanto a ultrapassagem pela direita só é perigosa porque muita gente conduz por presunção e não sabe o que anda a fazer na estrada. No fundo, não é uma manobra mais perigosa do que a ultrapassagem pela esquerda, as estradas é que andam cheias de autistas que só usam o espelho esquerdo, quando o usam. Não me parece que o problema seja da manobra em si.

                                              Já agora, ultrapassar pela esquerda um carro com volante á direita também será perigoso? [8)]
                                              epá nao compliques ;) tu perguntaste porquê. eu respondi :D:D. se é por causa dos erros dos outros condutores nao interessa, o facto é que é mais perigoso... nao pela dificuldade técnica da manobra mas pelo hábito ;)
                                              Mas eu tenho que complicar!:D Perante um condutor (?) que muda de faixa sem olhar para os espelhos eu tenho tanto medo de o ultrapassar pela esquerda como pela direita porque sei que a qualquer momento pode-se atirar para cima de mim. Perante um condutor que antes de mudar de faixa confere os espelhos eu já não tenho (tanto) medo porque sei que ele me vai ver a passar por ele, seja pela esquerda ou pela direita.

                                              Não querendo ser chato, uma ultrapassagem pela direita é tão perigosa como uma ultrapassagem pela esquerda, tudo depende de quem estamos a ultrapassar.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por nuno_leao


                                                Além disso essa teoria de ser perigoso ultrapassar esses carros pela esquerda para mim não cola. Faço imensa vezes essa manobra e apesar de exigir atenção e cuidado não é necessariamente perigosa. Será tão perigosa como qualquer ultrapassagem normal em autoestrada.
                                                Numa ultrapassagem normal tens que atravessar uma faixa apenas. Nessa situaçao aqui discutida tens que atravessar duas seguidas, certificares-te que não há ninguem a circular atrás mas nessas mesmas duas faixas que vais atravessar, tudo isto antes de te aproximares demasiado do carro que circula indevidamente.
                                                Continuas a achar que é a mesma coisa, que a segurança permanece igual?

                                                Ninguém me tira da cabeça que, nessas condições, é muito mais sensato permanecer na via da direita e passar o carro que vai no meio. Se me sentir apertado, ou o condutor pretender desviar-se para cima de mim sem olhar sempre tenho a buzina ou mesmo os travões. Mas se eles não tiverem a consciência que vão mal e não forem tb a gozar com os outros, também não vejo razão para se desviarem assim repentinamente para a direita.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por -

                                                  Enquanto não tiveres consciencia e admitires que o teu falecido amigo fez bem pior não vale a pena estares a tentar defende-lo...
                                                  Desculpa lá. Vai lá atrás e lê o que escreveste.

                                                  Comentário


                                                    infelizmente nao podemos deixar d passar despercedimos kd recebmos estas noticias, desde ja os meus pesames a familia em causa.

                                                    por outro lado, voltamos a bater na mm tecla, O NAO CUMPRIMENTO DO CODIGO DA ESTRADA, dou-vos um exemplo d algo k faço TODOS OS DIAS UTEIS.

                                                    utilizo o carro para m deslocar para lisboa em trabalho todos os dias, 2 viagens ir e vir. faço a travessia na ponte vasco da gama por ser mais comodo/rapido. o que s passa ali todos os dias e o seguinte:

                                                    conforme TODOS saiem das portagens teem tendencia a ir LOGO para a eskerda, ja m safei algumas vexes de acidentes por um "********", o k vai fazer com k a faixa da eskerda fike sobrelotada, entao eu geralmente vou na do meio (kd tenho camioes a circularem a direita) ou totalmente a direita. enkuanto eu circulo a uma velocidade entre 120 e os 130kms/h, velocidade essa mts vxs constante, acabo por ultrapassar nao so kem vai no meio mas mts vexes kem vai na eskerda e NUNCA troco d faixa para o fazer.

                                                    tudo isto pra vos dizer algo k todos nos temos k ter na estrada: CIVISMO e 2 olhos bem abertos.

                                                    cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                      eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.

                                                      o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.
                                                      ...
                                                      Tu podes afirmar o que quiseres. Não terás mais razão por causa disso. E como estás a supor, tudo bem. Afinal sempre estamos na fase da suposição.

                                                      O que tenho aqui afirmado, mantenho. Houve uma ultrapassagem pela direita em AE o que é ilegal. Se é mais ou menos ilegal do que olhar para os espelhos, não me parece que essa seja uma questão sequer discutível neste âmbito.

                                                      Percebe-se perfeitamente a intenção do legislador em proibir essa manobra, pois garante tranquilidade no retorno à faixa mais à direita.

                                                      Por acaso, eu tenho o hábito de olhar para o espelho do lado direito, apenas para verificar se e acontece por vezes, o gajo que está a ser ultrapassado não acelerou subitamente por se sentir picado ou coisa do género, mas é apenas uma mirada de circunstância.

                                                      E apesar de não haver certezas absolutas em nada deste mundo, a lei muitas das vezes serve precisamente para garantir a tranquilidade na circulação.

                                                      CLaro que a minha mãe já apanhou com um gajo que não parou num Stop e que se achava cheio de razão, o meu pai já apanhou um gajo num cruzamento onde tinha o semáforo verde, onde o outro alegou que sim, era verdade mas que mesmo assim quem passa num cruzamento deve tomar precauções, um amigo meu que ficou com o carro desfeito por numa via rápida VCI, estar a retomar a faixa central e de repente quem circulava na faixa da direita se atirou para cima dele, para se desviar de um gajo que entrou à papo-seco pela via de aceleração. Neste caso a gaja mentiu descaradamente a dizer que o meu amigo é que se meteu na faixa dela, mas valeu o testemunho de um condutor que vinha atrás e presenciou tudo.

                                                      Como vês, há gostos para tudo e mais preocupante ainda, pessoas que à partida têm sempre toda a razão.

                                                      E mais uma vez, porque parece que a mensagem entretanto se perdeu, ao reflectir sobre este assunto fiquei perturbado com os riscos que se correm ao ultrapassar pela direita. Vou deixar de o fazer.

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                        citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                                        citação:Originalmente colocada por joao

                                                        Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

                                                        (...)
                                                        E disse tudo! [^]
                                                        Uma coisa é "ultrapassagem" outra é "execução da manobra de ultrapassagem".
                                                        Gostava de ver um destes colegas a contestar uma coima por ultrapassagem pela direita... Com os argumentos que apresentam, voltavam para um escola de condução rapidinho!

                                                        Obrigação de frequência de acções de formação rodoviária de x em x anos precisa-se! [|)]
                                                        Se experimentasse ler o código antes de opinar, talvez fizesse melhor.

                                                        Concordo plenamente com a ultima afirmação.
                                                        Caro colega muito obrigada pela sugestão... desnecessária! [|)]
                                                        Desculpe a falta de modéstia, mas do "código da estrada" só me deve faltar memorizar o nº dos artigos que o constituem!
                                                        Regra geral, não tenho o hábito de "meter o nariz" naquilo que desconheço e opinar de modo a induzir os outros em erro.

                                                        Não vou distinguir novamente "ultrapassar" de "execução da manobra de ultrapassagem", até porque já o fiz num outro tópico com um título semelhante ao presente... Se estiver interessado, na área superior dispõe do botão "pesquisa"!

                                                        Como estamos num fórum e a opinião de cada um vale o que vale... Procure consultar um [u]bom</u> instrutor de condução ou até um examinador e coloque-lhe esta questão... Eu já o fiz! [|)]

                                                        Comentário



                                                          Vi no outro dia um Primera da BT a fazê-lo. Ia um gajo numa 320d E46 pela esquerda a uns 10 metros de alcançar o "ultrapassável" da direita, vai o BT pela direita e ao chegar à traseira do lentinho, manda-se para a frente da 320. Lamentável...

                                                          E as minhas condolências quanto ao sucedido.

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                            citação:Originalmente colocada por -

                                                            Enquanto não tiveres consciencia e admitires que o teu falecido amigo fez bem pior não vale a pena estares a tentar defende-lo...
                                                            Desculpa lá. Vai lá atrás e lê o que escreveste.
                                                            foi impressão minha ou o rudzer enganou-se na descrição direita/esquerda e por isso o seu post original deixou de fazer muito sentido?

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por Duro


                                                              foi impressão minha ou o rudzer enganou-se na descrição direita/esquerda e por isso o seu post original deixou de fazer muito sentido?
                                                              Foi. E era altura de o corrigir.

                                                              Além do mais assume logo quem é ou não culpado, facto perfeitamente irrelevante e irritante...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X