Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Os carros movidos a energia solar são realistas?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Os carros movidos a energia solar são realistas?"

    Serão realistas num futuro "próximo"?

    Imagine desfrutar de um veículo que não funciona com gasolina ou conecte um carregador como veículos elétricos modernos. Em vez disso, você pode dirigir sempre, em qualquer lugar e até mais quando o sol estiver brilhando. É isso que os carros movidos a energia solar prometem, mas eles são realistas?

    A idéia de um veículo elétrico solar ( SEV ) não é nova e, ao longo dos anos, vimos uma série de conceitos estreando e acabando fracassando. Vemos constantemente notícias na web de que carros solares são a próxima geração e em breve, mas não prenda a respiração.

    À medida que os veículos elétricos continuam ganhando força, os fabricantes estão procurando outras maneiras de se destacar ou se diferenciar. Um excelente exemplo é o Lightyear 0, anteriormente conhecido como Lightyear One. Inicialmente era esperado em 2021, depois em algum momento no inverno de 2022, mas isso nunca aconteceu.

    O veículo personalizado da Lightyear se parece principalmente com um carro tradicional, se não um pouco pateta, com o capô, o teto e a traseira cobertos por pequenos painéis solares. O design alongado ajudou a dar à equipe mais área de superfície para os painéis, pois precisava do máximo possível para extrair energia suficiente do sol para ser utilizável.
    ...


    Então, os carros movidos a energia solar são realistas? Isso depende do que você considera prático ou do que está procurando. Você estará esperando um pouco se quiser um veículo que nunca precise ser conectado e possa funcionar para sempre a partir do sol.


    Por enquanto, os números não somam, nem a ciência, e ainda estamos longe de substituir carros a gás ou elétricos por energia solar. O primeiro veículo movido a gás também não foi tão bom e olhe para eles agora. Não estou dizendo que os SEVs não são possíveis, mas precisaremos ver avanços significativos na bateria e na tecnologia solar para operar carros com nada além daquela bola de fogo no céu.

    Os projetos não são ideais, o alcance não é tão bom, os tempos de carregamento ainda são incrivelmente lentos e o carregamento solar não é tão eficiente quanto um plugue. E considerando que essa é uma tecnologia inovadora, os preços estarão fora de alcance para a maioria.

    Sou um pouco pessimista aqui, mas precisamos considerar todas essas coisas. Dito isto, de acordo com o Census Bureau, o americano médio viaja cerca de 26 minutos em cada sentido, ou aproximadamente 41 milhas de ida e volta por dia. Se um EV solar puder fornecer consistentemente 60 milhas por dia, mesmo com algumas nuvens, estaremos nos aproximando de tornar os SEVs uma realidade.
    Fonte

    Ficheiros anexados

    #2
    A energia que chega ao solo da terra é de cerca de 1000w/m², na melhor das condições ideais. Se um carro tiver 4m² de painéis solares, e esquecendo a eficiencia dos paineis fotovoltaicos, conseguiriam carregar 4kwh. Se estiver 8h ao sol, consegue carregar 32kwh. Teoricamente, daria para chegar a casa. Agora, metemos as coisas reais. Os melhores dos painéis solares, têm uma eficiência de 20%, portanto, os 32kwh passam para 6.4kwh. A seguir, tens que incidencia solar não é a mesma ao longo do dia. De manhã até ao final da tarde, imagina que consegues tirar uma média de 50%. os 6.4kwh passam para 3.2kwh. Já não dá para chegares a casa. Poderá servir como extensor de bateria, mas nunca para funcionar exclusivamente com os paineis.

    Comentário


      #3
      Claro que são realistas e na prática... já existem.

      Simplesmente os painéis solares que carregam a bateria não estão no carro. Num típico dia de sol em Portugal, cada uma daquelas strings de 12 paineis consegue produzir uns 30 KWh por dia, o que dá para percorrer uns 150 Km num EV típico.

      Editado pela última vez por eu; 29 May 2023, 17:00.

      Comentário


        #4
        A tecnologia de painéis solares é agora tão (relativamente) barata que qualquer pessoa com espaço suficiente para os instalar pode produzir a sua própria energia.

        Comentário


          #5
          Já existe esse carro, mas se não estou em erro ainda custa mais de 200,000€.
          Na altura do documentário, acho que era este o modelo: https://lightyear.one/lightyear-2
          Editado pela última vez por Tux; 29 May 2023, 19:22.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
            Já existe esse carro, mas se não estou em erro ainda custa mais de 200,000€.
            Na altura do documentário, acho que era este o modelo: https://lightyear.one/lightyear-2
            Este tipo de solução não é viável, pois a área de painéis é demasiado pequena. Seria preciso ter o carro ao sol vários dias seguidos para carregar o suficiente para andar 50 Kms.

            Eles dizem que "Lightyear 2 needs three times fewer charges than a conventional EV". Isto só será verdade em condições muito, muito especiais. Roça a mentira descarada.
            Editado pela última vez por eu; 30 May 2023, 17:44.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post

              Este tipo de solução não é viável, pois a área de painéis é demasiado pequena. Seria preciso ter o carro ao sol vários dias seguidos para carregar o suficiente para andar 50 Kms.

              Eles dizem que "Lightyear 2 needs three times fewer charges than a conventional EV". Isto só será verdade em condições muito, muito especiais. Roça a mentira descarada.
              Talvez tenhas razão, mas em todo caso é um tema a desenvolver e o pouco que carrega sempre reduz o custo da energia de carregamento por tomada. Ao longo de um verão ainda deve ser uns bons milhares de Kwats.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                Já existe esse carro, mas se não estou em erro ainda custa mais de 200,000€.
                Na altura do documentário, acho que era este o modelo: https://lightyear.one/lightyear-2
                Tem boa pinta, mas os preços previstos "queimam" um bocadinho... E não é da exposição solar...

                However, subscrevi...

                Comentário


                  #9
                  Marcas automóveis apostam na energia solar

                  A Lightyear em Espanha e outras startups e grandes marcas automóveis estão a apostar na energia solar. Eperam-se diversos modelos de carros no mercado

                  Startups e gigantes da indústria automóvel estão a equipar os carros elétricos também com painéis solares. Isto permite não só poupar energia nas viagens, como recarregar baterias.

                  A tecnologia, que não está ainda ao alcance de todos, está a ser aplicada pela LightYear em Espanha

                  O presidente da lightYear diz que Lex Hoefsloot, diz : "Este é apenas o primeiro passo, este carro de 250.000 euros está a mostrar-nos que é possível. É um demonstrador de tecnologia, mas realmente o nosso objetivo é chegar a um mercado acessível, portanto, um mercado de massas, em três anos, com um carro de 30.000 euros".

                  O carro da Lightyear produz energia suficiente para 70 km por dia, só com os cinco metros quadrados de painéis solares que cobrem o capô da frente e o tejadilho.

                  Vários modelos de diversas marcas equipados com painéis solares são esperados no mercado nos próximos meses. A Toyota já oferece painéis no Prius, como opção, e no seu primeiro carro 100% elétrico. Na Tesla são esperados em 2023.

                  A Mercedes instalou células fotovoltaicas no telhado do seu luxuoso protótipo EQXX, que, com o mesmo perfil cónico que o Lightyear, promete um alcance de 1.000 quilómetros.

                  Para o professor da Universidade do Wisconsin, Gregory Nemet "Um dos atributos do carro solar que é apelativo é que tem uma bateria, por isso, pode fazer uso do sol sempre que o tempo estiver ensolarado e usá-lo para carregar a bateria". Portanto, diz, "uma das desvantagens do solar não é, na verdade, uma desvantagem quando se tem uma bateria no carro, por isso, estou otimista que isto pode desempenhar um grande papel nos carros do futuro".

                  A energia solar, parece ser o futuro do automóvel. Há modelos a surgir por todo o lado. Espanha, Alemanha, Holanda ou Califórnia são apenas alguns já anunciados.

                  Mas, porque o sol quando nasce não é na mesma quantidade para todos, os peritos lembram que haverá maior produção de energia nas regiões próximas do equador, do que nas latitudes mais a norte.
                  Fonte

                  Comentário


                    #10
                    É ainda um concept, mas parece estar a avançar como projecto...:

                    Comentário


                      #11
                      ler o manual de física é um bom ponto de partida para estes tópicos da banha da cobra

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                        ler o manual de física é um bom ponto de partida para estes tópicos da banha da cobra
                        Nem só, na realidade é ver o pessoal a fugir do sol e procurar sombras para colocar os carros, aqui é tudo como um sonho bom.😄

                        Comentário


                          #13

                          Comentário


                            #14
                            Teoricamente tudo é possível. Na prática, sabendo que o rendimento de um painel solar são 20%, precisas de 5 m2 de painel pra produzir um kwh/dia, que te vai dar pra uns 6 ou 7 kms. Além disso, vais ter de os fazer de noite, porque de dia o carro tem de ficar debaixo dele a carregar. A não ser que metas lá uma bateria e faças a carga durante a noite. Mas pra isso, o melhor é esquecer tudo, comprar um burro e mantê-lo a pão de ló.

                            Comentário


                              #15
                              Claro que os carros com painéis solares são realistas. Tenho lá um em casa que estando ao sol anda. E não precisa de bateria. Comprei no Aliexpress.

                              Comentário


                                #16
                                https://www.youtube.com/shorts/GCQ0973ZzvE

                                Comentário


                                  #17

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estive a ver um vídeo do novo Prius com painéis solares e pelo que percebi dá para tirar cerca de 1/1.5kwh em condições ideais, num dia inteiro ao sol. Tudo bem que é melhor que nada mas será que justifica andar sempre a carregar com os painéis solares, mais o custo do extra, mais a manutenção? É que os meus painéis de casa precisam de manutenção anual, estes não devem ser diferentes, e vamos ter técnicos de painéis solares nas oficinas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os painéis solares fotovoltaicos não precisam de manutenção. Só os painéis térmicos (para aquecimento de água) é que precisam de manutenção.

                                      Quanto o resto, de facto a área de painéis que pode ser aplicada num carro é demasiado pequena para que possa produzir energia relevante.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                        Teoricamente tudo é possível. Na prática, sabendo que o rendimento de um painel solar são 20%, precisas de 5 m2 de painel pra produzir um kwh/dia,
                                        "Por hora", meu caro, por hora.

                                        5 m2 de painéis produzirão uns 5 ou 6 KWh por dia, em condições ideais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                          Estive a ver um vídeo do novo Prius com painéis solares e pelo que percebi dá para tirar cerca de 1/1.5kwh em condições ideais, num dia inteiro ao sol. Tudo bem que é melhor que nada mas será que justifica andar sempre a carregar com os painéis solares, mais o custo do extra, mais a manutenção? É que os meus painéis de casa precisam de manutenção anual, estes não devem ser diferentes, e vamos ter técnicos de painéis solares nas oficinas?
                                          Estranho, eu tenho uns paineis de auto consumo à uns 8 anos e nunca tiveram qualquer manutenção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                            Estranho, eu tenho uns paineis de auto consumo à uns 8 anos e nunca tiveram qualquer manutenção.
                                            Certo, estava a pensar nos térmicos, erro meu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                              Estranho, eu tenho uns paineis de auto consumo à uns 8 anos e nunca tiveram qualquer manutenção.
                                              Lavagens não contam como manutenção?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho pré-reserva de um destes, versão de 1600km de autonomia, todo o solar e AWD. Já fiz a pré-reserva à perto de 2 anos, quando as abriram, estou em cerca de 12000 na lista. A ver se é este ano que começam a produzir e se homologam para a europa, que depois de produzir, ainda têm que chegar a este lado do charco....

                                                Atirei à sorte os dois anos que se passaram, e não acertei por um dia acabei de ir ver ao site a reserva! Faz amanha 2 anos, a ver se daqui a outros dois está cá.
                                                Order Date Description Modify Order
                                                2021-06-20 Luna Silver Pre-order Modify or Switch to Launch Edition
                                                ​(o popy/past saíu descentrado, não sei porquê... a linha de baixo é um quadrado para a esquerda)

                                                Para fazer KMs até 2 pessoas, deve resultar bem.

                                                Cumprimentos

                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                É ainda um concept, mas parece estar a avançar como projecto...:

                                                Editado pela última vez por pato; 19 June 2023, 12:13.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                  Teoricamente tudo é possível. Na prática, sabendo que o rendimento de um painel solar são 20%, precisas de 5 m2 de painel pra produzir um kwh/dia, que te vai dar pra uns 6 ou 7 kms. Além disso, vais ter de os fazer de noite, porque de dia o carro tem de ficar debaixo dele a carregar. A não ser que metas lá uma bateria e faças a carga durante a noite. Mas pra isso, o melhor é esquecer tudo, comprar um burro e mantê-lo a pão de ló.
                                                  O carro não precisa estar parado ao sol. Em andamento os paineis produzem energia na mesma. Eu tenho 3,9kwh de paineis no telhado e nesta altura, chegam a produzir perto de 30kwh de energia. E o "carro", (que deve ser considerado uma mota, que ainda poupa em portagens, inspeções e pneus!), onde vão funcionar melhor, vai ser no Aptera, pela sua eficiência e baixo consumo. Se os paineis produzirem 3 ou 4 kwh por dia (pelo que produzem os meus paineis no telhado, menos eficientes, é facilmente possível), podem ser suficientes para percorrer 50 km facilmente. É esta a chave para os paineis serem viaveis, eficiência. Num carro glutão, os paineis servem para alimentar ar condicionado e outros periféricos, mas kms, fazem sempre poucos....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Qual é a dúvida?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                      Qual é a dúvida?

                                                      A dúvida:

                                                      ​​​​​​Para teres o painel solar tens que ir para a versão de topo que custa mais 7690€.
                                                      O painel solar dá-te no máximo 2kwh/dia, o mkbhd testou mesmo isso na vida real e andou nos 1kwh/1.5 no máximo, mas mesmo assumindo os 2 e com um tarifário bihorário de 0.11c/kwh poupas 0.22 cêntimos por dia. Em Portugal tens em média 300 dias de sol por ano o que dá uma poupança de 66€ por ano. Por isso, assim por alto, precisas de 116 anos para recuperar o investimento.

                                                      ​​​​​​​
                                                      e ainda falta o resto:

                                                      - para teres o painel solar tens que ter também as jantes maiores que vão ser menos eficientes e só a diferença de preço dos pneus é maior do que a energia que ganhas num ano
                                                      ​​​- não carrega a bateria de tração em andamento mas sim a bateria de 12v
                                                      - se estiver muito calor não funciona, para proteger o sistema que não tem refrigeração
                                                      - o desgaste e dano que deve fazer ter um carro ao sol o ano inteiro

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        BEV carregados por energia solar? Claro que sim.

                                                        O que muita gente parece não ter percebido é que os painéis não precisam de estar nos carros.

                                                        Comentário


                                                          #29


                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X