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Tópico Tesla - Novo Model S Plaid: 10 Junho
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Tanta preopacao com a substituicao das baterias e depois compra um Leaf que nem sequer tem sistema de arrefecimento activo de bateria ou um BMW que tem celulas prismaticas em NMC que sao mais complicadas em thermal managment, e possuem risco muito mais elevado de thermal runaway (explosao nas NMC).
Prismaticas em LiFePO4 nao tem este problema.
Para NMC os fabricantes estao a considerar cilindricas (ex. BMW e GM) ou pouch cells no futuro.
Para LiFePO4 prismaticas sao uma boa aposta.
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Rock, hambúrgueres e patinadoras. Serão assim as estações Tesla de carregamento
https://www.motor24.pt/noticias/rock...mento/1591558/
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostTanta preopacao com a substituicao das baterias e depois compra um Leaf que nem sequer tem sistema de arrefecimento activo de bateria ou um BMW que tem celulas prismaticas em NMC que sao mais complicadas em thermal managment, e possuem risco muito mais elevado de thermal runaway (explosao nas NMC).
Prismaticas em LiFePO4 nao tem este problema.
Para NMC os fabricantes estao a considerar cilindricas (ex. BMW e GM) ou pouch cells no futuro.
Para LiFePO4 prismaticas sao uma boa aposta.
Pensei que fosses um pouco mais inteligente do que és mal educado, pois a questão que falo da Tesla e das baterias descartáveis é puramente uma discussão, pois gostaria de ver outras opiniões que não falar do paraiso que é a Tesla, consegues perceber?
O que estão a prever a BMW, a GM e todos os outros não me interessa para nada, pois a minha questão não tem nada a ver com as celulas cilindricas, mas sim com o facto de estarem envolvidas em poliuretano de alta densidade que as torna descartáveis, ainda não tinhas percebido uma coisa tão simples?
As celulas prismáticas que o meu i4 tem não me preocupam nada, pois continuam a ser facilimas de substituir, tal como as do i3, e sei perfeitamente os limites do carro, tanto no LEAF como no i4, não são os limites termicos que me preocupam minimamente, pois os carros que tenho são para andar na via publica e chega e sobra a gestão termica que o i4 tem.
Alem disso e falando de gestão termica diz lá o porquê da Tesla no Plaid não ir para as celulas fantasticas LFP?
Espero que na resposta a este comentário que o faças do que estou a falar e não ivás buscar trechos da tua biblia, alem deisso, não são verdades absolutas como as tuas, são questões que gostaria de discutir, se não o queres fazer deixa para quem queira.Editado pela última vez por Afcivic; 07 March 2023, 07:35.
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Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
Ninguém com o perfeito juízo compra um carro com mais de 10 anos elétrico (seja ele qual for), ou se compra é porque vive no mundo de fantasia ou quer arranjar lenha para se queimar. A Tesla poder-se-á ouvir mais casos de baterias danificadas ou motores, porque simplesmente estão no mercado à mais tempo e nos primeiros anos os supercarregadores eram uma mais valia para quem fazia muitos km's. Agora existem carregadores para todos os veículos e a tendência é aumentar.
Acredito que daqui a 4-5 anos se vai ter a noção dos problemas dos elétricos em outras marcas.
A Tesla acaba por ser uma marca de "programadores" e com pouca experiencia em tudo o resto e isso reflete-se nos seus produtos. Mas para uma marca com tão poucos anos, não se esta a sair mal.
Marcas como KIA e Hyundai demoraram bem mais tempo a atingir a qualidade desejada.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Por acaso o LEAF é o carro onde é mais facil de fazer essa substituição atualmente, mas deves saber isso, alem disso com 5 anos e quase a chegar aos 140 000 kms não tive nem um problema nem sequer noto qualquer alteração em termos de autonomia.
Pensei que fosses um pouco mais inteligente do que és mal educado, pois a questão que falo da Tesla e das baterias descartáveis é puramente uma discussão, pois gostaria de ver outras opiniões que não falar do paraiso que é a Tesla, consegues perceber?
O que estão a prever a BMW, a GM e todos os outros não me interessa para nada, pois a minha questão não tem nada a ver com as celulas cilindricas, mas sim com o facto de estarem envolvidas em poliuretano de alta densidade que as torna descartáveis, ainda não tinhas percebido uma coisa tão simples?
As celulas prismáticas que o meu i4 tem não me preocupam nada, pois continuam a ser facilimas de substituir, tal como as do i3, e sei perfeitamente os limites do carro, tanto no LEAF como no i4, não são os limites termicos que me preocupam minimamente, pois os carros que tenho são para andar na via publica e chega e sobra a gestão termica que o i4 tem.
Alem disso e falando de gestão termica diz lá o porquê da Tesla no Plaid não ir para as celulas fantasticas LFP?
Espero que na resposta a este comentário que o faças do que estou a falar e não ivás buscar trechos da tua biblia, alem deisso, não são verdades absolutas como as tuas, são questões que gostaria de discutir, se não o queres fazer deixa para quem queira.
Em relação ao segundo bold é facil saber o porque.
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Originalmente Colocado por Deutsch Ver PostMuito honestamente nem sei como é que alguém ainda compra o S e o X. Principalmente o X tem um design completamente desatualizado. O S ainda tem as versões Plaid que são apelativas para a malta dos arranques.
Gosto ainda mais dessa selecção, bom bom é o Model 3, a restante linha da Tesla já não presta.
O S apesar de manter a mesma estética (eu gosto) já muito pouco tem a ver com os primeiros carros que foram produzidos. Chassis, baterias, motores, interiores, suspensão, é tudo diferente. E apesar de não serem nenhuma referência no segmente, não se comparam com a gama abaixo em termos de conforto e insonorização, por exemplo.
Posto isto, também acho agora o 3 e o Y boas propostas, depois da redução dos preços, especialmente os standard range. 4xxxx € novos, e com stock para entrega, põe-nos no patamar de muitos segmentos C EV de marcas generalistas. Com bastante equipamento e uma eficiência energética superior.
Agora é preciso saber o que se está a comprar. Não é o melhor carro do mundo nem o mais fiável, mas é um bom pacote pelo preço pedido.Editado pela última vez por Avant; 07 March 2023, 09:46.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
Tens mais sorte que eu, ao fim de 120.000km carro mal fazia 130km, depois tive quase 6 meses até conseguir que a bateria fosse trocada na garantia, veio uma bateria recondicionada no final ganhei mais 10km de autonomia....
Em relação ao segundo bold é facil saber o porque.
A questão é que, hoje por 6000€ podes devolver mais de 200kms de autonomia a esse LEAF, num Tesla desse ano com problemas de bateria seria problemático/caro mexer nela, agora imagina um com bateria descart´vel.Editado pela última vez por Afcivic; 07 March 2023, 10:08.
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No meu caso é o de 30, e de referir que até activar a garantia apenas tinha tido cerca de 30 carregamentos rápido, e apenas uma vez 3 carregamentos seguidos e outra 2 carregamentos seguidos,.
Num Tesla desse ano é possivel mexer nas baterias, as baterias são mais recentes (assim com as do Nissan de 40) e mesmo assim tens muitos Teslas mais antigos a fazerem muitos km sem problemas de baterias, tens um em Portugal que deve estar perto dos 5 anos e dos 500.000km com baterias de origem, agora imagina as baterias mais recentes.
Já agora estou curioso em saber onde consigo devolver os 200km de autonomia por apenas 6.000€, é um preço muito interessante, e as celulas são algo de jeito ou idênticas as originais?
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostNo meu caso é o de 30, e de referir que até activar a garantia apenas tinha tido cerca de 30 carregamentos rápido, e apenas uma vez 3 carregamentos seguidos e outra 2 carregamentos seguidos,.
Num Tesla desse ano é possivel mexer nas baterias, as baterias são mais recentes (assim com as do Nissan de 40) e mesmo assim tens muitos Teslas mais antigos a fazerem muitos km sem problemas de baterias, tens um em Portugal que deve estar perto dos 5 anos e dos 500.000km com baterias de origem, agora imagina as baterias mais recentes.
Já agora estou curioso em saber onde consigo devolver os 200km de autonomia por apenas 6.000€, é um preço muito interessante, e as celulas são algo de jeito ou idênticas as originais?
Claro que é possivel mexer nessas baterias, nunca disse o contrário, apenas que é muito mais complicado, pois o sistema de refrigeração é muito mais intrusivo do que teres um prato termico e as baterias por cima, a maior questão reside num Tesla atual com o pack cheio de poliuretano de alta densidade e tens uma fuga no circuito de refrigeração dentro da bateria, trocas a bateria toda?
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostNo meu caso é o de 30, e de referir que até activar a garantia apenas tinha tido cerca de 30 carregamentos rápido, e apenas uma vez 3 carregamentos seguidos e outra 2 carregamentos seguidos,.
Num Tesla desse ano é possivel mexer nas baterias, as baterias são mais recentes (assim com as do Nissan de 40) e mesmo assim tens muitos Teslas mais antigos a fazerem muitos km sem problemas de baterias, tens um em Portugal que deve estar perto dos 5 anos e dos 500.000km com baterias de origem, agora imagina as baterias mais recentes.
Já agora estou curioso em saber onde consigo devolver os 200km de autonomia por apenas 6.000€, é um preço muito interessante, e as celulas são algo de jeito ou idênticas as originais?
Os Nissan tendem a dar problemas de bateria quando de abusa do carro (carregamentos rápidos, velocidades elevadas, etc). É muito comum carros a partir dos 120mil km começarem a perder muita autonomia, e apresentar módulos danificados.
É muito normal perderes 30-40% (dependendo da tecnologia e tipo de baterias) ao fim de 10 anos. O que se tiveres um carro com autonomia declarada de 500km (novo), em que na realidade fazes 400km, com uma redução 40% passas a ter um carro com autonomia de 240km. Se for com temperaturas baixas (inverno) podes nem sequer fazer 200km.
Continua utilizável? Claro que sim, mas continuará a servir-te? Quanto valerá esse carro no mercado de usados?
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Originalmente Colocado por Avant Ver Post
Eu comprava um S Plaid, se me sair o Euromilhões hoje .
Gosto ainda mais dessa selecção, bom bom é o Model 3, a restante linha da Tesla já não presta.
O S apesar de manter a mesma estética (eu gosto) já muito pouco tem a ver com os primeiros carros que foram produzidos. Chassis, baterias, motores, interiores, suspensão, é tudo diferente. E apesar de não serem nenhuma referência no segmente, não se comparam com a gama abaixo em termos de conforto e insonorização, por exemplo.
Posto isto, também acho agora o 3 e o Y boas propostas, depois da redução dos preços, especialmente os standard range. 4xxxx € novos, e com stock para entrega, põe-nos no patamar de muitos segmentos C EV de marcas generalistas. Com bastante equipamento e uma eficiência energética superior.
Agora é preciso saber o que se está a comprar. Não é o melhor carro do mundo nem o mais fiável, mas é um bom pacote pelo preço pedido.
Nunca iria dar 100k por projetos tão antigos.
O Model 3/Y são simplesmente os melhores VE jamais feitos, se colocarmos tudo em equação, qualidade, durabilidade, fiabilidade, eficiência, segurança, equipamentos, tecnologia, etc., e tudo por um preço excelente.
Não há melhor compra neste momento, tal como a Toyota admitiu, o 3/Y é uma obra de arte da engenharia. Quem tem frotas com dezenas com centenas de milhares de km diz o mesmo, é um veículo fantástico.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Até tens kits com refrigeração, podes pedir orçamentos a algumas empresas, Evolution, Welectric, electriczentrum, entre outras. Já existe muita gente a fazer esse serviço, em Teslas é que é mais complicado o sistema é muito mais complexo.
Claro que é possivel mexer nessas baterias, nunca disse o contrário, apenas que é muito mais complicado, pois o sistema de refrigeração é muito mais intrusivo do que teres um prato termico e as baterias por cima, a maior questão reside num Tesla atual com o pack cheio de poliuretano de alta densidade e tens uma fuga no circuito de refrigeração dentro da bateria, trocas a bateria toda?
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Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
Os Nissan tendem a dar problemas de bateria quando de abusa do carro (carregamentos rápidos, velocidades elevadas, etc). É muito comum carros a partir dos 120mil km começarem a perder muita autonomia, e apresentar módulos danificados.
É muito normal perderes 30-40% (dependendo da tecnologia e tipo de baterias) ao fim de 10 anos. O que se tiveres um carro com autonomia declarada de 500km (novo), em que na realidade fazes 400km, com uma redução 40% passas a ter um carro com autonomia de 240km. Se for com temperaturas baixas (inverno) podes nem sequer fazer 200km.
Continua utilizável? Claro que sim, mas continuará a servir-te? Quanto valerá esse carro no mercado de usados?
Para mim servia para 90% das deslocações, para a minha mulher mesmo na altura que chegou a fazer 50.000km/ano servia para praticamente todos os dias, poucas são as familias em que os dois carros fazem mais que 200km/dia, todos os dias, por isso um carro com 200km de autonomia continua a servir para muita gente, se o mercado o quer? As pessoas gostam de comprar carros como mais de 10 anos a marcarem pouco mais de 100.000km, mesmo que se veja a léguas que os km estão martelados, o consumidor nem sempre é racional.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
Como referi apenas levou com 30 cargas rápidas até activar a garantia, raramente passou dos 100kmh só uma vês levou 3 cargas rapidas seguidas e chegou perto do vermelho.
Para mim servia para 90% das deslocações, para a minha mulher mesmo na altura que chegou a fazer 50.000km/ano servia para praticamente todos os dias, poucas são as familias em que os dois carros fazem mais que 200km/dia, todos os dias, por isso um carro com 200km de autonomia continua a servir para muita gente, se o mercado o quer? As pessoas gostam de comprar carros como mais de 10 anos a marcarem pouco mais de 100.000km, mesmo que se veja a léguas que os km estão martelados, o consumidor nem sempre é racional.
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A generalidade da mercado vai comprar a marca da moda, que dá mais status e que goste mais da estética, pergunta a donos de BMW/Mercedes se os carros têm tração a frente ou atrás e vais ver que a maioria das pessoas não faz ideia, alias basta passares no topico do motor N47 da BMW, tinhas lá pessoas a saberem que as correntes partiam e mesmo assim queria comprar carros de anos que eram afectados pelos problemas, agora imagina quem não sabe.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostA generalidade da mercado vai comprar a marca da moda, que dá mais status e que goste mais da estética, pergunta a donos de BMW/Mercedes se os carros têm tração a frente ou atrás e vais ver que a maioria das pessoas não faz ideia, alias basta passares no topico do motor N47 da BMW, tinhas lá pessoas a saberem que as correntes partiam e mesmo assim queria comprar carros de anos que eram afectados pelos problemas, agora imagina quem não sabe.
Por outro lado, a reciclagem de baterias como é neste caso, a tal segunda vida para as celulas?
Ninguém desliga o papagaio...
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostSegundo a Redwood Materials (penso ser este o nome) ao fim de 1 ano a reciclarem baterias conseguem recuperar mais de 95% dos componentes das baterias, a segunda vida das baterias aqui as da Tesla limitam/impossibilitam esta opção isso é um facto inegavel.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
E que dizes quanto ao valor de um carro destes com, por exemplo, dez anos sem saberes o histórico dele? Ou seja, comprar um carro com uma caixa negra que não se pode mexer nem se sabe o estado fisico do material, material esse que só podes adquirir na marca (completo) e não tem possibilidades de reparação?
Tiveste casos no Leaf, em que os stands faziam reset ao carro, aparecia com as barras todas, como se a bateria estivese em plenas condições e depois ao fim de algums km, com o bms recalibrado começava rapidamente a perder as barras e a mostrar o real estado das baterias, por isso mesmo os indicadores do estado do carro são faliveis /possiveis de aldrabar.
Para ti nunca compravas um carro com bateria "descartavel" e estas no teu direito, o mercado (generalidade) não faz ideia só quer saber de autonomia/ design/status/preço, e as marcas sabem isso (não apenas a Tesla) as pessoas nem vão saber se as baterias são LFP/NCM/ outra quimica, é comum no grupo da Tesla no Facebook as pessoas questionarem o porque de alguns carros a Tesla não aconselhar carregar a mais de 90% e outros aconselham a carregar pelo menos uma vez por semana a 100%, isto é como o mercado funciona.
Eu da minha parte, com o a informação que vou tendo, actualmente não era um deal bracker ter uma bateria como tu chamas descartavel da Tesla.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
Comprares um ICE com 10 anos também é uma caixa negra, não sabes o histórico, se a manutenção foi feita corretamente, nem o estado físico da maioria dos componentes, a única diferença é que num (e no casos dos electricos tambem) tem uma maior facilidade de reparação e outro só trocando a bateria toda, isto se ao fim de 10 anos ainda tiveres módulos/células compatíveis.
Tiveste casos no Leaf, em que os stands faziam reset ao carro, aparecia com as barras todas, como se a bateria estivese em plenas condições e depois ao fim de algums km, com o bms recalibrado começava rapidamente a perder as barras e a mostrar o real estado das baterias, por isso mesmo os indicadores do estado do carro são faliveis /possiveis de aldrabar.
Para ti nunca compravas um carro com bateria "descartavel" e estas no teu direito, o mercado (generalidade) não faz ideia só quer saber de autonomia/ design/status/preço, e as marcas sabem isso (não apenas a Tesla) as pessoas nem vão saber se as baterias são LFP/NCM/ outra quimica, é comum no grupo da Tesla no Facebook as pessoas questionarem o porque de alguns carros a Tesla não aconselhar carregar a mais de 90% e outros aconselham a carregar pelo menos uma vez por semana a 100%, isto é como o mercado funciona.
Eu da minha parte, com o a informação que vou tendo, actualmente não era um deal bracker ter uma bateria como tu chamas descartavel da Tesla.
Eu sei que hoje as pessoas compram sem ver o que vem no pacote, não é essa a minha questão, ela é feita para as outras pessoas, as que estão informadas, as que vão comprar em segunda ou terceira mão.
Para mim nunca compraria um carro com esta "desvantagem", mas nem falo por mim, falo acerca do que virá a acontecer na altura em que vais ter estes carros fora da garantia no mercado de usados, na tua opinião achas que é uma "não questão"?
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Mas acho que não podes comparar a incerteza de um carro que não fazes ideia do estado dele mas que o podes reparar em qualquer oficina da esquina, com outro que nesse aspeto é igual em termos de incerteza mas que está vedado a qualquer reparação no principal orgão, ou seja, a tua comparação fazia sentido se, por exemplo, num ICE só tivesses a opção de mudar o motor por um novo, isso não acontece em lado nenhum.
Eu sei que hoje as pessoas compram sem ver o que vem no pacote, não é essa a minha questão, ela é feita para as outras pessoas, as que estão informadas, as que vão comprar em segunda ou terceira mão.
Para mim nunca compraria um carro com esta "desvantagem", mas nem falo por mim, falo acerca do que virá a acontecer na altura em que vais ter estes carros fora da garantia no mercado de usados, na tua opinião achas que é uma "não questão"?
*fonte: https://www.autoevolution.com/news/t...ow-194534.html
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostAs baterias não deverão ter problemas até aos 300 000 km (99,7% com degradação inferior a 20%).
Com garantias desta ordem não faz sentido nenhum considerar as baterias como um possível problema.
Que fabricantes oferecem garantias destas para os motores de combustao?
As baterias têm um numero de ciclos de carga/descarga e baseado nesse numero as marcas dão uma garantia (que os salvaguarda). Os tesla até podem fazer 300.000 sem problemas aparentes, mas muitas das células estão mortas seguramente.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
Como já referi passa no topico do N47 vais ver pessoas a quererem comprar carros de anos em que tinham esse motor, mesmo conhecendo o problema, agora imagina a generalidade da população que não liga tanto a estas questões, e com a durabilidade actual das baterias tens aqui* um exemplo de um Model 3 dos primeiros em que já passou dos 500.000km com baterias de origem, o homem faz 480 km por dia de segunda a sexta, com carregamentos frequentes nos SuperCharger, e mesmo assim ainda tem 80% da baterias original, casos destes começam a aparecer (são modelos recentes é normal ainda poucos chegarem a este elevado numero de km), tirando as primeiras baterias da Tesla (que tinha garantia ilimitada de km durante 8 anos), os mais recentes não têm tido problemas, na realidade não são tantos os carros que chegam a fasquia dos 500.000km, por isso é que acho que (volto a frisar) com as químicas mais recentes, a necessidade de intervir nas baterias vai praticamente desaparecer, por isso tinha confiança em comprar um carro com bateria "descartavel" de quimica mais recente com confiança que o mais certo era o carro chegar ao fim da vida antes da bateria.
*fonte: https://www.autoevolution.com/news/t...ow-194534.html
Uma bateria não são apenas celulas que podem durar 500 anos, têm outros componentes que não fazes ideia de como estão quando compras usado, a pergunta é simples, compravas mais depressa um Y importado da Alemanha com 10 anos com baterias normais, ou um com baterias estruturais nas mesmas condições?
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