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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

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    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    "Passito, passito..."

    Loop Energy cria célula de combustível de hidrogénio economicamente mais eficiente que o diesel

    "...Este produto consegue garantir o aspeto económico de que necessitamos para a adoção já hoje”..."

    Fonte
    Nada de novo, nesta imagem que está sempre a aparecer no tópico, poderá acrescentar uns pozinhos à eficiência total do sistema lá no fundo:



    O grosso das perdas de energia acontecem na electrólise, que mantém a mesma eficiência nos últimos anos e na compressão ou liquefação.

    Comentário


      https://away.iol.pt/hidrogenio/mobil...f26256cd3c25b0

      Comentário


        Hidrogénio offshore pode vir a ter lugar em Portugal, diz CEO da EDP Inovação

        CEO da EDP Inovação, António Coutinho, considera que há condições em Portugal para desenvolver projetos de hidrogénio offshore, caso estes se demonstrem passíveis de implementação, embora ainda não seja certo que cheguem a ser uma realidade — estão, de momento, a ser estudados pela elétrica.

        “Pode ser implementada em Portugal perfeitamente”, mas “ainda estamos numa fase em que estamos a procurar perceber a tecnologia”, indica o responsável, indicando que há que perceber, não só, se projetos de hidrogénio offshore são exequíveis tecnologicamente, mas também se são viáveis economicamente. Só depois pode avançar o desenvolvimento de negócio. No entanto, avança que vê duas vantagens face ao hidrogénio verde produzido em terra: o acesso à água (usada para a eletrólise, após dessalinização) e o espaço, que em terra é mais limitado, defende.

        A administradora com o pelouro da Inovação, Ana Paula Marques, acredita que, se a inovação “já era muito importante”, agora, face ao conflito na Ucrânia e consequente crise energética, passa a “ter um papel central” para a empresa, tendo em conta o papel de liderança que pretende ter na transição energética. Além do hidrogénio offshore, também em declarações aos jornalistas no evento, destaca as redes inteligentes, a captura de carbono e a inteligência artificial aplicada às renováveis como as áreas, dentro dos sete domínios de inovação, em que a EDP tem investido.

        Até 2025, a EDP tem mil milhões de euros para investir em inovação e outros 1000 milhões para a digitalização, tal como já havia sido comunicado na Web Summit do ano anterior. A inovação está a acontecer sobretudo e Portugal, Espanha e no Brasil, mas também há novos hubs a crescer nos Estados Unidos e Singapura. A EDP é “agnóstica” em relação à geografia, garante a administradora, afirmando que qualquer um dos 29 mercados pode ser berço de inovação.


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          https://phys.org/news/2022-10-revolu...ficiently.html

          Comentário


            https://zap.aeiou.pt/os-carros-a-hid...o-serem-511252

            Comentário


              Finalmente a abraçar a realidade? ;-)

              Comentário


                Alguém conhece um artigo interessante, que não seja muito técnico, comparando combustíveis sintéticos vs H2?

                Custo energético para a produção, transporte; desafios logísticos e tecnológicos, etc?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                  Alguém conhece um artigo interessante, que não seja muito técnico, comparando combustíveis sintéticos vs H2?

                  Custo energético para a produção, transporte; desafios logísticos e tecnológicos, etc?
                  Deste tipo?

                  https://www.transportenvironment.org...drogen-efuels/

                  Comentário


                    Os entusiastas dos carros a H2 nem sequer sabem que não se podem guardar em local fechado.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                      Finalmente a abraçar a realidade? ;-)
                      A ponderação entre o que é oferecido e o mais evoluído tecnicamente nem sempre é feita da melhor forma.Isso significa que os lobies de pressão podem conseguir levar a melhor com produtos tecnicamente inferiores, como é o caso...:

                      É tudo uma questão de mercado, do que resulta de este regular os preços e de que, por esta via, comece a ser tentável pela generalização da oferta! Ou seja, depende da força do lobie... e neste momento o da electricidade leva vantagem!


                      ...
                      Por exemplo, a Toyota e a Hyundai, as únicas fabricantes de veículos a produzir carros a hidrogénio para o mercado do Reino Unido venderam apenas 12 carros movidos a hidrogénio no país em 2021. No início deste ano, a Shell fechou todos os seus postos de abastecimento de hidrogénio no Reino Unido.

                      Em Portugal, os únicos carros a hidrogénio disponíveis são precisamente o Toyota Mirai e o Hyundai Nexo. No verão do ano passado, quando o Mirai chegou ao mercado português, não tinha sequer onde abastecer, escreveu o Jornal de Notícias.

                      Segundo os dados da JATO Dynamics, as vendas globais deste tipo de veículos fixaram-se nas 15.500 unidades em 2021. Este valor representa um crescimento de 84% face aos números registados em 2020, mas continua a ser muito baixo.

                      O Hyundai Nexo vendeu 9.208 unidades em 2021. Curiosamente, 92% dessas unidades foram registadas na Coreia do Sul, escreve a Razão Automóvel.

                      Enquanto isso, os veículos elétricos, apesar de não oferecerem o alcance ou o reabastecimento rápido de um carro a hidrogénio, aumentaram em popularidade. Hidrogénio vs. eletricidade

                      Os tipos de veículos não estão a competir uns com os outros. Em vez disso, trata-se de uma competição entre sistemas tecnológicos nacionais. E onde este é o caso, o produto tecnicamente superior raramente triunfa.

                      O gravador Betamax não conseguiu assumir o controlo do mercado de cassetes de vídeo na década de 1980, apesar de ser tecnicamente superior aos seus concorrentes.

                      O sistema doméstico de vídeo de qualidade inferior (VHS) foi capaz de obter uma participação dominante no mercado devido à sua melhor infraestrutura de cadeia de fornecimento.

                      Os veículos movidos a hidrogénio e elétricos também dependem de sistemas tecnológicos mais amplos. Uma é baseada na geração de eletricidade e a outra no fornecimento de hidrogénio.

                      Os veículos elétricos têm a vantagem de poder depender de um sistema existente de geração e distribuição de energia – a rede elétrica. Um veículo elétrico pode ser recarregado onde quer que haja acesso a uma tomada.

                      ...

                      Comentário


                        Os veículos movidos a hidrogénio e elétricos também dependem de sistemas tecnológicos mais amplos. Uma é baseada na geração de eletricidade e a outra no fornecimento de hidrogénio.
                        Eu focava apenas este paragrafo, e se para o EV precisas da geração de eletricidade no FCEV precisas da geração de eletricidade e do fornecimento de hidrogénio, só me pergunto se não falta aí a produção de hidrogénio, nasce nas bombas como os combustiveis fosseis?.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                          A ponderação entre o que é oferecido e o mais evoluído tecnicamente nem sempre é feita da melhor forma.Isso significa que os lobies de pressão podem conseguir levar a melhor com produtos tecnicamente inferiores, como é o caso...:



                          É tudo uma questão de mercado, do que resulta de este regular os preços e de que, por esta via, comece a ser tentável pela generalização da oferta! Ou seja, depende da força do lobie... e neste momento o da electricidade leva vantagem!

                          Para haver ponderação primeiro tinha de haver produtos no mercado, desde veículos a infraestrutura...

                          Comentário


                            Hidrogénio em pó. Cientistas encontram solução que pode mudar tudo (razaoautomovel.com)

                            Comentário


                              PeLeve, há patentes em Portugal com métodos muito mais eficientes e ainda assim a coisa não descola.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por cuica Ver Post

                                PeLeve, há patentes em Portugal com métodos muito mais eficientes e ainda assim a coisa não descola.
                                Quais?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                  Quais?
                                  As que tenho conhecimento ainda não foram concedidas.

                                  Comentário


                                    Encontrei umas contas feitas que falam em 7.5% de H2 por peso: https://www.materialstoday.com/compu...rogen-storage/

                                    Embora sejam de 2018 e estejam a contemplar estruturas regulares, em vez de martelar as moléculas de H2 com pó como anunciado agora.

                                    Com rácios desses, duvido que seja coisa para carros. Ainda deve ficar pior do que baterias em densidade de energia - coisa que não aparece mencionada nos artigos ...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

                                      Encontrei umas contas feitas que falam em 7.5% de H2 por peso: https://www.materialstoday.com/compu...rogen-storage/

                                      Embora sejam de 2018 e estejam a contemplar estruturas regulares, em vez de martelar as moléculas de H2 com pó como anunciado agora.

                                      Com rácios desses, duvido que seja coisa para carros. Ainda deve ficar pior do que baterias em densidade de energia - coisa que não aparece mencionada nos artigos ...
                                      Pois, a falta de informação destes artigos denotam logo que a história não está toda contada, não é o boro que enfrenta problemas de escassez, por exemplo?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                        Pois, a falta de informação destes artigos denotam logo que a história não está toda contada, não é o boro que enfrenta problemas de escassez, por exemplo?
                                        O problema é sempre o mesmo, estas tecnologias atacam sempre uma parte do processo com ganhos residuais, o resto continua ineficiente e sem perspectivas de deixar de o ser...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

                                          Encontrei umas contas feitas que falam em 7.5% de H2 por peso: https://www.materialstoday.com/compu...rogen-storage/

                                          Embora sejam de 2018 e estejam a contemplar estruturas regulares, em vez de martelar as moléculas de H2 com pó como anunciado agora.

                                          Com rácios desses, duvido que seja coisa para carros. Ainda deve ficar pior do que baterias em densidade de energia - coisa que não aparece mencionada nos artigos ...
                                          Pois, não é a minha área, mas achei interessante pelo entusiasmo patente no artigo.

                                          Obrigado pelo teu feedback.

                                          Comentário


                                            https://www.motor24.pt/marcas/bmw-co...genio/1580799/

                                            Comentário


                                              https://autopapo.uol.com.br/noticia/...deus-petroleo/

                                              Comentário


                                                Why hydrogen, not electric, is JCB's choice for hitting zero emissions. Lord Bamford explains why

                                                Comentário


                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    Portanto uma partida de 1 de Abril serve como base para um vídeo que o colega PeLeve não só come como sendo verdade como ainda o partilha connosco?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                      Portanto uma partida de 1 de Abril serve como base para um vídeo que o colega PeLeve não só come como sendo verdade como ainda o partilha connosco?
                                                      O vídeo serve para desmistificar a pretenção de o patrão da Tesla pretender investir na solução a hidrogénio, aliás como o vídeo descreve lá perto do final!

                                                      Para defender a opção hidrogénio existem outros modelos que já o usam sem recorrer a uma "piada de 1 de Abril" recorrendo à Tesla, não te parece?...

                                                      Comentário


                                                        Bem, para não ferir susceptibilidades a ninguém, aqui fica uma "promessa" (por enquanto um "concept"), que se admite poder vir a integrar a produção em série destinada ao mercado, como mais uma solução a hidrogénio:



                                                        image.png

                                                        Comentário


                                                          Um alemão que comprou um dos primeiros carros a hidrogénio, Hyundai ix35 em 2016, tem agora o carro avariado ao fim de 84 000 km.

                                                          O preço da reparação é de 103 000 euros.

                                                          https://www.autobild.de/artikel/hyun...-22903177.html



                                                          Comentário


                                                            Em contrapartida fica com o que deve ser exemplar único no país e a valer uma pasta no mercado das raridades dentro de alguns anos. Nunca abaixo do meio milhão. Como a que me podia ter rendido, se tivesse trocado o meu fietezinho por um wartburg no século passado.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                              Em contrapartida fica com o que deve ser exemplar único no país e a valer uma pasta no mercado das raridades dentro de alguns anos. Nunca abaixo do meio milhão. Como a que me podia ter rendido, se tivesse trocado o meu fietezinho por um wartburg no século passado.
                                                              Enquanto lia a notícia, apareceu-me uma publicidade da auto24 com vários desses a 20k€…

                                                              Comentário

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