Estamos bastante indecisos aqui em casa. A ford feia da minha mulher está com problemas, a fazer uma fumarada de vez em quando, as rotações estão maradas, o painel conta os kms de longe a longe, tem já 23 anos e não vale a pena gastar muito nela. Já foi arranjada e o problema, meses depois, voltou a aparecer. Vai levar discos e calços, vai à inspeção este mês e fica pronta para mais um ano, mas a minha esposa não se sente segura a andar por aí com ela.
Neste momento o meu amig... carro conta com praticamente 20 anos e quase 400 mil. Ainda no verão foi ao Algarve e veio, este sábado fez 230kms, com uma parte deles em estradas com neve e não se tem queixado nestes anos todos que o tenho, desde os (quase) 3 meses e 13247kms que trazia. Um fiel companheiro!
Mas há aqui algumas nuances que nos fazem duvidar sobre que caminho seguir. Os elétricos são caros, não temos onde carregar, embora haja aqui nos prédios dois postos públicos, os híbridos não têm um design entusiasmante e são ainda caros também e quase todos plug in. Um SUV de 50 ou 60 mil era bem vindo, mas...
Eu faço este ano 20kms para ir e vir trabalhar, nos últimos dois fazia 70. Já ajuda e mesmo que para o ano faça mais, não deve passar dos 40 conjuntos, por aí. A minha esposa trabalha a 1,5km de casa, mas durante a semana tem que fazer 1/2 viagens que se cifram em cerca de 40kms no total e de vez em quando 80kms também já no total. Mesmo assim a quilometragem não será muita durante o ano, embora sempre dispersa e por vezes pouco repetitiva.
Lembrámo-nos então de duas situações distintas:
- mesmo nós só gostando de carros grandes, arranjar por uns tempos um carro pequeno até 6 mil euros a gasóleo (se possível abaixo desse valor) para ela fazer as suas viagens, poder estacionar no meio da cidade e deixar de me pedir o carro, mas pô-lo à venda a ver se ganhava algum com ele e se conseguisse, buscar outro nos mesmos moldes. Mostrei vários modelos e ela engraçou com o MITO numa versão com look mais desportivo;
- esperar mais uns meses, mas aguentar a ford feia e esperar que não se desmonte e no verão procurar com calma um focus S Line MHEV que já começam a aparecer a pouco mais de 18 mil (o ideal seriam uns 17 mil), mas aí teríamos que pedir crédito a 5 ou 6 anos. ou então até pedir já assim que aparecesse algo, mas preferiria esperar pelo verão. Lembrámo-nos do Megane 1.3 140cv, mas os motores até final de 2020 deram algumas chatices e os preços ainda estão um bocado altos também.
A minha ideia, até pelo prazer e adrenalina da "caça", seria comprar o rato Mito e ela ficava contente e andava assim por uns tempos. Depois via o que aparecia e comprava outro. Caso não vendesse, até ao final do verão ainda teria muito tempo para tratar dele. Eu ando há muito, muito tempo a ver os preços a subir, desde há 2 anitos, pelo menos e cada vez está pior. Mas confesso que vejo as novidades de diferentes valores 2 ou 3 vezes por semana e tenho pachorra e algum tempo para mostrar às pessoas. Até gosto e entretenho-me, pelo que não seria problema.
Eu sei que não somos muito normais, mas ajudem lá. O que fariam na nossa situação? 🚙
Neste momento o meu amig... carro conta com praticamente 20 anos e quase 400 mil. Ainda no verão foi ao Algarve e veio, este sábado fez 230kms, com uma parte deles em estradas com neve e não se tem queixado nestes anos todos que o tenho, desde os (quase) 3 meses e 13247kms que trazia. Um fiel companheiro!
Mas há aqui algumas nuances que nos fazem duvidar sobre que caminho seguir. Os elétricos são caros, não temos onde carregar, embora haja aqui nos prédios dois postos públicos, os híbridos não têm um design entusiasmante e são ainda caros também e quase todos plug in. Um SUV de 50 ou 60 mil era bem vindo, mas...
Eu faço este ano 20kms para ir e vir trabalhar, nos últimos dois fazia 70. Já ajuda e mesmo que para o ano faça mais, não deve passar dos 40 conjuntos, por aí. A minha esposa trabalha a 1,5km de casa, mas durante a semana tem que fazer 1/2 viagens que se cifram em cerca de 40kms no total e de vez em quando 80kms também já no total. Mesmo assim a quilometragem não será muita durante o ano, embora sempre dispersa e por vezes pouco repetitiva.
Lembrámo-nos então de duas situações distintas:
- mesmo nós só gostando de carros grandes, arranjar por uns tempos um carro pequeno até 6 mil euros a gasóleo (se possível abaixo desse valor) para ela fazer as suas viagens, poder estacionar no meio da cidade e deixar de me pedir o carro, mas pô-lo à venda a ver se ganhava algum com ele e se conseguisse, buscar outro nos mesmos moldes. Mostrei vários modelos e ela engraçou com o MITO numa versão com look mais desportivo;
- esperar mais uns meses, mas aguentar a ford feia e esperar que não se desmonte e no verão procurar com calma um focus S Line MHEV que já começam a aparecer a pouco mais de 18 mil (o ideal seriam uns 17 mil), mas aí teríamos que pedir crédito a 5 ou 6 anos. ou então até pedir já assim que aparecesse algo, mas preferiria esperar pelo verão. Lembrámo-nos do Megane 1.3 140cv, mas os motores até final de 2020 deram algumas chatices e os preços ainda estão um bocado altos também.
A minha ideia, até pelo prazer e adrenalina da "caça", seria comprar o rato Mito e ela ficava contente e andava assim por uns tempos. Depois via o que aparecia e comprava outro. Caso não vendesse, até ao final do verão ainda teria muito tempo para tratar dele. Eu ando há muito, muito tempo a ver os preços a subir, desde há 2 anitos, pelo menos e cada vez está pior. Mas confesso que vejo as novidades de diferentes valores 2 ou 3 vezes por semana e tenho pachorra e algum tempo para mostrar às pessoas. Até gosto e entretenho-me, pelo que não seria problema.
Eu sei que não somos muito normais, mas ajudem lá. O que fariam na nossa situação? 🚙
Comentário