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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostCreio que te escapou alguns pormenores....😂...os constantes lucros apresentados pelos vários construtores...a Tesla...a BYD, que desde Maio de 2022 só faz PHEVs e BEVs e aumentou as vendas 320%...etc...
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
O caminho da electrificação está a ser imposto. Nada do que escreves tem relevância para o meu ponto
Se uma tecnologia não é boa, não há incentivo fiscal que resulte.
As marcas acompanham o mercado ou morrem.
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
E agora soma-se o custo ecologico da exploração de petróleo, ao custo ecologico da electrificação forçada.
É engraçado que o lítio só é poluente no que toca aos carros elétricos, em tudo o resto é pacífico. Mais uma vez, eu vejo muita malta com um ódio de estimação que pega nestes "detalhes" mas nunca se preocupou com a energia usada no processamento de petróleo, no cobalto usado no fracionamento, etc.
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostSim, está a ser imposto pelo mercado.
Se uma tecnologia não é boa, não há incentivo fiscal que resulte.
As marcas acompanham o mercado ou morrem.
Eu sou a favor da mobilidade eléctrica, não me interpretes mal!
Só tenho muitas duvidas acerca da tecnologia actual das baterias, que não me parece sustentável a todos os níveis, mas admito estar enganado, o futuro o dirá;
Não me parece que seja o mercado a impor o que seja, mas antes factores externos ditados dos reguladores e decisores políticos.
Hoje em dia, ter um carro eléctrico implica aceitar compromissos. Há quem possa e há quem não possa.
Eu não posso quer por custo, quer por mobilidade;
A questão é que nem todas as marcas podem ser Tesla.
As únicas marcas que se podem dar ao luxo de vender um carro pelos valores da Tesla, são as 3 alemãs e uma ou outra marca mais exclusiva. Tudo o resto não se pode dar a esse luxo. estarão condenadas a desaparecer?
Talvez sim, a julgar pelo que se está a começar a formar;
Editado pela última vez por jattamasso; 20 November 2022, 22:46.
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Originalmente Colocado por cuica Ver PostForçada porquê?
É engraçado que o lítio só é poluente no que toca aos carros elétricos, em tudo o resto é pacífico. Mais uma vez, eu vejo muita malta com um ódio de estimação que pega nestes "detalhes" mas nunca se preocupou com a energia usada no processamento de petróleo, no cobalto usado no fracionamento, etc.
Concordo contigo que o processo de refinamento de petróleo tem um custo energético e poluente considerável.;
Mas agora a esse custo estás a somar outro custo tão poluente como o anterior;
Não se está a substituir um pelo o outro;
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
O caminho da electrificação está a ser imposto. Nada do que escreves tem relevância para o meu ponto
Originalmente Colocado por jattamasso Ver PostA idiotice de acabar com a combustão, vai acabar com os construtores
Quanto á eletrificação estar a ser imposta, pergunto...Qual a grande mudança com grande impacto na economia que não seja forçada?...Pensarias em gastar 4000€ em painéis solares se o custo da energia não estivesse a subir?...Todas as grandes mudanças são forçadas...Isto não é a mesma coisa que começar a reciclar o lixo para dar o exemplo aos filhos...
Aliás...este tópico é o exemplo de que afinal, nem todas as marcas estarão a ser tão forçadas...Á 3 décadas que a Toyota começou a eletrificação em massa nos seus carros...
De resto, esses teus desvaneios sobre sustentabilidade, extração de lítio e custos ecológicos, são apenas isso...desvaneios...Há imensos estudos que mostram para onde tende a balança e que indicam o caminho que temos de seguir...Basicamente é preocupar-nos para além dos nossos Tetranetos...
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Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
Isto foi o que disseste e o que comentei:
Parece-me idiotice sim afirmar que essa imposição vai acabar com os construtores...Nesta fase de grandes investimentos, continuam todos a dar lucro...😏...
Há muito investimento do sector automóvel(está se a investir com a expectativa de haver lucro num futuro próximo) que não está a dar para já qualquer lucro, pois muitos projetos ainda estão a decorrer, e eu sei do que falo;
Quanto á eletrificação estar a ser imposta, pergunto...Qual a grande mudança com grande impacto na economia que não seja forçada?...
Todas as que foram forçadas, e não se impuseram por ser simplesmente melhores que as outras, resultaram em desgraças e flagelos.
De onde retiraste tu semelhante absurdo?
Pensarias em gastar 4000€ em painéis solares se o custo da energia não estivesse a subir?...Todas as grandes mudanças são forçadas...Isto não é a mesma coisa que começar a reciclar o lixo para dar o exemplo aos filhos...
Falas no custo da energia e sim, a energia irá caminhar para ser um bem de luxo. A energia deveria ser dos bens mais baratos. Mas isto leva-nos a outra conversa que, francamente não quero ter aqui;
Aliás...este tópico é o exemplo de que afinal, nem todas as marcas estarão a ser tão forçadas...Á 3 décadas que a Toyota começou a eletrificação em massa nos seus carros...
Como nota, informo que conduzo um Corolla HSD desde Fevereiro de 2019;
De resto, esses teus desvaneios sobre sustentabilidade, extração de lítio e custos ecológicos, são apenas isso...desvaneios...Há imensos estudos que mostram para onde tende a balança e que indicam o caminho que temos de seguir...Basicamente é preocupar-nos para além dos nossos Tetranetos...
Há estudos para todos os gostos.
Eu tenho sempre algum pudor em classificar o que ou outros escrevem, mas isso sou eu que sou um ignorante conservador de direita...
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
Caríssimo;
Eu sou a favor da mobilidade eléctrica, não me interpretes mal!
Só tenho muitas duvidas acerca da tecnologia actual das baterias, que não me parece sustentável a todos os níveis, mas admito estar enganado, o futuro o dirá;
Não me parece que seja o mercado a impor o que seja, mas antes factores externos ditados dos reguladores e decisores políticos.
Hoje em dia, ter um carro eléctrico implica aceitar compromissos. Há quem possa e há quem não possa.
Eu não posso quer por custo, quer por mobilidade;
A questão é que nem todas as marcas podem ser Tesla.
As únicas marcas que se podem dar ao luxo de vender um carro pelos valores da Tesla, são as 3 alemãs e uma ou outra marca mais exclusiva. Tudo o resto não se pode dar a esse luxo. estarão condenadas a desaparecer?
Talvez sim, a julgar pelo que se está a começar a formar;
Eu não tenho dúvidas que a tecnologia eléctrica seja melhor.
Eu tive um diesel quando começou a transição da gasolina para o diesel. Parecia um tractor, barulhento, vibrações por todo o lado, 50cv de prazer de condução.. mas era fiável e percorria 800km com 25€ de combustível cerca de metade do preço da gasolina. Apesar do preço de compra elevado com retorno ao fim de 100 000km, o Diesel venceu.
Agora estamos na transição do Diesel para o EV. Eu tenho mais de 350 000km elétricos acumulados. Superior em tudo excepto na autonomia/ tempo de abastecimento. Num cenário favorável gasta 1/6 do diesel. No dia a dia, na cidade, no para-arranca a superioridade é avassaladora. Ao fim de 300 000km em 2 carros sem avarias regressar ao Tdi é muito improvável.
Os elétricos sempre tiveram grandes benefícios fiscais, pelo menos desde a década 90. No entanto só com o uso das baterias de litio no Tesla Roadster, S, Nissan Leaf e Mitsubishi Imiev foi possível dar o salto necessário para que os carros fossem mais potentes, mais autonomias e acima de tudo mais duráveis. Com as antigas baterias de chumbo usadas nos anos 80-90, as NiCd e NiMh em 2000 -2010, os elétricos simplesmente não compensavam porque a duração das baterias era demasiado curta.
.
O factor ecológico pesa pouco na hora de comprar carro, no entanto é o que mais discussão provoca nos fóruns.
Em relação ao lítio português, é um projecto com o mesmo objectivo que o hidrogénio do Galamba e o Petróleo no Algarve...
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(...)
. A Dacia teve abordagem diferente e penso que em breve será seguida por outros. Carro pequeno, pack de baterias de apenas 28kwh, porque nem toda a gente precisa de autonomias de 400km, e assim consegue construir um carro elétrico de 20 000€. E pode descer muito mais...
E esse Dacia, o que não é do que um carro cheio de compromissos?
28kW dará para uns 150 - 200kms, ou seja, a familia que tiver 20k par gastar num carro, estará fortemente condicionada...Editado pela última vez por jattamasso; 21 November 2022, 11:02.
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
Concordo contigo, mas repara: Com esta pressão toda, a necessidade de lítio cresce exponencialmente;
Concordo contigo que o processo de refinamento de petróleo tem um custo energético e poluente considerável.;
Mas agora a esse custo estás a somar outro custo tão poluente como o anterior;
Não se está a substituir um pelo o outro;
Se entrares em consideração com a 2a vida das baterias em powerbanks estacionários e com a reciclagem das baterias em percentagem muito alta (porque é economicamente rentável), já o caso muda de figura.
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
Há muito investimento do sector automóvel(está se a investir com a expectativa de haver lucro num futuro próximo) que não está a dar para já qualquer lucro, pois muitos projetos ainda estão a decorrer, e eu sei do que falo;
Originalmente Colocado por jattamasso Ver PostTodas as que foram forçadas, e não se impuseram por ser simplesmente melhores que as outras, resultaram em desgraças e flagelos.
De onde retiraste tu semelhante absurdo?
Originalmente Colocado por jattamasso Ver PostEstás a citar um dos meus argumentos, o custo. Volto a insistir, isto vai chegar a um ponto em que os carros abaixo dos 30k irão desaparecer, ou serão tão impráticos e cheios de compromissos, que pura e simplesmente não farão qualquer sentido. Uma vez mais, não digo que eu esteja certo, ou errado, apenas estou a constatar a realidade;
Originalmente Colocado por jattamasso Ver PostA Toyota deve ser a marca mais anti-electrificação total que existe. Mas concordo contigo, o exemplo da Toyota representa o que mais ou menos, venho escrevendo aqui: A Toyota fez o que fez, sem ser forçada a isso. Agora parece-me a mim, que está a ser forçada a ir por um caminho que, não era a sua primeira opção.
Originalmente Colocado por jattamasso Ver PostAs pessoas que vivem perto da Serra da Argemela discordam de ti.
Há estudos para todos os gostos.
Eu tenho sempre algum pudor em classificar o que ou outros escrevem, mas isso sou eu que sou um ignorante conservador de direita...
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Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
E esse Dacia, o que não é do que um carro cheio de compromissos?
28kW dará para uns 150 - 200kms, ou seja, a familia que tiver 20k par gastar num carro, estará fortemente condicionada...
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Obrigado por estragarem o tópico daquele que é, para muitos, uma das maiores surpresas do ano.
Acho que o carro está muito bom, dada a geração anterior que era terrivel.
Pena que não venha com motorização HSD normal, sem o plug in.
Toyota em grande desde o novo Corolla, só pecou no Yaris Cross.
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Boas.
Estive hoje na Toyota, e questionei sobre o Prius: eles não sabem ainda qual a motorização, mas pensam ser o 2.0 com plug in.
Preços eles disseram que sem dúvida vem mais caro que o Corolla Cross, que anda pelos 36k €, e que o mais certo é o Prius cair nos 45/50k...
Deixei o meu contacto e disse que estava interessado. espero que me chamem pelo menos para a apresentação.
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Originalmente Colocado por carlosfst Ver PostObrigado por estragarem o tópico daquele que é, para muitos, uma das maiores surpresas do ano.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
Ah ok. Não me apercebi dessa parte. Parece-me uma decisão estranha, mas lá devem saber o que fazem.
Post 63, um HEV.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostSó PHEV para a Europa poderá ser para ter as contas mais em dia devido ás regras mais apertadas das emissões...Em outros Países ( não Euro 7 ) podem ter maior margem para homologar e vender o HEV...
O mais certo será mesmo isso, isto é, as restrições acrescidas que existe na Europa ao nível de emissões.
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