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Inspeção-Chumbo troca Odometro (conta km)
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Originalmente Colocado por 24HD Ver PostNeste caso tb podem pedir fatura de reparação (se embirrarem), reparações só podem ser efetuados por técnicos competentes/especializados de forma a não comprometer os parametros originais de fabrica para o qual o veiculo foi homologado.
Mas pode ser que passe Boa sugestão.
A única coisa que não podes é martelar km's. O resto não há qualquer problema, podes meter mais ou menos funções, meter o fundo cor de rosa às bolinhas etc, que ninguém pode embirrar por aí.
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Originalmente Colocado por 24HD Ver PostEstas a confundir 2 coisas diferentes, 1 é a manutenção outra é a homologação. Os parametros de manutenção e segurança são uns, homologação é outra história e refere-se a alterações que envolve muito mais que segurança e manutenção.
Como sabes que a alteração que ele fez não tem impacto, sabes se as calibragens correspondem aos parametros originais que a fabrica usou na certificação para a homologação, sabes se o quadrante usado é compatível com os sensores de velocidade que ele tem no veiculo e as voltagens correspondem/são equivalentes ás calibragens que existem no quadrante? Não sabes!!! nem tu nem eu nem ele nem o inspetor porque não testou nem tem os valores referenciais nem o equipamento de medida para o efeito, só a fabrica ou um representante original tem acesso a acessa informação e só eles podem dizer se o equipamento trocado é compatível com os parametros originais aquando o veiculo foi homologado.
Fatura e certificação por um profissional é o que te livra destes processos.
A única coisa que ele precisa é de acertar os km's do quadrante "novo" e nunca mais tem problemas.
E volto a dizer, eu não sou profissional e troquei e codifiquei um quadrante dum leon fr (fundos brancos) no meu toledo sem quaisquer problemas. Inclusive adicionei a cablaria para o CB que o meu carro não tinha. Queria ver qual era o argumento do senhor da IPO para me chumbar o carro ou pedir factura do quadrante, dado que no mesmo funciona tudo bem, a velocidade que marca está correcta e os km's são os do carro.. levava com livrinho de reclamações na hora e isto para não o mandar f*** em frente a toda a gente
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostMas vocês ouvem o que vocês próprios dizem? Então se o rapaz meteu um quadrante compatível dum carro igual, também ele a gasolina, e funciona tudo correctamente, vai à Fiat fazer o quê?
A única coisa que ele precisa é de acertar os km's do quadrante "novo" e nunca mais tem problemas.
E volto a dizer, eu não sou profissional e troquei e codifiquei um quadrante dum leon fr (fundos brancos) no meu toledo sem quaisquer problemas. Inclusive adicionei a cablaria para o CB que o meu carro não tinha. Queria ver qual era o argumento do senhor da IPO para me chumbar o carro ou pedir factura do quadrante, dado que no mesmo funciona tudo bem, a velocidade que marca está correcta e os km's são os do carro.. levava com livrinho de reclamações na hora e isto para não o mandar f*** em frente a toda a gente
Mas ainda ligas ao que o 24HD diz, a participação dele neste Tópico é só invenções do principio ao fim, só alucinações, parece aqueles tipos no café que perdidos de bêbados sabem tudo e quem trabalha no ramo Auto não sabe nada!
Caso de Policia é o que ele diz!
Mudar centralinas e componentes eletrónicos ser investigado pela Policia!
Ainda falei em oficinas de reprogramação, mas é tão limitado de conhecimentos que nem assim lá chegou!
Mudar quadrantes, alterar lettering, cor do fundo de quadrantes é normal, mudar e reprogramar centralinas idem, se não fosse legal mudar centralinas então porque os fabricantes vendiam centralinas virgens, quando avariavam tinha que se deitar o veiculo para o lixo, quando existe um acidente e a centralina dos airbags vai à vida, não se podia comprar centralina e airbags novos!
Até digo mais, tenho um cartão duma oficina do Porto, que só faz alterações em quadrantes, é um negocio tão ilegal que obtive esse contacto na Exponor, o individuo tinha lá um stand para promover vendas.
Edit, um pouco de informação para quem tem preguiça em procurar, explorem este site tem vario material para quadrantes: https://www.heiler-tachodesign.de/Gauge-face-Fiat-CoupeEditado pela última vez por Rodal; 24 December 2021, 20:21.
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostMas ainda ligas ao que o 24HD diz, a participação dele neste Tópico é só invenções do principio ao fim, só alucinações, parece aqueles tipos no café que perdidos de bêbados sabem tudo e quem trabalha no ramo Auto não sabe nada!
Caso de Policia é o que ele diz!
Mudar centralinas e componentes eletrónicos ser investigado pela Policia!
Ainda falei em oficinas de reprogramação, mas é tão limitado de conhecimentos que nem assim lá chegou!
Mudar quadrantes, alterar lettering, cor do fundo de quadrantes é normal, mudar e reprogramar centralinas idem, se não fosse legal mudar centralinas então porque os fabricantes vendiam centralinas virgens, quando avariavam tinha que se deitar o veiculo para o lixo, quando existe um acidente e a centralina dos airbags vai à vida, não se podia comprar centralina e airbags novos!
Até digo mais, tenho um cartão duma oficina do Porto, que só faz alterações em quadrantes, é um negocio tão ilegal que obtive esse contacto na Exponor, o individuo tinha lá um stand para promover vendas.
Edit, um pouco de informação para quem tem preguiça em procurar, explorem este site tem vario material para quadrantes: https://www.heiler-tachodesign.de/Gauge-face-Fiat-Coupe
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Tenho um saxo que tive de trocar de quadrante por avaria do antigo. O original tinha 230 ou 240 mil km e comprei um numa sucata que tinha 13 mil km. Já foi 3 vezes à inspeção depois disso e nunca me disseram nem perguntaram nada.
A única coisa que tenho é a fatura da sucata que diz lá os km que tinha o quadrante que adquiri e guardei o quadrante original (que a qualquer momento pode ser montado e ver os km que tem marcado). Mas nunca pediram nada na IPO.
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostMas ainda ligas ao que o 24HD diz, a participação dele neste Tópico é só invenções do principio ao fim, só alucinações, parece aqueles tipos no café que perdidos de bêbados sabem tudo e quem trabalha no ramo Auto não sabe nada!
Caso de Policia é o que ele diz!
Mudar centralinas e componentes eletrónicos ser investigado pela Policia!
Ainda falei em oficinas de reprogramação, mas é tão limitado de conhecimentos que nem assim lá chegou!
Mudar quadrantes, alterar lettering, cor do fundo de quadrantes é normal, mudar e reprogramar centralinas idem, se não fosse legal mudar centralinas então porque os fabricantes vendiam centralinas virgens, quando avariavam tinha que se deitar o veiculo para o lixo, quando existe um acidente e a centralina dos airbags vai à vida, não se podia comprar centralina e airbags novos!
Até digo mais, tenho um cartão duma oficina do Porto, que só faz alterações em quadrantes, é um negocio tão ilegal que obtive esse contacto na Exponor, o individuo tinha lá um stand para promover vendas.
Edit, um pouco de informação para quem tem preguiça em procurar, explorem este site tem vario material para quadrantes: https://www.heiler-tachodesign.de/Gauge-face-Fiat-Coupe
Depois levam com contas pesadas de oficina para algo "trivial" como trocar um quadrante e ligar à máquina para codificar (o que nem sequer é o caso neste Punto! é só tirar um meter outro).
Mas pronto, pelo menos foi tudo ao mais alto nível, conta inclusa
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Originalmente Colocado por DBB Ver PostTenho um saxo que tive de trocar de quadrante por avaria do antigo. O original tinha 230 ou 240 mil km e comprei um numa sucata que tinha 13 mil km. Já foi 3 vezes à inspeção depois disso e nunca me disseram nem perguntaram nada.
A única coisa que tenho é a fatura da sucata que diz lá os km que tinha o quadrante que adquiri e guardei o quadrante original (que a qualquer momento pode ser montado e ver os km que tem marcado). Mas nunca pediram nada na IPO.
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Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
Estas a confundir 2 coisas diferentes, 1 é a manutenção outra é a homologação. Os parametros de manutenção e segurança são uns, homologação é outra história e refere-se a alterações que envolve muito mais que segurança e manutenção.
Como sabes que a alteração que ele fez não tem impacto, sabes se as calibragens correspondem aos parametros originais que a fabrica usou na certificação para a homologação, sabes se o quadrante usado é compatível com os sensores de velocidade que ele tem no veiculo e as voltagens correspondem/são equivalentes ás calibragens que existem no quadrante? Não sabes!!! nem tu nem eu nem ele nem o inspetor porque não testou nem tem os valores referenciais nem o equipamento de medida para o efeito, só a fabrica ou um representante original tem acesso a acessa informação e só eles podem dizer se o equipamento trocado é compatível com os parametros originais aquando o veiculo foi homologado.
Fatura e certificação por um profissional é o que te livra destes processos.
Voltagens são as mesmas, calibragem é a mesma o cabo ou bicha caso use é o mesmo, cablagem é a mesma, um veiculo modelo menos equipado traz o mesmo chicote que o melhor equipado as fichas estão lá todas basta desaparafusar o velho menos equipado e montar o do modelo mais acima, ligar fichas e está tudo perfeitamente funcional.
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