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Inspeção-Chumbo troca Odometro (conta km)

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    Inspeção-Chumbo troca Odometro (conta km)

    Boa tarde.
    Tenho 1 Punto velhote de 99 para o puto e troquei o Odometro (é o Punto S nem manómetro da temperatura tinha).
    Este novo tem menos 20.000kms
    Fui à inspeção e o inspector embirrou que tinha de ter uma fatura ou uma declaração de uma oficina a atestar a troca.
    Disse-lhe que não tinha, que me tinham dado (é a verdade) de um carro que ia para abate e troquei eu próprio e disse-lhe para meter na ficha.
    Teimou que assim o carro não pode passar e chumbou.

    Estive a ver alguma legislação :

    Deliberação n.º 723/2020
    https://dre.pt/dre/detalhe/deliberac...2020-137125502
    "Nas inspeções periódicas aos veículos previstos no Anexo I do Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, com a última redação em vigor, aplicam-se os procedimentos para as observações e verificações constantes do Anexo II do referido diploma, com a classificação de deficiências fixada nos quadros anexos à presente deliberação."
    (...)
    19 - Sempre que numa inspeção é observada a alteração do número de quilómetros constante do odómetro (conta-quilómetros), traduzida na sua diminuição relativamente a uma inspeção anterior, tal facto deve ser anotado na ficha de inspeção através da menção - Quilometragem com alteração -, mantendo-se a referida anotação em todas as inspeções subsequentes.

    20 - No caso de o utente justificar a alteração referida no número anterior através da apresentação de documento emitido por entidade com competência para o efeito, tal facto deve ser anotado na ficha de inspeção através da menção - Alteração da quilometragem justificada - mantendo-se a referida anotação em todas as inspeções subsequentes, sendo arquivado no processo da inspeção o documento apresentado."

    Encontrei ainda isto:
    https://noticias.automoveis-online.c...ao-automovel/:

    "
    Tendo em vista harmonizar a atuação dos centros de inspeção nesta matéria, esclarece-se o seguinte:

    1 – A atribuição de deficiência por alteração do número de quilómetros constante do odómetro (conta-quilómetros) em relação a uma inspeção anterior, prevista nos pontos 7.11.1 e 7.11.2 da tabela anexa à Deliberação n.º723/2020, é assinalada desde que não seja apresentada justificação para a sua alteração.
    2 – Sempre que seja constatada alteração do número de quilómetros constante do odómetro (conta-quilómetros) e a mesma não esteja devidamente justificada, terá de ser inscrita na ficha de inspeção, no campo observações: “Quilometragem com alteração”.
    3 – Consideram-se como justificações aceitáveis as que advenham de:
    a) Ciclos curtos dos odómetros (ex.: 100.000kms, 300.000kms, outros);
    b) Troca de odómetro por avaria com declaração de responsabilidade de “oficina de reparação devidamente identificada”, datada e com a referência do número de quilómetros a que foi efetuada a substituição;
    c) Erro de leitura ou de registo em inspeção anterior, justificado pelo CITV que realizou aquela inspeção, em documento a arquivar no processo da inspeção agora realizada;
    d) Anotação da alteração no Certificado de Matrícula do veículo.
    4 – A justificação da alteração do número de quilómetros constante do ódometro é efetuada nos termos do n.º 20 da Deliberação nº 723/2020, sendo inscrita na ficha de inspeção, no campo observações, uma das seguintes anotações consoante o caso:
    i. Alteração de quilometragem justificada – fim de ciclo do odómetro aos ….km’s;
    ii. Alteração de quilometragem justificada – troca de odómetro aos ….km’s;
    iii. Alteração de quilometragem justificada – erro de leitura/registo;
    iv. Alteração de quilometragem justificada – Certificado de Matricula.
    5 – A anotação referida no número anterior, mantém-se em todas as inspeções subsequentes."


    Estará o sr. a ser marreta/desconhecimento ou é impressão minha?

    Obrigado.

    #2
    supostamente ficaria anotado na ficha, nada mais. e estar a embirrar tanto por um punto normal de 99 e por 20 mil kms, acho que foi excesso de zelo e cumprimento extra da "lei" do centro de inspeções. supostamente ficaria só a anotação e nada mais, por outros casos que já aconteceram recentemente.

    Comentário


      #3
      Então mas o carro agora tem menos Km's no odometro do que tinha na inspecção anterior ? Isso é chumbo certo


      O melhor é tentares arranjar alguem que consiga colocar os quilometros correctos na viatura.

      Comentário


        #4
        é ir de novo ao centro munido desse decreto(tenta ver se é o mas actualizado em vigor) e eclerecer a situação, pois aparentemente basta meter sucessivamente a anotação de que na inspecção do ano X passou a marcar determinados km a menos que o original.

        ou então é ir ao "dentista" e meter o marcador com os km que tinha. já não serias o primeiro que em vez de tirar, mete km a mais

        Comentário


          #5
          Aproveita este periodo de Festas e mete-lhe 20 mil em cima.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
            Então mas o carro agora tem menos Km's no odometro do que tinha na inspecção anterior ? Isso é chumbo certo


            O melhor é tentares arranjar alguem que consiga colocar os quilometros correctos na viatura.
            não dá chumbo, dá anotação (só ainda não percebi se à 2ª vez aquilo chumba mesmo, mas penso que não, que fica apenas a anotação).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
              Então mas o carro agora tem menos Km's no odometro do que tinha na inspecção anterior ? Isso é chumbo certo


              O melhor é tentares arranjar alguem que consiga colocar os quilometros correctos na viatura.
              Se trocares o quadrante então tens que andar munido da fatura do dito quadrante

              Comentário


                #8
                Bastava abrir os quadrantes e trocar o conta-kms mecânico desses quadrantes, agora troca direta não pode fazer, erro obvio!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                  Bastava abrir os quadrantes e trocar o conta-kms mecânico desses quadrantes, agora troca direta não pode fazer, erro obvio!
                  É velho, mas não tão velho
                  São digitais.

                  Comentário


                    #10
                    Não quero estar a arranjar chatices com o centro. Sabes que aquela malta se quiser não passa 1 carro. Prefiro levar na boa, só pago mais 7€. Não quero é que me chumbem e obriguem a uma inspeção B ou qualquer coisa do género.
                    Ninguém teve nenhuma destas situações?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por motorider Ver Post
                      É velho, mas não tão velho
                      São digitais.

                      O odómetro do Punto de 1999 é digital, só se for dos primeiros Mk2 (serie 188).

                      Cá em casa existiu um Punto mk1 ELX e o odómetro não era digital, temos um Fiat Coupé 20v turbo Plus de 1999, o odómetro não é digital.

                      Mas se é digital é falares com um especialista em eletrónica auto, que ele coloca lá o numero que pretenderes.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, é dos primeiros MK2.
                        Como era o S, tinha um destes:
                        https://www.utilinx.pt/zArchives/Pro...422-110226.jpg

                        Agora tem um destes:
                        http://fotos.cybermadeira.com/fiat-p...1002609594.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por motorider Ver Post
                          Não quero estar a arranjar chatices com o centro. Sabes que aquela malta se quiser não passa 1 carro. Prefiro levar na boa, só pago mais 7€. Não quero é que me chumbem e obriguem a uma inspeção B ou qualquer coisa do género.
                          Ninguém teve nenhuma destas situações?
                          Para a reinspeção montas o "velho" e passas o veiculo.

                          Depois falas com um especialista em eletrónica auto, para te configurar o odómetro e montas o novo, que é muito melhor, na minha perspetiva fazes bem em ter mais informação, sempre detestei quadrantes minimalistas.

                          Comentário


                            #14
                            Fala com um mecânico que te arranje uma declaração. Isso faz-se no Word em menos de 5 minutos.

                            Comentário


                              #15
                              A minha mulher queimou 2 juntas da cabeça por causa do manometro de temperatura... que não tinha.
                              Quando acendia a luz já tinha ido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                Para a reinspeção montas o "velho" e passas o veiculo.

                                Depois falas com um especialista em eletrónica auto, para te configurar o odómetro e montas o novo, que é muito melhor, na minha perspetiva fazes bem em ter mais informação, sempre detestei quadrantes minimalistas.
                                Para já esta será a melhor situação montar o velho e ir à reinspecção, depois montar o novo novamente e tens um ano para arranjar uma solução.

                                Comentário


                                  #17
                                  O inspector disse-me que tinha de ser uma fatura. Estou a tentar arranjar numa oficina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por motorider Ver Post
                                    O inspector disse-me que tinha de ser uma fatura. Estou a tentar arranjar numa oficina.
                                    O inspector esta correto tens que provar a troca, e digo-te mais, cuidado com isso porque podes a vir ter problemas muito sérios, o ultimo caso (e já sei de vários) tinha a policia á espera dele quando foi levantar o veiculo á oficina.
                                    Os dias das malandrices e trocas de peças de carros de um lado para o outro sem prova de compra vão terminar, e mais, quem comprar carro usado terá que ter muito cuidado com o que vai comprar ou pode-se meter em sarilhos.

                                    O problema aqui são as peças vendidas aos ferros velhos e outros de origem duvidosa.

                                    Fatura para tudo e tb ficas habilitado á fatura da sorte, que por acaso roda amanha com o excelente premio de 35000 euros em certificados de tesouro, se fores "beijado" pela sorte até pode ser que queiras mudar e trocas esse por um Fiat novinho em folha só para ti, boa sorte
                                    Editado pela última vez por 24HD; 22 December 2021, 21:15.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                      O inspector esta correto tens que provar a troca, e digo-te mais, cuidado com isso porque podes a vir ter problemas muito sérios, o ultimo caso (e já sei de vários) tinha a policia á espera dele quando foi levantar o veiculo á oficina.
                                      Os dias das malandrices e trocas de peças de carros de um lado para o outro sem prova de compra vão terminar, e mais, quem comprar carro usado terá que ter muito cuidado com o que vai comprar ou pode-se meter em sarilhos.

                                      O problema aqui são as peças vendidas aos ferros velhos e outros de origem duvidosa.

                                      Fatura para tudo e tb ficas habilitado á fatura da sorte, que por acaso roda amanha com o excelente premio de 35000 euros em certificados de tesouro, se fores "beijado" pela sorte até pode ser que queiras mudar e trocas esse por um Fiat novinho em folha só para ti, boa sorte

                                      Que filme! Policia à espera!

                                      Não se pode comprar peças usadas porquê?

                                      Qualquer Centro de Abate, vende peças usadas e passa fatura, é um negócio legal e paga impostos ao Estado.

                                      Se apresentar no Centro de Inspeções a fatura de troca do quadrante, eu levava na traseira o "quadrante velho", queria ver se não passavam o veiculo.

                                      Os Centros de Inspeção tem de cumprir a legislação Portuguesa, se não reclamação, nem que tivesse de me queixar ao IMT, já vi muitos Centros despedirem Inspetores que se julgavam o "suprassumo" !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                        Que filme! Policia à espera!

                                        Não se pode comprar peças usadas porquê?

                                        Qualquer Centro de Abate, vende peças usadas e passa fatura, é um negócio legal e paga impostos ao Estado.

                                        Se apresentar no Centro de Inspeções a fatura de troca do quadrante, eu levava na traseira o "quadrante velho", queria ver se não passavam o veiculo.

                                        Os Centros de Inspeção tem de cumprir a legislação Portuguesa, se não reclamação, nem que tivesse de me queixar ao IMT, já vi muitos Centros despedirem Inspetores que se julgavam o "suprassumo" !
                                        Mas eu disse que nao se podia comprar peças usadas? Lê lá melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por boneco Ver Post
                                          Se trocares o quadrante então tens que andar munido da fatura do dito quadrante
                                          Não necessariamente, eu meti o quadrante FR com fundo branco no meu Seat, comprado usado no ebay alemão sem quaisquer facturas, e nunca ninguém me disse nada, porque quando adaptei o quadrante ao meu carro, meti os kms reais que o carro tem e não os do quadrante (que eram significativamente menos).

                                          O que não podes é ir lá com um quadrante com menos km's do que a última inspecção. Aí a menos que tenhas um conhecido que te passe o carro ou metas a nota no cinzeiro, o carro chumba logo

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                                            #22
                                            Se comprares um pneu, uma lampada, um parachoques, provavelmente tb não te pedem fatura, agora componentes electronicos, tipo quadrantes, centralinas, modulos de gestão, em fim tudo que seja componentes (normalmente com electronica) que para serem substituidos tem que ser originais, as fabricas já andam a guardar e a cruzar essa informação á algum tempo para cá para denunciar ás autoridades competentes caso se suspeite de aquisição ilegal ou não autorizada.
                                            Portanto na inspecção, eles não tem acesso a essa base de dados, e por isso pedem fatura, mas as oficinas autorizadas têm acesso e ligação aos computadores da fábrica, um dia vais lá fazer a revisão e depois, dependendo do tipo de suspeita podes teer uma visita das nossas amigas autoridades para falarem contigo.

                                            Relativamente a alteração de quadrantes isso também é proibido, e tb não é dificil provar se inspetor começar a "imbicar" para isso, e só precisa de chamar as autoridades para que todo o processo possa tomar outra dimensão.

                                            Concluindo, pedes fatura e apresentas como prova que foi necessário mudar por este ou outro motivo,desta forma estás sempre seguro.

                                            De hoje para amanha quando fores comprar um carro usado mais recente, e tiveres o azar de o antigo dono andar a inventar com esas coisas, podes estar metido num problema grande porque depois e o jogo do empurra e do diz que fez mas fez, etc...
                                            Editado pela última vez por 24HD; 23 December 2021, 00:17.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                              Se comprares um pneu, uma lampada, um parachoques, provavelmente tb não te pedem fatura, agora componentes electronicos, tipo quadrantes, centralinas, modulos de gestão, em fim tudo que seja componentes (normalmente com electronica) que para serem substituidos tem que ser originais, as fabricas já andam a guardar e a cruzar essa informação á algum tempo para cá para denunciar ás autoridades competentes caso se suspeite de aquisição ilegal ou não autorizada.
                                              Portanto na inspecção, eles não tem acesso a essa base de dados, e por isso pedem fatura, mas as oficinas autorizadas têm acesso e ligação aos computadores da fábrica, um dia vais lá fazer a revisão e depois, dependendo do tipo de suspeita podes teer uma visita das nossas amigas autoridades para falarem contigo.

                                              Relativamente a alteração de quadrantes isso também é proibido, e tb não é dificil provar se inspetor começar a "imbicar" para isso, e só precisa de chamar as autoridades para que todo o processo possa tomar outra dimensão.

                                              Concluindo, pedes fatura e apresentas como prova que foi necessário mudar por este ou outro motivo,desta forma estás sempre seguro.

                                              De hoje para amanha quando fores comprar um carro usado mais recente, e tiveres o azar de o antigo dono andar a inventar com esas coisas, podes estar metido num problema grande porque depois e o jogo do empurra e do diz que fez mas fez, etc...

                                              Mentira Jovem, inventas muito! O que é proibido é adulterar a Kilometragem. Podes substituir os quadrantes todas as vezes que quiseres, sempre que avariem. Ou que te apeteça montar um quadrante com mais funções, isso não é considerado alterar as características das viaturas.

                                              Quanto a Policia, cruzar dados sempre que substituís uma Centralina, módulos de gestão, isso é tudo mentira, então as oficinas que fazem reprogramações tinham lá a Judiciaria permanentemente, nitidamente não sabes do que falas.

                                              Confundes tudo, o que tu deves ter ouvido falar é que a PJ tem listagens de veículos roubados por essa Europa fora, têm os códigos das centralinas dessas viaturas roubadas, Marcas como a Mercedes e BMW nos seus concessionários oficiais colaboram com PJ e se acederem a uma centralina que esteja sinalizada como roubada, o concessionário informa a PJ que vem verificar a situação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Que grande confusão que vai para aí @24HD
                                                Como podes ver no meu post inicial, tens ai vária legislação que te permite aferir que podes fazer a mudança do Odometro, desde que não RETIRES kms.
                                                Se levasse mais 1km ou 200.000km, não tinha qualquer problema.
                                                Não percebo o resto do teu post...
                                                Este Odometro fui eu que o retirei do carro onde estava, pois foi para abate... Como é que vou apresentar fatura? Se quisesse fazer aldrabice num carro, não retirava 20.000km

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Desse odómetro adiciona-lhe mais uns 25 mil km e vai a inspeção e dizes teres reparado o velho odómetro. Essas e outras coisas tem ser feito como deve ser para nao ter complicaçoes ou então melhor estar quieto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por motorider Ver Post
                                                    Que grande confusão que vai para aí @24HD
                                                    Como podes ver no meu post inicial, tens ai vária legislação que te permite aferir que podes fazer a mudança do Odometro, desde que não RETIRES kms.
                                                    Se levasse mais 1km ou 200.000km, não tinha qualquer problema.
                                                    Não percebo o resto do teu post...
                                                    Este Odometro fui eu que o retirei do carro onde estava, pois foi para abate... Como é que vou apresentar fatura? Se quisesse fazer aldrabice num carro, não retirava 20.000km
                                                    Amigo não te estou a acusar de nada , o ponto aqui é que o inspetor ou qualquer outra autoridade não tem forma de validar se estás a dizer a verdade ou não, e a unica forma é pedir comprovativos entendes?
                                                    Agora imagina que entre inspecções de 1 ano fizeste + 100.000KM no veiculo e apareceste lá como menos 20.000 porque trocaste o quadrante, não serias o 1 nem o ultimo a fazer isso.

                                                    Portanto fatura é sempre a melhor solução, e instalado por um profissional que garante por escrito que o quadrante A fcom XXX KMs foi substituido por quadrante B com YYYY KMs e está feito.

                                                    Se fores tu a fazer o serviço, nesse caso era seguires as recomendações que já colocaram aqui, agora que já foste marcado no centro de inspecções a situação pode ser mais complicada.

                                                    Nota: Os meus posts não foram apenas para o teu caso em particular, mas para alertar outros que tentem efetuar as mesmas operações no futuro.

                                                    Boas festas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                      Desse odómetro adiciona-lhe mais uns 25 mil km e vai a inspeção e dizes teres reparado o velho odómetro. Essas e outras coisas tem ser feito como deve ser para nao ter complicaçoes ou então melhor estar quieto
                                                      Neste caso tb podem pedir fatura de reparação (se embirrarem), reparações só podem ser efetuados por técnicos competentes/especializados de forma a não comprometer os parametros originais de fabrica para o qual o veiculo foi homologado.

                                                      Mas pode ser que passe Boa sugestão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 24HD Ver Post
                                                        Neste caso tb podem pedir fatura de reparação (se embirrarem), reparações só podem ser efetuados por técnicos competentes/especializados de forma a não comprometer os parametros originais de fabrica para o qual o veiculo foi homologado.

                                                        Mas pode ser que passe Boa sugestão.

                                                        ... isso não é bem assim....

                                                        A partir dos 10 anos todos os veiculos são propensos a chumbo, mesmo não indicando qq deficiencia nos parametros dos centros de testes, se eles quiserem chumbam qq um, basta pegar nos airbags que têm prazo e ninguem os troca ou lhes faz manutenção... lol
                                                        O parque automóvel anda praticamente todo desalinhado com a homologação... lol

                                                        A reparação que ele fez não afeta em nada as especifiçações do veiculo, contribui em muito para a integridade do mesmo, pois disponibiliza informação extra.
                                                        O melhor é ele mete o odometro velho, vai á inspecção, passa, volta a montar o substituto andando com ele até passar a kilometragem do velho, passando a kilometragem já ninguem vai implicar.

                                                        Eu fiz o mesmo que ele com um uno 45s, meti o painel do uno da versão mais equipada, fui á inspeção nem repararam, claro que o substituto tinha mais km que o meu original.

                                                        Esse foi o unico erro dele, mas não vai tarde para corrigi-lo.
                                                        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 23 December 2021, 17:24.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                          A partir dos 10 anos todos os veiculos são propensos a chumbo, mesmo não indicando qq deficiencia nos parametros dos centros de testes, se eles quiserem chumbam qq um, basta pegar nos airbags que têm prazo e ninguem os troca ou lhes faz manutenção... lol
                                                          O parque automóvel anda praticamente todo desalinhado com a homologação... lol
                                                          era giro ver algum centro a verificar as datas dos airbags O meu velhinho bmw tinha 6 airbags, 1 obrigava a desmontar o tablier e 2 implicavam descozer o banco para verificar a data
                                                          Os outros 3 eram mais simples. nada que não se faça em 2h.

                                                          Quanto ao tópico, é voltar ao centro, falar com o director do centro e pedir a correção da asneira do funcionário.

                                                          O carro não pode chumbar por esse motivo. Fica anotado que tem kms alterados, "sem justificação".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                            ... isso não é bem assim....

                                                            A partir dos 10 anos todos os veiculos são propensos a chumbo, mesmo não indicando qq deficiencia nos parametros dos centros de testes, se eles quiserem chumbam qq um, basta pegar nos airbags que têm prazo e ninguem os troca ou lhes faz manutenção... lol
                                                            O parque automóvel anda praticamente todo desalinhado com a homologação... lol

                                                            A reparação que ele fez não afeta em nada as especifiçações do veiculo, contribui em muito para a integridade do mesmo, pois disponibiliza informação extra.
                                                            O melhor é ele mete o odometro velho, vai á inspecção, passa, volta a montar o substituto andando com ele até passar a kilometragem do velho, passando a kilometragem já ninguem vai implicar.

                                                            Eu fiz o mesmo que ele com um uno 45s, meti o painel do uno da versão mais equipada, fui á inspeção nem repararam, claro que o substituto tinha mais km que o meu original.

                                                            Esse foi o unico erro dele, mas não vai tarde para corrigi-lo.
                                                            Estas a confundir 2 coisas diferentes, 1 é a manutenção outra é a homologação. Os parametros de manutenção e segurança são uns, homologação é outra história e refere-se a alterações que envolve muito mais que segurança e manutenção.
                                                            Como sabes que a alteração que ele fez não tem impacto, sabes se as calibragens correspondem aos parametros originais que a fabrica usou na certificação para a homologação, sabes se o quadrante usado é compatível com os sensores de velocidade que ele tem no veiculo e as voltagens correspondem/são equivalentes ás calibragens que existem no quadrante? Não sabes!!! nem tu nem eu nem ele nem o inspetor porque não testou nem tem os valores referenciais nem o equipamento de medida para o efeito, só a fabrica ou um representante original tem acesso a acessa informação e só eles podem dizer se o equipamento trocado é compatível com os parametros originais aquando o veiculo foi homologado.

                                                            Fatura e certificação por um profissional é o que te livra destes processos.

                                                            Comentário

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