É mesmo necessário um carro destes iniciar nos 226cv? Com estas escaladas de potência é óbvio que nunca vão ter preços para democratização, bem pelo contrário.
Não sei a potência em motores eléctricos terá assim tanto impacto no preço. Mas concordo que algo a rondar os 150cv provavelmente seria suficiente.
Mas a versão apresentada também não me parece ser a que custará 25k com aqueles 450km de autonomia, a menos que até 2025 as baterias baixem de preço.
É para andar a fazer corridas entre semáforos Num carro citadino o mais importante realmente é ter mais de 200cv... o Dacia Spring abusa na falta de potência, os outros abusam no excesso, e que tal 100/120cv com boa autonomia?
A cumprir os mesmos padrões das versões fabricadas na europa?
Fiz essa mesma pergunta a um engenheiro da Mercedes em Beijing em 2016, a resposta foi sem dúvida, já atingem os padrões exigidos pela Daimler.
Em relação a VW assumo o mesmo até pq o mercado é global, a China já é o 2 maior exportador de carros a nível global.
Fiz essa mesma pergunta a um engenheiro da Mercedes em Beijing em 2016, a resposta foi sem dúvida, já atingem os padrões exigidos pela Daimler.
Em relação a VW assumo o mesmo até pq o mercado é global, a China já é o 2 maior exportador de carros a nível global.
Mas isso não responde à pergunta. E até porque podem existir duas versões, uma para o mercado interno com caderno de encargos menos exigente, mas a cumprir os padrões exigidos, e outra para o mercado internacional, especialmente europa onde o caderno de encargos possa ser outro.
Mas isso não responde à pergunta. E até porque podem existir duas versões, uma para o mercado interno com caderno de encargos menos exigente, mas a cumprir os padrões exigidos, e outra para o mercado internacional, especialmente europa onde o caderno de encargos possa ser outro.
Conheces alguma linha de produção automóvel que execute o mesmo modelo com "cadernos de encargos" menos exigentes para diferentes mercados, que justifique quase metade do preço?
Eu não.
A diferença de preço é óbvia, o mercado chinês já tem oferta / concorrência para ser um mercado competitivo nos EV.
Quem quiser estar no maior mercado do mundo tem de ser competitivo.
Mas isso não responde à pergunta. E até porque podem existir duas versões, uma para o mercado interno com caderno de encargos menos exigente, mas a cumprir os padrões exigidos, e outra para o mercado internacional, especialmente europa onde o caderno de encargos possa ser outro.
Isto é como o Dacia Spring que na China custa metade. As coisas valem o que as pessoas pagam por elas.
Conheces alguma linha de produção automóvel que execute o mesmo modelo com "cadernos de encargos" menos exigentes para diferentes mercados, que justifique quase metade do preço?
Eu não.
A diferença de preço é óbvia, o mercado chinês já tem oferta / concorrência para ser um mercado competitivo nos EV.
Quem quiser estar no maior mercado do mundo tem de ser competitivo.
Mas estamos a falar da mesma linha de produção? A versão chinesa não é produzida na china e exclusivamente para o mercado chinês? E não existem outras três fábricas, duas na europa e uma nos EUA a fabricarem o id4?
Até prova em contrário, isto é, termos acesso a toda a informação técnica de cada modelo produzido em cada fábrica, é razoável presumir que possam ter diferenças justificativas do preço (ou pelo menos parte dele).
Até pode ser só o custo de mão de obra, até por quando o id4 saiu por cá penso que tinha a versão base bem mais barata. Mas sem dados concretos, só podemos presumir...
E eu como consumidor, já que tenho de presumir, pago para ter material de fabrico europeu (mesmo que tenha de pagar mais).
Mas estamos a falar da mesma linha de produção? A versão chinesa não é produzida na china e exclusivamente para o mercado chinês? E não existem outras três fábricas, duas na europa e uma nos EUA a fabricarem o id4?
Até prova em contrário, isto é, termos acesso a toda a informação técnica de cada modelo produzido em cada fábrica, é razoável presumir que possam ter diferenças justificativas do preço (ou pelo menos parte dele).
Até pode ser só o custo de mão de obra, até por quando o id4 saiu por cá penso que tinha a versão base bem mais barata. Mas sem dados concretos, só podemos presumir...
E eu como consumidor, já que tenho de presumir, pago para ter material de fabrico europeu (mesmo que tenha de pagar mais).
Obviamente que e a mesma linha de producao para a mesma plataforma, sabes quanto custa desenvolver uma nova/diferente linha de producao?
Da mesma forma que boa parte dos Volvo e Polestar vem da China, Tesla Model 3, ou BMW iX3 sao vehiculos que sao desenvolvidos e produzidos com as mesmas especificacoes gerais.
Pode haver pequenas diferencas de acordo com cada mercado, mas nada que possa justificar uma reducao de preco para cerca de metade.
"Even before the world premiere of the ID.4 in September, VW brand boss Ralf Brandstätter had already emphasised that the ID.4 was designed as a world car, but that it would come to the respective markets with a few “country-specific adaptations”. “However, the common ground is also present in all core markets with ID.4,” said Brandstätter."
"German auto giant Volkswagen will export electric vehicles made in China to Europe and is set to become another international automaker to do so after Tesla and BMW.
VW will export China-made electric vehicles (EVs) to the European market, citing limited capacity in its home market, according to a report by Bloomberg on December 2.
VW's Spanish sports brand Cupra will produce its first electric SUV, the Tavascan, at one of its joint venture plants in Anhui province, according to the report.
The model will be built on the same hardware and software platform as the ID series and will enter the European market in 2024.
The Anhui plant is the one with the right capacity and technology at the time of production planning, VW said, adding that it has no plans to build other vehicles in China for export."
"Interestingly, the bulk of the exports wasn't made up of EVs from Chinese brands but from European automakers that have manufacturing facilities in the Asian country. This comes as European carmakers, including Volkswagen Group and BMW Group, aim to make parts and cars inside China due to limited production capacity in their home markets."
Obviamente que e a mesma linha de producao para a mesma plataforma, sabes quanto custa desenvolver uma nova/diferente linha de producao?
Da mesma forma que boa parte dos Volvo e Polestar vem da China, Tesla Model 3, ou BMW iX3 sao vehiculos que sao desenvolvidos e produzidos com as mesmas especificacoes gerais.
Pode haver pequenas diferencas de acordo com cada mercado, mas nada que possa justificar uma reducao de preco para cerca de metade.
"Even before the world premiere of the ID.4 in September, VW brand boss Ralf Brandstätter had already emphasised that the ID.4 was designed as a world car, but that it would come to the respective markets with a few “country-specific adaptations”. “However, the common ground is also present in all core markets with ID.4,” said Brandstätter."
"German auto giant Volkswagen will export electric vehicles made in China to Europe and is set to become another international automaker to do so after Tesla and BMW.
VW will export China-made electric vehicles (EVs) to the European market, citing limited capacity in its home market, according to a report by Bloomberg on December 2.
VW's Spanish sports brand Cupra will produce its first electric SUV, the Tavascan, at one of its joint venture plants in Anhui province, according to the report.
The model will be built on the same hardware and software platform as the ID series and will enter the European market in 2024.
The Anhui plant is the one with the right capacity and technology at the time of production planning, VW said, adding that it has no plans to build other vehicles in China for export."
"Interestingly, the bulk of the exports wasn't made up of EVs from Chinese brands but from European automakers that have manufacturing facilities in the Asian country. This comes as European carmakers, including Volkswagen Group and BMW Group, aim to make parts and cars inside China due to limited production capacity in their home markets."
Talvez não me tenha expressado da melhor forma. Quando referi diferentes linhas de produção estava apenas a referir-me a possivelmente usarem componentes de diferentes origens/qualidades em diferentes linhas de produção consoante o país/mercado.
Não sei se o fazem ou não, mas se o carro é exactamente igual, e ganham dinheiro a vender a 25k na china contra os 38k na europa, das duas uma. Ou a margem é realmente brutal, o que não acredito, face a imensas notícias que dão conta das dificuldades de break even em alguns mercados como os US, ou então a diferença está nas variáveis locais, com a mão de obra barata. Mas lá está, sem mais dados, na verdade contiuamos com presunções.
Em todo o caso, eu como cliente, não quero pagar para ver, e não estarei disponível para comprar carros que venham de países fora da OCDE. É que uma coisa é as marcas europeias irem fabricar na china para o mercado local, e outra diferente será enviarem essa produção para a europa. E nem é só a questão de possível qualidade de produto, mas de toda a implicação estratégica que isso possa ter para o sector e a economia. Vão sentir o calor do abraço do urso quando já for tarde. Não contem comigo para comprar um carro "chinês".
De acordo,mas infelizmente está vai ser a realidade.
Perdemos competitividade na OCDE e vamos pagar caro por isso.
Foi auto infligido, quiseram maximizar os lucros com a mão de obra e mercado chinês agora é pagar por isso.
Talvez não me tenha expressado da melhor forma. Quando referi diferentes linhas de produção estava apenas a referir-me a possivelmente usarem componentes de diferentes origens/qualidades em diferentes linhas de produção consoante o país/mercado.
Não sei se o fazem ou não, mas se o carro é exactamente igual, e ganham dinheiro a vender a 25k na china contra os 38k na europa, das duas uma. Ou a margem é realmente brutal, o que não acredito, face a imensas notícias que dão conta das dificuldades de break even em alguns mercados como os US, ou então a diferença está nas variáveis locais, com a mão de obra barata. Mas lá está, sem mais dados, na verdade contiuamos com presunções.
Em todo o caso, eu como cliente, não quero pagar para ver, e não estarei disponível para comprar carros que venham de países fora da OCDE. É que uma coisa é as marcas europeias irem fabricar na china para o mercado local, e outra diferente será enviarem essa produção para a europa. E nem é só a questão de possível qualidade de produto, mas de toda a implicação estratégica que isso possa ter para o sector e a economia. Vão sentir o calor do abraço do urso quando já for tarde. Não contem comigo para comprar um carro "chinês".
A diferença de preços penso que tem a haver com as leis na China que já está a taxar fortemente nos ICEs que as marcas preferem vender EVs por lá que ficam mais acessíveis.
Aqui na Europa esses preços absurdos dos EVs é para eles "despacharem" os ICEs, que ainda se fabrica mais barato devido às linhas de produção dos ICEs.
Sobre fabricados na China e serem para mercado local ou para a Europa, já existem marcas que fabricam modelos iguais para os dois mercados.
O Citroën C5X é fabricado exclusivamente na China para todo mundo e não tem diferença consuante os destinos, assim como os teslas model 3. É toda uma mesma linha de produção.
Se é sobre a qualidade, já tens automóveis de marcas Chinesas a obterem 5 estrelas no EuroNCAP.
Editado pela última vez por MRFxpto; 18 March 2023, 11:41.
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