Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vamos ter um 2023 animado vamos...
    Bem dita altura que passei de 2700 km/mês casa-trabalho-casa para 170 😎

    Comentário


      Não sei se já alguem reparou mas, de acordo com o último Boletim Diário da ENSE, o ISP nos 2 combustíveis aumentou substancialmente: +9,9cts (para €0,613) na gasolina e +12,4cts (para €0.466) no gasóleo.

      PowerPoint Presentation (ense-epe.pt)

      Curiosamente, o adicional por incorporação de biocombustível passou para ZERO em ambos os combustíveis (uma vez mais de acordo com o último Boletim Diário da ENSE). Como este adicional estava na passada 5ªf em 3,2cts na gasolina e em 8,3cts no gasóleo isto quer dizer que o efeito combinado do aumento do ISP com a não cobrança do adicional por incorporação de biocombustível faz com que o aumento efetivo devido a taxas + impostos tenha sido de +6,7cts na gasolina e de +4,1cts no gasóleo.

      Humm, muitas mexidas não anunciadas (pelo menos eu não dei por nenhuma notícia, que tenha saído até domingo à noite, relacionada com estes aumentos substanciais). Estranho ...
      Editado pela última vez por PauloRaposo; 02 January 2023, 18:26.

      Comentário


        Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
        Sobe o ISP é retida a taxa de carbono, cujo aumento se não estou a ler mal, será de quase 15cents/litro no gasóleo



        https://www.autogear.pt/artigos/isp-...ranque-de-2023
        se assim for verdade, acho que vou meter gasóleo e gasolina e armazenar.

        Comentário


          Será uma falta de tudo por parte do governo um aumento desses, no entanto depois destas últimas nomeações para ministros já nada será surpreendente. É puro gozo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Matisofi Ver Post
            Vou entrar o ano a fazer uma média de 100km/dia, por isso tenho de dentro destas alterações. Tenho cartão Galp Frota, BP, tenho uma Prio perto, onde meto gasóleo por vezes. Qual acham que mais compensa? Rentabilidade vs qualidade
            Mete o que no fim de contas, te ficar mais barato ( seja descontos directos ou indirectos ou um mix ).

            Ja agora por que zona vais andar? por vezes ajuda pa receber dicas acerca dos postos mais baratos / menos movimentados e menos confusao, etc.

            Comentário


              Já alguém percebeu ao certo quanto vai a subir 5a por causa da actualização dos impostos?

              Comentário


                só sei que acho que nem vou esperar. hoje fiz mais de 100kms, já gastei um pouco, amanhã de manhã mais uns 40, só fico com uns 250kms no depósito. vou aproveitar e gastar os 6€ de saldo do PP+ e já fico com algum.

                Comentário


                  encontrei isto. então como será, pela leitura do artigo? ficamos na mesma? há um ligeiro incremento? ninguéms abe de nada em concreto mais uma vez e fazendo um pleonasmo, mais uma vez vamos ser informados pela comunicação social e à última da hora!



                  A próxima revisão só irá ocorrer a 5 de fevereiro de 2023, pelo que é esperada uma subida no preço dos combustíveis.
                  (...)
                  Apesar da redução deste apoio do aumento do ISP irá manter-se a suspensão da taxa da atualização da taxa de carbono (embora já esteja anunciado que irá aplicar gradualmente), aplicando-se taxa fixa de 0,05434 €/litro e 0,0592 €/litro para gasolina e gasóleo, até 5 de fevereiro.​​

                  Comentário


                    Eu vi aqui:

                    https://www.google.com/amp/s/pplware...ta-semana/amp/

                    Comentário


                      Por mais tente admito que não percebo o que vai realmente acontecer amanhã, para além de aumentar.

                      Gasóleo aumentou 3 cêntimos em média e gasolina 7. Quanto será a mais amanhã?

                      Comentário


                        Eu acho que vai aqui uma grande confusão e a culpa é do Eco. Tenho um pequeno ódio de estimação com o Eco e os seus títulos sensacionalistas com contas mal feitas. Então as notícias mensais de aumento da prestação da casa, acho que já estamos todos a pagar 2000€ de prestação e ainda não nos apercebemos.

                        Bom, o Eco lançou esta notícia, que ainda hoje aparece com o título inicial de procurarem por combustíveis nas noticias.

                        image.png
                        Ao clicar nesse link da notícia o título já mudou assim como o conteúdo da notícia

                        image.png

                        Mas nem com a correcção da notícia acertaram, porque com estes dados os valores são outros.

                        image.png

                        O que é que eu acho que aconteceu aqui, colocaram logo o valor adicional da taxa de carbono que não vai ser aplicado em Janeiro e pelas notícias que encontrei será aplicado de forma faseada a partir de Fevereiro, mas ainda está em análise como e quando.

                        Comentário


                          E por Espanha, alguém sabe como está o assunto?
                          Estou agora a ver na TVE1 estão a falar com um agricultor, que parece que para certos setores vão manter os 20 centimos de desconto.

                          Para o cidadão comum já acabou o desconto?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                            Eu acho que vai aqui uma grande confusão e a culpa é do Eco. Tenho um pequeno ódio de estimação com o Eco e os seus títulos sensacionalistas com contas mal feitas. Então as notícias mensais de aumento da prestação da casa, acho que já estamos todos a pagar 2000€ de prestação e ainda não nos apercebemos.

                            Bom, o Eco lançou esta notícia, que ainda hoje aparece com o título inicial de procurarem por combustíveis nas noticias.

                            image.png
                            Ao clicar nesse link da notícia o título já mudou assim como o conteúdo da notícia

                            image.png

                            Mas nem com a correcção da notícia acertaram, porque com estes dados os valores são outros.

                            image.png

                            O que é que eu acho que aconteceu aqui, colocaram logo o valor adicional da taxa de carbono que não vai ser aplicado em Janeiro e pelas notícias que encontrei será aplicado de forma faseada a partir de Fevereiro, mas ainda está em análise como e quando.
                            Mas a actualização do ISP não entra em vigor só amanhã?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                              E por Espanha, alguém sabe como está o assunto?
                              Estou agora a ver na TVE1 estão a falar com um agricultor, que parece que para certos setores vão manter os 20 centimos de desconto.

                              Para o cidadão comum já acabou o desconto?
                              Sim, acabou. Alguns sectores mantem o desconto, mas o público em geral não.
                              O dinheiro foi aplicado em baixar o IVA de alguns produtos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post

                                Sim, acabou. Alguns sectores mantem o desconto, mas o público em geral não.
                                O dinheiro foi aplicado em baixar o IVA de alguns produtos.
                                Portanto neste momento temos o combustivel mais barato do que em Espanha ?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SMOL25 Ver Post
                                  Mas a actualização do ISP não entra em vigor só amanhã?
                                  Já está aplicado

                                  https://www.cmjornal.pt/sociedade/de...sCM_CmaoMinuto

                                  Segundo a ERSE, o preço médio semanal aumentou 3% face à semana anterior no caso da gasolina e 2,6% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +4,8% e do gasóleo simples em +2,7%, bem como devido à atualização do sobrecusto relativo à incorporação de biocombustíveis da gasolina 95 simples em +1% e do gasóleo simples em +2,8% e à atualização do valor relativo ao imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) da gasolina 95 simples em +3,2% e do gasóleo simples em +7,6%.

                                  Aqui o comunicado
                                  https://www.portugal.gov.pt/download...AAAABAAzNDaxNA IAEqDMXQUAAAA%3d

                                  Face à evolução recente de variação do preço do gasóleo e da gasolina, estas medidas
                                  temporárias resultam numa redução do desconto do ISP em 1,3 cêntimos por litro de
                                  gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, em comparação com o mês anterior.


                                  E aqui uma notícia da CNN que teve como base o Eco e teve a decência de deixar uma nota de correcção à mesma:
                                  https://cnnportugal.iol.pt/combustiv...f2254fb28b885a

                                  (Notícia corrigida às 10h11 com novos cálculos do agravamento dos preços dos combustíveis. Pelo lapso pedimos desculpa aos nossos leitores)

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                    Já está aplicado

                                    https://www.cmjornal.pt/sociedade/de...sCM_CmaoMinuto

                                    Segundo a ERSE, o preço médio semanal aumentou 3% face à semana anterior no caso da gasolina e 2,6% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +4,8% e do gasóleo simples em +2,7%, bem como devido à atualização do sobrecusto relativo à incorporação de biocombustíveis da gasolina 95 simples em +1% e do gasóleo simples em +2,8% e à atualização do valor relativo ao imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) da gasolina 95 simples em +3,2% e do gasóleo simples em +7,6%.

                                    Aqui o comunicado
                                    https://www.portugal.gov.pt/download...AAAABAAzNDaxNA IAEqDMXQUAAAA%3d

                                    Face à evolução recente de variação do preço do gasóleo e da gasolina, estas medidas
                                    temporárias resultam numa redução do desconto do ISP em 1,3 cêntimos por litro de
                                    gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, em comparação com o mês anterior.


                                    E aqui uma notícia da CNN que teve como base o Eco e teve a decência de deixar uma nota de correcção à mesma:
                                    https://cnnportugal.iol.pt/combustiv...f2254fb28b885a

                                    (Notícia corrigida às 10h11 com novos cálculos do agravamento dos preços dos combustíveis. Pelo lapso pedimos desculpa aos nossos leitores)
                                    Já aumentou o que tinha de aumentar. É isso basicamente?

                                    Comentário


                                      Adoro que ninguém percebe já nada e nem há notícias do aumento ou de quanto é

                                      Comentário


                                        Em Espanha (vi em pormenor Tio) o preço aumentou e está bem mais caro e a uma boa diferença até dePortihal.

                                        Lá só agricultura, transportes e afins é que continuam c desconto.

                                        Eu vou gastar o resto do saldo do PP,+ daqui a pouco, pelo sim e pelo não. 1.621 sem desconto...

                                        Comentário


                                          Então mas amanhã há aumento ou não? Tenho o 318is quase na reserva

                                          Comentário


                                            eu pelo sim pelo não fui meter combustível, mas... lixei-me! cheguei lá, escolhi 24€, o mínimo para descontar os 6€ que tinha, chego para pagar e vejo que não descontou. antes de pagar pergunto e a senhora diz-me que tem que ser os 16lts de mínimo. nem me tinha lembrado dessa treta! perguntei quanto tinha metido e faltava 1,19lt para os 16 litros. fiquei com um melão! o que vale é que o preço é apenas 2 cêntimos mais caro que no auchan e o combustível é BP!!! 1.621 por litro!

                                            nunca me tinha acontecido tal, a não ser uma vez há uns anos em que o tipo da bomba aqui à beira de casa me mandou meter mais 2€ para poder descontar o valor.

                                            Comentário


                                            • CalimeroIbiza
                                              CalimeroIbiza commented
                                              Editing a comment
                                              Eheh é o que dá não optar pelo PVP mais baixo 😁
                                              Isso é a BP que está demasiado barata ou o auchan que está demasiado caro?

                                            Originalmente Colocado por JGibao Ver Post
                                            Então mas amanhã há aumento ou não? Tenho o 318is quase na reserva
                                            Aparentemente, pelo acima posto, não. Mas realmente não percebo nada, isto está feito para ser uma confusão brutal.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SMOL25 Ver Post
                                              Já aumentou o que tinha de aumentar. É isso basicamente?
                                              Sim, o valor do ISP aumentou na segunda-feira. Onde foram buscar a data de dia 5?

                                              Comentário


                                                Esclarecimento sobre a situação portuguesa vs a espanhola:


                                                Em Espanha com o fim dos 20cent do estado o preço do gasóleo está +/- alinhado com Portugal para casos comparáveis, ou seja, low cost vs low cost e marca vs marca em termos de PVP.

                                                Temos +/- 1,60 para o gasóleo nas low costs em ambos os países e 1,72-1,78 na marca em ES vs 1,76x em PT (1,78x a BP como de costume mais cara).

                                                Mas a gasolina em Espanha continua a ser mais barata, embora apenas 10cent abaixo de PT... No passado lembro-me perfeitamente do gasóleo ser 25/30cent mais barato em Espanha e a gasolina ser 40/45cent mais barata, mas é a nova realidade.

                                                Até há zonas em Espanha onde se mete gasóleo a menos de 1,50 e gasolina a pouco mais de 1,40, mas é muito longe da fronteira com PT.

                                                De notar que em ES a Repsol passou de 30cent de desconto com a app Waylet para 10cent em cupão (normal, eram 20 do estado + 10cent da Repsol, agora são só 10cent) e na Cepsa já não há os 5cent extra a somar aos 20 do estado que havia para qualquer cliente (podia chegar aos 30cent com o cartão deles).

                                                Agora podes ter 10cent de desconto em combustíveis normais e 12cent nos Optima, mas tens de ter o tal cartão "Porque tu vuelves" (para o fazer tens de ser cidadão espanhol ou ter um NIE de lá).

                                                Caso contrário na Cepsa só pagando o tabelado.


                                                EDIT:

                                                Por Espanha recomendo a BALLENOIL que há em muitos sítios, tem aditivados a apenas mais 1/2cent que o simples e não é preciso talões, nem cupões, nem cartões nem confusões.
                                                Editado pela última vez por ClioIIIRS; 04 January 2023, 15:49.

                                                Comentário


                                                  Devia ser interessante alguém conseguir fazer uma comparação com as "margens de lucro" das gasolineiras espanholas com as portuguesas!

                                                  Obviamente que o mercado espanhol é muito maior, e uma menor margem dá na mesma um bom lucro!

                                                  Comentário


                                                    Em Espanha, meti em Vigo na segunda feira a 1.77 numa Repsol 95 effitec, não compensa

                                                    Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk

                                                    Comentário


                                                      Eu tenho um amigo meu que tem uma bomba daquelas das terras, nem sei se é Galp ou BP, mas é pequena.

                                                      Ele - que é de Gestão - diz-me que ganha 10 cent por litro e que mantem aquilo mais porque na zona há muita agricultura e acaba por ganhar mais qualquer coisa com o gasóleo agrícola.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Esclarecimento sobre a situação portuguesa vs a espanhola:


                                                        Em Espanha com o fim dos 20cent do estado o preço do gasóleo está +/- alinhado com Portugal para casos comparáveis, ou seja, low cost vs low cost e marca vs marca em termos de PVP.
                                                        Próximo passo, alinharem os vencimentos em ambos os paises

                                                        Comentário


                                                          não sei onde está a diferença a favor de espanha para o gasóleo, pelo menos em valença/tui. em valença o gasóleo está a um espetacular preço de 1.495, dados atualizados hoje mesmo e em tui também no outlet (low cost) está a 1.629. em valença na repsol está a 1.704 e em tui está mais barato 2,5 cêntimos apenas, a 1.679. não sei onde está a vantagem.

                                                          na gasolina nos low cost respetivos, 1.523 em valença e 1.549 no outlet de tui. na repsol está a 1.724 e em tui a 1.639. aqui sim, na repsol vale a pena, mas com os 10 cêntimos vai dar ao mesmo das low cost para quem não tiver problemas em ficar com o motor no chão.

                                                          não sei como estará noutros locais perto das fronteiras, mas é uma questão de compararem.

                                                          https://www.maisgasolina.com/lista-d...stelo/valenca/

                                                          https://www.komparing.com/es/precio-...pontevedra/tui

                                                          Comentário


                                                            outro exemplo de que me lembrei:

                                                            em feces de abaixo, bomba de um tuga esperto que se mudou para espanha porque não tinha clientes deste lado, está a 1.659. em chaves está a 1.704. no komparing até tem preço mais alto para PT, mas o maisgasolina atualizou hoje. o gasóleo não compensa na mesma a não ser que se seja da cidade e se vá meter 50€ ou depósito cheio...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X