Andam a medir o pulso À coisa, como o (des)governo não cai, podem carregar nos desgraçados do costume, para equilibrar a balança do gasto com o (suposto) IVA zero.
Não se pode descer muito que o tio Costa não perdoa....
E agora vamos começar a pagar a muito falada taxa de carbono, que estava suspensa muitas antes do início da guerra na Ucrânia (salvo erro desde OUT2021) e que era de 5cts/litro.
Em Maio, o ISP no gasóleo vai aumentar 2,8cts e na gasolina 2,4cts, isto face aos valores atuais. Resta saber qual o valor da taxa de carbono que vai ser cobrado (não vão aplicar a taxa toda de uma vez, vão fazê-lo gradualmente).
Editado pela última vez por PauloRaposo; 29 April 2023, 10:10.
E agora vamos começar a pagar a muito falada taxa de carbono, que estava suspensa muitas antes do início da guerra na Ucrânia (salvo erro desde OUT2021) e que era de 5cts/litro.
Em Maio, o ISP no gasóleo vai aumentar 2,8cts e na gasolina 2,4cts, isto face aos valores atuais. Resta saber qual o valor da taxa de carbono que vai ser cobrado (não vão aplicar a taxa toda de uma vez, vão fazê-lo gradualmente).
Não dizem quanto a taxa de carbono. Teremos de esperar.
É óbvio que isto é tudo pelo ambiente como se percebe.
Editado pela última vez por SMOL25; 29 April 2023, 16:55.
Aqui na Europa temps taxas e taxinhas para tudo e mais alguma coisa.
Em certos países essa taxa foi vetada ,como no caso da Suiça,mas visto que dois terços dos produtos petrolíferos já refinados são importados não há outra hipótese do que aplicar essa mesma taxa CO2.
E inclusive ao terço que é refinado el solo helvético.
Mas até ao dia de hoje ainda não se sabe ao certo para onde irá esse dinheiro.
Decerto para a caixa de 900MM de francos que é usada para aliviar o setor financeiro e bancário como aconteceu agora com o Crédit Suisse.
Aqui na Europa temps taxas e taxinhas para tudo e mais alguma coisa.
Em certos países essa taxa foi vetada ,como no caso da Suiça,mas visto que dois terços dos produtos petrolíferos já refinados são importados não há outra hipótese do que aplicar essa mesma taxa CO2.
E inclusive ao terço que é refinado el solo helvético.
Mas até ao dia de hoje ainda não se sabe ao certo para onde irá esse dinheiro.
Decerto para a caixa de 900MM de francos que é usada para aliviar o setor financeiro e bancário como aconteceu agora com o Crédit Suisse.
Patético.
Estás a ver aqueles passes que custam 40€/mês e que dá para andar em qualquer transporte na AML, o passe Navegante Metropolitano? Com esse passe podes ir, por exemplo de Setúbal a Mafra utilizando qualquer operador de serviço público de transporte de passageiros.
Existem a variantes Navegante +65 (que custa 20€/mês) e Navegante 12 (que é gratuito) para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusivé).
A taxa de carbono serve para financiar esse programa de apoio ao transporte público.
Editado pela última vez por PauloRaposo; 01 May 2023, 08:53.
Estás a ver aqueles passes que custam 40€/mês e que dá para andar em qualquer transporte na AML, o passe Navegante Metropolitano? Com esse passe podes ir, por exemplo de Setúbal a Mafra utilizando qualquer operador de serviço público de transporte de passageiros.
Existem a variantes Navegante +65 (que custa 20€/mês) e Navegante 12 (que é gratuito) para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusivé).
A taxa de carbono serve para financiar esse programa de apoio ao transporte público.
Até aí estou completamente de acordo.
O problema é que não me encontro,vivo em Portugal.
Estás a ver aqueles passes que custam 40€/mês e que dá para andar em qualquer transporte na AML, o passe Navegante Metropolitano? Com esse passe podes ir, por exemplo de Setúbal a Mafra utilizando qualquer operador de serviço público de transporte de passageiros.
Existem a variantes Navegante +65 (que custa 20€/mês) e Navegante 12 (que é gratuito) para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusivé).
A taxa de carbono serve para financiar esse programa de apoio ao transporte público.
Para quem, como eu, usa os passes e também coloca combustível, isso é dar com uma mão e tirar com a outra.
Estás a ver aqueles passes que custam 40€/mês e que dá para andar em qualquer transporte na AML, o passe Navegante Metropolitano? Com esse passe podes ir, por exemplo de Setúbal a Mafra utilizando qualquer operador de serviço público de transporte de passageiros.
Existem a variantes Navegante +65 (que custa 20€/mês) e Navegante 12 (que é gratuito) para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusivé).
A taxa de carbono serve para financiar esse programa de apoio ao transporte público.
À partida esse método faz sentido.
Só que com tanta receita que o estado tem tido, bem que poderia ainda ajudar mais na questão dos preços dos combustiveis.
Já tem feito algo sim, mas talvez faltasse mais.
Eu sou um dos que beneficia desse passe, só é pena ter aberto a pestana tão tarde.
Outras pessoas vão dizendo o mesmo nas conversas de comboio.
Esse passe também tem grande aceitação cá em casa. E se não fosse esse era outro. Eu não o uso porque vou de bicicleta para o trabalho....optei por trabalhar perto de casa...a receber menos, mas não perco tempo nem $$ em deslocações !!!
Agora pelo que eu vi no fim de semana passado e neste, que fui aproveitar e dar uma escapadinha cá dentro, eh pah.....a gasolina/gasóleo não estão nada caros !!!!!
O tuga pode pagar muito mais pela gota ? Pode...então não pode......
Tambem fiz 1 escapadinha a semana passada, foi no interior, e o hotel tb estava cheio. E ainda bem, pois, é um facto.
Ficou-me barato por ser deslocação a GPL.
O Carro a gasolina cá de casa só sai para deslocações maiores se o de GPL estiver com algum contratempo.
Andar longas distancias a gasolina e diesel tá bem tá.
E mt menos em deslocações diárias.
Demoro mais de 1h30 de transportes mas tb n me importo nd. De carro era de 1h ( caso saísse muitissimo cedo de casa ) até 2h ou mais.
Para quem, como eu, usa os passes e também coloca combustível, isso é dar com uma mão e tirar com a outra.
E depois temos os outros como o meu caso, zona pouco servida de transportes apesar de estar a 20 km do porto....ou seja porque raio tenho de pagar (não tenho outra hipótese) 3 depósitos de combustível todos os meses e estar a financiar para alguns se transportarem quase de borla, enquanto aqui no nosso agregado não temos outras hipóteses!!!??
Editado pela última vez por Vizza; 01 May 2023, 19:07.
Galp desce gasolina 1 cêntimo e gasóleo meio cêntimo
Colocado a 25 de Abril de 2023
Entretanto, a Cepsa lançou nova campanha mas atenção, só atribuem 3€ + 2€ a novas adesões, isto é, 30€ em combustivel dão direito a 3€ de saldo para gastar na próxima compra, no próximo abastecimento de 30€ dão + 2€. Parvo ser só para novos registos, quem já tiver registo do programa "Porque eu volto", é criar nova conta com user do/a companheiro/a para ir buscar estes valores.
Sabes se ainda está a decorrer essa campanha de oferta de €3 no próximo abastecimento e €2 no outro a seguir a esse? Não vejo nada sobre isso em lado nenhum e já pesquisei bem (sim entretanto passaram uns dias).
Já agora, este novo cartão dá 5cent em simples e 6cent em ótima, mas o cartão da DECO+ dá 6cent mesmo em combustível simples.
Para usufruir desse campanha que referes pode ser preciso uma nova conta com dados de outra pessoa, mas só tenho um cartão DECO+ e preciso disso para acumular 6+5cent de desconto.
11cent de desconto em cima de preços de 1,459 dá 1,349 vs 1,399 que consigo neste preciso momento com o cartão DECO nalgumas bombas Cepsa.
Isto até me está a parecer bom demais para ser verdade, ou os 5cent extra do Gow são em cartão para descontar posteriormente?
*5€ de saldo, a obter em dois consumos com Cepsa Gow de valor igual ou superior a 30€. Com o primeiro consumo são obtidos 3€ de saldo e com o segundo 2€.
E depois temos os outros como o meu caso, zona pouco servida de transportes apesar de estar a 20 km do porto....ou seja porque raio tenho de pagar (não tenho outra hipótese) 3 depósitos de combustível todos os meses e estar a financiar para alguns se transportarem quase de borla, enquanto aqui no nosso agregado não temos outras hipóteses!!!??
Estás a ver aqueles passes que custam 40€/mês e que dá para andar em qualquer transporte na AML, o passe Navegante Metropolitano? Com esse passe podes ir, por exemplo de Setúbal a Mafra utilizando qualquer operador de serviço público de transporte de passageiros.
Existem a variantes Navegante +65 (que custa 20€/mês) e Navegante 12 (que é gratuito) para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusivé).
A taxa de carbono serve para financiar esse programa de apoio ao transporte público.
É taxar mais e apostar nos transportes públicos, não há nada para correr mal…
As Gretinhas de esquerda não podem ver o combustível a um valor mais justo, que vão logo taxar a condizer.
Os carros com que as famílias da classe média assalariada levam os filhos à escola e depois seguem pra o trabalho (proletariado, normalmente, nem carro tem) são segmentos A e B a gasolina. E com esses as gretalhonas e gretalhões de direita nunca se preocuparam que tivessem combustível a um valor mais justo. Bem pelo contrário, que interessa é que sejam o mais taxado possível, pra lhes aliviar o fardo fiscal do gasóleo. Com isso nunca a parasitagem ficou e ficará satisfeita.
DoktorHans bem vindo de volta! Parece-se que se confirmou que isto não ia ficar num cenário bonito como dizias há uns meses, que iria manter-se a gasolina mais barata que o gasóleo. Aliás, já passa dos 20 cêntimos/lt para a gasolina
Deixa lá a malta do gasóleo em paz, se te faz comichão compra um. Tens para todas as carteiras, desde os 500€ ao infinito
EDIT: Sugeria um Corsa B 1.5, menos de 1000€ tens um e é motor de guerra! E ficas com a vantagem de passar para a classe da Burguesia
EDIT2: Ainda andas a abastecer em Espanha? Apesar de estar mais caro que cá
Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 01 May 2023, 21:10.
E depois temos os outros como o meu caso, zona pouco servida de transportes apesar de estar a 20 km do porto....ou seja porque raio tenho de pagar (não tenho outra hipótese) 3 depósitos de combustível todos os meses e estar a financiar para alguns se transportarem quase de borla, enquanto aqui no nosso agregado não temos outras hipóteses!!!??
Se formos por aí, continuamos a ser 1 país pequenino.....
E aliás assim continuará a ser.
E dessa forma porque raio quem não tem carro tem de estar a pagar para que haja descontos no ISP?
Estas clubites não nos levam a lado nenhum.
Para evoluir, é preciso investimento.
Eu não tenho filhos e nem quero ter e acho mt bem que sejam dados apoios na medida do justo e merecido a quem os tem. Um mero exemplo.
Para quem, como eu, usa os passes e também coloca combustível, isso é dar com uma mão e tirar com a outra.
Não forçosamente, embora haja mts truques desses nos governantes.
A realidade é que quem pagava 80, 100, 140 euros agora paga 40.
Mesmo sem a taxa de carbono, não irias poupar grande coisa.
O que não significa que os impostos em combustíveis não sejam um roubo, que o são !! Mesmo com os descontos temporários.
Temos de caminhar todos para o mesmo lado, e não " eu ando de carro não tenho de pagar impostos para passes ou eu ando de passe não tenho de sustentar descontos em portagens ou combustivel ".
Um passe para toda a Alemanha. Por 49 euros por mês, os residentes na Alemanha podem usar os transportes públicos em todo o país. Comboios regionais e suburbanos, autocarros e metro dentro das cidades e, nalguns locais, até os barcos. A medida faz parte das políticas de promoção da utilização dos transportes coletivos.
As autoridades alemãs admitem subir o preço, até porque a adesão está a superar as expectativas. Os bilhetes de 49 euros podem ser adquiridos online, mas a procura foi de tal ordem que o site apresentou uma mensagem de erro durante várias horas nesta segunda-feira.
A Associação alemã das Empresas de Transportes estima 5 a 6 milhões de novos utentes possam aderir aos transportes públicos com este passe nacional.
Vários países testam políticas para fomentar a utilização de transportes públicos. Em Portugal, foi criado um passe para toda a área metropolitana de Lisboa. No Luxemburgo, os transportes públicos passaram a ser gratuitos há três anos.
Um passe para toda a Alemanha. Por 49 euros por mês, os residentes na Alemanha podem usar os transportes públicos em todo o país. Comboios regionais e suburbanos, autocarros e metro dentro das cidades e, nalguns locais, até os barcos. A medida faz parte das políticas de promoção da utilização dos transportes coletivos.
As autoridades alemãs admitem subir o preço, até porque a adesão está a superar as expectativas. Os bilhetes de 49 euros podem ser adquiridos online, mas a procura foi de tal ordem que o site apresentou uma mensagem de erro durante várias horas nesta segunda-feira.
A Associação alemã das Empresas de Transportes estima 5 a 6 milhões de novos utentes possam aderir aos transportes públicos com este passe nacional.
Vários países testam políticas para fomentar a utilização de transportes públicos. Em Portugal, foi criado um passe para toda a área metropolitana de Lisboa. No Luxemburgo, os transportes públicos passaram a ser gratuitos há três anos.
Não sabia que o Luxemburgo sempre tinha adoptado isso dos transportes grátis, mas soube na altura que iam testar.
Nós estamos dentro do exemplo europeu com passes a 40 euros ou 20 ou grátis para menores de 12.
E está previsto o mesmo passe funcionar em AML e AMP.
Agora só falta ter uma rede de transportes decente no interior.
JoaoPereiraa ao termos reduzido passes de 100, 140 euros, para 40, também se fomentou o uso de transportes publicos.
Não havia era necessidade dos 7 cent/L de taxa verde mas pronto..
Parece que para o ambiente , o contribuinte nunca desconta que chegue.
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