Sandero 1.0 TCE 100 - Bi Fuel
7.8L/100 de GPL de 2ª a 6ª, que são percursos de 3 + 3 KM o motor nem chega à temperatura ideal.
A vmedia são uns 30 km/h ( e a maxima 60 ) mas são percursos quase em plano e sem qq transito.
Por vezes anda algumas dezenas de metros a gasolina até comutar pa gás.
Polo 1.2 64cv a gasolina anda nas mesmas condições mas n tem CB e ainda n fiz a média à mão.
Mas já disse à minha maria, agora nao lhe vou trocar isto por 1 Grand Cherokee 4.7 V8 mas sim por um Grand Cherokee 5.9 V8 🤣
Ela diz que eu sou masé maluco haha.
Eu só queria ver como ficava ela ao volante daquele autocarro e com o roncar do motor .
Adorava que este CB não mentisse tanto, seria muito bom sinal este consumo para o andamento efectuado.
Norte - Sul pela A1, 220d Cabrio sem baixar dos 150 e sem passar dos 160. 😂
Mini Cooper S 2009 - últimos ~150km a andar nem rápido nem devagar está a fazer 9.5L, está um bocadinho bêbado
O GP 1.3Mjet fazia 6 em percursos e andamentos similares, acho que é um bom compromisso de 3,5 litros
7C5951E5-4EDB-48F5-82E1-1D398DFF1DBB.jpg
Regresso por nacional. Até Aljezur, depois N120 ali para os lados de Odemira (manhosa até dizer chega, piso lastimável sobretudo para jantes 18 e perfil 40), IC1 de Aljustrel a Grândola e depois fartei-me da brincadeira e entrei na A2 calmamente (120-130).
O IC1 ainda safa, mas de resto não sou mesmo gajo para nacionais que atravessam as capelinhas todas…
Btw, por curiosidade, aos ritmos da primeira foto , que médias esperar por exemplo de um Golf GTi 2.0? 11/12? E um A45? 14-15?
O A está a ser cada vez mais carro de fim de semana e ando a pensar eventualmente numa coisa um bocado mais apimentada , só que em brincadeiras de escapadinhas e afins , ainda faço quase 20k km ano.
Editado pela última vez por Etcetera; 22 January 2023, 19:20.
7C5951E5-4EDB-48F5-82E1-1D398DFF1DBB.jpg
Regresso por nacional. Até Aljezur, depois N120 ali para os lados de Odemira (manhosa até dizer chega, piso lastimável sobretudo para jantes 18 e perfil 40), IC1 de Aljustrel a Grândola e depois fartei-me da brincadeira e entrei na A2 calmamente (120-130).
O IC1 ainda safa, mas de resto não sou mesmo gajo para nacionais que atravessam as capelinhas todas…
Btw, por curiosidade, aos ritmos da primeira foto , que médias esperar por exemplo de um Golf GTi 2.0? 11/12? E um A45? 14-15?
O A está a ser cada vez mais carro de fim de semana e ando a pensar eventualmente numa coisa um bocado mais apimentada , só que em brincadeiras de escapadinhas e afins , ainda faço quase 20k km ano.
Pelas fotografias não consigo perceber bem os ritmos, mas se falamos de fazer AE a velocidades de 140/150 num golf GTI podes esperar uns 8 +/-
Estas comparações não são fáceis e há inúmeros fatores (ventos, tamanho da jante, largura do pneu, tipo de pneu, peso a bordo etc. etc.) mas a olho diria que pelo menos em AE o 20d B47 parece gastar ligeiramente mais que o 20d N47 (e já tinha visto aqui neste fórum no passado alguns relatos a indicar uma conclusão semelhante apesar das médias do spritmonitor* indicarem o contrário)
Tudo bem que estou a comparar com um N47 20d manual, mas também não é menos verdade que não tenho uma 8a super longa, nem modos Eco xpto, nem pneus Eco. Tenho uns Continental SC5 de 225 de largura (sim, mesmo atrás).
*possivelmente pela maior utilização de modos EcoPro e talvez por haver sempre alguma cidade nas médias gerais, e em cidade o B47 parece-me gastar menos (pelo menos os 318d B47 manuais parece-me gastarem muito pouco em cidade vs os 320d N47, embora aqui seja 18d vs 20d).
O 220d do Gmigas conheço e sei que tem pneu desportivo (não me lembro qual?) de largura 245 ou 255 atrás, a 320d do JGTB não faço ideia mas possivelmente tem pneu mais largo atrás do que tenho na minha (?).
Com a minha 320d em AE sem andar em "loucuras" (leia-se, circular a mais de 155/160 durante algum tempo) muito dificilmente faço mais de 6,5l reais (pontualmente talvez 6,6/6,7 reais), mesmo com AC forte. E tenho muitos kms feitos, recentemente então largas centenas seguidas sempre em AE.
O 220d do Gmigas nessa foto pela ideia que tenho diria a média real rondará algo entre os 7 e os 7,2l. Pelo andamento acho que podia ser um pouco mais poupado, mas o pneu relativamente largo atrás (para um 20d) e a aero da capota de lona não ajudam, sobretudo este último fator (e sentido S-N também tipicamente é pior já se sabe).
Lá atrás a malta falou um pouco dos 2l diesel de potência um pouco acima da média gastarem notoriamente mais que os 2l de potência média. Acredito nesses relatos (como o do Gmigas com o Leon CR184 vs Passat CR140 por exemplo), mas no meu caso confesso que não noto grande diferença de consumo e se tivesse uma 318d duvido que gastasse muito menos. Acredito talvez numas 3/4 décimas a menos de média geral, que é precisamente a diferença entre os 318d e os 320d da época no spritmonitor.
Mas mesmo que um 320d gaste mais 10% que um 318d equivalente (ou seja, mesmo caixa, pneus etc.) - o que até é um exagero face à realidade - não acho dramático porque oferece tipicamente anunciam mais 25 a 30% de potência e binário.
PS: Gostava de saber o erro de CB da carrinha do JGTB, até pode fazer uma média real inferior à do CB, o que me aconteceu durante 2 anos até perceber que na revisão sempre que me ligavam o carro à máquina o KORR ficava a 1,111 em vez de 1,000.
Por exemplo uma média de 7,1 no CB eram ~6,5 reais.
Estas comparações não são fáceis e há inúmeros fatores (ventos, tamanho da jante, largura do pneu, tipo de pneu, peso a bordo etc. etc.) mas a olho diria que pelo menos em AE o 20d B47 parece gastar ligeiramente mais que o 20d N47 (e já tinha visto aqui neste fórum no passado alguns relatos a indicar uma conclusão semelhante apesar das médias do spritmonitor* indicarem o contrário)
Tudo bem que estou a comparar com um N47 20d manual, mas também não é menos verdade que não tenho uma 8a super longa, nem modos Eco xpto, nem pneus Eco. Tenho uns Continental SC5 de 225 de largura (sim, mesmo atrás).
*possivelmente pela maior utilização de modos EcoPro e talvez por haver sempre alguma cidade nas médias gerais, e em cidade o B47 parece-me gastar menos (pelo menos os 318d B47 manuais parece-me gastarem muito pouco em cidade vs os 320d N47, embora aqui seja 18d vs 20d).
O 220d do Gmigas conheço e sei que tem pneu desportivo (não me lembro qual?) de largura 245 ou 255 atrás, a 320d do JGTB não faço ideia mas possivelmente tem pneu mais largo atrás do que tenho na minha (?).
Com a minha 320d em AE sem andar em "loucuras" (leia-se, circular a mais de 155/160 durante algum tempo) muito dificilmente faço mais de 6,5l reais (pontualmente talvez 6,6/6,7 reais), mesmo com AC forte. E tenho muitos kms feitos, recentemente então largas centenas seguidas sempre em AE.
O 220d do Gmigas nessa foto pela ideia que tenho diria a média real rondará algo entre os 7 e os 7,2l. Pelo andamento acho que podia ser um pouco mais poupado, mas o pneu relativamente largo atrás (para um 20d) e a aero da capota de lona não ajudam, sobretudo este último fator (e sentido S-N também tipicamente é pior já se sabe).
Lá atrás a malta falou um pouco dos 2l diesel de potência um pouco acima da média gastarem notoriamente mais que os 2l de potência média. Acredito nesses relatos (como o do Gmigas com o Leon CR184 vs Passat CR140 por exemplo), mas no meu caso confesso que não noto grande diferença de consumo e se tivesse uma 318d duvido que gastasse muito menos. Acredito talvez numas 3/4 décimas a menos de média geral, que é precisamente a diferença entre os 318d e os 320d da época no spritmonitor.
Mas mesmo que um 320d gaste mais 10% que um 318d equivalente (ou seja, mesmo caixa, pneus etc.) - o que até é um exagero face à realidade - não acho dramático porque oferece tipicamente anunciam mais 25 a 30% de potência e binário.
PS: Gostava de saber o erro de CB da carrinha do JGTB, até pode fazer uma média real inferior à do CB, o que me aconteceu durante 2 anos até perceber que na revisão sempre que me ligavam o carro à máquina o KORR ficava a 1,111 em vez de 1,000.
Por exemplo uma média de 7,1 no CB eram ~6,5 reais.
O meu tem 4 pneus iguais. Isto é, 225/50 R17. Não sou propriamente fã de pneus e jantes enormes, diga-se. Queria mesmo assim.
Já há muitos anos que não tenho contacto com o N47, mas diria que sim, que gasta ligeiramente menos que o B47.
Em “cidade”, entre aspas porque já há muito tempo que não faço cidade pura e dura, e raramente apanho trânsito, as minhas médias por depósito nunca baixam dos 6,5. Aliás, até são muito estáveis e andam sempre por aí.
Tenho uma condução “despachadita”, digamos assim. Nao ando propriamente devagar, mas também não ando no prego nem faço acelerações bruscas.
Quanto ao erro, as minhas médias por depósito batem certinho com o CB. Teoricamente, o erro é sempre zero.
Menos nas versões de */-150 cv que nas de */-190 cv, mas próximo. São competentes a locomover carros dos segmentos C/D e até E e são uns "piscos" a consumir.
No caso dos segmentos D considero um casamento porreiro, para quem quer um meio de transporte equilibrado e económico.
Nos segmentos E, face ao "gabarito" que têm, leia-se, qualidade, espaço, requinte, etc. acabam por ser um bocadinho "pouco" para o que os carros "merecem".
Ainda há dias apanhei boleia numa carrinha 520d de um amigo, creio que de 2018, o actual modelo (mas antes do FL), dele desde nova e actualmente com 99 mil km, muito bem configurada, é um carro muito competente e confortável, interiores muito bem conseguidos, requinte, respira-se uma atmosfera de qualidade. O motor cumpre ! mas pelos mínimos
Nacionais no Ribatejo e Alentejo, condução inteligente mas não tanto económica como o " normal ".
Velocidades nas rectas entre 90 e 120 ( onde o limite é 90 ), que, caraças, abençoado alentejo que um gajo vai a 120 parece que vai parado, não fosse o medo da brigada e tinha sido bem mais em algumas zonas.
Ou talvez nao, que as EN's tendem a ter mais armadilhas por vezes. Bermas subidas, etc.
Editado pela última vez por EscapeLivre; 24 January 2023, 10:02.
Nacionais no Ribatejo e Alentejo, condução inteligente mas não tanto económica como o " normal ".
Velocidades nas rectas entre 90 e 120 ( onde o limite é 90 ), que, caraças, abençoado alentejo que um gajo vai a 120 parece que vai parado, não fosse o medo da brigada e tinha sido bem mais em algumas zonas.
Ou talvez nao, que as EN's tendem a ter mais armadilhas por vezes. Bermas subidas, etc.
O relato está engraçado mas ficámos sem saber os consumos.
Estas comparações não são fáceis e há inúmeros fatores (ventos, tamanho da jante, largura do pneu, tipo de pneu, peso a bordo etc. etc.) mas a olho diria que pelo menos em AE o 20d B47 parece gastar ligeiramente mais que o 20d N47 (e já tinha visto aqui neste fórum no passado alguns relatos a indicar uma conclusão semelhante apesar das médias do spritmonitor* indicarem o contrário)
Tudo bem que estou a comparar com um N47 20d manual, mas também não é menos verdade que não tenho uma 8a super longa, nem modos Eco xpto, nem pneus Eco. Tenho uns Continental SC5 de 225 de largura (sim, mesmo atrás).
*possivelmente pela maior utilização de modos EcoPro e talvez por haver sempre alguma cidade nas médias gerais, e em cidade o B47 parece-me gastar menos (pelo menos os 318d B47 manuais parece-me gastarem muito pouco em cidade vs os 320d N47, embora aqui seja 18d vs 20d).
O 220d do Gmigas conheço e sei que tem pneu desportivo (não me lembro qual?) de largura 245 ou 255 atrás, a 320d do JGTB não faço ideia mas possivelmente tem pneu mais largo atrás do que tenho na minha (?).
Com a minha 320d em AE sem andar em "loucuras" (leia-se, circular a mais de 155/160 durante algum tempo) muito dificilmente faço mais de 6,5l reais (pontualmente talvez 6,6/6,7 reais), mesmo com AC forte. E tenho muitos kms feitos, recentemente então largas centenas seguidas sempre em AE.
O 220d do Gmigas nessa foto pela ideia que tenho diria a média real rondará algo entre os 7 e os 7,2l. Pelo andamento acho que podia ser um pouco mais poupado, mas o pneu relativamente largo atrás (para um 20d) e a aero da capota de lona não ajudam, sobretudo este último fator (e sentido S-N também tipicamente é pior já se sabe).
Lá atrás a malta falou um pouco dos 2l diesel de potência um pouco acima da média gastarem notoriamente mais que os 2l de potência média. Acredito nesses relatos (como o do Gmigas com o Leon CR184 vs Passat CR140 por exemplo), mas no meu caso confesso que não noto grande diferença de consumo e se tivesse uma 318d duvido que gastasse muito menos. Acredito talvez numas 3/4 décimas a menos de média geral, que é precisamente a diferença entre os 318d e os 320d da época no spritmonitor.
Mas mesmo que um 320d gaste mais 10% que um 318d equivalente (ou seja, mesmo caixa, pneus etc.) - o que até é um exagero face à realidade - não acho dramático porque oferece tipicamente anunciam mais 25 a 30% de potência e binário.
PS: Gostava de saber o erro de CB da carrinha do JGTB, até pode fazer uma média real inferior à do CB, o que me aconteceu durante 2 anos até perceber que na revisão sempre que me ligavam o carro à máquina o KORR ficava a 1,111 em vez de 1,000.
Por exemplo uma média de 7,1 no CB eram ~6,5 reais.
O 220d tem erro, sempre teve, já tive alguns carros e já consigo a olhometro perceber, poucos dias depois de o ter fiz uma viagem por EN e a média no CB foi de 4.2 ou 4.3, vi logo que havia ali gato.
Depois basta ir vendo a velocidade com que o gasóleo desce no depósito para perceber. Raramente faço mais de 400kms até chegar ao meio depósito.
Depois bate com os erros do Sprit que oscilam entre 0.7 e 1L.
E esta viagem Porto - Lisboa é a prova disso mesmo, é praticamente impossível um carro com estas caracteristicas só gastar 6.3 no andamento que vim, que foi sempre num andamento despachado, sem abusar muito.
Pneu 245 atrás e 225 à frente, capota de lona, peso de 16xx kg, 2 pessoas e bagageira cheia, e o 220d apesar de ter Eco Pro (que nunca uso) nao tem praticamente elementos nenhuns de versoes Eco/Blue/etc, como jantes e pneus de dimensoes mais contidas, ailerons, caixa especifica, etc. Ok, tem a caixa longa porque tem 8 velocidades e o carro vai a 150 a pouco mais de 2000rpm, o que é excelente. Isto tudo e 6.3 a andar praticamente sempre a 150/160? Okok.
O N47 parece-me mais poupado em extra-urbano, e nao é só pela tua carrinha, tenho vários N47 próximos e todos parecem fazer bons consumos em extra-urbano.
Menos nas versões de */-150 cv que nas de */-190 cv, mas próximo. São competentes a locomover carros dos segmentos C/D e até E e são uns "piscos" a consumir.
No caso dos segmentos D considero um casamento porreiro, para quem quer um meio de transporte equilibrado e económico.
Nos segmentos E, face ao "gabarito" que têm, leia-se, qualidade, espaço, requinte, etc. acabam por ser um bocadinho "pouco" para o que os carros "merecem".
Ainda há dias apanhei boleia numa carrinha 520d de um amigo, creio que de 2018, o actual modelo (mas antes do FL), dele desde nova e actualmente com 99 mil km, muito bem configurada, é um carro muito competente e confortável, interiores muito bem conseguidos, requinte, respira-se uma atmosfera de qualidade. O motor cumpre ! mas pelos mínimos
Menos nas versões de */-150 cv que nas de */-190 cv, mas próximo. São competentes a locomover carros dos segmentos C/D e até E e são uns "piscos" a consumir.
No caso dos segmentos D considero um casamento porreiro, para quem quer um meio de transporte equilibrado e económico.
Nos segmentos E, face ao "gabarito" que têm, leia-se, qualidade, espaço, requinte, etc. acabam por ser um bocadinho "pouco" para o que os carros "merecem".
Ainda há dias apanhei boleia numa carrinha 520d de um amigo, creio que de 2018, o actual modelo (mas antes do FL), dele desde nova e actualmente com 99 mil km, muito bem configurada, é um carro muito competente e confortável, interiores muito bem conseguidos, requinte, respira-se uma atmosfera de qualidade. O motor cumpre ! mas pelos mínimos
Parabéns! Já não dizes submotorizado e usas aspas e tudo.
O meu tem 4 pneus iguais. Isto é, 225/50 R17. Não sou propriamente fã de pneus e jantes enormes, diga-se. Queria mesmo assim.
Já há muitos anos que não tenho contacto com o N47, mas diria que sim, que gasta ligeiramente menos que o B47.
Em “cidade”, entre aspas porque já há muito tempo que não faço cidade pura e dura, e raramente apanho trânsito, as minhas médias por depósito nunca baixam dos 6,5. Aliás, até são muito estáveis e andam sempre por aí.
Tenho uma condução “despachadita”, digamos assim. Nao ando propriamente devagar, mas também não ando no prego nem faço acelerações bruscas.
Quanto ao erro, as minhas médias por depósito batem certinho com o CB. Teoricamente, o erro é sempre zero.
É como eu no geral (até porque para mim 225 atrás com um bom pneu é tração perfeitamente suficiente para um 20d, até mesmo com piso húmido), embora não fossem umas jantes 18" em pneu mais largo que me fariam deixar de comprar um carro (sim, mesmo um 320d).
Isto visto de fora parece parvo andar aqui a discutir 2/3 décimas, mas eu gosto de fazer estes testes e comparações (cada um com a sua pancada).
A minha média geral está abaixo dos 6,2l, o que considero bastante bom.
O 220d tem erro, sempre teve, já tive alguns carros e já consigo a olhometro perceber, poucos dias depois de o ter fiz uma viagem por EN e a média no CB foi de 4.2 ou 4.3, vi logo que havia ali gato.
Depois basta ir vendo a velocidade com que o gasóleo desce no depósito para perceber. Raramente faço mais de 400kms até chegar ao meio depósito.
Depois bate com os erros do Sprit que oscilam entre 0.7 e 1L.
E esta viagem Porto - Lisboa é a prova disso mesmo, é praticamente impossível um carro com estas caracteristicas só gastar 6.3 no andamento que vim, que foi sempre num andamento despachado, sem abusar muito.
Pneu 245 atrás e 225 à frente, capota de lona, peso de 16xx kg, 2 pessoas e bagageira cheia, e o 220d apesar de ter Eco Pro (que nunca uso) nao tem praticamente elementos nenhuns de versoes Eco/Blue/etc, como jantes e pneus de dimensoes mais contidas, ailerons, caixa especifica, etc. Ok, tem a caixa longa porque tem 8 velocidades e o carro vai a 150 a pouco mais de 2000rpm, o que é excelente. Isto tudo e 6.3 a andar praticamente sempre a 150/160? Okok.
O N47 parece-me mais poupado em extra-urbano, e nao é só pela tua carrinha, tenho vários N47 próximos e todos parecem fazer bons consumos em extra-urbano.
Presumo que na geração Fxx também tenhas lá nos menus escondidos o fator KORR para alterares, não? O teu deve estar algures com 0,89/,90 ou por aí. A minha E91 descobri no verão passado que vinha com 1,111 da revisão na Santogal (e já tinha vindo em 2020 na outra revisão...), ou seja, estava exatamente ao contrário do teu 220d o erro do CB.
Depois há uns meses lá meti isto a 1,000, embora o mais certinho com a realidade seja provavelmente algo entre o 1,030 e 1,035.
Nessa viagem nesses ritmos se esse 220 faz 7 a 7,2 real então a minha 320d N47 também não deve fazer muito menos, talvez entre 6,7 a 6,8l (mas também tem melhor aero e menos pneu/jante).
Há mais relatos sim, de facto sobre este ponto não tenho nada a apontar. Consumos em cidade é outra conversa (faz 10l em pára arranca com AC etc.), mas isso também pouco me interessa sinceramente.
Parabéns! Já não dizes submotorizado e usas aspas e tudo.
Missão cumprida! 🤣😉
É o chamado uso da "diplomacia", para não ferir susceptibilidades.
Mas ainda ontem andei como passageiro numa carrinha 530d das E39, de 1998, com apenas 275 mil km e comparando com a sua equivalente 520d de 2018 e 99 mil km, posso referir que apesar de ter andado devagar nas duas, aquilo que se sente do motor, nomeadamente ruído, mas não só é muito mais gratificante na vetusta 530d.
Ou seja ambas têm cerca de 190 cv, mas os sinais da 530d são de motor nobre e incorpado e os da 520d actual são motor "indiferenciado". Aliás neste último caso quanto menos se sentir e ouvir melhor.
É o chamado uso da "diplomacia", para não ferir susceptibilidades.
Mas ainda ontem andei como passageiro numa carrinha 530d das E39, de 1998, com apenas 275 mil km e comparando com a sua equivalente 520d de 2018 e 99 mil km, posso referir que apesar de ter andado devagar nas duas, aquilo que se sente do motor, nomeadamente ruído, mas não só é muito mais gratificante na vetusta 530d.
Ou seja ambas têm cerca de 190 cv, mas os sinais da 530d são de motor nobre e incorpado e os da 520d actual são motor "indiferenciado". Aliás neste último caso quanto menos se sentir e ouvir melhor.
Certo mas isso és tu que ligas a um carro não como quem liga a 1 electrodoméstico.
É como um "20i" com a mesma potência de um "30i" mas este ultimo tipo V6 ou L6 ou etc.
Mas para muita gente, um 20d chega bem , não ligam mt aos 6 cilindros, etc.
Eu proprio nao sei se ligaria, só testando.
Se for a gasolina ai ligaria com certeza.
Mas na cena do submotorizado sou 1 bocado radical.
Pa mim submotorizado é uma Ford Transit de 75cv carregada com 800 KG haha.
É o chamado uso da "diplomacia", para não ferir susceptibilidades.
Mas ainda ontem andei como passageiro numa carrinha 530d das E39, de 1998, com apenas 275 mil km e comparando com a sua equivalente 520d de 2018 e 99 mil km, posso referir que apesar de ter andado devagar nas duas, aquilo que se sente do motor, nomeadamente ruído, mas não só é muito mais gratificante na vetusta 530d.
Ou seja ambas têm cerca de 190 cv, mas os sinais da 530d são de motor nobre e incorpado e os da 520d actual são motor "indiferenciado". Aliás neste último caso quanto menos se sentir e ouvir melhor.
É indiscutível que um 6 cilindros é muito melhor que um 4 cilindros. E não tem nada a ver com performance, mas sim com suavidade, sonoridade, etc. Mas nada disso faz de um 20d, ou 18d, submotorizado. Nem pouco mais ou menos.
É indiscutível que um 6 cilindros é muito melhor que um 4 cilindros. E não tem nada a ver com performance, mas sim com suavidade, sonoridade, etc. Mas nada disso faz de um 20d, ou 18d, submotorizado. Nem pouco mais ou menos.
Um 120d até acaba por ser um carro com algum motor.
É o chamado uso da "diplomacia", para não ferir susceptibilidades.
Mas ainda ontem andei como passageiro numa carrinha 530d das E39, de 1998, com apenas 275 mil km e comparando com a sua equivalente 520d de 2018 e 99 mil km, posso referir que apesar de ter andado devagar nas duas, aquilo que se sente do motor, nomeadamente ruído, mas não só é muito mais gratificante na vetusta 530d.
Ou seja ambas têm cerca de 190 cv, mas os sinais da 530d são de motor nobre e incorpado e os da 520d actual são motor "indiferenciado". Aliás neste último caso quanto menos se sentir e ouvir melhor.
Ao que tu chamas diplomacia eu chamo-lhe razoabilidade e sensatez. 😉
Comentário