Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
    O que são "ritmos animados"?
    A esticar bem pelo carro nas subidas e praticamente sempre a cima dos limites de velocidade. Atenção que foi feito na Ilha da Madeira em estradas de "montanha".

    Com o S1 no mesmo percurso costumo fazer sensivelmente 1 litro a menos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Margini Ver Post

      A esticar bem pelo carro nas subidas e praticamente sempre a cima dos limites de velocidade. Atenção que foi feito na Ilha da Madeira em estradas de "montanha".

      Com o S1 no mesmo percurso costumo fazer sensivelmente 1 litro a menos.
      O mesmo carro, no mesmo percurso, conduzido por um piloto de rally em ritmo de troço cronometrado gastaria quanto ? 3x mais ?

      Comentário


        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

        O mesmo carro, no mesmo percurso, conduzido por um piloto de rally em ritmo de troço cronometrado gastaria quanto ? 3x mais ?
        Não percebi a analogia... o truque dessa média de viagem está mesmo em aproveitar bem as descidas, é uma viagem de sensivelmente 50 minutos em que talvez quase metade é a descer. Na Madeira não há milagres nas média 😁 Ainda assim acho um bom registo para um carro a gasolina.

        Comentário


          O F54 não pára de surpreender, quando escolhemos a motorização foi com ideia de poupar um pouco, mas às vezes exagera.

          Consumo de dia-a-dia, com uma boa esticadela na AE e uma ida ao Caramulo.

          Foram 41.55L para 1040Km.

          4.0L/100Km.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Margini Ver Post

            Não percebi a analogia... o truque dessa média de viagem está mesmo em aproveitar bem as descidas, é uma viagem de sensivelmente 50 minutos em que talvez quase metade é a descer. Na Madeira não há milagres nas média 😁 Ainda assim acho um bom registo para um carro a gasolina.
            Não foi uma analogia, foi mesmo uma pergunta.

            Referes essa pequena viagem de 50 km e falas em ritmos animados, que pelos números obtidos se percebe que foram mais ritmos "embalados"

            É claro que mesmo num carro muito económico, como é o caso, 5 litros de consumos não será grande animação, por isso a curiosidade que gerou a minha pergunta, os carros actuais de rally de topo creio que fazem uns 70/75 lts/100 km em troços cronometrados, quanto fará esse que nasceu para ser económico ? 15 ? 20 ?

            Comentário


              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

              Não foi uma analogia, foi mesmo uma pergunta.

              Referes essa pequena viagem de 50 km e falas em ritmos animados, que pelos números obtidos se percebe que foram mais ritmos "embalados"

              É claro que mesmo num carro muito económico, como é o caso, 5 litros de consumos não será grande animação, por isso a curiosidade que gerou a minha pergunta, os carros actuais de rally de topo creio que fazem uns 70/75 lts/100 km em troços cronometrados, quanto fará esse que nasceu para ser económico ? 15 ? 20 ?
              Aqui na Madeira uma viagem de 50 km já é considerado uma viagem longa para muitos 😂. Sim talvez o ritmos "embalados" seria a melhor descrição, não vim propriamente a 200 km/h até porque não é possível, mas vim a andar bem e a puxar quando tinha que puxar sem vir a "pastelar" nem a me preocupar com a média.

              Quanto aos troços cronometrados depende muito, aqui na Madeira apanhas de tudo, tanto vais a subir íngreme como já vais a descer por uns bons minutos, quando ao consumo numa situação dessas não te sei responder, mas acredito que não seria impossível fazer uns 20 litros mesmo com o pé direito sempre a fundo a não ser que fosse um troço sempre a subir 😁

              Comentário


                Sim, Margini, por ex no percurso inverso, talvez gastasse mais ( ? ).

                Há certos percursos altamente favoráveis, como já dei diversas vezes o exemplo de C5 2.0 HDI 110, que em EN's no Alentejo fazia por norma uns 5.5 L/100 a 90/100 e que de Beja a Troia ficou-se pelos 3.9 L/100, obviamente foi um percurso mt favorável, porque no inverso eu apostaria nuns 6.5 ou 7 ao invés dos 5.5 habituais.

                Comentário


                  Faço pelo menos uma vez por mês a deslocação Porto x Valpaços e vice-versa. No percurso de ida a média anda em torno de 8.9l a 9.2l.
                  No regresso a média fica nos 7.3 a 7.4l.
                  Por isso as médias têm muito a ver com o percurso e com o peso do pé.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Sim, Margini, por ex no percurso inverso, talvez gastasse mais ( ? ).

                    Há certos percursos altamente favoráveis, como já dei diversas vezes o exemplo de C5 2.0 HDI 110, que em EN's no Alentejo fazia por norma uns 5.5 L/100 a 90/100 e que de Beja a Troia ficou-se pelos 3.9 L/100, obviamente foi um percurso mt favorável, porque no inverso eu apostaria nuns 6.5 ou 7 ao invés dos 5.5 habituais.
                    Sim o percurso inverso gasta mais, neste caso tinha sido 1litro a mais aproximadamente até porque a parte do fim do percurso(subida da Santa do Porto Moniz para quem conhece) é bastante íngreme com curvas e contra curvas, cerca de 10 minutos sempre a puxar bem pelas mudanças.

                    Comentário


                      Andei por aí o ano passado, em trabalho, mas sempre à pendura.
                      As pessoas com quem andei eram daí e reparei que conduziam todos sempre a puxar bem pelos carros.

                      Essas curvas que falas foi logo no primeiro dia, até pensei duas vezes em entrar num carro de novo, sem ser eu a conduzir.

                      Andei em vários carros, todos com médias altíssimas.
                      Lembro-me dum tipo 1.3 95 com 7.8 de média.

                      Esse consumos que mostras é muito bom, acredito que no mesmo andamento e no percurso inverso fizesse 8?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Margini Ver Post

                        A esticar bem pelo carro nas subidas e praticamente sempre a cima dos limites de velocidade. Atenção que foi feito na Ilha da Madeira em estradas de "montanha".

                        Com o S1 no mesmo percurso costumo fazer sensivelmente 1 litro a menos.
                        Bem, 5.5 num SUV a gasolina na madeira parece-me excelente para ser sincero

                        PS: Já tenho saudades de beber uma Poncha por aí
                        Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 29 May 2023, 11:07.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                          Andei por aí o ano passado, em trabalho, mas sempre à pendura.
                          As pessoas com quem andei eram daí e reparei que conduziam todos sempre a puxar bem pelos carros.

                          Essas curvas que falas foi logo no primeiro dia, até pensei duas vezes em entrar num carro de novo, sem ser eu a conduzir.

                          Andei em vários carros, todos com médias altíssimas.
                          Lembro-me dum tipo 1.3 95 com 7.8 de média.

                          Esse consumos que mostras é muito bom, acredito que no mesmo andamento e no percurso inverso fizesse 8?
                          Sim aqui é preciso estar sempre a puxar bem pelos carros e pelas mudanças, caso contrário os carros andam sempre a morrer e não faz bem à saude 😁, o que às vezes ainda dispara mais os consumos andar com o carro a morrer.
                          Os consumos altíssimos é perfeitamente possível aqui na Madeira depende um pouco de onde se anda no dia a dia, no meu 116d estou com média global de 6.8 sem grande preocupações, e o Seat Arona da mulher anda nos 7.8 de média global.
                          Temos um Golf IV a gasolina na familia que andamos às vezes que não faz menos de 10 litros, facilmente se saca 14/15 litros espremendo o pobre 1.6 sem turbo nas subidas 😀
                          Quanto ao percurso inverso como disse a cima cheguei com 6.5, chegou com 5.6 ao Porto Moniz mas na subida para a Santa deu logo cabo da média.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post

                            Bem, 5.5 num SUV a gasolina na madeira parece-me excelente para ser sincero

                            PS: Já tenho saudades de beber uma Poncha por aí
                            Atenção que 5.5 foi média de viagem, num percurso muito especifico, no dia a dia é impossível fazer essa média 😁

                            Mas o raio do carro é mesmo económico, este 1.0 tsi é mesmo ótimo nesse aspeto.

                            Quanto à poncha é só marcar uma férias, estamos sempre prontos para receber a malta 😀

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Margini Ver Post

                              Seat Arona 1.0 TSI 115 cv. Porto Moniz -> Funchal em ritmos animados.



                              Margini, é evidente que esta tua expressão "em ritmos animados" foi um pouco exagerada e por isso é que surgiram depois alguns "comentários".

                              Deixo aqui um exemplo de um itinerário feito este Sábado num Seat Ibiza SC 1.2 TSI 86cv: Da zona de Almada até Alcácer do Sal pela A2 em velocidade de cruzeiro de 130 km/h e depois de Alcácer até à Comporta em velocidade de cruzeiro de 100 km/h e no regresso (já pela noite) sempre pela estrada Nacional até Almada numa velocidade de cruzeiro de 100/110 km/h e perfiz um consumo médio (num total de 243 km percorridos) de 5,8 litros.

                              Talvez para ti este itinerário que percorri talvez tivesse sido para ti a um "ritmo animado", para mim foi de um "relax total".



                              Comentário


                                Eu percebo o Margini, na Madeira andamos metade do tempo em 2ª e 3ª ao redline e depois em 5ª ou 6ª a travar com consumo zero, passe o exagero. Por isso é que na Páscoa deixei um Panda 1.0 Hybrid com média de 5 após 400km, fruto dessa conjugação.
                                Mas pelo que tenho lido por este fórum em diversos tópicos, esse Tsi 1.0 deve ser dos melhores da classe (senão o melhor) no binómio rendimento/consumo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                  Eu percebo o Margini, na Madeira andamos metade do tempo em 2ª e 3ª ao redline e depois em 5ª ou 6ª a travar com consumo zero, passe o exagero. Por isso é que na Páscoa deixei um Panda 1.0 Hybrid com média de 5 após 400km, fruto dessa conjugação.
                                  Mas pelo que tenho lido por este fórum em diversos tópicos, esse Tsi 1.0 deve ser dos melhores da classe (senão o melhor) no binómio rendimento/consumo.
                                  Sim é isso mesmo! Quando disse ritmos animados referia-me a isso mesmo, e não propriamente andar a 200 em autoestrada 😁 mas compreendo o ponto de vista, nem toda a gente conhece a loucura as estradas da madeira eheh

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Margini Ver Post

                                    Atenção que 5.5 foi média de viagem, num percurso muito especifico, no dia a dia é impossível fazer essa média 😁

                                    Mas o raio do carro é mesmo económico, este 1.0 tsi é mesmo ótimo nesse aspeto.

                                    Quanto à poncha é só marcar uma férias, estamos sempre prontos para receber a malta 😀
                                    Sim, mas mesmo assim andar sem preocupações num SUV 1.0 a gasolina e fazer 5,5 acho bastante bom!
                                    Estive aí em novembro, mas fui e vim no mesmo dia

                                    Comentário


                                      Coimbra - Figueira da Foz- Lisboa

                                      Peugeot 308 1.6 HDI de 2016. Ritmos calmos, 2 pessoas, praticamente sempre a cumprir limite e maioritamente A.E.

                                      Chegou cá abaixo com 4.4 de CB.

                                      Comentário


                                        Abarth 595 com 215 cv

                                        da serta ate Mafra em ritmos calmos

                                        1685461104033.jpg

                                        mas a media geral anda nos 8.8 entre idas ao pão e ritmos mais lentos

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                          Abarth 595 com 215 cv

                                          da serta ate Mafra em ritmos calmos

                                          1685461104033.jpg

                                          mas a media geral anda nos 8.8 entre idas ao pão e ritmos mais lentos
                                          em 5ª que RPM fazes a 120kmh?

                                          No meu MCS R56 tenho andado com médias de 8.4 a andar sem preocupações de consumo, acelero a fundo pelo menos 1 vez sempre que ando no carro

                                          Comentário


                                            Clio V 1.0 Tce 90

                                            Comentário


                                              Novo atesto no A4 6,923L de média maioritariamente em cidade sem preocupações de consumos.
                                              Média acumulada dos últimos 30700km´s está nos 6,76L
                                              Audi A4 2.0TDI 143cv´s

                                              Comentário


                                                Toyota Corolla 1.2T
                                                ​​Málaga - Sevilha

                                                Média acumulada com 15000km é de 6.9l/100, com muita cidade a lixar isto tudo... 🙈
                                                Ficheiros anexados
                                                Editado pela última vez por Petermira; 04 June 2023, 08:05.

                                                Comentário


                                                  Estou a ganhar o hábito de abastecer 1x por mês.

                                                  742 quilómetros percorridos com 36,45 litros de gasóleo aditivado do Intermarché. Média de 4,91 litros por cada 100 Km percorridos.

                                                  Média geral indicada pelo CB nos quase últimos 7.000 Km está nos 5,3 (com velocidade média de 50 Km/h), a mesma que tenho no registo do Spritmonitor.


                                                  Peugeot 307 SW 1.6 HDi 110 (sem FAP) 2007

                                                  ​​

                                                  Comentário


                                                    Por aqui o i30 anda com 5,5 de média acumulada. É +/- 1 depósito por mês (só anda aos fins de semana).
                                                    Agora que o tempo está a começar a ficar porreiro, o depósito do i30 já dará para 2 meses ou perto disso. Passa a 125cc a fazer as voltas quase todas de fim de semana (exceto à noite ou viagens maiores).
                                                    Sabe são bem andar a passear sem pensar em consumos, com consumos na ordem 2lt/100 da 125cc até nem faz confusão atestar o depósito de 10 litros
                                                    PS: É nesta altura que começa a levar SC 98 do intermarché, no inverno fica lá com um depósito chique de BP ultimate para lá ficar mais de 6 meses parada

                                                    Comentário


                                                      Viagem de regresso...corolla 1.2 turbo..
                                                      Desde bomba de gasolina algures no interior de Espanha... (estrada nacional espanhola) até Sesimbra

                                                      Distancia 242,7km
                                                      Tempo 2h43min
                                                      Consumo 5.8l/100km

                                                      Comentário


                                                        Clio V 1.0 TCe 90

                                                        Comentário


                                                          Renault Clio V 1.5 Blue dCi 85cv

                                                          A1 Leiria - Aveiro
                                                          CC a 150km/h: 5.8l/100km

                                                          Carrinho super económico, capaz de fazer menos de 4 em estradas nacionais, ali entre os 80-100km/h. No me percurso casa-trabalho-casa andava com 3.8, sendo que no meu ex Jeep Renegade fazia 2l a mais.
                                                          Motor muito redondinho, praticamente sem turbo lag, mas claro, 85cv, não há milagres, há que calcular bem todas as ultrapassagens e em AE leva uma eternidade a chegar aos 150km/h.
                                                          Foi um salto considerável do Clio IV para o V; agora está mais bem construído, tem melhores materiais, a posição de condução até leva a crer que estamos ao volante de um carro do segmento acima e é relativamente sereno em AE (só não gostei da resistência da direção). Ah, convém dizer que os RS Line curvam para xuxu (Meganes RS Line idem aspas).



                                                          SEAT Leon ST X-Perience (FWD) 115cv (cx 5 velocidades)

                                                          IC2 + N235 Leiria - Aveiro
                                                          Vel. média de 68km/h, 4.2l/100km

                                                          Sendo uma X-Perience, falamos de uma carrinha menos aerodinâmica. Deverá ter um acerto de suspensão diferente de uma Leon ST convencional, pelo menos noto um pisar não muito firme e a traseira algo bamboleante demais para o meu gosto; convém mencionar que tem quase 250k km, pelo que poderá estar relacionado com o desgaste dos componentes.
                                                          Já se sabe que estes são daqueles carros que mesmo não sendo exímios em nada, também não há nada que façam mal, são uma aposta segura em todos os aspetos. Sempre simpatizei muito com esta geração, acho que já andei com todas as motorizações disponíveis (menos o 1.4 a gás natural) e a par da Octavia, era das escolhas mais racionais do segmento.
                                                          A principal queixa (única, diria) vai para a caixa manual de 5 velocidades, não só pela sua lentidão de engrenagem, mas acima de tudo pelo seu escalonamento. O 1.6 TDI é um bom motor, anda mais do que a cavalagem deixaria anunciar (serve para os 110 e 115cv) mas a melhor caixa é claramente a de 6 velocidades, já que a de 5 tem fossos brutais (e este TDI não é muito fã de baixa rpm, naturalmente). Uma Leon Ecomotive (cx. 6) anda muito bem e bebe muito pouco.
                                                          A regeneração do filtro de partículas destes motores é que consegue sempre adivinhar quando é que estamos a chegar a casa depois de 100km de AE. É muito fácil de detetar: ralenti acelerado, cheiro excessivo a gases, um calor abrasador a sair do escape... No meu MB 250 cdi nunca dei por nenhuma.

                                                          Comentário


                                                            Sintra - Sevilha
                                                            AE sempre nos 130/140 com umas tiradas a 170 para ultrapassar conjuntos de carros mais lentos.



                                                            Golf VII GTI.

                                                            Comentário


                                                              690km com 34,60 litros.

                                                              Média de 5,00 L/100.

                                                              Misto entre EN, cidade e AE, vários tipos de condução e 90% do tempo com AC ligado.

                                                              A180cdi

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X