Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
    O meu 1.5 100 num clio, faz igual em nacional a cumprir os limites.
    Média geral nos 4.7, mas muita autoestrada a 150.
    Impressionante como esses mais antigos conseguem consumos brutais.
    Foi o que mais me impressionou nos 1.5 DCI : consumos.
    Especialmente o 1.5 DCI 70 em cidade, mas dizem que o 85 em algumas situações fazia melhor.

    O 70 tem caixa mt curta para AE.
    Mas adorava, inclusive na Kangoo, desde que sem carga

    O 105cv era mt silencioso, e em AE era 1 foguete mas no dia a dia em cidade era do pior que ja conduzi.

    Comentário


      Duster 1.3 Tce 150 4wd e Clio V TCe 90 .

      Comentário


        Mais um atesto este depósito ficou com média de 6,55L
        Média acumulada dos últimos 30mil km´s estás nos 6,757L
        Audi A4 2.0TDI 143cv´s

        Comentário


          Polo 9N 1.4TDI Bluemotion, uma trip de ~30km com poucos semáforos.

          2537CD8E-E834-45FF-8376-6991D9993206.jpg

          A caixa longa ajuda muito. A 80 km/h em quinta marca o motor gira ~1400rpm e tem um consumo instantâneo de 2.9L / 100km.
          Editado pela última vez por sador; 20 May 2023, 18:07.

          Comentário


            Duster do costume aqui do tasco,1.3 TCe 150 4wd.

            Comentário


              Originalmente Colocado por sador Ver Post
              Polo 9N 1.4TDI Bluemotion, uma trip de ~30km com poucos semáforos.

              2537CD8E-E834-45FF-8376-6991D9993206.jpg

              A caixa longa ajuda muito. A 80 km/h em quinta marca o motor gira ~1400rpm e tem um consumo instantâneo de 2.9L / 100km.
              O 1.2i dessa geração do polo aqui de casa, é 100 km/h @ 3200 RPM em 5ª

              Comentário


                O mito que quantas menos rpms menos se gasta ......

                Comentário


                  O meu Corolla 1.8 140cv Full Hybrid, ao final dos primeiros 1000kms anda nos 5 de média.

                  Comentário


                    Clio V 1.0 TCe 90

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                      O mito que quantas menos rpms menos se gasta ......
                      No caso do 1.2i daqui, acredito que sim, em 5ª.
                      Faltava uma 6ª, para estabilizar a uns 120 sem ter de ir quase nas 4000 RPM. Mas só a direito, porque a subir, mais vale fazer RPM , se nao, o motor perde força e precisa de mais carga de acelerador, aliás basta ver que o binário maximo dele é as 3000 RPM.

                      Comentário




                        Roadtrip de fim de semana num Captur I 0.9 tce. Foi feito com 4 adultos, 70% em AE em com o AC ligado e em parte significativa com o CC a 130.

                        Comentário


                          Ganda consumo !

                          Como se porta o 0.9 TCE no Captur?

                          No meu Sandero II portava-se mt bem, mas tb era levezinho.

                          Comentário


                            Aygo X, 1700 KM na Islandia: 4.4 de CB.Muita muita nacional praticamente sem inclinação a 80 / 90.
                            Contras, não anda um caracol.

                            Comentário


                              Que motor tem isso?

                              Comentário


                                Salvo erro é um 1000 3 cilindros com 72 CV.
                                Para o que lhe foi exigido, cumpriu bastante bem. Gostei dos bancos aquecidos que eram usados diariamente.
                                Obviamente que nas duas ou três subidas que apanhei, notam-se as limitações deste motor.
                                Editado pela última vez por Indigo; 24 May 2023, 11:16.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                  Salvo erro é um 1000 3 cilindros com 72 CV.
                                  Para o que lhe foi exigido, cumpriu bastante bem. Gostei dos bancos aquecidos que eram usados diariamente.
                                  Obviamente que nas duas ou três subidas que apanhei, notam-se as limitações deste motor.
                                  Pois eu tive esse motor com 68cv, mas no C1 da 1ª geração, pós restyling

                                  Tinha muita genica mas tb pesa menos de 1000 KG creio, e pneis 155.

                                  O motor toyota agradou-me mt, e mesmo com caixa extremamente longa, tinha boas acelerações, por ex consideravelmente mais rápido que o Polo 1.2i ou Punto Evo 1.2i ( que tb n sao referencias, obviamente )
                                  Mas o melhor era os consumos de 4.2 a 4.5 em EN's do Alentejo.

                                  Aquilo em 2ª chegava aos 100

                                  Se tivesse uma caixa igual à do Polo acho que fazia 0-100 em 11seg !!


                                  Desse 1.0 72 ja ouvi dizer coisas ruins dele, mas nunca experimentei.

                                  Mss é sempre carros que em subidas é para fazer RPM's, pouca potência e sem turbo não há milagres.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Ganda consumo !

                                    Como se porta o 0.9 TCE no Captur?

                                    No meu Sandero II portava-se mt bem, mas tb era levezinho.
                                    Como tenho dito muitas vezes, não aprecio o motor. Todavia, tenho que reconhecer que em estrada aberta e AE é muito interessante porque demonstra uma boa disponibilidade para desenvolver. Em cidade e para arranca é um motor chato porque em baixos regimes é um bocado bruto.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post

                                      Como tenho dito muitas vezes, não aprecio o motor. Todavia, tenho que reconhecer que em estrada aberta e AE é muito interessante porque demonstra uma boa disponibilidade para desenvolver. Em cidade e para arranca é um motor chato porque em baixos regimes é um bocado bruto.
                                      Sim em cidade ele podia ser mais afinado, mas no Sandero nao se nota mt isso porque é mais leve, pelo que só com AC ligado e cargas de acelerador fortes as 1500 RPM se notaria o turbo a " entrar ".

                                      Não sei como é no Captur, mas a transmissão do Sandero II, isso sim, é sofrível. Muito bruta, para fazer condução suave não é nada fácil.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                                        Imagino a gasolina...
                                        Marcava 8.6L/100km no quadrante, nunca andei 100km a gasolina seguidos para confirmar e já vai com quase 57 mil na minha mão

                                        Comentário


                                          Acerca do tema "Cidade", que é um conceito pouco consensual, pois há transito citadino e transito caótico...dou o meu exemplo com uma Kia Carens 1.7 Crdi:
                                          Amadora-Hospital Estefânia indo pelo eixo N/S, entrecampos, 5 outubro, MAC, Picoas, sede PJ às 12h. Cheguei lá com 9,4 de média.
                                          Regresso pela Alameda, Av. Gago Coutinho, 2ª Circular, cheguei a casa com 8.0 de média, mas em Arroios chegou a andar com 9,6.
                                          Ou seja, transito intenso com muitos semáforos e arranques constantes, seja gasolina, seja diesel, não há milagres...

                                          Comentário


                                            Há, estão é eletrificados.
                                            Um hibrido ( plug in ou não ) nesse tipo de trajeto consome pouquíssimo. O Yaris nessas condições fazia 3.5 - 4 ( e para dizer 4 já estou a dar alguma margem )
                                            Editado pela última vez por Indigo; 26 May 2023, 22:32.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                              O mito que quantas menos rpms menos se gasta ......
                                              Deve ser verdade! Empurrando o carro com o motor desligado você não gasta nada.

                                              Falando sério, ontem fiz um teste no Polo 9N 1.4TDI Bluemotion observando o consumo instantâneo na 3a, 4a e 5a numa rua plana.

                                              70km/h em 3a marcha @ 2400rpm: 3.8L / 100km
                                              70km/h em 4a marcha @ 1600rpm: 3.1L / 100km
                                              70km/h em 5a marcha @ 1250rpm: 2.7L / 100km

                                              Mas este teste não é muito representativo.
                                              Porque para manter uma velocidade de 70km/h em terreno plano precisa de quanta potência, 5 - 7 cv?

                                              Na prática não uso quase nunca a 5a marcha a 70km/h. Porque quando você aumenta a carga do motor tem demais vibração e na menor subida ou para ultrapassar voce tem que reduzir marcha. Simples não tem muito potência disponível abaixo de ~1500rpm.

                                              Enfim acredito que não é só um questão de economia mas de conforto e desgaste também. Acho que cada motor tem um alcance duma dada marcha / carga onde está “contente” e simplesmente é melhor ficar dentro disso.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                Acerca do tema "Cidade", que é um conceito pouco consensual, pois há transito citadino e transito caótico...dou o meu exemplo com uma Kia Carens 1.7 Crdi:
                                                Amadora-Hospital Estefânia indo pelo eixo N/S, entrecampos, 5 outubro, MAC, Picoas, sede PJ às 12h. Cheguei lá com 9,4 de média.
                                                Regresso pela Alameda, Av. Gago Coutinho, 2ª Circular, cheguei a casa com 8.0 de média, mas em Arroios chegou a andar com 9,6.
                                                Ou seja, transito intenso com muitos semáforos e arranques constantes, seja gasolina, seja diesel, não há milagres...
                                                Mas para o carro que é e tipo de trajecto, mesmo assim, está 1 consumo bem aceitável.
                                                Para esse tipo de carros e percursos, como dizes e bem, não há milagres.

                                                O " meu " antigo C5 II 2.0 HDI 136 auto, em cidade , vá, tipo amadora, era 10L, curiosamente, o mesmo que o Polo 1.2i com a minha maria com pé algo pesado, mas neste caso era amadora-queluz, uma boa porcaria, diga-se.

                                                Para estes percursos , só segmento A, ou entao hibridos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por sador Ver Post

                                                  Deve ser verdade! Empurrando o carro com o motor desligado você não gasta nada.

                                                  Falando sério, ontem fiz um teste no Polo 9N 1.4TDI Bluemotion observando o consumo instantâneo na 3a, 4a e 5a numa rua plana.

                                                  70km/h em 3a marcha @ 2400rpm: 3.8L / 100km
                                                  70km/h em 4a marcha @ 1600rpm: 3.1L / 100km
                                                  70km/h em 5a marcha @ 1250rpm: 2.7L / 100km

                                                  Mas este teste não é muito representativo.
                                                  Porque para manter uma velocidade de 70km/h em terreno plano precisa de quanta potência, 5 - 7 cv?

                                                  Na prática não uso quase nunca a 5a marcha a 70km/h. Porque quando você aumenta a carga do motor tem demais vibração e na menor subida ou para ultrapassar voce tem que reduzir marcha. Simples não tem muito potência disponível abaixo de ~1500rpm.

                                                  Enfim acredito que não é só um questão de economia mas de conforto e desgaste também. Acho que cada motor tem um alcance duma dada marcha / carga onde está “contente” e simplesmente é melhor ficar dentro disso.
                                                  Sim, o que ele quer dizer é que não é algo linear.

                                                  Por ex numa subida as 3000 RPM, podes estar a consumir menos que na mesma subida, mas na marcha seguinte, mas às 2200 RPM .

                                                  Comentário


                                                    Polo 1.2i 64cv, carro das voltinhas, tudo em ambiente maioritariamente plano, nenhum trânsito mas deslocações curtas, algumas localidades suaves, motor muitas vezes nem chega à temperatura ideal, condução despachada, especialmente com a minha maria mesmo com motor frio !!!!!! ( leva tanto na cabeça !! )

                                                    7.06 L/100

                                                    Se fosse cidade pura era em torno de 9/10L como era em queluz/amadora ( que nojo de sitios para conduzir, fogo ! )

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                      Acerca do tema "Cidade", que é um conceito pouco consensual, pois há transito citadino e transito caótico...dou o meu exemplo com uma Kia Carens 1.7 Crdi:
                                                      Amadora-Hospital Estefânia indo pelo eixo N/S, entrecampos, 5 outubro, MAC, Picoas, sede PJ às 12h. Cheguei lá com 9,4 de média.
                                                      Regresso pela Alameda, Av. Gago Coutinho, 2ª Circular, cheguei a casa com 8.0 de média, mas em Arroios chegou a andar com 9,6.
                                                      Ou seja, transito intenso com muitos semáforos e arranques constantes, seja gasolina, seja diesel, não há milagres...
                                                      Confere… aqui na ilha da Madeira com trânsito caótico no centro do Funchal, para arranca sempre com subidas íngremes chegava a casa com médias a cima de 12 isto num 1.5 a diesel… num carro a gasolina daqueles mais gulosos facilmente faz uns 20 litros nas mesmas condições😂

                                                      Comentário


                                                        Duster 1.3 Tce 150 4x4.

                                                        Comentário


                                                          hyundai i20n
                                                          a pastar em modo eco na AE a 120km/h fez-me

                                                          6.5 l/100

                                                          Comentário



                                                            Seat Arona 1.0 TSI 115 cv. Porto Moniz -> Funchal em ritmos animados.

                                                            Comentário


                                                              O que são "ritmos animados"?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X