Com o aumento do preço da gasolina e do gasoleo será melhor comprar um carro a diesel ou um a gasolina para converter em GPL?
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Diesel ou GPL.
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostPara uma pessoa que utilize todos os dias parques subterrâneos não me parece nada evidente... infelizmente
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O GPL só vence o Diesel pelo factor preço (actualmente) porque a nível de eficiência o Diesel não tem rival (a não ser um Diesel Híbrido...).
A chatice do GPL nem é o estacionamento subterrâneo (para mim)... é mais o facto de se ter que voltar à bomba 3 vezes mais vezes do que é costume (no meu caso).
Outro factor é o estilo de condução. Há quem prefira a eficiência do Diesel a baixa rotação, há quem prefira a desportividade da gasolina/GPL (eu não gosto no dia-a-dia).
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Um carro que gaste 12 litros aos 100 de GPL equivale em termos de custos de combustível a um carro que gasta 6 litros aos 100 de gasóleo (aos preços acutais).
No entanto, não se esqueçam do factor autonomia onde esta é muito menor no caso dos carros a GPL (embora possam sempre andar a gasolina mas isso é um bocado contra-senso)
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O problema é que muitas vezes o pessoal quando começa à procura de carros usados para GPl, começa a ver Volvos e BMW's a preços da chuva e entusiasma-se e acaba por comprar um carro que vai gastar mais combustível do que devia.
Um carro em bom estado , não muito antigo, com 1400 ou 1600cc e à roda dos 100cv é o ideal.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostA chatice do GPL nem é o estacionamento subterrâneo (para mim)... é mais o facto de se ter que voltar à bomba 3 vezes mais vezes do que é costume (no meu caso).
Eu no meu carro vou menos vezes à bomba de GPL do que ia antigamente a gasolina, pois consigo fazer mais km's com 1 deposito de gás do que com o de gasolina.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostAo contrário do q é vendido em Portugal, mais de 60% do GPL é extraído do GN, curioso cmo pca gente sabe isto.
Originalmente Colocado por LM Ver PostO problema é que muitas vezes o pessoal quando começa à procura de carros usados para GPl, começa a ver Volvos e BMW's a preços da chuva e entusiasma-se e acaba por comprar um carro que vai gastar mais combustível do que devia.
Um carro em bom estado , não muito antigo, com 1400 ou 1600cc e à roda dos 100cv é o ideal.
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GPL all the way. Kits recentes sem perdas de potência...
O que me chateia é o raio do autocolante e não poder estacionar nos subterrâneos...
E outra coisa não perceber porque não existem indicadores analógicos ou digitais com um manómetro de pressão do gás para saber quanto está o depósito...
Não sei como são montados em outros sítios, mas onde o meu irmão montou é um sistema de led's que passados 100km já está no Red, quando ainda tem mais 900km para andar.
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Não sei se os híbridos evoluiram muito nos ultimos 2 anos, mas pelo menos no programa TopGear, testaram um e foi uma desilusão completa: ao utilizar gasolina não é ecológico... No caso do Prius, tem um motor 1.5 ... que obviamente também não é das melhores cilindradas para ecologia. O apresentador do programa fez a deslocação entre a sua casa e Londres e apenas conseguiu um consumo de cerca de 5,2 litros / 100, o que sinceramente não é um espanto. Não sei em que condições a condução foi feita, mas um Fiat Punto 1.2 16v fazia praticamente isso sem custar uma fortuna!... Aliás, ele menciona que fez o mesmo percurso num VW Lupo diesel e fez 3,4 litros!...
No fundo, menciono a questão dos híbridos porque me parece que as pessoas andam a pagar muito dinheiro por carros que não são verdadeiramente ecológicos nem surpreendentemente económicos.
Relativamente à questão diesel ou gpl... Neste momento entre diesel e gasolina, gasolina para quem faça até 20.000kms/ano. Entre diesel e gpl (para mais kms feitos) há que considerar as limitações que o nosso país tem em relação ao estacionamento do GPL.
Eu se fizesse 30 ou 40k por ano, num carro usado para trabalho apenas, optava por GPL se não precisasse de estacionar em garagens.
Se fizesse 30 ou 40k por ano mas andasse a circular dentro da cidade e precisasse estacionar em parqueamentos fechados, optava por diesel
Abaixo de 20k (ou mesmo até 30k caso pretendesse trocar o carro em 4 anos), optaria por gasolina.
Agora é fazer contas porque hoje em dia o único handicap de um carro a gasolina, aplica-se a largas quilometragens e a eventual dificuldade de venda no mercado de usados... e mesmo assim, essa dificuldade não se aplica para carros de baixa cilindrada - qualquer 1000, 1200cc vende-se perfeitamente.
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Originalmente Colocado por L4G4RT0 Ver PostNão sei se os híbridos evoluiram muito nos ultimos 2 anos, mas pelo menos no programa TopGear, testaram um e foi uma desilusão completa: ao utilizar gasolina não é ecológico... No caso do Prius, tem um motor 1.5 ... que obviamente também não é das melhores cilindradas para ecologia. O apresentador do programa fez a deslocação entre a sua casa e Londres e apenas conseguiu um consumo de cerca de 5,2 litros / 100, o que sinceramente não é um espanto. Não sei em que condições a condução foi feita, mas um Fiat Punto 1.2 16v fazia praticamente isso sem custar uma fortuna!... Aliás, ele menciona que fez o mesmo percurso num VW Lupo diesel e fez 3,4 litros!...
No fundo, menciono a questão dos híbridos porque me parece que as pessoas andam a pagar muito dinheiro por carros que não são verdadeiramente ecológicos nem surpreendentemente económicos.
(...).
Actualmente fazem consumos semelhantes aos diesel da mesma categoria, o que os torna mais limpos ou "ecologicos" que eles (os diesel)
Alem do que os hibridos com os beneficios fiscais que tem ficam mais baratos que os outros.
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Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver PostGPL all the way. Kits recentes sem perdas de potência...
O que me chateia é o raio do autocolante e não poder estacionar nos subterrâneos...
E outra coisa não perceber porque não existem indicadores analógicos ou digitais com um manómetro de pressão do gás para saber quanto está o depósito...
Não sei como são montados em outros sítios, mas onde o meu irmão montou é um sistema de led's que passados 100km já está no Red, quando ainda tem mais 900km para andar.
O meu indicador por LED´s não é muito regular apenas para o primeiro LED, mas isso até tem a sua lógica.Uma vez que o depósito só enche até 80% da sua capaciade máxim, é natural o primeiro LEd apagar passado pouscos Km.De resto funcionam bem, sensiveis as travagens e curvas, é certo.
Se o teu passa logo para vermelho, algo vai mal ou no indicador ou na instalação.
A unica coisa que lamento após ter metido o GPL é o consumo médio por depósito não me baixar dos 10,5Litros, quando nas mesmas condições a gasolina faço 8.Ou seja, muito fora dos 10% de diferença que eles indicam.
O curiosos é que a andar até os 100km/h gasto os 10L, mas a andar a 150-160 faço pouco mais.11L!
O que me leva a acreditar que nos baixos regimes há ali qualquer problema com a afinação da mistura.
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostMas a palavra petróleo fala mais alto que a palavra butano ou propano É verdade, já sabes de alguma coisa sobre Biogás? Já li aí na net sobre umas experiências de utilização de biogás nos carros a GPL, mas não foi nada cientifico, nem sei se funciona tão bem como nos carros a GN.
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ando a muito tempo, a pensar mudar de carro...
tenho um clio 1.5 dci q faz 5L...6L por cada 100km's ...uma media de 7,5€ por 100km's
tou a pensar mudar para um carro a gasolina 1.6... maior, mais confortavel e talvez mais recente q o meu...se gastar 11L...12L de GPL por cada 100km's...gasto em media 7.5€ por cada 100km's
fico com o mesmo "consumo"...com um carro melhor e menos poluente!
ando de olho nos carros a gasolina 1.6 de 2002 para cima
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