Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Manias" e pormenores sem sentido das marcas automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.

    Comentário


      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
      Uma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
      Aqui está um exemplo que ilustra bem a razão de ser deste tópico.

      Eu por exemplo acho que o sítio deles é nas portas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Adams Ver Post
        Aqui está um exemplo que ilustra bem a razão de ser deste tópico.

        Eu por exemplo acho que o sítio deles é nas portas.
        A partir do momento em que te obriga a tirar a mão esquerda do volante, não consigo perceber...

        Comentário


          eu também não achei muita graça a essa alteração.

          era tradição da marca e foi alterada sem necessidade.



          alguns dizem que quanto menos botões mais simples fica de operar... talvez sim, mas andar á procura nos menus do CB acaba por ser mais perigoso, acho eu

          tal como a haste do pisca/limpa vidros que é uma só e qualquer dia fazem duas só para serem iguais aos outros




          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
          Uma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
            Uma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
            Tal e qual... Assim só a mão direita se movimentava durante a condução.

            Comentário


              O Mini tinha na consola central e passou para as Portas. Das alteracoes mais bem recebidas. Provavelmente a BMW anda atenta.

              Comentário


                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                A partir do momento em que te obriga a tirar a mão esquerda do volante, não consigo perceber...
                Aceito o raciocínio, obviamente.

                Contudo, não me parece nada estranho. A mão direita deixa o volante (caixa manual) para passagens de caixa por um curto período, pelo que os comandos a implicar tirar a mão esquerda do volante acabam por não ser nada estranho. Os comandos dos espelhos retrovisores também estão na porta, ficou tudo ali.

                Por outro lado, também é certo que estando comandos usados com bastante frequência como o AC, som etc. do lado direito, acabava por ser natural agrupar tudo na consola central. Ainda para mais muitos condutores têm o habito de ir com a mão sobre o manípulo das mudanças e com o braço no apoio.

                Terá sido por uma questão economicista? Ou apenas de alinhamento com a maioria?
                Editado pela última vez por Adams; 27 September 2016, 10:12. Razão: Emendar frase

                Comentário


                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Alfetta Ver Post
                    A minha é uma SW de 2010. No plafonier não tem botão para abrir a bagageira.
                    Julgo que desde 2009, os 159 passaram a abrir a bagageira pelo exterior, bastando carregar no logo Alfa Romeo na traseira e com isto devem ter anulado o botão interior.
                    Existe também, a opção de abrir com o comando da chave.
                    Ou seja, resolveram um problema, e arranjaram outro. Italianisses! Outra mania estúpida: No Alfa romeo 166, meteram o botão para abrir a mala pelo interior dentro do porta-luvas.

                    Comentário


                      Os estudos sobre ergonomia/segurança automóvel realmente mostram que devemos ter o máximo de comandos na zona central do carro (fora os que são acessíveis sem tirar as mãos do volante tipo haste dos piscas). Julgo que a passagem dos comandos de abertura dos vidros para as portas serve sobretudo para cortar nos custos.

                      Já quanto à profusão de botões físicos vs menus tácteis, a investigação tem demonstrado que é sempre preferível aceder às funções com o mínimo de cliques possível, seja em botões físicos, seja em menus. Por isso é que a solução de aceder a uma função directamente num botão físico (ou seja, num só clique) é preferível a aceder aceder em menus com 2 ou mais cliques. Mas claro que uma vez mais entram aqui factores financeiros e de gestão de custos. Além disso também não convém complicar demasiado um painel com botões em exagero.

                      A situação ideal seria poder aceder às funções directamente com um só clique num botão físico que nos dê um bom feedback táctil, ajudado por feedback sonoro e confirmação de activação/desactivação da função na consola em frente ao condutor. E que esse botão esteja acessível sem ter que esticar os braços e de preferência que permita aceder com o punho ou o cotovelo assente numa base fixa. Mas isso é o ideal. Na realidade é preciso fazer muitos compromissos.

                      Comentário


                        Por acaso não vou muito à bola com os ecrãs tácteis, acho que não é nada prático.

                        Quando ando com a Leon, prefiro manusear o rádio e o Bluetooth no CB no quadrante através dos comandos do volante do que usar o Touch-Screen.

                        Para mim a solução do joystick junto ao travão de mão/manete das mudanças à lá Bmw/Mercedes é a solução mais interessante, visto que com o braço no apoio consigo manusear tudo.

                        Comentário


                          Duplicado.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                            Os estudos sobre ergonomia/segurança automóvel realmente mostram que devemos ter o máximo de comandos na zona central do carro (fora os que são acessíveis sem tirar as mãos do volante tipo haste dos piscas). Julgo que a passagem dos comandos de abertura dos vidros para as portas serve sobretudo para cortar nos custos.

                            Já quanto à profusão de botões físicos vs menus tácteis, a investigação tem demonstrado que é sempre preferível aceder às funções com o mínimo de cliques possível, seja em botões físicos, seja em menus. Por isso é que a solução de aceder a uma função directamente num botão físico (ou seja, num só clique) é preferível a aceder aceder em menus com 2 ou mais cliques. Mas claro que uma vez mais entram aqui factores financeiros e de gestão de custos. Além disso também não convém complicar demasiado um painel com botões em exagero.

                            A situação ideal seria poder aceder às funções directamente com um só clique num botão físico que nos dê um bom feedback táctil, ajudado por feedback sonoro e confirmação de activação/desactivação da função na consola em frente ao condutor. E que esse botão esteja acessível sem ter que esticar os braços e de preferência que permita aceder com o punho ou o cotovelo assente numa base fixa. Mas isso é o ideal. Na realidade é preciso fazer muitos compromissos.
                            Eu tinha ideia precisamente contrária. Em tempos, marcas como a Dacia e Coreanas, colocavam esses botões no centro, levando-me a pensar que seria uma forma de economizar.

                            Comentário


                              Julgo ser mais barato incluir os comandos nas forras, poupa-se em montagem, cablagem etc.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                Uma coisa que nunca percebi foi o facto de marcas como a BMW e a Mercedes terem abandonado a colocação dos botões dos vidros junto à alavanca da caixa de velocidades para os colocarem nas portas. Nunca percebi o porquê. Para mim faz muito mais sentido na consola central em vez de colocado nas portas.
                                Para a malta poder falar mal da colocação dos botões de abertura dos vidros do Saxo!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Para a malta poder falar mal da colocação dos botões de abertura dos vidros do Saxo!
                                  Mesmo colocando nas portas, há que saber achar o local adequado.

                                  Os do Saxo e os do Rover 200, para mim, estava mal colocados. Os do e34 também não estavam perfeitos, já os do w202 estão na mouche.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Mesmo colocando nas portas, há que saber achar o local adequado.
                                    Concordo.

                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Os do Saxo e os do Rover 200, para mim, estava mal colocados. Os do e34 também não estavam perfeitos, já os do w202 estão na mouche.
                                    Respeito, mas discordo. Após 4 anos e quase 180k kms com um Saxo, acho que estavam muito bem. Entre uma mudança e outra, desviavas a mão uns centímetros da alavanca e, sem tirar os olhos da estrada nem a mão esquerda do volante, abrias/fechavas os vidros.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Concordo.



                                      Respeito, mas discordo. Após 4 anos e quase 180k kms com um Saxo, acho que estavam muito bem. Entre uma mudança e outra, desviavas a mão uns centímetros da alavanca e, sem tirar os olhos da estrada nem a mão esquerda do volante, abrias/fechavas os vidros.
                                      Mas qual é mesmo o problema de tirar a mão esquerda do volante?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Concordo.



                                        Respeito, mas discordo. Após 4 anos e quase 180k kms com um Saxo, acho que estavam muito bem. Entre uma mudança e outra, desviavas a mão uns centímetros da alavanca e, sem tirar os olhos da estrada nem a mão esquerda do volante, abrias/fechavas os vidros.
                                        Achas que está melhor escolhido que o do w202? Não tens que andar às apalpadelas, está mesmo ali ao lado da alavanca. Infelizmente no w203 fizeram borrada...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                          Mas qual é mesmo o problema de tirar a mão esquerda do volante?
                                          Simples. a mão direita já tem que sair para ir à alavanca das mudanças, ao rádio nos carros que não têm controlo no volante, e além disso tem mais espaço livre para se movimentar. Estares a colocar comandos de utilização frequente apenas ao alcance da mão esquerda não faz sentido.

                                          É isso que gosto no w202. A rodear a alavanca tens os comandos dos 4 vidros, o botão de bloqueio dos traseiros e o comando dos espelhos retrovisores. É o método KISS a funcionar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Simples. a mão direita já tem que sair para ir à alavanca das mudanças, ao rádio nos carros que não têm controlo no volante, e além disso tem mais espaço livre para se movimentar. Estares a colocar comandos de utilização frequente apenas ao alcance da mão esquerda não faz sentido.

                                            É isso que gosto no w202. A rodear a alavanca tens os comandos dos 4 vidros, o botão de bloqueio dos traseiros e o comando dos espelhos retrovisores. É o método KISS a funcionar.
                                            Já tinha constado isso, mas não me parece um atentado à ergonomia e à usabilidade.

                                            Faz-me mais confusão ter de me desencostar do banco para regular por exemplo o AC. Mas percebo que metendo tudo dentro de menus apenas ao alcance de um botão também deixava de ser prático.

                                            Como em alguns sistemas de navegação, que tens a rodinha para seleccionar letra a letra o endereço.

                                            Comentário


                                              Os comandos dos vidros acabaram por estar quase todos nas portas porque é mais intuitivo estarem no mesmo lado do vidro que queremos accionar.

                                              A única razão para terem estado junto à caixa era exigir menos cablagem e ser uma solução mais barata.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                                Já tinha constado isso, mas não me parece um atentado à ergonomia e à usabilidade.

                                                Faz-me mais confusão ter de me desencostar do banco para regular por exemplo o AC. Mas percebo que metendo tudo dentro de menus apenas ao alcance de um botão também deixava de ser prático.

                                                Como em alguns sistemas de navegação, que tens a rodinha para seleccionar letra a letra o endereço.
                                                Isso é porque tens os braços pequenos

                                                Tão estúpido como essa dos sistemas de navegação é o sistema mãos-livres da minha Megane III. Uma rodinha para seleccionar número a número e letra a letra . será que ninguém naquele departamento pensou que aquilo é altamente inseguro?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                  Os comandos dos vidros acabaram por estar quase todos nas portas porque é mais intuitivo estarem no mesmo lado do vidro que queremos accionar.

                                                  A única razão para terem estado junto à caixa era exigir menos cablagem e ser uma solução mais barata.
                                                  Parece-me forçada essa justificação. A menos que o mundo seja povoado em 99,9% por disléxicos

                                                  Comentário


                                                    pois pois, botões no forro da porta.
                                                    E quando estão assim num sítio que nem carne nem peixe?
                                                    Eu estou sempre a abrir os vidros de trás!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Isso é porque tens os braços pequenos

                                                      Tão estúpido como essa dos sistemas de navegação é o sistema mãos-livres da minha Megane III. Uma rodinha para seleccionar número a número e letra a letra . será que ninguém naquele departamento pensou que aquilo é altamente inseguro?
                                                      Não sou muito alto é verdade, mas penso que o facto de gostar de conduzir com o banco na posição mais baixa possível contribua para isso.





                                                      Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                      pois pois, botões no forro da porta.
                                                      E quando estão assim num sítio que nem carne nem peixe?
                                                      Eu estou sempre a abrir os vidros de trás!
                                                      Acontece também e por vezes é irritante, principalmente que têm botões minúsculos.


                                                      E agora uma consideração parva...

                                                      Antes dos vidros eléctricos o manípulo para dar ao braço não estava também nas portas?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        Os comandos dos vidros acabaram por estar quase todos nas portas porque é mais intuitivo estarem no mesmo lado do vidro que queremos accionar.

                                                        A única razão para terem estado junto à caixa era exigir menos cablagem e ser uma solução mais barata.
                                                        Eu diria que nem é intuitivo nem confortável.
                                                        A única justificação que encontro é que a determinada alturas as marcas acharam que era fashion encher também as portas com botões. Dava um ar mais techie.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Adams Ver Post

                                                          E agora uma consideração parva...

                                                          Antes dos vidros eléctricos o manípulo para dar ao braço não estava também nas portas?
                                                          Claro que sim, mas não estavam armados em #ergonomicsRus.
                                                          A bela da roldana ali escarrapaxada em cima da coluna rota!

                                                          Comentário


                                                            já em 1973 era assim



                                                            os W116 ( S ) já podiam trazer vidros elétricos e os comandos eram no mesmo lugar que os 202.

                                                            a partir do W203 foi sempre nas portas, na realidade esse conceito foi aplicado pela primeira vez no S de 1998 ( W220 ).



                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Simples. a mão direita já tem que sair para ir à alavanca das mudanças, ao rádio nos carros que não têm controlo no volante, e além disso tem mais espaço livre para se movimentar. Estares a colocar comandos de utilização frequente apenas ao alcance da mão esquerda não faz sentido.

                                                            É isso que gosto no w202. A rodear a alavanca tens os comandos dos 4 vidros, o botão de bloqueio dos traseiros e o comando dos espelhos retrovisores. É o método KISS a funcionar.

                                                            Comentário


                                                              Acho que os botões no centro são provavelmente mais práticos, mas acabam por pôr nas portas porque é onde quase toda a gente espera tê-los e ajuda a diminuir a quantidade de botões que há no centro, pois, sinceramente, fica feio.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X