Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Manias" e pormenores sem sentido das marcas automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Carros alemães têm o comando dos faróis do lado esquerdo, em vez de ser no panipulo dos piscas, como nas demais marcas. Eu pelo menos não gosto.
    Eu prefiro o botão ao lado em vez de ter no manípulo. Aliás, gosto particularmente do sistema da VAG, Rodas, tens mínimos e médios, puxas o botão para ti e acendes os nevoeiros. Torna-se bem mais prático do que ter botões de luzes espalhados pelo carro fora.

    Ora uma coisa que detesto: a forma de engatar a marcha-atrás de alguns fiats, em que para além de estar por baixo da quinta, ainda tens de puxar uma patilha para cima para ela entrar. Mal jeitoso como tudo.

    Comentário


      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      O CTR é (ou pelo menos era na altura do EP3) o único Civic da gama sem indicação do consumo médio. Pudera!

      No 206, sempre que ligo a sofagem, liga automaticamente no AC. De vez em quando (ainda não percebi bem em que circunstâncias, não é certo) assim que ligo o carro, liga o AC. Grrrr...
      O Honda Accord nem sequer trazia CB...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
        No 406 é igual... Acontece quando a diferença entre a temperatura exterior é muito mais alta/baixa(não sei valores certos) que a interior.
        Mania de fazerem carros mais inteligentes que as pessoas...
        Olha que não sei se será assim tão certo!! Já me tinha lembrado disso e fiquei atenta durante alguns tempos e não batia certo com essa teoria. Era mesmo a dar para o "random".

        Ah... lembrei-me de outra... tudo bem que os franciús são mais altos que nós, mas as palas são pequenas demais! Volta e meia lá tenho que me andar a esticar no banco para não ficar encandeada.

        Comentário


          Alguém falou das luzes nos espelhos na c-max, mas vários modelos da marca seguem a mesma lógica.
          Ainda na c-max, uma coisa estranha é para abrir o capot tem de se utilizar a chave do carro.

          As chapeleiras em alguns monovolumes quando se põe os 7 lugares ficam sem lugar para guardar.

          No Saxo tenho os comandos dos vidros entre a maneta das velocidades e o travão de mão, por sinal acho bem prático. A buzina é também na maneta dos piscas e tb não acho estranho. Já para acertar o relógio tenho de meter as duas mãos por entre o aro do volante, o que vale é que são 2 vezes por ano.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            O Honda Accord nem sequer trazia CB...

            Mas tinha consumo médio.

            Comentário


              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Mas tinha consumo médio.
              Ah!!!! Complementam-se !

              Comentário


                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                ...

                Ainda na c-max, uma coisa estranha é para abrir o capot tem de se utilizar a chave do carro.

                ...
                Referes-te a um sistema destes?





                É propositado. Mas julgo que os novos Ford's já não trazem.

                O objetivo é que não seja tão fácil roubar peças do compartimento do motor. Basicamente em qualquer carro é só partir a janela do condutor, abrir o capot pelo interior do carro, e depois é self-service. Daí que a Ford tinha este sistema. Eu gosto.

                Comentário


                  Lembrei-me de mais duas:
                  Nos japoneses mais antigos, os botões dos acessórios eram distribuídos um bocado ao acaso:exemplo, o Carina E/II têm o botão dos farolins de nevoeiro na consola central. O comando dos faróis de nevoeiro da frente fica à esquerda do volante,longe da vista e não tinham luz avisadora no painel (p*t@ de brincadeira custo-me 25€ uma vez).
                  Suzuki Vitara (pelo menos os mais antigos): Tive mais de 10 minutos para descobrir onde se abria o capot... É dentro do porta-luvas...
                  Nos Mini mais modernos é no lugar do pendura...
                  Uma, mais técnica e menos passível de causar transtorno a 99% da população: Para carregar o A/C a um Évora, tive que lhe desmontar a frente toda (painéis da carroçaria) . Depois admiram-se dos preços da M.O. das oficinas das marcas "exóticas".

                  EDIT: O post acima. Realmente, alguns designers/pe9nsadores de carros devem ter ar no lugar de cérebro (digo isto como mecânico, é bué fixe ter que abrir um capot com a fechadura estragada...
                  Editado pela última vez por Fadjadjas; 10 January 2013, 22:08.

                  Comentário


                    no meu passat, a luz do porta luvas só acende quando abro se tiver os faróis ligados
                    EDIT: a buzina não funciona com o carro desligado
                    Editado pela última vez por snitram18; 10 January 2013, 22:30.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                      Referes-te a um sistema destes?





                      É propositado. Mas julgo que os novos Ford's já não trazem.

                      O objetivo é que não seja tão fácil roubar peças do compartimento do motor. Basicamente em qualquer carro é só partir a janela do condutor, abrir o capot pelo interior do carro, e depois é self-service. Daí que a Ford tinha este sistema. Eu gosto.
                      Exactamente, por acaso tb sabia porquê, mas é pouco prático, por outro lado evita partir o cabo de abertura, como já me aconteceu...mas se alguém decide forçar a fechadura, chau...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                        Sim, é lógico que com a hábito, tudo se faz. Até buzinar na manete dos piscas.

                        Quanto aos controlos do rádio já me expliquei lá para trás, provavelmente não chegaste a ver o post.

                        Sim, és destro, e depois? Por seres destro só usas a mão direita para conduzir?
                        Lá está, eu não acho nada estranho buzinar na manete dos piscas......3 dos meus 4 primeiros carros tinham esse sistema...

                        Sinceramente, sejam estas "manias" de uma marca ou de outra, acho que nenhuma está errada, nós é que estamos habituados a algo diferente!

                        Fala-se muito mal dos botões colocados junto ao travão de mão/manete da caixa. Depois de te habituares, levas a mão aos botões de forma perfeitamente instintiva, com a vantagem de levares a mesma mão que tiras do volante para engrenar uma mudança...ao contrário dos botões na porta! Mas os botões na porta estão mal? Não, não estão, assim como não estão junto á alavanca/travão.

                        As manias são mais dos proprietários com hábitos enraizados.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Lá está, eu não acho nada estranho buzinar na manete dos piscas......3 dos meus 4 primeiros carros tinham esse sistema...

                          Sinceramente, sejam estas "manias" de uma marca ou de outra, acho que nenhuma está errada, nós é que estamos habituados a algo diferente!

                          Fala-se muito mal dos botões colocados junto ao travão de mão/manete da caixa. Depois de te habituares, levas a mão aos botões de forma perfeitamente instintiva, com a vantagem de levares a mesma mão que tiras do volante para engrenar uma mudança...ao contrário dos botões na porta! Mas os botões na porta estão mal? Não, não estão, assim como não estão junto á alavanca/travão.

                          As manias são mais dos proprietários com hábitos enraizados.
                          2 anos depois... não!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                            Não gosto muito como se mete a primeira nos BMW. A marcha atrás fica logo ao lado.Lol.
                            Olha... e nas mulheres, como é que é?




                            Agora a sério, eu acho normal a MR ser ao lado da primeira, porque ao fazer manobras, é normal andares sempre a mudar da primeira para a MR e da MR para a primeira...

                            Quanto á força, é normal para quem não está habituado, mas depois de uma pessoa estar habituada, e a engatar com o jeito (com a mão inclinada), é normal e muito prático...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              2 anos depois... não!
                              Sinceramente, não.

                              Acredita que nunca entendi muito bem as criticas pois sempre achei a posição (na prática) perfeitamente natural face aos movimentos das mãos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Sinceramente, não.

                                Acredita que nunca entendi muito bem as criticas pois sempre achei a posição (na prática) perfeitamente natural face aos movimentos das mãos.
                                Pode ser mania minha (e até será) mas nunca gostei nem me habituei aos botões a meio. Estive a fazer as contas e 7 carros "normais" e 3 com botões a meio e continuo a afinar com os botões a meio. Mesmo tendo o carro há 2 anos e estando cega de saber onde são os botões, volta e meia lá vou à porta à procura deles.

                                Comentário


                                  Uma "mania" que não gosto mas que muitas marcas usam é o sistema de puxar uma patilha para engrenar a marcha a tras.

                                  Prefiro empurrar toda a alavanca para baixo e depois meter marcha a trás. Além de ser mais rápido parece-me também menos propenso a avarias e estragos.
                                  Editado pela última vez por Freekill; 10 January 2013, 23:54.

                                  Comentário


                                    O facto do corsa D ter o painel de instrumentos iluminado, quer tenha as luzes acesas, quer as tenha apagadas...

                                    Já dei por mim em mais que uma situação a conduzir de noite em cidade (ruas bem iluminadas) e a ter carros a fazerem-me sinais de luzes e eu sem perceber porquê..passado algum tempo, lá me apercebi que não tinha ligado as luzes

                                    Comentário


                                      Por exemplo o Vectra B tem os 4 vidros eléctricos junto as mudanças / travão de mão. Muito mais prático. Custa a habituar mas quando se habitua...nao se quer outra coisa

                                      Comentário


                                        Porquê há carros só com vidros eletricos á frente e manuais atrás? Isto para mim não faz muito sentido...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                          O facto do corsa D ter o painel de instrumentos iluminado, quer tenha as luzes acesas, quer as tenha apagadas...

                                          Já dei por mim em mais que uma situação a conduzir de noite em cidade (ruas bem iluminadas) e a ter carros a fazerem-me sinais de luzes e eu sem perceber porquê..passado algum tempo, lá me apercebi que não tinha ligado as luzes

                                          Isso de não ter um sinal a dizer que temos os médios ligados...


                                          E o meu carro (BMW Série 1) não tem indicador de temperatura do óleo do motor! Detesto!





                                          Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                          Porquê há carros só com vidros eletricos á frente e manuais atrás? Isto para mim não faz muito sentido...
                                          Porque é mais barato, não é óbvio?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            As manias são mais dos proprietários com hábitos enraizados.
                                            Algumas sim, outras nem tanto.

                                            Eu habituei-me à buzina na haste dos piscas e deixou de me fazer confusão... até que comprei um segundo carro!

                                            Agora ando tanto com um como com outro, e de vez em quando "buzino" na haste dos piscas do Venga ou centro do volante do Clio!

                                            Há coisas que são meramente irritantes quando se confundo (por exemplo, para accionar os limpadores do pára-brisas no Renault manobra-se a haste para baixo, no Kia é para cima).

                                            Mas uma coisa como a buzina, necessária num momento de emergência, deveria ter uma colocação padrão.

                                            Seria uma perfeita estupidez mudar o lugar do pedal de travão de modelo para modelo, certo?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post


                                              Porque é mais barato, não é óbvio?
                                              Não pensei nessa perspectiva..

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                O facto do corsa D ter o painel de instrumentos iluminado, quer tenha as luzes acesas, quer as tenha apagadas...

                                                Já dei por mim em mais que uma situação a conduzir de noite em cidade (ruas bem iluminadas) e a ter carros a fazerem-me sinais de luzes e eu sem perceber porquê..passado algum tempo, lá me apercebi que não tinha ligado as luzes
                                                Aumenta a legibilidade do painel, especialmente com sol intenso.

                                                A primeira vez que vi isso foi num Corolla (chamavam-lhe o "painel optitron" ou coisa semelhante) e achei óptima ideia.

                                                No Venga tenho e gosto. Mas também tenho uma luz a assinalar mínimos acesos. Não gosto é de não ter luz avisadora dos médios...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Algumas sim, outras nem tanto.

                                                  Eu habituei-me à buzina na haste dos piscas e deixou de me fazer confusão... até que comprei um segundo carro!

                                                  Agora ando tanto com um como com outro, e de vez em quando "buzino" na haste dos piscas do Venga ou centro do volante do Clio!

                                                  Há coisas que são meramente irritantes quando se confundo (por exemplo, para accionar os limpadores do pára-brisas no Renault manobra-se a haste para baixo, no Kia é para cima).

                                                  Mas uma coisa como a buzina, necessária num momento de emergência, deveria ter uma colocação padrão.

                                                  Seria uma perfeita estupidez mudar o lugar do pedal de travão de modelo para modelo, certo?
                                                  Tens razão, mas no fundo, que colocação é que está correta?

                                                  Quem está habituado a uma colocação diz que essa é a melhor, mesmo que para outro condutor seja o oposto pois está habituado a outra colocação.

                                                  Se deveria haver mais padronização nestas coisas? Sem duvida, mas ai a culpa é das entidades oficiais que não regulam determinadas questões, como o que referiste - a buzina.

                                                  Não me parece que seja a marca A ou B que tenha manias, apenas têm um padrão de marca que cada um gosta ou não conforme o seu hábito.

                                                  Comentário


                                                    Coisas que não percebo na minha Astra:

                                                    - Não tem mostrador da temperatura do motor (e uma vez ía-me lixando bem à pala disto)
                                                    - Tenho que ir sempre com uma função do CB ligada, que aparece no ecrã da consola. Não posso simplesmente ter o nome da música que está a tocar?

                                                    - O barulho da tranca das portas é brutal como já aqui disseram de outros modelos, quem não está a contar até salta..!

                                                    - Não tem porta-objectos, nem na consola nem junto ao travão de mão. E que falta que faz!

                                                    Comentário


                                                      A mania dos Renault sobreporem a informação do CC à informação do CB. Como odiava isso...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                        A mania dos Renault sobreporem a informação do CC à informação do CB. Como odiava isso...
                                                        Até carregares no botão do CB...

                                                        E, descansa, já não sobrepõem.

                                                        Comentário


                                                          Lembrei-me de outra mania da minha carrinha que me desagrada sobremaneira! O raio de uma luz laranja junto ao manómetro do combustivel que teima em acender de tempos a tempos...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Lá está, eu não acho nada estranho buzinar na manete dos piscas......3 dos meus 4 primeiros carros tinham esse sistema...

                                                            Sinceramente, sejam estas "manias" de uma marca ou de outra, acho que nenhuma está errada, nós é que estamos habituados a algo diferente!

                                                            Fala-se muito mal dos botões colocados junto ao travão de mão/manete da caixa. Depois de te habituares, levas a mão aos botões de forma perfeitamente instintiva, com a vantagem de levares a mesma mão que tiras do volante para engrenar uma mudança...ao contrário dos botões na porta! Mas os botões na porta estão mal? Não, não estão, assim como não estão junto á alavanca/travão.

                                                            As manias são mais dos proprietários com hábitos enraizados.
                                                            Concordo que o hábito é uma grande condicionante. Eu não tenho propriamente estado a dizer que assim está bem, assado está mal. Simplesmente tenho referido coisas que, para mim, não fazem sentido. Sem alguém me explicar o porquê de ser desta ou daquela forma, provavelmente até mudo de opinião.

                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Tens razão, mas no fundo, que colocação é que está correta?

                                                            Quem está habituado a uma colocação diz que essa é a melhor, mesmo que para outro condutor seja o oposto pois está habituado a outra colocação.

                                                            Se deveria haver mais padronização nestas coisas? Sem duvida, mas ai a culpa é das entidades oficiais que não regulam determinadas questões, como o que referiste - a buzina.

                                                            Não me parece que seja a marca A ou B que tenha manias, apenas têm um padrão de marca que cada um gosta ou não conforme o seu hábito.
                                                            Concordo em parte. Por exemplo: como todos sabemos a Mercedes tem o travão de mão no pé, e os proprietários gostam, portanto porreiro.

                                                            Mas no caso em concreto que tem sido mais discutido por mim aqui, a falta de um padrão na marca é precisamente o que acontece na Renault.

                                                            Ora veja-se: No Clio II phase I a buzina é no pisca. No Clio II phase II a buzina salta para o centro do volante e o cruise control é no volante. No Clio III o cruise control já salta para ao lado do travão de mão, a buzina não sei onde estará...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                              Exactamente, por acaso tb sabia porquê, mas é pouco prático, por outro lado evita partir o cabo de abertura, como já me aconteceu...mas se alguém decide forçar a fechadura, chau...
                                                              É pouco prático, claro, mas estamos do sistema para abrir o capot, e não uma bagageira ou janela. Quantas vezes por mês o utilizador comum abrirá o capot? 1? Nenhuma?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X