Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Manias" e pormenores sem sentido das marcas automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Manias" e pormenores sem sentido das marcas automóveis

    Ora bem, no outro dia em tom de brincadeira com a minha namorada, estava-lhe a dizer que a Renault tem que arranjar sempre um pormenor que não faz qualquer sentido em cada um dos seus modelos.

    Lembrei-me logo do facto de que no carro do pai dela (Clio III), para se mexer no GPS TomTom, só é possível através do comando remoto.

    Veio-me logo a seguir a nova mania da Renault colocar o botão do Cruise Control debaixo do travão de mão...

    ... e depois a dos controlos do rádio no Clio II e Clio III serem do lado direito do volante, em vez de serem do lado esquerdo...

    ... e depois lembrei-me do Ford Focus que, mesmo neste último modelo, não tem opção para trancar as portas automaticamente...

    ...e depois lembrei-me que o Opel Corsa também acendia a luz do tecto num local esquisito... etc etc


    Sei que já houve por aí o tópico dos pormenores deliciosos, mas neste tópico procuro precisamente o oposto.

    Portanto, o objectivo do tópico é mencionar aqueles pormenores que para nós não fazem qualquer sentido.


    (Atenção que eu gosto bastante da Renault, mas até já considero algo cómico aquela mania da marca em arranjar sempre qualquer coisinha para eu embirrar)

    #2
    O botão dos 4 piscas - sinal de emergência nos Seat Ibiza de 2010 à frente da manete das mudanças. É que em situações de perigo não dá jeito nenhum andar á procura do botão, depois ter que por o pulso de lado para sinalizar uma eventual emergência.
    É que no meio disto tuudo um gaijo asbaçoira-se e pisca nada.
    No série 3 E30 está logo ali à frente, isso sim!

    Comentário


      #3
      O meu antigo Civic, que agora pertence ao meu pai, assim como o Renault do meu irmão , tem que se ligar e depois desligar máximos para se poder fazer sinais de luzes...

      Não tem uma posição especifica para essa função como o meu Lancia tem, ou o meu antigo Corsa também tinha.

      Comentário


        #4
        Não vejo qual é o problema do comando do auto-rádio do lado direito. Eu tenho e acho prático.

        Pormenor de alguns modelos FIAT: é possível abrir a mala com a chave, pousar a chave por distracção lá dentro... e fechar a mala. Na prática, quem vai à mala deve estar bem atento e guardar a chave logo no bolso antes que arranje um 31.

        Comentário


          #5
          A mazda também não tem em nenhum dos seus modelos a tranca automática das portas. Acho que eles pensam que ninguém lhes quer roubar os carros.

          Comentário


            #6
            Carros alemães têm o comando dos faróis do lado esquerdo, em vez de ser no panipulo dos piscas, como nas demais marcas. Eu pelo menos não gosto.

            Comentário


              #7
              Eu prefiro mil vezes no lado esquerdo o comando dos faróis e não nos manipulos. No toyota tenho nos manipulos...e as vezes, quando metia pisca, desligava os médios por arrasto

              Comentário


                #8
                Em relação à Renault, só tens razão em relação ao botão do cruise-control, que o colocam nos sítios mais absurdos. O satélite do rádio está colocado de forma perfeita e do lado onde aparece o rádio. Não faria sentido ser do lado esquerdo. O Joystick do GPS também é algo perfeitamente normal e que faz também todo o sentido.
                Atualmente, podes queixar-te dos comandos do CC do Mégane III não serem iluminados.

                A questão do Focus é um pormenor parvo, efetivamente.

                Tens os carros japoneses que não têm os comandos das janelas e das portas iluminados.

                O blue&me da Fiat só funciona nos comandos do volante. Ou seja, se o passageiro quiser mudar a música que está a dar na Pen, não consegue. Em alguns Fiat, os comandos do volante não mudam os postos de rádio programados.

                O DNA dos Alfa Romeo não memoriza a última posição. Aliás, nos últimos Mito acho que isso já acontece.

                Só os BMW ED arrancam em modo Eco Pro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                  Não vejo qual é o problema do comando do auto-rádio do lado direito. Eu tenho e acho prático.

                  Pormenor de alguns modelos FIAT: é possível abrir a mala com a chave, pousar a chave por distracção lá dentro... e fechar a mala. Na prática, quem vai à mala deve estar bem atento e guardar a chave logo no bolso antes que arranje um 31.
                  Já me aconteceu isso com o meu Punto MK1

                  De manhã, cheio de sono, fui guardar umas coisas na mala e sem querer deixei as chaves la dentro e quando queria abrir a porta, dei conta que a chave ficou dentro da mala.

                  A sorte é que tinha uma cópia em casa e tive que voltar lá para a buscar...

                  Comentário


                    #10
                    A mania dos comandos dos vidros ao meio... odeio de morte!!!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                      ... e depois a dos controlos do rádio no Clio II e Clio III serem do lado direito do volante, em vez de serem do lado esquerdo...
                      Eu tenho do lado direito e gosto...

                      Aliás, gosto mais do comando do rádio do Clio II (do lado direito abaixo do volante) do que os do Venga (no braço esquerdo do volante).

                      A menos que sejas canhoto, não vejo vantagem nenhuma em ter os comandos do rádio do lado esquerdo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        A mania dos comandos dos vidros ao meio... odeio de morte!!!!!
                        Isso não é moda, é ancestral!

                        Quando os vidros eléctricos se começaram a generalizar, ter os comandos dos vidros ao centro permitia poupar botões e fios, além de evitar peças e versões diferentes em carros LHD e RHD.

                        A parte da poupança ainda a vês, por exemplo, num Dacia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post

                          Pormenor de alguns modelos FIAT: é possível abrir a mala com a chave, pousar a chave por distracção lá dentro... e fechar a mala. Na prática, quem vai à mala deve estar bem atento e guardar a chave logo no bolso antes que arranje um 31.
                          Não sei como são os Toyota agora, mas eram exactamente assim.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                            Tens os carros japoneses que não têm os comandos das janelas e das portas iluminados.
                            No meu já estão iluminados. Os botões dos vidros. O dos espelhos não está. Para quem está habituado não há problema, o problema é quem não sabe, Os botões das luzes do habitáculo também não estão iluminadas, temos de ir à procura. No audi estava tudo iluminado.

                            Quanto aos Renault não gosto do comando do rádio no local onde está. Deviam estar no volante como os restantes.

                            Comentário


                              #15
                              A mania dos japoneses colocarem o plafonier a meio do tejadilho e muitas vezes é único e em muitos Renault o facto de não terem botão para desligarem as luzes interiores quando as portas estão abertas. . Já a Mercedes neste aspecto é óptima, tendo os 190 um "botão" para desligar a luz da mala e até a do próprio porta-luvas quando abertos.

                              Comentário


                                #16
                                Há aqui coisas que são pura embirração das pessoas

                                Para quem falou dos 4 piscas, possivelmente numa travagem de emergência o carro já os acende automaticamente. Noutras situações, é mudar a mudança e carregar, não me parece nada demais.
                                Os farois, por acaso prefiro do lado esquerdo num comando a parte. Alias, mal lhes toco que andam sempre em automatico.
                                Os comandos dos vidros a meio, já é uma coisa que me irrita.

                                Ah, o famoso travão de mão nos mercedes, que era ( aliás, no meu caso é ) um quarto pedal. Chateia um bocado ao inicio, mas depois é habituação.
                                Editado pela última vez por Indigo; 10 January 2013, 13:32.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Isso não é moda, é ancestral!

                                  Quando os vidros eléctricos se começaram a generalizar, ter os comandos dos vidros ao centro permitia poupar botões e fios, além de evitar peças e versões diferentes em carros LHD e RHD.

                                  A parte da poupança ainda a vês, por exemplo, num Dacia.
                                  Nã me interessa! Não dá jeito nenhum!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Travão de "mão" dos Mercedes.... O que eu atrofiei com aquilo ao inicio. Tenho por hábito deixar o carro engatado, no Corolla puxo o travão de mão com o pé na embraiagem e desligo o carro. No MB esquecia-me do pormenor do carro estar engatado e tirava o pé da embraiagem. Com cada solavanco.

                                    EDIT: O relógio dos Toyotas. O mesmo desde há... 30 anos? Talvez até mais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu tenho um carro japones que tem os comandos das janelas e das portas iluminados...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eh pá, eu não tenho nada que me queixar do meu Honda de 95.
                                        Crusie Control não tem, por isso não há que queixar da sua localização.
                                        Não tem volante multifunções, pelo que a configuração dos botões...
                                        GPS, quê qué isso minha gente?! Só tem leitor de cassetes e rádio provícia.
                                        A luz não sei se está num lugar esquisito do teto, porque é tão fraca que nem sei bem onde está e tenho de ter a lanterna sempre à mão (no porta-luvas também não mora luz).
                                        Aliás, lá dentro parece que estamos num cinema, mas sem filme...
                                        Botões das janelas iluminados? O meu é japonês, pelo que é preciso dominar a técnica é a do apalpanço... o que em certas ocasiões até dá jeito...
                                        O relógio analógico só é visível se não estiver a ser abençoado pelo sol.
                                        Trancagem em andamento, funciona com dor de cotovelo.
                                        Nada a queixar!

                                        Caramba, estou mesmo a precisar de trocar de carro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Agora a sério.
                                          Acho que pelo preço que se paga por um carro, exigia-se mais atenção em certos pormenores de ergonomia e antropometria, assim como um funcionamento mais simples de alguns mecanismos.
                                          Bad design, e por vezes mesmo, anti-design, chegando-se habitualmente a dar prioridade à forma em detrimento da função.

                                          Acabam muitas vezes por se preocupar mais com um certo blig-bling desnecessário que até estrada, em vez de se empenharem mais em criar veículos funcionais (o caso do DS5 é um bom exemplo disso com comandos dos vidros fora do alcance dos passageiros de trás e uma escova limpa-vidros traseira ridícula... entro os muitos exemplos que existem).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Agora assim de repente só me estou a lembrar de um pormenor que me irritava á brava num carro meu, era as palas anti-encandeamento da minha Fiat dobló que só tinham duas posições: Completamente em cima e completamente em baixo, ora o problema é que quando completamente em baixo davam-me quase pelos ombros...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                              Não vejo qual é o problema do comando do auto-rádio do lado direito. Eu tenho e acho prático.

                                              Pormenor de alguns modelos FIAT: é possível abrir a mala com a chave, pousar a chave por distracção lá dentro... e fechar a mala. Na prática, quem vai à mala deve estar bem atento e guardar a chave logo no bolso antes que arranje um 31.

                                              Fiz isso uma vez, a chave suplente estava a 90km de mim

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                Não vejo qual é o problema do comando do auto-rádio do lado direito. Eu tenho e acho prático.
                                                EM relação ao comando do rádio, acho que faz muito mais sentido ser do lado esquerdo, pois basta pensarmos que se estivermos a andar em cidade, provavelmente passamos mais tempo com a mão direita no manípulo das mudanças do que no volante, enquanto que a mão esquerda, quer queiramos quer não, está sempre no volante.

                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                Em relação à Renault, só tens razão em relação ao botão do cruise-control, que o colocam nos sítios mais absurdos. O satélite do rádio está colocado de forma perfeita e do lado onde aparece o rádio. Não faria sentido ser do lado esquerdo. O Joystick do GPS também é algo perfeitamente normal e que faz também todo o sentido.
                                                Atualmente, podes queixar-te dos comandos do CC do Mégane III não serem iluminados.

                                                A questão do Focus é um pormenor parvo, efetivamente.

                                                Tens os carros japoneses que não têm os comandos das janelas e das portas iluminados.

                                                O blue&me da Fiat só funciona nos comandos do volante. Ou seja, se o passageiro quiser mudar a música que está a dar na Pen, não consegue. Em alguns Fiat, os comandos do volante não mudam os postos de rádio programados.

                                                O DNA dos Alfa Romeo não memoriza a última posição. Aliás, nos últimos Mito acho que isso já acontece.

                                                Só os BMW ED arrancam em modo Eco Pro.
                                                Tendo em conta que estamos a falar de aspectos que dizem respeito à opinião de cada um, eu diria que tenho razão naquilo que eu quiser.

                                                E o comando do GPS, onde é que aquilo faz sentido?! Então eu vou a conduzir, estou a selecionar um novo destino qualquer (de comando na mão, pois claro) e alguém trava repentinamente à minha frente ou um cão atravessa-se na estrada. O que é que eu faço? 1 - Faço uma manobra evasiva só com uma mão porque sou muita bom ao volante; 2 - Que se lixe o GPS (caí no chão do carro? atiro-o pela janela?) e agarro institivamente no volante para efectuar a manobra evasiva.

                                                Outra do Clio II (pelo menos do phase I): A buzina é na manete dos piscas. Quantas vezes já não dei duas ou três chapadas no centro do volante à espera que o carro apitasse...

                                                ... eu bem digo que a Renault faz de propósito para embirrar comigo.

                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Eu tenho do lado direito e gosto...

                                                Aliás, gosto mais do comando do rádio do Clio II (do lado direito abaixo do volante) do que os do Venga (no braço esquerdo do volante).

                                                A menos que sejas canhoto, não vejo vantagem nenhuma em ter os comandos do rádio do lado esquerdo.
                                                Já expliquei na resposta ao RAD o porquê da minha opinião. Para mim, que tenho os comandos do lado esquerdo, não vejo melhor opção.

                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                A mania dos comandos dos vidros ao meio... odeio de morte!!!!!
                                                Também tinha no Civic. Também não gosto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma coisa que me irrita no Yeti, a porcaria das palas de sol não servem para nada (são muito pequenas)!

                                                  No Opel, não tinham mais botões para por na consola central???
                                                  Editado pela última vez por PSerra; 10 January 2013, 14:16.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                    A mania dos comandos dos vidros ao meio... odeio de morte!!!!!
                                                    Estão lá tão bem, no caso do w202 p/exemplo, sem olhar consegues abrir/fechar os 4 vidros e ainda regular os espelhos. Consegues fazer isto tudo e muito mais sem retirar a mão esquerda do volante. Eu já atrofio quando não estão ao centro, como é o caso do Corolla, em que passo a vida a abrir o vidro traseiro esquerdo.

                                                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                    ... e depois a dos controlos do rádio no Clio II e Clio III serem do lado direito do volante, em vez de serem do lado esquerdo...

                                                    ... e depois lembrei-me do Ford Focus que, mesmo neste último modelo, não tem opção para trancar as portas automaticamente...
                                                    Na minha opinião os controlos estão muito bem colocados aí. Prefiro-os as comandos no volante de outras marcas...

                                                    Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                                    Travão de "mão" dos Mercedes.... O que eu atrofiei com aquilo ao inicio. Tenho por hábito deixar o carro engatado, no Corolla puxo o travão de mão com o pé na embraiagem e desligo o carro. No MB esquecia-me do pormenor do carro estar engatado e tirava o pé da embraiagem. Com cada solavanco.

                                                    EDIT: O relógio dos Toyotas. O mesmo desde há... 30 anos? Talvez até mais.
                                                    Esse travão necessita de habituação, no entanto o perigo vai passar a ser o procurares o 4º pedal nos outros carros .

                                                    Agora vou-me pronunciar relativamente à Toyota (Corolla E11), é o primeiro que tenho logo não sei se são manias ou erros que já foram corrigidos:
                                                    - Controlo dos espehos retrovisores não se encontra iluminado, custava muito pôr uma lâmpada naquilo?
                                                    - Já falaram aí da luz interior e respectivo interruptor ao meio do carro, realmente não acho jeito nenhum.
                                                    - A chave de reserva não abre a mala por questões de segurança, no entanto podes ir aceder ao interior do veículo e abrires a mala no manípulo colocado para o efeito...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                      Não vejo qual é o problema do comando do auto-rádio do lado direito. Eu tenho e acho prático.

                                                      Pormenor de alguns modelos FIAT: é possível abrir a mala com a chave, pousar a chave por distracção lá dentro... e fechar a mala. Na prática, quem vai à mala deve estar bem atento e guardar a chave logo no bolso antes que arranje um 31.
                                                      True Story!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                        Outra do Clio II (pelo menos do phase I): A buzina é na manete dos piscas. Quantas vezes já não dei duas ou três chapadas no centro do volante à espera que o carro apitasse...
                                                        Confirmo!

                                                        No ph1 é no topo da manete dos piscas.
                                                        No ph2 já é a almofada no centro do volante.

                                                        A buzina na manete dos piscas era "historicamente" uma solução comum nos carros franceses (lembro-me de um Talbot que entrou em casa em 1983 que tinha uma solução parecida, ou vários Renault de serviço). Nunca percebi muito bem a ideia, já que num momento de atrapalhação estar a carregar naquela área exígua sem a mão nos fugir é complicado... Entretanto habituei-me!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                          Eu prefiro mil vezes no lado esquerdo o comando dos faróis e não nos manipulos. No toyota tenho nos manipulos...e as vezes, quando metia pisca, desligava os médios por arrasto
                                                          Ou por acidente ligar os máximos e fazer uma aula de instrução inteira com eles ligados sem dar conta.
                                                          Quanto aos 4 piscas serem automáticos não sei. Nunca tive o azar de os experimentar. Quando precisava deles lá tinha que o LIC ir com a mão de lado estilo "rápar"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                            Não vejo qual é o problema do comando do auto-rádio do lado direito. Eu tenho e acho prático.

                                                            Pormenor de alguns modelos FIAT: é possível abrir a mala com a chave, pousar a chave por distracção lá dentro... e fechar a mala. Na prática, quem vai à mala deve estar bem atento e guardar a chave logo no bolso antes que arranje um 31.
                                                            Acho que esta é a parvoice "mor" do GP. Se me esqueço da chave lá dentro já fui...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X